Gleisequelle Oliveira dos Santos Souza

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Farmácia - PPGF/UFBA com ênfase em Citologia Clínica. Biomédica Coordenadora do Laboratório de Citopatologia do Hospital Estadual da Mulher - Salvador/BA. Supervisora da Pós-graduação em Citologia Clínica pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Pós-graduada em Citologia Clínica pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Fez graduação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Participou do programa de intercâmbio Ciências sem Fronteiras (graduação sanduíche) com o auxílio financeiro da CAPES/CNPq. No mesmo programa, atuou como assistente de pesquisa no Departamento de Pediatria no Centro de Pesquisa da Doença de Kawasaki na University of California, San Diego (UCSD) com ênfase no estudo da caracterização das células T imunitárias e técnicas de cultura celular. No início da graduação atuou como voluntária e bolsista de iniciação científica nas áreas de Virologia Humana, Epidemiologia e Biologia Molecular.

Informações coletadas do Lattes em 06/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Farmácia

2020 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Título: Análise do fluxo, diagnóstico e tratamento das mulheres com lesões pré-malignas e malignas do colo do uterino atendidas no Estado da Bahia
Ricardo David Couto.Coorientador: Júnia Raquel Dutra Ferreira.

Especialização em Citologia Clínica

2017 - 2018

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Título: Desempenho dos laboratórios de citopatologia prestadores de serviço para o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado da Bahia, Brasil

Graduação em andamento em Biomedicina

2012 - Atual

Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduação em Biomedicina

2014 - 2015

Rochester Institute Of Technology
Orientador: em Rochester Institute of Technology ( Jeffrey Cox)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Escola Criação

Formação complementar

2017 - 2018

Especialização em Citologia Clínica. (Carga horária: 1040h). , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.

2016 - 2017

Curso Téorico-Prático em Citologia Ginecológica (Hormonal e Oncótica). (Carga horária: 365h). , LC Laboratório de Citopatologia LTDA, LACITO, Brasil.

2014 - 2015

Biomedical Science. (Carga horária: 600h). , Rochester Institute of Technology, RIT, Estados Unidos.

2014 - 2014

English Language Center Program. (Carga horária: 350h). , Rochester Institute of Technology, RIT, Estados Unidos.

2013 - 2013

Fungos e Micotoxinas em Alimentos. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2009 - 2011

Inglês. (Carga horária: 225h). , Pratical English Course, PEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

SOUZA, G. O. S. . II Feira de Profissões da UESC - Stand da Biomedicina. 2014. .

SOUZA, G. O. S. . Dia do Biomédico na Comunidade. 2013. (Outro).

SOUZA, G. O. S. . I Feira de Profissões da UESC - Stand da Biomedicina. 2013. .

Participação em eventos

19 Congresso Brasileiro de Citologia Clínica - 4ª Jornada Brasileira de Diagnóstico Laboratorial. 2019. (Congresso).

Curso de Lesões Escamosas e Glandulares - Diagnósticos Diferenciais. 2019. (Encontro).

Update Day em Citologia Ginecológica. 2018. (Encontro).

Congresso Brasileiro de Virologia e VIII Encontro de Virologia do Mercosul. Comparative analysis of the saliva and urine samples for congenital CMV infection screening.. 2013. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Virologia e VIII Encontro de Virologia do Mercosul. 2013. (Congresso).

II Workshop de Biologia e Biotecnologia de Micro-organismos: Saúde e Meio Ambiente. 2013. (Outra).

18 Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Santa Cruz. 2012.. 2012. (Seminário).

Curso de Atualizações em Diabetes: Conhecer para Controlar. 2012. (Seminário).

Curso de Biossegurança e Segurança Laboratorial. 2012. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Igor Sales Lago, Oziléia Silva Paixão e Tauane Vilas Boas do

SOUZA, G. O. S.; SILVA, C. A. N.; SANTOS, R. G. D.. PREVALÊNCIA DE NEOPLASIA MAMÁRIA EM MULHERES DE 20 A 39 ANOS NO BRASIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Salvador.

Aluno: Érica De Jesus Fonsêca Simas e Fabrício Pereira De Sousa

SOUZA, G. O. S.; SILVA, C. A. N.; SANTOS, R. G. D.. PREVALÊNCIA DOS CASOS DE HPV E CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO BRASIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Salvador.

