Daniel Bittencourt Portugal

Possui Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estágio sanduíche na Nottingham Trent University (Inglaterra), Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) e Graduação em Design Gráfico pela UFRJ. Atua como professor adjunto da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ). É autor do livro As bestas dentro de nós (Áspide, 2019) e co-autor do livro Existe design? (2ab, 2013). Possui diversos artigos publicados nas áreas de: comunicação, filosofia, psicologia, design. É e co-coordenador do site Não Obstante (www.naoobstante.com). Seu principal interesse de pesquisa é investigar valores morais por meio da análise de produções teóricas, estéticas e midiáticas.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação

2011 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: As bestas dentro de nós: um estudo filosófico-comunicacional sobre a representação de alteridades más no espaço subjetivo
Orientador: em Nottingham Trent University ( Olga Bailey)
com Paulo Roberto Gibaldi Vaz. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: ética; subjetividade; design de si.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo

2008 - 2010

Escola Superior de Propaganda e Marketing
Título: A imagem entre vinculações e interpretações: consumo, mídia e estetização pelas lentes da Comunicação e da Iconologia,Ano de Obtenção: 2010
Rosamaria Luiza de Melo Rocha.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: imagem; culturas midiáticas; comunicação; iconologia; consumo.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Programação Visual

2001 - 2006

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Isto não é: uma análise semiológica das marcas
Orientador: Gilberto Strunck

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Publicidade, consumo e linguagem. (Carga horária: 12h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Branding. (Carga horária: 45h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Teoria do design.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PORTUGAL, D. B. . Como a filosofia pode nos ajudar a pensar sobre design?. 2012. (Outro).

CASAQUI, V. ; PORTUGAL, D. B. ; BENTO, I. C. ; AMORIM, T. . 6o simpósio nacional comunicação e práticas de consumo. 2008. (Outro).

CASAQUI, V. ; PORTUGAL, D. B. ; AMORIM, T. ; BENTO, I. C. . III Seminário Intermestrandos em Comunicação. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

13o P&D. Pensamento projetual, natureza e artifício. 2018. (Congresso).

Comunicon. Da imagem do real para o real da imagem:por um elogio das aparências. 2013. (Congresso).

6o Encontro Nacional de estudos do consumo e 2o encontro luso-brasileiro de estudos do consumo-br.O despertar dos estudos do consumo nas ciências sociais e o protagonismo da moda. 2012. (Encontro).

Comunicon. Correndo pelo trabalho de alta performance. 2012. (Congresso).

XXI Compós. A felicidade é química e pode ser vendida? as dimensões éticas e mercadológicas da razão farmacêutica. 2012. (Congresso).

20a compós. Sedução, sonhos, fantasma: a erótica das visualidades. 2011. (Congresso).

Comunicon. Articulações entre comunicação e consumo a partir da imagem e do imaginário. 2011. (Congresso).

III Jornada Red Cobinco. seja estúpido: o imperativo trágico da (não) afirmação à vida. 2011. (Congresso).

19a Compós. 2010. (Congresso).

5o enec e 1o encontro luso-brasileiro de estudos do consumo. A vinculação entre humanos e imagens na convergência de três lógicas contemporâneas: midiática, de consumo e de estetização. 2010. (Congresso).

8o simpósio comunicação e práticas de consumo. 2010. (Simpósio).

7o simposio nacional comunicação e práticas de consumo. 2009. (Simpósio).

Conversações. 2009. (Seminário).

III Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação. 2009. (Congresso).

III Simpósio ABCiber. Estéticas e Ciberarte - sessão 3. 2009. (Congresso).

IV Seminário Intermestrandos em Comunicação. Consumo de imagens e regimes de visualidade: idolatria e iconoclasmo nas culturas midiáticas (projeto). 2009. (Congresso).

XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Tecnologias da Imagem e Regimes de Visualidade: Fotografia, Cinema e a ?Virada Imagética. 2009. (Congresso).

17a compós. 2008. (Congresso).

6o simpósio nacional comunicação e práticas de consumo. 2008. (Simpósio).

conversações. 2008. (Seminário).

III Seminário Intermestrandos em Comunicação. CONSUMO DE IMAGENS TÉCNICAS E REGIMES DE VISUALIDADE: idolatria e iconoclasmo nas culturas midiáticas (projeto). 2008. (Congresso).

