Oswaldo Gomes Corrêa Negrão

Possui graduação em odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991), especialização em saúde coletiva (1994) e PUC Paraná Gerenciamento de Unidades Básicas de Saúde GERUS(1995) mestrado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e doutorado em Ciências da Saúde pela UFRN (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: APS, diagnóstico situacional, sistema de informação em saúde, violências, homicídios PICS. Coordenador Acadêmico do OBVIO ? Observatório da Violência do Rio Grande do Norte, (em fase de registro) sediado no Departamento de Saúde Coletiva da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Membro da Câmara Técnica de CVLIs (Condutas Violentas Letais Intencionais) da SESED (Secretaria de Defesa Social e Segurança Pública) do RN.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciencias da Saúde

2011 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Avaliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgêbncia às vítimas de violência
Severina Alice da Costa Uchôa. Palavras-chave: acidentes de trânsito; emergências; serviços médicos de urgência; violência.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Mestrado em Odontologia Social

1998 - 2000

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Saúde bucal dos idosos institucionalizados na cidade de Curitiba-PR,Ano de Obtenção: 2003
Edna Maria da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Especialização em Saúde Coletiva

1995 - 1996

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Especialização em Odontologia em saúde coletiva

1994 - 1994

Universidade Federal do Paraná

Graduação em odontologia

1987 - 1991

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Preventiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

NEGRÃO, O. G. C. . Projeto de Educação Permanente no SUS/RN: Qualificando a Rede de Apoiadores da Política Nacional de Humanização. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

CIENTEC 2014 - Mesa redonda.VIOLÊNCIA E ACIDENTES EM NATAL E NO RIO GRANDE DO NORTE: UM OLHAR MULTIDISCIPLINAR. 2014. (Outra).

Vigilância: à Luz do Cuidado - Apresentação de experiências das Vigilâncias.Apresentação de experiências das Vigilâncias - análise das ações. 2014. (Encontro).

Ativade de Extensão: Conferência internacional: Qualidade e Segurança em Serviços de Saúde. 2013. (Outra).

CONGRESO IBEROAMERICANO DE EPIDEMIOLOGÍA Y SALUD PÚBLICA. ESPAÇOS PÚBLICOS E A SAÚDE DA POPULAÇÃO: A UNIVERSIDADE NA COMUNIDADE EM BUSCA DA PROMOÇÃO EM SAÚDE. 2013. (Congresso).

CONGRESO IBEROAMERICANO DE EPIDEMIOLOGÍA Y SALUD PÚBLICA. VIGILÂNCIA DE ACIDENTES E VIOLÊNCIAS (VIVA): EXPERIÊNCIA NA CIDADE DE NATAL ? RN. 2013. (Congresso).

CONGRESO IBEROAMERICANO DE EPIDEMIOLOGÍA Y SALUD PÚBLICA. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE MORTALIDADE POR ACIDENTE DE MOTOCICLETA NO MUNICÍPIO DE NATAL, RN. 2013. (Congresso).

Mesa redonda - Os acidentes e seus impactos para a área da saúde.Acidentes e violências no campo da saúde. 2013. (Outra).

Semana Nacional de Trânsito; Mesa Redonda.MESA REDONDA - ALCOOL, OUTRAS DROGAS E A SEGURANÇA NO TRÂNSITO. Efeitos e responsabilidades e escolhas.. 2013. (Outra).

Solenidade de Abertura da Semana Nacional de Trânsito.Alcool, outras drogas e e Segurana no Trânsito, responsabilidades e escolhas.. 2013. (Outra).

III Congreso Regional de Medicina Familiar Wonca; X Seminario Internacional de Atencioon Primaria de Salud. Elaboração da Sala de Situação como instrumento de gestão local de uma unidade da Estratégia de Saúde da Família da cidade de Natal, RN.. 2012. (Congresso).

III Congreso Regional de Medicina Familiar Wonca; X Seminario Internacional de Atencioon Primaria de Salud. Elaboração de Macro Modelo Bucal Utilizando-se material reciclado: relato de experiência na estratégia Saúde da Família de Recife, Pernambuco, Brasil.. 2012. (Congresso).

