Helena Tavares Gonçalves

Atualmente realiza o curso de doutorado em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas, na linha de pesquisa de "Patrimônio Cultural e Memória Social" . Possui Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (2014). É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2010), nas modalidades Bacharel em Antropologia e Licenciatura em Ciências Sociais Geral (2011). Durante a graduação atuou na área de antropologia realizando estudos referentes as manifestações culturais populares relacionadas às dinâmicas de espetacularização e interface com o turismo; no mestrado realizou estudos sobre centros históricos, políticas de preservação e reconhecimento de patrimônios culturais e gestão do patrimônio cultural à luz da antropologia e sociologia. Atuou na área de gestão do Patrimônio Cultural na Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Estado do Amapá, nas áreas do patrimônio material, patrimônio imaterial, patrimônio arqueológico e educação patrimonial. Desenvolveu trabalhos de consultoria para a UNESCO na área de acompanhamento da Política de Patrimônio Imaterial em parceria com a Superintendência do do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Estado de São Paulo.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciências Sociais

2017 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Antônio Augusto Arantes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Patrimônio cultural; memória social; sítios históricos; Antropologia.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Mestrado profissional em Mestrado em Patrimônio Cultural

2011 - 2014

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF
Título: O Porto e a Casa: Dinâmicas de transformação no uso do centro histórico de João Pessoa (PB), Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Rogério Proença Leite
Coorientador: Emanuel Oliveira Braga. Bolsista do(a): Instituto do Patrimônio Historico e Artítico Nacional, IPHAN, Brasil. Palavras-chave: Patrimônio cultural; Políticas culturais; Espaços públicos; Centros históricos.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana. Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.

Graduação em Ciencias Socias

2006 - 2010

Universidade Estadual de Campinas
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

antropologia do folclore. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2008 - 2008

antropologia do negro no Brasil. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Patrimônio Cultural.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas culturais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2 Jornada do Patrimônio.Formas de apropriação e usos sociais de espaços patrimonializados.. 2016. (Outra).

I Jornada do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural.Centro Histórico de João Pessoa. O caso do Porto do Capim.. 2015. (Encontro).

I Simpósio dos Mestrados Profissionais em Patrimônio e Bens Culturais.O Centro Histórico de João Pessoa: entre imagens idealizadas do passado e do futuro. 2015. (Simpósio).

As Ruínas da Patrimonialização.O centro histórico de JOão Pessoa e o caso do projeto de revitalização do Porto do Capim. 2014. (Seminário).

Oficina de Educação Patrimonial do contingente do Ex-Guardas Territorial do Amapá. 2014. (Oficina).

IV Urbicentros.Entre imagens idealizadas do passado e do futuro: o Porto do Capim como Patrimônio Cultural.. 2013. (Seminário).

X graduação em campo.MERCADO E FESTA. Apropriações e Negociações do Popular. A festa de Iemanjá - BA.. 2010. (Encontro).

XVIII Congresso interno de iniciação cientifica. MERCADO E FESTA. Apropriações e Negociações do Popular. A festa de Iemanjá - BA.. 2010. (Congresso).

Educação Quilombola. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Joseane Paiva Macedo Brandão

Leite, R. P:; Tamaso, I.;BRANDÃO, J. P. M.. O Porto e a Casa: Dinâmicas de transformação no uso dos espaços no centro Histórico de João Pessoa (PB). 2014. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.

Renata de Sá Gonçalves

CASCO, A. C. A. J.;GONÇALVES, R. S.. O porto e a casa: dinamicas de transformação dos usos dos espaços no centro histórico de Joao Pessoa- PB. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Patrimônio) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Izabela Maria Tamaso

LEITE, R. P.;TAMASO, IZABELA; BRAGA , E. O.; BRANDAO, J.. O PORTO E A CASA: Dinâmicas de transformação no uso dos espaços do centro histórico de João Pessoa (PB). 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Patrimônio Cultural) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Karina Nymara

O Santo da Casa e o Snato da Festa: a circulação dos santos antigos em Mazagão Velho no Amapá; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Patrimônio Cultural) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, Instituto do Patrimônio Historico e Artítico Nacional; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Emanuel Oliveira Braga

O porto e a casa: dinâmicas de transformação dos usos dos espaços do Centro Histórico de João Pessoa/PB; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural) - Coordenação de Pesquisa e Documentação/IPHAN, Coordenação de Pesquisa e Documentação/IPHAN; Coorientador: Emanuel Oliveira Braga;

