Bruno Siqueira Prudente

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Uberaba (2003). Pós-Graduado em Análises Clínicas pela Universidade de Franca (2005).Mestrado em Microbiologia pela Universidade federal de Uberlândia (2012). Doutorando do Programa de Medicina Tropical e Infectologia da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (2015). Lecionou como professor substituto na UCG (Universidade Católica de Goiás) e titular da ELO Centro de Formação Profissional, ministrando aulas de Microbiologia, parasitologia, Fisiologia e Anatomia. Atuou como Biomédico na Faculdade Talentos Humanos (FACTHUS). Atualmente é professor de Microbiologia e Parasitologia pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e concursado Federal Técnico de Laboratório da UFTM (Universidade Federal do Triangulo Mineiro), lotado no Laboratório de Micologia, atuando na área de coleta, processamento de meios e amostras e no diagnóstico micológico.Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia e Micologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: entomologia,controle biológico, patologia clínica doenças tropicais e saude publica.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Medicina Tropical e Infectologia

2015 - Atual

Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Título: SEQUENCIAMENTO MULTILOCUS E ANÁLISES DAS REGIÕES ITS1-5.8S-ITS2 DE CEPAS DE Histoplasma capsulatum ISOLADAS DE PACIENTES COM AIDS,
Mario León Silva-Vergara. Coorientador: Délio José Mora. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Histoplasmose e aids. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Sequenciamento Multilocus. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas

2011 - 2013

Universidade Federal de Uberlândia
Título: PERFIL POPULACIONAL DE Staphylococcus aureus RESISTENTE A METICILINA DE ORIGEM COMUNITÁRIA E HOSPITALAR EM AMOSTRAS ISOLADAS DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA-UFU DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA,Ano de Obtenção: 2013
Geraldo Batista de Melo.Coorientador: Karinne Carvalho spirandelli. Palavras-chave: hVISA; MIC; Resistência Bacteriana.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Parasitologia. Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas; Saúde humana e serviços sociais.

Especialização em especialização em análises clínicas

2005 - 2005

UNIVERSIDADE DE FRANCA
Título: A Prevalência de Chagas na População Indígena do Maranhão na Tribo Gavião
Orientador: Carlos Henrique Gomes Martins

Graduação em Biomedicina

1999 - 2003

Universidade de Uberaba
Título: Uso do Controle Biológico em Larvas de Aedes aegypti.
Orientador: Rita de cássia Medeiros

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Aplicada.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Helmintologia de Parasitos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Farmacologia Clínica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PRUDENTE, Bruno Siqueira . II CURSO DE VERÃO EM IMUNOPARASITOLOGIA. 2015. (Outro).

PRUDENTE, Bruno Siqueira . II Curso de Verão em Imunoparasitologia. 2015. (Outro).

PRUDENTE, Bruno Siqueira . II Curso de Verão em Imunoparasitologia. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro Mineiro de Biomedicina.Diagnóstico e Identificação de Fungos de Importância Clínica. 2017. (Encontro).

IV Curso de Verão em Imunoparasitologia.Coordenação de Estágio Prático em Micologia. 2017. (Encontro).

XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e do I Encontro do Cone Sul. Inquerito sobre dípteros hematófagos e avaliação de medidas de controle em condomínio horizontal em goiânia- GO. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Adam Henrique Rocha Silveira

Mônica de C. Alves; Rodrigues. F. G.;PRUDENTE, Bruno Siqueira. Medidas Profiláticas Adotadas para Prevenção e Controle de Infecçôes Nosocomiais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdade Talentos Humanos.

Aluno: FERNANDA HERMENEGILDO BARCELOS FERNANDES

Pereira F. C. R.; Natsue N. I.;PRUDENTE, Bruno Siqueira. HPV e sua Importância Devido à sua Alta Prevalência no Desenvolvimento de Lesões Precursoras do Câncer de Colo uterino. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdade Talentos Humanos.

