Marilza Oliveira da Silva

Mestra em Dança e especialista em estudos contemporâneos em dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia , Licenciada e Bacharel em dança pela UFBA. Professora Assistente da Escola de Dança da UFBA com dedicação exclusiva, atuando na área de conhecimento referente aos Estudos do Corpo com ênfase em Danças Populares, Indígenas e Afro-Brasileiras. Integrante fundadora do Grupo Gira: Grupo de Pesquisa em Culturas Indígenas, repertórios Afro-brasileiros e Populares (Escola de Dança da UFBA/CNPq). Participa do Grupo de pesquisa Rede-Africanidades (CNPq), da Linha de Pesquisa Cultura e Conhecimento do DMMDC- Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, sediado na UFBA. Ministrou aulas de dança afro-brasileira no curso técnico, preparatório e livre da Escola de Dança da FUNCEB, dirigido e coreografando a companhia jovem. Atuou na rede municipal de ensino de Salvador / SMED como professora efetiva. Artista da dança atua como pesquisadora, educadora no campo das danças afrobrasileiras, intérprete, coreógrafa e preparadora corporal. Trabalhou com nomes representativos da dança, do teatro e da música, como Beth Rangel, Cristina Castro, Jorge Silva, Paulo Alcântara, Adelice Souza, Ângelo Flávio, Sergio Souto, Daniela Mercury e Margareth Menezes, principalmente em parceria, desde 2004, com o diretor teatral Luiz Marfuz, em trabalhos com profissionais como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Maria João (Portugal), Suzana Baca (Peru), Fernando Flores (Angola), Harildo Deda, Daniel Boaventura, Frank Menezes, Marcelo Praddo e Cláudia Di Moura. Em 2012 é Homenageada pela diretora teatral, Fernanda Júlia, com o espetáculo Oyaci - a filha de Oyá, em homenagem aos seus 25 anos de carreira.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Dança

2014 - 2016

Universidade Federal da Bahia
Título: Ossain como poética para uma dança afro,Ano de Obtenção: 2016
Lenira Peral Rengel.Palavras-chave: Dança Afro brasileira; Ensino aprendizagem; Mitologia dos orixás.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança

2016 - 2016

Universidade Federal da Bahia
Título: O tronco histórico da dança afro-brasileira

Graduação em Bacharel

1997 - 2016

Universidade Federal da Bahia

Graduação em Dança

1997 - 2001

Universidade Federal da Bahia

Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico em Dança

1993 - 1995

Fundação Cultural do Estado da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Ciclo de Formação Continuada em Dança. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2015 - 2015

Encontro de Avaliação do Projeto Arte no Curriculo. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2013 - 2013

Seminário Dança e Cidadania, Memória, e Tradição no Brasil e América Laitin. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Iconografia dos Orixás, Simbolismo das Cores, Mediunidade e Máscaras. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2011 - 2011

Qualificação profissional em africanidades. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, SECULT, Brasil.

2010 - 2010

Jornada Pedagógica 2010. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, SECULT, Brasil.

2008 - 2008

O papel Ético-Político do Educador - O Campo das Múltiplas Vozes. (Carga horária: 10h). , Fundação Cultural do Estado da Bahia, FUNCEB, Brasil.

2008 - 2008

LABAN - Perspectiva na Estética e na Ed. da Dança. (Carga horária: 20h). , Fundação Cultural do Estado da Bahia, FUNCEB, Brasil.

2006 - 2006

Curso de Reciclagem de Dança Moderna. (Carga horária: 20h). , Fundação Cultural do Estado da Bahia, FUNCEB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Musica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, Marilza Oliveira da . Festival Internacional de Artes Cênicas. 2017. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação e do II Encontro Internacional de Filosofia Africana.. 2017. (Congresso).

Dança e Cidadania - memória e tradição no Brasil e América Latina. 2013. (Seminário).

Seminário Conexão Dança Alemanha-Bahia.CO-NECTAR. 2013. (Outra).

Seminário Memorial Brasil de Artes Cênicas. 2012. (Seminário).

