Raissa Conrado Biriba

Mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, através do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduacão em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC-UFBA). Possui graduação em Comunicação Social - Produção em Comunicação e Cultura, pela Faculdade de Comunicação da UFBA. Membro do grupo de pesquisa GIRA (Grupo de pesquisa em Culturas indígenas, Repertórios afro-brasileiros e populares) da Escola de Dança da UFBA e do RETINA (Recherches Esthétiques & Théorétiques sur les Images Nouvelles & Anciennes). Em 2011, realizou mobilidade acadêmica para Universidade Paris 8 (França) no curso de Informação e Comunicação. Bailarina e professora de balé clássico cubano certificada pela Escola Nacional de Balé de Cuba no Brasil - ENBC Brasil. Foi professora de balé clássico da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (2014 a 2016). Tem experiência e formação na área da dança, mediação cultural e elaboração de projetos com enfoque na área de cultura e desenvolvimento.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade

2016 - 2019

Universidade Federal da Bahia
Título: Espetáculos de dança soteropolitanos: uma análise da cena contemporânea de obras coreográficas em Salvador (BA),Ano de Obtenção: 2019
Gisele Marchiori Nussbaumer.Coorientador: Laudemir Pereira dos Santos - Lau Santos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Dança; Identidade; Cena; Contemporaneidade; Produção Cultural.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Cênicas.

Graduação em Comunicação Social

2009 - 2013

Universidade Federal da Bahia
Título: I Encontro Brasileiro de Danças Étnicas - Corpos, Saberes e Sociedade
Orientador: Sérgio Sobreira Araújo

Graduação em Informação e Comunicação

2011 - 2012

Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Formação no Método Griotlab - Nível 1. (Carga horária: 6h). , Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, EDFUNCEB, Brasil.

2018 - 2018

Workshop de Repertório do Grupo Corpo - balés 21 e Parabelo. (Carga horária: 5h). , Instituto Cultural Corpo, ICC, Brasil.

2017 - 2017

Balé Clássico Cubano - Nível profissional/médio 1. , Escola de Dança Juliana Stagliorio, IES, Brasil.

2017 - 2017

Formação no método cubano de balé - 4ª ano elementar. (Carga horária: 6h). , Escola Nacional de Balé de Cuba no Brasil, ENBC - BRASIL, Brasil.

2017 - 2017

Formação no método cubano de balé - 3˚ ano elementar. (Carga horária: 6h). , Escola Nacional de Balé de Cuba no Brasil, ENBC - BRASIL, Brasil.

2017 - 2017

Balé clássico cubano - Nível profissional/médio 1. , Escola Nacional de Balé da República de Cuba, ENBC, Cuba.

2016 - 2016

Formação no método cubano de balé - 1˚ ano Elementar. (Carga horária: 6h). , Escola Nacional de Balé de Cuba no Brasil, ENBC - BRASIL, Brasil.

2016 - 2016

Tópicos Especiais em Artes Cênicas - crítica e recepção. (Carga horária: 51h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2016 - 2016

Formação no método cubano de balé - 2˚ ano elementar. (Carga horária: 6h). , Escola Nacional de Balé de Cuba no Brasil, ENBC - BRASIL, Brasil.

2015 - 2015

Técnica Griot Lab. (Carga horária: 56h). , Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, EDFUNCEB, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Formação de Mediadores para a 3a Bienal da Bahia. (Carga horária: 160h). , Escola de Belas Artes UFBA, EBA UFBA, Brasil.

2013 - 2014

Formação de professor de balé clássico - método LBO. (Carga horária: 122h). , Instituto de Excelência em Saúde, IES, Brasil.

2010 - 2010

Corel Draw X3. (Carga horária: 14h). , Náutilus, NCT, Brasil.

2010 - 2010

Oficina de Montagem. (Carga horária: 8h). , Coordenação de Arte e Cultura da Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2009 - 2009

Oficina de Cineclubismo. (Carga horária: 40h). , União Nacional dos Estudantes, UNE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cultura/Especialidade: Produção em Comunicação e Cultura.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cultura.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Comunicação Social.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Mediação Cultural.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Cênicas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

3˚ Encontro Nacional de Produção Cultural. 2013. (Encontro).

