Santiago Manuel Cao González

Atualmente é Mestrando em Processos Urbanos Contemporâneos no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (PPG-AU/UFBA), Salvador, Brasil. É orientado pela Doutora Paola Berenstein Jacques e integra o "Laboratório Urbano". Possui Graduação em Artes Visuais pelo IUNA (Instituto Universitário Nacional da Arte) de Buenos Aires, Argentina. Cursou também a licenciatura em Psicologia e possui experiência em poesia, teatro de rua e clown. De 2008 até 2013 foi professor auxiliar da disciplina "Linguagem Visual" níveis 3-4 no Departamento de Artes Visuais do IUNA. Suas pesquisas se baseiam em torno dos Corpos nos Espaços Públicos, dos micropoderes que neles se ativam, e alguns possíveis modos de gerar (trans)Versões da Realidade através da Performance, as Intervenções Urbanas e de estudos filosóficos. Trabalha com especial interesse no campo das ações duracionais, pois acredita na sua estruturação como um rito de passagem, capaz de transcender de um estado de consciência à outro. Tem realizado palestras que chama de (Con)Versatorios, e coordenado minicursos-laboratórios de Performances e Intervenções Urbanas na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Países onde tambem tem participado em diversos festivais internacionais de Performance e Intervenção Urbana como também intervindo o fluxo urbano de maneira independente e autônoma desde 2003. Coordenou desde 2008 até 2013 a residência artística El Puente (La Boca, Buenos Aires). Co-organizou NÓMADES, Festival Itinerante de Performance e Intervenciones Urbanas de 19 a 29 de outubro de 2012 em Río Ceballos (Córdoba) e Buenos Aires, Argentina. Fez parte da curadoria, juntamente com Bia Medeiros e Rose Boaretto, do II MOLA (Mostra OSSO Latino-Americana de Performance), festival que se realizou de 10 a 20 de março de 2013 em Arraial D Ajuda e Trancoso, Porto Seguro, Brasil.

Informações coletadas do Lattes em 01/11/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Arquitetura e Urbanismo

2014 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Paola Berenstein Jacques.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: espaço publico; espectador sabi(d)o; intervenções urbanas; produção de realidade; subjetividade.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Antropologia Urbana.

Graduação em Artes Visuais

2001 - 2012

Instituto Universitario Nacional del Arte
Orientador: Julio Flores

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Intervenções Urbanas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

"Seminario Acción/Cuerpo/Espacio". Universidad del Pácifico.Cuando el Cuerpo es un medio y la Performance una herramienta. 2014. (Seminário).

"1º Encuentro Latinoamericano de Investigadores sobre Cuerpos y Corporalidades en las Culturas". Faculdade de Humanidades e Artes da Universidade Nacional de Rosario, Argentina. 1 a 3 de Agosto. El Espectador Sabi(d)o. 2012. (Congresso).

"Primeras Jornadas de Estudios de la Performance". Faculdade de Filosofía e Humanidades de la Universidade Nacional de Córdoba, Argentina.. Cuerpo y acciones duracionales: Percepción y subjetividades colectivas en las prácticas corporales contemporánea. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paola Berenstein Jacques

JACQUES, P. B.JACQUES, P. B.JACQUES, P. B.JACQUES, P. B.Britto, F.D.; FERRAZ, F.; LEITAO, L.. O que pode um corpo diante do afeticídio urbano?. 2016. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Paola Berenstein Jacques

JACQUES, P. B.JACQUES, P. B.JACQUES, P. B.JACQUES, P. B.Britto, F.D.; FERRAZ, F.; LEITAO, L.. A questão dos afetos em tempos de "afeticídio urbano". 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Paola Berenstein Jacques

JACQUES, P. B.JACQUES, P. B.JACQUES, P. B.JACQUES, P. B.Britto, F.D.; FERRAZ, F.; LEITAO, L.. Os espaços públicos e a potência do não como resistência. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paola Berenstein Jacques

O que pode um corpo diante do afeticídio urbano?; 2016; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paola Berenstein Jacques;

Fabiana Dultra Britto

O que pode um corpo diante doa feticídio urbano? a "potência de não" e a "tática do segredo" como formas de resistência; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Fabiana Dultra Britto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CAO, S. . Cuerpo y Performance en la era de las comunicaciones virtuales: El espacio del Cuerpo en el espacio del cuerpo. Virus , v. 7, p. 1-7, 2012.