III Congreso Regional de Medicina Familiar Wonca Iberoamericana - CIMF / X Seminario Internacional de Atención Primaria de Salud. ELABORAÇÃO DE MACRO MODELO BUCAL UTILIZANDO-SE MATERIAL RECICLÁVEL; RELATO DE EXPERIENCIA NA ESTRATEGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE RECIFE, PERNAMBUCO, BRASIL.. 2012. (Congresso).

III Congreso Regional de Medicina Familiar Wonca Iberoamericana - CIMF / X Seminario Internacional de Atención Primaria de Salud. ELABORAÇÃO DA SALA DE SITUAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO LOCAL EM UMA UNIDADE DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA CIUDADE DE NATAL ? RIO GRANDE DEL NORTE, BRASIL.. 2012. (Congresso).

VII Encontro Nacional de escolas e centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva. 2010. (Encontro).

5. Seminário Nacional Homens, gênero e políticas públicas. 2008. (Seminário).

Consulta Nacional pra o III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 2008. (Outra).

Plenária Estadual de Saúde Bucal de Pernambuco.Reconstruindo a Política de Saúde Bucal em Pernambuco. 2008. (Outra).

II Ciclo de palestra do fórum de direitos humanos do recife. 2007. (Outra).

III Encontro Regional de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal.Coordenador. 2007. (Encontro).

O homem e as políticas públicas de saúde. 2007. (Seminário).

Seminário Políticas Públicas para a saúde dos Homens. 2007. (Seminário).

VII Congresso do cirurgião-dentista do sertão pernambucano. Apresentação da política estadual de saúde. 2007. (Congresso).

X Congresso Latinoamericano de Medicina Social. Experiência extra muros no curso de capacitação de agentes comunitários de saúde em Recife-PE. 2007. (Congresso).

I EXPOGEST - Mostra nacional de vivências inovadoras de gestão no SUS.Fortalecimento das ações de promoção em saúde através de três estratégias complementares: planejamento das ações; criação de modelo bucal gigante feito a partir de material reciclado e capacitação dos agentes comunitários de saúde no PSF chão de estrelas. 2006. (Outra).

7. Conferência Municipal de Saúde.Delegado. 2005. (Outra).

XVIII Enastepo.Oficina temática: Avaliação das práticas de Promoção e educação em Saúde Bucal. 2005. (Encontro).

3. Conferência Estadual de Saúde Bucal do Estado de Pernambuco.Delegado. 2004. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Capacitação em Saúde Bucal para Agentes Comunitários de Saúde da USF Chão de Estrelas. 2004. (Congresso).

6. Conferência Municipal de saúde.Delegado. 2003. (Outra).

Quinto Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Diagnóstico de saúde na área de abrangência da unidade de saúde da família - Comunidade Chão de Estrelas, Recife PE. 2002. (Congresso).

ENATESPO Encontro Nacional dos Administradores e Técnicos do Serviço Publico Odontológico.Program de Promoção à saúde bucal desenvolvido junto à Pastoral da Criança na comunidade Primavera em Parnamirim - RN. 1998. (Encontro).

Quinto Encontro de Saúde Coletiva.Sistema de Informação sobre a situação de Saúde em Curitiba. 1996. (Encontro).

3. Conferência Municipal de Saúde de Curitiba.delegado. 1995. (Outra).

Primeiro Encontro de Saúde Coletiva da Regional Cajuru.Levantamento Epidemiológico bucal nas crianças da creche municipal Trindade. 1993. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Joanna Amélia do Rego Santos

ALBUQYERQUE, P. C.;NEGRÃO, O. G. C.. Avaliação das ações de saúde bucal do Programa Saúde da Família no estado de Pernambuco. 2009 - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães.

Aluno: Marcelo Côrreia Maia e Pietro Reis Lopes da Silva

NEGRÃO, O. G. C.. Avaliação da oferta de atenção secundária em odontologia no Estado de Pernanbuco. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Coletiva) - Faculdade de Odontologia de Pernambuco.

