Cristina Mandau Ocuni Cá

Graduação em Pedagogia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2005); Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2009). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC- 2015). Tem experiência em Educação Infantil e Ensino superior atua também na orientação de Trabalho de Conclusão de Curso em Nível Superior.

Informações coletadas do Lattes em 21/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Pós-Graduação em Educação Brasileiro

2011 - 2015

Universidade Federal do Ceará
Título: Formação Feminina no Internato de Bor (Guiné-Bissau) de 1933 a 2011: Reflexos na Educação da Sociedade Guineense Contemporânea
Maria Juraci Maia Cavalcante. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Guiné-Bissau; Internato de Bor; Formação Feminina;.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação

2006 - 2009

Universidade Estadual de Campinas
Título: A Trajetória dos Quadros Guineenses Formados e em Formação no Brasil na visão de estudantes e profissionais de 3º. grau,Ano de Obtenção: 2009
Neusa Maria Mendes de Gusmão.Palavras-chave: 1. Estudantes - Guiné Bissau; 2. Ensino Superior; 3. Política educacional; 4. Cultura..Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Pedagogia

2001 - 2005

Universidade Estadual de Campinas
Título: Falta de Formação Pedagógica dos Professores do Ensino Básico na Guiné Bissau no período de 1975-1986
Orientador: Luis Enrique Aguilar

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Crioulo

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Cá, Cristina Mandau Ocuni . XIV Congresso de História da Educação do Ceará - História de Mulheres: Amor, Educação e Violência. 2015. (Congresso).

Cá, Cristina Mandau Ocuni . XIII Congresso de História da Educação do Ceará - Afeto, Razão e Fé: Caminhos da História da Educação do Ceará. 2014. (Congresso).

Cá, Cristina Mandau Ocuni . XII Congresso de História da Educação do Ceará - Missões, Expedições, Instituições e Intercâmbios. 2013. (Congresso).

Cá, Cristina Mandau Ocuni . XI Congresso de História da Educação do Ceará. 2012. (Congresso).

Cá, Cristina Mandau Ocuni . II Seminário de Pesquisa e Estudos Negros. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVI CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ-HISTÓRIA DO CORPO- RELIGIÃO- EDUCAÇÃO. 2017. (Congresso).

XVI CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ-HISTÓRIA DO CORPO- RELIGIÃO- EDUCAÇÃO. 2017. (Congresso).

XV COGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ-HISTÓRIAS DAS IDEIAS PEDADAGÓGICAS E DAS CIÊNCIAS: UMA CIRCULAÇÃO DE LONGA DURAÇÃO POR CONTINENTES E OCEANOS. 2016. (Congresso).

XIV Congresso de História da Educação no Ceará - História de Mulheres: Amor, educação e violência. 2015. (Congresso).

XI Colóquio/ VII Colóquio Luso-Brasileiro/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Currículares.A constituição do currículo em sociedade ágrafa na guiné-bissau. 2014. (Outra).

XI Colóquio sobre questões curriculares; VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões Curriculares. 2014. (Outra).

XIII Congresso de História da Educação do Ceará - Afeto, Razão e Fé; Caminhos da História da Educação em Viçosa do Ceará. Evangelização Cristã na guiné-Bissau: encontro e diferença Cultural. 2014. (Congresso).

XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2014. (Encontro).

Colóquio Internacional "Da evangelização da África à África evangelizadora: mediações missionárias em África e a partir de Áfricas.A presença da missão católica na Guiné-portuguesa em 1897. 2013. (Outra).

VI encontro de Pesquisa e Pós-Graduação.O Internato de Bor/Frantz Fanon depois da independência da Guiné-Bissau. 2013. (Encontro).

XII Congresso de História da Educação do Ceará: Missões, Expedições, Instituições e Intercaâmbio. 2013. (Congresso).

História, Memória e Historiografia. 2012. (Outra).

Palestra: História, Memória e Historiografia. 2012. (Outra).

Seminário sobre Cooperação Internacional com a África e Educação S Superior - desafios e perspectivas. 2012. (Seminário).

VII Seminário Nacional do Centro de Memória. 2012. (Seminário).

XI Cogresso de História da Educação do Ceará. 2012. (Congresso).