Orientou

Ana Laura Santos Anjos

Perfil de mulheres com alterações citológicas encaminhadas para seguimento no Hospital da Mulher, no Estado da Bahia,; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Gleisequelle Oliveira dos Santos Souza;

Foi orientado por

Lauro Juliano Marin

Incidência e aspectos clínicos da infecção congênita por citomegalovírus (CMV) na região de llhéus, Bahia; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Lauro Juliano Marin;

Luciana Debortoli de Carvalho

Subtipagem e análise filogenética do HTLV proveniente de indivíduos do sul da Bahia; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Luciana Debortoli de Carvalho;

Júnia Raquel Dutra Ferreira

Análise do fluxo, diagnóstico e tratamento das mulheres com lesões pré-malignas e malignas do colo uterino atendidas no estado da Bahia; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Junia Raquel Dutra Ferreira;

Produções bibliográficas

  • SANTANA, J.G ; OLIVEIRA, J.S ; SOUZA, G. O. S. ; ALMEIDA, L.S ; JESUS, B. L. S. ; CARDOSO, E.S.C ; MARIN, L.J . THE USE OF SALIVA SAMPLES FOR DETECTION OF CYTOMEGALOVIRUS (CMV) DNA FOR NEONATAL SCREENING OF CONGENITAL INFECTION. In: XXIII Congresso Brasileiro de Virologia e VII Encontro de Virologia do Mercosul, 2012, Foz do Iguaçú. XXIII Congresso Brasileiro de Virologia - Virologia Humana, 2012.

  • FRANÇOSO, M. S. F ; JESUS, B. L. S. ; CARDOSO, E.S.C ; SANTANA, J.G ; OLIVEIRA, J.S ; SOUZA, G. O. S. ; ALMEIDA, L.S ; JÚNIOR, M. H. C ; MARIN, L.J . INCIDÊNCIA DA INFECÇÃO CONGÊNITA POR CMV NA REGIÃO DE ILHÉUS POR TRIAGEM NEONATAL DE SALIVA E URINA. In: XIII Congresso Brasileiro de Biomedicina e I Congresso Internacial, 2012, São Paulo. Congresso Brasileiro e Internacional de Biomedicina - Virologia Humana, 2012.

  • JESUS, B. L. S. ; FRANÇOSO, M. S. F ; SANTANA, J.G ; ALMEIDA, L.S ; OLIVEIRA, J.S ; SOUZA, G. O. S. ; JÚNIOR, M. H. C ; CARDOSO, E.S.C ; MARIN, L.J . A UTILIZAÇÃO DE AMOSTRAS DE SALIVA PARA DETECÇÃO DE DNA DE CITOMEGALOVIRUS (CMV) PARA TRIAGEM NEONATAL DE INFECÇÃO CONGÊNITA. In: CONGRESSO BRASILEIRO E INTERNACIONAL DE BIOMEDICINA, 2012, São Paulo. Congresso Brasileiro e Internacional de Biomedicina - Virologia Humana, 2012.