Aluno: Beatriz Moraes Bento

AMORIM, K. P. C.; BRITO, E. W. G.;NEGRÃO, O. G. C.. Avaliação do conhecimento de médicos e acadêmicos de medicina do Complexo Hospitalar da UFRN sobre situações práticas de emissão da Declaração de Óbito.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kleyton César de Lima Morais

BRITO, E. G.; AMORIM, K. P. C.;NEGRÃO, O. G. C.. Avaliação do conhecimento de médicos e acadêmicos de medicina do Complexo Hospitalar da UFRN sobre situações práticas de emissão da Declaração de Óbito.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Teolinda Judite Gomes Frederico

BRITO, E. W. G.; AMORIM, K. P. C.;NEGRÃO, O. G. C.. Avaliação do conhecimento de médicos e acadêmicos de medicina do Complexo Hospitalar da UFRN sobre situações práticas de emissão da Declaração de Óbito.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fernanda Dionísio Freire

BRITO, E. G.; AMORIM, K. P. C.;NEGRÃO, O. G. C.. Avaliação do conhecimento de médicos e acadêmicos de medicina do Complexo Hospitalar da UFRN sobre situações práticas de emissão da Declaração de Óbito.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

NEGRÃO, O. G. C.. Pesquisa para saúde: desenvolvimento e inovação´para o SUS e seminário de avaliação do edital de saúde bucal. 2007. Ministério da Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Clélia Albino Simpson

SIMPSON, C.A.. SAÚDE BUCAL DOS IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS NACIDADE DE CURITBA-PR. 2000. Dissertação (Mestrado em Clínicas Odontológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria do Rosário de Fátima de Carvalho

CARVALHO, M. R. F.. Saúde bucal dos idosos institucionalizados na Cidade de Curitiba - PR. 1999. Dissertação (Mestrado em Odontologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Edna Maria da Silva

SILVA, E. M.. Saúde Bucal dos Idosos Institucionalizados na Cidade de Curitiba-PR. 2000. Dissertação (Mestrado em Odontologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

nilma dias Leão costa

COSTA, N. D. L.. AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA EM NATAL, BRASIL. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SUZANA CARNEIRO DE AZEVEDO FERNANDES

FERNANDES, Suzana Carneiro de Azevedo; UCHOA, S. A. C.; FRIAS, P. G.; DANTAS, O. A. N.; COSTA, N. D. L.. Avaliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências às vítimas de violência em Natal, Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Grasiela Piuvezam

UCHOA, S. A. C.; MEDEIROS JÚNIOR, Antônio;PIUVEZAM, G.. AVANÇOS E DESAFIOS NA ATENÇÃO ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES E VIOLÊNCIAS PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA - NATAL 192, BRASIL: UM ESTUDO DE CASO.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Antônio Medeiros Júnior

UCHOA, S. A.;MEDEIROS JUNIOR, A.; PIUVEZAM, Grasiela. AVANCOS E DESAFIOS NA ATENCAO AS VITIMAS DE ACIDENTES E VIOLÊNCIAS PELO SERVICO DE ATENDIMENTO MOVEL DE URGENCIA - NATAL 192, BRASIL: UM ESTUDO DE CASO. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Rodrigo Assis Neves Dantas

UCHOA, Severina Alice da Costa; COSTA, Nilma Dias Leão;DANTAS, Rodrigo Assis Neves; FRIAS, Paulo Germano de; FERNANDES, Suzana Carneiro de Azevedo. Avaliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência às vítimas de violência em Natal, Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Antonia Oliveira Silva

NEGRÃO, O. G. C.;SILVA, A. O / MOREIRA. A. S. P.COSTA, Iris Do Céu Clara; SILVA, E. M.. Saúde Bucal dos Idosos Institucionalizados na Cidade de Curitiba-PR. 2000. Dissertação (Mestrado em Odontologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Paulo Germano de Frias

UCHOA, S. A. C.; COSTA, N. D. L.; DANTAS, R. A. N.;Frias, PG; FERNANDES, S. C. A.. Avaliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência às Vítimas de Violência em Natal. 2015. Tese (Doutorado em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Delane Maria Rego

RÊGO, D. M.; CARVALHO, M. R.; RÊGO, E. M.. Saúde bucal dos idosos institucionalizados na cidade de Curitiba-PR. 1999. Exame de qualificação (Mestrando em Odontologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria Olga Romeiro

A importancias da intersetorialidade no processo de trabalho das equipes do PSF Recife em convênio com o IMIP; Início: 2003; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Saúde da Família) - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira; (Orientador);

Rafaela Filgueira Paiva

Perfil epidemiológico das vítimas de violências interpessoais e autoprovocadas no Rio Grande do Norte, análise de uma década; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

