Marcia Lorena Saurin Martinez

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE - UFPel). Possui Mestrado em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC - FURG) em 2015. Especialização para Professores de Matemática (ESP-MAT - UAB - FURG) em 2014. Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG em 2012. Integrante do grupo de pesquisa Tecnologia e Educação à Distância (EaD-TEC) - FURG. Integrante do Grupo de Pesquisa OBEDUC-PACTO: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Formação de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (1 ao 3 ano do ensino fundamental)Participa do Projeto: Ciência, Universidade e Escola: investindo em novos talentos atuando no subprojeto TECNOMAT: Tecnologias no Ensinar e no Aprender Matemática. Atuou como bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da área de Licenciatura em Matemática da FURG, financiado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de 2010 a 2013. Foi bolsista em 2007 no projeto ESCUNA na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Seguro. Atuou como voluntária na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas em 2008.Possui experiência na área de licenciatura em Física atuando como voluntária no curso pré-vestibular PAIDÉIA em 2006 e 2007.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2017 - Atual

Universidade Federal de Pelotas
Título: PRODUÇÃO DE UMA CULTURA DOCENTE EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NO OPERAR INTERDISCIPLINAR,
MARTA NÖRNBERG. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Educação em Ciências

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande
Título: INTERDISCIPLINARIDADE: UMA VIAGEM EM ESPIRAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA,Ano de Obtenção: 2015
Tanise Paula Novello.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação a Distância; Interdisciplinaridade; Licenciatura em Ciências; Planejamento Coletivo.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Professores de Matemática ESP-MAT

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande
Título: Explorar e construir gráficos como estratégia motivacional para o estudo de funções: uma abordagem pluridisciplinar.
Orientador: Celiane Costa Machado

Graduação em andamento em Física

2006 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em Matemática

2009 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 -

Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em ?Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares para o ensino de geom. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação/Especialidade: Matemática.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.

    Grande área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Interdisciplinar.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação em Ciências.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MARTINEZ, M. L. S. ; NORNBERG, M. . 9º Encontro da Ripefor: A investigação sobre formação e práticas docentes na região Sul: avanços e perspectivas dos e para os grupos de pesquisa. 2019. (Outro).

MARTINEZ, M. L. S. . Oficinas Pedagógicas: Matemática nos Anos Iniciais. 2019. (Outro).

MARTINEZ, M. L. S. . Construindo sentidos para um pensamento e ação interdisciplinar: possibilidades no espaço Universidade-Escola. 2019. (Outro).

MARTINEZ, M. L. S. . II Feira de Ciências: Integrando saberes no cordão litorâneo. 2018. .

NORNBERG, M. ; MARTINEZ, M. L. S. . Seminário Pesquisa e Práticas em discussão II. 2018. (Outro).

MARTINEZ, M. L. S. . I Feira de Ciências: Integrando saberes no cordão litorâneo. 2017. .

MARTINEZ, M. L. S. ; NORNBERG, M. . II Seminário Integrador Obeduc-Pacto: formação de professores, leitura e escrita no ciclo de alfabetização. 2017. (Outro).

MARTINEZ, M. L. S. . XV Encontro para Ações em EaD na FURG. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

18ª Mostra de Produção Universitária.Material Didático Para A Construção Do Número. 2019. (Outra).

5 SIIEPE - Congresso de Extensão e Cultura.A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DO NÚMERO EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA. 2019. (Outra).

5 SIIEPE - ENPOS - Encontro de Pós-Graduação.O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CURSOS DE LICENCIATURAS. 2019. (Outra).

Encontro Textos e Contextos na Docência.PRODUÇÃO DE LAÇOS INTERDISCIPLINARES NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 2019. (Encontro).

Encontro Textos e Contextos na Docência.A PEDAGOGICIDADE DO ESPAÇO E A CONSTRUÇÃO DA PERCEPÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2019. (Encontro).

Encontro Textos e Contextos na Docência.PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO POSSIBILIDADE DO ENSINO DA MATEMÁTICA: A LUDICIDADE E A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2019. (Encontro).

Reunião Científica Regional da XII ANPEDSul.Cartografia do Projeto Pedagógico de um Curso de Licenciatura em Ciências: Perspectivas epistemológicas e metodológicas da interdisciplinaridade. 2018. (Outra).

XCIDU - Congresso Ibero-americano de Docência Universitária. IDENTIDADE DOCENTE: TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS NA CONSTRUÇÃO DE SI. 2018. (Congresso).