  • CAO, S. . SEDE. In: Wagner Rossi Campos. (Org.). Perpendicular Casa e Rua. 1ed.Belo Horizonte: Instituto Cidades Criativas, 2012, v. 1, p. 112-119.

  • CAO, S. . Imaginar: Pensar (la Performance) con imágenes en tiempos de Registros.. De Poéticas Corporales [online]. Edição N IV, Agosto de 2014, p. 87 - 99, 04 ago. 2014.

  • CAO, S. . Pes(o)soa de Carne e Osso. Reticências... Crítica de Arte, Fortaleza, 15 out. 2010.

  • CAO, S. . Espaços [in]Seguros. Reticências... Crítica de Arte, Fortaleza, 15 out. 2010.

  • CAO, S. . Cuerpo y acciones duracionales. Percepción y subjetividades colectivas en las prácticas corporales contemporáneas. In: Primeras Jornadas de Estudios de la Performance, 2012, Córdoba. Actas de las Primeras Jornadas de Estudios de la Performance. Córdoba: Facultad de Filosofía y Humanidades de la Universidad Nacional de Córdoba, 2012.

  • CAO, S. . El Espectador Sabi(d)o. In: 1er Encuentro Latinoamericano de Investigadores sobre Cuerpos y Corporalidades en las Culturas., 2012, Rosario. Actas del I Encuentro Latinoamericano de Investigadores sobre Cuerpos y Corporalidades en las Culturas. Buenos Aires: Investigaciones en Artes Escénicas y Performáticas, 2012.