II Coloquio Nacional Indivíduo e Educação no Contexto da Crise do Capitalismo. 2011. (Simpósio).

Mini curso "O Capital" de Marx. 2011. (Oficina).

x Congresso de História da Educação do Ceará. Migração Temporária ou definitiva de Guineenses? O caso dos estudantes das cidades de São Paulo e Campinas. 2011. (Congresso).

37º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos.A Trajetória dos Quadros Guineenses Formados e em Formação no Brasil: a Formação "Fora do Lugar" e o Desafio do Retorno. 2010. (Encontro).

Intercambio cultural, social e político entre o Brasil (América Latina) e África. Influências do Continente Africano na Formação dos povos da América Latina, com destaque para o Brasil.Intercâmbio cultural, social e político entre o Brasil (América Latina) e África. Influências do Continente Africano na formação dos povos da América Latina, com destaque para o Brasil. 2010. (Encontro).

X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento.Trajetória de Estudantes Guineenses Formados e formandos: A formação "Fora do Lugar" e o Desafio do Retorno. 2010. (Encontro).

36º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos.A Educação na Guiné-Bissau: Antes e Durante o Periodo colonial. 2009. (Encontro).

Estudo da Fragilidade em Idosos Brasileiros. 2009. (Outra).

IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.História da Educação nas Zonas Libertadas durante a Luta de Libertação Nacional (1963-1973).. 2009. (Encontro).

VI Seminário Nacional do Centro de Memória. Memória e Patrimônio..Relatos dos estudantes guineenses formados e em formação: a formação "fora do lugar" e o desafio do retorno. 2009. (Seminário).

Antropologia, sociologia e educação: um campo teórico em desenvolvimento!. 2008. (Seminário).

Ensino Superior e Empresariado em Moçambique: análise de estratégias familiares de ascensão social. 2008. (Seminário).

Histórias de vida e biografias: questões metodológicas em antropologia da Educação. 2008. (Seminário).

Identidades e interculturalidade: algumas reflexões a propósito da interacção entre escolas, famílias e comunidades. 2008. (Seminário).

Mesa-redonda "Educação, Tradição e mudança: olhares da Antropologia e da Sociologia" na programa do Séminário Internacional - Diálogo Cruzados: antropologia, sociologia e educação.. 2008. (Seminário).

Palestra "Estudantes Moçambicanos em Lisboa: dinâmica identitárias e processos de mudanças social e cultural". 2008. (Seminário).

" Reflexões sobre a Prática Pedagógica da Educação Infantil"." Reflexões sobre a Prática Pedagógica da Educação Infantil". 2007. (Outra).

" Roda de Conversa com o professor José Pacheco". 2007. (Outra).

O Ensino Superior e a Orientação Vocacional na União Européia: a ênfase dada pelo Instituto Politécnico de Porto-Portugal". 2007. (Outra).

V Seminário Memória Ciência e arte: razão e sensibilidade na produção do conhecimento.A memória da trajetória de quadros guineenses formados e /ou formandos no Brasil. 2007. (Seminário).

" I Seminário de Pesquisas e Estudos Negros". 2006. (Seminário).

"Os PALOP e a "Terra do Outro": a presença de estudantes africanos no Brasil"." Os PALOP e a "Terra do Outro": a presença de estudantes africanos no Brasil". 2006. (Seminário).

I Seminário de Pesquisas e Estudos Negros.A falta de formação pedagógica no ensino básico na Guiné-Bissau no ano de 1975 - 1986. 2006. (Seminário).

I Seminário de Pesquisas e Estudos Negros.."A Falta de Formação Pedagógica no Ensino Básico na Guiné-Bissau no ano de 1975-1986. 2006. (Seminário).

Negros no Ensino Superior: Formação e Produção de Conhecimento. 2006. (Seminário).

V seminário de Teses e dissertações em Andamento "A pesquisa em educação: produção de conhecimento e compromisso social?".A trajetória de quadros guineenses formados no Brasil. 2006. (Seminário).

Conclusão de Curso da Faculdade de Educação.A Falta de formação Pedagógica dos Professores do Ensino Básico de Guiné-Bissau. 2005. (Outra).

