Lívio Silva de Oliveira

Estagiário de pós-doutorado, Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS-UFRGS), tendo sido bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES-PROEX) entre 2012/1 e 2018/1. Possui Especialização em Sociologia Política e Cultura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Candido Mendes - Instituto de Humanidades. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania, ligado ao IFCH - UFRGS e ao Grupo de Pesquisa Sociologia Urbana e Internacionalização das Cidades (GPSUIC - UFRGS). Membro externo e pesquisador no grupo de pesquisa Questão agrária, urbana e ambiental e Observatório dos Conflitos da Cidade, da Universidade Católica de Pelotas (GEP-UCPel) e do Instituto de Estudios en Comunicación, Expresión y Tecnologías (IECET - CONICET Argentina y Universidad Nacional de Córdoba). Membro do Grupo de Trabalho Violencias, Políticas de Seguridad y Resistencias, do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), período 2019-2022. Foi Professor Substituto Associado no curso de graduação em Turismo (2019/1 e 2019/2) e da especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional (2019/2) na Faculdade de Administração e Turismo da Universidade Federal de Pelotas (FAT-UFPel). Atualmente é membro da equipe de coordenação e da equipe docente do Diploma Superior "Seguridad, violencia y democracia", do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO).

Informações coletadas do Lattes em 16/09/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

2014 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A sociedade urbana e o direito à cidade no Rio de Janeiro: entre o ideal global e o real local no contexto de mundialização das violências
José Vicente Tavares dos Santos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Território; Marginalização; Segurança; Urbanismo; Violencia.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Sociologia

2012 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Limites e potencialidades da participação civil na segurança pública: um estudo de caso sobre as equipes técnicas do Território de Paz no Guajuviras,Ano de Obtenção: 2014
José Vicente Tavares dos Santos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Território; Estigma; Crime; Vitimização; Cidadania.

Especialização em Sociologia Política e Cultura

2009 - 2009

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Corrupção e Reforma Política: Eleições Municipais da cidade do Rio de Janeiro em 2008 - Um Estudo de Caso
Orientador: Paulo Mesquita d'Avila Filho

Graduação em Ciências Sociais

2005 - 2008

Universidade Candido Mendes
Título: O AI-5 e o Estado de Direito: Paradoxo de uma relação
Orientador: Professora Doutora Neiva Vieira da Cunha
Bolsista do(a): Programa universidade para todos, PROUNI, Brasil.

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em Segunda Oficina de Grupos Focais. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2013 - 2013

O Policiamento Comunitário e os Grandes Eventos. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2012 - 2012

As Formas Elementares: 100 Anos de um Clássico. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Conflitos e Relações Internacionais. (Carga horária: 20h). , Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.

2008 - 2008

1968 -40 anos depois: Memória e História. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Francês Básico I. (Carga horária: 45h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2005 - 2006

Espanhol. (Carga horária: 240h). , Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.

2005 - 2005

Oficina lingüística. (Carga horária: 15h). , Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Violência.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Antropologia Urbana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Jurídica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Políticas Públicas.

Organização de eventos

SILVA DE OLIVEIRA, L. . XVII Congresso Brasileiro de Sociologia. 2015. (Congresso).

OLIVEIRA, L. S. . 6 Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 2012. (Congresso).

Participação em eventos

UK - Brazil Knowledge Frontiers Symposium Urban Violence.Identities, Communities and Manners of Experiencing Violence and Responding to Interventions. 2020. (Simpósio).

19 Congresso Brasileiro de Sociologia. Greve de Policiais: reivindicações e reconhecimento. 2019. (Congresso).

I Colóquio Decolonialidade e Direitos Humanos na América Latina.Reconfiguração territorial do Rio de Janeiro por meio das UPPs: o que restou de um projeto de competição urbana global baseada em políticas de segurança pública?. 2019. (Outra).

Semana da Consciência Negra: Representatividade, Luta e Combate ao Racismo.Palestrante em Roda de Conversa na FAT-UFPel. 2019. (Outra).

VI Jornada Brasileira de Sociologia. Programa que deu certo? Um estudo de caso sobre as Unidades de Polícia Pacificadora na cidade do Rio de Janeiro.. 2019. (Congresso).

XXXII Congreso Internacional ALAS. Los dilemas y las contradicciones entre el derecho a la ciudad y el derecho a la seguridad en Río de Janeiro ? un análisis de un proyecto de competición urbana global desde América Latina.. 2019. (Congresso).

130 ANOS DE ABOLIÇÃO INCOMPLETA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL 30 ANOS DE CONSTITUIÇÃO CIDADÃ entre exclusão e representatividade.Política de drogas e racismo no Brasil: quais caminhos para o futuro?. 2018. (Seminário).

Ciclo Eleições Presidenciais 2018 - Agenda.Sociedade: o povo brasileiro como principal protagonista. 2018. (Outra).

18 Congresso Brasileiro de Sociologia. Materialidades, simbolismos e representações na reconfiguração do espaço urbano no Rio de Janeiro: o estudo de caso da Cidade da Polícia. 2017. (Congresso).

SEMINÁRIO LUIZA BAIRROS - ESCRAVIDÃO, MEMÓRIA E VERDADE NO BRASIL E NOS EUA.O racismo como produto do Estado. 2017. (Seminário).

I Simpósio de Pesquisa do Laboratório de Etnografia Metropolitana lita.Construção, desconstrução e reconstrução de um território violento: estigmas e reconhecimento no município de Canoas/RS. 2016. (Simpósio).

Os Dilemas da Desigualdade na América Latina. 2016. (Outra).

Seminário Internacional Violência, Conflitos Sociais e Cidadania.Conflitos urbanos e administração de crises: o processo de transformação do Rio de Janeiro em cidade global.. 2016. (Seminário).

Seminário Internacional Violência, Conflitos Sociais e Cidadania.Cidades, Territórios, Crime e Violências. 2016. (Seminário).

V Seminário Discente PPGS/UFRGS.Entre anjinhos e diabinhos: análise sobre o PROTEJO do Quadrante Nordeste de Canoas. 2016. (Seminário).

Ações Afirmativas e Política de Cotas na UFRGS ? balanço e perspectivas.Abordagem sociológica e criminológica. 2015. (Outra).

A Sociologia do Direito em Movimento: Perspectivas da América Latina.O lugar da segurança pública no processo de uma justiça de transição no Brasil: heranças, tensões e desafios futuros. 2015. (Seminário).

O trabalho no Brasil - Questão Étnico-Racial, Gênero, e Juventude. 2015. (Seminário).

Palestra - Mercado versus Democracia: reflexões sobre a democracia anglo-saxã. 2015. (Outra).

IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, 2014, Rio de Janeiro. IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. América Latina: Espaços e Pensamentos: Corpos Locais e Mentes Globais Sociedade-Política-Economia e Cultura. OS TERRITÓRIOS DE PAZ E A PERSPECTIVA DE UMA SEGURANÇA CIDADÃ NO BRASIL. 2014. (Congresso).

IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, 2014, Rio de Janeiro. IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. América Latina: Espaços e Pensamentos: Corpos Locais e Mentes Globais Sociedade-Política-Economia e Cultura. PORTO ALEGRE E AS MANIFESTAÇÕES SOCIAIS: ALGUNS ANTECEDENTES E DESDOBRAMENTOS. 2014. (Congresso).

II JORNADA DE ESTUDOS SOBRE DITADURAS E DIREITOS HUMANOS.SEGURANÇA PÚBLICA EM DOIS ATOS: DA POLÍCIA DE REPRESSÃO À POLÍCIA DE APROXIMAÇÃO. 2013. (Outra).

I Seminário Latino-Americano de Sociologia da Violência e Direitos Humanos no Século XXI: (Re) Construindo a Segurança Pública com Cidadania.Continuidades e descontinuidades da participação civil no processo de segurança pública: um estudo de caso da região metropolitana de Porto Alegre. 2013. (Seminário).

V SEMINÁRIO NACIONAL DE CIÊNCIA POLÍTICA - A Construção da Ciência Política na América Latina.Uma Outra Perspectiva de Política de Segurança Pública: Territórios da Paz?. 2013. (Seminário).

Workshop Delito y Sociedad 2013.Seguridad Pública en dos tiempos: de la policía de represión a la policía ciudadana. 2013. (Outra).

X Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e VI Mostra de Trabalhos Jurídicos Científicos.O NOVO PARADIGMA DE SEGURANÇA PÚBLICA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA: UM OLHAR SOCIOLÓGICO. 2013. (Seminário).

III ENCONTRO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS (UFPel). Caso de Polícia? Alternativas de participação cidadã Políticas Públicas de Segurança em territórios marginalizados e criminalizados.. 2012. (Congresso).

Seminário Internacional Sociologias do Século 21 (PPGS-UFRGS). 2012. (Seminário).

IV Semana de História da UNIRIO.Cidadania e marginalidade: violência como criação de identidade sociais e políticas no Brasil. 2009. (Seminário).

XIV Congresso Brasileiro de Sociologia - Sociologia: Consensos e controvérsias. O AI-5 e o Estado de Direito: Paradoxo de uma relação. 2009. (Congresso).

1968 - 40 ANOS DEPOIS: MEMÓRIA E HISTÓRIA (IFCS - UFRJ). 2008. (Seminário).

I Congresso Internacional de Estudos das Américas. Os militares e a redemocratização no Brasil. 2008. (Congresso).

IV Semana de Arte e Cultura (IH -UCAM).O movimento estudantil brasileiro: Análise de uma agente político e sua história. 2008. (Outra).

OS CASSADOS (UFF). 2008. (Seminário).

Seminário América do Sul em debate: Perspectivas de Integração (IFCS-UFRJ). 2008. (Seminário).

VI Feira de Cultura, Ciência e Tecnologia (ETER/ FAETEC).A relação da Literatura e das Ciências Humanas no Brasil. 2008. (Outra).

XXIII ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS SOCIAIS (UFBA).O MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO: ANÁLISE DE UM AGENTE POLÍTICO E SUA HISTÓRIA. 2008. (Encontro).

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE HISTÓRIA (UFSJ). 2008. (Encontro).

ENCERRAMENTO DO ANO CULTURAL DA MARINHA - 2007 (MARINHA DO BRASIL). 2007. (Outra).

III SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IH - UCAM)."PENSAMENTO SOCIALISTA NA AMÉRICA LATINA NO SÉCULO XX". 2007. (Outra).

III SEM DE INICI CIENTÍFICA - (GAPCon) PROJETOS E AGENDA (IH - UCAM). 2007. (Outra).

CAPITÃES DE ABRIL (IH - UCAM). 2006. (Outra).

COMO FAZER AULAS DINÂMICAS ATRAVÉS DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA (ESEI - FAETEC). 2006. (Oficina).

III CAFÉ LITERÁRIO - DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA (ESEI - FAETEC)."ORIGENS DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA". 2006. (Encontro).

II SEMANA PIC - PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO RIO DE JANEIRO (IH - UCAM). 2006. (Outra).

IV CAFÉ LITERÁRIO (ESEI -FAETEC)."POLÍTICA DE HOMOGENEIZAÇÃO ANGLO-AMERICANA". 2006. (Encontro).

PALESTRA: HISTÓRIA E ESTÓRIA: OS FRANCESES NAS ENCRUZILHADAS (IH -UCAM). 2006. (Outra).

DOMINAÇÃO DE CLASSE E DO GÊNERO: REFERÊNCIAS (IH - UCAM). 2005. (Outra).

II JORNADA PEDAGÓGICA (ESEI - FAETEC). 2005. (Outra).

OFICINA LINGÜÍSTICA (ESEI - FAETEC). 2005. (Oficina).

SEMANA DE HUMANIDADES: O SIGNIFICADO DO HOLOCAUSTO NAZISTA (IH - UCAM). 2005. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Lucas dos Santos Giacomel

FERREIRA, L. J. V. N.; RAMOS, M. G. G.;SILVA DE OLIVEIRA, L.. A problemática do custeio previdenciário e a sua posição na agenda governamental: estudo de caso a partir da análise orçamentária nos Executivos Municipais de Rosário do Sul, Porto Lucena e Gravataí. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Juliano Lobato Colla

FACHINETTO, R. F.;SILVA DE OLIVEIRA, L.; PIMENTA, M. M.. AS HISTÓRIAS QUE ELES CONTAM E COMO ELES CONTAM AS HISTÓRIAS: Produção de verdade em Inquéritos de homicídios de jovens em Porto Alegre/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

ESTIVALET, A. G.;SILVA DE OLIVEIRA, L.; ALVES, D. S.. Banca de seleção de professor de Sociologia IF Farroupilha. 2016. Instituto Federal Farroupilha.

SILVA DE OLIVEIRA, L.. Sociólogos do Futuro. 2015. Sociedade Brasileira de Sociologia.