  • CAO, S. . O Espectador Sabi(d)o . 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . O Espectador Sabi(d)o . 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . Ceci n'est pas une Performance. A questão do registro . 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . Corpos, Saberes e Afetos em Espaços Públicos e Privados . 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . Arte em Espaços Públicos ou arte com os Espaços Públicos? O Corpo como ferramenta para propiciar Imaginários outros e outras Produções de Cidade . 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAO, S. . 'O Patrimônio Afetivo como o bem mais prezado das cidades. Uma Arquitetura dos Afetos na Ladeira da Conceição'. Trabalho participante do CORPOCIDADE 4 Experiências de Apreensão da Cidade. Grupo de Estudo 'Subjetividade, Corpo e Arte'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAO, S. . 'Prácticas de (Des)velamiento de Situaciones Cotidianas'. Palestra apresentada na Sala Alberdi do Centro Cultural General San Martín, Buenos Aires, Argentina. 22 de janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'El Circuito Independiente de Festivales en la escena Latinoamericana de Performance e Intervenciones Urbanas'. Palestra apresentada na Universidade do Museu Social Argentino, convidado pela Cadeira 'Curaduría I'. 10 de abril. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'El Espectador Sabi(d)o'. Conferência apresentada no 3º Festival de Performance Cimientos, Cochabamba, Bolívia. 28 de maio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'El Espectador Sabi(d)o'. Palestra apresentada no Goethe-Institut La Paz, Bolívia. 3 de junho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'El Espectador Sabi(d)o'. Conferência apresentada no Teatro Municipal de Lima, Perú. 17 de julho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'El Espectador Sabi(d)o'. Palestra apresentada no espaço cultural La Karakola, Quito, Equador. 9 de agosto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'El Espectador Sabi(d)o'. Palestra apresentada na Corporación Artística ImaginEros, Medellín, Colômbia. 20 de agosto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'El ojo apre(he)ndido: El Ver como Producción de Realidad'. Palestra apresentada na Fundação Casa Tres Patios, Medellín, Colômbia. 21 de agosto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'El Espectador Sabi(d)o'. Palestra apresentada no Museu de Arte Contemporânea de Bogotá, Colômbia. 25 de agosto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'El Espectador Sabi(d)o'. Palestra apresentada na Fundación Artemisia, Bucaramanga, Colômbia. 4 de setembro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'El Espectador Sabi(d)o'. Palestra apresentada no IMCA (Instituto Municipal de Cultura e Arte), Barquisimeto, Venezuela. 15 de setembro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'Cuerpo y Acciones Duracionales: Percepción y Subjetividades Colectivas en las Prácticas Corporales Contemporáneas'. Trabalho apresentado nas 'Primeras Jornadas de Estudios de la Performance', Cordoba, Argentina. 4 de maio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAO, S. . 'Charla Abierta sobre Cuerpo: Hablando Mal y (d)espacio'. Palestra apresentada no IUNA (Instituto Universitario Nacional del Arte), San Fernando, Argentina. 30 de junho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'El Espectador Sabi(d)o'. Trabalho apresentado no '1º Encuentro Latinoamericano de Investigadores sobre Cuerpos y Corporalidades en las Culturas', Rosario, Argentina. 3 de agosto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAO, S. . 'El Espectador Sabi(d)o'. Conferência apresentada na Universidade Nacional de La Plata. 9 de outubro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'El espacio del Cuerpo en el espacio del cuerpo'. Conferência apresentada na Universidade Nacional de La Plata, Argentina. 10 de outubro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'Ceci n'est pas une Performance: La cuestión del registro'. Conferência apresentada na Universidade Nacional de La Plata, Argentina. 10 de outubro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'Práticas de (des)véu de Situações Cotidianas'. Palestra apresentada no 26º Festival de Arte Cidade de Porto Alegre, Brasil. 5 de novembro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . Ceci n'est pas une Performance: La cuestión del registro . Palestra apresentada na 'IV Bienal Deformes', Valdivia, Chile. 21 de novembro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'Arte en Espacios Públicos o Arte con el Espacio Público?: Implicancias del Cubo Blanco dentro y fuera del espacio público en las Prácticas Corporales Contemporáneas'. Palestra apresentada no Festival Territorio Abierto, Buenos Aires, Argentina. 18 de junho. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'Sobre el Espacio Público en el Espacio Público'. Palestra apresentada no Festival Acción en Vivo y Diferido (AVD), Bogotá, Colômbia. 8 de agosto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'Performances, Subjetividades y Registros en las intervenciones al Espacio Público'. . Palestra apresentada no 'Encontro Colômbia - Canadá. Performance, ação e documento', Universidade Nacional de Colômbia, Bogotá. 9 de agosto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'Cuerpo y Acciones Duracionales: Percepción y Subjetividades Colectivas en las Prácticas Corporales Contemporáneas'. Palestra apresentada na Universidade Pedagógica Nacional, Bogotá, Colômbia. 9 de agosto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'La Performance como arte relacional'. Palestra apresentada na Bienal Internacional de Arte de Bucaramanga, Colômbia. 10 de agosto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'El Corporear como práctica de restauración-restitución simbólica en la era de las comunicaciones virtuales'. Palestra apresentada na Galeria Arte Actual da FLACSO (Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais), Quito, Equador. 19 de janeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'El Corporear como práctica de restauración-restitución simbólica en la era de las comunicaciones virtuales'. Conferência apresentada na PUC (Pontificia Universidade Católica) de Lima, Perú. 18 de março. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. ; RETAMAL, M. E. ; SALDAMANDO, N. . 'Resistências ao esquecimento?'. Palestra apresentada no 'Festival MINAS: Cicatrizes da memória', Santiago, Chile. 29 de outubro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAO, S. . 'D(en)ominar. (Des)cobrir. Esquecer'. Texto escrito para o catálogo do II Festival MOLA (Mostra OSSO Latino-Americana de performances urbanas), publicado em outubro de 2014. Salvador de Bahia: MOLA, 2014 (Ensaio).