Debate do filme " do Luto à Luta. 2005. (Oficina).

I festival Artístico - cultural, dos Moradores vigentes. 2005. (Outra).

I Festival Artístico-Cultural Virada da Lua.I Festival Artístico-Cultural. 2005. (Outra).

O Mal-estar Docente: Impasses e Perspectivas. 2005. (Outra).

" As ações assistenciais na criação da crche em porto Alegre: entre a caridade e a filantropia". 2004. (Outra).

" A visibilidade do Corpo". 2004. (Seminário).

"O etnógrafo em Ciências Sociais:um profissional reflexivo". 2004. (Seminário).

52o . Seminário do GEL.. 2004. (Outra).

Sociologia e Antropologia da Educação. 2004. (Seminário).

" Abordagem histórico-sociológica na pesquisa educacional". 2003. (Outra).

I Seminário Paulo Freire,. 2003. (Seminário).

XI Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. " a falta de formação de professores no ensino básico na Guiné-Bissau de 1975-1986". 2003. (Congresso).

" Infancia y escolarización em la Pedagogia Moderna". 2002. (Outra).

Ciclo de Palestras "Lingua(gem), Psicologia e Psicanálise"."A questão do símbolo em Piaget: a (in) compreensão das metáforas pelas jovens crianças". 2002. (Encontro).

Atividades da I semana da Pedagogia: "Ser Educador, Ser pedagogo, ser professor... profissional da Educação". 2001. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Irina Mendes

MADEIRA, M. Z. A.;Cá, Cristina Mandau Ocuni; SILVA, L. A.. ESPECIALIZAÇÃO: A PRESENÇA DA CULTURA AFRICANA NO CEARÁ: um estudo sobre a inserção sócio-cultural de intercambistas africanos e cearenses. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM sERVIÇO sOCIAL, pOLÍTICAS pÚBLICAS E dIREITO sOC) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Lia Matos Feitosa

Cá, Cristina Mandau Ocuni; LIMA, A. P. P.. Ferramentas e estratégias utilizadas para o ensino aprendizagem no processo de aquisição da linguagem escrita na alfabetização: 1º ano do ensino fundamental I. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lingua Portuguesa) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA.

Aluno: Maria Angelina Melo

Cá, Cristina Mandau Ocuni; LIMA, A. P. P.. O uso da música como ferramenta pedagógica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA.

Aluno: Daniel de Almeida Morais

Cá, Cristina Mandau Ocuni; LIMA, A. P. P.. A contribuição dos jogos como recurso didático para o ensino e aprendizagem na educação básica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA.

Aluno: Eduarda Gabriel Duarte

Cá, Cristina Mandau Ocuni; LIMA, A. P. P.. Escola e família: uma parceria fundamental no processo de ensino-aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA.

Aluno: Leilane Oliveira Silva

Cá, Cristina Mandau Ocuni; LIMA, A. P. P.. Gestão escolar democrática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA.

Cá, Cristina Mandau Ocuni. IV SEMANA ACADÊMICA IDJ-EDUCAÇÃO, ÊTICA E CIDADANIA: O OLHAR DA UNIVERSIDADE NA SOCIEDADE ATUAL. 2016. INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rui Rodrigues Aguiar

CALVACANTE, M. J. M.; OLIVEIRA, A. L.; HOLANDA, P. H. C.;AGUIAR, Rui Rodrigues; QUEIROZ, Z. F.. A formação feminina no Internato de Bor (Guiné-Bissau) de 1933 a 2011: reflexos na educação da sociedade guienense contemporânea.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Neusa Maria Mendes de Gusmão

GUSMÃO, N. M. M.; VON SIMSON, Olga R. de Moraes; FONSECA, Dagoberto José. A trajetória dos quadros guineenses formados e em formação no Brasil, na visão desses estudantes e profissionais de 3º grau. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UNICAMP.

