Wagner Alex Jann Favreto

Graduado em Química e Mestre em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutor em Ciências na Área de Química Analítica pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Responsável Técnico da Etapa Bioanalítica de Bioequivalência Farmacêutica na Biocinese - Centro de Estudos Biofarmacêuticos Ltda. Possui constante aperfeiçoamento técnico em preparação de amostras e técnicas cromatograficas com detecção ótica e por espectrometria de massas em eventos científicos, feiras analíticas, universidades, etc. Experiência e habilidades adquiridas: 1) Desenvolvimento de métodos bioanalíticos na área de preparação de amostras biológicas utilizando matriz de plasma, urina e sangue total. As principais técnicas de extração utilizadas são ELL-Extração Líquido-Líquido, Precipitação de Proteínas, SPE-Extração em Fase Sólida e derivatização. 2) Desenvolvimento de métodos analíticos e bioanalíticos instrumentais por cromatografia líquida com detecção ótica e espectrometria de massas. 3) Manutenção corretiva e preventiva de sistemas cromatográficos líquidos de alta/ultra performance com detectores óticos e espectrômetro de massas. 4) Desenvolvimento de métodos analíticos indicativos de estabilidade e aplicação de estudos de degradação forçada. 5) Identificação e caracterização de impurezas de estresse (degradação forçada), de evolução (produtos de degradação) e orgânicas (síntese) por UHPLC-MS/MS.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Química

2012 - 2016

Universidade Estadual de Maringá
Título: Desenvolvimento de métodos analíticos indicativo de estabilidade para dicloridrato de manidipino e montelucaste sódico por UHPLC-PDA e identificação das impurezas de estresse por UHPLC-ESI-MS/MS
Dr. Willian Ferreira da Costa.

Mestrado em Engenharia Quimica

2007 - 2008

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Fibra de Vidro Recoberta com ZnO como Suporte para Análise de Trihalometanos por HS-SPME-CG,Ano de Obtenção: 2008
Dr. Fernando Palú.Coorientador: Dr. Elvio Antônio de Campos. Palavras-chave: Fibra de Vidro; Óxido de Zinco; Micro Extração em Fase Sólida; HS-SPME-CG; Trihalometanos.

Graduação em Química Licenciatura

2001 - 2005

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Ensino de Modelos Atômicos e Estrutura Atômica utilizando ideias Construtivistas da Teoria da Aprendizagem Significativa e conceitos de Mapas Conceituais
Orientador: Dra. Silvia Denofre de Campos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Curso de Desenvolvimento de Fármacos. (Carga horária: 16h). , Universidade Corporativa - Uniprati, UNIPRATI, Brasil.

2012 - 2013

Programa Prati Power. (Carga horária: 82h). , Prati-Donaduzzi, PRATI-DONADUZZI, Brasil.

2011 - 2011

Caracterização de Degradação de Fármacos. (Carga horária: 8h). , 4 Congresso Brasileiro de Espectrometria de Massas 2011, BR MASS - 2011, Brasil.

2011 - 2011

Introdução à Espectrometria de Massas. (Carga horária: 40h). , Water Technologies do Brasil, WATERS, Brasil.

2011 - 2011

Oper. do Sistema: Acquity H-Class com Xevo TQ-S. (Carga horária: 8h). , Water Technologies do Brasil, WATERS, Brasil.

2010 - 2010

LC-MS/MS. (Carga horária: 12h). , Instituto Internacional de Cromatografia, IIC, Brasil.

2010 - 2010

Formação de Membros da CIPA. (Carga horária: 20h). , Biocinese Centro de Estudos Biofarmacêuticos Ltda, BIOCINESE, Brasil.

2009 - 2009

Operador Software LC-Solutions HPLC. (Carga horária: 4h). , Scientific Instrument CO., SINC, Brasil.

2007 - 2007

Estatística Aplicada. (Carga horária: 12h). , Prati, Donazuzzi & Cia Ltda, PRATI, DONAZUZZI, Brasil.

2007 - 2007

Farmacocinética e Bioequivalência. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Introdução à linguagem HTML. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Separação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Instrumentação Analítica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Química Bio-Inorgânica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FAVRETO, Wagner Alex Jann . VII Semana da Química da Unioeste - Toledo PR. 2004. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

LNBio/Waters - II Desafios analíticos atuais na indústria farmacêutica: Produto de Degradação. 2017. (Outra).

