Geoésley José Negreiros Mendes

Possui Mestrado (2015) e Doutorado (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e licenciatura plena em Pedagogia (2011) pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT). Estudante de Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação (IFMA). É professor substituto (20h) do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), campus Imperatriz, e do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (20h), da mesma universidade, campus Açailândia. Tem vivência em contextos africanos (2005 - 2007) - Senegal e Guiné Conacri - experiência escolar como professor e coordenador pedagógico na Guiné Conacri (2006-2007), formação de professores no Haiti, e experiência docente em língua francesa como professor autônomo (2008-atual), e língua portuguesa e inglesa (2001 -2003) em escolas públicas maranhenses. Tem como foco de estudos o cotidiano escolar como 'tempoespaço' de atravessamentos de culturas, histórias, memórias, saberes, identidades, etnicidades, etc. em diálogo com as populações afrodescendentes.

Informações coletadas do Lattes em 03/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Educação

2016 - 2020

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Escola como tempoespaço de atravessamento: entre a Guiné Conacri e o Maranhão
, Ano de obtenção: 2020. Mailsa Carla Pinto Passos. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: cotidiano escolar; imagens/histórias; travessia; anti-racismo; África; decolonialidade. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Mestrado em Educação

2013 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Nakirigrafias como potencializadoras de compreensão da escola em/a partir de Guiné Conacri - África
, Ano de Obtenção: 2015.Mailsa Carla Pinto Passos.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: nakirigrafias; cotidiano escolar; narrativas; Guiné Conacri; fotografias; Diáspora africana. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.

Especialização em andamento em Informática na Educação

2022 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão- Campus Pe, IFMA/Pedreiras

Graduação em Pedagogia

2009 - 2011

Faculdade Batista do Rio de Janeiro
Título: Um relato a cerca da experiência vivida como professor de Educação Infantil em Guiné Conacri - África
Orientador: Priscila Andrade Magalhães Rodrigues

Graduação interrompida em 2005 em Letras - Inglês

2001 - Atual

Universidade Estadual do Maranhão
Ano de interrupção: 2005

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Organização de eventos

MENDES, G. J. N. ; SILVA, F. B. . EVENTO DE EXTENSÃO "IX CONGEAFRO: NARRATIVAS E DIÁSPORAS PARA APRENDER A SER-EXISTIR HOJE.". 2022. (Outro).

Participação em eventos

Conferência Nacional de Libras - Conali 2023.Estudos Africanos na Educação de Surdos do Ensino Médio. 2023. (Outra).

IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos. Avaliador de Trabalhos Científicos. 2023. (Congresso).

IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos. COORDENADOR DO GRUPO DE TRABALHO- GT sobre - EDUCAÇÃO E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. 2023. (Congresso).

IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos. Sankofa como orientação teórico-prática para uma educação das relações étnico-raciais. 2023. (Congresso).

IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos. O SILENCIAMENTO DOS SUJEITOS LGBTQIAPN+ NA EDUCAÇÃO: PERCURSOS TEÓRICOS QUEER E ESTÉTICOS COM A HQ BENDITA CURA. 2023. (Congresso).

IX Congresso sobre gênero, educação e afrodescendência: Narrativas e diásporas para aprender a ser-existir hoje. Comissão Científica - Parecerista de Trabalhos Científicos. 2022. (Congresso).

IX Congresso sobre gênero, educação e afrodescendência: Narrativas e diásporas para aprender a ser-existir hoje.Ludmila, a boneca caçadora de conversa. 2022. (Outra).

IX Congresso sobre gênero, educação e afrodescendência: Narrativas e diásporas para aprender a ser-existir hoje.Roda de Conversa - Comunicações Orais. 2022. (Outra).

IX Encontro de Pesquisa em Educação: educação, ensino e pesquisa em tempos de pandemia: realidades e possibilidades.Parecerista de Trabalhos Científicos. 2022. (Encontro).

V Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL,.Avaliador de trabalhos de Iniciação Científica, modalidade pôster, área de Educação e Letras. 2022. (Outra).

VIII CONGRESSO SOBRE GÊNERO, EDUCAÇÃO E AFRODESCENDÊNCIA: ESPERANÇAR EM CRISES HISTÓRICAS. Comissão Científica - Parecerista de Trabalhos Científicos. 2021. (Congresso).