Jacques Therrien

CAVALCANTE, M. J. M.; HOLANDA, P. H. C.;THERRIEN, J.; DOMINGOS, L. T.; QUEIROZ, Z. F.. Formação feminina no Internato de Bor (Guiné-Bissau) de 1933 a 2011: Reflexão na educação da Sociedade Guineense contemporânea. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Maria Juraci Maia Cavalcante

CAVALCANTE, M. J. M.. FORMAÇÃO FEMININA NO INTERNATO DE BOR (GUINÉ-BSSAU) DE 1933 A 2011: REFLEXOS NA EDUCAÇÃO E SOCIEDADE GUINEENSE CONTEMPORÂNEA.. 2015. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM EDUCAÇÃO) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira-FACED-UFC.

Almir Leal de Oliveira

CAVALCANTE, Maria Juraci Maia;OLIVEIRA, Almir Leal de; QUEIROZ, Zuleide Fernandes de; AGUIAR, R. R.; HOLANDA, P. H. C.. A formação feminina no Internato de Bor (Guine-Bissau) de 1933 a 2011: reflexos da educação da sociedade guineense contemporanea. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Senilde Alcântara Guanaes

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes; SIMSON, O. R. M. V.; FONSECA, D. J.;GUANAES, Senilde A.. A trajetoria dos quadros guineenses formados e em formação no Brasil na visão de estudantes e profissionais de 3° grau (suplente). 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

Patrícia Helena Carvalho Holanda

CAVALCANTE, Mª Juraci MaiaHOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; OLIVEiRA, Almir Leal; QUEIROZ, Z. F.; AGUIAR, Rui Rodrigues. A Formação Feminina do Internato de Bor (Guiné-Bissau) de 1933 a 2011 na educação da sociedade guinense contemporânea. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará.

Luis Enrique Aguilar

AGUILAR, L. E.. A falta de formação pedagógica dos profesores do ensino básico de Guiné-Bissau.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lia Matos Feitosa

Ferramentas e estratégias utilizadas para o ensino aprendizagem no processo de aquisição da linguagem escrita na alfabetização: 1º ano do ensino fundamental I; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Lingua Portuguesa) - Instituto Dom José do Acarú - UVA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

Daniel de Almeida Morais

A contribuição dos jogos como recurso didático para o ensino e aprendizagem na educação básica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

Eduarda Gabriel Duarte

Escola e família: uma parceria fundamental no processo de ensino-aprendizagem; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

Leilane Oliveira Silva

Gestão escolar democrática; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

Maria Angelina Melo

O uso da música como ferramenta pedagógica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

Amanuelle Kassia Silva Marques

A importância da família no aprendizado da criança com deficiência mental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

Ana Karoliny de Souza Silva

A participação dos familiares na educação infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

Lidiane Spinosa Almeida Pereira

As contribuições do folclore e das manifestações populares no processo de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

Maria Flaviana da Silva Alves

A reciclagem do plástico como instrumento de ensino na educação infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

Rebeka Costa Caldas

A inclusão do autista na educação infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

BEATRIZ TORRES PIRES

A importância do método Paulo Freire na educação de jovens e adultos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

Ana Marcia Sousa Silva

Alfabetização de crianças surdas: é possível; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

Auridene Nascimento da Silva

A importância do letramento nas sérias iniciais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

Emanuellen Araújo Lopes

A inclusão de alunos autistas no ensino regular; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

Gardênia Souza da Costa

A importância da psicomotricidade na educação infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

Ielda Silva Pereira

A importância do desenho no desenvolvimento da criança na educação infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

Lucilena Maria Oliveira Matias

A importância do brincar no desenvolvimento da criança; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

Maria Salete Carneiro de Souza

Prática de Bullying na Escola de Ensino Fundamental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

Shirley Silvestre Lopes

Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

Tereza de Jesus Pereira da Silva

A relação famílía e escola: a importância da participação familiar na vida escolar dos filhos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

Vera Lucia da Cunha Lima

Evasão escolar: alunos trabalhadores na educação de jovens e adultos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

ZAIMA DOS SANTOS SILVESTRE

JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2016; Orientação de outra natureza; (pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

Jamilly Cavalcante Galdino

A importância de despertar o hâbito de leitura nas sérias finais do ensino fundamental; 2016; Orientação de outra natureza; (pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

BEATRIZ TORRES PIRES

A importância do método Paulo Freire na educação de jovens e adultos; 2016; Orientação de outra natureza; (pedagogia) - INSTITUTO DOM JOSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA; Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Neusa Maria Mendes de Gusmão