VIVADANÇA Festival Internacional Ano 6 - Oficina de Dança Afro-Butô. 2012. (Outra).

VIVADANÇA Festival Internacional Ano 6 - Oficina de Teatro Físico e Fabulações. 2012. (Outra).

Curso de Iconografia dos Orixás, simbolismo das cores, mediunidade e máscaras. 2011. (Outra).

Jornada Pedagógica 2010. 2010. (Outra).

1° Encontro Dialógico Formativo com o tema "O papel ético-político do educador - o campo das múltiplas vozes". 2008. (Encontro).

Oficinas de Técnicas do Teatro - Centro Técnico do Castro Alves.Oficina de Dança Afro para atores. 2008. (Outra).

Mostra 95 Programa-Projeto Viver com Arte.Oficina de Dança Afro. 1995. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Iana Schramm Pereira

Virgínia maria Suzart Rocha; Daniela Maria Amoroso; SILVA, M. O.. O Corpo Conta Sua História. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em dança) - Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Daniela dos Santos Borges

CONRADO, A.;SILVA, Marilza Oliveira da; SILVA, M. C. P.. A mulher na capoeira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Educação Física da UFBA) - Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Beatriz Borges bastos

FERREIRA, E. C.; SOUZA, C. S.; SILVA, M. O.. Expressividade e gestualidade nas danças afro-Brasileiras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Humanidades) - Universidade da integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

SILVA, Marilza Oliveira da. Comissão de Seleção REDA. 2016. Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Daniela Guimarães; SILVA, M. O.; Alexandre Espinheira; Gilberto Santiago. Concurso Público Técnico Administrativo - Músico Percussão. 2016. Universidade Federal da Bahia.

Felipe Assis; Rita Aquino; SILVA, M. O.; Alice Libório. Curadoria Festival Internacional de Artes Cênicas - FIAC Bahia. 2017. Festival Internacional de Artes Cênicas - 7 Oito Projetos e Produções.

SILVA, Marilza Oliveira da. Seleçaõ de Novos Alunos do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança. 2016. Escola de Dança da FUNCEB.

SILVA, Marilza Oliveira da. Curadoria do Edital Setorial de Dança - Fundo de Cultura da Bahia -2016. 2016. Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

SILVA, Marilza Oliveira da. Seleção de Novos Alunos do Curso de Educação Profissional Técnico dçae Nível Médio em Dan. 2015. Escola de Dança da FUNCEB.

SILVA, Marilza Oliveira da. Projeto Estruturante Dance - Dança Estudantil. 2015. Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

SILVA, Marilza Oliveira da. Seleção de Novos Alunos do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança. 2014. Escola de Dança da FUNCEB.

SILVA, Marilza Oliveira da. Seleção de Novos Alunos do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança. 2013. Escola de Dança da FUNCEB.

SILVA, Marilza Oliveira da. Seleção de Novos Alunos do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança. 2012. Escola de Dança da FUNCEB.

SILVA, Marilza Oliveira da. Seleção de Novos Alunos do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança. 2011. Escola de Dança da FUNCEB.

SILVA, Marilza Oliveira da. Seleção de Novos Alunos do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança. 2010. Escola de Dança da FUNCEB.

COSTA, L.; LIMA, J.;SILVA, Marilza Oliveira da. 1º Festiva de Dança. 2007. Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fátima Campos Daltro de Castro

Castro, F.C.D; RENGEL. Lenira Peral; DOMENICI, E. L.. OSSAIN COMO POÉTICA PARA UMA DANÇA AFRO-BRASILEIRA. 2016. Dissertação (Mestrado em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Fátima Campos Daltro de Castro

Castro, F.C.D; RENGEL. Lenira Peral; DOMENICI, E. L.. OSSAIN PARA UMA POETICA DA DANÇA AFRO-BRASILEIRA. 2016. Dissertação (Mestrado em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Lenira Peral Rengel

