Sandra Regina Barbosa da Silva Souza

Possui graduação em História pela Universidade Federal da Bahia (2000), Mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (2003) e Doutorado em História pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente professora Visitante na UNEB campus XVIII. Foi professora substituta de Teoria e Metodologia da Historia, Metodologia do Ensino de Historia,Pesquisa Histórica, Historia da Asia, Historia Contemporânea e Historia do Brasil Republica da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, campus XVIII (2009-2012). Foi Professora da UCSAL - Universidade Católica do Salvador e da UNIJORGE. Tem experiência na área de Pesquisa Histórica, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: ditadura, foquismo, esquerda armada, terror, comunismo, anticomunismo no Brasil. Atuou como pesquisadora em um documentário sobre ditadura militar na Bahia, desenvolve pesquisas sobre Cinema e ditadura militar brasileira. Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, incompleto. Publicou um livro sobre ditadura militar na Bahia pela EDUFBA, em 2013, além de capitulo de livros e artigos em revistas especializadas. Exerceu a função de Pesquisadora e Coordenadora da Equipe Técnica da Comissão Estadual da Verdade - Bahia, entre 2014 e 2015. Atualmente investiga a ditadura militar com ênfase nos depoimentos das Comissões da Verdade e fontes do SNI no Arquivo Nacional.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2005 - 2009

Universidade Federal da Bahia
Título: Sete matizes do rosa ou o mundo conta contaminado pela radiação comunista: homens vermelhos e inocentes úteis
Muniz Gonçalvez Ferreira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ditadura; Antocomunismo, ditatuda, memorias, PCB, IPM-709.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em História

2001 - 2003

Universidade Federal da Bahia
Título: OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER": histórias da luta armada em Salvador (1969-1971),Ano de Obtenção: 2003
Muniz Gonçalves Ferreira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ditadura; Luta armada; Guerrilha Urbana; Esquerda.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em andamento em Cinema e Audiovisual

2011 - Atual

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduação em Licenciatura Em História

1995 - 2000

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Oficina de Elaboração de Projetos. (Carga horária: 8h). , Instituto do Patrimonio Artistico e Cultural da Bahia, IPAC, Brasil.

2003 - 2004

Extensão universitária em História e Historiografia. (Carga horária: 230h). , Centro de Documentação e Informação Cultural Sobre a Bahia, CEDIC, Brasil.

2003 - 2003

Linguagem e Cientificidade: lógica e retórica. (Carga horária: 16h). , Centro de Documentação e Informação Cultural Sobre a Bahia, CEDIC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Metodos da Historia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Pesquisa Historica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . II Encontro Vivencias e Reflexões em Historia: ensino e pesquisa de historia na contemporaneidade. 2010. (Outro).

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva ; CUNHA . V Semana da Consciência Negra. 2010. (Outro).

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva ; CARDOSO, Lucileide . Seminário Nacional Carlos Marighella "Sem perder a ternura jamais". 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais. Memorias do presos politicos da Bahia/Brasil (1969-1980). 2015. (Congresso).

I Encontro Nacional de História do Sertão.Coordenação do Simpósio: Diálogos entre Memórias e Histórias no Transcurso da Ditadura Civil-militar Brasileira. 2014. (Encontro).

VI Encontro Regional de História da ANPUH/RIO.Variedades de fontes históricas nos estudos sobre a ditadura civil militar na Bahia (1964-1985). 2014. (Simpósio).

VII Encontro Estadual de História - ANPUH/BA.Coodenação do Simpósio: Diálogos sobre os 50 anos do golpe de 1964 e a ditadura na Brasil/Bahia. 2014. (Simpósio).

II ENCONTRO DE HISTÓRIA DO CAHL - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA.Compôs a Mesa: Abodagens Historiográficas: História Política e Economia no Brasil. 2013. (Encontro).

SIMPÓSIO HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA BAHIA- UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.Compôs Mesa: Ousar Lutar, Ousar Vencer: Resistências durante a Ditadura Militar na Bahia. 2013. (Simpósio).