A trajetória dos quadros guineenses formados e em formação no Brasil, na visão desses estudantes e profissionais de 3º grau; 2009; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UNICAMP,; Orientador: Neusa Maria Mendes de Gusmão;

Maria Juraci Maia Cavalcante

FORMAÇÃO FEMININA NO INTERNATO DE BOR (GUINÉ-BSSAU) DE 1933 A 2011: REFLEXOS NA EDUCAÇÃO E SOCIEDADE GUINEENSE CONTEMPORÂNEA; ; 2015; Tese (Doutorado em DOUTORADO EM EDUCAÇÃO) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira-FACED-UFC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Juraci Maia Cavalcante;

Maria Juraci Maia Cavalcante

A Formação feminina no Internato de Bor (Guiné-Bissau) de 1933 a 2011: reflexos na educação da sociedade guineense contemporânea; ; 2011; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Juraci Maia Cavalcante;

Maria Juraci Maia Cavalcante

A Constituição de História de Vida: Autobiografia e Educação; 2014; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Maria Juraci Maia Cavalcante;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CÁ, CRISTINA MANDAU OCUNI ; CÁ, LOURENÇO OCUNI . A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO NA GUINÉ-BISSAU: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO GOVERNO NOS ANOS DE 1975-1986. Educação & Formação , v. 2, p. 20-32, 2017.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . Políticas Públicas em Educação na Guiné-Bissau: um apanhado histórico. ETD. Educação Temática Digital , v. 17, p. 88-106, 2015.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni ; CALCANTEAV, M. J. M. . Educação e Evangelização: o Trilho do Processo de Assimilação na Guiné-Bissau. In: Maria Juraci maia Cavalcante, Patricia Helena Carvalho Holanda, Antonia Regina Pinho da Costa Leitão et al. [organizadores]. (Org.). Afeto Razão e Fé: Caminhos e Mundos da História da Educação. 1ed.Fortaleza: UFC - Universidade federal do Ceará, 2014, v. 1, p. 374-389.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni ; CALCANTEAV, M. J. M. . Missão Católico no Internato de Bor e o Abandono de Bebês Indíginas: o Desconhecido que causa Medo ao Grupo Étnico Balanta na Guiné-Bissau. In: Maria Juraci Maia Cavalcante; Patrícia Helena Carvalho Holanda; Antonio Regina Pinho da Costa Leitão; Zuleide Fernandes de Queiroz; José Edvar Costa de Araujo. (Org.). História da Educação Comparada: Missões Expedições, Instituições e Intercâmbio. 1ed.Fortaleza: UFC, 2013, v. 1, p. 19-589.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . O Internato de Bor: História de uma Instituição de Formação Feminina na Guiné-Bissau. In: Maria Juraci Maia Cavalcante; Patrícia Helena Carvalho Holanda; Zuleide Fernandes de Queiroz e José Edvar Costa de Araújo. (Org.). História da Educação: República, Escola e Religião. 1ed.Fortaleza-CE: Edições UFC, 2012, 2012, v. 01, p. 507-524.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni ; CALCANTEAV, M. J. M. . Transmissão e a aquisição de conhecimento na sociedade ágrafa: os Balantas da Guiné-Bissau. In: 14º Congresso de História da Educação no Ceará - História de Mulheres: Amor, Educação e Violência, 2015, Crato/CE. A Transmissão e a aquisição de conhecimento na sociedade ágrafa: os Balantas da Guiné-Bissau. Fortaleza: UFC, 2015. v. 01. p. 01-15.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni ; CALCANTEAV, M. J. M. . A Pratica do Casamento Forçado na Guiné-Bissau: É crime ou Questão Cultural. In: 14º ongresso de História da Educação no Ceará - História de Mulher: Amor, Educação e Violência, 2015, Crato/CE. 14º ongresso de História da Educação no Ceará - História de Mulher: Amor, Educação e Violência. Fortaleza: UFC, 2015. v. 1. p. 1-13.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni ; CALCANTEAV, M. J. M. . A Participação dos Missionários franciscanos na Formação dos Nativos na Guiné-Bissau. In: XIII Congresso de História da Educação do Ceará, 2014, Viçosa do Ceará. XIII Congresso de História da Educação do Ceará. Fortaleza: UFC, 2014. v. 1. p. 01-10.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . Evangelização Cristã na guiné-Bissau: encontro e diferença Cultural. In: XIII Congresso de História da Educação do Ceará, 2014, Viçosa do Ceará. Evangelização Cristã na Guiné-Bissau: Encontro e Diferença Cultural. Fortaleza: UFC, 2014. v. 1. p. 01-10.