LÉRCIA SARAIVA BEZERRA LOPES

Perfil epidemiológico das vítimas de acidentes de transporte terrestre no Rio Grande do Norte, análise de uma década; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Diego Vasconcelos Ramos

PERPCEPÇÃO DOS GESTORES E GERENTES DA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA EM RELAÇÃO AÇÕES DE PROMOÇÃO E A ASSISTÊNCIA ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIAS; ; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Maria Salete Lauriano de Melo

Política Nacional de saúde, Brasil Sorridente, implantação e evolução nos últimos quatro anos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Programa de Saúde da Família) - Associação Brasileira de Odontologia - seção de Pernambuco; Orientador: Oswaldo Gomes Corrêa Negrão;

Ana Beatriz Vasconcelos Lima Araújo

Avaliação das condições de saúde bucal dos idosos assistidos pela USF de Nova Palmares no município do Palmares- PE; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Programa de Saúde da Família) - Associação Brasileira de Odontologia - seção de Pernambuco; Orientador: Oswaldo Gomes Corrêa Negrão;

Thiago da Silva Bezerra

Perfil Epidemiológico de mortalidade por acidente de motocicleta no município de Natal, RN; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Oswaldo Gomes Corrêa Negrão;

Zara Zylianne Ribeiro Guerra

Acidentes de trânsito envolvendo pedestres e motociclistas na cidade de Natal, RN; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Oswaldo Gomes Corrêa Negrão;

Thales Jenner de O Falcão

Condições e conhecimentos de saúde bucal em alunos de escolas pública e privada; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em odontologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Oswaldo Gomes Corrêa Negrão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edna Maria da Silva

Saúde bucal dos idosos institucionalizados na cidade de Curitiba-PR; ; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Odontologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Edna Maria da Silva;

Severina Alice da Costa Uchôa

AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGENCIA ÀS VÍTIMAS DE VIOLENCIA EM NATAL, BRASIL; 2015; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Severina Alice da Costa Uchoa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COELHO, ARDIGLEUSA ALVES ; MARTINIANO, CLÁUDIA SANTOS ; BRITO, EWERTON WILLIAN GOMES ; NEGRÃO, OSWALDO GOMES CORRÊA ; ARCÊNCIO, RICARDO ALEXANDRE ; UCHÔA, SEVERINA ALICE DA COSTA . Tuberculosis care: an evaluability study. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso) , v. 22, p. 792-800, 2014.

  • NEGRÃO, O. G. C. ; LIMA, Veronica Maria Fernandes de ; TORRES, Lorena Gomes ; BEZERRA, T. S. ; LIMA, R.R.T. . Espaços públicos e a saúde da população: a universidade na comunidade em busca da promoção da saúde. Gaceta Sanitaria , v. 27, p. 331-332, 2013.

  • BUSQUETS, A. ; ALVES, C. ; GIRAO, E. ; VALLE, F. ; CANINDE, F. ; HERMES, I. ; DIONISIO, M. ; NEGRÃO, O. G. C. ; SANDRIELI, S. ; BRANDAO, T. . É tempo de florescer uma sociedade mais justa. In: Ivênio Hermes. (Org.). Metadados e Análises da Violência Letal Intencional do Rio Grande do Norte 2013. 1a.ed.Natal - RN: Ed. dos Autores, 2014, v. , p. 47-49.

  • NEGRÃO, O. G. C. . Diagnóstico de saúde na área de abrangência da unidade de saúde da família - Comunidade de Chão de Estrelas, Município de Recife - PE. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. EPI 2002 - A Epidemiologia na Promoção da Saúde, 2002.

