Luciana Silva Almeida

Graduada em Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Mestranda em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Genética e Biologia Molecular

2014 - Atual

Universidade Estadual de Santa Cruz
Orientador: Abelmon da Silva Gesteira;Coorientador: Tahise Magalhães de Oliveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Graduação em Licenciatura em Biologia

2009 - 2014

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Título: MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O TRABALHO ESCOLAR COM ESTUDANTES QUE VIVEM COM DOENÇA FALCIFORME
Orientador: Susana Couto Pimentel

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Plantas Medicinais. (Carga horária: 3h). , Associação Brasileira de Educação a Distância.

2013 - 2013

CONCEITOS E TÉCNICAS EM RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRA. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

2013 - 2013

MÓDULO DE CONTROLE SOCIAL PARA CONSELHEIROS. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação.

2012 - 2012

Capacitação em Triagem Neonatal. (Carga horária: 8h). , Assosiação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

2012 - 2012

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação.

2012 - 2012

Investigação laboratorial de hemoglobinopatias. (Carga horária: 80h). , Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador.

2011 - 2011

Sustentabilidade, um valor para a nova geração.. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas.

2010 - 2010

Extensão universitária em METODOLOGIA CIENTÍFICA: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMEN. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2010 - 2010

Serpentes e Ofidismo. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2010 - 2010

O uso das TIC´s na educação presencial e a distân. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

2010 - 2010

Evolução Humana. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

2010 - 2010

Unidades de Conservação: Como criar e como gerir. (Carga horária: 11h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2010 - 2010

Taxonomia de grandes grupos - Gesneriaceae. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Espírito Santo.

2009 - 2009

Preservação e Recuperação Ambiental. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2003 - 2005

English Courses. (Carga horária: 250h). , FISK English Courses.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DOENÇA FALSIFORME. 2013. (Simpósio).

JORNADA PEDAGÓGICA DO MUNICÍPIO DE MUTUÍPE - BAHIA. 2013. (Encontro).

SEMANA DE BIOLOGIA. 2013. (Outra).

Colóquio sobre Inclusão no Ensino Superior: Construindo caminhos para desconstrução de barreiras. 2013. (Outra).

Fórum Internacional 20 de Novembro e VI Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do RecôncavoR. 2012. (Outra).

I Encontro sobre Estágio Curricular nas Licenciaturas: Aproximando a Universidade da Escola.. 2011. (Simpósio).

III Semana de Extensão da UFRB. 2011. (Encontro).

II Jornada de Extensão Universitária da Bahia. 2011. (Encontro).

I RECITEC RECÔNCAVO. 2011. (Outra).

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2010. (Congresso).

XXX Encontro Regional de Botânicos e II Jornada Capixaba de Botânica. 2010. (Congresso).

I Seminário sobre Agentes Infecciosos e Parasitários do Recôncavo da Baiano.. 2010. (Seminário).

I Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da UFRB.. 2010. (Encontro).

I Semana de Biologia da UFRB. 2010. (Encontro).

II Seminário PROCOBIO. 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fátima Cerqueira Alvim

Alvim, Fátima C.; Gesteira, A.; Oliveira, OLS. Estudo da expressão de genes potencilamente envolvidos com floração em um híbrido de citros de florescimento precoce. 2016.

Ohana Luíza Santos de Oliveira

GESTEIRA, A. S.; ALVIM, F. C.;OLIVEIRA, O. L. S.. Estudo da expressão de genes potencialmente envolvidos com floração em um híbrido de citros de florescimento precoce. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Alessandra Santana Soares e Barros

PIMENTEL, S. C.; COUTO, F. D.;BARROS, A. S. S.. Mediações pedagógicas para o trabalho escolar com estudantes que vivem com a doença falciforme. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Fabio David Couto

Pimentel, S.C.;Couto, F.D.; Barros, A.S.S.. Mediações Pedagógicas para o Trabalho Escolar com Estudantes que Vivem com a Doença Falciforme. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Karen Tôrres Corrêa Lafetá de Almeida

MORI, F. P.; ANDRADE, C. O.;ALMEIDA, K. T. C. L.. Relações Humanas no Ambiente de Trabalho Sobre uma Perspectiva Ética em uma Análise da Organização.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Santo Agostinho.

Christiane Oliveira Andrade

MORI, F. P.;ANDRADE, C. O.; ALMEIDA, K. T. C. L.. Relações humanas no ambiente de trabalho sobre uma perspectiva ética em uma análise de organização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Santo Agostinho.

Dayse Drielly Souza Santana Vieira

GESTEIRA, A. S.; ALVIM, F. C.; MICHELI, F. F. L.;VIEIRA, DAYSE DRIELLY SOUZA SANTANA. Estudo da expressão do gene FT envolvido com a floração na planta de origem híbrida [(LCR x CTYM-005) x MCP-011]. 2016. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Susana Couto Pimentel

PIMENTEL, S. C.PIMENTEL, S. C.; BARROS, A.S.S.; COUTO, F. D.. Mediações pedagógicas para o trabalho escolar com estudantes que vivem com a doença falciforme. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fabio David Couto

Mediações Pedagógicas para o Trabalho Escolar com Estudantes que Vivem com a Doença Falciforme; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio David Couto;

Fabio David Couto

Epidemiologia Molecular da Daença Falciforme no Município de Cruz das Almas-Bahia; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio David Couto;

