Salatir Rodrigues Junior

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP (2003) e Doutorado em Ciência de Alimentos, pela UNICAMP (2008). Durante o período de doutorado, concebeu um equipamento para verificar o efeito combinado do cisalhamento e da temperatura na resistência térmica de microrganismos; tal equipamento encontra-se em processo de patenteamento no INPI. Participou da validação do processamento térmico de três fabricantes de granulado de castanha de cajú e um fabricante de polpa de tomate. Participou do desenvolvimento de uma nova metodologia de desinfecção de laranjas para um grande exportador de suco dessa fruta. Foi Professor de Tecnologia de Alimentos na UNIVÁS-Pouso Alegre e ASMEC-Ouro Fino. Também lecionou no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES-CCA), em Alegre/ES, sendo o professor responsável pelas disciplinas de graduação "Química de Alimentos II" e "Tecnologia de Grãos e Cereais", e pelas disciplinas de Pós-Graduação "Química e Processamento de Alimentos", "Termobacteriologia Aplicada a Alimentos" e "Planejamento Experimental e Otimização de Processos". Atualmente, leciona no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Jundiaí.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência de Alimentos

2004 - 2008

Universidade Estadual de Campinas
Título: Desenvolvimento, Construção e Validação de Dispositivo com Agitação Rotativa para Determinação da Resistência Térmica em Sistemas Contínuos
Pilar Rodriguez de Massaguer. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Processos Térmicos Contínuos; Resistência Térmica; Cisalhamento; Bacillus subtillis; Validação.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos / Especialidade: Tecnologia das Bebidas. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos / Especialidade: Microbiologia de Alimentos. Setores de atividade: Fabricação de Produtos Alimentícios e Bebidas; Nutrição e Alimentação; Fabricação de Outros Aparelhos e Instrumentos de Medida, Teste e Controle, Exceto Equipamentos Para Controle de Processos Industriais.

Graduação em Engenharia de Alimentos

1998 - 2003

Universidade Estadual de Campinas

Graduação interrompida em 1997 em Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional

1994 - Interrompido

Universidade Estadual de Campinas
Ano de interrupção: 1997

Ensino Médio (2º grau)

1991 - 1993

Colégio Prisma

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Conventional and Advanced Continuous Flow Thermal. (Carga horária: 18h). , State University of North Caroline, SUNC, Estados Unidos.

2006 - 2006

Aplicaciones de la Microbiología Predictiva. (Carga horária: 16h). , Universidad de La Sabana, UNISABANA, Colômbia.

1999 - 1999

Seg. Alim. na Prod., Industr. e Distr. de Carnes. (Carga horária: 16h). , Instituto de Tecnologia de Alimentos, ITAL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Microbiologia de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Ciclo de Estudos de Ciência e Tecnologia de Alimentos.Desinfecção de Laranjas para Suco. 2009. (Oficina).

XVII CBCTA - Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Obtenção de salsicha light a partir de surimi de carne mecanicamente separada de frango. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Naiara Sarmenghi Moura

RODRIGUES JR., S.; JUNQUEIRA., M. S.;Teixeira, L.J.Q.. Efeito do Processo De Acidificação, Associado a Branqueamento, sobre a Absorção de Gordura por Filetes de Batata. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro de Ciências Agrárias - UFES.

Aluno: Luciano Bertollo Rusciolelli

RODRIGUES JR., S.; CARVALHO, R. V.; SILVA, P.I.. Avaliação e Desenho do Processo Térmico da Polpa de Abacaxi. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro de Ciências Agrárias - UFES.

