Marcelo Neto Galvão

Doutor em Etnobotânica pelo Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Curador da Coleção Botânica de Plantas Medicinais de Farmanguinhos-FIOCRUZ. Botânico da Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS) / Farmanguinhos-FIOCRUZ. Professor Colaborador do curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade do NGBS/Fiocruz. Editor Científico e Editor da Área de Botânica da Revista Fitos de Farmanguinhos/Fiocruz. Atua em projetos e assessoria a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de fitomedicamentos e plantas medicinais através do Sistema Nacional das RedesFito em todo Brasil. Área de ênfase: Etnobotânica, Plantas Medicinais, Botânica Aplicada a PD&I em medicamentos da biodiversidade, Etnofarmacologia.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Cìências Biológicas

2008 - 2012

Museu Nacional / UFRJ
Título: Etnobotânica na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro: uso de recursos vegetais na Vila do Abraão e Praia da Longa
Luci de Senna Valle. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: etnobotânica; ilha grande.

Mestrado em Ciências Biológicas - Botânica

2005 - 2007

Museu Nacional/UFRJ
Título: PALINOLOGIA DE ESPÉCIES DE ASTERACEAE MARTINOV DE UTILIDADE MEDICINAL PARA A COMUNIDADE DA VILA DOIS RIOS, ILHA GRANDE, ANGRA DOS REIS, RIO DE JANEIRO, BRASIL,Ano de Obtenção: 2007
Vania Gonçalves Lourenço Esteves.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Palinologia; Plantas Medicinais; ilha grande.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Botânica Aplicada.

Graduação em Ciencias Biologicas

2000 - 2004

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Intr.Jurid.de Prot. e Valoriz. da Biodiversidade. (Carga horária: 20h). , Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, IP/JBRJ, Brasil.

2011 - 2011

Escalada em Rocha. (Carga horária: 27h). , Companhia da Escalada, CDE, Brasil.

2004 - 2004

Atualiz. Met. Etnobotânica e Botânica Econom.. (Carga horária: 8h). , Sociedade Botânica do Brasil, SBB, Brasil.

2004 - 2004

Tópicos Interdisc. Ecol. Humana e Bioantropologia. (Carga horária: 60h). , Museu Nacional / UFRJ, MN / UFRJ, Brasil.

1990 - 1999

Formação em Inglês. (Carga horária: 600h). , Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, SBCI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Bem.

Francês

Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Botânica Aplicada.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

68°Congresso Nacional de Botânica. Botânica Aplicada a Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Fitomedicamentos. 2017. (Congresso).

III Encontro Mineiro de Coleções Biológicas.A Coleção Botânica de Plantas Medicinais de Farmanguinhos. 2017. (Encontro).

Semana Acadêmica da Universidade Castelo Branco.Conservação e Turismo em paraísos Ecológicos: Etnobotânica na Ilha Grande. 2017. (Outra).

Workshop Biodiversity and Biobank. 2017. (Outra).

II Simpósio Latino-americano de Coleções Biológicas e Biodiversidade: Saúde e Ambiente. 2015. (Simpósio).

Lançamento do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr.Lançamento do SiBBr. 2014. (Outra).

Primeira Roda de Conversa das RedesFito, o papel do P&D na inovação de medicamentos da biodiversidade. 2014. (Outra).

64º Congresso Nacional de Botânica. ETNOBOTÂNICA NO RECONHECIMENTO DE ESPÉCIES DE INTERSSE MEDICINAL PARA O PROJETO PROFITO PEDRA BRANCA - FIOCRUZ. 2013. (Congresso).

64º Congresso Nacional de Botânica. MODERNIZAÇÃO DO HERBÁRIO FARMÁCIAS VERDES (FFAR) E CONTRIBUIÇÕES AO NGBS- FIOCRUZ. 2013. (Congresso).

64º Congresso Nacional de Botânica. SISTEMAS AGROFLORESTAIS MEDICINAIS,IMPLANTADOS POR AGRICULTORES FAMILIARES DO ENTORNO DO MACIÇO DA PEDRA BRANCA,PROJETO PROFITO RIO DE JANEIRO/RJ.. 2013. (Congresso).