I Encontro de Cheganças da Bahia. 2013. (Encontro).

X Colóquio Franco-Brasileiro de Estética.Apresentação da Performance Maria Meia Noite. 2013. (Outra).

6˚ Bienal de Cultura da UNE. 2009. (Encontro).

V Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. 2009. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gisele Marchiori Nussbaumer

NUSSBAUMER, G. M.; SEVERINO, J. R.; SANTOS, L. P.; FERRAZ, F. M. C.. Espetáculos de dança: fruição, desenvolvimento e territorialidade na cena contemporânea de Salvador. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

Leonardo Figueiredo Costa

SOBREIRA, S.NUSSBAUMER, G.COSTA, L. F.. I Encontro Brasileiro de Danças Étnicas: corpos, saberes e sociedades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Produção em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Laudemir Pereira dos Santos - Lau Santos

Gisele Marchiori Nussbaumer;SANTOS, Laudemir Pereira dos; Fernando Ferraz; José Roberto Severino. Espetáculos de Dança: fruição, desenvolvimento e territorialidade na cena contemporânea de Salvador. (BA). 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

Laudemir Pereira dos Santos - Lau Santos

Gisele Marchiori Nussbaumer;SANTOS, Laudemir Pereira dos; Fernando Ferraz; José Roberto Severino. Espetáculos de Dança: fruição, desenvolvimento e territorialidade na cena contemporânea de Salvador. (BA). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

Fernando Marques Camargo Ferraz

FERRAZ, F. M. C.; NUSSBAUMER, G. M.; SEVERINO, J. R.. Espetáculos de Dança Soteropolitanos: uma nanálise da cena contemporânea de obras coreográficas em Salvador-BA.. 2019. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

Fernando Marques Camargo Ferraz

NUSSBAUMER, G. M.; SANTOS, L. P.;FERRAZ, F. M. C.; SEVERINO, J. R.. Espetáculos de Dança: fruição, desenvolvimento e territorialidade na cena contemporânea de Salvador (BA). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gisele Marchiori Nussbaumer

Espetáculos de dança soteropolitanos: uma análise da cena contemporânea de obras coreográficas em Salvador/BA; 2019; Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Gisele Marchiori Nussbaumer;

Sérgio Sobreira Araujo

I Encontro Brasileiro de Danças Étnicas: corpos, saberes e sociedades; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Sérgio Sobreira Araujo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BIRIBA, R. C. . ESPETÁCULO: ANÁLISE CONCEITUAL NA PERSPECTIVA DA ETNOPESQUISA CRÍTICA E MULTIRREFERENCIAL. In: XIII ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2017, Salvador/BA. EDIÇÃO 2017 ? XIII ENECULT, 2017. v. 1.

  • BIRIBA, R. C. . ESPETÁCULO: ANÁLISE CONCEITUAL NA PERSPECTIVA DA ETNOPESQUISA CRÍTICA E MULTIRREFERENCIAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BIRIBA, R. C. . Maria Meia Noite - perspectivas sobre produção em dança na cidade de Salvador/BA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BIRIBA, R. C. . Princípios e Métodos do Ballet Clássico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BIRIBA, R. C. . Produção Cultural para Dança: O produtor, noções de elaboração de projeto e perspectivas de financiamento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BIRIBA, R. C. ; Laura Cardoso ; Tupã Cultura . Escola de Dança Juliana Stagliorio. 2016.

BIRIBA, R. C. . Advanced Ballet. 2010.

BIRIBA, R. C. . Maria Meia Noite. 2013.

BIRIBA, R. C. . Ora Yê Yê Ô. 2012.

BIRIBA, R. C. ; Jaci Mattos . Maloca Portátil. 2012.

BIRIBA, R. C. ; SILVA, D. . Tradições de uma Bahia. 2017. Coreográfica.

BIRIBA, R. C. ; Paco Gomes . Jiberessú. 2015. Performática.

BIRIBA, R. C. ; Paco Gomes . Jiberessú. 2015. Performática.

BIRIBA, R. C. ; Uriel Trindade ; Juliana Stagliorio . Lua e Flicts. 2015. Performática.

BIRIBA, R. C. . Flora. 2015. Coreográfica.

BIRIBA, R. C. . Agô Omi. 2015. Coreográfica.

BIRIBA, R. C. ; Paco Gomes . Orixá Contemporaneus. 2015. Performática.

BIRIBA, R. C. . Aimoré. 2015. Coreográfica.

BIRIBA, R. C. . X Lavage de la Madeleine. 2011. Coreográfica.

BIRIBA, R. C. . Fête de la Ville Montreuil. 2011. Coreográfica.

BIRIBA, R. C. . Oficina Nacional de Dança Contemporânea - XVI Edição. 2014 (Evento).

Amélia Conrado ; Ricardo Biriba ; BIRIBA, R. C. . Maria Meia Noite. 2013 (Montagem de Espetáculo de dança).

BIRIBA, R. C. . Plataforma Internacional de Dança - PID. 2012 (Dança).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Maria Meia Noite - perspectivas sobre produção em dança na cidade de Salvador/BA, Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver aspectos fundamentais relacionados à experiência de produção em dança com a obra Maria Meia Noite (2014), aprovada no Edital Setorial de Dança do Fundo de Cultura da Bahia. Sob orientação da prof. Dra Amélia Conrado, essa pesquisa vem contribuindo na discussão da obra em alguns eventos científicos, apresentados pela Diretora Pesquisadora Amélia Conrado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raissa Conrado Biriba - Integrante / Amélia Vitória de Souza Conrado - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia. , Rua da Oração, Centro, 40020306 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (071) 31166644

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Grupo RETINA

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2011 - 2012

    Y'a d'la Voix !

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Produção e Assessoria de Comunicação, Carga horária: 25

    Outras informações:
    Estágio na École de Chant d'interprétation et de Musiques actuelles Y'a d'la Voix! - Paris, França. Produção de espetáculos de Música e assessoria de comunicação.

  • 2013 - 2014

    Escola de Dança Juliana Stagliorio

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Formação de Bailarino Clássico, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Professora do Método Cubano de Ballet Clássico.

  • 2010 - 2010

    Serviço Social da Indústria - SESI

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Produção, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Assistente de Produção do Programa Arte na Empresa e da Companhia de Teatro SESI.

  • 2010 - 2010

    Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador, APAE/Salvador

    Vínculo: Assistente de Produção, Enquadramento Funcional: Produção, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Assistente de Produção dos espetáculos Contando Histórias e Orquestra de Atabaques, pelo projeto Tô no Pelô, financiado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia.

  • 2009 - 2010

    AIESEC Salvador

    Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Comunicação, Carga horária: 25

    Outras informações:
    Membro da área de Marketing e Comunicação. A AIESEC é reconhecida pela UNESCO como a maior organização de jovens universitários do mundo. Está presente em 113 países e territórios e tem mais de 86.000 membros.

  • 2014 - 2016

    Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Dança (REDA), Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professora de ballet clássico cubano - contrato REDA

  • 2014 - Atual

    Tupã Cultura e Desenvolvimento

    Vínculo: diretora sócia, Enquadramento Funcional: produtora cultural e professora de dança, Carga horária: 40

    Outras informações:
    A TUPÃ cultura e desenvolvimento é uma empresa de produção e desenvolvimento de projetos culturais nas áreas de artes cênicas, música, cinema, audiovisual, Literatura e comunicação. Direcionada à criação e gestão de atividades socioculturais, calendarizadas ou não, de cunho educacional, artístico, acadêmico e recreativo para estes setores, a TUPÃ possui ênfase na realização de projetos voltados ao fomento, difusão e valorização das culturas populares, étnicas e identitárias.