XCIDU - Congresso Ibero-americano de Docência Universitária. A COMPLEXIDADE DA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: LIMITES E POSSIBILIDADES VIVENCIADOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS. 2018. (Congresso).

XI Seminário Internacional de Educação Superior.PLANEJAMENTO COLETIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. 2018. (Seminário).

XI Seminário Internacional de Educação Superior.Planejamento coletivo: contribuições para a formação docente na perspectiva interdisciplinar. 2018. (Seminário).

XIII EDUCERE - XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. FORMAÇÃO DOCENTE: A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA NO PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR. 2017. (Congresso).

XIII EUCERE - XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. DIFICULDADES NA MATEMÁTICA BÁSICA: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A VIDA. 2017. (Congresso).

I Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação.Desafios e potencialidades no planejamento coletivo: caminhos para uma prática interdisciplinar no projeto Novos Talentos. 2016. (Outra).

I Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação.Planejamento Coletivo: a busca pela interdisciplinaridade em um curso na modalidade a distância. 2016. (Outra).

IV - Colóquio de Matemática da Região Sul.Articulação da Matemática no planejamento interdisciplinar em um curso de licenciatura na modalidade a distância. 2016. (Outra).

XII Encontro Nacional de Educação Matemática.INTEGRANDO COMPONENTES CURRICULARES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PARA DESENVOLVER CONCEITOS DE GEOMETRIA DINÂMICA. 2016. (Encontro).

III Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica. Constituição de laços interdisciplinares por meio da recursividade no trabalho docente. 2015. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD 2015. A docência em um curso interdisciplinar na modalidade a distância. 2015. (Congresso).

II Seminário Internacional de EaD.Estratégias para discutir a EaD através de situações problemas. 2014. (Seminário).

II Seminário Internacional de EaD.Planejamento Interdisciplinar: perspectivas e desafios em um curso de licenciatura em ciências. 2014. (Seminário).

XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Interdisciplinaridade: Desafios e Potencialidades na Educação a Distância. 2014. (Congresso).

3ª Edição do Dia das Profissões do IMEF: O Mercado e Trabalho e o Desenvolvimento Tecnológico. 2013. (Encontro).

40ª Feira do Livro da FURG.Atividade Permanente: Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente ? CAIC/FURG. 2013. (Outra).

VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Potencialidades pedagógicas do material digital para o ensino de Matemática. 2013. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Uma proposta para o ensino de Geometria na Educação Básica. 2013. (Congresso).

XI Encontro Nacional de Educação Matemática.MATEMÁTICA BÁSICA: DIFICULDADES ENCONTRADAS E SABERES PARA A VIDA. 2013. (Encontro).

XI Encontro Nacional de Educação Matemática.DIFERENTES FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATRIZES. 2013. (Encontro).

3 EIEMAT - Escola de Inverno de Educação Matemática.EXPLORANDO A GEOMETRIA ESPACIAL COM O USO DE MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL. 2012. (Encontro).

I Encontro Interinstitucional PIBID/Unisinos.Contextualizando a Matemática: Uma prática para a formação do cidadão. 2012. (Encontro).

I Seminário Nacional Interdisciplinaridade na Escola. 2012. (Seminário).

SINTEC - Seminário Internacional de Educação em Ciências.Formação inicial e continuada de professores: uma proposta de ensino de Matemática. 2012. (Seminário).

XI Encontro sobre Investigação na Escola - Tecendo saberes docente em rodas de conversa no Pampa.Uma proposta de construção de situações problemas a partir do conhecimento dos alunos. 2012. (Seminário).

Dia das Profissões do IMEF - O Mercado de Trabalho e os Desafios do Desenvolvimento. 2011. (Encontro).

X Mostra de Produção Universitária.A coleta seletiva de lixo em Rio Grande. 2011. (Seminário).

Dia das Profissões do IMEF - O Mercado de Trabalho para os Matemáticos Estatísticos e Físicos. 2010. (Encontro).

IX Mostra de Produção Universitária.Dobraduras na Geometria. 2010. (Seminário).

Semana Acadêmica da Matemática - "A escada da sabedoria tem os degraus feitos de números". 2010. (Encontro).

X Encontro sobre Investigação na Escola - Rodas de formação de professores em conversas de sala de aula em.Formação diferenciada do professor: Vivências em sala de aula. 2010. (Encontro).

