Pedro Ivo Freitas de Carvalho Yahn

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e mestrado em Psicologia (2013) na área Psicologia e Sociedade pela mesma instituição. Tem trajetória profissional na saúde pública com atuação nas áreas de Saúde Mental, Educação Permanente em Saúde e Política Nacional de Humanização. Atuou como consultor da Política Nacional de Humanização da Gestão e Atenção à Saúde (MS/SAS),na função Apoiador Institucional, e articulador de Redes de Saúde (MS/SAS). Também tem experiência como Facilitador de Educação Permanente em Saúde e psicólogo da Atenção Básica. Atua com foco na Gestão do trabalho e educação na saúde; organização de processos de trabalho em saúde; planejamento, monitoramento e avaliação em saúde ; articulação de redes regionais de saúde e gestão da clínica. Atualmente trabalha na Universidade de Taubaté (UNITAU) como docente e supervisor no curso de psicologia.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia

2011 - 2013

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O APOIADOR CAIPIRA: o desafio/arte de articular redes regionais de saúde a partir de territórios/desejos singulares,Ano de Obtenção: 2013
Silvio Yasui.Palavras-chave: Função Apoio; Política Nacional de Humanização; Sistema Único de Saúde; Redes de Saúde; Regionalização.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Análise Institucional.

Especialização em Especialização em Ativação de Processos de Mudança

2010 - 2011

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Potencializando a Política de Educação Permanente no Colegiado Gestor Regional de Assis: metodologia ativa e a metodologia da tríplice inclusão como ferramenta da Educação Permanente para fomento de espaços coletivos
Orientador: Sebastiana Shirley de Oliveira Lima

Aperfeiçoamento em Formação de Facilitadores de Educação Permanente E

2005 - 2006

Fundação Oswaldo Cruz
Orientador: Cristina Amélia Luzio
Ano de finalização: 2006;

Graduação em Psicologia

2000 - 2004

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Regionalização e Regulação das Redes de Atenção à Saúde. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Saúde Pública, FSP-USP, Brasil.

2017 - 2017

Qualificação do cuidado nas Redes de Atenção à Saúde no Estado de SP. (Carga horária: 40h). , Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social, IPADS, Brasil.

2015 - 2015

A construção do Campo da Saúde Coletiva. (Carga horária: 120h). , Escola Paulista de Medicina, EPM-UNIFESP, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Formação de Tutores do Projeto Caminhos do Cuidado. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Prevenção ao uso indevido de drogas. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2005 - 2005

Etapas e processos de um Plano Diretor Participati. (Carga horária: 16h). , Instituto Pólis, PÓLIS, Brasil.

2005 - 2005

Estatuto da Cidade: desafios e instrumentos. (Carga horária: 16h). , Instituto Pólis, PÓLIS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Saúde Mental.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Análise Institucional.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Educação Popular Em Saúde.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Planejamento Institucional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética/Especialidade: Ética Estética Política.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1ª Congresso de Saúde Pública de Guarulhos. Rede de Atenção Psicossocial. 2016. (Congresso).

I Seminário de Educação Permanente e Humanização do CGR Central.?A Política de Humanização no Estado de São Paulo?.. 2010. (Seminário).

Simpósio em Saúde: Atenção humana para qualidade de vida.? A relação humana na promoção da saúde: caminhos e perspectivas. 2010. (Simpósio).

XVIII Congresso Médico Estudantil de Presidente Prudente. ?Plantas de interesse medicinal?.. 2010. (Congresso).

2° jornada salud y sociedad.Miradas desde los movimientos sociales sobre la situación de salud. 2009. (Simpósio).

2° Seminário Nacional de Humanização.Projeto de Potencialização dos Conselhos Gestores: limites e possibilidades da participação popular. 2009. (Seminário).

III Encontro Nacional da ANEPS e I Encontro Nacional de Práticas Populares de Saúde.Educação Popular na Humanização do SUS. 2009. (Encontro).

Saúde na roda: que cenário estamos pintando?.Participação popular na gestão do SUS. 2009. (Encontro).

: I Jornada ?Direitos iguais: nem menos nem mais!?- preparatório para a I Conferência Estadual GLBTT.População GLBTT e a cidade. 2008. (Simpósio).

Semana da Luta Antimanicomial.Luta antimanicomial: desafios atuais. 2008. (Encontro).

VI FREPOP- III Internacional. Educação Popular e Gestão Participativa. 2008. (Congresso).

II Fórum Científico do Hospital Regional de Assis.Projeto de Potencialização dos Conselhos Gestores: trabalhando redes sociais na ampliação do conceito de saúde e ações integrais. 2007. (Encontro).

III Semana de Psicologia da FAP.Subjetividade, Cultura e Tecnologias Sociais. 2007. (Encontro).

III Seminário Acadêmico Internacional PROCOAS.? Pirassis e Programa de Geração de Renda: um outro lugar para a ?loucura? por meio de um outro lugar social para o trabalho- Interfaces entre Reforma Psiquiátrica e Economia Solidária.?. 2007. (Seminário).

VI Congreso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos. Interacción de redes sociales: práxis crítica em Educación Popular. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cristina Amélia Luzio

YASUI, Silvio; Lima, E M F A; OLIVEIRA, G. N.;LUZIO, C. A.. O apoiador caipira: o desafio/arte de articular redes de saúde a partir de territórios/desejos singulares. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia e Sociedade) - Faculdade de Ciências e Letras de Assis Unesp.