I simpósio internacional rever flusser. 2008. (Simpósio).

IV coMcult. A imagem da rosa: visualidade, imaginação e realidade. 2008. (Congresso).

Seminário de estudos culturais. 2008. (Seminário).

XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Culturas do consumo e culturas juvenis no Brasil: marcos históricos e ênfases narrativas nas décadas de 60 e 70. 2008. (Congresso).

V Jornada Internacional e III Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cássia Mota de La Houssaye

ANASTASSAKIS, Z.; PERALTA, P. P.;PORTUGAL, D. B.; MARTINS, M. A. F.; MALAVOTA, L. M.; SOUZA, E. R.. Conjecturando futuras relações entre design e propriedade intelectual. 2019. Tese (Doutorado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Caldi Magalhães

CAMPOS, J. L.; CARVALHO, R. A. P.; SZANIECKI, B. P.;PORTUGAL, D. B.; MARTINS, B. M. R.; PIRES, J. A.. Aspectos do design de Miran à luz da cartografia poética. 2018. Tese (Doutorado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Oliveira da Cunha Lima

MONAT, A. S.;PORTUGAL, D. B.CAMPOS, J. L.; SANTOS, M. C. L.; WAECHTER, H. N.. A metáfora visual e enquadramento na infografia: o enfoque nos gráficos estatísticos. 2018. Tese (Doutorado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: María Cristina Ibarra Hernandez

ANASTASSAKIS, Z.; SZANIECKI, B. P.;PORTUGAL, D. B.; RODRIGUES, R. P. G.; FERREIRA, L. C. M.. Design com Antropologia: engajamentos com um coletivo de moradores do bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro. 2018. Tese (Doutorado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Barbara Emanuel

MARTINS, M. A. F.;PORTUGAL, D. B.; CARVALHO, R. A. P.; MARTINS, H. F.; RODRIGUES, M. P.. A retórica na interação. 2017. Tese (Doutorado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Silvânia Mineira Ribeiro Sottani

TADDEI, R. R.;VAZ, P.; DAMARAL, M. T.;PORTUGAL, D. B.; REIS, M. J. C.. Biopolítica dos afetos: alteridades ressentidas e a circulação da intolerância. 2016. Tese (Doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Antonio de Saboya

RODRIGUES, C. A.; DIAS, C.; VERSCHELEISSER, R.; SA, M. R.;PORTUGAL, D. B.. Renovação de linguagens em Museus e Centros de Ciências: o caso do Museu da Vida. 2016. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Namba Beccari

ALMEIDA, R.;PORTUGAL, D. B.; PAGOTTO-EUZEBIO, M. S.; CARVALHO, A. M. V.; OLIVEIRA, L. J. P.. Articulações simbólicas: uma filosofia do design sob o prisma de uma hermenêutica trágica. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maristela Pessoa Ramos

LESSA, W. D.;PORTUGAL, D. B.; LIMA, R. G.; PAULETTO, L.; NORONHA, R. G.. Design-artesanato: Florart, frente e verso da experiência. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Oliveira da Cunha Lima

MONAT, A. S.;PORTUGAL, D. B.; CARVALHO, R. A. P.; WAECHTER, H. N.; SANTOS, M. C. L.. A metáfora pictórica na infografia. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Barbara Emanuel

MARTINS, M. A. F.;PORTUGAL, D. B.; RODRIGUES, M. P.; MARTINS, H. F.; LEITAO, C. F.. Retórica na interação. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Cutrim Numann

VAZ, P.; DAMARAL, M. T.;PORTUGAL, D. B.. A depressão fora do armário: o dicurso autobiográfico de superação como limite à potência de si. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Dantas Cachinho

CAMPOS, J. L.PORTUGAL, D. B.; BRANDAO, M. V. D.. Do negativo ao instagram: o olhar do efêmero sobre a fotografia e o design na contemporaneidade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carollyna Ximenes

PIRES, J. A.;PORTUGAL, D. B.; SOARES, N. P.. Mundo singular: publicação sobre viagens para um público jovem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernando de Souza e Luiz Felipe Magno

CORREIA, C.; SILVA, C. A. P.;PORTUGAL, D. B.. A utilização do Branding no lançamento de Marca para o público Nerd/Geek. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Instituto Infnet do Rio de Janeiro.