Comissão julgadora das bancas

Sandro Ruduit Garcia

RUDUIT GARCIA, S.; Teixeira, A. N.; Pimenta, Melissa M.. Representações sociais nos Territórios de Paz na Região Metropolitana de Porto Alegre. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luciano Joel Fedozzi

FEDOZZI, Luciano.; Teixeira, Alex N.; SISSIM, D.. Os conflito sociais entre a cidade ideal e a cidade real: a divisão territorial do Rio de Janeiro a partir da UPPs.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Melissa de Mattos Pimenta

PIMENTA, M. M.TAVARES DOS SANTOS, J. V.; MADEIRA, L. M.; FACHINETTO, R. F.. Limites e Potencialidades da Participação Civil na Segurança Pública: um estudo de caso sobre as equipes técnicas do Território de Paz no Guajuviras. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Melissa de Mattos Pimenta

TAVARES DOS SANTOS, J. V.PIMENTA, M. M.; GARCIA, S. R.. Representações Sociais nos Territórios de Paz na região metropolitana de Porto Alegre. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Enio Passiani

SANTOS, J. V. T.; MELLO, L. G.; MARZULLO, E. P.; MISSE, D. G.;PASSIANI, Enio. A sociedade urbana e o direito à cidade no Rio de Janeiro: entre o ideal global e o real local no contexto de mundialização das violências. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Daniel Ganem Misse

SANTOS, J.V.T.; PASSIANI, E.; MELLO, L. G.; MARZULLO, E. P.;MISSE, Daniel Ganem. A sociedade urbana e o direito à cidade no Rio de Janeiro: entre o ideal global e o real local no contexto de mundialização das violências. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Daniel Ganem Misse

SANTOS, J.V.T.; TEIXEIRA, A.N.; FEDOZZI, L.J;MISSE, Daniel Ganem. Os conflitos sociais entre a cidade ideal e a cidade real: a divisão territorial do Rio de Janeiro a partir das UPPs. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alex Niche Teixeira

SANTOS, JOSÉ VICENTE TAVARES DOS;TEIXEIRA, ALEX NICHE; MISSE, Daniel Ganem; FEDOZZI, Luciano J.. Os conflitos sociais entre a cidade ideal e a cidade real: a divisão territorial do Rio de Janeiro a partir das UPPs. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alex Niche Teixeira

SANTOS, J. V. T.TEIXEIRA, Alex N.; PIMENTA, M. M.; GARCIA, S. R.. Representações sociais nos Territórios da Paz na região metropolitana de Porto Alegre. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lígia Mori Madeira

SANTOS, J. V. T.; Pimenta, M. M.; Fachinetto, R. F.;MADEIRA, L. M.. Limites e potencialidades da participação civil na segurança pública: um estudo de caso sobre as equipes técnicas do Território de Paz no Guajuviras.. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Orientou

Lauriele Soares Bastiani

A visão do universitário em relação ao lazer na cidade em que reside: Uma análise sobre a percepção dos estudantes do curso de Turismo da Universidade Federal de Pelotas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Lívio Silva de Oliveira;

Foi orientado por

JOSE VICENTE TAVARES DOS SANTOS

?Limites e potencialidades da participação civil na segurança púbica: um estudo de caso sobre as equipes técnicas do Território da Paz do Guajudvira"; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jose Vicente Tavares dos Santos;

JOSE VICENTE TAVARES DOS SANTOS

A sociedade urbana e o direito à cidade no Rio de Janeiro: entre o ideal global e o real local no contexto de mundialização das violências; 2018; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Vicente Tavares dos Santos;

Paulo Mesquita D'Avila Filho

Corrupção e reforma política: eleições municipais na cidade do Rio de Janeiro em 2008 - um estudo de caso; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Mesquita d'Avila Filho;

Wania Amélia Belchior Mesquita

Início: 2022; Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ;

Produções bibliográficas

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . TRANSFORMACIONES URBANAS Y RECONFIGURACIONES SOCIOHISTÓRICAS DE RÍO DE JANEIRO HACIA LA GLOBALIZACIÓN: UN ESTUDIO DE CASO DEL EMPRESARIAMIENTO URBANO POR MEDIO DE LA SOCIOLOGÍA PRAGMÁTICA. Revista Cátedra , v. 1, p. 93-111, 2021.

  • RIBEIRO, CRISTINE JAQUES ; MORAES, CAMILA DE FREITAS ; SILVA DE OLIVEIRA, LÍVIO . Necropolitics and Diffuse Violence: Critical Reflections on Social Discourses About the LGBT Body. Frontiers in Sociology , v. 6, p. 1-15, 2021.

  • SANTOS, J. V. T. ; MACHADO, E. M. ; MELLO, L.B. ; SALVARREY, G. ; SILVA DE OLIVEIRA, L. . Violencias y Conflictualidades: elementos teóricos y realidades actuales en Brasil. ESPACIO ABIERTO (CARACAS. 1992) , v. 29, p. 102-125, 2020.

  • CANFIELD, R. L. ; SILVA-DE-OLIVEIRA, L. . GOVERNAMENTALIDADE E JUVENTUDES: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DO SUL DO BRASIL. REVISTA ALAMEDAS (UNIOESTE. TOLEDO) , v. 8, p. 140-159, 2020.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . PORTO ALEGRE E AS MANIFESTAÇÕES SOCIAIS: ALGUNS ANTECEDENTES E DESDOBRAMENTOS. Revista Entropia , v. 1, p. 115-131, 2017.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. ; CAMARA, G. G. ; FERRARI, G. A. . SEGURANÇA PÚBLICA E DEMOCRACIA: FATORES HISTÓRICOS E SOCIOLÓGICOS DA DINÂMICA JURÍDICA E JUDICIAL NO BRASIL. REVISTA ALAMEDAS (UNIOESTE. TOLEDO) , v. 5, p. 1-18, 2017.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . CRIMEN COMO FACTOR DE CAMBIO URBANO: UN ESTUDIO SOBRE LAS POLÍTICAS DE SEGURIDAD PÚBLICA EN RÍO DE JANEIRO. REVISTA ALAMEDAS (UNIOESTE. TOLEDO) , v. 4, p. 1-15, 2016.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Alvo público e público-alvo: reflexões sobre juventudes e políticas de segurança pública. CONTRAPONTO , v. 3, p. 195-225, 2016.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Os Territórios de Paz e a perspectiva de uma Segurança Cidadã no Brasil. Latinidade (Rio de Janeiro) , v. 6, p. 119-139, 2015.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Os invisíveis, os cidadãos e as ruas de Porto Alegre: análise do processo dialético das manifestações de massa e a relação entre o Estado democrático e o acesso à justiça no Brasil. Revista Portuguesa de Ciência Política , v. 5, p. 121-144, 2015.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Segurança pública no Brasil: uma questão de cidadania (?). O PÚBLICO E O PRIVADO , v. 24, p. 153-175, 2014.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Ciudad global y los gestores de crisis: aspectos políticos y sociales de las transformaciones urbanas de Río de Janeiro. In: Raquel Cabral, Alex Iván Arévalo Salinas, Griselda Vilar Sastre y Tamer Al Najjar Trujillo. (Org.). Estudios Interdisciplinarios: Paz y Comunicación. Ied.Castellón de la Plana, Espaa: IUDESP/ UNESP, 2019, v. I, p. 41-52.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Entre o centro e a periferia; análise de elementos racializados para produção de vocações territoriais no Rio de Janeiro para a competição urbana global. In: CALAZANS, Marcia Esteves de; MALOMALO, Bas'llele; PIEIRO, Emilia da Silva. (Org.). As desigualdades de gênero e raça na América Latina no século XXI. 1ed.PORTO ALEGRE/ RS: Editora Fi, 2019, v. 1, p. 345-372.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . As UPPs e o processo de rotulação: relação entre crime e construção espacial da cidade do Rio De Janeiro. In: Carla Michele Rech et al. (Org.). Diversidade sociológica : facetas da pesquisa em sociologia volume III. Ied.Porto Alegre: Lume UFRGS, 2017, v. III, p. 201-215.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Conexões entre o morro e o asfalto: as fronteiras do informal e do ilegal na cidade do Rio de Janeiro. In: Andreia Vicente da Silva; Paulo Henrique Barbosa Dias; Vania Sandeleia Vaz da Silva. (Org.). Conectando mundos, repensando relações. Ied.Porto Alegre/RS: Evangraf, 2016, v. I, p. 151-174.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Novos atores para uma velha política? Potencialidades e limites do município na área da segurança pública - um estudo de caso da cidade de Canoas/ RS. In: TAVARES-DOS-SANTOS, J.V.; FACHINETTO, R. F.; TEIXEIRA, A. N.; MADEIRA, L. M.; CELMER, E.; SCHABBACH, L.; PASSIANI, E.; PIMENTA, M. M.. (Org.). Violências e Mundialização: Políticas, Polícias e Penas. 1ed.Porto Alegre / RS: Tomo Editorial, 2016, v. 1, p. 265-278.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Identidade Policial e Identidade Criminal: Construção do "Sujeito Homem" A Partir das Representações Sociais da Violência. In: MASSAÚ, G.; RODRIGUES, L.; COELHO, G.. (Org.). Diversidade Sociológica: Facetas da Pesquisa em Sociologia. Ied.Porto Alegre/RS: EdiPUCRS, 2014, v. , p. 87-108.

  • WOLLOWSKI, C. ; SILVA DE OLIVEIRA, L. . Krieg gegen die Armen in Rio. Luzerner Zeitung, Luzern - Suíça, p. 1 - 1, 08 out. 2017.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Desmilitarização: um tema urgente. Mundo Jovem, Porto Alegre/RS, , v. n 462, p. 14 - 14, 01 nov. 2015.

  • SILVA-DE-OLIVEIRA, L. . AS OLIMPÍADAS E OS SUBÚRBIOS CARIOCAS: análise das dinâmicas sociais e das transformações urbanas na área do Engenhão. In: VII SEPOME, 2020, Pelotas. ANAIS VII Seminário de Políticas Sociais no Mercosul As políticas sociais na América Latina e a garantia dos direitos humanos. Pelotas/RS: UCPel, 2020. v. 1. p. 504-513.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. ; MELO, C. A. M. ; COLLA, J. L. . EXPERIÊNCIAS SOCIAIS E SUJEIÇÕES LEGAIS NAS FRONTEIRAS BRASIL-PARAGUAI E BRASIL-URUGUAI: ANÁLISE DAS DIFERENTES INTERPRETAÇÕES E APLICAÇÕES DAS POLÍTICAS DE CONTROLE E CIRCULAÇÃO. In: 18 Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasília - DF. Anais do 18 Congresso de Sociologia: Que sociologias fazemos? Interfaces com os contextos locais, nacionais e globais., 2017. v. 1.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Materialidades, simbolismos e representações na reconfiguração do espaço urbano no Rio de Janeiro: o estudo de caso da Cidade da Polícia.. In: 18 Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasília - DF. Anais do 18 Congresso de Sociologia: Que sociologias fazemos? Interfaces com os contextos locais, nacionais e globais., 2017. v. 1.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Entre anjinhos e diabinhos: análise sobre o PROTEJO do Quadrante Nordeste de Canoas. In: V Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS: a Sociologia diante de novos fluxos e velhos muro, 2017, Porto Alegre/ RS. Anais V Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS: a Sociologia diante de novos fluxos e velhos muros. Porto Alegre/ RS: IFCH - UFRGS, 2016. v. I. p. 914-924.

  • COLLA, J. L. ; SILVA-DE-OLIVEIRA, L. . Arranjos sociais e sujeições legais: efeitos da descriminalização da maconha na fronteira Brasil-Uruguai.. In: V Jornada Brasileira de Sociologia, 2017, Pelotas/RS. Anais da Jornada Brasileira de Sociologia. Pelotas/ RS: IFISP UFPel, 2017. v. I. p. 1.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . CONEXÕES ENTRE O MORRO E O ASFALTO: AS FRONTEIRAS DO INFORMAL E DO ILEGAL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. In: V SIMPOSIO PARANAENSE DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 2016, Toledo/ PR. V SIMPOSIO PARANAENSE DE CIÊNCIAS SOCIAIS: CONECTANDO MUNDOS, REPENSANDO RELAÇÕES. Toledo / PR: Unioeste, 2016. v. 1. p. 431-449.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . PORTO ALEGRE E AS MANIFESTAÇÕES SOCIAIS: ALGUNS ANTECEDENTES E DESDOBRAMENTOS. In: IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, 2014, Rio de Janeiro. IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. América Latina: Espaços e Pensamentos: Corpos Locais e Mentes Globais Sociedade-Política-Economia e Cultura. Rio de Janeiro: UERJ-NUCLEAS, 2014. v. 1.

  • CAMARA, G. G. ; SILVA DE OLIVEIRA, L. . O NOVO PARADIGMA DE SEGURANÇA PÚBLICA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA: UM OLHAR SOCIOLÓGICO. In: X Seminário Internacional de Demandas e Políticas Públicas de Segurança na Sociedade Contemporânea - VI Mostra de Trabalhos Jurídicos Científicos, 2013, Santa Cruz do Sul - RS. X Seminário Internacional de Demandas e Políticas Públicas de Segurança na Sociedade Contemporânea - VI Mostra de Trabalhos Jurídicos Científicos. Santa Cruz do Sul - RS: Unisc, 2013.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . SEGURANÇA PÚBLICA EM DOIS ATOS: DA POLÍCIA DE REPRESSÃO À POLÍCIA DE APROXIMAÇÃO. In: II Jornada de Estudos Sobre Ditaduras e Direitos Humanos, 2013, Porto Alegre/RS. II Jornada de Estudos Sobre Ditaduras e Direitos Humanos - Há 40 anos dos golpes no Chile e no Uruguai. Porto Alegre/RS: Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (CORAG), 2013. v. I. p. 170-177.

  • CAMARA, G. G. ; OLIVEIRA, L. S. . Políticas Públicas de Segurança Pública com Cidadania - Dimensões sociológicas. In: XXIX Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia, 2013, Santiago - Chile. XXIX Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia, 2013, Santiago. Crisis y Emergencias Sociales en América Latina. Santiago: ALAS, 2013., 2013.

  • OLIVEIRA, L. S. . Caso de Polícia? Alternativas de participação cidadã Políticas Públicas de Segurança em territórios marginalizados e criminalizados.. In: III Encontro Internacional de Ciências Sociais, 2012, Pelotas - RS. II Encontro Internacional de Ciencias Sociais - As ciencias Sociais e os Desafios do sec XXi. Pelotas-RS: Ed. Universitária - UFPel, 2012.

  • OLIVEIRA, L. S. . O AI-5 e o Estado de Direito: Paradoxo de uma relação. In: XIV congresso brasileiro de sociologia - Sociologia : Consensos e Controvérsias, 2009, Rio de Janeiro. http://www.sbs2009.sbsociologia.com.br/, 2009.

  • OLIVEIRA, L. S. . Os militares e a redemocratização no Brasil. In: I Congresso Internacional de Estudos das Américas, 2008, Rio de Janeiro - RJ. I Congresso Internacional de Estudos das Américas. Rio de Janeiro: Nucleas-UERJ, 2008.

  • OLIVEIRA, L. S. ; KLUJSZA, S. G. . O Movimento Estudantil Brasileiro: Análise de um Agente Político e sua História. In: I Congresso Internacional de Estudos das Américas, 2008, Rio de Janeiro - RJ. I Congresso Internacional de Estudos das Américas. Rio de Janeiro - RJ: Nucleas-UERJ, 2008.

  • OLIVEIRA, M. C. ; SILVA DE OLIVEIRA, L. . A LUTA POR RECONHECIMENTO DA MULHER COMO SUJEITO DE DIREITOS A PARTIR DO ACESSO À SAÚDE E AOS MÉTODOS REPRODUTIVOS E CONTRACEPTIVOS. In: VI Seminário Discente PPGS UFRGS, 2018, Porto Alegre/RS. Anais VI Seminário Discente PPGS UFRGS. Porto Alegre/ RS: IFCH-UFRGS, 2017. v. 1. p. 22-28.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Conflitos sociais e empresariamento urbano: o estudo de caso do Rio de Janeiro como ?cidade-negócio?. In: I Seminário de Sociologia da UFSM, 2017, Santa Maria - RS. I Seminário de Sociologia da UFSM. Santa Maria - RS: PPGCS - UFSM, 2017.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Reconfiguração territorial do Rio de Janeiro por meio das UPPs: o que restou de um projeto de competição urbana global baseada em políticas de segurança pública?. In: I Colóquio de decolonialidade e Direitos Humanos na América Latina, 2019, Pelotas/ RS. Caderno de resumos - I Colóquio de decolonialidade e Direitos Humanos na América Latina. Pelotas/ RS: PPGD - UFPel / PPG PSDH - UCPel, 2019. v. 1. p. 19-20.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . ENTRE A ADMINISTRAÇÃO E A VIGILÂNCIA DE POPULAÇÕES: A permanência do território para implementação de políticas de segurança pública no Brasil. In: VII Seminário de Políticas Sociais no Mercosul, 2019, Pelotas/ RS. CADERNO DE RESUMOS - VII SEPOME. Pelotas/ RS: UCPel, 2019. v. 1. p. 58-58.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . AS OLIMPÍADAS E OS SUBÚRBIOS CARIOCAS: Análise das dinâmicas sociais e das transformações urbanas na área do Engenhão. In: VII Seminário de Políticas Sociais no Mercosul, 2019, Pelotas/RS. CADERNO DE RESUMOS - VII SEPOME. Pelotas/ RS: UCPel, 2019. v. 1. p. 120-120.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . La ciudad global y los gestores de crisis: aspectos políticos y sociales de las transformaciones urbanas de Río de Janeiro. In: Congreso Internacional Comunicación, conflictos y cambio social, 2018, Castellón de la Plana. Libro de actas del Congreso Internacional Comunicación, conflictos y cambio social. Castellón de la Plana/ Espanha: Universitat Jaume I - IUDESP UJI, 2018. v. 1. p. 40-40.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. ; MELO, C. A. M. ; COLLA, J. L. . EXPERIÊNCIAS SOCIAIS E SUJEIÇÕES LEGAIS NAS FRONTEIRAS BRASIL-PARAGUAI E BRASIL-URUGUAI: ANÁLISE DAS DIFERENTES INTERPRETAÇÕES E APLICAÇÕES DAS POLÍTICAS DE CONTROLE E CIRCULAÇÃO. In: 18 Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasília - DF. Anais do 18 Congresso de Sociologia: Que sociologias fazemos? Interfaces com os contextos locais, nacionais e globais., 2017. v. I.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Materialidades, simbolismos e representações na reconfiguração do espaço urbano no Rio de Janeiro: o estudo de caso da Cidade da Polícia.. In: 18 Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasília - DF. Anais do 18 Congresso de Sociologia: Que sociologias fazemos? Interfaces com os contextos locais, nacionais e globais., 2017. v. 1.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . As UPPs E O Processo De Rotulação: Relação Entre Crime E Construção Espacial Da Cidade Do Rio De Janeiro.. In: III Seminário de Integração Sociológica UFRGS-UFPel, 2015, Pelotas/RS. III Seminário de Integração Sociológica UFRGS-UFPel. Pelotas/ RS: UFPel, 2015. v. I. p. 63-63.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . PORTO ALEGRE E AS MANIFESTAÇÕES SOCIAIS: ALGUNS ANTECEDENTES E DESDOBRAMENTOS. In: IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, 2014, Rio de Janeiro. IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. América Latina: Espaços e Pensamentos: Corpos Locais e Mentes Globais Sociedade-Política-Economia e Cultura. Rio de Janeiro: UERJ-NUCLEAS, 2014. v. I. p. 306-306.

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . OS TERRITÓRIOS DE PAZ E A PERSPECTIVA DE UMA SEGURANÇA CIDADÃ NO BRASIL. In: IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, 2014, Rio de Janeiro. IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. América Latina: Espaços e Pensamentos: Corpos Locais e Mentes Globais Sociedade-Política-Economia e Cultura. Rio de Janeiro: UERJ-NUCLEAS, 2014. v. 1. p. 317-318.

  • OLIVEIRA, L. S. . Caso de Polícia? Alternativas de participação cidadã Políticas Públicas de Segurança em territórios marginalizados e criminalizados.. In: III Encontro Internacional de Ciências Sociais, 2012, Pelotas - RS. II Encontro Internacional de Ciencias Sociais - As ciencias Sociais e os Desafios do sec XXi. Pelotas-RS: Ed. Universitária - UFPel, 2012. p. 179-179.

  • OLIVEIRA, L. S. . Os militares e a redemocratização no Brasil. In: XXIX Encontro nacional dos estudantes de História, 2009, Belém do Pará. Anais XXIX Encontro nacional dos estudantes de história: Descobrindo o Norte, 2009. p. 61-61.

  • OLIVEIRA, L. S. . O AI-5 e o Estado de Direito: Paradoxo de uma relação. In: XIV congresso brasileiro de sociologia - Sociologia : Consensos e Controvérsias, 2009, Rio de Janeiro. XIV congresso brasileiro de sociologia - Sociologia : Consensos e Controvérsias, 2009. p. 129-129.

  • OLIVEIRA, L. S. . O AI-5 e o Estado de Direito: Paradoxo de uma relação. In: XIV congresso brasileiro de sociologia - Sociologia : Consensos e Controvérsias, 2009, Rio de Janeiro. http://www.sbs2009.sbsociologia.com.br/, 2009.