Fabio David Couto

A contribuição do docente em sala de aula para a popularização dos conhecimentos sobre doença falciforme; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio David Couto;

Fabio David Couto

Monitoria Remunerada na disciplina Biologia Celular e Molecular do curso de bacharelado em Biologia; 2011; Orientação de outra natureza; (Biologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio David Couto;

Abelmon da Silva Gesteira

Efeito do porta-enxerto na redução do período juvenil de híbridos de citros; 2014; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Abelmon da Silva Gesteira;

Tahise Magalhaes de Oliveira

Efeito do porta-enxerto no período juvenil de híbridos de citros; 2014; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Tahise Magalhães de Oliveira;

Alex Alan Furtado de Almeida

Efeito do porta-enxerto na redução do período juvenil de híbridos de citros; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Alex Alan Furtado de Almeida;

Susana Couto Pimentel

MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O TRABALHO ESCOLAR COM ESTUDANTES QUE VIVEM COM A DOENÇA FALCIFORME; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Susana Couto Pimentel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, L. S. ; COUTO, FD . Capacitação de docentes para a popularização dos conhecimentos sobre Doença Falciforme no Recôncavo da Bahia: Resultados preliminares da experiência em Cruz das Almas.. In: I Simpósio Baiano de Licenciaturas., 2011, Vitória da Conquista. I Simpósio Baiano de Licenciaturas.. Vitória da Conquista: Ediatora UESB, 2011.

  • ALMEIDA, L. S. ; COSTA, A. P. C. . O ENSINO DA ECOLOGIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL NA CIDADE DE MUTUÍPE - BA. In: SEMANA DE BIOLOGIA 2013 UESB, 2013, JEQUÉ. SEMANA DE BIOLOGIA UESB 2013, 2013.

  • ALMEIDA, L. S. ; COUTO, FD . LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DE DISCENTES QUE VIVEM COM DOENÇA FALCIFORME NO MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS - BA. In: SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, 2013, CRUZ DAS ALMAS. CEPIP, 2013.

  • ALMEIDA, L. S. ; COUTO, FD . Capacitação de docentes para a popularização dos conhecimentos sobre Doença Falciforme no Recôncavo da Bahia: Resultados preliminares da experiência em Cruz das Almas.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALMEIDA, L. S. ; BARRETO, E. R. . EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALMEIDA, L. S. . A CONTRIBUIÇÃO DO DOCENTE EM SALA DE AULA PARA A POPULARIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE DOENÇA FALCIFORME NAS ESCOLAS. 2012. .

ALMEIDA, L. S. ; BARRETO, E. R. . ECOLOGIA NAS ESCOLAS. 2012. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Efeito do porta-enxerto na redução do período juvenil de híbridos de citros, Descrição: As plantas que pertencem ao gênero Citrus apresentam grande valor comercial. No Brasil, a produção de laranja em 2013 foi superior a 16 milhões de toneladas. Algumas características são buscadas por agricultores para produzir frutos com maior qualidade, as quais podem ser obtidas pelo melhoramento genético. O melhoramento genético dos citros possui particularidades que o distinguem da maioria daqueles outros dirigidos a espécies cultivadas. A inexistência de barreiras reprodutivas entre distintas espécies de Citrus e entre estas e gêneros afins a alta heterozigosidade, etc. Por outro lado, o longo período pré-reprodutivo apresentado por plantas oriundas de sementes, que não raramente demandam sete ou mais anos para atingir a maturidade, constituem desafios que, entre outras peculiaridades, tornam o melhoramento genético dos citros extremamente difícil, complexo e, ao mesmo tempo, instigante. O PMG Citros da Embrapa Mandioca e Fruticultura selecionou um híbrido com período juvenil curto, aproximadamente um ano. O objetivo deste trabalho é investigar o potencial deste hibrido como porta-enxerto de na redução do período juvenil de variedades copas visando acelerar o melhoramento genéticos de citros. Neste sentido, plântulas de laranjeira Valencia , oriunda de sementes, serão utilizadas como variedade copa em combinação com porta-enxerto limoeiro Cravo e híbrido visando estudar a importância do porta-enxerto na redução do período juvenil. As análises da expressão de genes referentes à indução de florescimento serão realizadas por meio da técnica de qPCR. A análise estatística da expressão dos genes em diferentes tempos também será feita. Espera-se, com o desenvolvimento deste projeto, obter o perfil de porta-enxertos na redução do período juvenil dos enxertos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciana Silva Almeida - Coordenador / Abelmon da Silva Gesteira - Integrante.

  • 2012 - 2013

    EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR DA DOENÇA FALCIFORME NO MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS - BAHIA, Descrição: A doença falciforme (DF) é a alteração genética de maior prevalência no Brasil, e na Bahia, representa um problema de saúde pública importante, com um a cada 650 nascimentos. Devido à escassez de dados sobre a DF no município de Cruz das Almas, foram propostos os objetivos de identificar a cobertura escolar das pessoas que vivem com DF, estimando as taxas de distorções idade/série e relacionar a frequência de eventos clínicos com as taxas de rendimento escolar, e verificar se há no município ações desempenhadas pelos sistemas públicos de ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciana Silva Almeida - Integrante / Fabio David Couto - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional