Daiane Trabuco da Cruz

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2004) e mestrado em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007). Tem experiência na área de Educação e na área de pesquisa com ênfase em Botânica - Genética de Plantas. Já atuou em todas as esferas do ensino básico, médio e especialmente no ensino superior.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Botânica

2014 - Atual

Universidade Estadual de Feira de Santana
Orientador: Luciano Paganucci de Queiróz
Coorientador: Cássio van den Berg. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Filogeografia; Microssatélites; Leguminosae.

Mestrado em Ciências

2005 - 2007

Universidade Estadual de Feira de Santana
Eduardo Leite Borba.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: Orchidaceae; Cattleta elongata; Variabilidade Genética; Variabilidade morfológica.Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: genética de plantas / Especialidade: Genética de Plantas. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Morfologia Vegetal. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia Vegetal.

Graduação em Ciências Biológicas

1999 - 2004

Universidade Estadual de Feira de Santana

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em Inglês Intermediário. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Inglês Básico 2. , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2008 - 2009

Educação à Distância: Tutoria, Metodologia e Apred. , EADCON.

2007 - 2007

Filogenias moleculares: seus usos e aplicações. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal da Bahia.

2004 - 2004

Extensão universitária em Leitura e Compreensão de Textos em Língua Inglesa. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2004 - 2004

Uso de téc. de amostragem na aval. da biod. de rec. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2003 - 2003

Educacao Ambiental: do natural ao social. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2003 - 2003

Legislação Ambiental, biodiversidade e conheciment. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2003 - 2003

II Seminário de Dengue no Município de Feira de Sa. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2000 - 2003

Curso de Inglês. (Carga horária: 600h). , Centro de Cultura Ânglo Americana Ltda.

2002 - 2002

Biossegurança. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2002 - 2002

Plantas medicinais com atividade antimicrobiana. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2002 - 2002

1 dia da bioética. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2002 - 2002

Desenhos voltados à Biologia. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2001 - 2001

Fotoquímica-A Energia da Luz a Serviço do Mundo At. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende PoucoLê Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Botânica Aplicada.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Vegetal.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia Vegetal/Especialidade: Taxonomia de Fanerógamos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Congresso de Educação do São Francisco. 2010. (Congresso).

Congresso Internacional de Educação da Costa do Descobrimento - CIECODES. 2010. (Congresso).

Encontro Estadual do MEC e da Undime com os Dirigentes Municipais. 2009. (Encontro).

II Encontro Estadual de Educadores - Educação Inclusiva. Um Mecanismo de Transformação Social. 2008. (Encontro).

A família orchidaceae na flora dos inselbergues no semi-árido da Bahia, Brasil.. 56 Congresso Nacional de Botânica. 2005. (Congresso).

55º Congresso Nacional de Botânica e 26º Encontro Regional de Botânicos de MG, BA e ES.. 55º Congresso Nacional de Botânica e 26º Encontro Regional de Botânicos de MG, BA e ES.. 2004. (Congresso).

. III Congresso Nacional de Meio Ambiente. 2004. (Congresso).

VI Encontro de Biologia da UEFS.VI Encontro de Biologia da UEFS. 2004. (Encontro).

Reunião Regional da SBPC-BA-Ciência e Educação Construindo Saberes Na Diversidade. 2004. (Outra).

I Encontro Regional de ensino de Biologia do Nordeste-EREBIO "Biologia: um outro ensino é possível?".I Encontro Regional de ensino de Biologia do Nordeste-EREBIO "Biologia: um outro ensino é possível?". 2003. (Encontro).

V Encobio Encontro de Biologia da UEFS Biodiversidade e Sustentabilidade.V Encobio Encontro de Biologia da UEFS Biodiversidade e Sustentabilidade. 2003. (Encontro).

III Curso de Sexualidade, Saúde Reprodutiva & DST-IST/AIDS- Uma abordagem Multifocal e Multiprofissional.III Curso de Sexualidade, Saúde Reprodutiva & DST-IST/AIDS- Uma abordagem Multifocal e Multiprofissional. 2003. (Outra).

53º Congresso Nacional de Botânica, 25º Reunião nordestina de Botânica. 53º Congresso Nacional de Botânica, 25º Reunião nordestina de Botânica. 2002. (Congresso).

III Simpósio de Plantas Medicinais.III Simpósio de Plantas Medicinais. 2002. (Simpósio).

IV ENCOBIO Encontro de Biologia da UEFS.IV ENCOBIO Encontro de Biologia da UEFS. 2002. (Encontro).

XXIV Encontro Regional de Botânicos.XXIV Encontro Regional de Botânicos. 2002. (Encontro).

SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). 2001. (Outra).

III ENCOBIO Encontro de Biologia da UEFS.III ENCOBIO Encontro de Biologia da UEFS. 2000. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cristiane Snak

SNAK, C.; LIMA, H. C.; NUNES, T. S.; OLIVEIRA, R.P.;CARDOSO, D.. Abordagem coalescente para o entendimento da história evolutiva e biogeográfica em Luetzelburgia (Leguminosae). 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Ivanilza Moreira de Andrade

Schnadelbach, A. S.;ANDRADE, I. M. de; Oliveira, R. P.. Variabilidade genética e morfológica em populações de Cattleya elongata Barb. Rodr. (Orchidaceae) na Chapada Diamantina. 2007. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

ALESSANDRA SELBACH SCHNADELBACH

SELBACH-SCHNADELBACH, A.OLIVEIRA, R. P.; ANDRADE, I.M.. Variabilidade genética e morfológica de populações de Cattleya elongata Barb. Rodr. (Orchidaceae) na Chapada Diamantina, Bahia.. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Domingos Benício Oliveira Silva Cardoso

CARDOSO, D.B.O.S.SNAK, C.LIMA, H.C.de; NUNES, T.S.;OLIVEIRA, R.P.. Abordagem coalescente para o entendimento da história evolutiva e biogeográfica em Luetzelburgia (Leguminosae). 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Reyjane Patrícia de Oliveira

OLIVEIRA, R. P.SCHNADELBACH, A. S.; ANDRADE, I. M.. Variabilidade genética e morfológica em populações de Cattleya elongata Barb. Rodr. (Orchidaceae) na Chapada Diamantina, Bahia. 2007. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luciano Paganucci de Queiroz

Biossistemática e Filogeografia do complexo Luetzelburgia auriculata (Leguminosae); Início: 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Luciano Paganucci de Queiroz

Variabilidade genética do complexo Luetzelburgia auriculata (Leguminosae); 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciano Paganucci de Queiroz;

Luis Fernando Pascholati Gusmão

ATUALIZAÇÃO DO BANCO DE DNA TOTAL DE LEGUMINOSAE DEPOSITADO NO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA MOLECULAR - LAMOL; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luís Fernando Pascholati Gusmão;

ALESSANDRA SELBACH SCHNADELBACH

Variabilidade genética e morfológica de populações de Cattleya elongata Barb; Rodr; (Orchidaceae) na Chapada Diamantina, Bahia; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Alessandra Selbach Schnadelbach;

Eduardo Leite Borba

Variabilidade genética e morfológica em populações de Cattleya elongata Barb; Rodr; (Orchidaceae), na Chapada Diamantina, Bahia; 2005; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Eduardo Leite Borba;

Eduardo Leite Borba

O gênero Epidendrum L; (Orchidaceae) no estado da Bahia; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Leite Borba;

Eduardo Leite Borba

O gênero Cattleya Lindl; (Orchidaceae) no estado da Bahia; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Leite Borba;

Élvia Rodrigues de Souza

Atualização do banco de DNA total de Leguminosae depositado no LAMOL; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Élvia Rodrigues de Souza;

Domingos Benício Oliveira Silva Cardoso

Abordagem coalescente para o entendimento da história evolutiva e biogeográfica em Luetzelburgia (Leguminosae); 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Domingos Benício Oliveira Silva Cardoso;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Daiane Trabuco da Cruz ; Alessandra Selbach-Schnadelbach ; Sabrina Mota Lambert ; Patrícia Luz Ribeiro ; Eduardo Leite Borba ; CRUZ, D. T. . Genetic and morphological variability in cattleya elongata Barb.Rodr. (Orcidaceae), endemic to the campo rupestre vegetation in northeastern Brazil. Plant Systematics and Evolution , v. 292, p. 133-265, 2011.

  • CRUZ, D. T. ; BORBA, E. L. ; BERG, C. V. D. . O Gênero Cattleya Lindl. (orchidaceae) no estado da Bahia, Brasil.. Sitientibus. Série Ciências Biológicas , Feira de Santana, v. 03, p. 26-34, 2003.

  • CRUZ, D. T. . Flora dos Inselbergues no Semiárido da Bahia: Região de Milagres e Adjacências. 1ª. ed. Feira de Santana: EGBA-Empresa Gráfica da Bahia, 2014. v. 1. 319p .

  • CRUZ, D. T. . Plantas da Caatinga: Perfil Botânico, Fitoquímica e Atividade Biológica. In: Ana Maria Giulietti; Luciano Paganucci de Queiroz. (Org.). Plantas da Caatinga: Perfil Botânico, Fitoquímica e Atividade Biológica. 1ªed.Recife: Associação Plantas do Nordeste, 2006, v. IV, p. 385-385.