RENGEL, Lenira Peral. OSSAIN COMO POÉTICA PARA UMA DANÇA AFRO-BRASILEIRA. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Eloisa Leite Domenici

RENGEL, L. P.;DOMENICI, E. L.; Daltro, F.. Ossain como poética para uma dança afro-brasileira. 2016. Dissertação (Mestrado em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ágatha Simas Souza

Alàfia:A IN(VI)SIBILIDADE DAS DANÇAS DE MATRIZES AFRICANAS NOS PROCESSOS METODOÓGICOS DE DANÇA EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE SALVADOR; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Sul da Bahia; (Coorientador);

Helio Oliveira

Contágio; 2015; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Dança) - Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia; Orientador: Marilza Oliveira da Silva;

Dham Imperador

Carnaval por Trás dos Olofotes; 2015; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Dança) - Fundação Cultural do Estado da Bahia; Orientador: Marilza Oliveira da Silva;

Icaro Ramos

Tu Maracá; 2015; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Dança) - Escola de Dança da FUNCEB; Orientador: Marilza Oliveira da Silva;

Sarai Fernandes

Corpo Tambor; 2015; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Dança) - Escola de Dança da FUNCEB; Orientador: Marilza Oliveira da Silva;

Scarlet Ucha

Forrucha; 2015; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Dança) - Escola de Dança da FUNCEB; Orientador: Marilza Oliveira da Silva;

Duda Woida

Quem é Que Abraça Meu Corpo; Enche a Minha Taça!; 2015; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Dança) - Escola de Dança da FUNCEB; Orientador: Marilza Oliveira da Silva;

Claudionor Neto

Capoeiragem; 2015; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Dança) - Escola de Dança da FUNCEB; Orientador: Marilza Oliveira da Silva;

RENAN CARVALHO

Marcas de Um Corpo; 2014; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Dança) - Escola de Dança da FUNCEB; Orientador: Marilza Oliveira da Silva;

Caroline Arcade

Intuição; 2014; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Dança) - Escola de Dança da FUNCEB; Orientador: Marilza Oliveira da Silva;

Anderson Danttas

Corpo Zipado; 2014; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Dança) - Escola de Dança da FUNCEB; Orientador: Marilza Oliveira da Silva;

Judite Quaresma

Cheia De Graça; 2013; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Dança) - Escola de Dança da FUNCEB; Orientador: Marilza Oliveira da Silva;

Mariana Freitas

Num Guento Ouvir; 2013; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Dança) - Escola de Dança da FUNCEB; Orientador: Marilza Oliveira da Silva;

Nana Monteiro

Imã; 2013; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Dança) - Escola de Dança da FUNCEB; Orientador: Marilza Oliveira da Silva;

Ruth Mascarenhas

Registro de Um Ponto de VIsta; 2012; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Dança) - Escola de Dança da FUNCEB; Orientador: Marilza Oliveira da Silva;

Aline Gonçalves

Ifé; 2012; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Dança) - Escola de Dança da FUNCEB; Orientador: Marilza Oliveira da Silva;

Luiza Bocca

Like a Leila; 2012; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Dança) - Escola de Dança da FUNCEB; Orientador: Marilza Oliveira da Silva;

Inah Irenam

Pé no Chão; 2011; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Dança) - Escola de Dança da FUNCEB; Orientador: Marilza Oliveira da Silva;

Joice Nogueira

Labirintos; 2010; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Dança) - Escola de Dança da FUNCEB; Orientador: Marilza Oliveira da Silva;

Asa Maalmstöm

Mulheres Sem Seios; 2010; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Dança) - Escola de Dança da FUNCEB; Orientador: Marilza Oliveira da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lenira Peral Rengel

Ossain como poética para uma dança afro-brasileira; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Danca) - Escola de Dança da UFBA,; Orientador: Lenira Peral Rengel;

Lenira Peral Rengel

O TRONCO HISTÓRICO DA DANÇA AFRO-BRASILEIRA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Estudos Contemporâneos em Dança) - Escola de Dança da UFBA; Orientador: Lenira Peral Rengel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, Marilza Oliveira da . Danças Indígenas e Afrobrasileiras. 1ª. ed. Salvador: UFBA, 2018. v. 1. 74p .