Aluno: Augusto Erthal

FRAGOSO, M. L. P. G.;PORTUGAL, D. B.; MIRABEAU, A.. Espaço virtual FLUP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PORTUGAL, D. B.; PORTAS, R.; FARBIARZ, A.; MORAES FILHO, A.; BRASILIENSE, D.. Banca examinadora de concurso público da área de Comunicação visual. 2018. Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcio Tavares d'Amaral

VAZ, P. G.;AMARAL, M. T. D. `.; ROCHA, R. L. M.; CAMPOS, J. L.; AZAMBUJA, C.. As Bestas dentro de Nós: um estudo filosófico-comunicacional sobre a representação de alteridades más no espaço subjetivo. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura - Doutorado) - Escola de Comunicação - UFRJ.

Rosamaria Luiza de Melo Rocha

ROCHA, Rosamaria Luiza de MeloCARRASCOZA, J. L. A.KLEIN, A.. A imagem entre vinculações e interpretações: consumo, mídia e estetização pelas lentes da Comunicação e da Iconologia. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Rosamaria Luiza de Melo Rocha

ROCHA, Rosamaria Luiza de MeloCARRASCOZA, J. L. A.KLEIN, A.. Consumo de imagens em contextos midiáticos: comunicação e iconologia (Qualificação de Mestrado). 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Rosamaria Luiza de Melo Rocha

VAZ, P. R. G.;ROCHA, Rosamaria Luiza de Melo; DAMARAL, M. T.; RODRIGUES, C. A.; CAMPOS, J. L.. As bestas dentro de nós: um estudo filosófico-comunicacional sobre a representação de alteridades más no espaço subjetivo. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rosamaria Luiza de Melo Rocha

VAZ, P. R. G.;ROCHA, Rosamaria Luiza de Melo; DAMARAL, M. T.. Frente ao desejo: autocontrole e consumo na ética contemporânea. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

João Luís Anzanello Carrascoza

CARRASCOZA, J. L. A.. A imagem entre vinculações e interpretações: consumo, mídia e estetização pelas lentes da comunicação e da iconologia. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

JORGE LUCIO DE CAMPOS

CAMPOS, Jorge Lucio de. As bestas dentro de nós: Um estudo filosófico-comunicacional sobre a representação de alteridades más no espaço subjetivo. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos de Azambuja Rodrigues

VAZ, P. R. G.; DAMARAL, M. T.; ROCHA, R. M. M.; CAMPOS, J. L.;AZAMBUJA RODRIGUES, Carlos de.. As Bestas dentro de nós: um estudo filosófico-comunicacional sobre a representação de alteridades más no espaço subjetivo. 2015. Tese (Doutorado em Pós Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ) - Escola de Comunicação da UFRJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Alexandre Trzan

A definir; Início: 2019; Tese (Doutorado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

FLÁVIA SOARES

A definir; Início: 2018; Tese (Doutorado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Nathalia Matsuda

A definir; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Gabriel Cutrim Naumann

Movimento gera movimento: estratégias de sobrevivência no meio de uma suposta epidemia; 2017; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Daniel Bittencourt Portugal;

Bruno Dantas Cachinho

Do Álbum ao Instagram: A efemeridade da fotografia no design contemporâneo; 2016; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Daniel Bittencourt Portugal;

Bruno dos Reis de Souza Pinheiro

Erin: jogo de cartas da mitologia irlandesa; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Daniel Bittencourt Portugal;

Patricia de Oliveira

Deu defeito na máquina da minha mãe: uma jornada pelo câncer de mama; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Daniel Bittencourt Portugal;

Gabriel Cardoso

Estigma: atributos físicos e comportamentais em comunidades homoafetivas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Daniel Bittencourt Portugal;

Arthur Bittar

Máscaras cotidianas: reflexões sobre modos de atenção contemporâneos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Daniel Bittencourt Portugal;

Arthur Bandoli Lessa

Polissêmica: semiótica para criativos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Daniel Bittencourt Portugal;

Jeandson Moreno

Foto Relíquia: co-autores da Rocinha; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Daniel Bittencourt Portugal;