  • CAO, S. . 'El Corporear como práctica de restauración-restitución simbólica en la era de las comunicaciones virtuales'. Dissertação de graduação em Artes Visuais do IUNA (Instituto Universitario Nacional del Arte) 2011 (Dissertação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CAO, S. ; MARTINS, A. . 'As interrogações do corpo'. Entrevista a Santiago Cao no Diário do Nordeste, Caderno 3, p. 1 e p. 3. 27 de outubro 2014. Fortaleza, (CE). 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CAO, S. ; POVEDA, S. A. . 'El Argentino que hacía Performance sin saberlo'. Entrevista a Santiago Cao por Sergio A. Poveda. Jornal El Telégrafo, Quito, Equador. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CAO, S. . 'Santiago Cao inaugura Cimientos'. Comentário no jornal Los Tiempos, Cochabamba, Bolívia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAO, S. ; YAKSIC, C. G. . Cimientos : Arte, tierra, sangre y fuego. Entrevista a Santiago Cao no jornal Los Tiempos, Cochabamba, Bolívia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CAO, S. ; GRAJALES, D. . 'El performance también es hecho en Antioquia'. Comentário no jornal El Mundo, Medellín, Colômbia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAO, S. . 'Performance Cimientos 2013'. Comentário no jornal Los Tiempos, Cochabamba, Bolívia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAO, S. . 'Taller intensivo de Performance e Intervenciones Urbanas con Santiago Cao (Argentina)'. Comentário no blog 'All Events in Lima'. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAO, S. . 'Performances y charlas en el [sunday matinees]'. Comentário no blog do MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Bogotá, Colômbia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAO, S. ; NUNES, F. O. . 'Web Arte e Mimo Steim'. Comentário na Revista digital Musa rara: Literatura & Adjacências. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAO, S. ; ALBORNOZ, K. F. . 'Metáforas de carne para (sa)Ver: la performance en Santiago cao'. Entrevista por Katherine Fernández Albornoz. In Revista Lindes: Estudios sociales del Arte y de la Cultura. n. 7 [online]. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CAO, S. ; FONSECA, M. O. . 'Conversando sobre Arte'. Entrevista a Santiago Cao por Marcio de Oliveira Fonseca. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CAO, S. ; BARRANTES, T. ; FRANCO, J. R. D. . 'Conversación a varias voces en el espacio público'. Entrevista a Santiago Cao por Tzitzi Barrantes e José Ricardo Delgado Franco. Bogotá, Colômbia. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CAO, S. . 'Taller de Performance, Santiago Cao'. Comentário na revista digital Escaner Cultural, Santiago, Chile. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAO, S. ; NEIRA, E. . 'Eli Neira y Santiago Cao ofrecen talleres de arte acción en apoyo a encuentro de arte y política'. Comentário no jornal El Ciudadano, Santiago, Chile. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAO, S. . 'Bienal Internacional de Arte 'Desde Aquí'. Performance Santiago Cao, Argentina'. Comentário no blog do Museu de Arte Moderna de Bucaramanga, Colômbia. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAO, S. ; STENKE, V. ; PAGNES, A. . 'Member Spotlight: VestAndPage (Florence/Berlin)'. Comentário de Verena Stenke e Andrea Pagnes (VestAndPage) sob Santiago Cao e a Performance 'Pes(o)soa de Carne e Osso'. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAO, S. ; ROA, A. P. ; MORENO, M. ; CAMPOS, D. . 'EPI II'. Entrevista no programa de TV GuiArte, Concepción, Chile. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CAO, S. ; MUNOZCOLOMA, R. . 'Lota bajo los 'efectos del Arte Loco' E.P.I. Encuentro (Internacional) Independiente de Performance II'. Comentário no artigo de MuñozColoma, publicado na revista digital Escaner Cultural. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAO, S. . 'Artista argentino é enjaulado em nome da arte na Casa da Cultura do Recife'. Comentário no jornal Diario de Pernambuco, Recife, Brasil. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAO, S. . 'Ações de diferentes naturezas marcaram o quarto dia do SPA das Artes'. Comentário na pagina web da Prefeitura de Recife, Brasil. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAO, S. ; VALLEJOS, R. . 'La Carne y el Amor en acción'. Comentario no blog Arte Buenos Aires. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAO, S. . 'Performance o el Arte en tiempo presente'. Entrevista a Santiago Cao, publicada no sitio web do programa de radio Troyanos del Sistema.. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CAO, S. . Práticas de (Des)velamento de Situações Cotidianas . Oficina ministrada com 15 horas de duração na Universidade do Pacífico (Lima, Peru). 14 a 18 de novembro de 2014.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAO, S. . Práticas de (Des)velamento de Situações Cotidianas . Oficina ministrada com 36 horas de duração no SESC-Crato (CE). 18 a 29 de agosto de 2014.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAO, S. . Práticas de (Des)velamento de Situações Cotidianas . Oficina ministrada com 40 horas de duração. Bienal Internacional de Dança do Ceará, Fortaleza (CE). 20 de outubro ao 1 de novembro de 2014.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAO, S. . Práticas de (Des)velamento de Situações Cotidianas . Oficina ministrada com 40 horas de duração. Buenos Aires. 7 a 15 de fevereiro de 2015.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAO, S. . 'Prácticas de (Des)velamiento de Situaciones Cotidianas'. Oficina ministrada com 35 horas de duração. Sala Alberdi, Teatro Municipal San Martín, Buenos Aires, Argentina. 23 a 31 de janeiro. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAO, S. . 'Prácticas de (Des)velamiento de Situaciones Cotidianas'. Oficina ministrada com 16 horas de duração. Teatro CasaTierra, Buenos Aires, Argentina. 28 de janeiro a 1 de fevereiro. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAO, S. . 'El Corporear, como práctica de restauración-restitución simbólica de un futuro anterior'. Oficina ministrada com 32 horas de duração. Buenos Aires, Argentina. Abril-Maio. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAO, S. . 'Prácticas de (Des)velamiento de Situaciones Cotidianas'. Oficina ministrada com 15 horas de duração. Centro Pedagógico e Cultural Simón I. Patiño, 3º Festival de Performance y Accionismo Cimientos', Cochabamba, Bolivia. 29 de maio a 2 de junho. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAO, S. . 'Prácticas de (Des)velamiento de Situaciones Cotidianas'. Oficina ministrada com 65 horas de duração. Espaço cultural 'elgalpon.espacio', Lima, Perú. 16 a 29 de julho. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAO, S. . 'Prácticas de (Des)velamiento de Situaciones Cotidianas'. Oficina ministrada com 14 horas de duração. Espaço cultural La Karakola, Quito, Equador. 12 e 13 de Agosto. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAO, S. . 'Prácticas de (Des)velamiento de Situaciones Cotidianas'. Oficina ministrada com 20 horas de duração. Corporación Artística ImaginEros, Medellín, Colômbia. 20 a 24 de agosto. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAO, S. . 'Prácticas de (Des)velamiento de Situaciones Cotidianas'. Oficina ministrada com 12 horas de duração. Facatativá, Colômbia. 26 a 29 de Agosto. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAO, S. . 'Prácticas de (Des)velamiento de Situaciones Cotidianas'. Oficina ministrada com 30 horas de duração. IMCA (Instituto Municipal de Cultura y Arte). Barquisimeto, Venezuela. 15 a 21 de setembro. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAO, S. . 'Práticas de (des)véu de Situações Cotidianas'. Oficina ministrada com 16 horas de duração. ENEARTE, Universidad Estadual de Rio de Janeiro (UERJ), Brasil. 24 a 27 de julho. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAO, S. . 'Prácticas de (Des)velamiento de Situaciones Cotidianas'. Oficina ministrada com 48 horas de duração. Peras de Olmo-Ars Continua, Buenos Aires, Argentina. Agosto-Setembro. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAO, S. . 'Práticas de (des)véu de Situações Cotidianas'. Oficina ministrada com 16 horas de duração. Atelier Livre, 26º Festival de Arte Cidade de Porto Alegre, Brasil. 5 a 9 de novembro. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAO, S. . 'Prácticas de (Des)velamiento de Situaciones Cotidianas'. Oficina ministrada com 6 horas de duração. Universidade Pedagógica Nacional, Bogotá, Colômbia. 9 de agosto. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAO, S. . 'Prácticas de (Des)velamiento de Situaciones Cotidianas'. Oficina ministrada com 16 horas de duração. Santiago, Chile. 25 a 28 de Novembro. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAO, S. ; CASALNUOVO, N. ; RODRIGUEZ, A. . 'Pandemia'. Teatro de intervenção urbâna no metrô da Cidade de Buenos Aires em relação à Influenza A (H1 N1) e sua manipulação política. Roteiro e Performance por Santiago Cao. 10 a 15 de Julho. 2009. Performática.