XI ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA.MEMORIAS DA DITADURA MILITAR NA BAHIA: HOMENS E MULHERES QUE OUSARAM LUTAR. 2012. (Encontro).

XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA, A Escrita da História."MEMÓRIAS DA LUTA ARMADA NA BAHIA: A vida na clandestinidade e a história.. 2012. (Encontro).

XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA, A Escrita da História.COMISSAO CIENTIFICA. 2012. (Encontro).

XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA, A Escrita da História.COORDENAÇÃO DO SIMPÓSIO TEMÁTICO HISTÓRIA: MEMÓRIAS, IDENTIDADES E CONFLITOS SOCIAIS. 2012. (Encontro).

XXVI Simpósio Nacional de História. 2011. (Simpósio).

II Congresso Sergipano de Historia. RESISTENCIA ARMADA NA BAHIA 1969-1971. 2010. (Congresso).

II Congresso Sergipano de Historia.COORDENAÇÃO DO SIMPÓSIO TEMÁTICO HISTÓRIA: DITADURA MILITAR NO BRASIL TEORIAS, FONTES E PESQUISAS. 2010. (Encontro).

Projeto Cinema Cultural Itinerante.O documentario "Ilha das Flores". 2010. (Outra).

V ENCONTRO ESTADUAL DE HISTORIA ANPUH - BA, HISTORIA E MEMORIA: LUGARES, FRONTEIRAS, FAZERES E POLITICAS.OS MATIZES DO CORONEL: MEMORIAS E REPRESENTAÇÕES ANTICOMUNISTAS. 2010. (Encontro).

V ENCONTRO ESTADUAL DE HISTORIA ANPUH - BA HISTORIA E MAMORIARIA: LUGARES, FRONTEIRAS, FAZERES E POLITICAS.TOPICOS SOBRE A CRESCENTE HISTORIOGRAFIA DA DITADURA MILITAR NA BAHIA NOS ANOS 1960 E 1970. 2010. (Encontro).

I Fórum Baiano de Arquivos e Bibliotecas Pùblicas. 2009. (Encontro).

História na Bahia: História e historiografia nas universidades baianas.O seminário teve como objetivo discutir o andamento das pesquisas em História, realizadas nas universidades na baianas.. 1998. (Seminário).

Simpósio Internacional Cinema-História. 1998. (Simpósio).

Seminário: Sociedade e Poder na Época do Movimento de Canudos. 1997. (Seminário).

Seminário Canudos, a constituição e a defesa do lugar sagrado.. 1997. (Seminário).

Seminário Che Guevara. 1997. (Seminário).

Seminário Padre Antônio Vieira: as minorias e o poder. 1997. (Seminário).

A Barbárie do Século: 50 anos da II Guerra Mundial.Ciclo de palestras que discutiram o terror da Segunda Guerra Mundial.. 1995. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Simão Alves Tannous

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva. Relando notícia: o jornalismo baiano e o governo de João Goulart (1963-1964). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Bruno Oliveira Moreira

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva. De heróis a tiranos: jornal A tarde, agencias internacionais de noticias e a revolução Cubana como representação jornalistica (1959-1964). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: José Vieira da Cruz

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva; FERREIRA, Muniz Gonçalves; CARDOSO, Lucileide. DA AUTONOMIA A RESISTENCIA DEMOCRATICA: MOVIMENTO ESTUDANTIL, ENSINO SUPERIOR E A SOCIEDADE EM SERGIPE (1950-1995). 2012. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Taylan Santana Santos

FERREIRA, Muniz Gonçalves;SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva. Resistencia versus repressão na Bahia: a historia do MR-8 entre a luta armada e a Operação Pajussara (1969-1971). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Helder Antonio Menezes

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva. Uma análise da 1a greve na Ferbasa em 1987, a partir dos discursos de membros do poder legislativo local, em sua decima setima sessão ordinária. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Maria Aparecida Alves da Silva

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva. Sindicalismo docente em Porto Seguro: organização, luta, avanços e recuos (1999-2015). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA) - UNEB - CAMPUS XVIII/EUNÁPOLIS.

