Tiago Luiz Schmitz

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade de Caxias do Sul (2006), mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Pós Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina. , atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas multiagentes, raciocínio normativo e crenças de grupo.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas

2011 - 2015

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Modelo Anímico para Raciocínio Normativo Organizacional de um Agente BDI
Jomi Fred hübner. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Sistemas multiagentes; Raciocínio Normativo.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas

2009 - 2011

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Crenças de Grupo como Instrumento de Formação da Reputação: Uma Arquitetura Baseada em Agentes e Artefatos,Ano de Obtenção: 2011
Jomi F. Hübner.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: crenças de grupo; Reputação; Sistemas multiagentes; Wikipedia.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação

2001 - 2006

Universidade de Caxias do Sul
Título: Uma solução paralela para o problema do Caixeiro Viajante utilizando Algoritmos Genéticos
Orientador: Carine G. Webber

Curso técnico/profissionalizante

1998 - 2000

Centro de Estudos Técnicos da Universidade de Caxias do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Ibero-American Conference on Artificial inteligence. Huginn: Normative Reasoning Based on Mood. 2014. (Congresso).

V Workshop sobre Sistemas de Software Autônomos AutoSoft. Uma plataforma para agentes normativos baseada no modelo Huginn. 2014. (Congresso).

WORKSHOP-ESCOLA de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e Aplicações. Charruas: Caçadores e Coletores. Um cenário para avaliação de agentes normativos. 2014. (Congresso).

IV workshop sobre Sistemas de Software Autônomos. Raciocínio normativo organizacional para agentes: Uma abordagem anímica. 2013. (Congresso).

Encontro Nacional de Inteligência Artificial. Crenças de Grupo como Instrumento de Formação da Reputação: uma Abordagem de Agentes e Artefato. 2012. (Congresso).

IV Workshop - Escola de Sistemas de Agentes, seu Ambientes e apliCações. Crenças de Grupo como Instrumento de Formação da Reputação. 2010. (Congresso).

XIV Encontro de Jovens Pesquisadores.Interfaces Adaptativas Multiagentes. 2006. (Encontro).

XIII Encontro de Jovens pesquisadores.Plataformas Multiagentes para o Desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem - Projeto MODAL. 2005. (Encontro).

XII Encontro de Jovens pesquisadores.Modelagem Computacional do Aluno em Interação com uma Plataforma Multiagentes de Ensino e Aprendizagem - MODAL. 2004. (Encontro).

XI Encontro de Jovens pesquisadores.INTERAVA - Interações entre os Interagentes num Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2003. (Encontro).

X Encontro de Jovens pesquisadores.INTERAVA - Interações entre os Interagentes num Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2002. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ricardo Voigt

Braz, OOB;SCHMITZ, T. L.; Farah, PR. ANÁLISE E DESEMPENHO DE ARQUITETURA SOAP E REST PARA COMUNICAÇÃO ENTRE SISTEMAS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Ederson Jasper

Braz, OOB; Mantau, MJ;SCHMITZ, T. L.. A IMPORTÂNCIA DA ARQUITETURA DE SOFTWARE PARA O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Guilherme Votta Pereira

SCHMITZ, T. L.; Souza, M.; Farah, PR. MODELOS DE COMPROMISSOS EM SISTEMAS MULTIAGENTES. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Rosemir Zeferino

Farah, PR; Souza, M.;SCHMITZ, T. L.. INTERNET DAS COISAS E OS SISTEMAS CIBERFÍSICOS NA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: JEAN F

Dalmolin, L.C.;SCHMITZ, T. L.; Mantau, MJ. Diel. COMPARATIVO DO USO DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO E GERENCADORES DE CÓDIGO NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: JULLIAN H

Modro, N.R.;SCHMITZ, T. L.; Farah, PR. Creutzberg. IMPLANTAÇÃO DE GERÊNCIA DE CONFIGURAÇÃO EM EMPRESA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA GESTÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Hemanuel Xafranski

