ELISABETE DA SILVA VASCONCELLOS
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010) e mestrado em Programa de Pós-graduação em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2013).
Informações coletadas do Lattes em 22/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Programa de Pós-graduação em História
2011 - 2013
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Anderson Jose Machado de Oliveira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Graduação em Licenciatura em História
2006 - 2010
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Orientador: Roberto Guedes Ferreira
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Formação complementar
2007 - 2009
Curso de Idiomas- Inglês. , Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro.
2007 - 2007
Extensão universitária em "Do Zoroastro a Zaratrusta de Nietzsche". (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em América latina: outros olhares, outros saberes. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em História do Tempo Presente. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Participação em eventos
III Seminário Pensa Rio: Desenvolvimento, Trabalho e Cidadania no Estado do Rio de Janeiro.. 2010. (Seminário).
"V Cine-Café e História". 2009. (Seminário).
XXIX Encontro Nacional de Estudantes de História. 2009. (Oficina).
I Semana Academica de Historia/ UFRRJ/ IM: "1888 - 380 Anos de Escravidao - Cade a aboliçao?. 2008. (Congresso).
Palestra "Uma família de cor e sua tradição nas artes mecânicas (Recife, século XIX)". 2008. (Seminário).
Colóquio Internacional "Tradução, História e Sociedade". 2008. (Seminário).
Palestra "Santos Pretos, Hagiografia e Conversão no Brasil Colonial". 2008. (Seminário).
Palestra "7 de Setembro: Festas Oficiais e Festejos Populares na Corte Imperial". 2008. (Seminário).
Palestra "Medindo maios e correndo atras de homens sem camisa: a policia e as praias cariocas (de 1920 a 1950)". 2008. (Seminário).
Colóquio Internacional "Educação cubana como patrimônio: O legado de Cuba para a educação na América Latina". 2008. (Seminário).
"I Cine-Café e História". 2008. (Seminário).
Encontro de História ANPUH-RIO. 2008. (Encontro).
Palestra "Reforma Universitária". 2007. (Seminário).
Palestra "Filosofia e Educação" da I Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia. 2007. (Seminário).
Palestra "Luzes, ilustração e História Natural no mundo luso-brasileiro". 2007. (Seminário).
I Semana Sociocultural/ IM/ UFRRJ.1ª Semana Sociocultural/ IM/ UFRRJ. 2007. (Outra).
Debate sobre Turismo Sexual. 2007. (Outra).
Semana Brecht. 2006. (Seminário).
Comissão julgadora das bancas
FERREIRA, Roberto Guedes;GARCIA, Graciela B.; WANDERLEY, Marcelo da Rocha. Catolicismo de estrangeiros: portugueses, vencidario e Inquisição na Nova Espanha (1600-1630). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Anderson José Machado de Oliveira;WANDERLEY, M. R.; Claudia Rodrigues. Catolicismo de Estrangeiros. Portugueses, Vecindario e Inquisição Novo-Hispânica (1600-1630). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, A. J. M. de (orientador);RODRIGUES, C.; WANDERLEY, M. R.. "Extranjeros y vecinos": portugueses e vivências do catolicismo na Nova Espanha (1600-1630). 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em HIstória) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.
OLIVEIRA, Anderson J.M de.; WANDERLEY, M. R.;RODRIGUES, C.. Catolicismo de estrangeiros portugueses, vecindario e inquisição novo-hispânica QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em HIstória) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.
OLIVEIRA, A. J. M.RODRIGUES, C.; WANDERLEY, M. R.. Extranjeros y Vecinos: os portugueses e as vivências do catolicismo na Nova Espanha (1600-1630). 2013. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Marcelo da Rocha Wandereley;GUEDES, Roberto; Graciela Garcia. CATOLICISMO DE ESTRANGEIROS. PORTUGUESES, VECINDARIO E INQUISIÇÃO NA NOVA ESPANHA. 1600-1630. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Foi orientado por
Catolicismo de Estrangeiros na Nova Espanha; (1600-1650; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo da Rocha Wanderley;
Península Inter-Atlântica; Portugueses no Mundo Novo-Hispânico (1550-1700); 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marcelo da Rocha Wanderley;
Extranjeros y Vecinos: portugueses e vivências do catolicismo na Nova Espanha (1600-1630); 2013; Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Anderson José Machado de Oliveira;
Produções bibliográficas
-
VASCONCELLOS, E. S. . Vecindad x Extranjería: A religião como pilar da inserção portuguesa no México colonial. (1600-1630). In: XV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio, 2012, São Gonçalo-RJ. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio, 2012.
-
VASCONCELLOS, E. S. ; WANDERLEY, M. R. . Marinheiros e Santo Ofício: Uma breve análise dos processos contra marinheiros portugueses. Nova Espanha, Século XVII.. In: 3º Encontro Internacioal de História Colonial: Cultura, Poderes e Sociabilidades no Mundo Atlântico (séc. XV-XVIII), 2010, Recife-PE. 3º Encontro Internacional de História Colonial: 3 Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Poderes e Sociabilidades no Mundo Atlântico (séc. XV-XVIII). Recife-PE: Universitária UFPE, 2010. p. 312-317.