V Seminário das RedesFito: Inovação em Medicamentos da Biodiversidade em Tempos de Desenvolvimento Sustentável. 2013. (Seminário).

Semana de Fármácia.Etnobotanica e Etnofarmacologia. 2012. (Outra).

XVIII Semana de Biologia da UERJ.Semana de Biologia da UERJ. 2011. (Outra).

61 Congresso Nacional de Botânica. Etnobotâniica na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro: Uso de Recursos Vegetais na Vila do Abraão e Praia da Longa. 2010. (Congresso).

59º. Congresso Nacional de Botânica. Estrutura e Diversidade Florística da Reserva Florestal Vista Chinesa ? FEEMA, Rio de Janeiro. 2008. (Congresso).

59º. Congresso Nacional de Botânica. Plantas Medicinais usadas na comunidade da Vila Dois Rios, Ilha Grande, Rio de Janeiro, Brasil.. 2008. (Congresso).

Museu Nacional/UFRJ: 190 anos de Ciência, História e Cultura.Tempero e saúde: conheça melhor suas aplicações e propriedades. 2008. (Outra).

57° Congresso Nacional de Botânica. Palinologia de espécies e Asteraceae medicinais utilizadas pela comunidade de Vila Dois Rios na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. 2006. (Congresso).

69ª Reunião Científica da Sociedade Botânica do Brasil.. 2006. (Outra).

55o. Congresso Nacional de Botânica.. Plantas Medicinais Tradicionalmente Utilizadas Pela Comunidade de Vila Dois Rios na Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ.. 2004. (Congresso).

65ª Reunião Científica da Sociedade Botânica do Brasil. 2004. (Outra).

Seminário: ?La Etnobotanica como herramienta para la conservacion?. 2004. (Seminário).

54o. Congresso Nacional de Botânica.. Plantas Tradicionalmente Utilizadas Pela Comunidade da Vila do Abraão na Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ.. 2003. (Congresso).

X Semana de Biologia da UERJ.. 2003. (Outra).

Semana UERJ de Meio Ambiente.Visita guiada à Floresta da Tijuca. 2002. (Outra).

V Encontro Aberto do Grupo de Ação Coordenada em Ensino de Ciências do Estado do Rio de Janeiro ? Linguagens e tecnologia educacional: diferentes abordagens na educação em Ciências.. 2002. (Outra).

Semana UERJ de Meio Ambiente.Semana UERJ de Meio Ambiente. 2001. (Oficina).

V MOSTRA DE EXTENSÃO ? Departamento de Projetos e Programas de Extensão/Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da UERJ.. 2001. (Outra).

XII EDIÇÃO do UERJ SEM MUROS.Ciência no Dia a Dia. 2001. (Outra).

? XI Seminário de Iniciação Científica do Programa de Orientação Científica do Centro Universitário da Tijuca..Aplicação de Técnicas Cirúrgicas para Seres Humanos em Cobaias Experimentais. 1996. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Lavinia de Carvalho Brito

GALVÃO, M. N.. PROFITO - Desafios e Soluções de um Caso de Sucesso. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade) - Farmanguinhos / FIOCRUZ.

Aluno: Lília Maria Valente Seidensticker Gomes

GALVÃO, M. N.. Proposta de Projeto Intervenção - Resgate e Uso das Plantas Medicinais em uma Comunidade Tradicional do Mosaico da Bocaina. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade) - Farmanguinhos / FIOCRUZ.

Aluno: Andre Mesquita Marques

GALVÃO, M. N.. Potencial Químico e Farmacológico de Echinodorus grandiflorus: Uma espécie de uso popular com grande potencial para desenvolvimento de um fitomedicamento no país.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade) - Farmanguinhos / FIOCRUZ.

Aluno: Juarez Silva Araújo

GALVÃO, M. N.; MAGALHAES-FRAGA, S. A.; Morelli-Amaral, V.F.. Contribuições da Agricultura Biodinâmica na Inovação de Medicamentos a partir da Biodiversidade Brasileira. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos) - Farmanguinhos / FIOCRUZ.