Tais Fernandes

Sofia e Julieta: plataforma online de educação para meninas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Daniel Bittencourt Portugal;

Laura Gadelha

Signos do tempo: Carlyle e as controvérsias sobre trabalho e máquina no século XIX; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Daniel Bittencourt Portugal;

Andrea Marroquin

William Morris e os ideais românticos na história do design: parte de um mapeamento historiográfico; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Daniel Bittencourt Portugal;

Silvia Davis

Ruskin e a máquina: perspectivas sobre produção material e consumo no século XIX; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Daniel Bittencourt Portugal;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rosamaria Luiza de Melo Rocha

Consumo de imagens em contextos midiáticos: comunicação e iconologia; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing,; Orientador: Rosamaria Luiza de Melo Rocha;

PAULO ROBERTO GIBALDI VAZ

As bestas dentro de nós: um estudo filosófico-comunicacional sobre as representações das alteridades más no espaço subjetivo; 2015; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Roberto Gibaldi Vaz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PORTUGAL, D. B. . Fazendo conexões: considerações preliminares sobre design e ação social. Revista Arcos Design , v. 10, p. 32-38, 2017.

  • BECCARI, M. N. ; PORTUGAL, D. B. ; PADOVANI, S. . Seis eixos para uma filosofia do design. ESTUDOS EM DESIGN (ONLINE) , v. 25, p. 2017, 2017.

  • PORTUGAL, D. B. . Do sujeito como legislador/artista ao sujeito como designer: liberdade e criatividade em uma teoria pós-prometeica da ação. Trágica: Estudos sobre Nietzsche , v. 9, p. 27-43, 2016.

  • PORTUGAL, Daniel B. ; BECCARI, Marcos . Cinco eixos para uma Filosofia do Design. Arcos Design (Online) , v. 9, p. 1-14, 2016.

  • BECCARI, Marcos ; PORTUGAL, Daniel B. . Da imagem do real para o real da imagem: por um elogio das aparências. Visualidades (UFG) , v. 12, p. 69-89, 2015.

  • PORTUGAL, D. B. ; SALGADO, J. ; BECCARI, M. N. . Um cisne, duas forças: sobre apolíneo e dionisíaco na ética do consumo. Psicologia Clínica , v. 26, p. 17-31, 2014.

  • BECCARI, Marcos ; PORTUGAL, D. B. ; SALGADO, J. . Seja estúpido: o imperativo trágico da Diesel e o ethos contemporâneo. ESFERAS - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro Oeste , v. 1, p. 19-29, 2013.

  • ROCHA, R. M. ; PORTUGAL, D. B. . Sedução, sonhos, fantasma: a erótica das visualidades. Revista FAMECOS (Impresso) , v. 19, p. 280-294, 2012.

  • VAZ, P. ; PORTUGAL, D. B. . A nova 'boa-nova': marketing de medicamentos e jornalismo científico nas páginas da revista brasileira Veja. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso) , v. 9, p. 37-60, 2012.

  • SALGADO, J. ; PORTUGAL, D. . A corrida pela alta performance: convergências entre esporte, trabalho e consumo nos discursos midiáticos. Animus (Santa Maria. Online) , v. 11, p. 166-182, 2012.

  • PORTUGAL, D. B. . A vinculação entre humanos e imagens nas dinâmicas contemporâneas do consumo: totemismo, fetichismo e idolatria. Estudos em Design (Online) , v. 19, p. 1-18, 2011.

  • PORTUGAL, D. B. . Consumo, desejo e fetichismo. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso) , v. 8, p. 141-144, 2011.

  • PORTUGAL, D. B. . O realismo entre as tecnologias da imagem e os regimes de visualidade: fotografia, cinema e a ?virada imagética? do Século XIX. DISCURSOS FOTOGRÁFICOS , v. 7, p. 33-54, 2011.

  • PORTUGAL, D. B. ; ROCHA, R. M. . Como caçar (e ser caçado por) imagens: entrevista com W. J. T. Mitchell. E-Compós (Brasília) , v. 12 n.1, p. 17, 2009.

  • ROCHA, R. M. ; PORTUGAL, D. B. ; BUDAG, F. E. . As condições e comunicações da obra de arte na era digital: entrevista com Arturo Colorado Castellary. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso) , v. 6 n.16, p. 187-196, 2009.