  • CRUZ, D. T. . Diversidade e Caracterização das Fanerógamas do Semi-Árido Brasileiro. In: Ana Maria Giulietti; Luciano Paganucci de Queiroz; Abel Conceição. (Org.). Diversidade e Caracterização das Fanerógamas do Semi-Árido Brasileiro. 1ªed.Recife: Associação Plantas do Nordeste, 2006, v. I, p. 101-101.

  • CRUZ, D. T. ; BERG, C. V. D. . A Família Orchidaceae na Flora dos Inselbergues no Estado da Bahia, Brasil.. In: 56º Congresso Nacional de Botânica, 2005, Curitiba. 56º Congresso Nacional de Botânica.

  • CRUZ, D. T. ; NASCIMENTO, J. G. A. ; SANTOS, A. K. A. ; BANDEIRA, F. P. S. F. . O uso de plantas na prática da reza nos municípios de Cruz das Almas, Feira de Santana e Mairi, Bahia, Brasil.. In: 55º Congresso Nacional de Botânica e 26º Encontro Regional de Botânicos de MG, BA e ES., 2004, Viçosa-MG. 55º Congresso Nacional de Botânica e 26º Encontro Regional de Botânicos de MG, BA e ES., 2004.

  • CRUZ, D. T. . Estudo Anatômico do Pneumatóforo de Avicenia schauriana Stapf & Leechm. ex Moldenke (verbenaceae) ocorrenteem Siribinha, Município do Conde, Bahia, Brasil. In: V ENCOBIO Encontro de Biologia da UEFS, 2003, Feira de Santana-BA. Anais do V ENCOBIO Encontro de Biologia da UEFS, 2003.

  • CRUZ, D. T. . " O gênero Cattleya Lindl. (Orchidaceae) No Estado Da Bahia". In: 53º Congresso Nacional de Botânica, 2002, Recife-PE. Anais do 53º Congresso Nacional de Botânica, 2002.

  • CARDOSO, DOMINGOS ; SÃO-MATEUS, WALLACE M.B. ; DA CRUZ, DAIANE TRABUCO ; ZARTMAN, CHARLES E. ; KOMURA, DIRCE L. ; KITE, GEOFFREY ; PRENNER, GERHARD ; WIERINGA, JAN J. ; CLARK, ALEXANDRA ; LEWIS, GWILYM ; PENNINGTON, TOBY ; DE QUEIROZ, LUCIANO PAGANUCCI . Filling in the gaps of the papilionoid legume phylogeny: the enigmatic Amazonian genus Petaladenium is a new branch of the early-diverging Amburaneae clade. Molecular Phylogenetics and Evolution (Print) , 2015.

  • CARVALHO-SOBRINHO, J. G. ; MOTA, A. C. ; CRUZ, D. T. ; QUEIROZ, L. P. . MOLECULAR SYSTEMATICS OF Pseudobombax Dugand (Malvaceae: Bombacoideae)BASED ON EVIDENCE FROM NUCLEAR rDNA SPACERS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Feira de Santana. , BR 116, km 03, Campus Universitário, 44031-460 - Feira de Santana, BA - Brasil, Telefone: (75) 31618033, Fax: (75) 31618019

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2014

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Laboratório, Carga horária: 30

    Atividades

    • 10/2012 - 03/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Lamol - Laboratório de Biologia Molecular de Plantas, .,Linhas de pesquisa

    • 10/2011 - 09/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Lamol - Laboratório de Biologia Molecular de Plantas, .,Linhas de pesquisa

    • 04/2004 - 02/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Taxonomia Vegetal, .,Linhas de pesquisa

    • 11/2002 - 10/2003

      Estágios , Laboratório de Taxonomia Vegetal, .,Estágio realizado, O gênero Epidendrum L. (Orchidaceae) no estado da Bahia.

    • 11/2001 - 10/2002

      Estágios , Laboratório de Taxonomia Vegetal, .,Estágio realizado, O gênero Cattleya Lindl. (Orchidaceae) no estado da Bahia.

    • 04/2000 - 10/2000

      Estágios , Laboratório de Ictiologia, .,Estágio realizado, Atividades relacionadas à alimentação natural de peixes marinhos coletados no litoral do estado da Bahia..

  • 2008 - 2008

    Prefeitura Municipal de Terra Nova

    Vínculo: nomeada, Enquadramento Funcional: Vice-diretora, Carga horária: 20

  • 2009 - 2009

    Faculdade de Tecnologia e Ciências

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

  • 2008 - 2009

    Faculdade Anísio Texeira

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

  • 2008 - 2008

    Faculdade de Tecnologia e Ciências

    Vínculo: tutor, Enquadramento Funcional: tutor, Carga horária: 20