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . A Compreensão Sobre Amor Romântico. In: XII Congresso de História da Educação do Ceará, 2013, Lavras de Mangabeira. Missôes, Expedições, Instituições e Intercâmbio: difusão e circulação de ideias científicas e práticas pedagógicas entre a cidade e o campo. fortaleza: Editora UFC, 2013. v. 1. p. 1-10.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni ; CALCANTEAV, M. J. M. . O Desconhecido que causa Medo nas Famílias Tradicionais Guineenses. In: XII Congresso de História da Educação do Ceará, 2013, Lavras Mangabeira. Missões, Expedições, Instituições, Intercâmbios: difusão e circulação de ideias cientificas e práticas pedagógicas entre a cidade e Campo. Fortaleza: Editora UFC, 2013. v. 1. p. 1-10.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni ; CALCANTEAV, M. J. M. . Formação Feminina no Internato de Bor: Origem e Controle. In: XII Congresso de História da Educação, 2013, Lavras Mangabeira. Missões, Expedições, Instituições e Intercâmbios: difusão e cieculação de ideia científicas e práticas pedagógicas entre a cidade e o campo. Fortaleza: Editora UFC, 2013. v. 1. p. 1-10.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . A Relação entre as mulheres no casamento tradicional: educação das meninas e meninos e as lembranças das coroas das aldeias guineenses. In: XI Congresso de História da Educação do Ceará, 2012, Baturité-CE. Anais do XI Congresso de História da Educação do Ceará. Fortaleza: Edições UFC, 2012, 2012. v. 1. p. 1-200.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . O Internato de Bor: história de uma instituição de formação feminina na Guiné-Bissau. In: XI Congresso de História da Educação do Ceará, 2012, Baturité-CE. XI Congresso de História da Educação do Ceará. Fortaleza: Editora/UFC, 2012. v. 1. p. 1-10.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . Formação de Professores nas Zonas Libertadas no Período Colonial (Guiné-Bissau de 1963 a 1973). In: VII Seminário Nacional do Centro de Memória, 2012, Campinas. Memória , Cidade e Educação das Sensibilidade. Campinas/SP: UNICAMP, 2012. v. 1.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . Migração Temporária ou definitiva de Guineenses? O caso dos estudantes das cidades de São Paulo e Campinas. In: X Congresso de História da Educação do Ceará, 2011, Juazeiro do Norte - Ceará. Congresso de História da Educação do Ceará: Discursos, Ritos e Simbolos da Educação Popular, civica e Religiosa em Localidades e Escolas na Perspectiva Comparada. Fortaleza: Imprece Fortaleza 2011, 2011. v. 1. p. 1-200.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . Migração temporârio ou definitiva de guineenses? O caso dos estudantes das cidades de São Paulo e Campinas. In: X congresso de história da educação do Ceará. Livros de resumo, 2011, Juazero do Norte. X congresso de história da educação do Ceará. Fortaleza: ufc, 2011. v. 1. p. 155-155.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . A Trajetória de Estudantes Guineenses Formados e Formandos: A Formação 'Formação Fora de Lugar' e o Desafio do Retorno. In: Encontro de Pesquisa era educação da ANPED Centro-Oeste (10.: 2010: Uberlândia-MG, 2010, Uberlândia. Encontro de Pesquisa era educação da ANPED Centro-Oeste (10.: 2010: Uberlândia-MG. Uberlândia: Uberlândia FACED, 2010. v. 1. p. 1-11.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . Relatos dos estudantes guineenses formados e em formação: a formação 'fora do lugar' e o desafio do retorno. In: VI Seminário Nacional do Centro de Memória 'Memória e Património', 2009, Campinas. VI Seminário Nacional do Centro de Memória "Memória e Património". CAMPINAS: UNICAMP/CMU, 2009. v. 1. p. 01-12.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . História da Educação nas zonas libertadas durante a luta de libertação nacional (1963 a 1973. In: IX encontro de pesquisa em educação da Região Sudeste: Pesquisa em educação no Brasil, balanço do XX e desafios para o século XXI, 2009. IX encontro de pesquisa em educação da Região Sudeste: Pesquisa em educação no Brasil, balanço do XX e desafios para o século XXI. São Carlos: UFSCar, 2009. v. 1. p. 01-08.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni ; CA, L. O. . A Constituição do currículo em sociedade ágrafa na guiné-bissau. In: XI Colóquio/ VII Colóquio Luso-Brasileiro/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Currículares, 2014, Braga. Currículo na Contemporaneidade: Internacionalização e Contextos Locais. Braga: Centro de investigação em Educação, 2014. v. 1. p. 158-158.