  • NEGRÃO, O. G. C. . Violência no Brasil Contemporâneo: impacto na saúde coletiva e desafio para as políticas públicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEGRÃO, O. G. C. . Atividade de Extensão: A IMPORTÂNCIA DA DECLARAÇÃO DE ÓBITO PARA A PRÁTICA MÉDICA: ASPECTOS ÉTICOS, LEGAIS E OPERACIONAIS.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NEGRÃO, O. G. C. . A informação em Saúde: a produção e o registro nos principais sistemas de infromação em saúde (SIS) no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEGRÃO, O. G. C. . Políticas Públicas sob a ótica da Família - uma questão de qualidade de vida. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEGRÃO, O. G. C. . Gênero e Gestão Pública: tensões e desafios. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NEGRÃO, O. G. C. . Experiência extra muros no curso de capacitação de agentes comunitários de saúde em Recife-PE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NEGRÃO, O. G. C. . Apresentação da política estadual de saúde. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NEGRÃO, O. G. C. . Fortalecimento das ações de promoção em saúde através de três estratégias complementares: planejamento das ações; criação de modelo bucal gigante feito a partir de material reciclado e capacitação dos agentes comunitários de saúde no PSF chão de estrelas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NEGRÃO, O. G. C. . Oficina: Avaliação das práticas de promoção e educação em Saúde Bucal. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NEGRÃO, O. G. C. ; FRAZAO, E. ; SILVA, O. ; Barbosa, R. . Capacitação em Saúde Bucal para Agentes Comunitários de Saúde da USF Chão de Estrelas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NEGRÃO, O. G. C. . Diagnóstico de saúde na área de abrangência da unidade de saúde da família - comunidade Chão de Estrelas, Recife - PE. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NEGRÃO, O. G. C. . Programa de Promoção à Saúde Bucal Desenvolvido junto à Pastoral da Criança na Comunidade Primavera em Parnamirim/RN. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NEGRÃO, O. G. C. . Sistema de Informação sobre a situação de Saúde em Curitiba. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FARIAS JUNIOR, K. M. ; NEGRÃO, O. G. C. ; CALDAS, M. D. M. ; SALDANHA, B. C. ; DASSUNCAO, L. A. . Câmara Técnica de Mapeamento de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). 2016.

NEGRÃO, O. G. C. . Projeto Vida no Trânsito - comissão de dados. 2015.

NEGRÃO, O. G. C. . Projeto Vida no Trânsito - comissão de dados. 2014.

NEGRÃO, O. G. C. . Impcto da Violência na àrea da Saúde. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NEGRÃO, O. G. C. . Vigilância: à Luz do Cuidado - Apresentação de experiências das Vigilâncias. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NEGRÃO, O. G. C. ; CALDAS, M. D. M. ; LOPES JUNIOR, E. ; HERMES, I. . VIOLÊNCIA E ACIDENTES EM NATAL E NO RIO GRANDE DO NORTE: UM OLHAR MULTIDISCIPLINAR. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NEGRÃO, O. G. C. . CURSO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO DOS GESTORES DO SUS NO RN II (CNQGS/RN II). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MACEDO, I. M. H. ; NEGRÃO, O. G. C. . I Mostra de Profissões - Curso de Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NEGRÃO, O. G. C. . Oficina de criação de Modelo Bucal gigante feito a partir de material reciclado. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NEGRÃO, O. G. C. . Especialização em Saúde da Família. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEGRÃO, O. G. C. . Atualização em Saúde Bucal para Atendente de Consultório Dentário. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    IMPACTOS DAS VIOLÊNCIAS NO CAMPO DA SAÚDE, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Oswaldo Gomes Corrêa Negrão - Coordenador / Elizabethe Cristina Fagundes de Souza - Integrante / Ewerton Gomes de Brito - Integrante / Ana Gretel Echazú - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Avaliação da Atenção Básica no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica 9PMAQ-AB) no Rio Grande do Norte e Ceará, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Oswaldo Gomes Corrêa Negrão - Integrante / SEVERINA ALICE DA COSTA UCHOA - Coordenador / ZENEWTON ANDRE DA SILVA GAMA - Integrante / Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Avaliação do Atendimento Pré-Hospitalar Móvel - SAMU 192 em Natal- RN, Descrição: As causas externas expressam-se com altos índices de morbimortalidade da população, em Natal/RN. O presente estudo pretende avaliar a adequação dos serviços oferecidos pelo SAMU- 192, às vítimas de acidentes e violências de acordo com a Política Nacional de Atenção às Urgências e a Política Nacional de Redução de Acidentes e Violências. Trata-se de uma pesquisa avaliativa que se caracteriza por uma pesquisa social aplicada, e o método corresponde ao Estudo de Caso de Yin. A população de estudo serão os profissionais e gestores do serviço Samu Natal. As fontes de dados serão: questionários semiestruturados, entrevistas, relatórios e portarias, com o objetivo de analisar as estruturas físicas, análise documental e organizacional do serviço municipal. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Oswaldo Gomes Corrêa Negrão - Coordenador / SEVERINA ALICE DA COSTA UCHOA - Integrante.