  • SILVA, Marilza Oliveira da . Dança como mediação educacional para a diversidade e ações afirmativas II. 1ª. ed. Salvador: UFBA, 2018. 62p .

  • KATZ, H. ; SILVA, Marilza Oliveira da . Co-Nectar: uma polinização no tempo. In: Carmen Paternostro;Lenira Rengel. (Org.). Trabalhos Reunidos 2 - Conexão Dança Alemanha-Bahia. 1ªed.Salvador: UFBA, 2014, v. 2, p. 15-.

  • SILVA, Marilza Oliveira da . Dança e Diversidade Cultural. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Marilza Oliveira da . Dança da poética de Ossain. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, M. O. . Dança da poética de Ossain. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Marilza Oliveira da . Ossain como poética Para uma dança afro-brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Marilza Oliveira da . Rodas de saberes e formação: As artes negras: resistência pela arte no contemporâneo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, Marilza Oliveira da . Encontro Periférico da Artes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Marilza Oliveira da . Rodas de Saberes e Formação: As artes negras: resistências pela arte no contamporâneo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Marilza Oliveira da ; SILVA, M. O. . Metodologia de Ensino em Dança Afro-Brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, Marilza Oliveira da . IV Cultura e Negritude. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Marilza Oliveira da . I Seminário Outros Olhares Sobre as Danças de Matrizes Africanas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, Marilza Oliveira da . Como e dá o ensino e a pesquisa das temáticas culturais em dança. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Marilza Oliveira da . I Encontro Nacional de Graduação em Dança. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, Marilza Oliveira da . A Mulher Negra no Cenário da Dança. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Marilza Oliveira da ; KATZ, H. . Co-Nectar - uma polinização no tempo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, Marilza Oliveira da . Sistematização de Metodologia para dança Afro-Brasileira. Salvador: Escola de Dança da FUNCEB, 2012 (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, Marilza Oliveira da . Seminários avançados em pluralidade culturais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança da poética de Ossain. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança da poética de Ossain. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, Marilza Oliveira da . Fórum Negro de Artes Cênicas - Dança da poética de Obaluaê. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, Marilza Oliveira da . AfroFestival Colômbia - A dança da poética de Ossain. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, M. O. . V Ciclo de Oficina do Grupo Gira - A dança da poética de Iemanjá e Oxum. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, M. O. . V Ciclo de Oficinas do grupo Gira - Dança da Poética de Ossain. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, Marilza Oliveira da . Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia. 2017. (Curadoria).

SILVA, Marilza Oliveira da . Ossain Como Poética Para Uma Dança Afro-Brasileira. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança da poética de Ossain. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança Afro-Brasileira. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança Afro-Brasileira. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança Afro-Brasileira. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança Afro-Brasileira. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança Afro-Brasileira. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, M. O. . Dança Afro-Brasileira. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança Afro-Brasileira. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança Afro-Brasileira. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança Afro-Brasileira. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança Afro-brasileira Inspirada em Obaluaê. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança Afro-Brasileira. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança Afro-Brasileira. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança Afro-Brasileira. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança Afro-Brasileira. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança Afro-Brasileira. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança Afro-Brasileira. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança Afro-Brasileira. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança afro-brasileira. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança Afro-Brasileira. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dança Afro-Brasileira. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Dnça Afro-Brasileira. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Marilza Oliveira da . Ziriguidum - Pagodão Suingueira. 2018. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Prêmio Braskem de Teatro. 2018. Teatral.

SILVA, Marilza Oliveira da . Gusmão - O Anjo Negro e Sua Legião. 2017. Teatral.

SILVA, Marilza Oliveira da . Odoyá. 2016. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Ossain em Trânsito. 2014. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Ossain em Transito. 2014. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Uma Flor para Janaína. 2014. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Exú. 2014. Coreográfica.