VII Congresso sobre Gênero, Educação e Afrodescendência: Afrodescendentes e Narrativas Cotidianas. Parecerista de Trabalhos Científicos. 2020. (Congresso).

X Seminário As Redes Educativas e as Tecnologias Liberdade acadêmica, produção e circulação de conhecimentos.Abolições Decoloniais. 2019. (Seminário).

X Seminário As Redes Educativas e as Tecnologias Liberdade acadêmica, produção e circulação de conhecimentos.Coordenador da sessão 'Liberdade acadêmica e conhecimentos nas redes educativas' de apresentação de trabalhos. 2019. (Seminário).

IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação.Fotonakirigrafias: Filosofia e Educação como Imagens. 2018. (Outra).

IV Congresso Sobre Gênero, Educação e Afrodescendência: Descolonialidades e Cosmovisõesões. Parecerista de Trabalhos Científicos. 2017. (Congresso).

IV Congresso Sobre Gênero, Educação e Afrodescendência:ôes Descolonialidades e Cosmovis. 2017. (Congresso).

"Pátria Educadora: o que está sendo e o que pode vir a ser". 2015. (Outra).

Formação Docente para as Relações Étnico-Raciais. 2015. (Outra).

Foucault: a escrita como arte de existir. 2015. (Outra).

III Encontro de Estudos Bakhtinianos.Travessias com Outros: em nakirigrafias e outros territórios afrodiaspóricos. 2015. (Encontro).

VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares.Nakirigrafias e Currículo: territórios de atravessamentos. 2015. (Outra).

VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e Educação.Nakirigrafias e o cotidiano escolar a partir de Guiné. 2015. (Seminário).

4 Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia.Escola com/pelas lentes de crianças e jovens de Guiné. 2014. (Outra).

Crescendo em um mundo hiperconectado. 2014. (Outra).

História da África: Literatura, Cinema, Diáspora e Identidades. 2014. (Oficina).

III Congresso Internacional de Culturas Africanas: Literatura, História e Cultura Afro-brasileira e Africana. 2014. (Congresso).

III Congresso Internacional de Culturas Africanas: Literatura, História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Caminhos de uma pesquisa entre Brasil e Guiné. 2014. (Congresso).

I Seminário Internacional Fela Kuti da UERJ: A Educação, os movimentos sociais e a África que incomoda. 2014. (Seminário).

Vídeo-oficina: Incomodando somos Fela. 2014. (Oficina).

VII Seminário do Laboratório de Educação e Imagem - possibilidades de uso de imagens em pesquisas em educação: questões éticas e produção de conhecimentos e significações. 2014. (Seminário).

Aprendendo a ler imagens em movimento: uma introdução à linguagem cinematográfica. 2013. (Oficina).

Candomblé e racismo na educação. 2013. (Outra).

Seminário O Negro no Pensamento Social Brasileiro. 2013. (Seminário).

VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidades s.Um encontro de concepções de infâncias, e educação escolar infantil em Guiné Conacri-África. 2013. (Seminário).

V Seminário Vozes da Educação: Formação Docente - Experiências, Políticas e Memórias Polifônicas.Escola em África, África em escolas: relações e práticas entre crianças e pré-escola. 2013. (Seminário).

África, afrodiáspora e contemporaneidade. 2012. (Oficina).

Curso de Atualização Melanie Klein - A técnica do brincar em 6 lições. 2012. (Outra).

IV Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. Infância, crianças e práticas em educação infantil: diálogos no PEPE a partir de Guiné Conacri-África. 2012. (Congresso).

Educação Infantil: a infância em textos e contextos. 2011. (Outra).

VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade.Criança, experiência e educação infantil em Guiné Conacri-África. 2011. (Seminário).

Cotas para minorias étnicas no Brasil e a sua relação com "World Policy". 2009. (Outra).

Igualdade Racial: um desafio para a educação brasileira. 2009. (Outra).

IV Semana de Extensão.Amostra das Ciências e suas Tecnologias: Aprender a Aprender - Matemática do Dia a Dia. 2009. (Outra).