  • PORTUGAL, D. B. . As bestas dentro de nós. 1. ed. Rio de janeiro: Áspide, 2019. v. 1. 300p .

  • MIZANZUK, I. ; PORTUGAL, D. B. ; BECCARI, M. N. . Existe design? indagações filosóficas em três vozes. 1. ed. Teresópolis: 2AB, 2013. v. 1. 128p .

  • PORTUGAL, D. B. . Arquimedes, Dédalo, Prometeu e Gaia: quatro personagens latourianos para uma reflexão sobre design e ciência. In: Artur Rozestraten, Marcos Beccari; Rogério de Almeida;. (Org.). Imaginários intempestivos: arquitetura, design, arte e educação. 1ed.São Paulo: FEUSP, 2019, v. 1, p. 419-442.

  • BECCARI, M. N. ; PORTUGAL, D. B. . Violência, tolerância e mérito na moral contemporânea. In: Rogério de Almeida; Tito Pérez. (Org.). Culturas de paz e educação latino-americana. 1ed.São Paulo: Galatea/FEUSP, 2018, v. 1, p. 250-264.

  • PORTUGAL, D. B. . Da potência do inverno à redenção do verão: uma análise da representação do caminho para a ?boa vida? no filme Frozen. In: Rogério de Almeida; Marcos Beccari. (Org.). Fluxos culturais: arte, educação, comunicação e mídias. 1ed.São Paulo: FEUSP, 2017, v. , p. 178-193.

  • VAZ, P. ; PORTUGAL, D. B. . A felicidade segundo a razão farmacêutica: subjetividade, tecnologia e consumo de medicamentos na cultura contemporânea. In: Ana Paula Goulart Ribeiro; João Freire Filho; Micael Herschmann. (Org.). Entretenimento, felicidade e memória: forças moventes do contemporâneo. 1ed.Guararema: anadarco, 2012, v. , p. 87-113.

  • ROCHA, R. M. ; PORTUGAL, D. B. . TRATA-SE DE UMA IMÁGICA? Hibridação, visibilidade e (ir)realidades da imagem. In: Denize Araújo; Marialva Barbosa (Orgs.). (Org.). Imagíbrida: comunicação, imagem e hibridação. 1ed.Porto Alegre: Plus, 2008, v. , p. 159-184.

  • PORTUGAL, D. B. . Tensões do eu: considerações sobre as bestas dentro de nós e sobre a possibilidade de um sentido afirmativo para aquilo que somos. Revista Não Obstante, Rio de Janeiro, p. 18 - 24, 01 mar. 2019.

  • PORTUGAL, D. B. . Vontade e livre-arbítrio em Schopenhauer. Revista Não Obstante, 01 nov. 2017.

  • PORTUGAL, D. B. . A linguagem como um jogo de xadrez: considerações sobre a teoria linguística de Saussure. Revista Não Obstante, 01 nov. 2017.

  • PORTUGAL, D. B. . Éticas do design: considerações preliminares sobre os valores da produção industrial em modos de pensamento iluministas e românticos. Revista Não Obstante, 01 mar. 2017.

  • PORTUGAL, D. B. . Design e melhoramento do mundo: reflexões a partir da filosofia de Nietzsche. Revista Não Obstante, 01 mar. 2017.

  • PORTUGAL, D. B. . Bergson e o esforço criativo. Zupi, São Paulo, p. 90 - 91, 10 out. 2013.

  • PORTUGAL, D. B. . O design só se preocupa com as aparências. Marketing (São Paulo), São Paulo, p. 63 - 68, 01 ago. 2010.

  • PORTUGAL, Daniel B. ; HAGGE, WANDYR . Pensamento projetual, natureza e artifício: algumas considerações epistemológicas. In: 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2019, Joinville. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. p. 154.

  • BECCARI, M. N. ; PORTUGAL, D. B. . Da imagem do real para o real da imagem:por um elogio das aparências. In: Comunicon, 2013, São Paulo. Anais do Comunicon 2013, 2013. v. 1.

  • SALGADO, J. ; PORTUGAL, D. . Correndo pelo trabalho de alta performance. In: Comunicon, 2012, São Paulo. Anais, 2012.