XXIV Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2006. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jaqueline Saalfeld de Freitas

MARTINEZ, M. L. S.; SILVA, R. C. S.; DUVOISIN, I. A.. Relações entre a escola e a comunidade Quilombola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Rudinei dos Santos Lombardi

NOVELLO, T. P.MARTINEZ, M. L. S.; SILVEIRA, D. S.. Formação Inicial de professores de Matemática: discursos dos egressos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Joseane Foliatti da Silva Farias

MARTINEZ, M. L. S.; FAZIO, A.A.. METODOLOGIAS DE ENSINO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Wiliam Paz Osório

MARTINEZ, M. L. S.; VIGORITO, T.. CONTRIBUIÇÔES DO USO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS NO PLANEJAR E DESENVOLVER AULAS DE CIÊNCIAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Simone Silveira da Silva

MARTINEZ, M. L. S.. ATIVIDADES DE INCLUSÃO PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Sílvia Letícia da Rosa

MARTINEZ, M. L. S.. EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS, PORQUE NÃO?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: ANA DE FÁTIMA PADILHA RODRIGUES

MARTINEZ, M. L. S.; FAZIO, A.A.. FEIRAS DO CONHECIMENTO: RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES NA EXECUÇÃO DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA PÚBLICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Carla Moura da Paixão

MARTINEZ, M. L. S.; FAZIO, A.A.. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Diego Pereira de Guimarães

MARTINEZ, M. L. S.; FAZIO, A.A.. OBSTÁCULOS E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Flávia Silva dos Santos

MARTINEZ, M. L. S.; FAZIO, A.A.. AS TIC NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COM A PALAVRA, OS ESTUDANTES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: João Batista da Silva Peixoto

MARTINEZ, M. L. S.; FAZIO, A.A.. IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Luiz Fernando da Silva Quevedo

MARTINEZ, M. L. S.; FAZIO, A.A.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA DE CONSOLIDAÇÃO DO TEMA ATRAVÉS DE SUA INSERÇÃO NO CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Larri Fernandes dos Reis

FAZIO, A.A.;MARTINEZ, M. L. S.. O PROFESSOR DE CIÊNCIAS COMO MEDIADOR DO CONHECIMENTO: PERCEPÇÕES DIANTE DO TRABALHO COM SITUAÇÕES-PROBLEMA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Katyuchia Michael Peruzzo

MARTINEZ, M. L. S.; VIGORITO, T.. SIMULADORES VIRTUAIS NA EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA ALÉM DO LABORATÓRIO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Denize Alma Schumacher

MARTINEZ, M. L. S.; VIGORITO, T.. O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TURMAS DE EJA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Tatiane de Oliveira Vogel

MARTINEZ, M. L. S.; FAZIO, A.A.. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE MOSTRAS DE CIÊNCIAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: MICHELY PIAS MIGLIAVACCA

MARTINEZ, M. L. S.; FAZIO, A.A.. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO CONTEÚDO DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Fábio Cristiano Cenedeze

MARTINEZ, M. L. S.; DUVOISIN, I. A.. Marxismo cultural e a formação de Professores de Ciências: Ensino clássico ? Uma alternativa à prática ideológica no ensino de Ciências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

MARTINEZ, M. L. S.. XXI Encontro de Pós-Graduação. 2019. Universidade Federal de Pelotas.

MARTINEZ, M. L. S.. XXVI Congresso de Iniciação Científica. 2017. Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gionara Tauchen

NORNBERG, M.;TAUCHEN, Gionara; CUNHA, M. I.. Emergências no processo de organização das práticas pedagógicas: o desenvolvimento profissional docente na perspectiva interdisciplinar. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Maristani Polidori Zamperetti

NÖRNBERG, M.; CUNHA, M. I.;ZAMPERETTI, Maristani Polidori; TAUCHEN, G.; MOURA, A. C. de O. S. de. Emergências no processo de organização das práticas pedagógicas: o desenvolvimento profissional docente na perspectiva interdisciplinar. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Antônio Maurício Medeiros Alves

NOVELLO, Tanise Paula;ALVES, Antônio Maurício Medeiros; MACKEDANZ, L. F.. Interdisciplinaridade: uma viagem em espiral no Curso de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Antônio Maurício Medeiros Alves

ALVES, Antônio Maurício Medeiros; MACKEDANZ, L. F.. Planejamento Interdisciplinar: uma viagem em espiral no curso de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

MARTA NÖRNBERG

NÖRNBERG, M.; MOURA, A. C. O. S.; TAUCHEN, G.; CUNHA, M. I.; ZAMPERETTI, M. P.. Emergências no processo de organização das práticas pedagógicas: o desenvolvimento profissional docente na perspectiva interdisciplinar. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Ana Carolina de oliveira Salgueiro de Moura