Aluno: Silvana Gomes de Araujo

GALVÃO, M. N.; SILVEIRA, C.; MORELLI-AMARAL, V. F.. Perspectivas e desafios para o desenvolvimento de fitoterápicos com plantas medicinais da Mata Atlântica para uso veterinário. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos) - Farmanguinhos / FIOCRUZ.

Aluno: Caio Soares Lopes

GALVÃO, M. N.; BOSCOLO, O. H.. Etnoinvestigação do serviço de feijoada do Quilombo do Grotão, Niterói (RJ), e sua potencial proteção por Indicação Geográfica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lucas Cesar Oliveira de Andrade

GALVÃO, M. N.; BOSCOLO, O. H.. Levantamento Etnobotânico no Morro das Andorinhas, Niterói-RJ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renata Sirimarco da Silva Ribeiro

GALVÃO, M. N.; BOSCOLO, O. H.. Histórias e Saberes tradicionais: A comunidade da Praia do Sossego, Niterói, RJ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Clara de Carvalho Machado

GALVÃO, M. N.; BOSCOLO, O. H.. Plantas do Nosso Chão: Levantamento Etnobotânico de Quintais na Comunidade da Fazendinha, Niterói, RJ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ludmila de Souza Varejão Marinho

BOSCOLO, O. H.;GALVÃO, M. N.. Levantamento de plantas utilizadas como alimentícias nos trabalhos etnobotânicos do Estado do Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ludmila Moreira Costa

GALVÃO, M. N.; BOSCOLO, O. H.; LOBAO, A.. Fabaceae Lindl.utilizadas por populações tradicionais da região Sudeste do Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

ROBERTO LOURENCO ESTEVES

VALLE, Luci de Senna;ESTEVES, R. L.MENDONÇA, Cláudia Barbieri Ferreira; MORGADO, L. N.; LOPES, Rosana Conrado. Palinologia de espécies de Asteraceae Martinov de utilidade medicinal para a Comunidade da Vila Dois Rios, Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Heloísa Alves de Lima Carvalho

LIMA, H. A.; ALVES, R. V.; COSTA A.F.. Biodiversidade e comunidades tradicionais no Brasil.. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ruy José Válka Alves

ALVES, R. J. V.. Etnobotânica na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro: uso dos recursos vegetais na Vila do Abraão e Praia da Longa. 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em C. Biol. - Botânica) - Museu Nacional / UFRJ.

Débora Medeiros

MEDEIROS, Débora; Senna-Valle, L.; OLIVEIRA, R. R.; BANDEIRA, F.; SILVA, I. M.; SILVA, N.; FERNANDES, L.. Etnobotânica na Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ. 2012. Tese (Doutorado em Program de Pós-Graduação em CB (Botânica)) - Museu Nacional/UFRJ.

Rogério Ribeiro de Oliveira

Vale, L. S.; ALVES, R. V.; Bandeira, F.P.S.F.;OLIVEIRA, R. R.. Etnobotânica na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro: uso de recursos vegetais na Vila do Abraão e Praia da Longa. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Andrea Ferreira da Costa

COSTA, A. F.. Biodiversidade e comunidades tradicional no Brasil. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luci de Senna-Valle

SENNA-VALLE, L.. Palinologia de espécies de Asteraceae Martinov de utilidade medicinal para a comunidade da Vila Dois Rios, Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luci de Senna-Valle

GALVÃO, M.N.;SENNA-VALLE, L.. Etnobotânica de na Ilha Grande, Angra dos Reis,RJUso dos recursos vegetais na Vila Abraaão e Praia Longa,. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ci~encias Biológicas) - Museu Nacional.

NIna Cláudia Barboza da Silva

Senna-Valle, L;SILVA, N. C. B.; OLIVEIRA, R. R.; BANDEIRA, F. P. S. F.. Etnobotânica na Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ: uso de recursos vegetais na Vila do Abraão e Praia da Longa. 2012. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Ciências Biológicas) - Museu Nacional - UFRJ.

