Ayda Luz Malaver Salamanca

Possui graduação em Bacteriologia y Laboratorio Clinico - Universidad Colegio mayor de Cundinamarca (2007) e mestrado em Biología pela Universidade Federal de Goiás (2015). Tem experiência na área de genética, com ênfase em genética molecular, farmacogenética e genética de miroorganismos.

Informações coletadas do Lattes em 10/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR

2016 - Atual

Universidade Federal de Goiás
Orientador: Célia Maria de Almeida Soares
Coorientador: Maristela Pereira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

2014 - 2015

Universidade Federal de Goiás
Título: Determinação da Frequência de Polimorfismos do Gene ABCB1 e a Relação com a Resposta Terapêutica em Pacientes com Esquizofrenia Tratados com Clozapina,Ano de Obtenção: 2015
Paulo César Ghedini.Coorientador: Rodrigo Silva Santos. Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Pesquisa, FUNAPE, Brasil. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Farmacogenética.

Graduação em Bacteriologia y Laboratorio Clinico

2002 - 2007

Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca
Título: Caracterización Antigenica y Biologica de dos fragmentos recombinantes de la Glicoproteina 350/220 de virus de Epstein Barr
Orientador: Mauricio Urquiza

Formação complementar

2012 - 2012

Manejo Basico del Analizador Genético 3500. (Carga horária: 49h). , Applied Biosystems, AB, Colômbia.

2008 - 2008

Curso de NTC -ISO / IEC 17025:2005. (Carga horária: 24h). , Concalidad Ltda, CONCALIDAD, Colômbia.

2008 - 2008

Especializacion en gerencia de Laboratorios. , Universidad Colegio mayor de Cundinamarca, UCMC, Colômbia.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.

Participação em eventos

IBRO 2015 9° World congress. Evaluation of relation between ABCB1 3435C>T polymorphism and the refractoriness to clozapine tretament. 2015. (Congresso).

II Mostra de Divulgação Científica e popularização da ciência para educação básica.Farmacogenética no laboratorio de Farmacología, Bioquimica e molecular. 2015. (Outra).

Primeira mostra de divulgação científica e popularização da ciências biológicas.Farmacogenética no laboratorio de Farmacología, Bioquimica e molecular. 2014. (Outra).

Abordaje Forense Interdiciplinar de casos de Identificación de desaparecidos.Abordaje Forense Interdiciplinario de casos de Identificación de Desaparecidos. 2012. (Outra).

Encuentro Regional de Identificación. 2012. (Encontro).

VI Congreso Internacional de Genética Humana y XII Congeso Colombiano de Genetica. 2012. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Juliana Alves Parente Rocha

Soares, Célia Maria AlmeidaBAILÃO, ALEXANDRE MParente-Rocha, Juliana Alves; Lima P.S.. ANÁLISE PROTEÔMICA DA PAREDE CELULAR DE LEVEDURAS DE Paracoccidioides americana (Pb03) E Paracoccidioides brasiliensis (Pb18). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR) - Universidade Federal de Goiás.

Rodrigo da Silva Santos

SANTOS, R. S.GHEDINI, P. C.; BERNINI-BRITO, R.; ARILHO-BICUDO, L.. Análise da influência dos polimorfismos 1236C>T, 2677G>T/A e 3435C>T do gene ABCB1 na resposta terapêutica ao tratamento com clozapina. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica e Genética)) - Universidade Federal de Goiás.

Rodrigo da Silva Santos

SANTOS, R. S.GHEDINI, P. C.; ARILHO-BICUDO, L.; NABOUT, J. C.. Análise da influência dos polimorfismos 1236C>T, 2677G>T/A e 3435C>T do gene ABCB1 na resposta ao tratamento com clozapina. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Biológicas (Bioquímica e Genética)) - Universidade Federal de Goiás.

Relber Aguiar Gonçales

GONÇALES, R. A.; ROCHA, J. A. P.; SOARES, C. M. A.; PIGOSSO, L.; DE CURCIO, JULIANA SANTANA. ANÁLISE PROTEÔMICA DA PAREDE CELULAR DE LEVEDURAS DE Paracoccidioides americana e Paracoccidioides brasiliensis. 2021. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal de Goiás.