-
VASCONCELLOS, E. S. . Vecindad x Extranjería: A religião como pilar da inserção portuguesa no México colonial. (1600-1630). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VASCONCELLOS, E. S. . Os portugueses e a inquisição novo-hispânica no Archivo General de la Nación (AGN) do México. 1600-1630. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VASCONCELLOS, E. S. . Caso Antonio Rodriguez: Conflito étnico/religioso ou tensões sociais? (Nova Espanha, Séc. XVII). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VASCONCELLOS, E. S. . Inquisição e Estrangeiros: A trajetória de um marinheiro português processado pelo Santo Ofício novo-hispânico. Séc. XVII.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VASCONCELLOS, E. S. . Marinheiros e Santo Ofício: Uma breve análise dos processos contra marinheiros portugueses. Nova Espanha, Século XVII. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VASCONCELLOS, E. S. ; FIGUEIREDO, E. ; SILVA, F. L. ; DAVICO, T. C. . Cinema e Mundo Rural: a atuação dos líderes religiosos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VASCONCELLOS, E. S. ; SILVA, F. L. ; DAVICO, T. C. ; FIGUEIREDO, E. . História, Educação e Cinema: Atuações em conjunto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VASCONCELLOS, E. S. ; SILVA, F. L. ; FIGUEIREDO, E. . Identidade e Gênero: Algumas reflexões a partir dos cinemas hispânico e brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VASCONCELLOS, E. S. . Inquisição e Bigamia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VASCONCELLOS, E. S. . Estrangeiros e Vecinos: Dois modelos católicos. Nova Espanha, séc. XVII.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VASCONCELLOS, E. S. . Portugueses e Práticas Religiosas na Nova Espanha (séc. XVII). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
VASCONCELLOS, E. S. . Membro da equipe de elaboração de acervo digital de imagens e registros paroquiais.. 2011.
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2010
Gênero e discurso político: visões do feminino nas crônicas de Rui de Pina, Descrição: A pesquisa insere-se no âmbito de uma história político-cultural, no viés das relações de gênero e poder. O recorte temático da pesquisa consiste nas imagens de rainhas elaboradas pelo discurso produzido pela Dinastia de Avis em Portugal, com destaque para as crônicas de Rui de Pina, dentro de um quadro mais amplo dos perfis femininos configurados neste discurso (1385-1481). A análise de janeiro a junho de 2010 foi referente à Crônica de D. Afonso V. Tendo como alvo a elaboração de um banco de dados com os elementos femininos e um resumo da crônica, objetivos, esses, realizados com êxito. Neste mês foi-se realizada a pesquisa com carga horária total de 480 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Elisabete da Silva Vasconcellos - Integrante / Miriam Cabral Coser - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2010
Gênero e discurso político: visões do feminino nas crônicas de Rui de Pina, Descrição: A pesquisa insere-se no âmbito de uma história político-cultural, no viés das relações de gênero e poder. O recorte temático da pesquisa consiste nas imagens de rainhas elaboradas pelo discurso produzido pela Dinastia de Avis em Portugal, com destaque para as crônicas de Rui de Pina, dentro de um quadro mais amplo dos perfis femininos configurados neste discurso (1385-1481). A análise no mês de julho de 2010 foi referente à Crônica de D. Duarte. Tendo como alvo a elaboração de um banco de dados com os elementos femininos e um resumo da crônica, objetivos, esses, realizados com êxito. Neste mês foi-se realizada a pesquisa com carga horária total de 80 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Elisabete da Silva Vasconcellos - Integrante / Miriam Cabral Coser - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
A Península Inter Atlântica - Portugueses no mundo americano hispânico (Nova Espanha - 1550-1700)., Descrição: Há um expressivo contingente de portugueses residentes nos reinos americanos de Castela entre os séculos XVI e XVII, configurando uma importante comunidade de interesses na América, bem além do domínio territorial português no Brasil. Imersos em atividades de diferentes matizes, tais como o comércio, administração, atividades letradas e até mesmo inseridos em comunidades nativas de algumas regiões. A referida investigação se justifica então tendo em vista três aspectos basilares: 1. a escassez de estudos sistemáticos e aprofundados sobre a realidade das interações culturais ibéricas no mundo americano; 2. a perspectiva de tipificação dos diversos grupos lusitanos no Reino da Nova Espanha no período do Antigo Regime, analisando-se as vertentes da mobilidade portuguesa, seus projetos de vida, sua inserção ou relações com diferentes comunidades; 3. A construção de uma análise relacional do contexto dos passados imperiais ibéricos, sobretudo português, a partir não somente do tema da diáspora, mas em particular dos temas da adaptação e por conseguinte da interação política das comunidades lusitanas com os diversos grupos estabelecidos nas sociedades americanas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Elisabete da Silva Vasconcellos - Integrante / Marcelo da Rocha Wanderley - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Prêmios
2008
Menção Honrosa- XVIII Jornada de Iniciação Científica da UFRuralRJ, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - Atual
Prefeitura Municipal de ItaguaiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor DE- 4, Carga horária: 16
2008 - 2009
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Bolsita Faperj, Enquadramento Funcional: Pesquisador/ Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações:
Participação na pesquisa intitulada "Gênero e discurso político: visões do feminino nas crônicas de Rui de Pina", com ênfase na crônica de D. Affonso V, realizada no período de Janeiro a Junho de 2010. sob orientação da Professora Doutora Miriam Cabral Coser. A pesquisa insere-se no âmbito de uma história político-cultural, no viés das relações de gênero e poder. O recorte temático da pesquisa consiste nas imagens de rainhas elaboradas pelo discurso produzido pela Dinastia de Avis em Portugal, com destaque para as crônicas de Rui de Pina, dentro de um quadro mais amplo dos perfis femininos configurados neste discurso (1385-1481). As atividades realizadas nesta pesquisa se pautaram pela leitura do material produzido nas crônicas e a busca dos elementos femininos retratados, sendo elaborado um resumo de toda a fonte e um banco de dados com todas as personas femininas que foram mencionadas, assim como suas ações dentro do que é relatado.
Você é ELISABETE DA SILVA VASCONCELLOS?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ELISABETE DA SILVA VASCONCELLOS e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?