ROSANA CONRADO LOPES

MENDONCA, C. B. F.LOPES, R. C.; VALE, L. S.; MORGADO, L.; ESTEVES, R. L.. Palinologia de espécies de Asteraceae Martinov de utilidade medicinal para a comunidade da Vila Dois Rios, Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Claúdia Barbieri Ferreira Mendonça

MENDONÇA, C. B. F.; Valle, L.S;ESTEVES, R. L.. Palinologia de espécies de Asteraceae Martinov de utilidade medicinal para a comunidade da Vila Dois Rios, Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Museu Nacional.

Leila Nunes Morgado

MORGADO, L. N.; Valle, L. de S.; Mendonça, C.B.F.. Palinologia de espécies de Asteraceae Martinov de utilidade medicinal para a comunidade da Vila Dois Rios, Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil.. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Bárbara Liana Ferreira de Abreu

Plantas Medicinais do Campus Fiocruz Mata Atlântica, Rio de Janeiro; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Castelo Branco; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

ROBERTO LOURENCO ESTEVES

Palinologia de espécies de Asteraceae Martinov de utilidade medicinal para a Comunidade da Vila Dois Rios, Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Lourenço Esteves;

Vania Gonçalves Lourenço Esteves

Palinologia de espécies de Asteraceae Martinov de utilidade medicinal para a Comunidade da Vila Dois Rios, Ilha Grande, Angra dos reis, Rio de Janeiro; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vania Goncalves Lourenço Esteves;

Luci de Senna-Valle

Etnobotânica na Ilha Grande,Angra dos Reis,RJ; Uso de recursos vegetais na Vila do Abraão e praoa da longa; 2012; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Museu Nacional, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luci de Senna-Valle;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GALVÃO, M. N. ; Pereira, A.C.M. ; GONÇALVES-ESTEVES, V. ; Esteves, R.L. . Palinologia de espécies de Asteraceae Martinov de utilidade medicinal para a comunidade da Vila Dois Rios, Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil.. Acta Botanica Brasilica , v. 23, p. 247-258, 2009.

  • GALVÃO, M. N. ; Esteves, R.L. . Plantas medicinais utilizadas pela comunidade de Vila Dois Rios, Ilha Grande, Rio de Janeiro, Brasil. Bradea (Rio de Janeiro) , v. 12, p. 1-10, 2007.

  • GALVÃO, M. N. ; Senna Valle, L. . Etnobotânica na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro: Uso dos recursos vegetais na Vila do Abraão e Praia da Longa. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2014. 94p .

  • GALVÃO, M. N. . Ambiente urbano. In: Marilene de Sá Cadei. (Org.). Educação ambiental e Agenda 21 escolar: formando elos de cidadania.. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009, v. 1, p. 139-150.

  • RIBAS, L.A. ; CONDE, C. ; GALVÃO, M. N. ; CADEI, M. de Sá . Ecossistemas, Unidades de Conservação e ambiente urbano.. In: Marilene de Sá Cadei. (Org.). Educação ambiental e Agenda 21 escolar: formando elos de cidadania: livro do estudante.. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009, v. 1, p. 73-86.

  • GALVÃO, M. N. . Plantas Medicinais e Conservação na Ilha Grande. O ECO - Jornal da Ilha Grande, p. 10 - 11, 01 maio 2015.

  • GALVÃO, M. N. . Força Nacional de Segurança contra o desmatamento. Alô Ambiente - Superintendência de Educação Ambiental, 18 out. 2012.

  • GALVÃO, M. N. ; Chiganer, A. ; Cuissi, A.H. ; STEINERT, M. ; SCHUMANN, T.G. . Aplicação de Técnicas Cirúrgicas para Seres Humanos em Cobaias Experimentais. In: XI Seminário de Iniciação Científica do POC, 1996, Rio de Janeiro. Anais do XI Seminário de Iniciação Científica do Programa de Orientação Científica do Centro Universitário da Tijuca, 1996.

  • ABREU, B. L. F. ; GALVÃO, M. N. ; MANAO, C. Y. . Plantas Medicinais do Campus Fiocruz Mata Atlântica, Jacarepaguá, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.. In: 68° Congresso Nacional de Botânica, 2017, Rio de Janeiro. Resumos do 68° Congresso Nacional de Botânica, 2017.

