Elizangela Rebeca da Silva Santos

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Desenvolveu trabalhos, na Área de Microbiologia, Setor de Biotecnologia Agroindustrial com caracterização de processos de produção artesanal de queijo de coalho do Agreste de Pernambuco. Trabalhou como bolsista FACEPE , com o projeto "Controle alternativo da murcha bacteriana do pimentão com extratos vegetais" com o objetivo de estudar o efeito de extratos vegetais no controle da murcha bacteriana do pimentão . Atualmente cursa o décimo período da graduação em odontologia na Universidade Federal de Pernambuco, desenvolvendo o projeto de pesquisa intitulado " Crenças em cuidados com a cavidade oral: Estudo comparativo entre estudantes de odontologia no estado de Pernambuco".

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Odontologia

2015 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em andamento em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

2009 - Atual

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Identificação de bactérias ácido lácteas em forma de coco de queijo de coalho artesanal produzido no município de Venturosa ? Pernambuco e determinação de suas propriedades tecnológicas
Orientador: Maria Taciana Cavalcante Vieira Soares

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Biotecnologia e Produção de Vacinas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2012 - 2012

Treinamento em Técnicas Gerais de Microbiologia. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2012 - 2012

Diagnose de Doenças em Plantas. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica..

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica dos Microorganismos.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Odontopediatria.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Ortodontia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Pacientes Especiais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, E. R. S. ; GALDINO, R. M. N. ; FERREIRA, M. B. ; SANTOS, B. Y. M. ; SILVA, A. B. . I Simpósio de Tecnologia Científica. 2013. (Outro).

GALDINO, R. M. N. ; ALVES, A. ; FELIX, K. C. S ; SILVA, A. B. ; ANJOS, A. ; SANTOS, E. R. S. . I Curso de Biossegurança para Laboratórios de Ensino e Pesquisa.. 2013. (Outro).

SANTOS, E. R. S. ; SANTOS, B. Y. M. ; TAVARES, L. ; FERREIRA, M. B. ; BURGOS. FRNF . III Simpósio de Animais Silvestres (III SIMAS).. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Curso de férias UNIFB WYDEN. 2020. (Congresso).

Curso do IDENT " Abordagem Cirúrgica nos Pacientes Pediátricos". 2020. (Oficina).

Curso do IDENT " Alteração de Tamanho Dentário ". 2020. (Encontro).

Curso do IDENT "Alterações Dentárias Regressivas ". 2020. (Oficina).

Curso do IDENT " Anatomia do Periodonto : Periodonto de Sustentação". 2020. (Oficina).

Curso do IDENT " Lesões de cárie em preto e branco". 2020. (Oficina).

Curso Ident ' Diagnóstico de Plano de tratamento em odontopediatria". 2020. (Oficina).

Curso IDENT " Controle do Biolfilme". 2020. (Oficina).

I Congresso Online de Odontopediatria. 2020. (Congresso).

I Encontro Online de Diagnóstico Oral e Maxilofacial. 2020. (Encontro).

II Fórum Pernambucano de Odontologia para pacientes com Necessidades especiais. 2020. (Congresso).

Oficina intitulada "Estratégias para facilitar a aceitação alimentar de crianças". 2020. (Oficina).

Técnicas de Primeiros Socorros Avançados - APH. 2020. (Oficina).

Tesouro Direto e Bolsas de Valores. 2020. (Oficina).

Situação Odontológicas Comuns em Atenção Primária a Saúde. 2019. (Outra).

I Jornada Internacional em Cirugia e Traumatologia Buco Maxilo Facial.Cirugia e Traumatologia Buco Maxilo Facial. 2016. (Outra).

Ciclo de Palestras do Grupo de Estudos em Ecologia e Conservação - OIKOS, sobre o tema "Pensar . Comer . Conservar". 2013. (Seminário).

I simpósio de Tecnologia Científica. 2013. (Simpósio).

XII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (JEPEX 2012), 2012, RECIFE. XII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.. Estudos dos Métodos Para Avaliação de Atividade Antimicrobiana in Vitro com Extrato de Psidium Guajava. 2012. (Congresso).