USP Global Education and Training: Espectrometria de Massas - Aplicações na Indústria Farmacêutica. 2015. (Encontro).

USP Global Education and Training: Impurezas e Estudos de Degradação Forçada. 2015. (Outra).

PES WORKSHOP: "The Role of Mass Spectrometry in Drug Discovery and Beyond". 2013. (Outra).

V BrMASS - Congresso Brasileiro de Espectrometria de Massas. Identification of degradation products in Linezolid by UPLC-QToF mass spectrometry. 2013. (Congresso).

I Encontro Latinoamericano em Bioanálises. 2012. (Encontro).

II Encontro de Ciência e Tecnologias Químicas.Palestra: Oportunidades para o profissional de química: aspectos favoráveis e desfavoráveis. 2012. (Encontro).

IV Congresso da BrMASS. Determinação de N-butylscopolamine em plasma humano por UPLC-ESI-MS/MS: aplicação para um estudo de bioequivalência. 2011. (Congresso).

EPEQuí - Encontro Paranaense de Estudantes de Química.Biomateriais a Base de Na2O-CaO-SiO2-P2O5: Porosidade e Biocompatibilidade. 2005. (Encontro).

VIII Semana da Química da Unioeste. 2005. (Outra).

XIV Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC.Porosidade em Biomateriais a base de Na2O-CaO-SiO2-P2O5. 2005. (Encontro).

VII Semana da Química da Unioeste. 2004. (Outra).

XII Encontro de Química da Região Sul. 2004. (Encontro).

XXIII ENEQUI - Encontro Nacional dos Estudantes de Química. 2004. (Encontro).

VI Semana da Química da Unioeste. 2003. (Outra).

V Semana de Química da Unioeste. 2003. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Sandra Cristina Girotto Pinto

ROSA, M. F.;FAVRETO, Wagner Alex Jann. Determinação de Aciclovir em plasma humano através de precipitação de proteínas por UHPLC-ESI-MS/MS: desenvolvimento, validação e aplicação em estudo de bioequivalência. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise Instrumental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Susanne Rath

Costa, W.F.; Pilau, E.J.; Oliveira, A.J.B.; Meurer, E.C.;Rath, Susanne. Desenvolvimento de métodos analíticos indicativo de estabilidade para mandipino e montelucaste por UHPLC-PDA e estudos de caracterização das impurezas de estresse por UHPLC-MS/MS. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.

Eduardo César Meurer

COSTA, W. F.; PILAU, E. J.; OLIVEIRA, A. J. B.;MEURER, E.C.; RATH, S.. Desenvolvimento de métodos analíticos indicativo de estabilidade para manidipino e montelucaste por UHPLC-PDA e estudos de caracterização de impurezas de estresse por UHPLC-MS/MS. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.

Eduardo Jorge Pilau

da Costa WF;PILAU, E J; OLIVEIRA, A. J. B.; MEURER, E. C.; RATH, S.. Desenvolvimento de métodos analíticos indicativo de estabilidade para manidipino e montelucaste por UHPLC-PDA e estudos de caracterização das impurezas de estresse por UHPLC-MS/MS. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.

Márcia Regina da Silva Fagundes

FAGUNDES-KLEN, M. R.Fagundes-Klen, Márcia Regina, Fagundes-klen, M.R.. Fibra de vidro recoberta com ZnO como suporte para análise de trihalometanos por HS-SPME-CG. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Arildo José Braz de Oliveira

Costa, W. F.; PILAU, E. J.;Oliveira, Arildo José Braz; Meurer, E. C.; Rath, S.. Desenvolvimento de métodos analíticos indicativo de estabilidade para manidipino e montelucaste por UHPLC-PDA e estudos de caracterização das impurezas de estresse por UHPLC-MS/MS. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.