Linguagem Oral e Escrita. 2009. (Outra).

Curso de Extensão Inglês no Cotidiano. 2002. (Outra).

Curso de Extensão Leitura e Produção Textual. 2002. (Outra).

Curso de Formação Docente. 2002. (Outra).

I Encontro de Estudos de Língua Inglesa. 2002. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Girlane Valentim Lopes

PINTO, A. B. C.; LOPES, M. A. O.; GARCIA, A. M.;MENDES, G. J. N.. Sociedades Sustentáveis e Racionalidade Moderna Cristã: um olhar sobre o movimento ambientalista de Porto Seguro-BA. 2023.

Aluno: Girlane Valentim Lopes

PINTO, A. B. C.; LOPES, M. A. O.; GARCIA, A. M.;MENDES, G. J. N.. Sociedades Sustentáveis e Racionalidade Moderna Cristã: um olhar sobre o movimento ambientalista de Porto Seguro-BA. 2023.

Aluno: JOSE ROBERTO FERREIRA DE SOUZA

ALMADA, F. A. C.; PEREIRA, C. A.;MENDES, G. J. N.. Desempenho dos estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis do Estado do Maranhão no ENADE 2018. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Didática do Ensino Superior) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.

Aluno: Teresinha de Fátima Maciel dos Reis

ALMADA, F. A. C.;MENDES, G. J. N.; ARAUJO, H. L.. A monitoria como espaço de formação acadêmica: desafios vivenciados pelos alunos-monitores da UEMASUL no período da pandemia. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Didática do Ensino Superior) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.

Aluno: Patrícia Sodré dos Santos

SANTOS, N. O.;MENDES, G. J. N.; XAVIER, G.. A Mangueira, seu cenário e seus protagonistas: um debate sobre identidade étnico-racial e Educação Infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Farias Lima

FERREIRA, M. S.; SILVA, I. M. O.;MENDES, G. J. N.. Alfabetização em tempos de pandemia, níveis de escrita e fluência de leitura de crianças alfabetizadas no ensino remoto. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.

Aluno: Jonas Vicente de Oliveira Silva

SILVA, F. B.; JULIASSE, A. C. N.;NEGREIROS MENDES, GEOÉSLEY JOSÉ. Pantera Negra: revolução e contra revolução nos quadrinhos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Regilene Gonçalves da Silva

MENDES, G. J. N.. A Importância da Afetividade na Relação Aluno/Professor no Processo de Aprendizagem na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância do Consórcio CEDERJ/UER) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Raquel De Carvalho Alves Hara

MENDES, G. J. N.. A influência da afetividade no desenvolvimento de crianças na primeira infância: estudo de caso em escola particular no município de Itaguaí/RJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Oliveira dos Santos

MENDES, G. J. N.. A Participação dos pais na vida escolar de seus filhos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância do Consórcio CEDERJ/UER) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MENDES, G. J. N.; SOUSA, F. R. S.; PEIXOTO, S. C.. Processo Seletivo para a Contratação de Professor Substituto. 2023. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.

SANTOS, E. O.; FRANCO, E.;MENDES, G. J. N.. Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação de professor substituto. 2022. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.

ALVES, C. L.; SILVA, M. G. T.; MACEDO, I. D. G.;MENDES, G. J. N.; PAIVA, I. A.; CHAVES, R. M. P.. Processo seletivo ao Curso de Pós-Graduação, Lato Sensu, Especialização em Língua Brasileira de Sinais. 2022. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.

SOUSA, J. A. L.;MENDES, G. J. N.; LANDIM NETO, A. P.. Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação de professores substitutos. 2021. Universidade Estadual do Maranhão.

LIMA, T. J. M.; SILVA, V. N.;MENDES, G. J. N.. Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação de professores substitutos. 2021. Universidade Estadual do Maranhão.