CAO, S. ; RAMOS, Gabriel T, . 'O Patrimônio Afetivo: uma Arquitetura dos Afetos na Ladeira da Conceição'. Documentário, 8 min, cor, S-VHS, Salvador, 2014.. 2014. Filme.

CAO, S. ; ABAROA, D. ; VARGASA, S. ; MORALES, F. . 'La Letra con Sangre entra'. Performance coletiva. 3º Festival Internacional de Performance e Accionismo Cimientos , Cochabamba, Bolivia. 1 de Junho. 2013. Performance.

CAO, S. ; STENKE, V. ; PAGNES, A. . 'Venice International Performance Art Week (Semana de Performance Art Internacional de Veneza)'. Convidado para expor a documentação fotográfica da performance 'Pes(o)soa de Carne e Osso'. 8 a 15 de Dezembro. 2012. Outra.

CAO, S. . '(nos)Otros, los Otros'. Performance duracional. Encontro Interdisciplinario de Arte e Política de Temuco. Ação duracional realizada ininterruptamente desde 29 de Novembro a 2 de Dezembro. 2012. Performance.

CAO, S. . '10 motivos para sorrir'. Performance duracional. III Festival EPI (Encontro Internacional de Performance), Lota, Chile. Ação duracional realizada ininterruptamente desde 23 até 25 de Setembro. 2012. Performance.

CAO, S. ; MORENO, M. . '(Entre)vistos'. Produção de Realidade gerada em simultâneo no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Valdivia, as Cabanas Pumantú (Valdivia) e Santiago de Chile. IV Bienal Internacional Deformes. Chile. 20 de Novembro. 2012. Performance.

CAO, S. . 'Branco sobre Branco' Video-Performance.. 2011. Vídeo.

CAO, S. . 'O Sonho da casa própria (ou como fazer para não perder o sono)'. Performance duracional. Festival Semana Fora do Eixo, Brasilia, Brasil. Ação duracional realizada ininterruptamente desde 25 até 26 de Abril. 2011. Performance.

CAO, S. . 'Desejo Zero'. Performance duracional. II Festival internacional EPI (Encontro Independente de Performance), Lota, Chile. Ação realizada ininterruptamente de 24 a 27 de Maio. 2011. Performance.

CAO, S. ; ARRIA, P. . 'Hazte (p)Arte' -Torna (p)Arte-. Performance duracional. Museu de Arte Moderno de Bucaramanga. 'Bienal Internacional de Arte Desde Aqu', Bucaramanga, Colômbia. 6 de agosto. 2011. Performance.

CAO, S. . 'Sede'. Performance duracional apresentada como resultado da residência artística PERPENDICULAR CASA E RUA Favela Santa Lúcia de Belo Horizonte, Brasil. 10 de setembro. 2011. Performance.

CAO, S. . 'Se eu sou você? você quem eu sou?'. Performance-ritual psicomágico duracional. Ação itinerante: Buenos Aires (Argentina)- Montañita (Equador)- Galería Arte Actual-FLACSO, Quito (Equador)- Montañita (Equador). Desde 16 de janeiro até 11 de março. 2010. Performance.

CAO, S. ; FIRVIDA, F. ; CASALNUOVO, N. ; VEGAZZI, A. . 'Comum-União'. Ação performática Coletiva, 'Semana Experimental Urbana' (SEU) de Porto Alegre, Brasil. 23 junho. 2010. Performance.

CAO, S. . 'Crono-logía del amor o El juego de tomar-te'. Performance. Festival 'Encontro de Danza y Performance 2010'. Buenos Aires. 29 de agosto. 2010. Performance.

CAO, S. . 'Espaços [in]Seguros'. Performance duracional e Instalação. Casa da Cultura de Recife. SPA das Artes, Recife, Brasil. Ação realizada ininterruptamente de 15 a 17 de Setembro. 2010. Performance.

CAO, S. . 'Pes(o)soa de Carne e Osso'. Performance duracional. Festival Internacional MOLA (Mostra Osso Latino Americana de Performances Urbanas). Salvador de Bahía, Brasil. 28 de Setembro. 2010. Performance.

CAO, S. . 'Cicatrizes?'. Performance Psicomágica duracional nas feridas abertas do Chile após a ditadura de Pinochet. Festival 'MINAS, Cicatrizes da Memória'. Santiago, Chile. 30 de Outubro. 2010. Performance.

CAO, S. . 'Sensacionalismo'. Performance. Escola Municipal de Belas Artes (EMBA) de Quilmes, Bienal Internacional de arte de ação Zonadeartenaccion . Quilmes (Provincia de Buenos Aires), Argentina. 17 de novembro. 2010. Performance.

CAO, S. ; LEMOS, M. L. ; AREVALO, B. . 'BARBIE-CUE'. Performance. IMPA (Indústria Metalúrgica e Plástica Argentina), Bienal Internacional de arte de ação Zonadeartenaccion . Buenos Aires, Argentina. 20 de novembro. 2010. Performance.

CAO, S. . 'O peso da História'. Performance Psicomagica duracional. Festival Cita a Ciegas. Templo Qorikancha, Cusco, Perú. 9 de Fevereiro. 2009. Performance.

CAO, S. . 'MEMORIA- ME MORIA'. Intervenção Performática e gráfica. Estação ferroviária Dario y Maxi, Avellaneda, Argentina. 25 de Junho. 2009. Intervenção Urbana.