Aluno: Lauanda Vendramini Reis

Natsue N. I.;PRUDENTE, Bruno Siqueira; Ribeiro B. M.. Estudo Comparativo de Vaginoses bacteriana em uma Análise Estatatística em Acadêmicas e Colaboradoras de uma IES. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdade Talentos Humanos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Anderson Assuncao Andrade

ANDRADE, A. A.; BORGES, L. F. A.; Melo, G.B.. Estudo do perfil populacional de Staphylococcus aureus resistente à meticilina de origem comunitária e hospitalar em hospital terciário, na busca de amostras hVISA. 2013. Dissertação (Mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia.

Lourenço Faria Costa

Brito, D von D; RIBAS, R. M.;COSTA, L. F.. Perfil populacional de Staphylococcus aureus persistente a meticilina de origem comunitária e hospitalar em amostras isoladas do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia-UFU do município de Uberlândia. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Imuno e Parasito Apli) - Instituto de Ciências Biomédicas.

Geraldo Batista de Melo

MELO, G. B.; BORGES, L. F. A. E.; ANDRADE, A. A.. Estudo do perfil populacional de Staphylococcus aureus resistente a meticilina de origem comunitária e hospitalar em hospital terceário, na busca de amostras hVISA. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplica) - Universidade Federal de Uberlandia.

Lizandra Ferreira de Almeida e Borges

ANDRADE, A. A.;BORGES, L. F. A.MELO, G. B.. Estudo do perfil populacional de Staphylococcus aureus resistente a meticilina de origem comunitária e hospitalar em hospital terciário, na busca de amostras hVISA. 2013. Dissertação (Mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

César Divino Marques Viana

Avaliação da Presença de Staphylococcus aureus e Pseudomonas Antes e Após a Limpeza e Desinfecção de Leitos em uma UTI de um Hospital Oncológico de Uberaba; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Faculdade Talentos Humanos; Orientador: Bruno Siqueira Prudente;

Suzana Cristina Afonso de Melo

Estudo Comparativo Entre Culturas de Máscaras para Cílios e Pós-Compactos de Uso Pessoal e Compartlhado de Indivíduos que Frequentam Salões de Beleza Localizados na Cidade de Uberaba- MG; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Faculdade Talentos Humanos; Orientador: Bruno Siqueira Prudente;

Lauanda Vendraminin Reis

Estudo da Prevalência de Vaginose Bacteriana em uma Análise Estatística em Acadêmicas e Colaboradoras de uma IES; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Faculdade Talentos Humanos; Orientador: Bruno Siqueira Prudente;

Fernanda H

Barcelos Fernandes; Papiloma Vírus Humano (HPV) e sua Importância Devido à Alta Prevalência no Desenvolvimento de Lesões Precursoras do Câncer de Colo Uterino; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Faculdade Talentos Humanos; Orientador: Bruno Siqueira Prudente;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Karinne Spirandelli Carvalho Naves

PERFIL POPULACIONAL DE Staphylococcus aureus RESISTENTE A METICILINA DE ORIGEM COMUNITÁRIA E HOSPITALAR EM AMOSTRAS ISOLADAS DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA-UFU DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA; 2012; Dissertação (Mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Karinne Spirandelli Carvalho Naves;

Geraldo Batista de Melo

Staphylococcus aureus heterorresistentes, vigilancia e epidemiologia; 2011; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplica) - Universidade Federal de Uberlandia,; Orientador: Geraldo Batista de Melo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LUZ, C. ; SANTOS, A. H. ; LAZZARINI, G. M. J. ; PRUDENTE, Bruno Siqueira ; ROCHA, L. F. N. ; NETTO, M. C. B. . Inquerito sobre dípteros hematófagos e avaliação de medidas de controle em condomínio horizontal em goiânia- GO. In: XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. I Encontro de Medicina do Cone Sul, 2005, Florianópolis. Revista de Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Florianópolis: SBMT Regional de Santa Catarina, 2005. v. 38. p. 57-57.