Fernando Palú

PALÚ, F.; CAMPOS, E. A.; KLEN, M. R. F.. Fibra de vidro recoberta com ZnO como suporte para análise de trihalometanos por HS-SPME-CG. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Willian Ferreira da Costa

DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS ANALÍTICOS INDICATIVO DE ESTABILIDADE PARA MANIDIPINO E MONTELUCASTE POR UHPLC-PDA E ESTUDOS DE CARACTERIZAÇÃO DAS IMPUREZAS DE ESTRESSE POR UHPLC-MS/MS; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Willian Ferreira da Costa;

Fernando Palú

Fibra de vidro recoberta com ZnO como suporte para análise de trihalometanos por HS-SPME-CG; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Orientador: Fernando Palú;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DE LARA DE SOUZA, JULIETE GOMES ; TOLEDO, ADRIELI GORLIN ; WALERIUS, ADRIANA HELENA ; JANN FAVRETO, WAGNER ALEX ; DA COSTA, WILLIAN FERREIRA ; DA SILVA PINTO, FABIANA GISELE . Chemical Composition, Antimicrobial, Repellent and Antioxidant Activity of Essential Oil of Zanthoxylum caribaeum Lam. Journal of Essential Oil Bearing Plants , v. 22, p. 1-11, 2019.

  • CRIPPA, JOSÉ ALEXANDRE S. ; ZUARDI, ANTONIO WALDO ; HALLAK, JAIME EDUARDO CECÍLIO ; MIYAZAWA, BRUNA ; BERNARDO, SANDRA APARECIDO ; DONADUZZI, CARMEM MARIA ; GUZZI, SILVANE ; FAVRETO, Wagner Alex Jann ; CAMPOS, ALLINE ; QUEIROZ, MARIA EUGÊNIA C. ; GUIMARÃES, FRANCISCO S. ; DA ROSA ZIMMERMANN, PATRÍCIA MOURA ; RECHIA, LETÍCIA MELLO ; JOSE TONDO FILHO, VOLNEI ; BRUM JUNIOR, LIBERATO . Oral Cannabidiol Does Not Convert to - 8 -THC or - 9 -THC in Humans: A Pharmacokinetic Study in Healthy Subjects. Cannabis and Cannabinoid Research , v. 1, p. 1-10, 2019.

  • FAVRETO, Wagner Alex Jann ; FERREIRA, C. S. ; BREDA, M. B. ; PERCIO, M. F. ; GUZZI, SILVANE . Determination of N-Butylscopolamine in Human Plasma by Solid-Phase Extraction and UHPLC-ESI-MS/MS: Development, Validation and Application to a Bioequivalence Study. Journal of Bioequivalence Studies , v. 5, p. 1-13, 2019.

  • BRUM JUNIOR, LIBERATO ; DA ROSA ZIMMERMANN, PATRÍCIA MOURA ; WEBLER, E. M. ; JANN FAVRETO, WAGNER ALEX ; GUZZI, SILVANE ; DONADUZZI, C. M. ; RECHIA, LETÍCIA MELLO ; DONADUZZI, A. L. B. . Relative bioavailability study of Riluzole 50 mg tablet in human plasma using UHPLC-MS/MS. Current Topics in Analytical Chemistry , v. 11, p. 81-89, 2019.

  • PINTO, S. C. G. ; FAVRETO, Wagner Alex Jann ; FERREIRA, C. S. ; GUZZI, SILVANE ; BRUM JUNIOR, L. ; DONADUZZI, C. M. ; ROSA, M. F. . Determination of Acyclovir in Human Plasma by Protein Precipitation and UHPLC-ESI-MS/MS: Development, Validation and Application to a Bioequivalence Study. Journal of Bioequivalence Studies , v. 5, p. 1-13, 2019.

  • PIRES, VANESSA ARANEGA ; CARDOZO-JUNIOR, EUCLIDES LARA ; ORTMANN, CAROLINE FLACH ; MARASCHIN, JHONATAN CHRISTIAN ; FAVRETO, Wagner Alex Jann ; DONADUZZI, CARMEN MARIA ; REGINATTO, FLÁVIO HENRIQUE ; ASSREUY, JAMIL . Lipid-lowering and antiatherogenic effects of Vitex megapotamica (Spreng.) Moldenke in a mice experimental model. JOURNAL OF ETHNOPHARMACOLOGY , v. 215, p. 14-20, 2018.

  • FAVRETO, Wagner Alex Jann ; Pugens Pinto, Ana Maria ; Manfio, Josélia Larger ; HOSS, I. ; PRISTCH, M. C. ; BORDIGNON, S. F. . Development and Validation of an Ultra-Performance Liquid Chromatography/Electrospray Ionization-Tandem Mass Spectrometry Bioanalytical Method for Quantifying Clonazepam in Human Plasma. Journal of AOAC International , v. 96, p. 745-750, 2013.