Comissão julgadora das bancas

Rita Marisa Ribes Pereira

PEREIRA, R. M. RIBES.; PASSOS, M. C.; CARVALHO, C. R.. Nakirigrafias como potencializadoras de compreensão da escola em/a partir de Guiné Conacri/África. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mailsa Carla Pinto Passos

PASSOS, Mailsa Carla; CARVALHO, C. R.; PEREIRA, R. M. R.. Nakirigrafias como potencializadoras de compreensão da escola em/a partir de Guiné Conacri/África. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Orientou

MICHELLY DA SILVA MARTINS

OS DESAFIOS DE ACESSO DO INDIGENA SURDO NO PROCESSO DE INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO (UEMASUL); ; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Especialização, Lato Senso, em Língua Brasileira de Sinais) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; (Orientador);

Laiza Rodrigues Oliveira

UEMASUL COMO TEMPO-ESPAÇO DE VISIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE SURDA; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Especialização, Lato Senso, em Língua Brasileira de Sinais) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; (Orientador);

Vagna Andrade da Silva

OS DESAFIOS DA ESCOLA NA COMUNICAÇÃO COM FAMÍLIAS DE CRIANÇAS CODA DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE IMPERATRIZ/MA; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Especialização, Lato Senso, em Língua Brasileira de Sinais) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; (Orientador);

Aryana Barros de Andrade

PODE A LIBRAS, ENQUANTO DISCIPLINA NA ESTRUTURA CURRICULAR DO ENSINO BÁSICO, POTENCIALIZAR AS INTERAÇÕES ENTRE ALUNOS SURDOS E NÃO SURDOS EM ESPAÇOS ESCOLARES DA CIDADE DE GOVERNADOR EDISON LOBÃO-MA?; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Especialização, Lato Senso, em Língua Brasileira de Sinais) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; (Orientador);

Thaís Morreiro da Costa

CUIDAR E EDUCAR COMO EIXOS INDISSOCIÁVEIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; (Orientador);

Ivany Steffany Brito do Nascimento

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: a relação teoria e prática como meio de reflexão da práxis docente; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; (Orientador);

Irene Vicente José dos Santos

Literatura Infantil Afro-Brasileira na Creche: um modo de ver o real; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Geoésley José Negreiros Mendes;

Karla Adrianny Pereira Rocha

A importância das brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem de crianças com necessidades educacionais especiais em uma escola pública de Balsas-MA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Geoésley José Negreiros Mendes;

Claudia Gabriella Telhado Dos Santos

O Brincar na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância do Consórcio CEDERJ/UER) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Geoésley José Negreiros Mendes;

Rejane Moreira de Carvalho

Do Educar ao Educar/Cuidar/Brincar Numa Creche do Município do Rio de Janeiro: Deslocamento no Modo de Ver e Viver a Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância do Consórcio CEDERJ/UER) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Geoésley José Negreiros Mendes;

Tony Max Figueira de Oliveira

Monografia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância do Consórcio CEDERJ/UER) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Geoésley José Negreiros Mendes;

Emanuele da Silva Oliveira Costa

Monografia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância do Consórcio CEDERJ/UER) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Geoésley José Negreiros Mendes;

Foi orientado por

Mailsa Carla Pinto Passos

NAKIRIGRAFIAS COMO POTENCIALIZADORAS DE COMPREENSÃO DA ESCOLA EM/A PARTIR DE GUINÉ CONACRI/ÁFRICA?; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Mailsa Carla Pinto Passos

ESCOLA COMO TEMPOESPACO DE ATRAVESSAMENTO: ENTRE A GUINE CONACRI E O MARANHAO; 2020; Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Mailsa Carla Pinto Passos;

Produções bibliográficas

  • NEGREIROS MENDES, GEOÉSLEY JOSÉ ; PINTO PASSOS, MAILSA CARLA ; GUEDES CAPUTO, STELA . Imagens e deslocamentos: fotografias como enunciação de saberes, culturas e afetos. Visualidades (UFG) , v. 14, p. 54-79, 2016.

  • MENDES, G. J. N. . África Negra: da maldição à reconstrução de sua história. Revista Teias (UERJ. Online) , v. 12, p. 309-314, 2011.

  • PIMENTEL, A. P. ; ASSIS, G. ; MENDES, G. J. N. . Psicanálise como tempoespaço de luta antirracista. In: Ana Paula PImentel; Renata Sucupira. (Org.). Psicanálise implicada e mal-estar: da cultura à clínica. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2022, v. 1, p. 27-51.

