Virgínia Carvalho de Assis Costa

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007) e mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, psicanálise, tradução intersemiótica; e cultura das mídias.

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Acadêmico

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Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2008 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: FEITO DE PÉTALAS DESPEDAÇADA: representações da subjetividade em contos de Murilo Rubião,Ano de Obtenção: 2010
Márcia Marques de Morais.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: psicanálise; literatura fantástica; surrealismo.

Graduação em Comunicação Social

2002 - 2007

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Ventura-um conto a partir de um disco
Orientador: Márcio de Vasconcellos Serrelle/Glória Gomide
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC/MG, Brasil.

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Formação complementar

2010 - 2010

Leitura para sempre: ampliando redes de leitores. (Carga horária: 80h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC/MG, Brasil.

2006 - 2009

Formação Teórica em Psicanálise. , Círculo Psicanalítico de Minas Gerais, CPMG, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Desenvolvimento e Gestão Cultural. , Fundação João Pinheiro, FJP, Brasil.

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Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

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Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Leitura e produção de texto.

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Participação em eventos

III Congresso de Letras, Artes e Cultura da UFSJ. Bolor, de Augusto Abelaira: ao bom burguês, uma Vênus repousante. 2010. (Congresso).

III Congresso de Letras, Artes e Cultura da UFSJ. 2010. (Congresso).

Simpósio "Realidades e Irrealidades".Irrealidades na Literatura. 2010. (Simpósio).

Simpósio "Realidades e Irrealidades".Os três nomes de Godofredo. 2010. (Simpósio).

XXVIII Jornada do fórum de psicanálise. Godofredo e os seus nomes. 2010. (Congresso).

Congresso Internacional Para Sempre Poe. 2009. (Congresso).

Encontro do Gepom- Surrealismo.O fantástico surrealista de Murilo Rubião. 2009. (Encontro).

O mal estar na contemporaneidade. 2009. (Encontro).

Congresso Internacional Abralic 2008. Tramas do mal-estar em narrativas de Murilo Rubião. 2008. (Congresso).

Congresso Internacional Centenário de dois imortais: Machado de Assis e Guimarães Rosa. 2008. (Seminário).

Encontro Projeto Arte Favela.Rubião e Arte favela ou O mal estar na civilização e a cultura hip hop. 2008. (Encontro).

" Em torno do objeto a, uma questão de estilo em Lacan". 2007. (Encontro).

O Olhar de Signorelli. 2007. (Encontro).

Real, Simbólico e Imaginário na obra de Lúcio Cardoso. 2007. (Encontro).

Seminário ?Vorstellung, pulsão e representação de objeto?. 2006. (Seminário).

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Comissão julgadora das bancas

Eneida Maria de Souza

SOUZA, E. M.; GOULART, A. T.; MORAIS, M.; FIGUEIREDO, M. DO C. L.. Feito de pétalas despedaçadas. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Audemaro Taranto Goulart

GOULART, A. T.; MORAIS, M. M.; SOUZA, E. M.. "Feito de pétalas despedaçadas" - as representações da subjetividade em contos de Murilo Rubião. 2010. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

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Foi orientado por

Marcia Marques de Morais

"Feito de pétalas despedaçadas" - representações da subjetividade em contos de Murilo Rubião; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Marques de Morais;

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Produções bibliográficas

  • COSTA, V. C. A. ; BASTOS, Sílvia . Bolor, de Augusto Abelaira: ao bom burguês, uma Vênus repousante. In: III Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura da UFSJ, 2010, São João del-rei. III Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura, 2010.

  • COSTA, V. C. A. . Os três nomes de Godofredo. In: XXVIII Jornada do Fórum de Psicanálise, 2010, Belo Horizonte. Sexualidade e inconsciente, 2010. v. 38.

  • COSTA, V. C. A. . Entre ruínas e escombros: uma leitura da subjetividade em Murilo Rubião. In: XI Congresso Internacional da Abralic- Tessituras, Interações, Convergências, 2008, São Paulo. Anais do XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. São Paulo, 2008.

  • COSTA, V. C. A. ; PIMENTA, M ; Vasconcelos, B. M. . Ventura- contos a partir de músicas. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos. Anais Intercom 2007, 2007.

  • COSTA, V. C. A. . Da duplicidade ao duplo: Uma leitura do bordado ao avesso em "O vendedor de passados", de José Eduardo Agualusa. Acta Scientiarum. Language and Culture (Online) , 2010.

