Patrícia Santiago de Medeiros Corrêa

Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense na linha de pesquisa "Relações de Trabalho, Direitos Sociais e Instituições" do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito. Graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Possui experiência em Direito e Sociologia, com ênfase nas áreas de teoria crítica do direito, sociologia do trabalho e relações de gênero. No campo de Pesquisa atua no GEMUT- Grupo de estudos sobre o mundo do trabalho.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Sociologia e Direito

2015 - 2018

Universidade Federal Fluminense
Título: Entre Chicotes e Privilégios: a subjetividade dos trabalhadores das fábricas de sardinhas de São Gonçalo,Ano de Obtenção: 2018
Carla Appollinario de Castro.

Graduação em Direito

2004 - 2011

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 -

Curso de Línguas PROLEM- Francês - em andamento. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2016 - 2016

Minicurso - Fotografia e Vídeo aplicados à Pesquisa Social. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2016 - 2016

Marx e o Marxismo 2016: Capital e Poder. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2016 - 2016

Minicurso - O Livro I e a Crítica da Economia Política. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2015 - 2015

Sociologia. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2015 - 2015

Era Vargas: do Estado Novo a 54. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2015 - 2015

Política Nacional de Saúde Integral LGBTT. (Carga horária: 45h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CORRÊA, P. S. M. . Seminário Nacional de Serviço Social dos 70 anos da Escola de Serviço Social da UFF: história e resistência. 2015. (Outro).

CORRÊA, P. S. M. . Semana Acadêmica da Escola de Serviço Social. 2013. (Outro).

CORRÊA, P. S. M. . V Fórum dos Conselhos Comunitários de Segurança. 2008. (Outro).

CORRÊA, P. S. M. . Seminário Apresentação dos Manuais de procedimentos das Polícias Civil e Militar. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

8º Encontro de Pesquisa Empírica em Direito.Explorados ou Privilegiados? As relações de trabalho em uma fábrica de sardinhas de São Gonçalo. 2018. (Encontro).

Gênero, trabalho e cuidado: Comparação Brasil-França-Japão. 2018. (Outra).

Marx e o Marxismo 2018: Marx, 200 anos. 2018. (Seminário).

Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2017: De O Capital à Revolução de Outubro (1867 - 1917). 2017. (Congresso).

Semana da Calourada do CAEV 2017.Reforma da Trabalhista. 2017. (Seminário).

XV Encontro Nacional da ABET.(Des)industrialização da manchester fluminense: uma análise a partir do trabalho nas fábricas de sardinhas. 2017. (Encontro).

6º Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito.As relações de trabalho em uma fábrica de sardinhas em São Gonçalo/RJ. 2016. (Seminário).

Festival 2016: Mostra CineTrabalho - Workers of the World. 2016. (Exposição).

V Coninter - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. O Direito do Trabalho Visto como Regalia: o olhar de um operário da Fábrica Coqueiro. 2016. (Congresso).

X Seminário do Trabalho: Trabalho, Crise e Políticas Sociais na América Latina.Fábrica de Sardinha: Uma experiência de precarização do trabalho no Município de São Gonçalo. 2016. (Seminário).

5º Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito.Judicialização da demanda por vagas em creches: uma questão de gênero?. 2015. (Seminário).

I Encontro de Mulheres do SEPE Niterói.As mulheres não pagaram pela crise. 2015. (Encontro).

II Seminário Relações de Gênero e Violência Doméstica na Prática Institucional: Interfaces do Judiciário e a Rede de Atendimento. 2014. (Seminário).

XIV Seminário Vítimas do Silêncio. 2014. (Seminário).

Semana de Lutas Fernando Santa Cruz.O papel da mulher na sociedade de classes. 2013. (Seminário).

XIII Semana de Monitoria da UFF.Monitoria da Autonomia: a busca pelo ensino jurídico crítico e inovador. 2010. (Outra).

XIX Encontro Nacional do Conpedi.Efetivação do direito à creche- A judicialização de uma política de gênero. 2010. (Encontro).