Aluno: Ian Freitas de Souza

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva. Um voto aos pobres: a diocese de Juazeiro/Ba e o trabalho de educação politica (1981). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA) - UNEB - CAMPUS XVIII/EUNÁPOLIS.

Aluno: Zeny Barbosa Sena

SOUZA, S. R. B. S.; GAMA;SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva. Não pode haver corrupção onde já não há o que corromper: discurso juridico, mulher e violencia (1995-2001). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA) - UNEB - CAMPUS XVIII/EUNÁPOLIS.

Aluno: Sandro Leite Souza

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva. ENTRE ESCRITOS E IMPRESSOS: NÃO VEJA! LEIA MARIGHELLA (1965-1969). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA) - UNEB - CAMPUS XVIII/EUNÁPOLIS.

Aluno: Elis Marina Barreto

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva. A Política de Expansão da Educação Superior nos Últimos 10 anos: Diálogo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia com o Território do Recôncavo da Bahia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Clara Luz Pinheiro

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva. A imagem possível da História da Política da Ditadura Militar: O foto jornalismo no Jornal da Bahia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) - FSBA - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Polyanna Cruz Batista

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva; GAMA. Participação da Mulher na Política em Eunápolis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rogério Vagner Oliveira Reis

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva; GAMA. Triângulos Roxo: memória e identidade na escrita da história da perseguição nazista aos Testemunhas de Jeová. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade do Estado da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lina Maria Brandão de Aras

FERREIRA, Muniz Gonçalves;ARAS, L. M. B.; BRITO, Antônio Maurício Freitas; MARTINS, Ismênia de L.; CARDOSO, Lucileide C.. Os sete matizes do rosa ou o mundo contaminado pela radiação comunista: homens vermelhos e inocentes úteis. 2009. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal da Bahia.

Lucileide Costa Cardoso

CARDOSO, L. C.; FERREIRA, M. G.; MARTINS, I. L.; BRITO, Antonio Maurício Freitas. Os Sete matizes do rosa ou o mundo contaminado pela radiação comunista: homens vermelhors e inocentes úteis. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pósgraduação em História) - Universidade Federal da Bahia.

Muniz Gonçalves Ferreira

FERREIRA, M. G.; Ismênia de Lima Martins; CARDOSO, Lucileide; ARAS, Lina Maria Brandão de; BRITO, A. M. F.. Os sete matizes do rosa ou o mundo contaminado pela radiação comunista: homens vermelhos e inocentes úteis. 2009. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Taylan Santana Santos

Resistência versus Repressão na Bahia: a historia do MR-8 entre a luta armada e a Operação Pajuçara (1969-1971); Início: 2018; Dissertação (Mestrado em História Regional e Local) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Adriana Araújo

MULHERES GUERRILHEIRAS E DOCUMENTARIO NO BRASIL; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Historia) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Rogério Vagner Oliveira Reis

TRIANGULOS ROXOS: MEMORIAS DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SOBRE O REGIME NAZISTA NA ALEMANHA (1933-1945); Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Sandro Leite

Ditadura militar brasileira: sob os olhares do cinema, imprensa e memórias; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Historia) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Nilceanne Nogueira Lima

Este projeto intitulado ?Ditadura militar brasileira sob os olhares do Cinema, imprensa e memória ? 1964-1974? tem a perspectiva de desenvolver atividades de Cinema e Historia e Literatura, ligadas ao ensino de História; O projeto se propõe a examinar as diversas interpretações, visões e representações da ditadura militar brasileira, através das fontes cinematográficas, memórias escritas, e da; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Historia) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Ian Freitas de Souza

UM VOTO AOS POBRES: A DIOCESE DE JUAZEIRO/BA E O TRABALHO DE EDUCAÇÃO POLÍTICA (1981); ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em HISTÓRIA) - UNEB - CAMPUS XVIII/EUNÁPOLIS; Orientador: Sandra Regina Barbosa da Silva Souza;

