Luciana Dimas Camillo

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Tem experiência de 3 anos na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica na empresa Usiminas/Cubatão. Na empresa teve a oportunidade de atuar sob as áreas de operação em Pátios, Engenharia de Processos da Redução e atualmente em Gestão em Matérias-Primas.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Química

2005 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Produção de Silício Grau Solar: Estudos Preliminares da Modelagem Fluidodinâmica Utilizando CFD
Orientador: Vanessa de Freitas Cunha Lins

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Gestão de Projetos. (Carga horária: 24h). , Sales Biz Consult.

2011 - 2011

Pátios de Estocagem. (Carga horária: 16h). , Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais.

2011 - 2011

Curso Básico em Competitividade em Custos. (Carga horária: 8h). , Usinas Siderurgicas de Minas Gerais, USIMINAS, Brasil.

2011 - 2011

FMECA. (Carga horária: 12h). , SETEC.

2011 - 2011

Estatística Básica com MInitab. (Carga horária: 16h). , Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

2011 - 2011

CPU Cadeia Produtiva Usiminas. (Carga horária: 40h). , Fundação Gorceix.

2011 - 2011

Programa Jovens Engenheiros. (Carga horária: 91h). , Usinas Siderurgicas de Minas Gerais, USIMINAS, Brasil.

2008 - 2008

Trilha do Sucesso. (Carga horária: 16h). , Chemtech Serviços de Engenharia e Software.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Matérias-Primas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Gestão Processos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Instalações Metalúrgicas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Pátio de Minérios.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Engenharia de Processo - Carvão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

6th International Congress on the Science and Technology of Ironmaking ICSTI. The Benefits of Using an Optimization Tool at Usiminas. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ricardo Geraldo de SOUSA

Síntese e caracterização de redes interpenetrantes de gel polimérico em sílica nanoporosa estruturalmente ordenada; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ricardo Geraldo de Sousa;

Maria das Merces Reis de Castro

Recuperação de Zinco de Sucatas de Aço Galvanizado; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria das Mercês Reis de Castro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CAMILLO, L. D. ; KULAY, L. A. . Proposição de ações de prevenção da poluição em processo siderúrgico: uma abordagem realizada a partir da Avaliação de Ciclo de Vida. In: IV CBGCV - Congresso Brasileiro sobre Gestão pelo Ciclo de Vida, 2014, São Bernardo do Campo / SP. IV Congresso Brasileiro sobre Gestão pelo Ciclo de Vida. São Bernardo do Campo / SP: FEE Fundação Espaço Eco BASF, 2014. v. 1. p. 235-240.

  • CAMILLO, L. D. ; Pechir, A. H. ; Mazzini, F. F. ; Costa, L. C. . The Benefits of Using an Optimization Tool at Usiminas. In: 6th International Congress on the Science and Technology of Ironmaking ICSTI, 2012, Rio de Janeiro. 6th International Congress on the Science and Technology of Ironmaking ICSTI. São Carlos: Cubo, 2012. p. 2236-2244.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2009

    Produção de Silício Grau Solar: Estudos Preliminares da Modelagem Fluidodinâmica Utilizando CFD, Descrição: Leitos fluidizados encontram aplicação em diversos campos da engenharia como na geração de energia, processos minerais e indústrias químicas. A fluidodinâmica computacional, ou CFD (Computational Fluid Dynamics), é um dos ramos da mecânica dos fluidos que usa métodos numéricos e algoritmos para analisar e resolver problemas que envolvem escoamento de fluidos. O resultado final do programa é um mapa detalhado de campos de escoamento mostrando as velocidades, temperaturas e a concentração das espécies ao longo do sistema. Neste estudo o método CFD é aplicado para modelar a fluidodinâmica de reatores de leito fluidizado na produção de células solares, cujo objetivo é converter energia luminosa incidente sobre materiais semicondutores, convenientemente tratados, em eletricidade. Estas células possuem uma fina camada de um semicondutor de silício. Este silício deve ser silício grau solar, ou seja, de alta pureza (cerca de 99,995%), ao contrário do silício metalúrgico cuja pureza está entre 98% e 99,9%. A obtenção usual do silício grau solar passa pelo processo Siemens, processo bastante oneroso. Por isto, novas rotas de pesquisa estão sendo desenvolvidas como alternativa a este método. Nesta temática o nosso trabalho vem dar suporte às pesquisas do CETEC na etapa de produção do silício grau solar no reator de leito fluidizado. Para isso, desenvolveu-se um estudo com o objetivo de monitorar a passagem de gás através de um leito fluidizado contendo silício para descrever alguns parâmetros importantes a este estudo, como velocidade do gás, formação de bolhas e perda de carga. Neste estudo foram realizadas simulações em CFX primeiramente considerando somente ar, depois ar/água e por fim ar/sílica. Algumas simplificações foram feitas com o objetivo de diminuir o tempo computacional. Os resultados obtidos mostraram a homogeneização, ausência de caminhos preferenciais quando da injeção e distribuição de gás, e ainda observou-se a expansão, quebra e coalescência das bolhas, características fundamentais da fluidização de particulados por gás.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Luciana Dimas Camillo - Integrante / Belinazir C. E. Santo - Integrante / André Nogueira Assis - Integrante / Fábio Martins dos Reis - Integrante / Karina Lara Santos - Integrante / Vanessa de Freitas Cunha Lins - Coordenador / Maria Das Mercês Reis de Castro - Integrante.

