Tiago de Assis Moura

Tiago de Assis Moura é Bacharel em Física pela Universidade Federal de Viçosa, atualmente é aluno de mestrado em física aplicada na mesma instituição onde trabalha com interação Ligante-DNA no laboratório de Física Biológica.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Fisica Aplicada

2015 - Atual

Universidade Federal de Viçosa
Orientador:Marcio Santos Rocha.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Física

2010 - 2015

Universidade Federal de Viçosa
Título: Interação da molécula de DNA com o derivado de Dibenzoilmetano
Orientador: Marcio Santos Rocha

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Conceitos Práticos de Ressonância Magnética Molecular. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2016 - 2016

Introdução à Cultura de Células. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2016 - 2016

8° Curso de Redação Cientifica. (Carga horária: 20h). , Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, EPAMIG, Brasil.

2016 - 2016

Produção Artesanal de Cerveja. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2013 - 2013

Biologia de Sistemas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2010 - 2010

Crescimento de Cristais. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro PRONEX-FAPEMIG.Produção e caracterização de nanoestruturas para aplicações em biotecnologia e no estudo do câncer. 2014. (Encontro).

Simpósio de Integração Academica.Produção e caracterização de nanoestruturas para aplicações em biotecnologia e no estudo do câncer. 2014. (Simpósio).

III Afro-Franco-Brazilian Meeting in Physics and Mathematics. 2013. (Encontro).

Semana Acadêmica de Bioquímica. 2013. (Congresso).

Neutron Scattering; What Can it do for You?,. 2012. (Seminário).

Simpósio de Integração Acadêmica SIA UFV.Investigação do Transporte Elétrico em Líquidos Iônicos. 2012. (Simpósio).

Um céu para todos. 2012. (Oficina).

VIII Encontro Mineiro de Fisica.Eletrodeposição Ígnea de Telureto de Cadimo. 2012. (Encontro).

Do Grafeno aos Isolantes Topológicos. 2011. (Seminário).

mini curso: Física e água. 2011. (Oficina).

Semana Acadêmica de Física. 2011. (Congresso).

Curso de Crescimento de cristais. 2010. (Outra).

Matéria Escura e Curvas de Rotação de Galáxias. 2010. (Seminário).

Modelos Microscópicos para a Condução de Calor. 2010. (Seminário).

Semana Academica de Física. 2010. (Congresso).

Sistemas Magnéticos Frustrados e Monopolos Magnéticos. 2010. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marisa Alves Nogueira Diaz

Diaz, M.A.N.; ROCHA, M. S.; GUIMARAES, L. M.. Efeitos da Cafeina sobre a estrutura da molécula de DNA: um estudo por espectroscopia de força. 2017. Dissertação (Mestrado em Fisica Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa.

ALVARO VIANNA NOVAES DE CARVALHO TEIXEIRA

ROCHA, M. S.;TEIXEIRA, A. V. N. C.; NOGUEIRA, M. A.. Interação da Molécula de DNA com o Derivado de Dibenzoilmetano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Viçosa.

Márcio Santos Rocha

DIAZ, M. A. N.; GUIMARAES, L. M.;ROCHA, M. S.. Efeitos da cafeína sobre a estrutura da molécula de DNA: um estudo por espectroscopia de força. 2017. Dissertação (Mestrado em Fisica Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa.

Márcio Santos Rocha

DIAZ, M. A. N.; TEIXEIRA, A. V. N. C.;Rocha, M.S.. Interação da molécula de DNA com um derivado de dibenzoilmetano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Viçosa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alexandre Tadeu Gomes de Carvalho

Investigação do Transporte Elétrico em Líquidos Iônicos; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Física) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Alexandre Tadeu Gomes de Carvalho;

Alexandre Tadeu Gomes de Carvalho

Investigação do Transporte Elétrico em Líquidos Iônicos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Alexandre Tadeu Gomes de Carvalho;

Márcio Santos Rocha

Produção, caracterização e funcionalização de microesferas semicondutoras para aplicações em experimentos de pinças ópticas; Início: 2017; Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Márcio Santos Rocha

Efeitos da cafeína sobre a estrutura da molécula de DNA: um estudo por espectroscopia de força; 2017; Dissertação (Mestrado em Fisica Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcio Santos Rocha;

Márcio Santos Rocha

Interação da molécula de DNA com um derivado de dibenzoilmetano; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Márcio Santos Rocha;