  • 2010 - 2013

    O ESPAÇO PÚBLICO COMO TERRITÓRIO DA CIDADANIA: EM BUSCA DE UMA CIDADE MAIS SAUDÁVEL, Descrição: Diante da importância do espaço público como território da cidadania e da necessidade de se repensar os mesmos com o objetivo de se obter ambientes mais saudáveis na cidade, propõe-se desenvolver uma ação integrada abrangendo a pesquisa e extensão. Esta ação se propõe a analisar as condições físicas e sociais dos espaços públicos encontrados em uma das áreas carentes da cidade já inseridas na disciplina Saúde e Cidadania ? SACI. Através de um estudo multidisciplinar que integrará áreas diversas como Saúde Coletiva, Arquitetura e Urbanismo e Design a ação pretende levantar a discussão sobre a importância de espaços públicos saudáveis para a melhoria da saúde da população. Além da análise pretende-se também, através de uma discussão coletiva entre docentes, discentes, técnicos e comunidade envolvida, propor melhorias para o território analisado, através da elaboração de diretrizes e de projetos que incluam entre outras questões o design urbano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Oswaldo Gomes Corrêa Negrão - Integrante / VERÔNICA MARIA FERNANDES DE LIMA - Coordenador / LUIZA HELENA BOUERI REBELLO - Integrante / RUTH MARIA DA COSTA ATAIDE - Integrante / MARJORIE DA FONSECA E SILVA MEDEIROS - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Atenção à saúde bucal: um estudo na perspectiva da integralidade do cuidado e da regionalziação das redes de serviços., Descrição: A criação do SUS, em 1988, tornou o modelo de atenção odontológica, foquista e excludente, incompatível com um sistema unificado e escentralizado de caráter universal. Esforços vêm sendo desenvolvidos, por meio de políticas públicas, no intuito de enfrentar obstáculos relativos à acessibilidade, resolubilidade e integralidade na rede de atenção. A inclusão, em 2001, de Equipes de Saúde Bucal como parte da Estratégia de Saúde da Família, e a Política Nacional de Saúde Bucal, o Brasil Sorridente, refletem esta preocupação. O estado do RN está conformando sua rede de saúde bucal, com uma visibilidade maior de oferta na atenção básica, embora os níveis subseqüentes encontrem-se em crescente ampliação. Este estudo objetiva investigar a atenção à saúde bucal em regiões de saúde do Rio Grande do Norte, na perspectiva da organização tecnológica de um modelo de cuidado integral. Trata-se de investigação sobre a atenção à saúde bucal em regiões sanitárias do RN. O eixo teórico-conceitual central da atenção à saúde bucal será a integralidade do cuidado e a regionalização da rede de serviços de saúde. A investigação terá caráter avaliativo e de intervenção, medida que buscará conhecer e interferir, ao mesmo tempo, sobre os processos de constituição de redes de serviços, tendo como foco o cuidado integral em saúde bucal. O estudo será desenvolvido em quatro fases que se integram em ?extensividade? e ?intensividade? da exploração do objeto, no planejamento do estudo e na formação de pesquisadores. Procedimentos metodológicos de coleta de informações como grupo focal, observações e análise documental contribuem na elaboração do modelo e na validação do mesmo junto aos grupos de interesse. A partir da construção desse modelo, inicia-se o processo de avaliação propriamente dito, levantando-se questões e problemas, a serem discutidos e analisados pelos grupos. A pesquisa terá o estado do Rio Grande do Norte como referência, tendo como recorte o desenho de suas oito regiões sanitárias. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Oswaldo Gomes Corrêa Negrão - Integrante / Elizabethe Cristina Fagundes de Souza - Coordenador / Altaiva Jales Costa Souza - Integrante / Ezilda Medeiros - Integrante / EMELINE DAS NEVES DE ARAUJO LIMA - Integrante / MARIA GORETTI DE MENEZES SOUSA - Integrante / EMANUELLE DAYANA VIEIRA DANTAS - Integrante / SHEYLA LUCENA DE BRITO - Integrante / LAVINIA UCHOA AZEVEDO DE ARAUJO - Integrante / GRASIELA PIUVEZAM - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Estudo qualitativo da satisfação de usuários em áreas cobertas pela Estratégia de Saúde da Família no município de Natal/RN., Descrição: Trata-se de estudo qualitativo vinculado ao PE-Saúde acerca da satisfação de usuários em áreas cobertas pela Estratégia Saúde da Família (ESF), localizadas nos cinco Distritos Sanitários (DS) da cidade de Natal-RN. Pretende-se, através da iniciativa de articulação ensino-serviço-comunidade, não só levantar informações sobre a ESF em Natal, mas, fundamentalmente, subsidiar as discussões sobre o tema com evidências científicas, bem como contribuir para o exercício da investigação em serviço. Assim, o objetivo da pesquisa consiste em constatar a satisfação ou não de usuários da ESF, considerando as dimensões relacional, organizacional, profissional e cognitiva da ESF, ou seja, aspectos relacionados à: acesso, assistência, vínculo, responsabilização, resolubilidade, expectativas e relacionamentos. Para tanto, serão observados o ponto de vista de usuários dos serviços de saúde. Assim, utilizar-se-á a entrevista semi-estruturada na coleta dos dados, cujos dados serão analisados a partir do método de análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) favorecendo a formação de um todo discursivo coerente, no qual cada parte seja reconhecida no todo e o todo seja constituído pelas partes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Oswaldo Gomes Corrêa Negrão - Integrante / MARIA DO SOCORRO COSTA FEITOSA ALVES - Coordenador / Antonio Medeiros Junior - Integrante., Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde. , Av. Senador Salgado Filho, 3000, Candelária, 59064741 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 33422275