  • MORA, D. J. ; GABRIEL VALENTE TOZATTI ; PRUDENTE, Bruno Siqueira ; ANDRADE-SILVA, L. E ; FERREIRA-PAIM, K ; SILVA-VERGARA, M. L . Isolation of Cryptococcus neoformans from environmental sources in the Triangulo Mineiro Region. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BOAS, A. V. ; ANDRADE-SILVA, L. E ; PRUDENTE, Bruno Siqueira ; FERREIRA-PAIM, K ; MORA, D. J. ; BRAGINE, T. ; SILVA-VERGARA, M. L . Evaluation in Vitro antifungal Susceptbility of Cryptococcus gattii Isolates by CLSI and Eucast Methods. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BOAS, A. V. ; ANDRADE-SILVA, L. E ; FERREIRA-PAIM, K ; MORA, D. J. ; PRUDENTE, Bruno Siqueira ; BRAGINE, T. ; PRUDENTE, B. S ; SILVA-VERGARA, M. L . Genotyping and Evaluation of Virulence Factors of Clinical and Envioronmental Isolates of Cryptococcus gattii From Brazil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GABRIEL VALENTE TOZATTI ; ANDRADE-SILVA, L. E ; PRUDENTE, Bruno Siqueira ; FERREIRA-PAIM, K ; SILVA-VERGARA, M. L ; MORA, D. J. . ÁRVORES COMO RESERVATÓRIO AMBIENTAL DE FUNGOS PATOGÊNICOS DO COMPLEXO CRYPTOCOCCUS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRAGINE, T. ; ANDRADE-SILVA, L. E ; PRUDENTE, Bruno Siqueira ; SILVA-VERGARA, M. L . Isolation of Fungal Species from Skim, Hair and Nail from HIV/AIDS Patients in a Theching Hospital in Uberaba, Minas Gerais State, Brazil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NAVES, K. S. ; PRUDENTE, Bruno Siqueira ; MELO, G. B. . ESTUDO DO PERFIL POPULACIONAL DE Staphylococcus aureus RESISTENTE A METICILINA DE ORIGEM COMUNITÁRIA E HOSPITALAR EM HOSPITAL TERCIÁRIO, NA BUSCA DE AMOSTRAS hVISA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LUZ, C. ; SANTOS, A. H. ; ASLON, M. ; LAZZARINI, G. M. J. ; PRUDENTE, Bruno Siqueira ; ROCHA, L. F. N. ; NETTO, M. C. B. . Inquerito sobre dípteros hematófagos e avaliação de medidas de controle em condomínio horizontal em goiânia- GO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PRUDENTE, Bruno Siqueira . II CURSO DE VERÃO EM IMUNOPARASITOLOGIA. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PRUDENTE, Bruno Siqueira ; ASLON, M. . Incidência de Chagas na População Indígena do Maranhão. 2005 (Monografia) .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - Atual

Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistênte de Laboratório, Carga horária: 40

2014 - 2017

Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor Técnico de Analise Clínicas, Carga horária: 20

Outras informações:
Supervisor do Estágio Supervisionado de Análises Clínicas para o Curso de Biomedicina da UFTM

2008 - 2010

Faculdade Talentos Humanos

Vínculo: Biomédico, Enquadramento Funcional: Supervisor de Estagio em Microbiologia, Carga horária: 40

Outras informações:
Supervisor de estágio em microbiologia do ultimo ano de graduação do curso de Biomedicina, onde participa de bancas examinadoras, elabora projetos de extensões e supervisiona a realização de práticas laboratoriais de trabalhos científicos.

Atividades

  • 02/2008

    Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia

2004 - 2005

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/2004 - 12/2004

    Ensino, Biomedicina e Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia e Neuroanatomia

2005 - 2010

Elo Centro de formação Profissional

Vínculo: ProfessorTitular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

  • 03/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Leciona aulas de Anatomia, Fisiologia, Parasitologia e Microbiologia para o Curso de Técnico de Enfermagem e, Fisiologia do Trabalho para Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho

2005 - 2007

Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente Administrativo, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2005 - 07/2007

    Direção e administração, Conselho Regional de Medicina, .,Cargo ou função, Cargo Administrativo.

2014 - Atual

Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 16