SILVA, M. O. . É Esse?!. 2014. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Fururum. 2014. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Reza. 2014. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Encanto. 2014. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Da Terra e do Sol. 2014. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Ossain em Trânsito. 2014. Coreográfica.

MARFUZ, L. ; MENEZES, F. ; PRADDO, M. ; GUISANDE, J. ; SILVA, Marilza Oliveira da . A Capivara Selvagem ou O que aconteceu naquela noite de estréia?. 2013. Teatral.

SILVA, Marilza Oliveira da . Fururum - Escola de Dança da FUNCEB. 2013. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . É Esse?! - Escola de Dança da FUNCEB. 2013. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Kalunga - a travessia dos corpos dentro de um só corpo. 2013. Coreográfica.

SILVA, M. O. . Itaparica By Night. 2013. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Na Janela. 2012. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . É Esse?! - Cia Jovem de Dança da FUNCEB. 2012. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Espetáculo de Dança 'É Esse?!' - III Encontro Dançando Nossas Matrizes. 2012. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Oyaci - A filha de Oyá. 2012. Diversas.

SILVA, Marilza Oliveira da . Prêmio Braskem de Teatro 2011. 2011. Teatral.

SILVA, Marilza Oliveira da . Jogos Nacionais do SESI 2011. 2011. Diversas.

SILVA, Marilza Oliveira da . Espetáculo de dança 'Beneditas' - 70 Anos do Escritos João Ubaldo Ribeiro. 2011. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Coreografia 'A Reza' - Mostra Didática O Baile do Menino. 2011. Coreográfica.

SILVA, M. O. . Nasce Uma Flor. 2011. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Prêmio Braskem de Teatro 2010. 2010. Teatral.

SILVA, Marilza Oliveira da . As Velhas. 2010. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Coreografia Labirintos. 2010. Teatral.

SILVA, Marilza Oliveira da . Mulheres Sem Seios. 2010. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Sertão Mar. 2009. Diversas.

SILVA, Marilza Oliveira da . Salomé. 2009. Teatral.

SILVA, Marilza Oliveira da . Sire Obá - A Festa do Rei. 2009. Teatral.

SILVA, Marilza Oliveira da . Show Orquestra Sinfônica da Bahia, Armandinho e Nativas de Arembepe. 2008. Outra.

SILVA, Marilza Oliveira da . Pólo 30 anos Homenagem a Rômulo Almeida - Show com Maria Bethânia, Orquestra Sinfônica da Bahia e Nativas de Arembepe. 2008. Outra.

SILVA, Marilza Oliveira da . Policarpo Quaresma. 2008. Teatral.

SILVA, Marilza Oliveira da ; CARVALHO, M. ; SACRAMENTO, S. . Coreografia 'Acalanto' - Homenagem Caymmi em Movimento. 2008. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Coreografia 'Amar é crime' - Homenagem Caymmi em Movimento. 2008. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Espetáculo Atire a Primeira Pedra. 2008. Teatral.

SILVA, M. O. . Atire a Primeira Pedra. 2008. Teatral.

REBOUCAS, I. ; MARFUZ, L. ; SILVA, Marilza Oliveira da . Pátria Amada, Plasil Misturato de Culturamida - Mostra Módulo I Interpretação Teatral. 2007. Teatral.

SILVA, Marilza Oliveira da . Troféu Caymmi 20 anos - Ano XIV. 2007. Outra.

SILVA, Marilza Oliveira da . No Coração da Bahia. 2007. Outra.

SILVA, Marilza Oliveira da . Movimento Afro Pop Brasileiro 'O Encontro'. 2006. Outra.

SILVA, Marilza Oliveira da . Metamorphos-IN - Adaptação da obra 'A metamorfose'. 2006. Teatral.

SILVA, Marilza Oliveira da . Todo Menino é Um Rei. 2006. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . No Coração da Bahia. 2006. Outra.

SILVA, Marilza Oliveira da . Fogo Posseso. 2005. Teatral.