  • ABREU, B. L. F. ; GALVÃO, M. N. ; MANAO, C. Y. . Coleção Botânica de Plantas Medicinais de Farmanguinhos - Fiocruz: Botânica Voltada a Pesq. e Desenv. de Fitomedicamentos. In: 68° Congresso Nacional de Botânica, 2017, Rio de Janeiro. Resumos do 68° Congresso Nacional de Botânica, 2017.

  • GALVÃO, M. N. . MODERNIZAÇÃO DO HERBÁRIO FARMÁCIAS VERDES (FFAR) E CONTRIBUIÇÕES AO NGBS- FIOCRUZ. In: 64° Congresso Nacional de Botânica, 2013, Belo Horizonte. Anais do 64° Congresso Nacional de Botânica, 2013.

  • GALVÃO, M. N. ; FRAGA, S. A. M. . ETNOBOTÂNICA NO RECONHECIMENTO DE ESPÉCIES DE INTERESSE MEDICINAL PARA O PROJETO PROFITO PEDRA BRANCA - FIOCRUZ. In: 64° Congresso Nacional de Botânica, 2013, Belo Horizonte. Anais do 64° Congresso Nacional de Botânica, 2013.

  • Marins, R.S. ; MAGALHAES-FRAGA, S. A. ; GALVÃO, M. N. . SISTEMAS AGROFLORESTAIS MEDICINAIS,IMPLANTADOS POR AGRICULTORES FAMILIARES DO ENTORNO DO MACIÇO DA PEDRA BRANCA,PROJETO PROFITO RIO DE JANEIRO/RJ.. In: 64° Congresso Nacional de Botânica, 2013, Belo Horizonte. Anais do 64° Congresso Nacional de Botânica, 2013.

  • GALVÃO, M. N. ; OLIVEIRA, R. R. ; Senna Valle, L. . Etnobotânica na Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ: Uso de Recursos Vegetais na Vila do Abraão e Praia da Longa. In: 61 Congresso Nacional de Botânica, 2010, Manaus. 61 Congresso Nacional de Botânica - Deversidade Vegetal Brasileira: Conhecimento, Conservação e Uso, 2010.

  • GALVÃO, M. N. ; Esteves, R.L. . Plantas Medicinais usadas na comunidade da Vila Dois Rios, Ilha Grande, Rio de Janeiro, Brasil. In: 59o. Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal. Resumos do 59o. Congresso Nacional de Botânica, 2008.

  • RIBAS, L.A. ; MONTEZUMA, R.C.M. ; SCHNEIDER, S. ; GALVÃO, M. N. ; BARROS, F.A. . Estrutura e Diversidade Florística da Reserva Florestal Vista Chinesa ? FEEMA, Rio de Janeiro.. In: 59o Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal. Resumos do 59o Congresso Nacional de Botânica, 2008.

  • GALVÃO, M. N. ; Pereira, A.C.M. ; GONÇALVES-ESTEVES, V. . Palinologia de espécies de Asteraceae medicinais utilizadas pela Comunidade de Vila Dois Rios na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. In: 57º. Congresso Nacional de Botânica., 2006, Gramado. Resumos do 57º. Congresso Nacional de Botânica., 2006.

  • RIBAS, L.A. ; MONTEZUMA, R.C.M. ; OLiveira, C.M.R ; IMBROSI, E. ; BARROS, F.A. ; GALVÃO, M. N. . Diagnosis of an urban atlantic forest remnants for Frei Vellozo ecological corridor implantation. In: Annual Meeting of the Association for Tropical Biology and Conservation., 2005. Annual Meeting of the Association for Tropical Biology and Conservation., 2005.

  • GALVÃO, M. N. ; Esteves, R.L. . Levantamento Preliminar das Plantas Medicinais Tradicionalmente Utilizadas Pela Comunidade de Vila Dois Rios na Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ.. In: 55o. Congresso Nacional de Botânica., 2004, Viçosa. Resumos do 55o. Congresso Nacional de Botânica., 2004.

  • GALVÃO, M. N. ; RIBAS, L.A. ; SCHNEIDER, S. . Plantas Tradicionalmente Utilizadas Pela Comunidade da Vila do Abraão na Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ.. In: 54o. Congresso Nacional de Botânica, 2003, Belém. Resumos do 54o. Congresso Nacional de Botânica, 2003.