  • MENDES, G. J. N. . ENTRE GUINÉ E BRASIL, TECENDO UMA EDUCAÇÃO COM/A PARTIR DAS FOTONAKIRIGRAFIAS. In: Francis Musa Boakari ... [et al.].. (Org.). Descolonialidades e Cosmovisões. 1ed.Teresina-PI: Edufpi, 2018, v. 1, p. 438-453.

  • MENDES, G. J. N. . Caminho de uma pesquisa entre Brasil e Guiné. In: Tânia Lima; Derivaldo dos Santos. (Org.). Griots: literaturas e culturas africanas. 1ed.Fortaleza: Mangues&Letras, 2016, v. 1, p. 192-204.

  • MENDES, G. J. N. . Imagens de pensamento: travessias em uma est(ética) de pesquisa. In: Elaine Ferreira Rezende de Oliveira; Heloisa Josiele Santos Carreiro. (Org.). VI Seminário Vozes da Educação 20 anos : Memórias, Políticas e Formação Docente. 1ed.São Gonçalo, RJ: UERJ, Faculdade de Formação de Professores, 2016, v. 1, p. 1-16.

  • MENDES, G. J. N. ; SILVA, F. B. . Travessias com outros: em nakirigrafias e outros territórios afrodiaspóricos. In: Grupo ATOS UFF e outros. (Org.). III EEBA - Encontro de Estudos Bakhtinianos: Amorização porque falar de amor é um ato revolucionário. 1ed.São Carlos-SP: Pedro e João Editores, 2015, v. , p. 739-749.

  • MENDES, G. J. N. . Fotonakirigrafias: narrativas de uma África. ReDoC - Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, p. 286 - 292, 18 dez. 2019.

  • Cláudia Queiroz ; MENDES, G. J. N. . Africanidades em cartões postais, arranhando o estereótipo. Educação e Imagem, Rio de Janeiro, , v. 29, 07 maio 2015.

  • MENDES, G. J. N. . Fotonakirigrafias: Filosofia e Educação como Imagens. In: IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação Filosofia e educação em errância: inventar escola, infâncias do pensar, 2018, Rio de Janeiro. Fotonakirigrafias: filosofia e educação como imagens. Rio de Janeiro: Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI) Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd), 2018. v. 1. p. 1-17.

  • MENDES, G. J. N. . Nakirigrafias e o cotidiano escolar a partir de Guiné Conacri. In: VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e Educação, 2015, Rio de Janeiro. VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e Educação, 2015.

  • MENDES, G. J. N. . Nakirigrafias e Currículo: territórios de atravessamentos. In: VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2015, João Pessoa. Políticas de Currículo e Formação: desafios contemporâneos. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2015. v. VII. p. 3048-3061.

  • MENDES, G. J. N. . Um encontro de concepções de infâncias, e educação escolar infantil em Guiné Conacri - África. In: VII Seminário Internacional de Educação, 2013, Rio de Janeiro. VII Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidade, 2013.

  • MENDES, G. J. N. . Escuelas en África y África en escuelas: relaciones y prácticas de pre-escuelas y nio/as. In: VII Jornadas Nacionales sobre la Formacion del Profesorado: 'Narrativa(s), Practica(s) e Investigacion(es)', 2013, Mar del Plata. VII Jornadas Nacionales sobre la Formacion del Profesorado:, 2013.

  • MENDES, G. J. N. . Escola em África, África em escolas: relações e práticas entre crianças e pré-escola. In: V Seminário Vozes da Educação: Formação Docente - Experiências, Políticas e Memórias Polifônicas, 2013, São Gonçalo - RJ. Escola em África, África em escolas: relações e práticas entre crianças e pré-escola, 2013.

  • MENDES, G. J. N. . Infância, crianças e práticas em Educação Infantil: diálogos no PEPE a partir de Guiné Conacri. In: IV Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos, 2012, Niteroi - RJ. IV Congresso Internacional: Diálogo sobre Diálogos, 2012.

  • MENDES, G. J. N. . Criança, Experiência e Educação Infantil em Guiné Conacri - África. In: VI Seminário Internacional: as redes educativas e as tecnologias, 2011, Rio de Janeiro RJ. Criança, Experiência e Educação Infantil em Guiné Conacri - África, 2011.