  • OLIVEIRA, L. S. . Política e crime: Análise eleitoral da região metropolitana do Rio de Janeiro. In: IV Fórum de Debates - Povos e Culturas das Américas - Cidades: Cultura, Educação, Saúde e Direitos Sociais, 2009, Rio de Janeiro. IV Fórum de Debates - Povos e Culturas das Américas - Cidades: Cultura, Educação, Saúde e Direitos Sociais. Rio de Janeiro: NUCLEAS-UERJ, 2009. v. 1. p. 50-50.

  • OLIVEIRA, L. S. . Política e crime: Análise eleitoral da região metropolitana do Rio de Janeiro. In: IV Fórum de Debates - Povos e Culturas das Américas - Cidades: Cultura, Educação, Saúde e Direitos Sociais, 2009, Rio de Janeiro. IV Fórum de Debates - Povos e Culturas das Américas - Cidades: Cultura, Educação, Saúde e Direitos Sociais. Rio de Janeiro: NUCLEAS-UERJ, 2009.

  • OLIVEIRA, L. S. . Os militares e a redemocratização no Brasil. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS, 2008, RIO DE JANEIRO. I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS. RIO DE JANEIRO: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2008. p. 73-74.

  • SILVA-DE-OLIVEIRA, L. . Identities, Communities and Manners of Experiencing Violence and Responding to Interventions. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA-DE-OLIVEIRA, L. . Conexões entre Urbanismo e Segurança Pública: o Brasil no contexto latino-americano. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA-DE-OLIVEIRA, L. . Territorio y políticas de seguridad pública en Brasil. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Reconfiguração territorial do Rio de Janeiro por meio das UPPs: o que restou de um projeto de competição urbana global baseada em políticas de segurança pública?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, J. V. T. ; SANTOS, A. P. R. ; SILVA DE OLIVEIRA, L. ; SA, L. . Greve de Policiais: reivindicações e reconhecimento. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Precária ou produtiva? A inclusão pelo mercado como forma de administração de populações marginalizadas para territórios pacificados. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Práticas de lazer no Brasil: direito ou privilégios?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Programa que deu certo? Um estudo de caso sobre as Unidades de Polícia Pacificadora na cidade do Rio de Janeiro.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . ENTRE A ADMINISTRAÇÃO E A VIGILÂNCIA DE POPULAÇÕES: A permanência do território para implementação de políticas de segurança pública no brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . AS OLIMPÍADAS E OS SUBÚRBIOS CARIOCAS: Análise das dinâmicas sociais e das transformações urbanas na área do Engenhão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Los dilemas y las contradicciones entre el derecho a la ciudad y el derecho a la seguridad en Río de Janeiro ? un análisis de un proyecto de competición urbana global desde América Latina.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . A Reconfiguração Territorial do Rio de Janeiro pelas UPP e o Empreendedorismo Urbano. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Sociedade: o povo brasileiro como principal protagonista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Conflitos sociais e empresariamento urbano: o estudo de caso do Rio de Janeiro como ?cidade negócio?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. ; MELO, C. A. M. ; COLLA, J. L. . Experiências sociais e sujeições legais nas fronteiras Brasil-Paraguai e Brasil-Uruguai: análise das diferentes interpretações e aplicações das políticas de controle e circulação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Materialidades, simbolismos e representações na reconfiguração do espaço urbano no Rio de Janeiro: o estudo de caso da Cidade da Polícia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, M. C. ; SILVA DE OLIVEIRA, L. . A luta por reconhecimento da mulher como sujeito de direitos a partir do acesso à saúde e aos métodos reprodutivos e contraceptivos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . O racismo como produto do Estado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Segurança e Paz. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Conexões entre o morro e o asfalto: as fronteiras do informal e do ilegal na cidade do Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Entre anjinhos e diabinhos: análise sobre o PROTEJO do Quadrante Nordeste de Canoas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Construção, desconstrução e reconstrução de um território violento: estigmas e reconhecimento no município de Canoas/RS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Conflitos urbanos e administração de crises: o processo de transformação do Rio de Janeiro em cidade global.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Desafios para o reconhecimento de novos agentes de políticas públicas de segurança: um estudo de caso no município de Canoas - RS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. ; CAMARA, G. G. ; FERRARI, G. A. . O lugar da segurança pública no processo de uma justiça de transição no Brasil: heranças, tensões e desafios futuros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . PORTO ALEGRE E AS MANIFESTAÇÕES SOCIAIS: ALGUNS ANTECEDENTES E DESDOBRAMENTOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . OS TERRITÓRIOS DE PAZ E A PERSPECTIVA DE UMA SEGURANÇA CIDADÃ NO BRASIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . SEGURANÇA PÚBLICA EM DOIS ATOS: DA POLÍCIA DE REPRESSÃO À POLÍCIA DE APROXIMAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMARA, G. G. ; SILVA DE OLIVEIRA, L. . O NOVO PARADIGMA DE SEGURANÇA PÚBLICA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA: UM OLHAR SOCIOLÓGICO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Uma Outra Perspectiva de Política de Segurança Pública: Territórios da Paz?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Continuidades e descontinuidades da participação civil no processo de segurança pública: um estudo de caso da região metropolitana de Porto Alegre. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Identidade policial e identidade criminal: construção do ?sujeito homem? a partir das representações sociais de violência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Seguridad Pública en dos tiempos: de la policía de represión a la policía ciudadana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, L. S. . CASO DE POLÍCIA? ALTERNATIVAS DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA EM TERRITÓRIOS MARGINALIZADOS E CRIMINALIZADOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, L. S. . O AI-5 e o Estado de Direito: Paradoxo de uma relação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, L. S. . Política e crime: Análise eleitoral da região metropolitana do Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, L. S. ; KLUJSZA, S. G. . O MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO: ANÁLISE DE UM AGENTE POLÍTICO E SUA HISTÓRIA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, L. S. . Os militares e a redemocratização no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, L. S. . A relação da Literatura e das Ciências Humanas no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, L. S. ; KLUJSZA, S. G. . O movimento estudantil brasileiro: Análise de uma agente político e sua história. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, L. S. . Pensamento Socialista na América Latina. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, L. S. . Diversidade Cultural Brasileira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, L. S. . Política Anglo-Americana de Homogeneização Cultural. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA DE OLIVEIRA, L. . Brasil, Fútbol y represión. Valencia - Espanha: Pensaré Cartonera, 2014 (Livro impresso).

Outras produções

SILVA DE OLIVEIRA, L. ; LEMOES, T. ; RIVERO, S. . GITEP Talk. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA DE OLIVEIRA, L. . Conexão RS. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA DE OLIVEIRA, L. . Democracia e comunicação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA DE OLIVEIRA, L. ; RODRIGUES, D. O. ; CIFALI, A. C. . VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Múltiplos Olhares desde o Brasil. 2017. (Coordenação de GT - Violência, Criminalização, Cidadania e Direito).