NORNBERG, M.CUNHA, M. I.MOURA, A. C. de O. S. deTAUCHEN, G.; ZAMPERETTI, M. P.. Emergências no processo de organização das práticas pedagógicas: o desenvolvimento profissional docente na perspectiva interdisciplinar. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Luiz Fernando Mackedanz

Novello, T. P.; Alves, A. M. R.;MACKEDANZ, L. F.. Interdisciplinaridade: uma viagem em espiral no Curso de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Luiz Fernando Mackedanz

Novello, T. P.; Alves, A. M. R.;MACKEDANZ, L. F.. Planejamento Interdisciplinar: uma viagem em espiral no curso de Licenciatura em Ciências na modalidade à distância. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Adriele Wally Mulling

Artefatos culturais auxiliando no ensino do corpo humano: um relato de experiência sobre a prática de estágio no Ensino Fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Marcia Lorena Saurin Martinez;

Juliana de Oliveira

Aprendendo a ser professora ao trabalhar com artefatos culturais na prática do estágio docente; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Marcia Lorena Saurin Martinez;

Janine Kolmar Valério

Interdisciplinaridade no curso de Licenciatura em Ciências EaD da FURG - Que interdisciplinaridade é essa?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Marcia Lorena Saurin Martinez;

Leudegar Leandro Behling

Saída de Campo: uma atividade com potencial educacional no ensino de Ciências; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Marcia Lorena Saurin Martinez;

Suzane Melo Loreto

Uma proposta metodológica para pensar a alimentação saudável; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Marcia Lorena Saurin Martinez;

Sheila Rosa Peixoto

Educação Ambiental e sustentabilidade: uma proposta pedagógica para reciclar, reduzir e reutilizar através de jogos didáticos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Marcia Lorena Saurin Martinez;

Angelita Moraes

Potencialidades das atividades experimentais para a interdisciplinaridade no ensino de Ciências; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Marcia Lorena Saurin Martinez;

Deise Gusmão Gomes

Estratégias metodológicas: caminhos para avaliar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Marcia Lorena Saurin Martinez;

Gislaine Bock de Bitencourt

Experimentação no ensinar Ciências: relações entre conceitos e cotidianos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Marcia Lorena Saurin Martinez;

Jaqueline Saalfeld de Freitas

Relações entre escola e a comunidade Quilombola; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Marcia Lorena Saurin Martinez;

Ana Cristina Neubauer Vidal

Recursos didáticos no ensino de Ciências: possibilidades e desafios; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Marcia Lorena Saurin Martinez;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Daniel da Silva Silveira

Estágio no Ensino Fundamental; 2011; Orientação de outra natureza; (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Daniel da Silva Silveira;

Jorge da Cunha Dutra

Orientação de Estágio na Matemática; 2011; Orientação de outra natureza; (Matemática Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Jorge da Cunha Dutra;

MARTA NÖRNBERG

Produção de uma cultura docente no operar interdisciplinar; Início: 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Celiane Costa Machado

Explorar e Construir Gráficos como Estratégia Motivacional para o Estudo de Funções: Uma Abordagem Pluridisciplinar; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Professores de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Celiane Costa Machado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINEZ, M. L. S. ; NORNBERG, M. . Cartografia do Projeto Pedagógico de um Curso de Licenciatura em Ciências: Perspectivas epistemológicas e metodológicas da interdisciplinaridade. AnpedSul , v. XII, p. 03-9, 2018.

  • MARTINEZ, M. L. S. ; NOVELLO, T. P. . O planejar docente no contexto digital: desafios e possibilidades. Better Together: Brasil, Portugal e a formação de professores com o uso de tecnologias digitais , v. 1, p. 39-50, 2018.

  • COFERRI, F. F. ; MARTINEZ, M. L. S. ; NOVELLO, T. P. . As Gerações na EaD: Realidades que se conectam. EAD EM FOCO , v. 7, p. 1-11, 2017.

  • RUAS, F.P. ; ARAUJO, R. ; MARTINEZ, M. L. S. . Desafios e potencialidades no planejamento coletivo: a interdisciplinaridade como integração na prática pedagógica e na historicidade do sujeito. ENSINO & PESQUISA , v. 15, p. 46-59, 2017.

  • MARTINEZ, M. L. S. ; NOVELLO, T. P. . FORMAÇÃO DOCENTE: A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA NO PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR. ANAIS DO ... CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO , v. XIV, p. 11693-11708, 2017.