  • LIMA, ARIANE FERREIRA DE ; MENDES, GEOÉSLEY JOSÉ NEGREIROS . O SILENCIAMENTO DOS SUJEITOS LGBTQIAPN+ NA EDUCAÇÃO: percursos teóricos queer e estéticos com a HQ Bendita Cura. In: Anais do IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos, 2023, UEMASUL Campus Açailândia. Anais do(a) Anais do IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos. Imperatriz-MA, 2023.

  • MENDES, G. J. N. ; SANTOS, E. R. O. . Sankofa como orientação teórico-prática para uma educação das relações étnico-raciais. In: IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos, 2023, Imperatriz-MA. Anais do IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos. Imperatriz-MA: UEMASUL, 2023.

  • SANTOS, E. R. O. ; MENDES, G. J. N. . Ludmila, a boneca caçadora de conversa. In: IX Congresso sobre gênero, educação e afrodescendência: narrativas para aprender a ser-existir hoje, 2022, Teresina-PI. ANAIS DO IX CONGRESSO SOBRE GÊNERO, EDUCAÇÃO E AFRODESCENDÊNCIA: NARRATIVAS E DIÁSPORAS PARA APRENDER A SER-EXISTIR HOJE. Teresina-PI: UFPI, 2022. p. 64-64.

  • MENDES, G. J. N. ; SILVA, L. G. S. ; PASSOS, M. C. P. . Abolições Decoloniais. In: As Redes Educativas e as Tecnologias Liberdade acadêmica, produção e circulação de conhecimentos, 2019, Rio de Janeiro. As Redes Educativas e as Tecnologias Liberdade acadêmica, produção e circulação de conhecimentos. Rio de Janeiro, 2019. v. X.

  • MENDES, G. J. N. . Escola com/pelas lentes de crianças e jovens de Guiné. In: 4° Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia, 2014, Rio de Janeiro. Culturas: Encontros e Desencontros. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2014. v. 4. p. 119-124.

  • MENDES, G. J. N. ; CHAUA, R. C. J. . Diálogo em Volta da Fogueira e na Travessia: Proposta para pensar a Educação por uma perspectiva afrodiaspórica. In: IV Congresso Sobre Gênero, Educação e Afrodescendência: Descolonialidades e Cosmovisões, 2017, Teresina. Livro de Programação e Resumos do IV CONGEAfro. Teresina: Universidade Federal do Piauí, 2017. p. 49-49.

  • MENDES, G. J. N. ; SANTOS, E. R. O. . Sankofa como orientação teórico-prática para uma educação das relações étnico-raciais. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, A. F. ; MENDES, G. J. N. . O SILENCIAMENTO DOS SUJEITOS LGBTQIAPN+ NA EDUCAÇÃO: PERCURSOS TEÓRICOS QUEER E ESTÉTICOS COM A HQ BENDITA CURA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, E. R. O. ; MENDES, G. J. N. . Ludmila, a boneca caçadora de conversa. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, E. S. ; MENDES, G. J. N. . Indígenas em uma aula remota: um treino na sala virtual, uma lição para a vida. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, G. J. N. . Consciência Negra. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES, G. J. N. . Educação: Afrodescendentes em narrativas cotidianas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDES, G. J. N. ; PASSOS, M. C. P. ; SILVA, L. G. S. . Abolições Decoloniais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, G. J. N. . Fotonakirigrafias: Filosofia e Educação como Imagens. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, G. J. N. . Mesa Redonda Educação Infantil e Relações Étnico-Raciais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDES, G. J. N. . Imagens de Pensamento: travessias em uma (est)ética de pesquisa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, G. J. N. . Nakirigrafias e o cotidiano escolar a partir de Guiné Conacri. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, G. J. N. ; SILVA, F. B. . Travessias com Outros: em nakirigrafias e outros territórios afrodiaspóricos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, G. J. N. . Nakirigrafias e Currículo: territórios de atravessamentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, G. J. N. . Caminhos de uma pesquisa entre Brasil e Guiné. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, G. J. N. . Escola com/pelas lentes de crianças e jovens de Guiné. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, G. J. N. . Um encontro de concepções de infâncias, e educação escolar infantil em Guiné Conacri-África. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, G. J. N. . Escola em África, África em escolas: relações e práticas entre crianças e pré-escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, G. J. N. . África en escuelas y escuelas en África: relaciones y prácticas en un programa preescolar en Guinea Conakry. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, G. J. N. . Infância, crianças e práticas em educação infantil: diálogos no PEPE a partir de Guiné Conacri - África. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, G. J. N. . Criança, experiência e educação infantil em Guiné Conacri - África. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