Sandro Leite Souza

ENTRE ESCRITOS E IMPRESSOS: NÃO VEJA! LEIA MARIGHELLA (1965-1969); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em HISTÓRIA) - UNEB - CAMPUS XVIII/EUNÁPOLIS; Orientador: Sandra Regina Barbosa da Silva Souza;

Adriana Silva Araújo

"A TORTURA SE CONVERTE EM SISTEMA: MULHER - PERSEGUIÇÃO, PRISÃO E TORTURA"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em HISTÓRIA) - UNEB - CAMPUS XVIII/EUNÁPOLIS; Orientador: Sandra Regina Barbosa da Silva Souza;

Thais Rithielli Silva Vasconcelos

"QUEBRANDO O SILÊNCIO DA MULHER NA GUERRILHA DO ARAGUAIA"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em HISTÓRIA) - UNEB - CAMPUS XVIII/EUNÁPOLIS; Orientador: Sandra Regina Barbosa da Silva Souza;

Ciro Lins Silva

"VAMOS TACAR O PAU NO GOVERNO"; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em HISTÓRIA) - UNEB - CAMPUS XVIII/EUNÁPOLIS; Orientador: Sandra Regina Barbosa da Silva Souza;

Rogério Vagner Oliveira Reis

TRIANGULOS ROXOS: MEMÓRIAS DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SOBRE O REGIME NAZISTA NA ALEMANHA (1933-1945); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em HISTÓRIA) - UNEB - CAMPUS XVIII/EUNÁPOLIS; Orientador: Sandra Regina Barbosa da Silva Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . O anticomunismo do General Ferdinando de Carvalho no contexto da abertura política. Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre às Ciências , v. 3, p. 161-183, 2014.

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Vanguardismo e Autocrítica: as redefinições teórico-políticas da esquerda armada no período de 1969 a 1971. Orbis Ciência Cultura Humanidades, Salvador, v. 1, 2000.

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Ousar lutar, ousar vencer: histórias da luta armada em Salvador (1969-1971). 01. ed. SALVADOR: EDUFBA, 2013. 201p .

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Historiografia. Salvador: FTC EaD, 2006. 78p .

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Zequinha, Lamarca e a revolução: vozes e imagens marcadas no chão do sertão da Bahia (1969-1971. In: CUNHA, Joceneide; SILVA, Geovani. (Org.). Estudos Culturais: dialogos entre cultura e educação. 01ed.JUNDIAÍ: PACO EDITIRIAL, 2018, v. 01, p. 9-545.

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . O "monstro cheio de tentáculos" nas ficções do coronel Ferdinando de Carvalho sobre o comunismo e o PCB durante a Ditadura civil-militar. In: CARDOSO, Lucileide Costa; CARDOSO, Celia Costa. (Org.). DITADURAS: MEMÓRIA, VIOLÊNCIA E SILENCIAMENTO. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2017, v. 1, p. 401-425.

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Nós também resistimos: Um balanço da luta armada em Salvador - 1969/71. In: Jean Rodrigues Sales. (Org.). Guerrilha e Revolução: A luta armada contra a ditadura militar na Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2014, v. 1, p. 198-222.

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Bandeira Vermelha: aspectos da resistencia armada na Bahia. In: Grimaldo Carneiro Zachariadhes. (Org.). Ditadura militar na Bahia: novos olhares, novos objetos, novos horizontes. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2009, v. 01, p. 127-150.

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Bandeira Vermelha: aspectos da resistencia armada na Bahia. In: ZACHARIADES, Grimaldo. (Org.). Ditadura militar na Bahia novos olhares. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2009, v. 1, p. 9-285.

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva ; FERREIRA, Muniz Gonçalves . O Imaginário do Terror no Cotidiano Brasileiro (1968-1974). In: XVIII Seminário Estudantil de Pesquisa, 1999, Salvador. XVIII Seminário Estudantil de Pesquisa - RESUMOS. Salvador: UFBA - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graudação, 1999. v. 1. p. 597-597.