  • 2008 - 2009

    INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE AGENTE RETICULANTE EM HIDROGÉIS DE POLI[(N-ISOPROPILACRILAMIDA)-co-(ÁCIDO METACRÍLICO)] NA LIBERAÇÃO DO FÁRMACO LOSARTAN, Descrição: A cadeia do polímero pode emaranhar-se através de ligações cruzadas. A este emaranhado, dar-se o nome de gel polimérico. Esta estrutura tem a capacidade de expandir-se quando em contato com uma solução, incorporando substâncias do meio. Esta incorporação pode concentrar a solução, quando o gel tem uma maior finalidade com o solvente; ou selecionar substâncias do meio, quando o mesmo tem uma maior finalidade com determinado elemento da solução ou mesmo quando seus poros permitem apenas a passagem de poucos, devido ao impedimento estérico. Esta característica faz dos géis poliméricos objetos de intensa pesquisa. Existem diversas aplicações para os géis poliméricos, dentre elas está em usá-los como dispositivo de liberação controlada de medicamentos. Quando comparado com o método tradicional (o da ingestão de pílulas com tempos corretamente espaçados), esse mecanismo apresenta a grande vantagem de liberar a droga mantendo a concentração do agente bioativo constante no organismo e dentro da faixa terapêutica. Um dos géis mais estudados é o poli[(N-isopropilacrilamida) co- (ácido metacrílico)] e o foco deste trabalho é determinar a influência da quantidade dos monômeros N- isopropilacrilamida (N-iPAAm) e ácido metacrílico (MAA) nos géis, assim como o da porcentagem de agente reticulante nestes géis no processo de incorporação e liberação da droga losartan a partir dos mesmo. Para isso, um total de quinze géis foram estudados variando a porcentagem de agente reticulante de 0,5%, 1% e 2%, para géis com 0, 15, 50, 85 e 100% de N-iPAAm.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciana Dimas Camillo - Integrante / Ricardo Geraldo de Sousa - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2010

    Recuperação de Zinco de Sucata de Aço Galvanizado, Descrição: Desenvolvimento de relatório técnico-econômico abordando os diversos métodos conhecidos para a recuperação de zinco de sucata de aço galvanizado; testes no Centro de Pesquisa após a identificação dos principais procedimentos e montagem de uma planta piloto utilizando a metodologia viável ao cenário Usiminas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Luciana Dimas Camillo - Integrante / Luiz Paiva - Integrante / Cézar Cunha Borges - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Recuperação de Zinco de Sucata de Aço Galvanizado, Descrição: Desenvolvimento de relatório técnico-econômico abordando os diversos métodos conhecidos para a recuperação de zinco de sucata de aço galvanizado; testes no Centro de Pesquisa após a identificação dos principais procedimentos e montagem de uma planta piloto utilizando a metodologia viável ao cenário Usiminas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Luciana Dimas Camillo - Integrante / Luiz Paiva - Integrante / Cézar Cunha Borges - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Medalha de Prata por Redimento Acadêmico da 84ª Turma de Engenharia Química da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais.

2003

8º Lugar por Rendimento Acadêmico do 2 ano do Ensino Médio, Centro educacional Chales Darwin (Vitória - ES).

2001

8º Lugar na Olimpíada Cabixaba de Matemática, Universidade Federal do Espírito Santo.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Usinas Siderurgicas de Minas Gerais. , USIMINAS, Jardim das Indústrias, 11573900 - Cubatão, SP - Brasil, Telefone: (13) 33622928

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Usinas Siderurgicas de Minas Gerais

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Processos - Matérias-Primas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Responsável pela gestão de todas as matérias-primas da usina (minérios, fundentes, sucatas, carvão/coque, subprodutos). Acompanhamento de qualidade e controle de estoques alinhando com as áreas primárias planos de ação para consumo otimizado e que gerem redução de custo. Desenvolvimento de novos fornecedores; realização de estudos que visem melhora de qualidade, processo e redução de custo. Administradora do software de otimização SCOOP (Steel Cost Optimization).

  • 2012 - 2012

    Usinas Siderurgicas de Minas Gerais

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Processos - Carvão, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisa de novas tecnologias, novos processos e novos carvões. Responsável pelo software SCOOP, ferramenta otimizadora do processo integrado (de compras de matérias-primas até placa), da área de Redução de Cubatão. Responsável por simulações que envolvem compra de matérias-primas junto a Suprimentos e à operação, levando em conta custo e qualidade. Com estas simulações tomamos decisões referentes à compra de novas matérias-primas e confecção de Plano de Produção.

  • 2010 - 2011

    Usinas Siderurgicas de Minas Gerais

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira de Suporte Técnico - Pátio Minério, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Envolvida em atividades de recebimento, estocagem e recuperação de matérias-primas dos pátios, controlando estes processos e a qualidade das matérias-primas. Atuação também nos processos de formação de pilha de blendado nos pátios de abastecimento das Sinterizações, garantindo qualidade objetivada e homogeneização das mesmas. Trabalhos contínuos com o SAP.

  • 2009 - 2010

    Usinas Siderurgicas de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Remunerado, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Estágio Remunerado na área Siderúrgica na Usiminas/Belo Horizonte. No período desenvolveu o projeto "Recuperação de Zinco de Sucata Galvanizada" junto à área de Laminação a Frio da planta da Usiminas/Ipatinga.

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica

    Outras informações:
    Bolsista de Iniciação Científica do Departamento de Engenharia Química da UFMG sob orientação do Prof. Ricardo Geraldo de Sousa. Tema desenvolvido: INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE AGENTE RETICULANTE EM HIDROGÉIS DE POLI[(N-ISOPROPILACRILAMIDA)-co-(ÁCIDO METACRÍLICO)] NA LIBERAÇÃO DO FÁRMACO LOSARTAN.