SILVA, Marilza Oliveira da . Beto e Bianca: um giro na adolescência. 2005. Teatral.

SILVA, Marilza Oliveira da . Coreografia 'No jardim de Luxemburgo' - Apresentação Didática dos Cursos Preparatório e Livres. 2000. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Coreografia 'A pequena debulhadora' - Apresentação Didática dos Cursos Preparatório e Livres. 2000. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Quarta Que Dança ao Mar. 2000. Coreográfica.

SILVA, Marilza Oliveira da . Coreografia 'Pérola Negra' - Daniela Mercury. 2000. Coreográfica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Gira:Pesquisa em Culturas Indígenas, repertórios Afro-brasileiros e Populares (Escola de Dança da UFBA/CNPq/, Descrição: Pesquisa direcionada as questoes afro-indiginas no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

Premio Klaus Vianna de Dança, FUNARTE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2002 - 2007

    Liceu de Artes e Ofícios da Bahia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educadora de Dança, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Coordenei e coreografei de 2002 a 2007 o Grupo de Dança do Liceu e a Oficina de Preparação do dançarino em 2002. Ministrei aulas de dança afro-brasileira para as oficinas artísticas (dança,teatro, música, fotografia e técnicas do espetáculo), além de coreografar para os Grupos de Música e Teatro. Nesse percurso o Grupo de Dança viajou para várias cidades do interior da Bahia e também realizou viagens internacionais para Miami ( Inauguração da Casa de Espetáculos Carnival Center) e Venezuela, apresentando o espetáculo "No Coração da Bahia".

  • 2011 - 2011

    Obras Sociais Irmã Dulce

    Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Coreógrafa, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Participou do processo de construção do espetáculo "Nasce uma flor" que antecedeu a Cerimônia de Beatificação de Irmã Dulce, exercendo a função de coreógrafa dos bailarinos, atores e 500 crianças e adolescentes do CESA - Centro Educacional Santo Antônio em Simões Filho.

  • 1995 - 1995

    Olodum Grupo Cultural

    Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professora de Dança Afro e Coreógrafa, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Ministrou oficina de dança afro-brasileira e montou coreografia para estudantes da Escola Criativa Olodum, como prestação de serviços em substituição a profa. Tânia Santiago.

  • 1998 - 1998

    Usina Cultural Promoções LTDA.

    Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Bailarina, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Atuação como bailarina no Evento de Premiação do Troféu Bahia Aplaude Ano V, no dia 15 de abril de 1998.

  • 2007 - Atual

    Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Dança, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professora de Dança Concursada.

  • 2000 - 2000

    Balé folclórico da Bahia

    Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Dançarina, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuação como dançarina do Balé Folclórico da Bahia, realizando apresentações no Teatro Miguel Santana.

  • 2016 - Atual

    Fundação Cultural do Estado da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de dança afro-brasileira, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Ministro aulas de dança afro-brasileira no curso técnico em dança, preparatório e livre desde 2005.

  • 2008 - 2008

    Fundação Cultural do Estado da Bahia

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Instrutora de Dança Afro, Carga horária: 32

  • 2008 - 2008

    Fundação Cultural do Estado da Bahia

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Coreógrafa, Carga horária: 20

  • 1995 - 1995

    Fundação Cultural do Estado da Bahia

    Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Professora de Dança Afro, Carga horária: 12

  • 2003 - 2003

    Espaço Pis de Psicologia

    Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Professora de Dança Afro, Carga horária: 2

  • 1997 - 1998

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Assitente da coordenaçao do NEAB, Carga horária: 20

  • 2004 - Atual

    Instituto Tribos Jovens

    Vínculo: Professora de Dança Afro, Enquadramento Funcional: Professora de Dança Afro-Brasileira, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Participação na capacitação de professores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

  • 2016 - Atual

    Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora assitente, Dedicação exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atua como professora assitante com dedicação exclusiva e Integrante fundadora do Grupo Gira: Grupo de Pesquisa em Culturas Indígenas, repertórios Afro-brasileiros e Populares (Escola de Dança da UFBA/CNPq).