XII Semana de Monitoria de UFF.Dramatização: novas experiências de método no ensino jurídico. 2009. (Outra).

A Importância do Tratamento da Informação para a Recuperação da Memória da Justiça Federal.O Habeas Corpus na República Velha. 2005. (Seminário).

Direito, Sociedade e Controle Social. 2005. (Oficina).

O Grupo Tortura Nunca Mais e os Direitos Humanos no Brasil. 2005. (Oficina).

V Fórum Social Mundial. 2005. (Encontro).

Violência, Criminalização e Exclusão Social. 2005. (Oficina).

Ações Afirmativas: breves considerações. 2004. (Oficina).

Reconstruir a educação jurídica: do Direito que temos ao Direito que queremos. 2004. (Seminário).

Semana Jurídica em Comemoração aos Oitenta Anos do CAEV. 2004. (Congresso).

V Congresso Nacional de Direito Civil, Processual Civil e Constitucional. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carla Appollinario de Castro

CASTRO, C. A.; OLIVEIRA, C. I.; CAMARA, A. A. F.; SANTOS, P.G.. Entre chicotes e privilégios: a percepção dos trabalhadores das fábricas de sardinhas de São gonçalo sobre as suas relações de trabalho. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Carla Appollinario de Castro

CASTRO, C. A.; SANTOS, P.G.; OLIVEIRA, C. I.; REZNIK, L.. Espoliação de direitos e subjetividade: a vivência dos trabalhadores nas fábricas de sardinhas enlatadas de São Gonçalo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Maria Lúcia Freire Roboredo

ROBOREDO, MARIA LÚCIA FREIRE. JUDICIALIZAÇÃO DA DEMANDA POR VAGAS EM CRECHES: UMA QUESTÃO DE GÊNERO?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Andreza Aparecida Franco Câmara

CAMARA, Andreza Aparecida Franco; CASTRO, C. A.; OLIVEIRA, C. I.; SANTOS, P. G.. Entre Chicotes e Privilégios: A Percepção dos Trabalhadores das Fábricas de Sardinhas de São Gonçalo - RJ sobre as suas relações de trabalho. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carla Appollinario de Castro

A PROTEÇÃO JURÍDICA VISTA COMO PRIVILÉGIO: A vivência dos trabalhadores nas fábricas de sardinhas de São Gonçalo/RJ; 2018; Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Carla Appollinario de Castro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CORRÊA, P. S. M. . A Captura Da Subjetividade em Uma Fábrica de Sardinhas enlatadas em São Gonçalo/RJ. Revista OAB RJ: Edição Especial Reforma Trabalhista.

  • CORRÊA, P. S. M. ; ROYER, N. . O trabalho do cuidado versus educação infantil pública: quais as contradições nas relações sociais de sexo e de classe?. In: 5 CONINTER, 2017, Brasília. Anais do Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2016. v. 29.

  • CORREA, L. P. ; CORRÊA, P. S. M. . Gestão urbana e sustentabilidade como discurso da manutenção da ordem no Brasil. In: 5 CONINTER, 2017, Brasília. Anais do 5 Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2016.

  • CORRÊA, P. S. M. ; CORREIA, L. P. . Desemprego no Brasil Neoliberal: uma questão de gênero?. In: EP MARX 2016, 2017, João Pessoa. Anais do VIII EPMARX Marxismo e Luta de Classes no Brasil. João Pessoa: GEPET, 2017. p. 1-12.

  • CORRÊA, P. S. M. ; SOARES, N. . (Des)industrialização da manchester fluminense: uma análise a partir do trabalho nas fábricas de sardinhas. ISSN. In: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho, 2017, Rio de Janeiro. Anais do XV Encontro Nacional da ABET, 2017.

  • CORRÊA, P. S. M. ; CORREA, L. P. . O direito do trabalho como regalia: o olhar de um operário da fábrica Coqueiro. In: 5 CONINTER, 2017, Brasília. Anais do 5 Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2017.