  • GALVÃO, M. N. . A Coleção Botânica de Plantas Medicinais de Farmanguinhos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, M. N. . Conservação e turismo em paraísos ecológicos: Etnobotânica na Ilha Grande. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, M. N. . Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, M. N. . MODERNIZAÇÃO DO HERBÁRIO FARMÁCIAS VERDES (FFAR) E CONTRIBUIÇÕES AO NGBS- FIOCRUZ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GALVÃO, M. N. ; MAGALHAES-FRAGA, S. A. . ETNOBOTÂNICA NO RECONHECIMENTO DE ESPÉCIES DE INTERSSE MEDICINAL PARA O PROJETO PROFITO PEDRA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Marins, R.S. ; MAGALHAES-FRAGA, S. A. ; GALVÃO, M. N. . SISTEMAS AGROFLORESTAIS MEDICINAIS,IMPLANTADOS POR AGRICULTORES FAMILIARES DO ENTORNO DO MACIÇO DA PEDRA BRANCA,PROJETO PROFITO RIO DE JANEIRO/RJ.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GALVÃO, M. N. . Etnobotânica e Etnofarmacologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, M. N. . Etnobotânica e Plantas Medicinais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, M. N. ; OLIVEIRA, R. R. ; Senna Valle, L. . Etnobotânica na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro: Uso de Recursos Vegetais na Vila do Abraão e Praia da Longa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GALVÃO, M. N. . Etnobotânica e Etnofarmacologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, M. N. ; Esteves, R.L. . Plantas Medicinais usadas na comunidade da Vila Dois Rios, Ilha Grande, Rio de Janeiro, Brasil.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBAS, L.A. ; MONTEZUMA, R.C.M. ; SCHNEIDER, S. ; GALVÃO, M. N. ; BARROS, F.A. . Estrutura e Diversidade Florística da Reserva Florestal Vista Chinesa ? FEEMA, Rio de Janeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GALVÃO, M. N. . Importância e organização de Herbário. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GALVÃO, M. N. . Importância e organização de Herbário. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GALVÃO, M. N. ; Esteves, R.L. . Plantas Medicinais Tradicionalmente Utilizadas Pela Comunidade de Vila Dois Rios na Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GALVÃO, M. N. . Importância do Herbário no Estudo e Registro da Biodiversidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, M. N. ; RIBAS, L.A. ; SCHNEIDER, S. . Plantas Tradicionalmente Utilizadas Pela Comunidade da Vila do Abraão na Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GALVÃO, M. N. ; Chiganer, A. ; Cuissi, A.H. ; STEINERT, M. ; SCHUMANN, T.G. . Aplicação de Técnicas Cirúrgicas para Seres Humanos em Cobaias Experimentais. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Konno, T.U.P. ; GALVÃO, M. N. ; MONTEZUMA, R.C.M. . Programa de Monitoramento de Biota e Limnologia do Terminal Cabiúnas (Petrobrás), Macaé, Rio de Janeiro. 2010.

Konno, T.U.P. ; MONTEZUMA, R.C.M. ; GALVÃO, M. N. . Programa de Monitoramento de Biota e Limnologia do Terminal Cabiúnas (Petrobrás), Macaé, Rio de Janeiro. 2009.

Konno, T.U.P. ; GALVÃO, M. N. . Diversidade Vegetal dos Fragmentos Florestais na Área de Implantação do PLANGÁS/TECAB no município de Macaé, estado do Rio de Janeiro. 2007.

MONTEZUMA, R.C.M. ; RIBAS, L.A. ; GALVÃO, M. N. ; OLiveira, C.M.R ; IMBROSI, E. ; BARROS, F.A. . ? Levantamento da Flora para o Plano de Estruturação do Corredor Ecológico Frei Vellozo, projeto incluso nos Programas Ambientais Complementares do PDBG ? Plano de Despoluição da Baía de Guanabara.. 2005.

RIBAS, L.A. ; GALVÃO, M. N. . ? Levantamento e Diagnóstico Ambiental da Área de Influência da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto-CNAAA. 2002.

GALVÃO, M. N. . Laudo de determinação botânica para o projeto: Fitomedicamento ou fitoterápico a base de Physalis. 2017.