Liane Beatriz Righi

YASUI, S.; LIMA, E. M. F. A.; OLIVEIRA, G. N.;RIGHI, L.B.. O APOIADOR CAIPIRA: o desafio/arte de articular redes regionais de saúde a partir de territórios/desejos singulares. 2013. Dissertação (Mestrado em Faculdade de Ciências e Letras de Assis) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Elizabeth Maria Freire de Araújo Lima

YASUI, S.LIMA, E. M. F. A.; OLIVEIRA, G. N.. O apoiador caipira: desafio/arte de articular redes regionais de saúde a partir de territórios/desejos singulares. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Sebastiana Shirley de Oliveira Lima

LIMA, S.S.O; COTTA, RMM; PEREIRA, L. A.. Potencializando a Política de Educação Permanente em Saúde no Colegiado de Gestão de Assis: uma metodologia da triplice inclusão como ferramenta de fomento de espaços coletivos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ativação Process. Mudanças Formação Super. Saúde) - EAD/ENSP/FIOCRUZ UAB/MEC Pólo Itapetininga SP (SP).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Silvio Yasui

O APOIADOR CAIPIRA: o desafio/arte de articular redes regionais de saúde a partir de territórios/desejos singulares; 2013; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Silvio Yasui;

Sebastiana Shirley de Oliveira Lima

Potencializando a Política de Educação Permanente em Saúde no Colegiado de Gestão Regional de Assis: metodologia ativa emetodologia da tríplice inclusõ como ferramentas de fomação dos espaços coletivos; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ativação Process; Mudanças Formação Super; Saúde) - EAD/ENSP/FIOCRUZ UAB/MEC Pólo Itapetininga SP (SP); Orientador: Shirley Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • YAHN, PEDRO IVO FREITAS DE CARVALHO ; YASUI, SILVIO . O apoiador caipira: o desafio/arte de articular redes regionais a partir de territórios/desejos singulares. Interface (Botucatu. Online) , v. 18, p. 871-884, 2014.

  • LIMA, C. E. ; CORTELETT, A. P. B. ; FOEGER, M. J. ; SOUZA, S. M. D. ; ALVES, F. L. ; YAHN, Pedro Ivo F. C. . Projeto Institucional de Gestão Participativa e Cogestão da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha. In: Eliana Pontes de Mendonça; Maria Luiza Fonseca do Valle. (Org.). Prêmio InovaSUS 2014 : valorização de boas práticas e inovação na gestão do trabalho na saúde. 1ed.Brasília: Ministério da Saúde, 2015, v. , p. 7-244.

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. ; QUINTAS, A. B. N. ; CARENO, A. S. ; CHEBLI, S. M. . Política Nacional de Humanização e a Articulação da Rede de Saúde Mental: A Experiência do Município de Fernandópolis/SP. In: Liliana da Escóssia; Simone Mainieri Paulon. (Org.). Caderno HumanizaSUS. 5ed.Brasília: Ministério da Saúde, 2015, v. 5, p. 7-547.

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. . Política Nacional de Humanização e articulação de redes: contribuições da função apoio institucional para processos mais ascendentes e transversais. In: X Encontro de Pós Graduação em Psicologia, 2012, Assis. Caderno de resumos e resumos expandidos, 2012. p. 1-211.

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. ; FREI, Altieres Ademar ; LUZIO, Cristina Amélia . Em busca de um outro lugar social para a loucura: proposta de intervenção cultural nos espaços públicos/coletivos.. In: III Encontro de graduandos de psicologia, 2004, Assis-SP. Caderno de resumos. Assis: Gráfica da Unesp-Assis, 2004.

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. ; YASUI, SILVIO . O APOIADOR CAIPIRA: o desafio de articular políticas de saúde a partir de territórios/desejos singulares. In: VI CongressoBrasileiro de Ciencias Sociais e Humanas em Saúde, 2013, Rio de Janeiro. Anais, 2013.

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. . ARTICULAÇÃO DE REDES: o desafio da ascendências e da transversalidade. Experiências do apoio institucional da Política Nacional de Humanização no interior do estado de São Paulo. In: X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais Saúde Coletiva, 2012.

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. ; LAUER, Paula Carvalho ; GARCIA, Edinei João . A educação permanente na assessoria a coletivos. Interação de redes sociais: o desafio da horizontalidade.. In: III Encontro nacional de educação popular e saúde., 2007, São Carlos. III Encontro nacional de educação popular e saúde. Conhecimentos e práticas para a saúde e justiça social.. São Carlos: gráfica nacional, 2007.

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. . O Espaço da Cooperativa e suas Possibilidades. In: I Simpósio Internacional de Psicologia, 2003, Assis. Psicologia: das novas demandas às novas práticas, 2003.