MENDES, G. J. N. ; CHAUA, R. C. J. ; MIRANDA, J. C. B. ; MACHADO, R. N. S. . Relações Étnicorraciais e Afrodescendências em Educações Sociais e Escolares Para Além do Eurocentrismo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MENDES, G. J. N. ; Cláudia Queiroz ; Sonia Regina dos Santos Santos . Pensando a Africanidade: experiência, memória e identidade. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MENDES, G. J. N. . Sankofa como orientação teórico-prática para uma educação das relações étnico-raciais. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDES, G. J. N. ; CHAUA, R. C. J. . Diálogo em Volta da Fogueira e na Travessia: Proposta para pensar a Educação por uma perspectiva afrodiaspórica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDES, G. J. N. . Oficina Técnicas em Antropologia Visual. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDES, G. J. N. ; SILVA, F. B. . Minicurso Nakirigrafias e Narrativas diaspóricas como proposta para trabalhar afrodescendência em sala de aula. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDES, G. J. N. . Semana de Formação do Programa de Educação Pré-Escolar (PEPE) para Educadores Haitianos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDES, G. J. N. . Nakirigrafias: narrativas de uma África. 2016. Fotografia.

MENDES, G. J. N. . Nakirigrafias: narrativas de uma África. 2015. Fotografia.

MENDES, G. J. N. . Nakirigrafias: narrativas de uma África. 2015. Fotografia.

MENDES, G. J. N. . Nakirigrafias: narrativas de uma África. 2015. Fotografia.

MENDES, G. J. N. . Nakirigrafias: narrativas de uma África. 2015. Fotografia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, Imperatriz. , Rua Godofredo Viana, 1300, Centro, 65901480 - Imperatriz, MA - Brasil, Telefone: (99) 35257875, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - 2020

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa Doutorado Nota 10 FAPERJ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Dedicação exclusiva ao desenvolvimento da pesquisa de doutorado, bem como à escrita e produção de artigos e tese.

2012 - 2020

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Atividades técnico-científicas

Outras informações:
Atuação junto ao Grupo de Pesquisa Culturas e Identidades no Cotidiano, vinculado à linha de pesquisa ?Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais?, à Faculdade de Educação, ao Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd), e ao Laboratório Educação e Imagem da Faculdade de Educação, desenvolvendo as atividades como: - Participação e contribuições nos encontros semanais de orientação coletiva e estudos teórico-epistemológicos e teórico-metodológicos com os/as pesquisadores/as do grupo; - Levantamento e organização de bibliografia; - Participação no desenvolvimento de oficinas pedagógicas, de literatura e outras linguagens artístico-culturais, junto às escolas públicas de Educação Básica envolvidas nos projetos do grupo; - Produções de textos e audiovisuais (vídeos e fotografias) para apresentações em eventos escolares, congressos, seminários, eventos acadêmicos, no Rio de Janeiro e em outros Estados brasileiros; - Preparação e manutenção do site do grupo de pesquisa; - Preparação de relatórios; - Formação e organização de um banco de audiovisuais que dispunha de materiais a educadores/as interessados/as na produção e uso de imagens técnicas que discutam questões que enredam os afetamentos interculturais.

2016 - 2018

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado FAPERJ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2016

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico FAPERJ (TCT5), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - 2021

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina: Fundamentos e Metodologia do Ensino de História (60h) - Licenciatura em Pedagogia

2021 - 2021

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina: Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia (60h) - Licenciatura em Pedagogia (VII Período)

2021 - 2021

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina: Fundamentos e Metodologias do Ensino de Geografia (60h) - Licenciatura em Pedagogia (VIII Período).