Aluno: Izabella Mattos Patrocinio

RODRIGUES JR., S.; CARVALHO, R. V.; DELLA LUCIA, S. M.. Desenvolvimento de Barra de Cereais Salgada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Carolina Tatagiba da Rocha

Teixeira, L.J.Q.RODRIGUES JR., S.Saraiva, S.H.. Desenvolvimento de Licor de Café a partir de diferentes fontes alcoólicas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

CARVALHO, R. V.; DELLA LUCIA, S. M.;RODRIGUES JR., S.. Utilização do Subproduto do Processamento do Amido de Manga na Formulação e Pão Doce. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Marcela Tassia Pazeto Perim

PENA, Wilmer Edgard LueraJunqueira, M.S.RODRIGUES JR., S.. Modelagem Preditiva da Interface de Crescimento e Não-Crescimento de BYSSOCHLAMYS NIVEA, ESCHERICHIA COLI e STAPHYLOCOCCUS AUREUS em Função do pH, Temperatura de Estocagem e Concentração de Sacarose. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Espírito Santo.

CARMO, Leandro Francisco;RODRIGUES JR., S.PENA, Wilmer Edgard Luera. Edital 57, de 05/10/2011, para Provimento de Cargo de Professor da Área de Microbiologia de Alimentos. 2011. Centro de Ciências Agrárias - UFES.

DELLA LUCIA, S. M.; CARVALHO, R. V.;RODRIGUES Junior, S.. para seleção de monitoria oficial das disciplinas de graduação Química de Alimentos I e Química de Alimentos II. 2009. Universidade Federal do Espírito Santo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Pilar Rodriguez de Massaguer

MASSAGUER, Pilar Rodriguez de. Desenvolvimento, construcao e validacao de di´spositivo com agitacao rotativa para determinação da resistencia térmica para sistemas continuos. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

José de Assis Fonseca Faria

MASSAGUER, P. R.FARIA, J. A. F.. Desenvolvimento, construção e validação de dispositivo com agitação rotativa para determinação da resistencia térmica para sistemas contínuos. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia de alimentos) - Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp.

João Borges Laurindo

MASSAGUER, Pilar Rodriguez de;ARAGÃO, Gláucia Maria Falcão de; Rosiani Lopes Cunha; C.V. Rossel; Faria, J. A. F;Laurindo, João Borges. Desenvolvimento, Construção e Validação de Dispositivo com Agitação Rotativa para Determinação da Resistência Térmica em Sistemas Contínuos. 2008. Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Rosiane Lopes da Cunha

MASSAGER, P. R.; FARIA, J. A. F.; ARAGAO, G. M. F.;Cunha, Rosiane L.; ROSSELL, C. E. V.. Desenvolvimento, construção e validação de reator para determinação do efeito da tensão de cisalhamento na resistência térmica de microorganismos. 2008. Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rodrigo Martins Pereira

Análise da viabilidade sanitária e econômica da produção de Surimi temperado enlatado a partir de pescado da região Sul-Capixaba; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Centro de Ciências Agrárias - UFES; (Orientador);

Naiara Sarmenghi Moura

Efeito do Processo De Acidificação, Associado a Branqueamento, sobre a Absorção de Gordura por Batata Fatiada; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro de Ciências Agrárias - UFES; Orientador: Salatir Rodrigues Junior;

Izabella Mattos Patrocinio

Desenvolvimento de Barra de Cereais Salgada; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Salatir Rodrigues Junior;

Marcela Andrade de Oliveira

Desenvolvimento de uma embalagem comestível a base de amido de milho, suplementada com citrato de cálcio; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Centro de Ciências Agrárias - UFES; Orientador: Salatir Rodrigues Junior;

Catia Regina Ferreira

Desenvolvimento de jambo desidratado com solução osmótica; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Centro de Ciências Agrárias - UFES; Orientador: Salatir Rodrigues Junior;

Luciano Bertollo Rusciolelli

Avaliação e Desenho do Processo Térmico da Polpa de Abacaxi; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Centro de Ciências Agrárias - UFES; Orientador: Salatir Rodrigues Junior;

Marcela Andrade de Oliveira

Desenvolvimento de uma formulação de pão suplementado com Cálcio; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Salatir Rodrigues Junior;

Catia Regina Ferreira

Desenvolvimento de uma formulação de biscoito suplementado com Cálcio; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Salatir Rodrigues Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Pilar Rodriguez de Massaguer

Desenvolvimento,construçao e validaçao de reator para determinaçao do efeito da tensao de cisalhamento na resistencia térmica de microrganismos; 2008; Tese (Doutorado em Ciencias de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pilar Rodriguez de Massaguer;

Pilar Rodriguez de Massaguer

Desenvolvimento, construção e validação de dispositivo para determinação da resistência térmica para sistemas contínuos; ; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pilar Rodriguez de Massaguer;

Pilar Rodriguez de Massaguer

Cinetica de enzimas termoresistentes en sucos de frutas; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Embrapa; Orientador: Pilar Rodriguez de Massaguer;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Teixeira, L.J.Q. ; Pola, C.C. ; Junqueira, M.S. ; Mendes, F.Q. ; RODRIGUES JR., S. . Cenoura (Daucus carota): Processamento e Composição Química. Enciclopédia biosfera , v. 7, p. 12, 2011.

  • PENA, Wilmer Edgard Luera ; Perim, M.T.P. ; RODRIGUES JR., S. ; Reis, S.O. ; Teixeira, L.J.Q. . Modelagem do Crescimento Microbiano em Mamão Minimamente Processado. Enciclopédia biosfera , v. 7, p. 12, 2011.

  • OLIVEIRA, M. A. ; FERREIRA, C. R. ; RODRIGUES JR., S. ; Saraiva, S.H. . Desenvolvimento de uma Formulação de Pão Suplementado com Cálcio. Enciclopédia biosfera , v. 7, p. 1419-1426, 2011.

  • FERREIRA, C. R. ; OLIVEIRA, M. A. ; Saraiva, S.H. ; RODRIGUES JR., S. . Desenvolvimento de uma Formulação de Biscoito Suplementado com Cálcio. Enciclopédia biosfera , v. 7, p. 1413-1418, 2011.

  • Alves, A.I. ; Saraiva, S.H. ; RODRIGUES JR., S. ; Junqueira, M.S. ; Teixeira, L.J.Q. . Modelagem e Simulação de Processos de Tratamentos Térmicos em Alimentos Sólidos Enlatados. Enciclopédia biosfera , v. 7, p. 760-768, 2011.

  • RODRIGUES JR., S. ; PATROCINIO, I. M. ; PENA, Wilmer Edgard Luera ; Junqueira, M.S. ; Teixeira, L.J.Q. . Desenvolvimento de Barra de Cereal Salgada Enriquecida com Farinha de Albedo de Maracujá. Enciclopédia biosfera , v. 7, p. 12, 2011.

  • Junqueira, M.S. ; Teixeira, L.J.Q. ; Saraiva, S.H. ; PENA, Wilmer Edgard Luera ; RODRIGUES Junior, S. . Alterações Fisiológicas Inerentes ao Processamento Mínimo de Mandioca no Formato Palito. Enciclopédia biosfera , v. 6, p. 1-9, 2010.

  • Spinelli, A. C. N. F. ; Sant&amp ; Rodrigues-Junior, S. ; MASSAGUER, P. R. . Influence of Different Filling, Cooling, and Storage Conditions on the Growth of Alicyclobacillus acidoterrestris CRA7152 in Orange Juice. Applied and Environmental Microbiology (Print) , v. 75, p. 7409-7416, 2009.

  • RODRIGUES JR., S. ; BARBOSA, M. F. ; FERREIRA, J. O. ; REYES, A. ; MASSAGUER, P. R. . Construção de Lavadora de Laranjas em Escala Piloto para Teste de Desinfecção de Superfície de Laranjas, frente a Alicyclobacillus acidoterrestris. Alimentacion Ciencia e Ingeniería , v. 16, p. 332-334, 2007.

  • MASSAGUER, Pilar Rodriguez ; RODRIGUES Junior, Salatir . Validación Del Proceso de Tostado de Castaña de Marañón por Calor Seco. Alimentacion Ciencia e Ingeniería , v. 16, p. 39-43, 2007.

  • PENA, Wilmer Edgard Luera ; RODRIGUES Junior, Salatir ; BOTONARES, R. R. . O Alicyclobacillus acidoterrestris em suco de frutas. In: TEIXEIRA, L.J.Q.; ALMEIDA, M.F.L.; DELLA LUCIA, S.M.; TOSTES, M.G.V.. (Org.). Ciência de Alimentos, Nutrição e Saúde: Avanços e Perspectivas. 1ed.Alegre-ES: CCA-UFES, 2009, v. 1, p. 49-61.