  • SILVA, Raquel ; MARTINEZ, M. L. S. . DIFICULDADES NA MATEMÁTICA BÁSICA: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A VIDA. ANAIS DO ... CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO , v. XIV, p. 11840-11850, 2017.

  • MARTINEZ, M. L. S. ; COFERRI, F.F. ; NOVELLO, T. P. . UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS CONTEXTOS EDUCATIVOS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. ANAIS DO ... CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO , v. XIV, p. 16775-16785, 2017.

  • MARTINEZ, M. L. S. ; NOVELLO, T. P. . O PLANEJAR DOCENTE NO CONTEXTO DIGITAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Artefactum (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 1-10-10, 2016.

  • MARTINEZ, M. L. S. ; NOVELLO, T. P. . Desafios, Estratégias e Potencialidades na Articulação da Matemática em um Curso Interdisciplinar a Distância. Educação Matemática em Revista , v. 1, p. 76-84, 2016.

  • MARTINEZ, M. L. S. ; NOVELLO, T. P. . Produção de laços interdisciplinares pela intencionalidade no planejamento coletivo. Ensino & Pesquisa - Revista Multidisciplinar de Licenciatura e Formação Docente , v. 14, p. 101-116, 2016.

  • MARTINEZ, M. L. S. ; NOVELLO, T. P. . Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Prisma.com , v. 28, p. 27-52, 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARTINEZ, M. L. S. . Projeto de extensão Formação na Escola na 48ª edição do EM PAUTA. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINEZ, M. L. S. . Construindo sentidos para um pensamento e ação interdisciplinar: possibilidades no espaço Universidade-Escola. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARTINEZ, M. L. S. . Oficinas Pedagógicas: Matemática para Anos Iniciais. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARTINEZ, M. L. S. . FORMAÇÃO NA ESCOLA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARTINEZ, M. L. S. . Oficinas Pedagógicas: Matemática nos Anos Iniciais. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Digital).

MARTINEZ, M. L. S. ; RUAS, F.P. . Curso de Formação da Feira de Ciências para professores do Projeto de Extensão ?II Feira de Ciências: Integrando saberes no cordão litorâneo?. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARTINEZ, M. L. S. ; RUAS, F.P. . A motivação docente no ensinar e aprender em sala de aula. 2017. .

MARTINEZ, M. L. S. . Caminhos para a Interdisciplinaridade. 2017. .

MARTINEZ, M. L. S. ; RUAS, F.P. . Curso de Formação da Feira de Ciências para professores do Projeto de Extensão ?Feira de Ciências: Integrando saberes no cordão litorâneo?. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Pensamento Pedagógico e Desenvolvimento Profissional Docente, Descrição: Este projeto de investigação dá continuidade a uma trajetória de pesquisa que vem sendo realizada nos últimos anos sobre o pensamento pedagógico das professoras dos anos iniciais, observando processos de desenvolvimento profissional. O intuito é o de responder a uma questão central: Quais racionalidades e vontades sustentam e organizam a prática pedagógica de professoras dos anos iniciais que participam de processos de formação acadêmico-profissional? Para realizar tal fim, buscamos, principalmente em sua documentação pedagógica (planejamentos, relatórios, diários e/ou registros reflexivos, textos, cadernetas de metacognição, livros da vida), pistas que revelem as razões ? de ordem teórica e/ou prática ? e os motivos ? de ordem cultural e/ou ética ? que professoras referem para justificar, planejar e desenvolver a prática educativa junto às crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Portanto, o objetivo geral de pesquisa é: analisar as racionalidades e vontades que sustentam e organizam a prática pedagógica de professoras dos anos iniciais, que participam de processos de formação acadêmico-profissional, sistematizando características explícitas e implícitas de seu pensamento pedagógico. Com esse intuito, este projeto desdobra-se em duas frentes de trabalho: i) estudo transversal da documentação pedagógica de professoras de anos iniciais, disponível no Banco de Textos de Professores (BTP) e no Acervo de Materiais Pedagógicos (AMP), elaborada em decorrência de participação em processos de formação acadêmico-profissional; ii) análise das estratégias de reflexão e escrita realizadas, caracterizando os processos de raciocínio e ação pedagógicos envolvidos e desenvolvidos. No contexto de formação e de exercício docente, processos de desenvolvimento profissional se articulam e se realizam, forjando uma determinada posição, própria da professora de anos iniciais, que envolve a intelectualidade (formação científico-cultural e teórico-prática) e a ética (a vontade, o querer, o agir). As possíveis respostas à questão central de pesquisa podem oferecer subsídios para a discussão de aspectos relativos aos processos de formação acadêmico-profissional de professoras que atuam com crianças da educação básica, bem como de melhoria e qualificação da prática pedagógica. Financiado com recursos do Edital MCTIC/CNPq N 28/2018 - Universal/Faixa B - De R$ 0,00 a R$ 60.000,00. Apoio financeiro e Bolsa de Iniciação Científica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcia Lorena Saurin Martinez - Integrante / Marta Nörnberg - Coordenador / Edgar Kirchof - Integrante / Igor Daniel Martins Pereira - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante / Gilceane Caetano Porto - Integrante / Ana Ruth Moresco Miranda - Integrante / Silvia Nilceia Gonçalves - Integrante / Valeria Alessandra Coelho Islabão - Integrante / Arita Mendes Duarte - Integrante / Josiane Jarline Jäger - Integrante / Luiza Kerstner Souto - Integrante / Lissa Pachalski - Integrante / Simone Cartaxo - Integrante.