Mantau, MJ;SCHMITZ, T. L.; Souza, M.. ESTRATÉGIAS DE COERÊNCIA DE CACHE EM SISTEMAS DISTRIBUÍDOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMATIZADA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Alex Michelon

Braz, OOB;SCHMITZ, T. L.; Farah, PR. UML Connector: Um Middleware para Ferramentas de Artefatos de Software. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Rodrigo Buzzi Schiochet

Braz, OOB; Farah, PR;SCHMITZ, T. L.. Análise de Desempenho do Banco de Dados Postgresql nos Sistemas Linux e Windows. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Gabriel LInardi

Modro, N.R.; Farah, PR;SCHMITZ, T. L.. A Garantia da Qualidade de Software na Metodologia Ágil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Pedro Henrique Zocatelli

VAHLDICK, A.; MOSER, P.;SCHMITZ, T. L.. Jogo sério para Alunos do Ensino Médio Aprenderem Sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Gabriel Naoto Ymai Pereira

VAHLDICK, A.; BARTH, C. A.;SCHMITZ, T. L.. Desenvolvimento de um Verificador de Objetivos para um Framework de Ensino de programação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Ricardo Augusto Küstner

SCHMITZ, T. L.; Mantau, MJ; Souza, M.. Desenvolvimento de software para análise estática de código fonte utilizando sistema imunológico artificial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Jandir Luiz Habitzreuter

Souza, M.;SCHMITZ, T. L.; Mantau, MJ. Estudo de políticas para mobilidade urbana através de simulação computacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Bruna de Oliveira

SCHMITZ, T. L.; Mantau, MJ; Farah, PR. Utilizando Plataforma Arduino como Ferramenta de Auxílio à Mobilidade de Deficientes Visuais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Diego Schell Fernandes

SCHMITZ, T. L.; VARELA, G. M.; Souza, M.. Tucano Monitoring: Sistema de Monitoramento de Concorrência Virtual em Marketplaces. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Marcos Mattes da Silva

SCHMITZ, T. L.; MOSER, P.; Souza, M.. TI Verde em Empresas de Tecnologia da Informação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Anna Carolina Lisboa Bueno

Farah, PR; Souza, M.;SCHMITZ, T. L.. O Uso da Tecnologia de Jogos Digitais em Plataformas Online no Ensino de Programação: Uma Análise realizada em escola de educação Básica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Cleiton Luis de Souza

Farah, PR; BARTH, C. A.;SCHMITZ, T. L.. Estudo de Caso: Aplicação da Gamificação na Área Organizacional por Meio de um Software. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Marcos Frare

Schmitz, Tiago Luiz; VARELA, G. M.; Mantau, MJ. Navegação e interação em sistemas web através da voz. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Tiago Nunes Dalosto

KRAUS JR., W.; BLANCO, P.; FERREIRA, J. C. E.;SCHMITZ, T. L.. Desenvolvimento de uma interface computacional integrada para a medição do processo de rotatividade de funcionários para acompanhamento de desempenho e auxílio à tomada de decisão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Anderson Ochner

G. L. Pasqualini;SCHMITZ, T. L.. Ferramenta para correções de provas digitalizadas: inserindo conteúdo gráfico e texto em páginas com o HTML5 canvas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Andre Luis Martinotto

Carine G. Weber;MARTINOTTO, André Luis; Joâo Luís Tavares da Silva. Uma Solução Paralela para o Problema do Caixeiro Viajante utilizando Algoritmos Genéticos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade de Caxias do Sul.

Ricardo José Rabelo

HUBNER, Jomi Fred; Marchi, J.;RABELO, R. J.; SICHMAN, J. S.. Crenças de Grupo como instrumento de formação da reputação. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

João Luis Tavares da Silva

WEBBER, Carine Geltrudes; MARTINOTTO, André Luis;SILVA, J. L. T.. Uma solução paralela para o problema do Caixeiro Viajante utilizando Algoritmos Genéticos e Grid computing. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade de Caxias do Sul.