GALVÃO, M. N. . Laudo de determinação botânica para o projeto: Plantas Matrizes para Fitoterápicos (Prospecção fitoquímica e farmacológica de espécies de Simaroubaceae e Asteraceae contra malária). 2017.

GALVÃO, M. N. . Laudo de determinação botânica para o projeto: Banco de extratos da Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos. 2017.

GALVÃO, M. N. . Laudo de determinação botânica para o projeto: Homogeneizados de angiospermas de uso em doenças cutâneas. 2017.

GALVÃO, M. N. . Laudo de determinação botânica para o projeto: Desenvolvimento de um fitoterápico composto para o tratamento das leishmanioses causadas por Leishmania (Leishmania) amazonensis e Leishmania (Viannia) braziliensis. 2017.

GALVÃO, M. N. . Laudo de determinação botânica para o projeto: Análise do comportamento de Merobruchus paquetae e Pygiopachymerus lineola sob o tratamento com extratos, frações e óleos de plantas medicinais.. 2017.

GALVÃO, M. N. . Laudo de determinação botânica para o projeto: Saúde Popular e Agroecologia no Extremo Sul da Bahia. 2017.

GALVÃO, M. N. . Laudo de determinação botânica para o projeto: Bioprospecção de Arnicas Brasileiras. 2016.

GALVÃO, M. N. . Laudo de determinação botânica para o projeto: Proposição de um novo fitoterápico à base de Vernonia condensata Baker. (RMB 05). 2016.

GALVÃO, M. N. . Laudo de determinação botânica para o projeto: Desenvolvimento de fitoterápicos com atividades antiinflamatória, analgésica e/ou antipirética de extratos da espécie Schinus terebinthifolius Raddi (aroeira).. 2016.

GALVÃO, M. N. . Laudo de determinação botânica para o projeto: Homogeneizados de angiospermas de uso em doenças cutâneas. 2016.

GALVÃO, M. N. . Laudo de determinação botânica para o projeto: Fitoquímica da Biodiversidade Brasileira. 2016.

GALVÃO, M. N. . Laudo de determinação botânica para o projeto: Desenvolvimento de fitoterápico com atividade anti-hipertensiva a partir de extrato da espécie Echinodorus grandiflorus (Chamisso & Schlechtendal) Michelli (Alismataceae).. 2016.

GALVÃO, M. N. . Laudo de determinação botânica para o projeto: Inibidores de proteases de leguminosas com atividade leishmanicida. 2016.

GALVÃO, M. N. . Laudo de determinação botânica para o projeto: Banco de extratos da Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos. 2016.

GALVÃO, M. N. . Laudo de determinação botânica para o projeto: Desenvolvimento de um fitoterápico composto para o tratamento das leishmanioses causadas por Leishmania (Leishmania) amazonensis e Leishmania (Viannia) braziliensis. 2016.

GALVÃO, M. N. . Laudo de determinação botânica para o projeto: Prospecção Fitoquímica e Farmacológica de Espécies de Simaroubaceae e Asteraceae contra malária. 2015.

GALVÃO, M. N. . Laudo de determinação botânica para o projeto: Desenvolvimento de um fitoterápico composto para o tratamento das leishmanioses causadas por Leishmania (Leishmania) amazonensis e Leishmania (Viannia) braziliensis. 2015.

GALVÃO, M. N. . Laudo de determinação botânica para o projeto: Desenvolvimento de fitoterápico com atividade anti-hipertensiva a partir de extrato da espécie Echinodorus grandiflorus (Chamisso & Schlechtendal) Michelli (Alismataceae). 2015.

GALVÃO, M. N. . Laudo de determinação botânica para o projeto: Desenvolvimento de Fitomedicamento Antiasmático. 2015.

GALVÃO, M. N. . Laudo de determinação botânica para o projeto: Desenvolvimento de fitoterápicos com atividades antiinflamatória, analgésica e/ou antipirética de extratos da espécie Schinus terebinthifolia Raddi (aroeira). 2015.

GALVÃO, M. N. . Determinação Botânica para o Projeto: 'Fortalecer desenvolvimento tecnológico em fitoterápicos e fornecimento de plantas medicinais de interesse do SUS (RENASUS) em Itapeva/SP.'. 2013.

GALVÃO, M. N. . Botânica Aplicada a Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Fitomedicamentos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GALVÃO, M. N. . Aspectos Botânicos na produção e controle de matéria prima vegetal. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GALVÃO, M. N. . Etnobotânica e Etnofarmacologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GALVÃO, M. N. . Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Elos de cidadania. Floresta Atlântica e os Desafios Socioambientais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GALVÃO, M. N. . Comunidade Caiçara. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GALVÃO, M. N. . Etnobotânica e Conservação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GALVÃO, M. N. . Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Elos de cidadania. Floresta Atlântica e os Desafios Socioambientais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GALVÃO, M. N. . Coleta, Herborização e Manutenção de Herbários. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GALVÃO, M. N. . Excursões didáticas em Manguezal e Floresta Atlântica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CADEI, M. de Sá ; Pereira, A.C.M. ; RIBAS, L.A. ; CONDE, C. ; GALVÃO, M. N. . Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Elos de cidadania. Floresta Atlântica e os Desafios Socioambientais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Levantamento Etnobotânico de Plantas Medicinais em Comunidades Agrícolas do Extremo Sul da Bahia, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Neto Galvão - Coordenador / Glauco de Kruse Villas Bôas - Integrante / Marilza machado - Integrante., Financiador(es): Fibria Celulose S/A - Outra.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1996

Melhor Trabalho no XI Seminário de I.C. do POC., Centro Universitário da Tijuca.

1995

Pass With Merit in the Preliminary English Test (PET) - Cambridge Level 2, University of Cambridge.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Tecnologia em Fármacos - Jacarepaguá, Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde/Farmanguinhos. , Estrada Rodrigues Caldas - 3400, Taquara, 22713375 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 34163067, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Farmanguinhos / Fiocruz

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tecnologista em Desenvolvimento, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atua no Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS) do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fiocruz nas seguintes atividades: Responsável pela área de botânica da Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos do NGBS (prestação de serviços e assessorias em botânica e etnobotânica para projetos de PD&I em medicamentos da biodiversidade) Curador substituto da Coleção Botânica de Plantas Medicinais (CBPM) da Fiocruz Editor Científico Coordenador da Revista Fitos Editor da Área de Botânica da Revista Fitos Professor Colaborador do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Inovação de Medicamentos da Biodiversidade Coordenador de Grupo de trabalho sobre Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado Responsável pelo levantamento etnobotânico no Projeto Saúde Popular e Agroecologia no Extremo Sul da Bahia

    Atividades

    • 02/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Farmanguinhos/CTM, .,Linhas de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Universidade Estácio de Sá

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor das Disciplinas de Farmacobotânica e de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Farmácia.

  • 2009 - 2013

    Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Professor de Ciências do Ensino Fundamental

  • 2004 - 2005

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Pesquisa - I, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Responsável pela organização e digitalização do acervo do Herbário de Plantas Medicinais de Farmanguinhos-FIOCRUZ.

    Atividades

    • 02/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Farmanguinhos/CTM, .,Linhas de pesquisa

  • 2008 - 2009

    Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Docente I - Ciências Fís. e Biol., Carga horária: 16

    Outras informações:
    Professor de Ciências no Ensino Fundamental e Ensino Médio na Escola Estadual Duque de Caxias no município de Duque de Caxias, RJ.

  • 2002 - 2004

    Herbarium Bradeanum

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio em botânica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Participação nos projetos vinculados ao Herbarium Bradeanum: - Flórula da Vila Dois Rios, Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ. - Plantas Medicinais utilizadas no Parque Estadual da Ilha Grande em Vila Dois Rios, Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ.

  • 2002 - 2002

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Genética, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Monitoria da disciplina de genética para os cursos de Medicina e Enfermagem da UERJ

  • 2001 - 2001

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20

    Outras informações:
    UERJ/IBRAG ? Projeto de extensão: Ciência no Dia a Dia. Atuação em atividades de ensino de ciências para ensino fundamental, ensino médio, graduação, universidade da terceira idade (UNATI) e popularização da ciência.