  • FAVRETO, Wagner Alex Jann ; Pugens Pinto, Ana Maria ; Manfio, Josélia Larger ; Fiametti, Karina Graziella ; Percio, Maycon Fernando ; Santos, Mauricio Bedim dos . Development and validation of a UPLC-ESI-MS/MS method for the determination of N-butylscopolamine in human plasma: Application to a bioequivalence study. DRUG TEST ANAL , v. 4, p. 215-221, 2012.

  • CAMPOS, S. D. de ; CAMPOS, E. A. de ; FAVRETO, Wagner Alex Jann ; CARNEIRO, L. B. ; PAZINATTO, J. . Influence of the zirconium and titanium oxides on bioactivity of materials constituted by Na2O-CaO-P2O5-SiO2. Orbital: the Electronic Journal of Chemistry , v. 3, p. 180-187, 2012.

  • MANFIO, J. L. ; SANTOS, M. B. dos ; FAVRETO, Wagner Alex Jann ; WEICH, A. ; PUGENS, A. M. ; DONADUZZI, C. M. . Bioequivalence study of two formulations of 100 mg capsule of itraconazole. Arzneimittel-Forschung , v. 60, p. 157-161, 2010.

  • Duarte, Adriana Pereira ; de Campos, Elvio Antonio ; Schneider, Ricardo ; de Campos, Sílvia Denofre ; Cottica, Solange Maria ; FAVRETO, Wagner Alex Jann . ZnO-coated glass fibers for the analysis of trihalomethanes by headspace-solid phase microextraction-gas chromatography. Talanta (Oxford) , v. 83, p. 549-552, 2010.

  • MANFIO, J. L. ; SANTOS, M. B. dos ; FAVRETO, Wagner Alex Jann ; HOFFMANN, F. I. ; MERTIN, A. C. . Validation of a LC-MS/MS method for the determination of scopolamine butylbromide in human plasma: application to bioequivalence study. JOURNAL OF AOAC INTERNATIONAL , v. 92, p. 1366-1372, 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FAVRETO, Wagner Alex Jann ; CAMPOS, E. A. de ; CAMPOS, S. D. de ; PALÚ, F. ; SCHNEIDER, R. . Fibra do Vidro Li2O-BaO-ZrO2-SiO2 Recoberto com Óxido de Zinco Como Adsorvente Para Microextração em Fase Sólida. 2009.

FAVRETO, Wagner Alex Jann ; PERCIO, M. F. . Desenvolvimento, validação e aplicação de método bioanalítico por UPLC-ESI-MS/MS para amostras de pacientes de estudo clínico de Canabidiol. 2018.

FAVRETO, Wagner Alex Jann ; PUGENS, A. M. ; PRISTCH, M. C. ; PERCIO, M. F. ; BRUM JUNIOR, L. ; MANFIO, J. L. . Desenvolvimento, validação de métodos bioanalíticos por HPLC-MS/MS e UPLC-MS/MS para estudo de biodisponibilidade comparativa entre formulações farmacêuticas (entre 2006 e 2018). 2018.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Biocinese Centro de Estudos Biofarmacêuticos Ltda. , Avenida Maripá, 4253, Centro, 85901000 - Toledo, PR - Brasil, Telefone: (45) 21031900, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2019

Biocinese Centro de Estudos Biofarmacêuticos Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Resp. Téc. Etapa Analítica Bioequivalência, Carga horária: 44

Outras informações:
Atividades desenvolvidas: 1) gestão de pessoas. 2) elaboração de orçamentos. 3) gestão técnica com auxílio no desenvolvimento de metodologias bioanalitícas para estudos de bioequivalência e farmacocinéticos. 4) Gestão técnica com auxílio no desenvolvimento de metodologias para análise pre-bioequivalência utilizando Aparato IV. 5) Revisão de documentos gerais como metodologias, Procedimento Operacional Padrão, Relatórios Analíticos e Bioanalíticos, etc. 6) Manutenção corretiva e preventiva em equipamentos.