  • COSTA, V. C. A. ; BASTOS, Sílvia . Bolor, de Augusto Abelaira: ao bom burguês, uma Vênus repousante. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, V. C. A. . Godofredo e os seus nomes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, V. C. A. . O fantástico surrealista de Rubião. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, V. C. A. ; PIMENTA, M ; MARIANO, D. ; Vasconcelos, B. M. . Ventura-contos a partir de um disco. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

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Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - Atual

    O fantasma da obra: a decifração de enigmas como leitura do texto literário, Descrição: A pesquisa objetiva trabalhar a leitura analítica do texto literário,poemas e narrativas,com vistas a: (i)perscrutar mediações entre a produção de sentido(s) em textos de literatura e sua recepção, considerando as estratégias de que se vale a autoria para potencializar a polissemia da(s) obra(s) examinada(s); ii) enfatizar o estranhamento, considerando-se os diversos estratos da escritura,fonético, morfossintático, lexical e semântico,como tensão insinuadora de sentidos relevantes na/para a recepção do texto; (III) examinar o texto/a obra, buscando as articulações significante/significado, forma/fundo, enunciação/enunciado, contexto/texto, com vistas a perceber nelas a reiteração e a insistência de direções interpretativas; (iv) buscar, no texto, sua(s) gênese(s) mítica(s) , considerando-se esse substrato narrativo , pulsante e enigmático, não apenas (entre)lugar de processamento de efeitos de sentido, mas, também, inserção de cada texto/obra numa semiose literária infinita. A operacionalização da pesquisa se dará pela: (i) leitura conjunta da obra poética ou ficcional, para um inventário das primeiras direções intuitivas de sentido; (II) levantamento da fortuna crítica e do estado da arte dos estudos relativos a cada texto/obra/autor escolhidos pelos pesquisadores; (III) avaliação, à luz da pesquisa bibliográfica feita, das primeiras intuições interpretativas, visando a seu aproveitamento ou descarte; (IV) análise cerrada de cada texto/obra,instrumentalizada pelas teorias estético-estilísticas e por saberes transdisciplinares (psicanalíticos, sociológicos, históricos, dependendo do corpus de cada pesquisador) que sustentem as leituras e lhes prevejam direções interpretativas. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Virgínia Carvalho de Assis Costa - Coordenador / Márcia Marques de Morais - Integrante / Audemaro Taranto Goulart - Integrante / Bárbara Mourão Aranha - Integrante.

  • 2008 - Atual

    O fantasma da obra: a decifração de enigmas como leitura do texto literário, Descrição: A pesquisa objetiva trabalhar a leitura analítica do texto literário,poemas e narrativas,com vistas a: (i)perscrutar mediações entre a produção de sentido(s) em textos de literatura e sua recepção, considerando as estratégias de que se vale a autoria para potencializar a polissemia da(s) obra(s) examinada(s); ii) enfatizar o estranhamento, considerando-se os diversos ?estratos? da escritura,fonético, morfossintático, lexical e semântico,como tensão insinuadora de sentidos relevantes na/para a recepção do texto; (III) examinar o texto/a obra, buscando as articulações significante/significado, forma/fundo, enunciação/enunciado, contexto/texto, com vistas a perceber nelas a reiteração e a insistência de direções interpretativas; (iv) buscar, no texto, sua(s) ?gênese(s) mítica(s)?, considerando-se esse ?substrato narrativo?, pulsante e enigmático, não apenas (entre)lugar de processamento de efeitos de sentido, mas, também, inserção de cada texto/obra numa semiose literária infinita. A operacionalização da pesquisa se dará pela: (i) leitura conjunta da obra poética ou ficcional, para um ?inventário? das primeiras direções intuitivas de sentido; (II) levantamento da fortuna crítica e do estado da arte dos estudos relativos a cada texto/obra/autor escolhidos pelos pesquisadores; (III) avaliação, à luz da pesquisa bibliográfica feita, das primeiras intuições interpretativas, visando a seu aproveitamento ou descarte; (IV) análise cerrada de cada texto/obra,instrumentalizada pelas teorias estético-estilísticas e por saberes transdisciplinares (psicanalíticos, sociológicos, históricos, dependendo do ?corpus? de cada pesquisador) que sustentem as leituras e lhes prevejam direções interpretativas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Virgínia Carvalho de Assis Costa - Coordenador / Márcia Marques de Morais - Integrante / Audemaro Taranto Goulart - Integrante / Bárbara Mourão Aranha - Integrante.

Histórico profissional

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Endereço profissional

  • Instituto Dimensão. , Rua Teotônio Maciel, 64, Caiçara, 30380-630 - Belo Horizonte, MG - Brasil

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Experiência profissional

2008 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4

Outras informações:
Substituição no curso de Introdução à literatura, ministrado para a Graduação em Letras da Puc-Minas, como monitora da Professora Doutora Márcia Marques de Morais.

2009 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Éstágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 3

Outras informações:
Ministra oficinas de literatura a alunos dos cursos de graduação em Letras, Filosofia e Pedagogia.

2008 - Atual

Instituto Dimensão

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: professora de língua portuguesa, Carga horária: 10

2008 - Atual

C.V. Starr-Middlebury School

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora de escrita