Jerusa Marchi

Hubner, J.F.Marchi, J.; Sichman, J.S.; Rabelo, R.. Crenças de Grupo como Instrumento de Formação da Reputação. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Eng. de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Jerusa Marchi

Hubner, J.F.; BORDINI, R. H.; COSTA, A. C. R.;Marchi, J.; CAMPONOGARA, E.; Stemmer, M. R.. Modelo Anímico para Raciocínio Normativo Organizacional de um Agente BDI. 2015. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Jerusa Marchi

Hubner, J.F.; COSTA, A. C. R.;Marchi, J.; STEMMER, M.. Modelo Anímico para Raciocínio Normativo Organizacional de um Agente BDI. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Mateus Augusto Gomes

OMA-VANT - Observação e Manutenção de Areas usando VANT; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Matheus Zickuhr

OMA-VANT - Observação e Manutenção de Areas usando VANT; Início: 2017 - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Guilherme Vota Pereira

Modelos de compromisso em sistemas multiagentes; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Tiago Luiz Schmitz;

Giovani José Fávero

sistema Multiagentes na Modelagem de Supply Chain com uso da Tecnologia Jade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Tiago Luiz Schmitz;

Marcos Frare

Navegação e interação em sistemas web através da voz; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Tiago Luiz Schmitz;

Ricardo Augusto Küstner

Desenvolvimento de software para análise estática de código fonte utilizando sistema imunológico artificial; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Tiago Luiz Schmitz;

Bruna de Oliveira

Utilizando Plataforma Arduino como Ferramenta de Auxílio à Mobilidade de Deficientes Visuais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Tiago Luiz Schmitz;

Diego Schell Fernandes

Tucano Monitoring: Sistema de Monitoramento de Concorrência Virtual em Marketplaces; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Tiago Luiz Schmitz;

Marcos Mattes da Silva

TI Verde em Empresas de Tecnologia da Informação; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Tiago Luiz Schmitz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria de Fátima Webber do Prado Lima

Port Edu- Grupos; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade de Caxias do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria de Fátima Webber do Prado Lima;

Carine Geltrudes Webber

Crenças de Grupo como Instrumento de Formação da Reputação; 2011; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Carine Geltrudes Webber;

Carine Geltrudes Webber

Uma solução paralela para o problema do Caixeiro Viajante utilizando Algoritmos Genéticos e Grid computing; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Carine Geltrudes Webber;

Jomi Fred Hübner

Crenças de Grupo como Instrumento de Formação da Reputação: uma arquitetura baseada em agentes e artefatos; 2011; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jomi Fred Hübner;

Jomi Fred Hübner

Modelo Anímico para Raciocínio Normativo Organizacional de um Agente BDI; 2015; Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jomi Fred Hübner;

Eliana Maria do Sacramento Soares

Laboratório de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - Fase 2; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências da Computação) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Eliana Maria do Sacramento Soares;

Eliana Maria do Sacramento Soares

Interações entre os interagentes num ambiente virtual de aprendizagem; 2002; Iniciação Científica - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Eliana Maria do Sacramento Soares;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SCHMITZ, T. L. ; HÜBNER, J. F. . Huginn for Jason: Uma arquitetura para agentes normativos. Revista de Informática Teórica e Aplicada: RITA , v. 22, p. 146-165, 2015.

  • Schmitz, Tiago Luiz ; Hübner, Jomi Fred . An Empirical Evaluation of the Huginn Constrained Norm-Aware BDI Reasoner. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2016, v. , p. 320-334.

  • Schmitz, Tiago Luiz ; Hübner, Jomi Fred . Huginn: Normative Reasoning Based on Mood. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2014, v. 8864, p. 572-584.

  • Zatelli, Maicon Rafael ; Uez, Daniela Maria ; Neri, José Rodrigo ; Schmitz, Tiago Luiz ; de Castro Bonson, Jéssica Pauli ; Hübner, Jomi Fred . SMADAS: A Cooperative Team for the Multi-Agent Programming Contest Using Jason. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer Berlin Heidelberg, 2013, v. 7837, p. 196-204.