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . "Ousar lutar, ousar vencer": historias da luta armada em Salvador (1969-1971). In: II Congresso Sergipano de Historia: escrita, pesquisa e ensino de historia, 2010, Aracaju. II Congresso Sergipano de Historia: escrita, pesquisa e ensino de Historia: caderno de resumos. São Cristovao: Editora UFS, 2010. v. 1. p. 17-62.

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Os Matizes do Coronel: memorias e representações anticomunistas. In: 5o. Encontro Estadual de Historia, 2010, Salvador. 5o. Encontro Estdual de Historia. Vitoria da Conquista: Ediçoes UESB, 2010. v. 1. p. 9-263.

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Ousar lutar, ousar vencer: história e memórias da luta armada em Salvador (1969-1971). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Terrorismo: desafio da sociedade contemporanea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . HISTORIAS E MEMÓRIAS DA DITADURA CIVIL-MILITAR: CAMINHOS DE PESQUISA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . 'MEMÓRIAS DA DITADURA MILITAR NA BAHIA': homens e mulheres que ousaram lutar'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Os Matizes do Coronel: memorias e representações anticomunistas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . "Ousar lutar, ousar vencer": historias da luta armada em Salvador (1969-1971). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . "Ousar lutar, ousar vencer: historias da luta armada em Salvador (1969-1971). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . As organizações armadas e a resistência ao regime militar na Bahia (1969-1971). 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Do Foquismo à Política: a Esquerda Armada Brasileira (1968-1972). 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Do Foquismo à Política: a Esquerda Armada Brasileira (1968-1972). 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . O Imaginário do terror no cotidiano brasileiro (1968-1974). 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Olhares baianos sobre a consolidação do golpe militar. Curitiba, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . História e Narrativa. Salvador: Faculdade de Tecnologia e Ciência, 2004 (Material didático).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Gestão Documental Arquivo Público de Conceição do Coité. 2018.

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . A noite escura da alma. 2014.

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . GALERIA F. 2014.

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Plano de Ação de Cidades Históricas. 2009.

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Gestão Documental Arquivo Público de Conceição do Coité. 2018. (Pesquisadora).

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Cinema, Historia e Mundo Hoje. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Cinema e Historia da ditadura militar no Brasil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . TOPICOS SOBRE A CRESCENTE HISTORIOGRAFIA DA DITADURA MILITAR NA BAHIA NOS ANOS 1960 E 1970. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Topicos sobre a crescente historiografia da ditadura militar na Bahia nos anos 1960 e 1970. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Historia Economica da Bahia. 2008. (Pesquisadora).

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Biografia sobre Carlos Marighella. 2004 (Assistente de Pesquisa para Biografia sobre Carlos Marighella) .

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Assistente de pesquisa. 2001 (Pesquisa) .

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . O Emporio da Utopia: o projeto industrial de Luiz Tarquinio. 2000 (Pesquisa) .

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Abolição na Bahia. 2000 (Assistente de pesquisa) .

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Assistente de Pesquisa. 2000 (Pesquisa) .

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Assistente de pesquisa. 1999 (Pesquisa) .

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Assistente de pesquisa. 1998 (Pesquisa) .

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Assistente de pesquisa. 1998 (Pesquisa) .

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Assistente de Pesquisa. 1997 (Pesquisa) .

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Assistente de pesquisa. 1996 (Pesquisa) .