Márcio Santos Rocha

Métodos de preparação e caracterização de marcadores biológicos fluorescentes; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Universidade Federal de Viçosa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Márcio Santos Rocha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MOURA, T. A. ; ROCHA, M. S. ; DIAZ, M. A. N. . Interação da molécula de DNA com o derivado de Dibenzoilmetano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOURA, T. A. ; ROCHA, M. S. ; RAMOS JUNIOR, J. E. B. . Produção e caracterização de nanoestruturas para aplicações em biotecnologia e no estudo do câncer. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOURA, T. A. ; ROCHA, M. S. ; RAMOS JUNIOR, J. E. B. ; SUBTIL, A. G. S. . Produção e caracterização de nanoestruturas para aplicações em biotecnologia e no estudo do câncer. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARVALHO, A. T. G. ; PASSOS, R. S. ; MOURA, T. A. ; CARVALHO, R. S. . Eletrodeposição Ígnea de Telureto de Cádmio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, T. A. ; CARVALHO, A. T. G. . Investigação do Transporte elétrico em líquidos iônicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Caracterização da Interação do complexo DNA-Cafeina por pinça óptica., Descrição: Os objetivos desse trabalho são estudar as mudanças mecânicas e fisico-quimicas da molécula de DNA quando ela interage com diferentes concentrações de cafeina e estudar o efeito da cafeina na interação de ligantes-DNA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Tiago de Assis Moura - Integrante / Márcio Santos Rocha - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Interação da molécula de DNA com um derivado de dibenzoilmetano, Descrição: Nesse trabalho procuramos determinar o comportamento mecânico da molécula de DNA quando posta em interação com diferentes concentrações do composto químico derivado de dibenzoilmetano (DMBB). Para tal estudo utilizamos a técnica de pinça ótica que consiste basicamente em um método de micromanipulação que permite analisar parâmetros mecânicos através do estiramento da molécula, de modo que possamos inferir de que modo o dado composto interage com o DNA, suas características físico-químicas bem como sua viabilidade como fármaco. O composto estudado foi desenvolvido no departamento de bioquímica e biologia molecular da Universidade Federal de Viçosa pela professora Marisa Alves Nogueira Diaz. É uma substancia derivado do Dibenzoilmetano , cuja estrutura apresenta anéis aromáticos, com potencial aplicação em melanomas. O composto se encontra em fase de patente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tiago de Assis Moura - Integrante / Márcio Santos Rocha - Coordenador / Marisa Alves Nogueira Diaz - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Produção e caracterização de nanoestruturas para aplicações em biotecnologia e no estudo do câncer, Descrição: A nanotecnologia aplicada à biotecnologia (nanobiotecnologia) é uma área estratégica para o desenvolvimento nacional, particularmente nos setores da saúde e também da agropecuária. De fato, é cada vez maior a demanda por nanoestruturas e nanodispositivos que possam auxiliar no diagnóstico e melhorar a precisão dos tratamentos de doenças humanas como o câncer, por exemplo. A síntese de nanopartículas capazes de interagir com fármacos quimioterápicos é um tópico que vem sendo muito explorado na atualidade, com a finalidade de melhorar a seletividade destes fármacos por células cancerosas, aumentando assim a eficácia dos tratamentos de quimioterapia. A marcação de estruturas celulares e biomoléculas com nanoestruturas, como pontos quânticos fluorescentes, é outro tópico que vem sendo bastante explorado, com duas finalidades: a) estudar processos biológicos básicos (comportamento de biomoléculas in vivo, migração e agregação de células, etc); e b) possibilitar aplicações nas ciências da saúde (diagnóstico, estudo da evolução de doenças, etc). A principal vantagem em se utilizar pontos quânticos coloidais como marcadores biológicos é que, diferentemente dos corantes orgânicos que são os mais utilizados para este fim, eles não apresentam nenhuma fotodegradação. Quando se utilizam corantes, as amostras marcadas precisam ser mantidas em ambientes escuros e a seção de microscopia precisa ser realizada rapidamente, tornando muito difícil acompanhar todo um processo celular. A primeira linha de pesquisa que propomos desenvolver com este projeto é a fabricação de pontos quânticos biofuncionalizados, para aplicações na investigação do câncer e nos processos associados ao tratamento desta doença. Em particular, estas nanoestruturas possibilitarão um salto considerável em duas outras de nossas linhas de pesquisa (também associadas ao câncer): a interação da molécula de DNA com ligantes como fármacos e proteínas e a dinâmica de células normais e cancerosas em cultura. Na prim. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago de Assis Moura - Coordenador / Márcio Santos Rocha - Integrante / José Ésio Bessa Ramos Júnior - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Investigação do Transporte Elétrico em Líquidos Iônicos, Descrição: Investigar os fenômenos de transporte elétrico envolvidos na eletrolise de metais por meio de medidas de condutividade elétrica e da análise moforlógica e estrutural do material eletrodepositado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tiago de Assis Moura - Integrante / Alexandre Tadeu Gomes de Carvalho - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Eletrodeposição Ígnea de Telureto de Cádmio, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago de Assis Moura - Integrante / Alexandre Tadeu Gomes de Carvalho - Coordenador / Regina Simplicio Carvalho - Integrante / Rossielen da Silva Passos - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Aluno de Mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Trabalha na caracterização da interação do complexo DNA-cafeina juntamente com as modificações provocadas na interação fármaco-DNA em soluções aquosas com cafeina.

  • 2013 - 2015

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Trabalha no desenvolvimento de nanobiotecnologia e estudo do câncer, no Laboratório de Física Biologia da Universidade Federal de Viçosa.

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    trabalhou na investigação do transporte elétrico em líquidos iônicos, no laboratório de Ciências dos materiais na Universidade Federal de Viçosa.

    Atividades

    • 08/2016 - 12/2016

      Estágios , Departamento de Física, .,Estágio realizado, Professor de Física Básica em nível superior na disciplina de Fluidos, Ondas e termodinâmica..