XII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (JEPEX 2012), 2012, RECIFE. XII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.. Potencial Antimicrobiano dos óleos Essênciais Cinnamonum Zeylanincum e Foeniculum Vulgare.. 2012. (Congresso).

XII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (JEPEX 2012), 2012, RECIFE. XII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO..Mini curso sobre: Diagnose Prática de Doenças em Plantas. 2012. (Oficina).

XII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (JEPEX 2012), 2012, RECIFE. XII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO..XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE. 2012. (Outra).

24ª Tarde Recifal da Rural. 2011. (Outra).

I Simpósio de Ética Profissional em Biociências. 2011. (Simpósio).

I Simpósio em Biodiversidade, Conservação, Manejo e Pesquisa de Animais Silvestres (SIMAS). 2011. (Simpósio).

Profissional em Defesa do Clima, Como Aliar Práticas ao Ensino?. 2011. (Outra).

XI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Detecção de Estirpes Staphylococcus aureus Resistentes a Oxacilina entre Isolados Clínicos. 2011. (Outra).

X Semana de Biologia: Novos Rumos da Biologia. 2011. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elineide Barbosa de Souza

Controle alternativo da murcha bacteriana do pimentão com extratos vegetais; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Elineide Barbosa de Souza;

maria taciana cavalcanti vieira soares

Potencial tecnológico de bactérias ácido láticas isoladas de queijo de coalho artesanal produzido no munícipio de Venturosa/PE; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Maria Taciana Cavalcanti Vieira Soares;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Controle alternativo da murcha bacteriana do pimentão com extratos vegetais, Descrição: O pimentão Capsicum annuum L. apresenta uma crescente importância no Brasil e em outros países, tanto para o consumo in natura, como para o processamento em molhos, temperos e conservas. No entanto, apesar da crescente produção e de novas tecnologias de cultivo, os problemas fitossanitários do pimentão ainda são fatores de perda de produtividade, dentres estes, a murcha bacteriana causada por Ralstonia solanacearum. O controle da murcha bacteriana é extremamente difícil, principalmente devido a ampla gama de hospedeiros de R. solanacearum, alta variabilidade genética e sobrevivência no solo por longos períodos e grandes profundidades tornando o controle químico inviável e anti-econômico. Portanto O uso de extratos vegetais é uma ferramenta a mais a ser incorporada, tanto nos sistemas alternativos de produção de alimentos quanto nos sistemas convencionais, como forma de aumentar a sustentabilidade e segurança dos mesmos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elizangela Rebeca da Silva Santos - Integrante / Elineide Barbosa de Souza - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    RESISTÊNCIA DE ISOLADOS DE Staphylococcus aureus A B-LACTÂMICOS E SENSIBILIDADE IN VITRO A EXTRATOS E ÓLEOS ESSENCIAIS DE Cymbopogon Spren, Descrição: O gênero Staphylococcus compreende mais de 30 espécies já descritas, sendo a espécie Staphylococcus aureus, o patógeno mais encontrado em infecções humanas. Pesquisas realizadas no Brasil demonstram que mais de 80% dos S. aureus isolados de pacientes são resistentes a antibióticos como os -lactâmicos. Assim, diversos estudos têm conduzido pesquisas na busca por mecanismos alternativos para controle da disseminação de linhagens resistentes. Dentre esses mecanismos, destaca-se a utilização das diferentes espécies de plantas como fonte de princípios ativos. O estudo teve como objetivos caracterizar isolados clínicos de S. aureus e avaliar a sensibilidade in vitro a extratos e óleos essenciais de duas espécies de Cymbopogon... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Elizangela Rebeca da Silva Santos - Integrante / Adriano Barbosa da Silva - Integrante / Rosa Maria Nunes Galdino - Integrante / Elineide Barbosa de Souza - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    Identificação de bactérias ácido lácteas em forma de coco de queijo de coalho artesanal produzido no município de Venturosa ? Pernambuco e determinação de suas propriedades tecnológicas., Descrição: Em Pernambuco o queijo de Coalho é um dos principais produtos produzidos na Região Agreste adquirindo importância fundamental na economia dos pequenos municípios, uma vez que constitui a principal fonte de renda da propriedade familiar do Agreste.Durante a fabricação dos queijos ocorre a fermentação realizada pelas bactérias ácido-lácticas do leite que estão presentes como biótipos selecionados ou que são adicionadas como culturas iniciadoras. A fermentação de alimentos realizada por bactérias ácido lácteas é uma forma de bioconservação utilizada há milhares de anos. Uma importante característica das bactérias ácido lácteas é a capacidade de produzir compostos antimicrobianos denominados bacteriocinas A pesquisa por bacteriocinas em alimentos lácteos regionais, tais como o queijo de coalho é importante para uma maior valorização do produto, além de permitir o desenvolvimento da região através da agregação de valor. Neste contexto,o objetivo foi isolar e identificar Lactococcus e Lactobacillus de queijo de Coalho artesanal produzido no município de Venturosa - localizado no Agreste de Pernambuco, suas propriedades tecnológicas e produção de bacteriocinas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Elizangela Rebeca da Silva Santos - Integrante / Adriano Barbosa da Silva - Integrante / Ana Lúcia Figueiredo Porto - Integrante / Giselle Maria Pereira - Integrante / Maria Taciana Cavalcante - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Diagnóstico Socioambiental dos Resíduos Produzidos pelos Laboratórios do Departamento de Biologia da universidade Federal Rural de Pernambuco, Descrição: Nas últimas décadas, as questões ambientais têm sido discutidas, pesquisadas e submetidas aos mais diversos sistemas legais em todo o mundo, tornando-se evidente a necessidade de se tomarem providências para o controle da emissão de resíduos. Diversos estudos têm sido publicados à cerca de temas sobre a degradação do meio ambiente. Diariamente um grande número de notícias veicula o alto grau de poluição ambiental. Muitas fontes de poluição são negligenciadas por órgãos governamentais de defesa ambiental. E, por pequenas que possam ser essas fontes geradoras de poluição, grandes danos elas podem causar às pessoas e ao meio ambiente. Muitas dessas fontes geradoras são resultado dos diversos resíduos produzidos em laboratórios de pesquisas, experimentos, análises e de aulas práticas em instituições de ensino. O trabalho teve por objetivo desenvolver um diagnóstico socioambiental sobre a produção e destino final dos resíduos químicos e biológicos gerados pelos laboratórios do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e assim, incentivar a implementação de mecanismos de gerenciamento de resíduos que visam minimizar os impactos às pessoas e ao meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Elizangela Rebeca da Silva Santos - Coordenador / Adriano Barbosa da Silva - Integrante / Carmem Roselaine de Oliveira Farias - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiaria FACEPE, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atualmente Bolsita FACEPE, atuando na área de Microbiologia agrícola trabalhando no projeto "Controle alternativo da murcha bacteriana do pimentão com extratos vegetais" com o objetivo de estudar o efeito de extratos vegetais no controle da murcha bacteriana do pimentão

2012 - 2012

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Estágio voluntário, Enquadramento Funcional: Estágiaria no CENAPESQ, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágiaria no CENAPESQ( Centro de Apoio a Pesquisa) trabalhando com o projeto intitulado " IDENTIFICAÇÃO DAS BACTERIAS ÁCIDO LÁTICAS ISOLADAS DE QUEIJO DE COALHO ARTESANAL PRODUZIDOS NO MUNICÍPIO DE VENTUROSA-PE E DETERMINAÇÃO DE SUAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS"

2011 - 2011

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Estagiário Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto de pesquisa que pretendeu caracterizar isolados clínicos de Staphylococcus aureus e avaliar a sensibilidade in vitro a extratos e óleos essenciais de duas espécies de Cymbopogon Spreng.

Atividades

  • 08/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2012 - 08/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, .,Linhas de pesquisa

2011 - 2011

Escola Estadual de Paulista

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Palestrante

Outras informações:
Palestrante em projeto intitulado " ESTUDO DE BACTÉRIAS CAUSADORAS DE DOENÇAS GASTROENTÉRICAS NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA" para alunos de 2 ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Paulista.