SILVA DE OLIVEIRA, L. ; CRUZ, M. . Seminário Internacional Violência, Conflitos Sociais e Cidadania. 2016. (Coordenação de GT - Cidades, Territórios, Crime e Violências).

SANTOS, J. V. T. ; PIMENTA, M. M. ; FACHINETTO, R. F. ; MADEIRA, L. M. ; TEIXEIRA, A. N. ; OLIVEIRA, L. S. ; STUKER, P. ; MELLO, L.B. ; ANDRIOTTI, M. ; SILVA, C. ; DUTRA, L. . A condição das mulheres nas polícias brasileiras. 2015. (Relatório de pesquisa).

SILVA DE OLIVEIRA, L. . Paradigmas de Segurança Pública no Brasil. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA DE OLIVEIRA, L. ; CAMARA, G. G. . A Segurança Pública no Brasil e o processo de construção social do criminoso e de territórios marginalizados.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA DE OLIVEIRA, L. . Seguridad Pública en dos tiempos: de la policía de represión a la policía ciudadana. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plataforma virtual de disciplinas - Facultad Ciencias Jurídicas y Sociales - UNL - Argentina).

OLIVEIRA, L. S. . Análise Institucional da Política Brasileira nos anos de 1960. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, L. S. . Cidadania e marginalidade: violência como criação de identidade sociais e políticas no Brasil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, L. S. . Análise Institucional da Política Brasileira nos anos de 1960. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2014

    Observatório da Copa, Descrição: O projeto de pesquisa Observatório da Copa tem como objetivo principal a produção de dados e informações sobre a atuação da polícia militar do estado do Rio Grande do Sul nos eventos que integraram a Copa do Mundo na cidade de Porto Alegre, assim como, nos protestos e mobilizações sociais que ocorreram neste período. O Observatório da Copa poderá contribuir para a elaboração de políticas institucionais na corporação, para assessorar o governo do Estado na formulação e implementação de Políticas Públicas de Segurança, bem como, para articular outros setores no debate público sobre esta temática. A pesquisa desenvolveu-se em diferentes frentes, tais como a realização de entrevistas de avaliação com os participantes do megaevento, entre eles turistas estrangeiros, e também brasileiros. No tocante às manifestações sociais, a pesquisa trabalhou com o acompanhamento da ação policial nos centros de vídeo monitoramento da cidade, possibilitando acompanhar de forma integral a ação policial. A análise das disputas e interpretações do processo de manifestações nas redes sociais também foi desenvolvido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Lívio Silva de Oliveira - Integrante / José Vicente Tavares dos Santos - Integrante / ROCHELE FELLINI FACHINETTO - Coordenador / Alex Niche TEIXEIRA - Integrante / Luciana Silva dos Santos - Integrante / Vitor Eduardo Alessandri Ribeiro - Integrante / Gabriel Guerra Câmara - Integrante / Liciane Barbosa de Mello - Integrante / Mariana Chies Santiago dos Santos - Integrante / Frederico Cabral - Integrante / Rafael dal Santo - Integrante / Cristiano Santos da Silva - Integrante.

  • 2012 - 2015

    A condição das mulheres nas polícias brasileiras, Descrição: Este projeto tem como tema de investigação a participação das mulheres nas instituições policiais no país, tendo como foco principal de análise das relações de poder e das violências vivenciadas pelas policiais, tanto no cotidiano institucional, quanto aquelas decorrentes do trabalho policial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Lívio Silva de Oliveira - Integrante / José Vicente Tavares dos Santos - Coordenador / ROCHELE FELLINI FACHINETTO - Integrante / Alex Niche TEIXEIRA - Integrante / Luciana Silva dos Santos - Integrante / Lígia Mori Madeira - Integrante / Cristina Cordeiro Alves - Integrante / Melissa de Mattos Pimenta - Integrante / Vitor Eduardo Alessandri Ribeiro - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Dificuldades da Inovação em Segurança Pública: o caso dos Programas de Polícia Comunitária no Brasil, Descrição: O objeto dessa pesquisa consiste em investigar as dificuldades em inovação na Segurança Pública, tomando como objeto os programas de policiamento comunitário realizados ou ainda vigentes em Estados Brasileiros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Lívio Silva de Oliveira - Integrante / José Vicente Tavares dos Santos - Coordenador / ROCHELE FELLINI FACHINETTO - Integrante / Alex Niche TEIXEIRA - Integrante / Lígia Mori Madeira - Integrante / Vitor Eduardo Alessandri Ribeiro - Integrante / Helenna Pizzoni - Integrante / Liciane Barbosa de Mello - Integrante / Mariana Chies Santiago dos Santos - Integrante.

  • 2012 - 2012

    Programas de Polícia Comunitária no Brasil: avaliação e propostas de políticas públicas de segurança, Descrição: O objeto desta pesquisa são os programas de policiamento comunitário vigentes em Estados Brasileiros que realizaram a capacitação de profissionais da área de segurança pública orientada pela filosofia e estratégia organizacional de polícia comunitária. Ou seja, pretendemos avaliar a implementação do Acordo de Cooperação Técnica estabelecido em 2008 entre o Brasil e o Japão por meio da SENASP, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e da Agência Brasileira de Cooperação Técnica (ABC/MRE), cujo objetivo foi realizar a capacitação de profissionais da área de segurança pública orientada pela filosofia e estratégia organizacional de polícia comunitária Sistema Koban.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lívio Silva de Oliveira - Integrante / José Vicente Tavares dos Santos - Coordenador / ROCHELE FELLINI FACHINETTO - Integrante / Alex Niche TEIXEIRA - Integrante / Luciana Silva dos Santos - Integrante / Marcelo Ottoni Durante - Integrante / Letícia SCHABBACH - Integrante / Lígia Mori Madeira - Integrante / Cristina Cordeiro Alves - Integrante / Melissa de Mattos Pimenta - Integrante / Germana Daberto - Integrante / Vitor Eduardo Alessandri Ribeiro - Integrante.

  • 2006 - 2007

    PIC - Projeto de Iniciação Científica - Pesquisa em Lógica, Epistemologia e História das Ciências Sociais, Descrição: As Ciências Sociais, possuem um papel fundamental na constituição da cultura. No entanto, elas não devem se furtar à responsabilidade de estabelecer uma incessante crítica a si mesmas: quanto aos seus métodos e significação institucional. Desse modo, uma das áreas privilegiadas de pesquisa, no campo dessas ciências, é justamente a que se preocupa com a reflexão sobre seus fundamentos e métodos, bem como com suas políticas de pesquisas. Tal área, denominada por Filosofia das Ciências Sociais ou Epistemologia é rica no que diz respeito à sua temática e correntes teóricas. O Projeto de Pesquisa em Epistemologia das Ciências Sociais possui como objetivo investigar os vários desdobramentos conceituais e históricos relativos à Epistemologia dessas ciências, ou seja, não partirá de uma orientação teórica a priori - o que prejudicaria a possibilidade de se estudar escolas antagônicas, por exemplo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lívio Silva de Oliveira - Integrante / Rafael Velasquez Tonasse Gomes - Integrante / André Campos da Rocha - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais. , Avenida Bento Gonçalves, 9500, Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania, sala 210, Agronomia, 91501970 - Porto Alegre, RS - Brasil - Caixa-postal: 15072, Telefone: (51) 33086890, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Estagiário de Pós-Doutorado, Enquadramento Funcional: Estagiário de Pós-Doutorado, Carga horária: 20

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4

Outras informações:
Participante do Grupo de Pesquisa Sociologia Urbana e Internacionalização das Cidades (GPSUIC), coordenado pela professora Vanessa Marx.