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. ; YASUI, SILVIO . O APOIADOR CAIPIRA: o desafio/arte de articular políticas de saúde a partir de territórios/desejos singulares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. ; MARQUES, C. . Gestão Participativa e Co-gestão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. . APOIO: refletindo sobre modos de produzir redes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. . ARTICULAÇÃO DE REDES: o desafio da ascendência e da transversalidade. Experiências do apoio institucional da Política Nacional de Humanização no interior do estado de São Paulo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. . A demanda por internações e a rede psicossocial: refletindo sobre modos de fazer. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. . Questões Centrais das Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas na Política de Saúde Brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. . Política Nacional de Humanização (PNH) e Saúde Mental: potência antimanicomiais no cenário regional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. . Apoio matricial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. ; OLIVEIRA, D. G. ; FARIAS, M. . ?Práticas Integrativas no SUS com Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Pontal do Paranapanema?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. . A relação humana na promoção da saúde: caminhos e perspectivas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. . Miradas desde los movimientos sociales sobre la situación de salud. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREI, Altieres Ademar ; Renata Monteiro Buelau ; TOLEDO, F. M. ; YAHN, Pedro Ivo F. C. . Oficina de expressão sonora. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. ; GARCIA, Edinei João ; CASSOLI, T. ; VALERIO, M. M. . Projeto de Potencialização dos Conselhos Gestores: limites e possibilidades da participação popular. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FREI, Altieres Ademar ; Renata Monteiro Buelau ; TOLEDO, F. M. ; YAHN, Pedro Ivo F. C. . Oficina de expressão sonora. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. . A educação permanente na assessoria a coletivos:Interação de redes sociais o desafio da horizontalidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. ; LAUER, Paula Carvalho ; Sônia Romeiro Rocha . Pirassis e Programa de Geração de Renda: um outro lugar para a ?loucura? por meio de um outro lugar social para o trabalho- Interfaces entre Reforma Psiquiátrica e Economia Solidária.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. . Interacción de redes sociales: práxis crítica em Educación Popular. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • YAHN, Pedro Ivo F. C. . Interacción de redes sociales: praxis crítica en Educación Popular. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GARCIA, Edinei João ; LAUER, Paula Carvalho ; Sônia Romeiro Rocha ; ROMAO, A. ; SANTOS, J. A. G. ; SILVA, J. C. ; YAHN, Pedro Ivo F. C. . Pirassis e Programa de Geração de Renda: um outro lugar para a loucura por meio de um lugar social para o trabalho - interfaces entre reforma psiquiátrica e economia solidária. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREI, Altieres Ademar ; YAHN, Pedro Ivo F. C. . Oficina de expressão sonora entre os usuários do CAPS/ASSIS. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NEPER -Assis ; YAHN, Pedro Ivo F. C. . Plano de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde. 2011.

NEPER -Assis ; YAHN, Pedro Ivo F. C. . Plano de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde. 2010.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento técnico analítico contendo análise do processo de apoio institucional junto a equipe de saúde mental do município de Ourinhos, entre os meses de maio de 2013 a janeiro de 2014. 2014.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento técnico analítico contendo análise do processo de apoio institucional junto ao Grupo de trabalho de acolhimento da Secretaria Municipal de Marília. entre os meses de junho de 2013 a março de 2014. 2014.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento técnico analítico contendo análise de frentes de trabalho da Política Nacional de Humanização destacando as Frente de saúde indígena, Frente de ambiência e frente de mobilização social, de julho de 2013 a junho de 2014. 2014.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento técnico contendo análise da I Oficina de Integração de Apoio Institucional no Estado de São Paulo e seus desdobramentos, entre os meses de Junho a dezembro de 2012. 2013.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento técnico contendo análise dos processos de apoio institucional junto às regionais de Saúde de Araçatuba, Barretos, São José do Rio Preto e Bauru e a interface da Política Nacional de Humanização com outras Políticas de Saúde nestes territórios como as redes temáticas prioritárias, entre os meses de janeiro a março 2013. 2013.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento técnico/teórico contendo análise do processo de apoio a pequenos municípios do interior de São Paulo, entre os meses de abril e maio de 2013. 2013.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento técnico contendo avaliação da implantação da rede de atenção psicossocial no Estado de São Paulo a partir da participação no grupo condutor estadual da Rede de Atenção Psicossocial, entre os meses de junho e julho de2013. 2013.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento técnico contendo análise do processo de apoio Institucional integrado do Ministério da Saúde no Estado de São Paulo, de janeiro a setembro de 2013. 2013.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento técnico teórico intitulado ?O apoiador cartógrafo: a cartografia para além de um método de pesquisa? problematizando alguns pontos em comum entre o método cartográfico e a função apoio institucional. 2013.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Texto: Política Nacional de Humanização e a articulação da Rede de Saúde Mental: a experiência de Fernandópolis. 2012.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento descritivo e avaliativo do processo de apoio ao Município de Bebedouro. 2012.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Artigo: Articulação entre a Política Nacional de Humanização e a Política Nacional de Educação Permanente: problematizando experiências. 2012.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento técnico contendo o processo de Pesquisa sobre a 'FORMAÇÃO EM HUMANIZAÇÃO DO SUS: Avaliação dos efeitos dos processos de formação de apoiadores institucionais na produção de saúde nos territórios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, no Estado de São Paulo no período de Novembro de 2011 a julho de 2012. 2012.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Artigo: Pacto pela Saúde e Política Nacional de Humanização: problematizando as contribuições da função apoio e as diretrizes e dispositivos da PNH no processo de estruturação de Redes Regionais de Atenção à Saúde no Estado de São Paulo. 2012.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento técnico sobre o processo de Pesquisa 'FORMAÇÃO EM HUMANIZAÇÃO DO SUS: Avaliação dos efeitos dos processos de formação de apoiadores institucionais na produção de saúde nos territórios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo no Estado de São Paulo no período de agosto a dezembro de 2012.. 2012.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento técnico sobre o processo de apoio Institucional integrado do Ministério da Saúde no Estado de São Paulo. 2012.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento técnico contendo o relato de experiência sobre a inserção da humanização no espaço macro regional Noroeste e suas possibilidades. 2012.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento descritivo do processo de formação/sensibilização da PNH no CGR da Alta Sorocabana e seus desdobramentos.. 2011.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento descritivo e avaliativo do processo de apoio institucional da PNH ao Núcleo de Educação Permanente e de Humanização (NEPh) do Departamento Regional de Barretos (DRS V).. 2011.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Relatório do processo de estruturação de Redes Regionais de Atenção à Saúde no Estado de São Paulo principalmente nas Macro regiões Centro Oeste e Noroeste. 2011.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . "Documento avaliativo da implementação da PNH e seus dispositivos através das ações de Educação Permanente em Saúde desenvolvido junto ao CGR de Assis". 2010.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . "Documento avaliativo do impacto do processo de formação de apoiadores da PNH-2008 na região de Assis e Marília". 2010.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento contendo o Projeto de Formação-Intervenção para gestores e trabalhadores da AB de 4 municípios do Pontal do Paranapanema na temática da Clínica Ampliada e Práticas Integrativas e Complementares do SUS. 2010.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento descritivo do processo de acompanhamento junto aos apoiadores da atenção básica do DRS - Marília para a implementação das diretrizes Ambiência, Acolhimento, Clínica Ampliada e dispositivos associados".. 2010.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento contendo avaliação do processo de formação de gestores e trabalhadores da AB de 4 municípios do Pontal do Paranapanema na temática da Clínica Ampliada e Práticas Integrativas e Complementares do SUS. 2010.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento avaliativo do processo de acompanhamento aos Núcleos de Educação Permanente Regional (NEPERs) dos Colegiados Gestores Regionais (CGR) de Adamantina, Tupã, Assis, Ourinhos e Marília para a implementação da PNH articulada à Educação Permanente".. 2010.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento de acompanhamento e avaliação do Colegiado Gestor no Projeto de Ampliação da Clínica na Atenção Básica articulado às Praticas Integrativas e complementares do SUS no Pontal do Paranapanema. 2010.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Documento descritivo e avaliativo do processo de apoio institucional junto a Coordenação de Saúde do trabalhador da DRS-Marília para a implementação da diretriz 'Valorização do Trabalho e do Trabalhador da Saúde e dispositivos associados. 2010.

YAHN, Pedro Ivo F. C. . PNH, produção de saúde e articulação de redes. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

YAHN, Pedro Ivo F. C. . Oficina de Sensibilização para a Co-gestão. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

YAHN, Pedro Ivo F. C. ; MIRANDA, N. V. . Metodologia de Rodas e Co-Gestão. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

YAHN, Pedro Ivo F. C. ; CASSOLI, T. ; GARCIA, Edinei João ; Sônia Romeiro Rocha ; VALERIO, M. M. . Para Pensar Nossa Participação: O conselho Gestor, Políticas Públicas e as esferas do Poder Público. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

YAHN, Pedro Ivo F. C. ; CASSOLI, T. ; GARCIA, Edinei João ; Sônia Romeiro Rocha ; VALERIO, M. M. . Para Pensar Nossa Participação: História dos Conselhos de Saúde. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

YAHN, Pedro Ivo F. C. ; GARCIA, Edinei João ; CASSOLI, T. ; FIOCHI, Paula Ione . Para Pensar Nossa Participação: Articulando Redes Sociais para construir comunidades saudáveis. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

GARCIA, Edinei João ; VALERIO, M. M. ; YAHN, Pedro Ivo F. C. ; Sônia Romeiro Rocha ; CASSOLI, T. . Para Pensar Nossa Participação: SUS seus princípios e Diretrizes. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

YAHN, Pedro Ivo F. C. ; GARCIA, Edinei João ; VALERIO, M. M. ; CASSOLI, T. ; Sônia Romeiro Rocha . Para Pensar Nossa Participação: Discutindo o conceito de saúde e as ações do Conselho Gestor. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2006 - Atual

    Articulação e implemantação do Projeto Galpão Cultural, Descrição: Trabalhar na articulação do Projeto Galpão Cultural, desenvolvendo as seguintes atividades: 1. articulação com outras organizações culturais; 2. reuniões semanais; 3. ocupação do Galpão; 4. Organização de atos públicos; 5. organização de eventos; 6. elaboração de projetos culturais e sociais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Ivo Freitas de Carvalho Yahn - Coordenador / Paula Carvalho Lauer - Integrante / Edinei João Garcia - Integrante / Fernando Zanetti - Integrante / Wender Urias - Integrante.

  • 2005 - 2008

    Assessoria à Associação de Usuários,familiares e amigos da súde mental de Assis- PIRASSIS, Descrição: Realiza desde 2005, assessoria a Associação dos Usuários, familiares e amigos da saúde mental de Assis- PIRASSIS, junto ao núcleo de saúde desta instituição, desenvolvendo as seguintes atividades: 1.Reuniões semanais; 2. Organização de eventos; 3. Organização de Atos Públicos; 4. Debates; 5. Projeto Barraca na Feira; 6. Projeto de Geração de Renda do Ministério da Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Ivo Freitas de Carvalho Yahn - Integrante / Paula Carvalho Lauer - Coordenador / Edinei João Garcia - Integrante.

  • 2005 - 2008

    Assessoria à Associação de Usuários,familiares e amigos da súde mental de Assis- PIRASSIS, Descrição: Realiza desde 2005, assessoria a Associação dos Usuários, familiares e amigos da saúde mental de Assis- PIRASSIS, junto ao núcleo de saúde desta instituição, desenvolvendo as seguintes atividades: 1.Reuniões semanais; 2. Organização de eventos; 3. Organização de Atos Públicos; 4. Debates; 5. Projeto Barraca na Feira; 6. Projeto de Geração de Renda do Ministério da Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Ivo Freitas de Carvalho Yahn - Integrante / Paula Carvalho Lauer - Coordenador / Edinei João Garcia - Integrante.

  • 2005 - 2008

    Assessoria à Associação de Usuários,familiares e amigos da súde mental de Assis- PIRASSIS, Descrição: Realiza desde 2005, assessoria a Associação dos Usuários, familiares e amigos da saúde mental de Assis- PIRASSIS, junto ao núcleo de saúde desta instituição, desenvolvendo as seguintes atividades: 1.Reuniões semanais; 2. Organização de eventos; 3. Organização de Atos Públicos; 4. Debates; 5. Projeto Barraca na Feira; 6. Projeto de Geração de Renda do Ministério da Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Ivo Freitas de Carvalho Yahn - Integrante / Paula Carvalho Lauer - Coordenador / Edinei João Garcia - Integrante.

  • 2005 - 2008

    Assessoria à Associação de Usuários,familiares e amigos da súde mental de Assis- PIRASSIS, Descrição: Realiza desde 2005, assessoria a Associação dos Usuários, familiares e amigos da saúde mental de Assis- PIRASSIS, junto ao núcleo de saúde desta instituição, desenvolvendo as seguintes atividades: 1.Reuniões semanais; 2. Organização de eventos; 3. Organização de Atos Públicos; 4. Debates; 5. Projeto Barraca na Feira; 6. Projeto de Geração de Renda do Ministério da Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Ivo Freitas de Carvalho Yahn - Integrante / Paula Carvalho Lauer - Coordenador / Edinei João Garcia - Integrante.

  • 2005 - 2008

    Assessoria à Associação de Usuários,familiares e amigos da súde mental de Assis- PIRASSIS, Descrição: Realiza desde 2005, assessoria a Associação dos Usuários, familiares e amigos da saúde mental de Assis- PIRASSIS, junto ao núcleo de saúde desta instituição, desenvolvendo as seguintes atividades: 1.Reuniões semanais; 2. Organização de eventos; 3. Organização de Atos Públicos; 4. Debates; 5. Projeto Barraca na Feira; 6. Projeto de Geração de Renda do Ministério da Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Ivo Freitas de Carvalho Yahn - Integrante / Paula Carvalho Lauer - Coordenador / Edinei João Garcia - Integrante.

  • 2005 - 2008

    Assessoria à Associação de Usuários,familiares e amigos da súde mental de Assis- PIRASSIS, Descrição: Realiza desde 2005, assessoria a Associação dos Usuários, familiares e amigos da saúde mental de Assis- PIRASSIS, junto ao núcleo de saúde desta instituição, desenvolvendo as seguintes atividades: 1.Reuniões semanais; 2. Organização de eventos; 3. Organização de Atos Públicos; 4. Debates; 5. Projeto Barraca na Feira; 6. Projeto de Geração de Renda do Ministério da Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Ivo Freitas de Carvalho Yahn - Integrante / Paula Carvalho Lauer - Coordenador / Edinei João Garcia - Integrante.

  • 2005 - 2008

    Assessoria à Associação de Usuários,familiares e amigos da súde mental de Assis- PIRASSIS, Descrição: Realiza desde 2005, assessoria a Associação dos Usuários, familiares e amigos da saúde mental de Assis- PIRASSIS, junto ao núcleo de saúde desta instituição, desenvolvendo as seguintes atividades: 1.Reuniões semanais; 2. Organização de eventos; 3. Organização de Atos Públicos; 4. Debates; 5. Projeto Barraca na Feira; 6. Projeto de Geração de Renda do Ministério da Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Ivo Freitas de Carvalho Yahn - Integrante / Paula Carvalho Lauer - Coordenador / Edinei João Garcia - Integrante.

  • 2005 - 2008

    Assessoria à Associação de Usuários,familiares e amigos da súde mental de Assis- PIRASSIS, Descrição: Realiza desde 2005, assessoria a Associação dos Usuários, familiares e amigos da saúde mental de Assis- PIRASSIS, junto ao núcleo de saúde desta instituição, desenvolvendo as seguintes atividades: 1.Reuniões semanais; 2. Organização de eventos; 3. Organização de Atos Públicos; 4. Debates; 5. Projeto Barraca na Feira; 6. Projeto de Geração de Renda do Ministério da Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Ivo Freitas de Carvalho Yahn - Integrante / Paula Carvalho Lauer - Coordenador / Edinei João Garcia - Integrante.

  • 2005 - 2008

    Assessoria à Associação de Usuários,familiares e amigos da súde mental de Assis- PIRASSIS, Descrição: Realiza desde 2005, assessoria a Associação dos Usuários, familiares e amigos da saúde mental de Assis- PIRASSIS, junto ao núcleo de saúde desta instituição, desenvolvendo as seguintes atividades: 1.Reuniões semanais; 2. Organização de eventos; 3. Organização de Atos Públicos; 4. Debates; 5. Projeto Barraca na Feira; 6. Projeto de Geração de Renda do Ministério da Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Ivo Freitas de Carvalho Yahn - Integrante / Paula Carvalho Lauer - Coordenador / Edinei João Garcia - Integrante.

  • 2005 - 2008

    Assessoria à Associação de Usuários,familiares e amigos da súde mental de Assis- PIRASSIS, Descrição: Realiza desde 2005, assessoria a Associação dos Usuários, familiares e amigos da saúde mental de Assis- PIRASSIS, junto ao núcleo de saúde desta instituição, desenvolvendo as seguintes atividades: 1.Reuniões semanais; 2. Organização de eventos; 3. Organização de Atos Públicos; 4. Debates; 5. Projeto Barraca na Feira; 6. Projeto de Geração de Renda do Ministério da Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Ivo Freitas de Carvalho Yahn - Integrante / Paula Carvalho Lauer - Coordenador / Edinei João Garcia - Integrante.