  • 2019 - Atual

    OBEDUC - PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Formação de Professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (1 ao 3 ano do ensino fundamental), Descrição: O projeto porduziu um grande volume de dados. Em decorrência disso, focou a criação de um Banco e de um Sistema de análise - o Sistema Vestígios, que reúne textos escritos por docentes e crianças dos anos iniciais, além de materiais produzidos para a formação de professores (planejamentos de formação, material didático, recursos visuais, roteiros de aulas e estudos, entre outros. Assim, na continuidade estão previstos os seguintes objetivos a serem desenvolvidos: - finalização da implantação do Sistema Vestígios; - publicação de duas obras com resultados das pesquisas es estudos realizados pelos docentes, mestrandos e doutorandos vinculados ao projeto; - conclusão da coleção PNAIC-UFPEL, com a publicação de seu último volume; - organização e categorização temática dos textos elaborados pelas docentes participantes do PNAIC e sua inserção no Sistema Vestígios; - desenvolvimento de estratégias de ensino e oficinas de formação com docentes dos anos iniciais, atividade vinculada ao projeto de extensão Formação na Escola: organização do trabalho pedagógico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcia Lorena Saurin Martinez - Integrante / Marta Nörnberg - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    Ecologia Cognitiva Digital: compartilhamento e cooperação em ambientes digitais, Descrição: As práticas que constituem o educar são relacionais, pois pressupõem encontros, interações e atualizações. Sob essa perspectiva, pensamos o conhecimento como relações resultantes das possibilidades de experimentações, vivências e convivências, constituídas por conexões singulares, coletivas e institucionais, caminhando, assim, para a construção de uma Ecologia Cognitiva. Ao associarmos a essas práticas as tecnologias digitais passamos a uma Ecologia Cognitiva Digital e nela buscamos acompanhar os processos interativos de escrita compartilhada e de cooperação em dispositivos móveis e ambientes de aprendizagens digitais. Especificamente, iremos acompanhar os processos interativos e cooperativos que ocorrem em dois espaços digitais: no Ambiente Virtual de Aprendizagem Mathemolhes em dispositivos móveis e no ambiente digital ArguQuest em processos de escritas compartilhadas. Para realizar essa pesquisa adotaremos a postura do cartógrafo, primeiramente, intencionamos revisitar os ambientes, os desafios e a dinâmica interativa do Mathemolhes; explorar a dinâmica de escrita coletiva do ArguQuest; reorganizar o ambiente Mathemolhes para dispositivos móveis; configurar o ArguQuest para possibilitar a produção textual compartilhada; registrar o que produz sentido para os estudantes em ambos os espaços; acompanhar o experienciar dos ambientes/espaços por professores e estudantes. Posteriormente, as convergências das experiências, das emoções, dos saberes gerados, e os sentidos cartografados darão subsídios para a produção científica. Esperamos com essa pesquisa contribuir para a produção de ambientes educativos que possam se reconfigurar em uma Ecologia Cognitiva Digital, a partir de uma concepção em que o agir é indissociável do pensar, a ação não se separa de seu sentido e de sua emoção, nem o pensamento da prática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (9) . , Integrantes: Marcia Lorena Saurin Martinez - Integrante / Débora Pereira Laurino - Coordenador / Tanise Paulla Novello - Integrante / Rejane Conceição S. da Silva - Integrante / Vanda Leci - Integrante / Daniel da Silva Silveira - Integrante / Berenice Vaniel - Integrante / Andrea Juliano - Integrante / Aline Cardoso de Oliveira Macedo - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Grupo Interdisciplinar de Tecnologias Digitais, Gestão e Formação Aplicadas a Educação - INTERFACES, Descrição: A equipe SEaD, incluindo docentes, técnicos, estudantes, tutores, coordenadores de curso e coordenadores de tutoria irá constituir o Grupo INTERFACES. O Grupo se institui no âmbito da aplicação e experimentação no intuito de consolidar e formalizar a pesquisa que vem sendo desenvolvida pela SEaD desde 2007. A SEaD através dos 18 cursos e 23 polos de atuação onde são ofertados os cursos a distância promove um rico e interdisciplinar campo de dados, informações e recursos humanos para a constituição da pesquisa. Diferentemente de grupos de pesquisa ligados a unidades acadêmicas e cursos de pós-graduação, o Grupo INTERFACES ligado a Secretaria de Educação a Distância pretende focar na pesquisa aplicada e experimentação. Além disso, a disseminação e socialização das estratégias de gestão organizacional e acadêmica para execução de cursos baseado no uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC são outra vertente do Grupo INTERFACES.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (12) . , Integrantes: Marcia Lorena Saurin Martinez - Integrante / Danúbia Bueno Espíndola - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Intercâmbio de Conhecimentos e Saberes no uso de Recursos Pedagógicos Digitais, Descrição: Compartilhar conhecimentos e saberes no uso de recursos pedagógicos digitais que potencializem os processos de ensinar e aprender com os professores e estudantes de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e da Universidade de Aveiro, afim de compreender suas percepções. Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Débora Pereira Laurino em 19/12/2014.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) . , Integrantes: Marcia Lorena Saurin Martinez - Integrante / Débora Pereira Laurino - Coordenador / Sheyla Costa Rodrigues - Integrante / Tanise Paulla Novello - Integrante / Maritza Costa Moraes - Integrante / Suzi Samá Pinto - Integrante / Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura - Integrante / Cesar Costa Machado - Integrante / Lidiane Santos Freitas - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Educação a Distância e Tecnologia (EaD-TEC), Descrição: O grupo de pesquisa Educação a Distância e Tecnologia (EAD-TEC) tem por objetivos: -Estudar o imbricamento das tecnologias digitais e das metodologias em ambientes educativos. -Definir e testar indicadores para a construção de uma estrutura de convivência em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) sustentados por uma Ecologia Cognitiva Digital. -Construir modos de ação em EAD para atuação em num mundo ecossistêmico permeado pelos processos de cooperação, convivência consciente e pacífica. O grupo tem desenvolvido pesquisas junto as escolas da Rede de Ensino do Município do Rio Grande e em municípios da região sul do estado (Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Mostardas, Tavares, Chui, Santo Antonio da Patrulha). Nosso trabalho tem sido pautado na formação inicial e continuada de professores e no desenvolvimento de metodologias e ferramentas tecnológicas educacionais tendo como pressupostos teóricos a Teoria dos Sistemas Dinâmicos; Biologia do Conhecer; Cognição, Desenvolvimento e Tecnologia e; Educação Ambiental. Os resultados das pesquisas realizadas pelo grupo tem sido divulgado em teses, dissertações, periódicos e congressos nas áreas de Informática na Educação, Educação a Distância, Educação Ambiental e Educação em Ciências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcia Lorena Saurin Martinez - Integrante / Débora Pereira Laurino - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Observatório da Educação: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Formação continuada de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo inicial de alfabetização (1 ao 3 ano do ensino fundamental), Descrição: A temática deste projeto é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Formação continuada de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo inicial de alfabetização (1 ao 3 ano do ensino fundamental). Seu objetivo é de acompanhar o processo de formação continuada dos professores vinculados às ações previstas pelo PACTO, verificando o efeito dessa formação sobre os índices de leitura e escrita das crianças. Para seu desenvolvimento, três são os focos de análise: dados do Inep-Censo Escolar, do Inep-IDEB, da Provinha do Brasil e da Avaliação Universal (3 ano); produções escritas das crianças do ciclo de alfabetização; materiais de sistematização resultantes do processo de formação continuada realizado com os professores alfabetizadores, pela UFPel, de acordo com as ações do PACTO. A metodologia de organização das atividades de formação continuada e a análise do processo seguem os pressupostos da pesquisa-ação. Para a análise da base de dados do INEP (Censo Escolar, Avaliação Anual Universal dos alunos concluintes do 3 ano, Provinha Brasil) os pressupostos da análise qualitativa serão utilizados. Com o projeto, espera-se a qualificação dos professores alfabetizadores, ampliando estratégias de ensino e de intervenção pedagógica voltadas para a garantia dos processos de aprendizagem da escrita no ciclo de alfabetização. Bem como, espera-se a observação de melhorias nos índices relativos ao processo de aquisição da escrita, especialmente nas turmas em que foram coletadas as produções, comparados aos dados anteriores do Censo Escolar/IDEB. O Projeto foi financiado pelo programa OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO - CAPES, entre 2013-2017, recebendo apoio financeiro e bolsas de pós-graduação (4), graduação (6) e professores de educação básica (6). Prorrogado na UFPel até setembro de 2020 em razão de objetivos a serem cumpridos: defesas de Dissertações; publicações com resultados de pesquisa; finalização do processo de implantação do Sistema Vestígios, que reúne dois bancos: BTP (Banco de Textos de Professoras) e BATALE (Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcia Lorena Saurin Martinez - Integrante / Marta Nörnberg - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coorientadora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Coorientadora da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso para acadêmicos do Polo de Cachoeira do Sul/RS no Curso de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Docente Colaboradora na disciplina Seminário de Ciências, na interdisciplina de Epistemologia e Contemporaneidade do Curso de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância - FURG.