  • CA, L. O. ; Cá, Cristina Mandau Ocuni . A Guiné-Bissau e o dilema da organização e implementação do Currículo no Sistema educativo. In: XI Colóquio/ VII Colóquio Luso-Brasileiro/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Currículares, 2014, Braga. Currículo na Contemporaneidade: Internacionalização e Contextos Locais. Braga: Centro de investigação em Educação, 2014. v. 1. p. 199-199.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni ; ALMEIDA, J. W. . Educação Brasileira - uma Abordagem Auto (Biográfica). In: XVII ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: A Didática e a Pratica de Ensino nas relações entre a escola, a formação de professores e a sociedade, 2014, Fortaleza. Educação Brasileira - uma Abordagem Auto (Biográfica), 2014. v. 1. p. 1-1.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . Formação de professores nas zonas libertadas no período colonial (Guiné-Bissau de 19763 a 1973. In: Seminário Nacional do Centro de Memíria de (7. 2012, campinas, São Paulo) Memória, cidade e educação das semsibilidades, 2012, campinas. Seminário Nacional do Centro de Memíria de (7. 2012, campinas, São Paulo) Memória, cidade e educação das semsibilidades. CAMPINAS: UNICAMP/CMU, 2012. v. 1. p. 121-122.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . A Trajetória de Estudantes Guineenses Formados e Formandos: A Formação 'Formação Fora de Lugar' e o Desafio do Retorno. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento, 2010, Uberlândia. X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste: Desafios da Produção e Devulgação do Conhecimento. Uberlândia: Elaborado pelo Sistema de Biblioteca da UFU, 2010. v. 1. p. 404-404.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . História da Educação nas Zonas Libertadas Durante a Luta de Libertação Nacional (1963 a 1973).. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Pesquisa em educação no Brasil: Balanço do século XX e desafios para o século XXI., 2009, São Carlos. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Pesquisa em educação no Brasil: Balanço do século XX e desafios para o século XXI.. São Carlos: Cubo Multimídia, 2009. v. 11. p. 01-01.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . A Educação na Guiné-Bissau: Antes e Durante o Periíodo Colonial.. In: 36° Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos., 2009, São Paulo. 36° Encontro Nacionais de Estudos Rurais e Urbanos.. São Paulo: Bibliotecária de CERU, 2009. v. 1. p. 1-2.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . Relatos dos Estudantes Guineenses Formados e em Formação: a formação. In: VI Seminário Nacional do Centro de Memória: Memória e Patrimônio, 2009, Campinas. VI Seminário Nacional do Centro de Memória. Memória e Patrimônio. Campinas: Centro de Memória/ UNICAMP, 2009. v. 6. p. 1-12.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . A Memória da trajetória de quadros guineenses formados e/ ou formandos no Brasil. In: V Seminário. Memória, Ciências e Arte. Razão e sensibilidade na produção do conhecimento, 2007, Campinas. V Seminário. Memória , Ciências e Arte. Razão e sensibilidade na produção do conhecimento. Campinas: Centro de Memória - Unicamp. Arte Escrita Editora, 2007. v. 5. p. 69-69.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni ; CA, L. O. . Questão da formação dos professores de ensino básico na Guiné-Bissau: desafios e perspectivas do governo nos anos de 1975-1986. Revista educação & Formação , 2017.