  • 2005 - 2008

    Assessoria à Associação de Usuários,familiares e amigos da súde mental de Assis- PIRASSIS, Descrição: Realiza desde 2005, assessoria a Associação dos Usuários, familiares e amigos da saúde mental de Assis- PIRASSIS, junto ao núcleo de saúde desta instituição, desenvolvendo as seguintes atividades: 1.Reuniões semanais; 2. Organização de eventos; 3. Organização de Atos Públicos; 4. Debates; 5. Projeto Barraca na Feira; 6. Projeto de Geração de Renda do Ministério da Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Ivo Freitas de Carvalho Yahn - Integrante / Paula Carvalho Lauer - Coordenador / Edinei João Garcia - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

4° lugar na Categoria Relato de Experiência, Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Taubaté, Departamento de Psicologia. , Avenida Tiradentes, Jardim das Nações, 12030180 - Taubaté, SP - Brasil, Telefone: (12) 36218768, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade de Taubaté

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente do curso de psicologia, Carga horária: 30

  • 2017 - 2017

    Secretaria Municipal de Saúde de Monteiro Lobato

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Organizar a linha de cuidado em saúde mental do Município de Monteiro Lobato; Ofertar atendimento clínico individual e grupal; articular rede intersetorial do município;

  • 2016 - 2016

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico para as Redes Atenção à Saúde, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Contrato FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EM SAÚDE (FIOTEC) Objetivo: Prestação de serviços de Apoio Técnico para Construção de Redes de Atenção à Saúde, com vistas a qualificar o processo de execução do projeto ?Apoio Institucional aos estados no processo de implementação da Rede de Atenção Integral à Saúde (RAS)?. Atribuições: 1. Articulação com técnicos das áreas do MS, SES e municípios/Cosems no intuito de dar apoio à continuidade da implantação e da execução das politicas públicas em saúde nas regiões de saúde;2. Contribuição com a integração da alocação de recursos de investimentos, das pessoas e de implementação de novos processos e tecnologias de gestão da RAS; 3. Contribuição com a implementação de processos educativos em saúde, dirigido ao coletivo de apoiadores descentralizados nos Estados;4. Acompanhamento sistemático dos encontros dos coletivos estaduais de apoiadores, com vistas a qualificar e dar potência ao processo de apoio às regiões de saúde;5. Apoio à implementação dos eixos definidos no ?Documento de Diretrizes da Estratégia do Apoio do MS a Estados e Municípios?;

  • 2014 - 2016

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultor da Política Nacional de Humanização, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Contrato FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EM SAÚDE- FIOTEC Objetivo: Desempenhar as Atividades na sistematização dos processos do fomento a Inclusão e integração das populações estratégicas e/ou vulneráveis nas redes de atenção a saúde. Atividades: 1)Assessorar tecnicamente na formação de apoiadores institucionais que atuam junto aos gestores, trabalhadores e usuários do SUS em processos de humanização das práticas de atenção e/ou gestão e em processos de inclusão e integração das populações estratégicas e/ou vulneráveis nas redes de atenção à saúde, na região Sudeste. 2)Subsidiar tecnicamente processo de planejamento, gestão, monitoramento e avaliação das ações de apoio institucional e inclusão de populações estratégicas e/ou vulneráveis nas redes de atenção à sáude na região Sudeste.

  • 2013 - 2014

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Consultor da Política Nacional de Humanização, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Contrato Organização Pan-Americana da Saúde Atribuição Profissional: Realizar apoio institucional a Secretarias Municipais e Colegiados Gestores dos Municípios comprometidos com a Política Nacional de Humanização no Estado de São Paulo;Desenvolver, junto às organizações de saúde, projetos que valorizem o trabalho, os trabalhadores e os usuários da saúde;Desenvolver processos de planejamento e avaliação das ações priorizadas, no coletivo São Paulo junto aos demais consultores;Produzir textos sobre as experiências de apoio realizadas, como contribuição para a produção de conhecimento na PNH;Apoiar o trabalho dos apoiadores formados pelos cursos da PNH, no âmbito das instituições envolvidas; Apoiar o trabalho do Coletivo Ampliado da PNH no Estado de São Paulo;Promover espaços coletivos de intercâmbio de experiências locais de implementação de dispositivos da PNH e do SUS que dá certo;Desenvolver oficinas com trabalhadores, gestores e usuários para divulgação, aprofundamento e/ou implementação dos dispositivos da PNH.

  • 2012 - 2012

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor da Política Nacional de Humanização, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Contrato FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EM SAÚDE - FIOTEC; Objeto: Apoiar intervenções em espaços de gestão de redes e serviços que visem mudar as práticas de cuidado e os modos de organização dos processos de trabalho em saúde na temática de humanização e práticas integrativas e complementares no estado de São Paulo.

  • 2010 - 2012

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Consultor da Política Nacional de Humanização, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Contrato de Serviço Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Atribuição Profissional: Realizar apoio institucional a Secretarias Municipais e Colegiados Gestores dos Municípios comprometidos com a Política Nacional de Humanização no Estado de São Paulo;Desenvolver, junto às organizações de saúde, projetos que valorizem o trabalho, os trabalhadores e os usuários da saúde;Desenvolver processos de planejamento e avaliação das ações priorizadas, no coletivo São Paulo junto aos demais consultores;Produzir textos sobre as experiências de apoio realizadas, como contribuição para a produção de conhecimento na PNH;Apoiar o trabalho dos apoiadores formados pelos cursos da PNH, no âmbito das instituições envolvidas; Apoiar o trabalho do Coletivo Ampliado da PNH no Estado de São Paulo;Promover espaços coletivos de intercâmbio de experiências locais de implementação de dispositivos da PNH e do SUS que dá certo;Desenvolver oficinas com trabalhadores, gestores e usuários para divulgação, aprofundamento e/ou implementação dos dispositivos da PNH.

  • 2016 - 2017

    Departamento Regional de saúde de Barretos

    Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Facilitador de Educação Permanente em Saúde, Carga horária: 2

    Outras informações:
    PROJETO DE ARTICULAÇÃO E FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO MUNICÍPIO DE GUAÍRA-SP OBJETIVO GERAL Articular e fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial do município de Guaíra para a produção do cuidado integral e humanizado às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso do crack, álcool e outras drogas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1)Desenvolver/fortalecer processos de educação permanente em saúde , a partir da Atenção Básica, qualificando as reuniões de equipe e espaços de encontros de trabalhadores, para o acolhimento ao portador de transtornos mentais, avançando na qualificação dos demais trabalhadores de saúde, agregando assim todos os atores institucionais, visando, inclusive a constituição de colegiados gestores e conselhos locais; 2)Ativar processos de educação permanente em saúde no município, reconhecendo práticas e saberes existentes no cotidiano do trabalho, incentivando assim, a produção de novos sentidos no fazer saúde, proposta que se conecta a uma experiência de encontro entre trabalhadores e usuários, trabalhadores e gestores e trabalhadores entre si, na perspectiva da Educação Permanente em Saúde(EPS em movimento); 3) Articular e qualificar os demais pontos de atenção no município de Guaíra enquanto pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial; 4)Proporcionar espaços dialógicos e democrático entre trabalhadores, gestão e usuários a partir de diversos dispositivos como reunião de equipes, colegiados gestor e conselhos locais; 5)Articular e instituir o Grupo Condutor Municipal da RAPS em articulação com atores institucionais de outras redes temáticas e/ou prioritárias; 6)Fazer oficinas de planificação e programação da Rede de atenção Psicossocial junto aos serviços da rede de saúde, entendendo as demandas e suas prevalências, desenhando fluxos, estabelecendo protocolos e linhas de cuidado, regulando acesso.

  • 2015 - 2016

    Departamento Regional de saúde de Barretos

    Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Facilitador em Educação Permanente em Saúde, Carga horária: 2

    Outras informações:
    PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DA REDE DE SAÚDE MENTAL DA REGIÃO DE BARRETOS OBJETIVO GERAL: Contribuir para a transformação e melhoria das práticas de cuidado em Saúde Mental, álcool e outras drogas nas unidades básicas de saúde dos municípios da área de abrangência do DRS V ? Barretos, configurando-as como ponto de atenção da Rede de Atenção Psicossocial. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1) Instrumentalizar técnica, teórica e metodologicamente os atores municipais que articulam as políticas de Atenção Básica, Saúde Mental e Educação Permanente/Humanização para o desenvolvimento de processos de educação permanente em Saúde Mental nas equipes das unidades básicas de saúde municipais; 2) Apoiar os atores municipais que articulam as políticas de Atenção Básica, Saúde Mental e Educação Permanente/Humanização durante o desenvolvimento dos processos de educação permanente em Saúde Mental nas unidades básicas de saúde municipais; 3) Contribuir para o fortalecimento do papel de articulação das políticas de Atenção Básica, Saúde Mental e Educação Permanente em Saúde/Humanização; 4) Sistematizar os produtos relativos aos novos acordos e pactos de trabalho construídos nas equipes das unidades básicas de saúde municipais; 5) Socializar os produtos das equipes nos âmbitos de articulação das políticas de Atenção Básica, Saúde Mental e Educação Permanente em Saúde; 6) Avaliar e divulgar o desenvolvimento do projeto para os atores envolvidos.

  • 2010 - 2010

    Departamento Regional de saúde de Barretos

    Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Facilitador de Educação Permanente de Saúde

    Outras informações:
    Atividades Desenvolvidas: Desenvolveu 5 encontros de 16 horas cada um referente ao Módulo V: Formação de multiplicadores da Política Nacional de Humanização nos municípios da Região da DRS-V-Barretos do Projeto: Qualificação da gestão e atenção à saúde no âmbito do DRS-V-Barretos com enfoque na atenção básica totalizando 80 horas.

  • 2014 - 2014

    Faculdades Santa Marcelina

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: RPA, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Professor convidado para dar o módulo "Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF)" no curso de Pós Graduação em Saúde da Família da Faculdade Santa Marcelina.

  • 2012 - 2012

    Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo

    Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Facilitador

    Outras informações:
    Principais atividades: facilitador das Oficinas 2011: Repensando as práticas do CDQSUS e ETSUS, totalizando 96 horas.

  • 2007 - 2008

    Secretaria Municipal de Saúde de Assis

    Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Facilitador em Educação Permanente em Saúde, Carga horária: 25

    Outras informações:
    Atividades desenvolvidas: Execução da Meta I: Potencialização das instâncias de controle social e participação popular do município, em especial dos conselhos gestores das unidades de atenção básica do Projeto de Potencialização da atenção básica em saúde: a educação permanente no cotidiano das equipes e das instâncias de participação popular e controle social do município de Assis-SP. Totalizando 960 horas.

  • 2004 - 2004

    Secretaria Municipal de Saúde de Assis

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Estágio curricular na Área de Psicologia Clínica, Projeto: Modo psicossocial e assistência na saúde mental coletiva junto à Unidade de Saúde da Família- Vila Prudenciana - Assis/SP totalizando 255 horas. Atividades desenvolvidas: 1. Assessoria à equipe multiprofissional; 2. Visitas domiciliares; 3. Promoção e prevenção em saúde mental; 4. Atendimento individual e coletivo em saúde mental; 5. Participação em oficina de planejamento para organização do cuidado baseado em problemas; 6.Supervisão semanal.