2012 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4

Outras informações:
Membro do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania (GPVC), ligado ao IFCH-UFRGS, coordenado pelo Prof. José Vicente Tavares dos Santos.

2020 - 2021

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor EAD, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutor à distância do curso de graduação tecnológica Gestão e Planejamento para o Desenvolvimento Rural - PLAGEDER/UFRGS na disciplina DERAD303 - Estágio Supervisionado I, no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizado na cidade de Três de Maio/RS. Iniciado em março de 2020 e suspenso em abril de 2020, em virtude da pandemia do COVID-19, sendo retomado em maio de 2021 e finalizado em agosto de 2021.

2018 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor EAD, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutor à distância do curso de graduação tecnológica Gestão e Planejamento para o Desenvolvimento Rural - PLAGEDER/UFRGS nas disciplinas DERAD101 - Teorias do Desenvolvimento, sob responsabilidade do Prof. Dr Paulo André Niederle. Projeto supervisionado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

2012 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante (bolsista), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estudante de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (2012-2014) e bolsista CAPES, obtendo o título de Mestre. Estudante do curso de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (2014- 2018) e bolsista CAPES, em andamento. Membro do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania desde março de 2012 até o momento.

2017 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3

Outras informações:
Ministrou a aula SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA: PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS; de 3:30h de duração, dia 07/11/2017, na disciplina HUM 04002 - INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA - TURMA C ( do semestre 2/2017) do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal Rio Grande do Sul.

2015 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário docente - Doutorado

Outras informações:
Requisito para aprovação da disciplina de estágio docente, ministrada pela prof. Dra Clarissa Eckert Baeta Neves, obrigatória pela minha condição de bolsista CAPES. O estágio foi efetivado na disciplina Introdução à pesquisa social - HUM04053, sob a responsabilidade do prof. Dr Enio Passiani.

2012 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário docente - mestrado

Outras informações:
Requisito para aprovação da disciplina de estágio docente, ministrada pela prof. Dra Clarissa Eckert Baeta Neves, obrigatória pela minha condição de bolsista CAPES. O estágio foi efetivado na disciplina Teorias Sociológicas Contemporâneas (HUM04068), sob a responsabilidade da prof. Dra Melissa de Mattos Pimenta. Ao término do estágio, fui aprovado no estágio e obtive a docência superior - nível mestrado, a qual foi homologada com a minha dissertação.

Atividades

  • 01/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

2007 - 2008

MARINHA DO BRASIL

Vínculo: estagiário - SDM, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

2006 - 2007

Universidade Candido Mendes

Vínculo: Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Pesquisador do grupo EOM, Carga horária: 20

2016 - 2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Membro da rede de pesquisadore, Enquadramento Funcional: Membro da rede de pesquisadores, Carga horária: 0

Outras informações:
Membro da rede de pesquisadores do Laboratório de Etnografia Metropolitana (LeMetro), vinculado ao IFCS-UFRJ, que congrega pesquisadores, professores e estudantes de Graduação, Mestrado e Doutorado de diferentes e distintas instituições acadêmicas.

2019 - 2019

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas Nível: Graduação - Turismo 2019/1: Pesquisa em Turismo 1; Lazer e Turismo ; Ética e Turismo ; Tópicos Especiais em Turismo; Projetos Turísticos . 2019/2: História do Brasil e o Turismo História da Cultura Brasileira e o Turismo Hospitalidade e Turismo

Atividades

  • 08/2019 - 11/2019

    Ensino, GESTÃO PÚBLICA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIOS EM GESTÃO PÚBLICA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

  • 03/2019 - 11/2019

    Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2019/ 2: História do Brasil e do Turismo; História da Cultura Brasileira e o Turismo; Hospitalidade e Turismo, 2019/1: Pesquisa em Turismo 1; Lazer e Turismo ; Ética e Turismo ; Tópicos Especiais em Turismo; Projetos Turísticos

2021 - Atual

Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Membro da equipe docente do Diploma Superior em "Seguridad, violencia y democracia". Informações adicionais em: https://www.clacso.org/pt/diploma-superior-en-seguridad-violencia-y-democracia/

2021 - Atual

Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina

Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 8

2021 - Atual

Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da equipe de coordenação, Carga horária: 4

Outras informações:
Coordenação acadêmica: José Vicente Tavares (UFRGS, Brasil) y Nilia Viscardi (FHCE/UDELAR, Uruguay) Equipe de tutoria e de apoio à coordenação: Lívio Silva de Oliveira (PPGS - UFRGS/ Brasil) e Luciana N. Ginga (UNR, Argentina).

2021 - Atual

Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador científico, Carga horária: 2

Outras informações:
Membro da equipe do projeto de pesquisa "La Difícil Democracia: violencia social, militarización de las políticas de seguridad y luchas por los derechos humanos", proposta aceita no âmbito da convocatória Amenazas y desafíos para las democracias en América Latina y el Caribe: derechos en cuestión?. Integrantes: Prof. José Vicente Tavares dos Santos (UFRGS/ Brasil), Lívio Silva de Oliveira (UFRGS/ Brasil), Nilia Viscardi (Universidad de la República/ Uruguay), Carmen del Chinas (Universidad de Guadalajara/ México). Informações adicionais em: https://www.clacso.org/amenazas-y-desafios-para-las-democracias-en-america-latina-y-el-caribe-derechos-en-cuestion/

2019 - Atual

Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0

Outras informações:
Membro do GT Violencias, políticas de seguridad y resistencias (2019-2022). Informações: https://www.clacso.org/grupos-de-trabajo/grupos-de-trabajo-2019-2022

2020 - Atual

Universidade Católica de Pelotas

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Membro de grupo de pesquisa, Carga horária: 2

Outras informações:
Membro externo e pesquisador no grupo de pesquisa Questão agrária, urbana e ambiental e Observatório dos Conflitos da Cidade, da Universidade Católica de Pelotas (GEP-UCPel) ( sem vínculo empregatício).

2021 - Atual

INSTITUTO DE ESTUDIOS EN COMUNICACIÓN, EXPRESIÓN Y TECNOLOGÍAS

Vínculo: Membro Externo, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 2