SOUZA, Sandra Regina Barbosa da Silva . Assistente de Pesquisa. 1995 (Pesquisa) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A ditadura civil militar entre a sensibilidade e a dor, Descrição: Este projeto tem como objetivo realizar atividades que valorizem a pesquisa e educação em e para os Direitos Humanos, e consolidar os canais de interlocução sob a perspectiva do cinema, das fontes oficiais da repressão, (relacionadas ao sul da Bahia) e das memórias, oriundas, sobretudo, das comissões da verdade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Sandra Regina Barbosa da Silva Souza - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    DITADURA MILITAR BRASILEIRA: SOB OS OLHARES DO CINEMA, IMPRENSA E MEMÓRIAS, Descrição: Este projeto intitulado ?Ditadura militar brasileira sob os olhares do Cinema, imprensa e memória ? 1964-1974? tem a perspectiva de desenvolver atividades de Cinema e Historia e Literatura, ligadas ao ensino de História. O projeto se propõe a examinar as diversas interpretações, visões e representações da ditadura militar brasileira, através das fontes cinematográficas, memórias escritas, e da imprensa, notadamente da Revista Veja e Jornal do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Sandra Regina Barbosa da Silva Souza - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    UNEB - CAMPUS XVIII/EUNÁPOLIS

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

    Atividades

    • 02/2019

      Ensino, HISTÓRIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historia do Brasil Republica Recente, Laboratorio de Fontes Historicas

    • 02/2018

      Ensino, HISTÓRIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de História: Bahia Republica

    • 02/2018

      Ensino, HISTÓRIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Fontes Históricas

    • 02/2018

      Ensino, HISTÓRIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historia do Brasil Recente

    • 11/2017 - 12/2017

      Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte

  • 2017 - 2017

    Governo do Estado da Bahia

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Especialista Técnico de Arquivo, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Realização de classificação e organização do acervo do Arquivo da Secretaria de Desenvolvimento Rural

  • 2014 - 2015

    CEV - Comissão Estadual da Verdade - Bahia

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora e Pesquisadora de Equipe Técnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2011

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: SUBSTITUTO, Carga horária: 40

    Outras informações:
    INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA - 2010.1 LABORATORIO DE ENSINO DE HISTÓRIA - 2010.1 ESTAGIO SUPERVISIONADO 1 - 2010.1 METODOLOGIA DA PESQUISA EM HISTORIA - 2010.2 LABORATORIO DE ENSINO DE HISTORIA VI - 2010.2 HISTORIA DO BRASIL COLONIAL - 2010.2 PESQUISA HISTÓRICA 1 - 2011.1 PESQUISA HISTÓRICA 3 - 2011.1 ÁSIA: HISTÓRIA, SOCIEDADE E CULTURA - 2011.1

    Atividades

    • 11/2009

      Ensino, Historia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HISTÓRIA - 60 H - 2010.1, - LABORATÓRIO DE ENSINO DE HISTÓRIA IV - 60 H - 2010.1, - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - 60 H - 2010.1, - METODOLOGIA DA PESQUISA EM HISTÓRIA - 60 H - 2010.2, - HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL - 60 H - 2010.2, - LABORATÓRIO DE ENSINO DE HISTÓRIA VI - 45 H - 2010.2, - PESQUISA HISTÓRICA I - 45 H - 2011.1

    • 06/2012 - 12/2012

      Extensão universitária , Campus XVIII - Eunapolis, .,Atividade de extensão realizada, - COORDENADORA DO CURSO DE EXTENSÃO: CINEMA HISTÓRIA E MUNDO HOJE - 2012.2.

    • 03/2012 - 12/2012

      Ensino, Historia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - ÁSIA: HISTÓRIA, SOCIEDADE E CULTURA - 30 H - 2012.1, - ÁSIA: SOCIEDADE, HISTÓRIA E CULTURA - 30 H - 2012.2, - BRASIL REPÚBLICA - 60 H - 2012.2, - LABORATÓRIO DE ENSINO EM HISTÓRIA IV (CINEMA E HISTÓRIA) - 60 H - 2012.2, - METODOLOGIA DA PESQUISA EM HISTÓRIA - 45 H - 2012.1, - O MUNDO HOJE UM OLHAR PARA O SÉCULO XXI - 30 H - 2012.1, - PESQUISA HISTÓRICA III - 45 H - 2012.1

    • 04/2010 - 12/2012

      Direção e administração, Campus XVIII - Eunapolis, .,Cargo ou função, - COORDENADORA DO EIXO DE TEORIA E MÉTODOS DA HISTÓRIA - 2010.1 A 2012.2.