  • Zatelli, Maicon Rafael ; de Brito, Maiquel ; Schmitz, Tiago Luiz ; Morato, Marcelo Menezes ; de Souza, Kaio Siqueira ; Uez, Daniela Maria ; Hübner, Jomi Fred . SMADAS: A Team for MAPC Considering the Organization and the Environment as First-Class Abstractions. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer Berlin Heidelberg, 2013, v. 8245, p. 319-328.

  • Ahlbrecht, Tobias Bender-Saebelkampf, Christian de Brito, Maiquel Christensen, Nicolai Christian Dix, Jürgen Franco, Mariana Ramos Heller, Hendrik Hess, Andreas Viktor Heßler, Axel Hübner, Jomi Fred Jensen, Andreas Schmidt Johnsen, Jannick Boese Köster, Michael Li, Chengqian Liu, Lu Morato, Marcelo Menezes Ørum, Philip Bratt Schlesinger, Federico Schmitz, Tiago Luiz Sichman, Jaime Simão de Souza, Kaio Siqueira Uez, Daniela Maria Villadsen, Jørgen Werner, Sebastian Woller, Øyvind Grønland , et al. Zatelli, Maicon Rafael ; Multi-Agent Programming Contest 2013: The Teams and the Design of Their Systems. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer Berlin Heidelberg, 2013, v. 8245, p. 366-390.

  • ALBUQUERQUE, G. J. ; FUNK, T. ; CORREA JUNIOR, V. D. ; Schmitz, Tiago Luiz . Sistemas Multiagentes de Veículos Autônomos em uma Cidade Inteligente aplicados ao cenário da Multi-Agent Programming Contest. In: Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia ? INOVA, 2018, São Bento do Sul. Anais do Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia ? INOVA, 2018.

  • SCHMITZ, T. L. ; HUBNER, J. F. . Uma plataforma para agentes normativos baseada no modelo Huginn. In: Autonomous Software Systems, 2014, maceió. V Workshop sobre Sistemas de Software Autônomos AutoSoft 2014, 2014. v. 2. p. 13-24.

  • SCHMITZ, T. L. ; HUBNER, J. F. . Raciocínio normativo organizacional para agentes: Uma abordagem anímica. In: IV workshop sobre Sistemas de Software Autônomos, 2013, Brasilia. Anais IV workshop sobre Sistemas de Software Autônomos, 2013. v. 1. p. 59-58.

  • SCHMITZ, T. L. ; HUBNER, J. F. ; WEBBER, C. G. . Crenças de Grupo como Instrumento de Formação da Reputação: uma Abordagem de Agentes e Artefato. In: Encontro Nacional de Inteligência Artificial, 2012, Curitiba. Anais do Encontro Nacional de Inteligência Artificial, 2012.

  • SCHMITZ, T. L. ; HUBNER, J. F. . Charruas: Caçadores e Coletores. Um cenário para avaliação de agentes normativos. In: WORKSHOP-ESCOLA de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e Aplicações, 2014, Porto Alegre. Proceedings WESAAC 2014 Oitavo Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e aplicações, 2014. p. 161-166.

  • SCHMITZ, T. L. ; HUBNER, J. F. ; WEBBER, C. G. . Crenças de Grupo como Instrumento de Formação da Reputação. In: Anais do IV Workshop - Escola de Sistemas de Agentes, seu Ambientes e apliCações - IV WESAAC, 2010, Rio grande. Anais do Anais do IV Workshop - Escola de Sistemas de Agentes, seu Ambientes e apliCações - IV WESAAC. Rio Grande: Editora da Furg, 2010. p. 151-154.

  • WEBBER, C. G. ; RIBEIRO, A. M. ; PINTO, L. F. ; FERLA, A. A. ; BOFF, E. ; SCHMITZ, T. L. . Sistema de Consulta e Visualização de Dados da Área da Saúde. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.

  • GOMES, M. A. ; ZICKUHR, M. ; Souza, M. ; SCHMITZ, T. L. . Monitoramento de Ambientes usando veículos Aéreos Não-Tripulados. In: Encontro Anual De Tecnologia da informação, 2017, Frederico Westphalen. Anais do Mateus Augusto Gomes, 2017. v. 1.

