Isabelle Vianna Bustillos Villafán

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Foi professora substituta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009-2010). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Idealismo Alemão, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da arte, filosofia da natureza, linguagem e mente.

Informações coletadas do Lattes em 14/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Filosofia

2010 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Linguagem, Natureza e Liberdade: Considerações sobre o lugar de uma Pragmática Transcendental na Gramática Universal de Noam Chomsky,
Ricardo José Corrêa Barbosa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: natureza-mente-linguagem; pragmática transcendental e gramática universal.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.

Mestrado em Filosofia

2005 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Da aparência à realização da liberdade através da arte: um estudo do conceito de belo em Schiller e Hegel,Ano de Obtenção: 2007
Márcia Cristina Ferreira Gonçalves.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: beleza, liberdade, idealismo alemão..Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia

2008 - 2009

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Filosofia

1999 - 2004

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O Belo Speculum da Liberdade: uma análise de conceito de jogo em Friedrich Schiller
Orientador: Ricardo José Corrêa Barbosa

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética/Especialidade: Idealismo Alemão.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética/Especialidade: Filosofia da Arte.

Participação em eventos

XV Encontro Nacional de Filosofia- Anpof.Considerações sobre os fundamentos da Gramática Universal em Noam Chomsky. 2012. (Encontro).

III Congreso Iberoamericano de Filosofía de la Ciencia y de la Tecnología. Contribuições da Filosofia da Natureza aos estudos sobre natureza e linguagem de Chomsky. 2010. (Congresso).

XIV Encontro Nacional de Filosofia- Anpof.Da possibilidade de uma Filosofia da Natureza nos estudos sobre mente, natureza e linguagem de Chomsky. 2010. (Encontro).

IV Simposio Internacional- La representación en la ciencia y en la arte.Considerações sobre o problema da representação lingüística em Heisenberg e sua relação com a transformação semiótica da filosofia transcendental por Peirce. 2009. (Simpósio).

IX Seminário dos Alunos de Pós-graduação em Filosofia da Uerj.Do nexo natureza-mente-linguagem: reflexões do projeto de uma Naturphilosophie nos estudos sobre a natureza da mente, do cérebro e da linguagem de Chomsky.. 2009. (Seminário).

XIII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA-ANPOF. Do impulso de arte (kunsttrieb) como um impulso de formação do conceito de vida em Hegel. 2008. (Congresso).

Estéticas do Deslocamento. Alienação e Liberdade na Filosofia da Arte de Hegel. 2007. (Congresso).

VII Seminário dos Alunos de Pós-graduação em Filosofia da UERJ.Alienação e Liberdade na Filosofia da Arte de Hegel. 2007. (Seminário).

III Encontro do GT de Estética da ANPOF: Arte e Natureza.Beleza e Realização da Idéia em Schiller e Hegel. 2006. (Encontro).

VI Seminário dos Alunos de Pós-graduação em Filosofia da UERJ.O belo e a realização da idéia em Schiller e Hegel. 2006. (Seminário).

XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.O Belo e a realização da idéia em Schiller e Hegel. 2006. (Encontro).

V Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Filosofia da Uerj.Beleza e Liberdade em Schiller e Hegel. 2005. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Márcia Cristina Ferreira Gonçalves

GONÇALVES, M. C. F.; DUARTE, Rodrigo; BARBOSA, Ricardo José Correa. Da aparência à realização da liberdade através da arte: um estudo sobre o conceito de belo em Schiller e Hegel. 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo José Corrêa Barbosa

BARBOSA, R. J. C.; DUARTE, Rodrigo Antônio de Paiva; GONÇALVES, Márcia Cristina Ferreira. Da aparência à realização da liberdade através da arte: um estudo sobre o conceito de belo em Schiller e Hegel. 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Márcia Cristina Ferreira Gonçalves

Da aparência à realização da liberdade através da arte: um estudo sobre o conceito de belo em Schiller e Hegel; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Cristina Ferreira Gonçalves;

Prêmios

2013

Aprovada no Concurso Público para Professor Docente I - 16 horas, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

2010

Aprovada no Concurso Público para Professor Docente I, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

2009

Licenciatura em Filosofia, UERJ.

2008

Aprovada na Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto de Filosofia, Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense.

2007

Mestre em Filosofia, UERJ.

2004

Bacharel em Filosofia, UERJ.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal Fluminense, Institut Federal Fluminense. , Rua dos Quintanilhas, Centro, 24900155 - Maricá, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26239700

Experiência profissional

2009 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 60

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: - História da Filosofia II (Ciências Sociais) - Introdução à Filosofia (Serviço Social) - Introdução à Epistemologia Científica (Ciências Sociais) - Introdução à Filosofia (História)

2014 - Atual

Instituto Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.