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA AFRICANA: GUINÉ-BISSAU. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . ASILO DE BOR: TEORIA CURRICULAR E FORMAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . Instituições educativa de Bor: a representação social de ingressas do Internato de Bor. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . A política educacional: relatos dos ex-alunos e professores de Internato de Bor na G-B. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni ; CALCANTEAV, M. J. M. . A transmissão e a aquisição de conhecimento na sociedade ágrafa: os músicos balantas da Guiné-bissau. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . A prática do casamento forçado na Guiné-Bissu é crime ou questão cultural?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni ; CA, L. O. . A constituição do currículo em sociedade ágrafa na Guiné-Bissau. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CA, L. O. ; Cá, Cristina Mandau Ocuni . A Guiné-Bissau e o dilema da organização e implementação do currículo no sistema educativo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni ; CALCANTEAV, M. J. M. . A Participação dos Missionários franciscanos na Formação dos Nativos na Guiné-Bissau. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . Evangelização Cristã na Guiné-Bissau: encontro e diferença Cultural. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni ; ALMEIDA, J. W. . Educação Brasileira - Uma Abordagem Auto (Biográfica). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . A Compreensão Sobre Amor Romântico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni ; CALCANTEAV, M. J. M. . O Desconhecido que Causa Medo nas Famílias Tradicionais Guineenses. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni ; CALCANTEAV, M. J. M. . Formação Feminina no Internato de Bor: Origem e Controle. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . A presença da Missão Católica na Guiné-Portuguesa em 1897. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . O Internato de Bor/ Frantz Fanon depois da independência da Guiné-Bissu. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . Formação de Professores nas Zonas Libertadas no Período colonial (Guiné-Bissaau de 1963 a 1973). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . A Relação entre as mulheres no casamento tradicional: educação das meninas e meninos e as lembranças das coroas das aldeias guineenses. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . Educação, família, juventude e cultura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . O Internato de Bor: história de uma Instituição da formação feminina na Guiné-Bissu. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . Migração temporária ou definitiva de guineenses? O caso dos estudantes das cidades de São Paulo e Campinas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . Africanidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . Trajetória de estudantes Guineenses Formados: A Formação fora do lugar o desafio do retorno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . A Trajetória dos Quadros Guineenses Formados e em Formação no Brasil: a Formação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . Intercâmbio Cultural, Social e Político entre Brasil (América Latina) e África. Influência do Continente Africano na formação dos povos da América Latina, com destaque para o Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . A Educação na Guiné-Bissau: Antes e Durante o Período Colonial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . História da Educação nas Zonas libertadas durante a Luta de Libertação Nacional (1963-1973).. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . Relatos dos estudantes guineenses e em formação: a formação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . 'Antropologia, sociologia e educação: um campo teórico em desenvolvimento'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . A memória da Trajetória de Quadros Guineenses Formados e/ou Formandos no Brasil.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . A Trajetória de Quadros Guineenses Formados no Brasil.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . Estudantes Convênio (guineenses) no Brasilas/ Ensino Superior.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . Estudantes guineenses no Brasil/ Convênio.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . Negros no Ensino Superior: Formação e produção de conhecimeno. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . 'Os PALOP e a Terra do Outro': a presença de estudantes africanos no Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . A falta de formação pedagógica no ensino básico na Guiné-Bissau no ano de 1975-1986. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . A trajetrória de qudros guineenses formados no Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . A Falta de Formação Pedagógica dos Professores de Ensino Básico na Guiné-Bissau.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cá, Cristina Mandau Ocuni . A Falta de Formação Pedagógica dos Professores do Ensino Básico na Guiné-Bissau no Período de 1975 - 1986. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Cá, Cristina Mandau Ocuni . O ATUAL CENÁRIO BRASILEIRO E AS MUDANÇAS CONCEITUAIS DO ENSINO. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Cá, Cristina Mandau Ocuni . Resgatando as memórias culturais do norte e sul cearense e a influência africana na nossa cultura. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

MENÇÃO HONROSA, INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA - IDJ..

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional