Renata Montalvão Gama

Graduada em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Estagiou na Associação MarBrasil, sediada no estado do Paraná, atuando na área de Etnobiologia no projeto ?ProToninhas: ecologia e conservação da Pontoporia blainvillei (Gervais & D´Orbigny, 1844) no estado do Paraná.? Nesse projeto trabalhou com comunidades tradicionais de pescadores da Ilha das Peças/PR e Ilha do Superagui/PR. Foi Técnica de Pesca do Rebimar - Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha na Associação MarBrasil, atuando na área de Etnobiologia com comunidades tradicionais de pescadores nos municípios de Matinhos e Pontal do Paraná. Foi monitora do Projeto TAMAR no Oceanário de Aracaju, atuando no manejo de animais e no atendimento ao público de Outubro/2016 a Fevereiro/2017.

Informações coletadas do Lattes em 03/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas

2009 - 2014

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: Conservação da toninha (Pontoporia blainvillei, Gervais & D´Orbigny, 1844) no Sul do Brasil com base no Conhecimento Ecológico Local
Orientador: Camilah Antunes Zappes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Ferramentas de Design Gráfico. (Carga horária: 96h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.

2016 - 2016

Adobe Illustrator. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2011 - 2011

Biologia e Conservação de Mamíferos Marinhos. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2011 - 2011

Ornitologia de Campo. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2011 - 2011

Reabilitação de Cetáceo e Pinguim. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2011 - 2011

Fotociência. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2010 - 2010

Ecologia de Campo. (Carga horária: 18h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2010 - 2010

Manejo e Conservação da Fauna. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2010 - 2010

Quelônios Marinhos. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2010 - 2010

Etnobiologia e Educação. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2009 - 2009

Ecologia de Interações. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2009 - 2009

Restauração de Áreas Degradadas. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica - A Ciência pela Água. Interações entre a toninha (Pontoporia blainvillei, Gervais e D´Orbigny, 1844) e a pesca artesanal na Ilha do Superagui, Paraná. 2013. (Congresso).

IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. Etnoecologia da toninha (Pontoporia blainvillei, Gervais & D´Orbigny, 1844) no Complexo Estuarino de Paranaguá, PR. 2012. (Congresso).

3ª Semana Unificada da UENF - 9ª Semana da Biologia - Ciclo de Palestras de Ciências Ambientais. 2011. (Outra).

II Congresso Latino Americano de Etologia Aplicada. 2011. (Congresso).

III Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. 2011. (Congresso).

1º Encontro sobre Erosão Costeira - O caso de São João da Barra - Rio de Janeiro. 2010. (Encontro).

I ERA - Encontro Regional de Agroecologia da Região Sudeste: Agroecologia para além da técnica e da agricultura orgânica. 2010. (Encontro).

V Simpósio Regional de Etnobiologia e Etnoecologia (Sudeste). 2010. (Simpósio).

1ª Semana Acadêmica Unificada da UENF - Biologia - Ciclo de Palestras de Ciências Ambientais. 2009. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Laís Pinho Fernandes

Di Beneditto, A. P. M.FERNANDES, L. P.; Zappes, C. A.. Conservação da toninha (Pontoporia blainvillei Gervais & D'Orbigny, 1844) no sul do Brasil com base no conhecimento ecológico local. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Ana Paula Madeira Di Beneditto

Zappes, C.A,FERNANDES, Laís PinhoDI BENEDITTO, A. P. M.. Conservação da toninha (pontoporia blainvillei Gervais & D'orbigny, 1844) no sul do Brasil com base no conhecimento ecológico local.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Camilah Antunes Zappes

Etnobiologia da toninha Pontoporia blainvillei (Gervais & D? Orbigny, 1844) através da percepção de pescadores artesanais no Complexo Estuarino de Paranaguá, Brasil e avaliação preliminar das interações da pesca artesanal sobre a espécie (ORIENTADOR PRINCIPAL); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação O Boticário de Proteção à Natureza; Orientador: Camilah Antunes Zappes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ZAPPES, CAMILAH ANTUNES ; GAMA, RENATA MONTALVÃO ; DOMIT, CAMILA ; GATTS, CARLOS EDUARDO NOVO ; DI BENEDITTO, ANA PAULA MADEIRA . Artisanal fishing and the franciscana (Pontoporia blainvillei) in Southern Brazil: ethnoecology from the fishing practice. JOURNAL OF THE MARINE BIOLOGICAL ASSOCIATION OF THE UK (ONLINE) , v. 96, p. 1-11, 2016.