  • 2003 - 2003

    Secretaria Municipal de Saúde de Assis

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Oficineiro, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio extra-curricular de 120horas, na Área de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, projeto de estágio Atenção Psicossocial na Rede Pública de Assistência, junto ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Secretaria Municipalde Saúde de Assis, realizando as seguintes atividades: 1. atendimento aos pacientes do núcleo de atenção intensiva coordenando grupo de atividades expressivas- grupo de música; 2. participação em supervisão semanal e seminários teóricos quinzenais ; 3. participação em reuniões semanais com a equipe técnica do CAPS; 4.Redação do relatório final

  • 2011 - 2011

    Departamento Regional de Saude de Araraquara

    Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Apoiador Institucional

    Outras informações:
    Atividades: Apoiador Institucional do projeto TERRITORIALIZAÇÃO: UM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO E PRODUÇÃO DE VIDA E CUIDADO, com o objetivo de: 1) Construir a compreensão do instrumento territorialização; 2) refletir e discutir, sob o olhar da territorialização, o modo de gestão e de atenção desenvolvido pela rede municipal de saúde; favorecer a aplicação da territorialização como/no modelo de gestão totalizando 270 horas.

  • 2013 - 2013

    Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente

    Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Facilitador de Educação Permanente em Saúde, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Docente das Oficinas de Sensibilização/introdução à Política Nacional de Humanização do CIR Alto Capivari Atividades desenvolvidas: Desenvolveu 10 encontros de 6 horas com os temas Política Nacional de Humanização e suas Diretrizes e Dispositivos (Clínica Ampliada, Gestão Compartilhada, Acolhimento, Fomento e produção de Redes de Saúde) totalizando 60 horas

  • 2012 - 2012

    Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente

    Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Facilitador de Educação Permanente em Saúde

    Outras informações:
    Facilitou Oficinas de implantação dos dispositivos da Política Nacional de Humanização do CGR Alta Sorocabana, totalizando 100 horas.

  • 2010 - 2011

    Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente

    Vínculo: Prestador de serviço autônomo, Enquadramento Funcional: Facilitador de Educação Permanente em Saúde

    Outras informações:
    Participou como docente da oficina ?Oficinas de sensibilização e introdução a Política Nacional de Humanização? com o objetivo geral de ?sensibilizar e iniciar profissionais nos Princípios, no Método, nas Diretrizes e nos Dispositivos da Política Nacional de Humanização, com vistas à posterior implantação dos Dispositivos da PNH nos serviços de saúde da região totalizando 60 horas.

  • 2009 - 2009

    Departamento Regional de Saúde IX- Marília

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Formador de apoiadores da atenção básica

    Outras informações:
    Atividades desenvolvidas: Desenvolveu atividades pedagógicas de formação de trabalhadores visando formar apoiadores institucionais da atenção básica dentro de três eixos temáticos: gestão, atenção e participação popular, totalizando 104 horas.

  • 2009 - 2009

    Departamento Regional de Saúde IX- Marília

    Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Facilitador em Educação Permanente em Saúde

    Outras informações:
    Atividades Desenvolvidas: Desenvolveu 5 encontros de sensibilização para a co-gestão com os gestores, trabalhadores e usuários dos municípios que compõe o CGR de Ourinhos com o objetivo geral de: Produzir espaços de reflexão coletivos para instrumentalização e potencialização dos espaços de co-gestão instituídos e criar espaços de co-gestão no cotidiano dos serviços totalizando 20 horas.

  • 2008 - 2008

    Departamento Regional de Saúde IX- Marília

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Facilitador de Educação Permanente em Saúde

    Outras informações:
    Atividades desenvolvidas: facilitador de 10 oficinas de elaboração do Plano de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde e redação final do PAREPS 2008/2009 totalizando 100horas.

  • 2007 - 2007

    Departamento Regional de Saúde IX- Marília

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Facilitador em Educação Permanente em Saúde

    Outras informações:
    Atividades desenvolvidas: facilitador de 10 oficinas de elaboração do Plano de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde e redação final do PAREPS 2007/2008 totalizando 100horas.

  • 2005 - 2009

    Circuito de Interação de Redes Sociais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: psicólogo/ secretário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Secretariar as reuniões da Diretoria, da Assembléia Geral e redigir as atas; Publicar todas as notícias da entidade.

  • 2005 - 2009

    Circuito de Interação de Redes Sociais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Articulador de Redes Sociais, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Atividades Desenvovidas: articulação com organizações sociais; reuniões semanais; organização de atos públicos; organização de eventos; elaboração de projetos sociais.

  • 2005 - 2008

    Circuito de Interação de Redes Sociais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria a Coletivos, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Atividades desenvolvidas: reuniões semanais; organização de eventos; organização de atos públicos e debates; Projeto barraca na feira; execução do Projeto de Geração de Renda financiado pelo Ministério da saúde e que faz parte do Mapeamento Nacional de Projetos de Geração de Renda e Trabalho de Usuários de Serviços de Saúde Mental.

    Atividades

    • 01/2006

      Direção e administração, Institucional, Secretaria.,Cargo ou função, Primeiro-Secretário.

  • 2003 - 2003

    Núcleo de Assessoria à Formação de Cooperativas Populares

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

    Outras informações:
    -Participação em reuniões internas e externas à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis; -Acompanhamento das atividades no Parque de Reciclagem; -Acompanhamento das atividades de constituição da Cooperativa; -Participação das supervisões teóricas