CAO, S. . 'Apacheta'. Instalação. Instituto Universitário Nacional da Arte (IUNA). Buenos Aires, Argentina. Desde 3 de Agosto até 2 de Novembro. 2009. Instalação.

CAO, S. . 'Fim de Carreira (Última Performance como estudante de Arte)'. Performance duracional. Buenos Aires, Argentina. Ação duracional ininterruptamente desde 2 até 11 de Dezembro. 2009. Performance.

CAO, S. . 'Frente Epilépticos apoia a causa Mapuche'. Intervenção Performatica na rua. Santiago, Chile. 26 de Janeiro. 2008. Performance.

CAO, S. ; ARAUJO, R. ; DENTATI, L. ; SAN-MARTIN, C. . 'IMPA-ssiveis'. Intervenção Performática na rua, em apoio a IMPA (Indústria Metalúrgica e Plástica Argentina). Buenos Aires, Argentina. 22 de Abril. 2008. Performance.

CAO, S. ; ARAUJO, R. ; DENTATI, L. ; SAN-MARTIN, C. . '1 de Maio'. Performance coletiva. IMPA (Indústria Metalúrgica e Plástica Argentina), Buenos Aires, Argentina. 1 de Maio. 2008. Performance.

CAO, S. . 'Roupeiro'. Instalação artística e Performance. Centro Cultural Recoleta. Buenos Aires, Argentina. Desde 11 até 27 de Julho. 2008. Instalação.

CAO, S. . 'Pão de Estudos'. Performance. Intituto Universitario Nacional del Arte (IUNA). Buenos Aires, Argentina. 19 de Julho. 2008. Performance.

CAO, S. . 'Não quero ver a minha Realidade'. Performance duracional com os olhos tampados pelas ruas da cidade de Buenos Aires, Argentina, ininterruptamente desde 6 até 10 de outubro. 2008. Performance.

CAO, S. . 'Carne de Artista'. Performance. Festival Internacional de Performance 'Confluencias'. Buenos Aires, Argentina. 15 de Novembro. 2008. Performance.

CAO, S. . 'Dois Nus'. Intervenção Performativa ao Museu Nacional de Belas Artes, Buenos Aires, Argentina. 7 de Dezembro. 2008. Performance.

CAO, S. . 'Anti-Cristos' (série fotográfica em processo). 2007. Fotografia.

CAO, S. . 'Santi-ficação da carne'. Performance na rua. Buenos Aires, Argentina. 14 de Novembro. 2007. Performance.

CAO, S. ; PICCOLO, M. L. . 'Carne sobre carne (flesh on meat)'. Performance e Intervenção Urbana. Zona de Plaza Serrano, Buenos Aires, Argentina. 8 de Dezembro. 2007. Performance.

CAO, S. . 'Natureza Morta. Morta. Morta'. Instalação Performativa. Intituto Universitario Nacional del Arte (IUNA). Buenos Aires, Argentina. Desde 3 até 10 de Dezembro. 2007. Instalação.

CAO, S. . 'Soul Field (Campo de Almas)'. Video-Performance. Buenos Aires, Argentina. Novembro. 2006. Performance.

CAO, S. . 'Santiago Cao. Obra de Arte Bebiente'. Intervenção Performativa ao Museu Nacional de Belas Artes. Buenos Aires, Argentina. 12 de Novembro. 2005. Performance.

CAO, S. . 'No hay Malba que por Bien No Venga'. Intervenção Performativa ao MALBA (Museu de Arte Latinoamericana de Buenos Aires). Buenos Aires, Argentina. 11 de Dezembro. 2005. Performance.

CAO, S. . '2021'. Projeto multidisciplinar que usou diferentes linguagens, tais como instalação, Performance, serigrafia, e mídia digital. Buenos Aires, Argentina. 17 de maio a 12 de Julho. 2006 (Performance, Instalação artística).

CAO, S. . 'Pijamaso'. Instalação Performática coletiva dentro do predio do IUNA (Instituto Universitario Nacional del Arte). Buenos Aires, Argentina. 2 a 6 de Outubro. 2006 (Performance, Instalação artística e Intervenção).

CAO, S. ; ARAB, M. M. A. . 'IUNA, tirate una pajita'. Performance duracional e instalação. Buenos Aires, Argentina. Ininterruptamente do 5 a 7 de Outubro. 2005 (Performance e Instalação artística duracional).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - 2013

    Instituto Universitario Nacional del Arte

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Disciplina ministrada: Linguagem Visual, níveis 3 e 4.