2009 - 2015

Biocinese Centro de Estudos Biofarmacêuticos Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 44

Outras informações:
Atividades desenvovlidas: 1) Responsável pela Equipe de CIPA. 2) Pesquisa, levantamento bibliográfico e orçamentos para execução de estudos de bioequivalência farmacêutica. 3) Desenvolvimento de métodos bioanalíticos extrativos em amostras biológicas utilizando matriz de plasma, urina e sangue total por ELL-Extração Líquido-Líquido, Precipitação de Proteínas, SPE-Extração em Fase Sólida e derivatização.4) Desenvolvimento de métodos bioanalíticos cromatográficos por HPLC-MS/MS e UPLC-MS/MS. 5) Manutenção corretiva e preventiva de HPLC, UPLC e espectrômetro de massas. 6) Revisão e acompanhamento de manutenção preventiva e qualificação de sistemas LC-MS/MS. 7) Equipamentos com experiência do fabricante Waters: HPLC Alliance 2695 acoplado a MS/MS Quatro Micro API; UPLC Acquity acoplado a MS/MS Quattro Premier XE; UPLC Acquity H-Class FTN acoplado a MS/MS Xevo TQ-S;

2007 - 2009

Biocinese Centro de Estudos Biofarmacêuticos Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 44

Outras informações:
Atividades desenvolvidas: 1) Responsável pela Equipe de Biossegurança. 2) Pesquisa, levantamento bibliográfico e orçamentos para execução de estudos de bioequivalência farmacêutica. 3) Desenvolvimento de métodos bioanalíticos extrativos em amostras biológicas utilizando matriz de plasma, urina e sangue total por ELL-Extração Líquido-Líquido, Precipitação de Proteínas. 4) Desenvolvimento de métodos bioanalíticos cromatográficos por HPLC-PDA, HPLC-RF, HPLC-MS/MS e UPLC-MS/MS. 5) Manutenção corretiva e preventiva de HPLC, UPLC e espectrômetro de massas. 6) Revisão e acompanhamento de manutenção preventiva e qualificação de sistemas LC-MS/MS. 7) Equipamentos com experiência do fabricante Waters: HPLC Alliance 2695 acoplado a MS/MS Quatro Micro API; UPLC Acquity acoplado a MS/MS Quattro Premier XE;

2006 - 2006

Biocinese Centro de Estudos Biofarmacêuticos Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratório, Carga horária: 44

Outras informações:
Atividades desenvolvidas: 1) preparo de soluções diversas; 2) preparação de amostras biológicas para análise cromatográfica; 3) descarte de materiais e resíduos contaminados; 4) organização e limpeza do laboratório, vidrarias entre outros.

Atividades

  • 06/2006 - 12/2019

    Pesquisa e desenvolvimento , Biocinese Centro de Estudos Biofarmacêuticos Ltda, .,Linhas de pesquisa

2018 - 2018

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: -, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Docente da disciplina de modelagem molecular aplicado ao desenvolvimento de fármacos no curso de residência em farmácia da Unioeste / Campus Cascavel em parceria com a indústria farmacêutica Prati & Donaduzzi. Carga horária da disciplina: 55 horas

2005 - 2006

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Bolsita PIBIC/CNPq/Unioeste, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de trabalho de Iniciação Científica, intitulado "Sintese de biovidro e estudo da biocompatibilidade em presença de solução que simula o plasma sanguineo", sob orientação da professora Dra. Silvia Denofre de Campos.

2005 - 2005

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Bolsista PIBIC/CNPq/Unioeste, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de trabalho de Iniciação Científica, intitulado "Biomateriais a base de Na2O-CaO-P2O5-SiO2: Porosidade e Biocompatibilidade", sob orientação da professora Dra. Silvia Denofre de Campos.

2020 - Atual

Prati, Donazuzzi & Cia Ltda, PRATI

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 44

Outras informações:
Pesquisador de aplicações de cromatografia líquida de ultra eficiência acoplada a espectrometria de massas sequencial (UHPLC-MS/MS) na industria farmacêutica. Principais aplicações: -Investigação e proposta de identificação/caracterização de impurezas inespecíficas em matéria prima e produto acabado. -Desenvolvimento e validação de métodos analíticos para impurezas específicas. -Desenvolvimento e validação de métodos analíticos para validação de limpeza. -Desenvolvimento de métodos analíticos para investigação de excipientes (análise reversa de formulação).