    • 03/2010 - 02/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus XVIII - Eunapolis, .,Cargo ou função, - PARTICIPANTE DA COMISSÃO DO PROJETO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA - DCHT- CAMPUS XVIII - EUNÁPOLIS.

    • 03/2011 - 12/2011

      Ensino, Historia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - PESQUISA HISTÓRICA I - 45 H - 2011.1, - PESQUISA HISTÓRICA III - 45 H - 2011.1, - ÁSIA: HISTÓRIA, SOCIEDADE E CULTURA - 30 H - 2011.1, - HISTÓRIA DA IDÉIAS POLÍTICAS - 60 H - 2011.2, - METODOLOGIA DA PESQUISA EM HISTÓRIA - 60 H - 2011.2, - PESQUISA HISTÓRICA III - 45 H - 2011.2, - ÁSIA CONTEMPORÂNEA - 30 H - 2011.2

    • 10/2010 - 10/2010

      Extensão universitária , Campus XVIII - Eunapolis, .,Atividade de extensão realizada, - COORDENAÇÃO DO II ENCONTRO DE VIVÊNCIAS E REFLEXÕES: ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA CONTEMPORANEIDADE - 60 H - 2010.2.

    • 02/2010 - 03/2010

      Extensão universitária , Campus XVIII - Eunapolis, .,Atividade de extensão realizada, - COORDENADORA DO CURSO DE EXTENSÃO INTITULADO " CINEMA E HISTÓRIA: MEMÓRIA DO REGIME MILITAR BRASILEIRO - 30 H - 2010.1.

  • 2011 - 2011

    Universidade Católica do Salvador

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 3

    Atividades

    • 08/2011 - 04/2012

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - HISTÓRIA DO BRASIL IV - 60 H - 2011.2

  • 2012 - 2013

    Plataforma Freire

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 90

    Outras informações:
    Atuou como Professora pesquisadora, no curso de História da disciplina Pesquisa Histórica I, II - Campus XXIV - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Diisciplinas Ministradas: - Pesquisa Histórica I - 90 H - 2012.2 - Pesquisa Histórica II - 90 H - 2013.1

  • 2011 - 2011

    Plataforma Freire

    Vínculo: Bolsista Plataforma Freire, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 75

    Outras informações:
    Atuou como Professora pesquisadora, no curso de Artes Visuais, da disciplina História da Arte I - Campus XVIII UNEB - Universidade do Estado da Bahia.

    Atividades

    • 04/2011 - 08/2011

      Ensino, LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - HISTÓRIA DA ARTE I - 75 H - 2011.1

  • 2011 - 2011

    Centro Universitário Jorge Amado

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7

    Outras informações:
    POLÍTICA E CULTURA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO - 2011.1 PESQUISA HISTÓRICA - 2011.1 HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE - 2011.2 HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS CONTEMPORÂNEAS - 2011.2

    Atividades

    • 03/2011 - 06/2011

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - POLÍTICA E CULTURA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO - 2011.1, - DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE PESQUISA I - 2011.1

  • 2006 - 2006

    Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Exerceu a função de docente da Disciplina Historiografia, também responsável pela construção de material didático da mesma disciplina.

  • 2009 - 2009

    Prefeitura Municipal de Santo Amaro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Coordenadora de Bem Material da Sec Municipal de Cultura, responsavel eplo Arquivo Público e Biblioteca Municipal. Escreveu projetos na area da Cultura.

  • 2006 - 2006

    Grupo Tortura Nunca Mais

    Vínculo: consultoria, Enquadramento Funcional: consultoria, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Pesquisa de fontes sobre Anistia na Bahia, sobretudo na imprensa que resultou na construção do livro "Construindo a memoria: a luta pela anistia na Bahia"