  • Montalvão, R. G. . Introdução as Etnociências e Etnobiologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Montalvão, R. G. . Conhecimento ecológico de pescadores artesanais sobre a toninha no Paraná. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Montalvão, R. G. ; Domit, C. ; Di Beneditto, A.P.M. ; Zappes, C.A. . Interações entre a toninha (Pontoporia blainvillei, Gervais & D´Orbigny, 1844) e a pesca artesanal na Ilha do Superagui, Paraná. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Montalvão, R. G. ; Domit, C. ; Zappes, C.A. . INTERAÇÕES ENTRE A TONINHA (PONTOPORIA BLAINVILLEI, GERVAIS & D? ORBIGNY, 1844) E A PESCA ARTESANAL NO COMPLEXO ESTUARINO DE PARANAGUÁ, SUL DO BRASIL.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Montalvão, R. G. ; Domi, C. ; Di Beneditto, A.P.M. ; Zappes, C.A. . Etnoecologia da toninha (Pontoporia blainvillei, Gervais & D´Orbigny, 1844) no Complexo Estuarino de Paranaguá, PR'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Comparação do conhecimento de pescadores artesanais sobre as populações de Toninha (Pontoporia blainvillei) no Sudeste e Sul do Brasil., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2014 - 2015

    Rebimar: Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha do Paraná., Descrição: O principal objetivo é contribuir para a recuperação e conservação da biodiversidade marinha do Paraná através do lançamento de recifes artificiais e integrar a comunidade local às suas ações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2011 - 2014

    ProToninhas: ecologia e conservação de Pontoporia blainvillei (Gervais & D´Orbigny, 1884) no estado do Paraná, Descrição: Projeto atuou na área de biologia e ecologia da toninha no litoral do Paraná, identificando as ameaças à espécie e integrando diferentes atores da sociedade no processo de conservação. Foram coletadas informações para estimar parâmetros populacionais, determinar uso do habitat e parâmetros comportamentais. Carcaças encalhadas foram avaliadas quanto a presença de marcas de interação antrópica. As atividades de etnobiologia contribuíram com informações sobre o conhecimento tradicional dos pescadores em relação à etnoecologia e etnotaxonomia da toninha. Foram também realizadas ações de integração e sensibilização das comunidades locais, científicas e órgãos gestores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

    Outras informações:
    Pesquisadora do Grupo de pesquisa CNPq Ecologia Humana

  • 2014 - 2015

    Associação MarBrasil, MarBrasil

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnica de Pesca - Etnobiologia, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Trabalhou como Técnica de Pesca, na Associação MarBrasil, participando do REBIMAR - Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha. Atuou com Etnobiologia, com pescadores do continente. Entrevistou os pescadores dos municípios de Pontal do Paraná e Matinhos (PR). Participou de embarques em barcos de pesca e em barcos de pesquisa. Os objetivos desse trabalho foram: avaliar se os recifes artificiais lançados no litoral do Paraná pela associação foram benéficos ou não para os pescadores, e entender a percepção dos pescadores em relação as pesquisas realizadas na região, para tentar melhorar o contato dos pesquisadores com a comunidade, visto que pesquisas envolvendo a comunidade são comuns na região. No projeto analisou todos os dados das entrevistas, fez relatórios técnicos e resumos para apresentar em eventos acadêmicos, além de apresentações para as comunidades.

  • 2011 - 2012

    Associação MarBrasil, MarBrasil

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estagiou na Associação MarBrasil no projeto "ProToninhas: ecologia e conservação da Pontoporia blainvillei (Gervais & D´Orbigny, 1844) no estado do Paraná" na área de Etnobiologia com pescadores artesanais de ilhas do Paraná (Ilha das Peças e Ilha do Superagui). Os pescadores foram entrevistados com questionários semi-estruturados sobre a ecologia e comportamento da Pontoporia blainvillei e também foram questionados sobre a pesca artesanal realizada por eles. Como retorno para a comunidade, suas famílias e embarcações foram fotografadas e as fotos foram entregues aos pescadores para que eles tivessem esse registro, visto que câmeras fotográficas não eram comuns nas ilhas. No projeto analisou todos os dados das entrevistas, elaborou relatórios técnicos e resumos para apresentar em eventos acadêmicos.

  • 2016 - 2017

    Projeto Tamar

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Realizou atividades de manejo com animais aquáticos de água doce e salgada, e atendimento ao público do centro de visitantes.

  • 2018 - Atual

    Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40