  • CORRÊA, P. S. M. . Fábrica de Sardinha: Uma experiência de precarização do trabalho no Município de São Gonçalo. In: X Seminário do Trabalho: Trabalho, Crise e Políticas Sociais na América Latina, 2016, Marília. Anais do X Seminário do Trabalho: Trabalho, Crise e Políticas Sociais na América Latina. Marília: Canal 6, 2016. v. 1. p. 2263-2276.

  • CORRÊA, P. S. M. ; CORREIA, L. P. . Desemprego no Brasil: Qual é a questão de gênero?. In: XII Congresso Nacional de Excelência em Gestão e III Inovarse, 2016, Rio de Janeiro. Anais do XII Congresso Nacional de Excelência em Gestão e III Inovarse, 2016. v. 1.

  • CORRÊA, P. S. M. ; CORREIA, L. P. . As relações de trabalho em uma fábrica de sardinhas em São Gonçalo/RJ. In: 6º Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2016, Niterói. Anais do 6º Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2016.

  • CORREIA, L. P. ; CASTRO, C. A. ; CORRÊA, P. S. M. . Classe e Gênero: Reflexões entre a legislação trabalhista, o trabalho precarizado e a divisão sexual do trabalho. In: 6º Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2016, NITEROI. Anais do 6º Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2016.

  • CORRÊA, P. S. M. . Judicialização da demanda por vagas em creches: Uma Questão de Gênero?. In: 5º Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2015, Niterói. Anais do 5º Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2015. v. 1.

  • CORRÊA, P. S. M. . Efetivação do Direito à Creche: A Judicialização de uma Política Pública de Gênero. In: XIX Congresso Nacional do CONPEDI, 2010, Fortaleza. Anais do XIX Congresso Nacional do CONPEDI. Florianópolis: CONPEDI, 2010. v. 1. p. 2886-2895.

  • MONICA, E. ; CASTRO, C. A. ; CORRÊA, P. S. M. ; AKUTSU, B. ; SOUZA, D. E. ; MARTIRE, G. ; LACERDA, G. . Identidad y Representación En La Inserción Del Segmento LGBT En El Mercado Laboral Formal Brasileño: Una Mirada Contemporánea.. In: 3º ISA - Forum Of Sociology, 2016, Viena. 3º ISA - Forum Of Sociology BOOK OF ABSTRACTS. Viena: BOOK OF ABSTRACTS, 2016. p. 485-486.

  • CORRÊA, P. S. M. . Dramatização: novas experiências no método do ensino jurídico. In: Semana de Monitoria da UFF, 2009, NITEROI. Revista de Direito dos Monitores da Universidade Federal Fluminense. NITEROI: UFF, 2009. v. 6. p. 204-205.

  • CORRÊA, P. S. M. . Explorados ou Privilegiados? As relações de trabalho em uma fábrica de sardinhas em SG/RJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CORRÊA, P. S. M. . A Reforma Trabalhista e seus Impactos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORRÊA, P. S. M. ; SOARES, N. . (Des)industrialização da manchester fluminense? Uma análise a partir do trabalho nas fábricas de sardinhas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CORRÊA, P. S. M. . As Trabalhadoras não pagarão pela crise. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORRÊA, P. S. M. . Fábrica de Sardinha: Uma experiência de precarização do trabalho no Município de São Gonçalo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CORRÊA, P. S. M. ; CORREIA, L. P. . Desemprego no Brasil: Qual é a questão de Gênero?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORRÊA, P. S. M. ; CORREIA, L. P. . As Relações de Trabalho em uma Fábrica de Sardinhas em São Gonçalo/RJ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CORREIA, L. P. ; CASTRO, C. A. ; CORRÊA, P. S. M. . Classe e Gênero: Reflexões entre a Legislação Trabalhista, o Trabalho Precarizado e a Divisão Sexual do Trabalho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CORRÊA, P. S. M. . O Direito do Trabalho Visto como Regalia: o olhar de um operário da Fábrica Coqueiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORREA, L. P. ; CORRÊA, P. S. M. . Gestão Urbana e Sustentabilidade como Discurso da Ordem no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROYER, N. ; CORRÊA, P. S. M. . O Trabalho do Cuidado versus Educação Infantil Pública: Quais as contradições nas relações de sexo e classe?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORRÊA, P. S. M. . Introdução ao Pensamento de Marx: Desafios para Compreensão do Mundo do Trabalho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORRÊA, P. S. M. . Judicialização da demanda por vagas em creches: uma questão de gênero?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CORRÊA, P. S. M. . EFETIVAÇÃO DO DIREITO À CRECHE - A JUDICIALIZAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE GÊNERO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORRÊA, P. S. M. . Monitoria da Autonomia: A busca pelo ensino jurídico crítico e inovador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CORRÊA, P. S. M. . Dramatização- a inovação do método no ensino jurídico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CORRÊA, P. S. M. . Casos em São Gonçalo e na Argentina Reacendem o Debate sobre a Cultura do Estupro. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    GEMUT, Descrição: Grupo de Estudos sobre o Mundo do Trabalho. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Patrícia Santiago de Medeiros Corrêa - Integrante / Andressa Somogy de Oliveira - Integrante / Hudson Silva dos Santos - Integrante / Diogo Menchise Ferreira - Integrante / Carolina Brognaro Poni Drummond de Alvarenga - Integrante / Carla Appollinario de Castro - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2017