  • PORTUGAL, D. B. ; VAZ, P. . A felicidade é química e pode ser vendida? As dimensões éticas e mercadológicas da razão farmacêutica. In: XXI Compós, 2012. Anais, 2012.

  • ROCHA, R. M. ; PORTUGAL, D. B. . Sedução, sonhos, fantasma: a erótica das visualidades. In: 20a compós, 2011, Porto Alegre. Anais do Encontro Anual da Compós, 2011. v. 1.

  • PORTUGAL, D. B. ; BECCARI, Marcos . Articulações entre comunicação e consumo a partir da imagem e do imaginário. In: Comunicon, 2011, São Paulo. Anais do 1o Comunicon, 2011.

  • PORTUGAL, D. B. . Tecnologias da Imagem e Regimes de Visualidade: Fotografia, Cinema e a ?Virada Imagética" do século XIX. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009.

  • PORTUGAL, D. B. . consumo de imagens e regimes de visualidade: idolatria e iconoclasmo nas culturas midiáticos (projeto). In: IV Seminário Intermestrandos em Comunicação, 2009, São Paulo. Anais do IV Seminário Intermestrandos em Comunicação, 2009.

  • PORTUGAL, D. B. . CONSUMO DE IMAGENS TÉCNICAS E REGIMES DE VISUALIDADE: idolatria e iconoclasmo nas culturas midiáticas (projeto). In: III Seminário Intermestrandos em Comunicação, 2008, Sao Paulo. III Seminário Intermestrando em Comunicação (anais), 2008.

  • ROCHA, R. M. ; PORTUGAL, D. B. . Culturas do consumo e culturas juvenis no Brasil: marcos históricos e ênfases narrativas nas décadas de 60 e 70. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008, Natal. Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008.

  • PORTUGAL, D. B. ; SIQUEIRA, W. H. . Pensamento projetual, natureza e artifício. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BECCARI, M. N. ; PORTUGAL, D. B. . Da imagem do real para o real da imagem:por um elogio das aparências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PORTUGAL, D. B. ; VAZ, P. . A felicidade é química e pode ser vendida? As dimensões éticas e mercadológicas da razão farmacêutica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALGADO, J. ; PORTUGAL, D. . Correndo pelo trabaho de alta performance. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PORTUGAL, D. B. ; BECCARI, Marcos . Articulações entre comunicação e consumo a partir da imagem e do imaginário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BECCARI, Marcos ; PORTUGAL, D. B. ; SALGADO, J. . seja estúpido: o imperativo trágico da (não) afirmação à vida. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PORTUGAL, D. B. . Tecnologias da Imagem e Regimes de Visualidade: Fotografia, Cinema e a Virada Imagética do século XIX. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PORTUGAL, D. B. . a imagem da rosa: visualidade, imaginação e realidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, R. M. ; PORTUGAL, D. B. . Culturas do consumo e culturas juvenis no Brasil: marcos históricos e ênfases narrativas nas décadas de 60 e 70. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PORTUGAL, D. B. . CONSUMO DE IMAGENS TÉCNICAS E REGIMES DE VISUALIDADE: idolatria e iconoclasmo nas culturas midiáticas (projeto). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PORTUGAL, D. B. . Articulações simbólicas: uma nova filosofia do design. Teresópolis, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • PORTUGAL, Daniel B. ; FRAGA, I. M. O. . Um Prometeu cauteloso? Alguns passos rumo a uma filosofia do design (com especial atenção a Peter Slotedijk), 2014. (Tradução/Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PORTUGAL, D. B. . Parecer para 13o Congresso Brasileiro Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2018.

PORTUGAL, D. B. . Parecer para a revista Estudos em Design. 2017.

PORTUGAL, D. B. . Parecer para Seminário Póscom. 2017.

PORTUGAL, D. B. . Parecer para a revista Estudos em Design. 2016.

PORTUGAL, D. B. . Parecer para 8o CONECO (Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação). 2015.

PORTUGAL, D. B. . Parecer para revista Estudos em Design. 2015.

PORTUGAL, D. B. ; BECCARI, M. N. . Não Obstante 6: As bestas dentro de nós. 2015.

PORTUGAL, D. B. ; MIZANZUK, I. ; BECCARI, M. N. ; LIMA, R. C. . AntiCast 144 ? William Morris e o Arts & Crafts. 2014.