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Docente na interdisciplina: Epistemologia e Contemporaneidade, no sexto semestre do Curso de Licenciatura na modalidade a distância - FURG.

  • 2013 - 2015

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda Em Educação em Ciências, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Bolsista CAPES de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Participa e atua no grupo de pesquisa Educação a Distância e Tecnologia (EAD-TEC), vinculado ao Programa. O grupo tem como pressupostos estudar e problematizar a educação científica e a educação ambiental, especialmente na modalidade do ensino a distância na perspectiva de trabalho em comunidades, no coletivo e no trabalho cooperativo construindo um corpo de conhecimentos teórico-práticos. Articula-se esforços pela pesquisa visando potencializar, a um só tempo, a aplicabilidade do conhecimento gerado na pesquisa e a cooperação interdisciplinar em prol da constituição de redes de coletivos inteligentes, responsabilidade ético-social e reflexividade acerca das ações político-pedagógicas de inserção/intervenção no campo educativo. Seus pesquisadores desenvolvem ações e pesquisas em parcerias com escolas e comunidades interessadas no desenvolvimento de metodologias que utilizem as tecnologias da informação e comunicação a fim de democratizar oportunidades para construir conhecimentos. Integram o grupo professores da FURG, estudantes universitários e professores da rede ensino.

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Docente colaboradora da disciplina de Introdução à Matemática pertencente ao Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG para o curso de Biologia Bacharelado.

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 72

    Outras informações:
    Professora colaboradora na disciplina de Tecnologias Aplicadas a Educação Matemática I, junto ao Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Coleboradora, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Docente colaboradora das disciplinas Educação Matemática e Tecnologias Aplicadas a Educação Matemática pertencentes ao Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

  • 2010 - 2013

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Ini, Carga horária: 20

    Outras informações:
    O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da área de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) se originou de uma ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O objetivo do projeto é contribuir para o aumento das médias das escolas participantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), além de promover à iniciação à docência dos licenciandos, ao mesmo tempo em que permite a formação continuada de professores da rede básica.

    Atividades

    • 03/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Linhas de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal de Pelotas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda em Educação, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Bolsista CAPES de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Participa da linha de pesquisa FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO, PROCESSOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS. A mesma contempla estudos relacionados à formação inicial e continuada de professores da educação básica e educação superior, seus processos e políticas. Práticas, saberes e trajetórias de educadores/professores em âmbito formal e não formal, construídas nos espaços e tempos do processo educativo. Ensino mediado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação.

  • 2019 - 2019

    Universidade Federal de Pelotas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 16

    Outras informações:
    A aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível doutorado, realizou ESTÁGIO DE DOCÊNCIA na disciplina Matemática para Anos Iniciais, Curso de Pedagogia, na Faculdade de Educação, durante o primeiro semestre letivo de 2019, orientada pela Profª. Drª. Marta Nörnberg, totalizando 60 horas-aula.

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal de Pelotas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Substituta, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Docente substituta junto ao Instituto de Física e Matemática - Departamento de Matemática e Estatística (Campus Capão do Leão s/n - Pelotas, RS, Brasil).

    Atividades

    • 03/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .,Linhas de pesquisa