Rodrigo Bernini de Brito

GHEDINI, PAULO CÉSAR; SANTOS, R. S.; BICUDO, L. A. R.;DE BRITO, RODRIGO BERNINI. Análise da Influência dos polimorfismos 1236C>T, 2677G>T/A e 3435C>T do gene ABCB1 na resposta terapêutica ao tratamento com clozapina. 2015. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal de Goiás.

Patrícia de Sousa LIma

BAILAO, A. M.;Lima, P. S.; Parente-Rocha, J. A.; SOARES, C. M. A.. Análise proteômica da parede celular de leveduras de Paracoccidioides americana (Pb03) e Paracoccidioides brasiliensis (Pb18). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR) - Universidade Federal de Goiás.

Foi orientado por

Rodrigo da Silva Santos

Análise da influência dos polimorfismos 1236C>T, 2677G>T/A e 3435C>T do gene ABCB1 na resposta terapêutica ao tratamento com clozapina; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica e Genética)) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Rodrigo da Silva Santos;

MARISTELA PEREIRA

Proteoma de Paracoccidioides spp durante diferenciação; 2021; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Maristela Pereira;

Paulo César Ghedini

Análise da influência dos polimorfismos 1236C>T, 2677G>T/A E 3435C>T do gene ABCB1 na resposta ao tratamento com clozapina; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Fisiologia)) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo César Ghedini;

Célia Maria de Almeida Soares

Análise proteômica da parede celular de leveduras de Paracoccidioides americana e Paracoccidioides brasiliensis; 2021; Tese (Doutorado em GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Célia Maria de Almeida Soares;

Produções bibliográficas

  • RUCINSKI, CYNTHIA ; MALAVER, AYDA L. ; YUNIS, EMILIO J. ; YUNIS, JUAN J. . Comparison of Two Methods for Isolating DNA from Human Skeletal Remains for STR Analysis. Journal of Forensic Sciences , v. 57, p. 706-712, 2012.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

Instituto Nacional de Medicina Legal y Ciencias Forenses

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Bacteriologa, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Extração de DNA a partir de pó de osso, quantificação PCR em Tempo Real, STR amplificação e corrida electroforética ABI 3500XL

2007 - 2011

Servicios Médicos Yunis Turbay y Cia . S en C Instituto de Genetica

Vínculo: servidor privado, Enquadramento Funcional: Bacteriologa, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Funções: Extracção de ADN, utilizando diversos métodos (Qiagen, Wizard, fenol-clorofórmio, Chelex, isolamento de ARN) de extracção de DNA a partir de ossos, a fim de obter perfis genéticos disputas forenses. Amplificação de DNA, a PCR para o teste de paternidade, ossos, detecção por PCR de agentes infecciosos, tais como toxoplasma, citomegalovírus, herpes, vírus do papiloma e outras doenças, tais como as translocações (09:22 e 15:17), hemocromatose, factores de coagulação, Fragile X, Y microdeleções cromossômicas Detecção STR: Corrido e análise capilar ABI3130 equipe XL eletroforese, e ABI3500 XL Detecção de alelos HLA com SSOP-Luminex metodologia, hibridização conhecimento (Dot Blot) em amostras infecciosas, preparação e execução de gel de agarose e gel de acrilamida. Além de realizar o conhecimento e leitura do teste lymphotoxicity para o transplante renal. gel

2010 - 2010

Universidad Nacional de Colombia - Bogotá, UNAL/Bogotá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Bacteriologa, Carga horária: 7

Outras informações:
Extração de DNA a partir de osso pulverizado, quantificação por PCR em tempo real, amplificação de STR e corrida eletroforética ABI 3130XL

2013 - 2013

Laboratorio Clinico Medico Colcan

Vínculo: servidor privado, Enquadramento Funcional: Bacteriologa, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Eu trabalhe realizando testes de ELISA para detecção de anticorpos de diferentes agentes infecciosos