  • SCHMITZ, T. L. ; WEBBER, C. G. . Interfaces Adaptativas Multiagentes. In: XIV Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2006, Caxias Do Sul. Interfaces Adaptativas Multiagentes, 2006.

  • SCHMITZ, T. L. ; WEBBER, C. G. . Plataformas Multiagentes para o Desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem - Projeto MODAL. In: XIII Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2005, Caxias do Sul. XIII Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS. Caxias do Sul: UCS - BICE, 2005. v. Único. p. 104-104.

  • SCHMITZ, T. L. ; WEBBER, C. G. . Modelagem computacional do aluno em interação com uma plataforma multiagentes de ensino e aprendizagem. In: XII Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2004, Caxias do Sul. Modelagem computacional do aluno em interação com uma plataforma multiagentes de ensino e aprendizagem. Caxias do Sul, 2004. p. 89.

  • SCHMITZ, T. L. ; LUCIANO, N. A. ; BOFF, E. ; CHIARAMONTE, M. S. . INTERAVA - Interações entre os Interagentes num Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: XI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2003, Caxias do Sul. INTERAVA - Interações entre os Interagentes num Ambiente Virtual de Aprendizagem, 2003. p. 79.

  • SCHMITZ, T. L. ; LUCIANO, N. A. ; SOARES, E. M. S. . INTERAVA - Interações entre os Interagentes num Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: X Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2002, Caxias do Sul. Modelagem computacional do aluno em interação com uma plataforma multiagentes de ensino e aprendizagem, 2002. p. 72.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Desenvolvimento de Algoritmos para coordenação e cooperação de agentes - CooMAS, Descrição: Nos últimos anos, a quantidade de aplicações que utilizam uma arquitetura mutiagente tem crescido significativamente (LUCK et al., 2005). A coordenação e cooperação entre os agentes são peças chave para o bom resultado do sistema. O presente projeto apresenta uma proposta de investigar diferentes técnicas de cooperação e coordenação dentro de um cenário de testbed. O primeiro objetivo é identificar as técnicas existentes de coordenação e cooperação e aplicar ao cenário do MultiAgent Contest. O segundo objetivo é desenvolver e refinar as técnicas para obter uma maior eficiência do sistema no cenário.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Luiz Schmitz - Coordenador / Tiago Funk - Integrante / Vilson de Deus Correa Junior - Integrante / Guilherme Rafael Deschamps - Integrante / Giovanni Jakubiak de Albuquerque - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - 2017

    OMA-VANT - Observação e Manutenção de Areas usando VANT, Descrição: Nos últimos anos, a quantidade de aplicações para Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANTs) tem crescido significativamente. A teoria de agentes se encaixa nesse contexto, pois confere ao VANT autonomia na realização de suas missões. O presente projeto apresenta um cenário de aplicação para o planejamento de rotas de VANTs. O objetivo do primeiro cenário é apresentar uma implementação do planejamento de trajetória de um VANT, usando programação BDI e um sistema organizacional, para então compará-lo com uma abordagem centralizada baseada em um modelo de otimização. Neste caso, o cenário é modelado como um problema de roteamento de veículos e a solução é obtida utilizando algoritmos exatos e metaheurísticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Luiz Schmitz - Coordenador / Matheus Zickuhr - Integrante / Mateus Augusto Gomes - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2008

    Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde, Descrição: Análise e sistematização de recursos tecnológicos utilizados para apoio à gestão de sistemas e ao ensino de trabalhadores em diferentes contextos do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo geral do projeto, portanto, é o de desenvolver e implementar um Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde, composto por um conjunto de soluções tecnológicas e operacionais que abrangem aspectos tecnológicos e político-organizacionais, visando qualificar o monitoramento e avaliação de indicadores de saúde, bem como criar meios que facilitem o acesso e a troca de informações entre os diversos atores envolvidos direta ou indiretamente com informação em saúde, estabelecendo a base para um processo permanente e contínuo de gestão e de ensino no sistema de saúde. O conceito de ?Observatório? engloba um conjunto de soluções capazes de captar, tratar e disseminar informações e conhecimentos para suporte à tomada de decisões a uma rede de atores definidos, envolvidos com processos de gestão e de ensino no sistema de saúde. No caso desta iniciativa, o âmbito de abrangência são tecnologias para uso dos indicadores de saúde tratados pela Rede Interagencial para Informação em Saúde (RIPSA) nas funções de gestão de sistemas e serviços de saúde e tecnologias para seu uso nos processos de ensino. A escolha por regiões de saúde distintas, localizadas em regiões geográficas diferentes (Norte, Nordeste, Sudeste e Sul) tem como premissa a necessidade de validação da metodologia e do Portal eletrônico que será derá a possibilidsenvolvido e que teade de ser replicado para outras realidades nacionais. Essa escolha incluiu, como critérios básicos para a escolha, evidências de uso criativo e inovador da informação e suas tecnologias na gestão de serviços e sistemas e no ensino dos profissionais, assim como a existência de uma rede de atores e instituições com ações conjuntas nesses dois âmbitos. Trata-se, portanto, de uma abordagem que permitirá buscar e. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Tiago Luiz Schmitz - Integrante / Carine Geltrudes Webber - Integrante / Elisa Boff - Integrante / Alexandre Moretto Ribeiro - Integrante / Suzete Marchetto Claus - Integrante / Eliseo Berni Reategui - Integrante / Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira - Integrante / Alaneir de Fátima dos Santos - Integrante / Ricardo Burg Ceccim - Integrante / Alcindo Antônio Ferla - Coordenador / Luiz Felipe Pinto - Integrante.

  • 2004 - 2006

    Projeto MODAL - Modelagem computacional do aluno em interação com uma plataforma multiagentes de ensino e aprendizagem, Descrição: O projeto Modal pertence ao domínio da modelagem computacional do aluno, cuja finalidade é a personalização do ensino realizado através do computador. O objetivo principal deste projeto é o estudo e desenvolvimento de novas abordagens para a modelagem de aspectos cognitivos e comportamentais do aluno em interação com um ambiente computacional de aprendizagem. Os sistemas computacionais que se destinam ao ensino e a aprendizagem são geralmente denominados tutores inteligentes ou ambientes de aprendizagem. O desenvolvimento desta categoria de sistemas abrange o estudo de diversos problemas, tais como: 1. a representação do conhecimento à ensinar, 2. a representação de estratégias e táticas de ensino, que sustentam a tomada de decisões do ambiente, 3. a construção de interfaces gráficas do usuários (alunos e professores), seja para a resolução de problemas, para a comunicação à distância, assim como para outras funções, 4. o suporte à realização de tarefas de maneira colaborativa e à distância, 5. a adaptação do sistema a cada aluno e a suas necessidades individuais, e, 6. a formação de grupos de alunos e professores para a realização de atividades conjuntas. Dentre todos estes problemas, nós estudaremos e desenvolveremos neste projeto os ítens 5 e 6. Cada aluno tem individualmente suas preferências, suas prioridades, mas também tem suas dificuldades e seus problemas de aprendizagem. O ambiente de aprendizagem deve ser capaz de identificá-los através das suas interações com o aluno. Além disso, o sistema deve facilitar a relação e as interações entre alunos e professores, a fim de criar um ambiente de aprendizagem onde o aluno se sinta membro de uma comunidade virtual. O projeto Modal pretende se integrar à uma linha de pesquisa em desenvolvimento no Departamento de Informática (DEIN) da Universidade de Caxias do Sul, que busca na inteligência artificial soluções para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Tiago Luiz Schmitz - Integrante / Carine Geltrudes Webber - Coordenador / Elisa Boff - Integrante / Maria de Fátima Webber do Prado Lima - Integrante / Marcos Eduardo Casa - Integrante / Alexandre Moretto Ribeiro - Integrante.