MIZANZUK, I. ; BECCARI, M. N. ; PORTUGAL, D. B. . Anticast 65 - A escola de Frankfurt: Adorno e Benjamin. 2013.

PORTUGAL, D. B. ; BECCARI, M. N. . Não Obstante. 2017; Tema: exploração de fronteiras diversas no campo das humanidades. (Site).

PORTUGAL, D. B. ; BECCARI, M. N. . Filosofia do Design. 2015; Tema: filosofia do design. (Site).

PORTUGAL, D. B. ; BECCARI, M. N. . Filosofia do Design. 2014; Tema: filosofia do design. (Site).

BECCARI, M. N. ; PORTUGAL, D. B. . Filosofia do Design. 2013; Tema: Filosofia do design. (Site).

PORTUGAL, D. B. ; BECCARI, M. N. . Revista Trágica, v. 9, n. 3: edição temática sobre Filosofia do Design. 2016. (Editoração/Periódico).

PORTUGAL, D. B. . Filosofia do design - introdução. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PORTUGAL, D. B. . Atuação como sócio da empresa Forma Elementar nas áreas de Pesquisa, Branding e Design. 2012. (projetos de branding e design).

PORTUGAL, D. B. . Atuação como sócio da empresa Forma Elementar nas áreas de Pesquisa, Branding e Design. 2011. (projetos de branding e design).

PORTUGAL, D. B. . Atuação como freelancer nas áreas de Branding e design. 2010. (projetos de branding e design).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    O Design entre valores iluministas e românticos: produção material e dinâmica social no pensamento dos séculos XVIII e XIX, Descrição: A pesquisa investiga os valores associados à produção material (e suas ressonâncias socioculturais) no pensamento dos séculos XVIII e XIX, tendo como foco a produção intelectual britânica. O objetivo principal é elaborar um panorama das tensões ideológicas (isto é, ligadas a concepções valorativas) que influenciaram a emergência do design como campo profissional. Para tanto, procura-se compreender como, no contexto britânico, os conflitos entre a moral iluminista e a moral romântica orientavam formas de olhar para a produção material e para as ressonâncias socioculturais da industrialização.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Bittencourt Portugal - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3

  • 2015 - Atual

    O design e suas relações com a filosofia, Descrição: Até que ponto e sob que aspectos o design pode aprender sobre si mesmo com o pensamento filosófico e vice-versa? E até que ponto, neste processo de revigoração epistemológica mútua, ambos podem auxiliar a reflexão sobre os principais problemas e inquietações que se nos afiguram neste novo início de século? Este projeto de pesquisa busca responder estas perguntas, ou melhor, abordar estas questões mediante uma leitura filosófica do design (assim como de uma leitura projetiva/criativa da filosofia). Ele tem como objetivo, portanto, estudar as relações possíveis entre estes dois domínios do conhecimento. Para fazê-lo, atentará inicialmente para as propostas filosóficas de alguns pensadores-chave dos séculos XVIII ao XXI, dentre eles: Kant, Schiller, Schopenhauer, Nietzsche, Bergson, Heidegger, Lacan, Foucault, Flusser, Simondon, Deleuze, Guattari, Latour, Sloterdijk. Dará especial atenção, no estudo desses autores, aos diversos olhares lançados sobre: (1) as relações do homem (sujeito/indivíduo) com o mundo (objeto/natureza), e do homem consigo (na medida em que esta relação consigo é mediada por imagens e artefatos); (2) as relações entre pensamento/conhecimento e as atividades de projeto/criação; (3) as relações entre concepção/produção de artefatos e imagens e formas de valoração éticas e estéticas ? questionando em que medida e sob que aspectos os processos projetuais e produtivos indicam um posicionamento e uma ação qualificadoras da dinâmica da vida; (4) as relações entre concepção/produção de artefatos e imagens e produção de sentido no âmbito sociocultural ? questionando em que medida e sob que aspectos os processos projetuais e produtivos regem e são regidos por ordens sociosimbólicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Bittencourt Portugal - Integrante / Jorge Lúcio Campos - Coordenador., Número de produções C, T & A: 6