  • SOUZA, G. O. S. . Diagnóstico Laboratorial do câncer de colo de útero. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, G. O. S. . Câncer de colo de útero e saúde pública: avanços e desafios. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, G. O. S. . Semana do Biomédico. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, G. O. S. . I Simpósio Multidisciplinar de Saúde da Mulher da FTC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, G. O. S. . Simpósio de Biomedicina e Semana do Biomédico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, G. O. S. ; OLIVEIRA, J.S ; CARDOSO, E.S.C ; ZEIDAN, G. C. ; GADELHA, S. R. ; MARIN, L.J . Comparative analysis of the saliva and urine samples for congenital CMV infection screening.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Análise do fluxo, diagnóstico e tratamento das mulheres com lesões pré-malignas e malignas do colo do uterino atendidas no Estado da Bahia, Descrição: O câncer do colo do útero (CCU) ainda ocupa uma posição importante nas causas de morte entre mulheres no Brasil, sendo o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina. Quando diagnosticado e tratado em estádios iniciais, o CCU apresenta alto potencial de cura. No entanto, de acordo com os dados do Plano Estadual de Atenção ao Câncer da Bahia a frequência de mortalidade por CCU em números absolutos chamam à atenção, e apesar de ser passível de prevenção, o número de casos e de óbitos na Bahia apresenta crescimento, possivelmente devido ao diagnóstico tardio dessa doença. O incentivo à implantação e implementação de unidades e de serviços destinados à assistência de média complexidade possibilitou mais um apoio no diagnóstico de referência regional no combate ao CCU, a exemplo do Hospital Estadual da Mulher. Dessa forma, este estudo propõe avaliar o fluxo de encaminhamento e continuidade do diagnóstico e tratamento das mulheres atendidas na unidade com resultado de lesões pré-malignas e malignas de colo uterino. Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo, descritivo e quantitativo, onde serão analisados os dados provenientes dos prontuários eletrônicos registrados no sistema de gestão hospitalar no período de janeiro de 2017 a janeiro de 2020, das mulheres com resultados dos exames citopatológicos alterados. O desenvolvimento deste projeto foi elaborado por meio de etapas subsequentes, iniciando pela coleta de dados com as seguintes variáveis: idade, município de residência e os motivos de encaminhamento. Após esta etapa, a coleta de dados foi destinada a fim de obter as classificações das lesões pré-malignas e malignas, a concordância dos exames no diagnóstico das lesões e os diferentes tipos de tratamentos adotados. Espera-se com os resultados do estudo, uma maior compreensão a respeito da demanda do encaminhamento, dos possíveis interferentes e fatores nos tempos de resolução da doença e da conclusão do tratamento do CCU no estado da Bahia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gleisequelle Oliveira dos Santos Souza - Integrante / Junia Raquel Dutra Ferreira - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    Subtipagem e análise filogenética do HTLV proviniente de indivíduos do Sul da Bahia., Descrição: O HTLV-1 é o agente causador de várias síndromes como a Mielopatia Associada ao HTLV / Paraparesia Espástica Tropical HAM/TSP, uma doença de natureza degenerativa inflamatória, a Leucemia Linfoma de Células T do Adulto (ATLL) doença de natureza neoplásica e outras doenças auto-imunes e reumáticas, como Artrite Reumatóide (AR), Síndrome de Sjögren (SS), Polimiosite e Fibromialgia. Estas patologias desencadeiam manifestações debilitantes nos indivíduos infectados, sendo observadas altas taxas de morbidade e mortalidade. Este projeto visa a subtipagem das amostras positivas para o HTLV-1 por biologia molecular para conhecermos a soroprevalência do subtipo viral que circula na região sul da Bahia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gleisequelle Oliveira dos Santos Souza - Integrante / Luciana Debortoli Carvalho - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    Estudo da caracterização das células T imunitárias na Doença de Kawasaki, Descrição: Assistente de pesquisa no Departamento de Pediatria no Centro de Pesquisa da Doença de Kawasaki na University of California, San Diego (UCSD) com ênfase no estudo da caracterização das células T imunitárias e técnicas de cultura celular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gleisequelle Oliveira dos Santos Souza - Coordenador / Dra. Alessandra Franco - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Caracterização genotípica da glicoproteína B do CMV em crianças com infecção congênita., Descrição: O Citomegalovírus (CMV) é a causa mais comum de infecção congênita em todo o mundo, com prevalência de 0,2% a 3% de todos os nascimentos, sendo maior em populações em que a soro positividade materna é elevada, como em países em desenvolvimento. A infecção congênita pelo CMV é um importante problema de saúde pública no país, acometendo recém-nascidos logo ao nascimento ou desenvolvendo futuras sequelas e progressivas, sendo importante a detecção precoce das crianças infectadas para acompanhamento e, se necessário intervenção terapêutica. O