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 30

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Ministrou na qualidade de estágio docência a disciplina "Interfaces entre Direito e Economia: Estado e Instituições" para alunos da graduação em Direito da Universidade Federal Fluminense

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Desenvolveu atividade de iniciação à docência como monitora da disciplina Direito da Criança e do Adolescente.

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Desenvolveu atividade de iniciação à docência como monitora da disciplina Direito da Criança e do Adolescente. Foi ganhadora da Semana de Monitoria da Faculdade de Direito da UFF pelo Departamento de Direito Privado.

  • 2009 - 2010

    Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

    Vínculo: Outro (especifique) Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Durante dois anos desenvolveu pesquisa financiada pela FAPERJ na qualidade de Iniciação Científica. O objetivo da pesquisa era analisar o fenômeno de judicialização da demanda por vagas em creches e os distintos posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais sobre a temática.

  • 2010 - 2011

    Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio

    Outras informações:
    Acompanhamento de processos junto à Vara da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro visando garantir a defesa e o direitos humanos de adolescentes em conflito com a lei.

  • 2008 - 2008

    Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro - RIOSEGURANÇA

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico de Pesquisa, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Participação no Projeto Revisão de Manuais das Polícias Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro. A elaboração desses manuais teve como objetivo auxiliar a capacitação dos profissionais que trabalham ativamente na segurança pública, transversalizando toda prática policial com os Direitos Humanos. Foi responsável técnica pelo Manual de Atendimento à mulher vítima de violência.

  • 2008 - 2008

    Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro - RIOSEGURANÇA

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Monitorou o Grupo de Trabalho "Democracia Participativa" no V Fórum dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública

  • 2009 - 2010

    Centro de Assistência Jurídica da UFF

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Atuou como estagiária acompanhando processos nas Varas de Família e Trabalho.

  • 2005 - 2005

    Arquivo Nacional da Justiça Federal

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Exerceu atividade de pesquisa no campo jurídico no Projeto de Organização do Acervo Arquivístico da Seção Judiciária do Rio de Janeiro pelo Núcleo de Documentação- UFF em convênio com TRF. Identificava e descrevia leis e fatos jurídicos de relevância histórica presente nos volumes documentais produzidos e recebidos sob custódia das Seções Judiciárias do Rio de Janeiro, relativos ao período do Império, da segunda metade do século XIX e da primeira fase da Justiça Federal (1890 ? 1937) Orientação: Profº José Ribas

  • 2007 - 2007

    Núcleo de Estudos Habitacionais e Urbanos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Acompanhava processos administrativos na regularização fundiária de moradias na comunidade de pescadores denominada Vila Esperança, SG.

  • 2008 - 2008

    Tribunal Regional Federal

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20