2021 - 2021

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina: Educação e Diversidade Cultural (60h) - Licenciatura em Pedagogia

2021 - 2021

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina: Educação e Relações Étnico-Raciais (60h) - Licenciatura em Pedagogia

2021 - 2021

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina: Introdução a Pedagogia (60h) - Licenciatura em Pedagogia

2020 - 2021

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina de Didática (60h) - Licenciatura em Pedagogia.

2020 - 2021

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina Prática Curricular na Dimensão Escolar (135h) - Licenciatura em Pedagogia.

2020 - 2021

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Filosofia (60h) - Licenciatura em Pedagogia.

2001 - 2003

Prefeitura Municipal de Governador Edison Lobão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II Português/Inglês, Carga horária: 40

2023 - Atual

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Histórias e Culturas Afro-brasileiras (90h) no Curso de Pedagogia (CCHSL/UEMASUL).

2023 - Atual

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Antropologia da Educação (60h) no Curso de Pedagogia (CCHSL/UEMASUL).

2023 - Atual

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
História da Educação (60h) no Curso de Pedagogia (CCHSTL/UEMASUL).

2023 - Atual

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Teorias da Educação (60h) no Curso de Pedagogia (CCHSTL/UEMASUL).

2023 - Atual

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Educação em Espaços Não-Escolares (60h) no Curso de Pedagogia (CCHSTL/UEMASUL).

2023 - 2023

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina Sociologia da Educação (60h) pelo Programa de Formação Docente Caminhos do Sertão (UEMASUL) no município Amarante do Maranhão. A disciplina foi ministrada em módulo, aos finais de semana do mês de março/2023.

2023 - 2023

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina Sociologia da Educação (60h) - Curso de Letras Inglês (UEMASUL).

2023 - 2023

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos (60h) - Curso de Letras Português (UEMASUL).

2023 - 2023

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina Métodos de Pesquisa no Espaço Escolar (60h) - Licenciatura em Química.

2023 - 2023

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 30

Outras informações:
Disciplina de Seminários no Curso de Especialização Lato Sensu em Língua Brasileira de Sinais, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). A disciplina não aparece na Declaração de Disciplinas Ministradas na UEMASUL porque ainda não foi consolidada no Sigaa.

2023 - 2023

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina Sociologia da Infância e Culturas Infantis (60h) ministrada dos finais de semana do mês de julho de 2023 no curso de Licenciatura em Pedagogia, no município maranhense Porto Franco, no âmbito do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

2022 - 2023

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina História e Cultura Africana e Afro-brasileira (90h) - Licenciatura em Pedagogia

2022 - 2023

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina Métodos de Pesquisa no Espaço Escolar (60h) - Licenciatura em Química

2022 - 2023

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina Métodos de Pesquisa no Espaço Escolar (60h) - Letras Língua Portuguesa

2022 - 2022

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina Didática (60h) - Licenciatura em Biologia.

2022 - 2022

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina Métodos de Pesquisa no Espaço Escolar (60h) - Licenciatura em Química.

2022 - 2022

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplina Sociologia (60h) ministrada do dia 25 ao dia 30 de julho de 2022 no curso de Licenciatura em Pedagogia, no município maranhense Vila Nova dos Martírios, no âmbito do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

2022 - 2022

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor de Metodologia Científica do Curso de Pós-Graduação, Lato Sensu, em Língua Brasileira de Sinais.

2021 - 2022

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos (60h) - Curso Licenciatura em Matemática

2021 - 2022

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos (60h) - Curso Licenciatura em Física

2021 - 2022

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina História e Cultura Afro-brasileira (90h) - Curso Licenciatura em Pedagogia.

2021 - 2021

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina de Didática (60h) - Licenciatura em História

2021 - 2021

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina Métodos de Pesquisa no Espaço Escolar (60h) - Licenciatura em Biologia

2022 - 2023

Fundação Sousandrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA

Vínculo: Serviço Técnico-Especializado, Enquadramento Funcional: Elaborador de questões em Prova Objetiva

Outras informações:
Serviço prestado: elaboração de questões inéditas para a prova objetiva de Sociologia do vestibular do Programa Caminhos do Sertão, vinculado à Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).