  • 2003 - 2005

    INTERAVA- Interações entre os Interagentes num Ambiente Virtual, Descrição: O projeto pesquisa INTERAVA, Interações entre os Interagentes num Ambiente Virtual de Aprendizagem, iniciará pela construção de um instrumento de coleta de dados, através de uma pesquisa de campo, para obter informações referentes aos interagentes (alunos), que utilizam os ambientes virtuais de aprendizagem propostos pelo projeto LaVia, e de outros ambientes virtuais se houver necessidade, procurando identificar quais, ambientes de aprendizagem, são mais adequados ao perfil do aluno da Universidade de Caxias do Sul. O estudo da interação realiza-se cada vez mais no meio acadêmico, projetando estudos da área da Psicologia, da Semiótica, da Comunicação e da Ergonomia. Resultando daí diferentes visões sobre as formas de trabalho e estudo com a mediação de software. Esta pesquisa buscará compreender alguns aspectos da interação no processo de aprendizagem em ambientes virtuais, considerará como devem ser projetadas as interfaces nestes cenários, possibilitando uma maior interação entre os interagentes. Com este propósito procuraremos construir um protótipo e implementá-lo considerando as áreas acima citadas, as necessidades dos alunos e os modelos pedagógicos baseados em teorias construtivistas-interacionistas. O LaVia - Laboratório de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - é fruto de um trabalho interativo e cooperativo, composto por um grupo multidisciplinar, que analisa de forma compartilhada as possibilidades reais e os limites no uso das alternativas tecnológicas, examinando novas estratégias educacionais, avaliando o processo de aprendizagem em decorrência das interações e interoperações de criação de ambientes virtuais de educação, e preparando profissionais (pesquisadores, educadores e técnicos) para o uso educativo das tecnologias da Informática e da Comunicação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tiago Luiz Schmitz - Integrante / Naura Andrade Luciano - Coordenador / Elisa Boff - Integrante / Marilda Spíndola Chiaramonte - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Melhor Ação de pesquisa, V salão de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX - CEAVI/UDESC.

2014

Best Student Paper Award, Autonomous Software Systems - Autosoft.

2014

Winner of the Multi-Agent Programming Contest, Clausthal University of Technology.

2013

Winner of the Multi-Agent Programming Contest, Clausthal University of Technology.

2012

Winner of the Multi-Agent Programming Contest, Clausthal University of Technology.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2005 - 2009

    Universidade de Caxias do Sul

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 10

  • 2008 - 2008

    Universidade de Caxias do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    participaçã do projeto OTICSSS: Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde: análise e sistematização de recursos tecnológicos utilizados para apoio à gestão de sistemas e ao ensino de trabalhadores em diferentes contextos do Sistema Único de Saúde (SUS)

  • 2004 - 2005

    Universidade de Caxias do Sul

    Vínculo: bolsista iniciação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista iniciação científica - FAPERGS Projeto MODAL

  • 2002 - 2003

    Universidade de Caxias do Sul

    Vínculo: Bolsa de inicação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - Atual

    Universidade do Estado de Santa Catarina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

    Atividades

    • 10/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2017

      Ensino, Engenharia de Software, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia orientada a Agentes, Persistência de dados, Projeto Integrador II

    • 09/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí, .,Cargo ou função, Membro da comissão de pesquisa do centro de educação superior do alto vale do itajaí.

    • 08/2016

      Ensino, Engenharia de Software, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Engenharia de Software, Persistência de Dados, Projeto Integrador II, Desenvolvimento de Sstemas Paralelos e Distribuídos

    • 03/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Superior Universitário (CONSUNI) da UDESC, na condição de representante dos docentes do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí.

    • 03/2017 - 07/2017

      Ensino, Engenharia de Software, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Sistemas paralelos e Distribuídos, Persistência de dados, projeto Integrador II

    • 11/2016 - 02/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí, .,Cargo ou função, Membro da comissão de seleção para o curso de pós-graduação em especialização em engenharia de software.

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, Engenharia de Software, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Engenharia de Software, Modelagem de Banco de Dados, Persistência de Dados, Projeto Integrador II

    • 09/2015 - 12/2015

      Ensino, Engenharia de Software, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Engenharia de Software, Modelagem de Banco de Dados, Persistência de dados

    • 09/2015 - 12/2015

      Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Data Warehouse e Datamining