CMV apresenta diversas cepas diferentes que podem estar relacionadas com a suscetibilidade a infecção, a presença de sintomas e até a gravidade da doença apresentada pelas crianças infectadas. A glicoproteína B é um importante antígeno de superfície que está relacionada com a infecção e disseminação do vírus no hospedeiro e pode diferenciar o CMV em quatro genótipos diferentes. A diferenciação das diferentes cepas de acordo com a glicoproteína B encontradas nas crianças infectadas pode ajudar a determinar o perfil da infecção pelo CMV quanto à possível gravidade da doença no recém-nascido. Objetivamos com este estudo prospectivo determinar a incidência da infecção congênita pelo CMV em crianças nascidas na região de Ilhéus ? BA no período de um ano através de uma triagem neonatal pela detecção do DNA viral através da PCR em amostras de saliva de 2.100 crianças nascidas na Maternidade Santa Helena do Hospital São José em Ilhéus. Também objetivamos genotipar a glicoproteína B do CMV e comparar as diferentes cepas encontradas nas crianças sintomáticas e assintomáticas na tentativa de diferenciar as cepas mais patogênicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gleisequelle Oliveira dos Santos Souza - Integrante / Emanuelle Santos de Carvalho Cardoso - Integrante / Lauro Juliano Marin - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Incidência e aspectos clínicos da infecção congênita por citomegalovírus (CMV) na região de llhéus, Bahia., Descrição: O CMV é a causa mais comum de infecção congênita em todo o mundo, com prevalência de 0,2% a 3% de todos os nascimentos, sendo maior em populações em que a soro positividade materna é elevada. Estudos documentam que até 90% das crianças não apresentam sintomas ao nascer, porém, estudos longitudinais de crianças identificadas ao nascimento e aparentemente assintomáticas têm mostrado que sequelas tardias podem manifestar-se meses e até anos após o nascimento (DAHLE et al, 2000). Uma triagem neonatal é importante para determinação da incidência e para o diagnóstico precoce da infecção congênita pelo CMV e diversas amostras clínicas como a urina e saliva podem ser utilizadas para este diagnóstico na detecção do DNA viral pela PCR. Embora a urina seja o material biológico utilizado para a detecção viral do CMV no recém-nascido, algumas vantagens são demonstradas pela saliva quando utilizada em uma triagem neonatal em grande escala, tais como, a facilidade da coleta do material pelo menor tempo do procedimento comparado à urina, a não contaminação com mecônio, o não desconforto causado pela colocação de sacos coletores, fatores que levam a uma perda substancial de amostras clínicas de urina prejudicando assim a triagem neonatal e que podem ser evitados pela coleta de saliva. O diagnóstico precoce desta infecção torna-se importante tanto para intervenção terapêutica, diminuindo os riscos de morbidade e mortalidade dos recém-nascidos sintomáticos, quanto para a determinação de risco de sequelas futuras nos recém-nascidos assintomáticos ao nascimento (MIURA, et al., 2006). Compreendendo a importância dessa infecção, o estudo tem como objetivo determinar a incidência da infecção congênita por CMV através de uma triagem neonatal pela coleta de saliva de 2100 crianças nascidas na Maternidade Santa Helena em Ilhéus-Bahia e acompanhar a evolução da doença e sequelas futuras que possam ser ocasionadas por esta infecção nas crianças infectadas, além de comparar a gravidade ou não da doença com os diferentes genótipos do CMV.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gleisequelle Oliveira dos Santos Souza - Integrante / Jéssica Gois Santana - Integrante / Jaqueline Silva de Oliveira - Integrante / Lorena da Silva Almeida - Integrante / Bruna Lais Santos de Jesus - Integrante / Emanuelle Santos de Carvalho Cardoso - Integrante / Lauro Juliano Marin - Coordenador.

Prêmios

2015

The Dean's List, 2015.1, Rochester Institute of Technology.

2015

The Dean's List, 2015.2, Rochester Institute of Technology.

2014

Bolsa de Graduação Sanduíche no Exterior pelo "Science Without Borders Program"., Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior..

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professora convidada

Outras informações:
Curso de Especialização em Citologia Clínica promovido pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

2016 - 2017

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora Voluntária, Carga horária: 6

Outras informações:
Histologia Humana

2016 - 2016

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Voluntária, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora Voluntária do Programa UESC English lecionando para o nível Intermediário II (Upper Intermediate)

2013 - 2014

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Estagiária Voluntária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10

2015 - 2015

University of California, San Diego

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 35

2021 - Atual

HOSPITAL ESTADUAL DA MULHER

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Biomédica Coordenadora, Carga horária: 40

2018 - 2021

HOSPITAL ESTADUAL DA MULHER

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Biomédica Citopatologista, Carga horária: 36