  • 2011 - 2015

    As bestas dentro de nós, Descrição: Esta pesquisa estuda alguns constructos psicológico-morais que, ao longo da história da cultura ocidental, ganharam o estatuto de "mal em nós". Esses constructos -- as "bestas dentro de nós" -- muitas vezes funcionam como pedra angular de certa moral, na medida em que pretendem justificar por que nossa existência imperfeita não corresponde a uma existência ideal imaginada. Apoiando-se principalmente na filosofia de Nietzsche, o intuito da pesquisa é analisar a construção de diferentes discursos "bestializadores", identificar traços morais comuns a esses diferentes discursos e, por fim, observar a ligação dos valores promovidos por tais discursos com a má consciência, a impotência e o ressentimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Bittencourt Portugal - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4

  • 2010 - 2014

    Risco, portador e vítima virtual, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Roberto Gibaldi Vaz em 02/02/2015., Descrição: Objetivos 3.1 - Gerais 3.1.1 - Desenvolver a hipótese de que as notícias sobre acidentes, crimes e doenças produzem as figuras subjetivas da vítima virtual e do portador por conterem uma classificação hierárquica dos seres humanos, classificação que depende, por sua vez, de construções sobre causas do sofrimento. 3.1.2 - Estudar como diferentes modos de se conceber a causa do sofrimento e, assim, de se classificar hierarquicamente os seres humanos, promovem diferentes formas de estabelecer vínculos entre o sofrimento de estranhos e a audiência, assim como diferentes modos de generalizar os acontecimentos. 3.1.3 - Analisar criticamente a concepção de causa probabilística e individualizada para os sofrimentos proporcionada pelo conceito de risco, considerando as questões de como funciona, por que se torna senso comum e quais são as suas consequências éticas e políticas. 3.2 - Objetivos específicos 3.2.1 - Coletar e comparar as notícias sobre a epidemia da dengue para os anos de 1984 e 2008, na hipótese de que o conceito de fator de risco se torna hegemônico mesmo para se pensar o modo de contágio das doenças infecto-contagiosas, afetando, assim, o modo como se concebe as responsabilidades individual e coletiva. 3.2.2 - Analisar o conceito de estresse pós-traumático e, a partir da análise do testemunho de vítimas de crime e acidentes, experimentar a hipótese de que a mídia está desenvolvendo uma nova linguagem do íntimo, linguagem que constitui o modo como se define um acontecimento. 3.2.3 - Coletar e analisar as notícias sobre acidentes de carro causados por motoristas bêbados nos anos de 2007 e 2008, experimentando a hipótese de que a vítima virtual pode também ser produzida por notícias sobre acidentes na medida em que depende da rotina segura como modo de pensar a justiça. 3.2.4 - Após o estudo de 600 conflitos urbanos associados à segurança pública entre 1993 e 2008, selecionar cerca de 120 reportagens sobre crimes do RJ-TV, 2ª edição, para analisar os. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Bittencourt Portugal - Integrante / Paulo Vaz - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Consumo, cena midiática e políticas de visibilidade contemporâneas, Descrição: O projeto teve por objetivo realizar estudos teóricos voltados ao mapeamento e análise crítica da cultura da visualidade, aprendida desde as dinâmicas relativas às culturas midiáticas e do consumo. A identificação dos impactos sócio-cultuais pertinentes ao estatuto das imagens e às políticas de visibilidade contemporâneas foi um dos principais propósitos da investigação, que se valeu de ferramentas multimetodológicas (pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; entrevistas).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Daniel Bittencourt Portugal - Integrante / Rose de Melo Rocha - Coordenador., Financiador(es): Escola Superior de Propaganda e Marketing - Outra.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Tecnologia e Ciências, Escola Superior de Desenho Industrial. , Rua Evaristo da Veiga, Centro, 20031040 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23326910, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/2012 - 12/2013

      Ensino, Comunicação visual Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto em Comunicação Visual, Teoria do design II, Teoria do design III

  • 2015 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2012

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 8

    Atividades

    • 05/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Tecnologia e Ciências, Escola Superior de Desenho Industrial.,Linhas de pesquisa

    • 05/2015

      Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos da percepção, Projeto, Análise da informação

    • 08/2010 - 07/2012

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, método, ideologia e ética

  • 2008 - 2009

    Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: pesquisador