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor assistente III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor assistente I - 2009 Professor assistente II - 2011 Professor assistente III - 2013

    Atividades

    • 02/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, .,Cargo ou função, membro da Comissão Vida do Trânsito da cidade de Natal..

    • 02/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva e Nutrição.,Linhas de pesquisa

    • 06/2009

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Saúde.,Atividade realizada, Membro do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - NESC/UFRN.

  • 2007 - 2008

    Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

    Vínculo: prestador, Enquadramento Funcional: Gerente de Saúde do Homem, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2008

    Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

    Vínculo: prestador, Enquadramento Funcional: Gerente de Saúde Bucal, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2008

    Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representante da Secretaria de Saúde, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Representante da Secretaria Estadual de saúde no Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de seres Humanos

  • 2009 - 2009

    Prefeitura Municipal da Cidade do Recife

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: estatutário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2001 - 2007

    Prefeitura Municipal da Cidade do Recife

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: odontologo programa de saúde da família, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    contrato temporário de prestação de serviço

  • 2002 - 2004

    Prefeitura Municipal da Cidade do Recife

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Preceptor, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Exerceu a função de preceptoria do programa de residência multiprofissional em saúde da família na comunidade de chão de estrelas, de fevereiro de 2002 a março de 2004.

    Atividades

    • 05/2001 - 04/2007

      Serviços técnicos especializados , Unidade de Saúde da Família Chão de Estrelas, .,Serviço realizado, atenção em saúde bucal.

    • 01/2003 - 05/2003

      Direção e administração, Unidade de Saúde da Família Chão de Estrelas, .,Cargo ou função, Gerente de Unidade Básica de Saúde da Família.

  • 1996 - 2000

    Prefeitura Municipal de Curitiba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: cirurgião dentista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Designado pelo secretário municipal de saúde como integrante do grupo técnico responsável pela gestão de informação em saúde - Centro de Informação em Saúde. Portaria municipal 048/96 Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.

  • 1995 - 1996

    Prefeitura Municipal de Curitiba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de unidade municipal de saúde, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1992 - 1995

    Prefeitura Municipal de Curitiba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: cirurgião dentista, Carga horária: 20

    Atividades

    • 10/1996 - 02/1998

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, .,Cargo ou função, membro comissão gestão de informação em saúde.

    • 03/1995 - 12/1996

      Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, .,Cargo ou função, Chefia unidade municipal de saúde.

    • 10/1992 - 02/1995

      Serviços técnicos especializados , Unidade Municipal de Saúde, .,Serviço realizado, ambulatório.

  • 1997 - 1998

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20

    Atividades

    • 10/1997 - 02/1998

      Ensino, odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Odontologia Social e Preventiva II, Odontologia Social e Preventiva I