Carla Gisele Macedo Santos Martins Moraes

O Porto e a Casa: dinâmicas de transformação dos usos dos espaços do Centro Histórico de João Pessoa; Início: 2011; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Fundação Darcy Ribeiro; (Coorientador);

Antonio Augusto Arantes Neto

Entre materialidades e simbologias: O centro histórico de João Pessoa e a ritualização de ?novos? usos; ; Início: 2017; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rogério Proença de Sousa Leite

O Porto e a Casa: dinamicas de transformaçao no uso dos espaços no centro de Joao Pessoa; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Preservaçao do Patrimonio) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF,; Orientador: Rogerio Proença de Sousa Leite;

Emilia Pietrafesa de Godoi

Mercado e Festa; Apropriações e negociações do popular: a festa de Iemanjá (BA); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Emilia Pietrafesa de Godoi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GONÇALVES, H. T. . Renda renascença e possíveis formas de proteção do conhecimento tradicional das rendeiras de Zabelê ? PB. In: Adriana Sanajotti Nakamuta; Carla Arouca Belas. (Org.). Caderno de Estudos PEP-MP. Reflexões discentes nas práticas interdisciplinares.. 1ed.Rio de Janeiro: IPHAN/DAF/COPEDOC, 2015, v. 10, p. 98-106.

  • GONÇALVES, H. T. . MERCADO E FESTA. Apropriações e Negociações do Popular. A festa de Iemanjá - BA.. In: XVIII Congresso Interno de Iniciação Científica, 2010, Campinas. XVIII Congresso interno de iniciação cientifico. campinas: editora unicamp, 2010.

  • GONÇALVES, H. T. . MERCADO E FESTA. Apropriações e Negociações do Popular. A festa de Iemanjá - BA.. In: X graduação em campo, 2010, São Paulo. X Graduação em Campo, 2010.

  • GONÇALVES, H. T. . Políticas e Práticas de preservação: uma análise comparativa entre os centros históricos de Iguape (SP) e João Pessoa (PB0. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Gonçalves, H. T. ; GONÇALVES, H. T. . Formas de apropriação e usos sociais de espaços patrimonializados.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GONÇALVES, H. T. . Centro Histórico de João Pessoa (PB): entre imagens idealizadas do passado e do futuro. O caso do Porto do Capim.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GONÇALVES, H. T. . Centro Histórico de João Pessoa (PB): entre imagens idealizadas do passado e do futuro. O caso do Porto do Capim.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GONÇALVES, H. T. . O Centro Histórico de João Pessoa e o caso do Projeto de Revitalização do Porto do Capim. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GONÇALVES, H. T. . Entre as imagens idealizadas do passado e do futuro: O Porto do Capim enquanto Patrimônio Cultural Nacional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GONÇALVES, H. T. . O Porto e a Casa: Dinâmicas de transformação no uso do centro histórico de João Pessoa (PB). 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GONÇALVES, H. T. . Mercado e Festa: Apropriações e Negociações do popular. A Festa de Iemanjá (BA). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GONÇALVES, H. T. . Mercado e Festa: Apropriações e negociações do popular. A Festa de Iemanjá (BA).. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GONÇALVES, H. T. . Mercado e Festa. Apropriações e negociações do popular. A Festa de Iemanjá (BA). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Marques, M. ; GONÇALVES, H. T. . Nebulosa Silenciosa. 2010. Vídeo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Prêmio de Mérito Científico, CNPq.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2015

    Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - AP

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Unesco, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Consultoria contratada pela UNESCO para o acompanhamento das ações vinculadas à Política Nacional do Patrimônio Imaterial na Superintendência do IPHAN em São Paulo.

  • 2014 - 2015

    Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - AP

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe de Divisão Técnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2013

    Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - PB

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2011

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: bolsista PAD, Enquadramento Funcional: Monitoria Antropoligia III, Carga horária: 12

  • 2006 - 2008

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa Comunidade Quilombolas - Unicamp, Carga horária: 15

    Atividades

    • 01/2012

      Extensão universitária , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .,Atividade de extensão realizada, Moradia e Moradores no Maracatu.

    • 07/2006 - 02/2008

      Extensão universitária , Faculdade de Engenharia de Alimentos, .,Atividade de extensão realizada, Programa Comunidades Quilombolas.

  • 2015 - 2015

    Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

    Outras informações:
    Trabalhos de acompanhamento do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial junto a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em São Paulo.