  • RODRIGUES Junior, Salatir ; PENA, Wilmer Edgard Luera . Processamento Térmico - Princípios da Modelagem Matemática. In: TEIXEIRA, L.J.Q.; ALMEIDA, M.F.L.; DELLA LUCIA, S.M.; TOSTES, M.G.V.. (Org.). Ciência de Alimentos, Nutrição e Saúde: Avanços e Perspectivas. 1ed.Alegre-ES: CCA-UFES, 2009, v. 1, p. 33-47.

  • MASSAGUER, Pilar Rodriguez ; RODRIGUES Junior, Salatir . Microbiologia Preditiva: Revisão. In: Maria do Socorro Rocha Bastos. (Org.). Ferramentas da Ciência e Tecnologia para a Segurança dos Alimentos. 1ed.Fortaleza - CE: Embrapa Agroindústria Tropical; Banco do Nordeste do Brasil, 2008, v. 01, p. 301-334.

  • RODRIGUES JR., S. ; BARBOSA, M. F. ; FERREIRA, J. O. ; REYES, A. ; MASSAGUER, P. R. . Construção de lavadora de laranjas em escala piloto para teste de desinfecção de superfície de laranjas, frente a Alicyclobacillus acidoterrestris. In: VI Congreso Iberoamericano de Ingeniería em Alimentos ? CIBIA VI, 2007, Ambato - Equador. Alimentos, Ciencia e Ingeniería. Ambato - Equador: Universidad Técnica de Ambato, 2007.

  • TRINDADE, M. A. ; RODRIGUES JR., S. ; NUNES, T. P. ; CIPOLLI, K. M. V. A. B. ; CONTRERAS, C. J. C. . Quality loss in mechanically deboned poultry meat at different storage temperatures. In: 46th ICoMST - International Congress of Meat Science and Technology, 2000, Buenos Aires - Argentina. Proceedings of the 46th International Congress of Meat Science and Technology, 2000. v. 1. p. 412-414.

  • SPINELLI, A. C. ; SANT'ANA, A. S. ; RODRIGUES Junior, Salatir ; MASSAGUER, Pilar Rodriguez . Influence of Different Storage Temperatures on Alicyclobacillus acidoterrestris CRA 7152 Growth Parameters in Hot-filled Orange Juice. In: FoodMicro 2008, 2008, Aberdeen, Escócia. Programme and Abstract Book - FoodMicro2008. Aberdeen - Escócia: Aberdeen: University of Aberdeen Central Printing Service, 2008. v. 1. p. 207-207.

  • RODRIGUES Junior, Salatir ; MASSAGUER, Pilar Rodriguez . Modelling the inactivation of Bacillus subtilis spores ATCC 9732 as affected by temperature and rotational shear stress. In: Food Micro 2008, 2008, Aberdeen - Escócia. Programme and Abstract Book - Food Micro 2008. Aberdeen - Escócia: University of Aberdeen Central Printing Service, 2008. v. 1. p. 78-78.

  • MASSAGUER, Pilar Rodriguez ; RODRIGUES Junior, Salatir ; SILVA, Guilherme Corrêa . Thermal inactivation kinetics of enzymes in apple and grape juice. In: V SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2003, Campinas. ANAIS do V Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos. Viçosa - MG: Agromidia Software Ltda., 2003. p. SL2721.

  • RODRIGUES Junior, S. ; PEREIRA, M. C. ; BONINI, E. ; BORGES, L. ; TRINDADE, M. A. . Obtenção de salsicha light a partir de surimi de carne mecanicamente separada de frango. In: XVII CBCTA - Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000, Fortaleza - Ceará - Brasil. XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos - Livro de Resumos. Fortaleza: Expressão, 2000. v. 3. p. 11.55.

  • MASSAGUER, P. R. ; RODRIGUES JR., S. . Validacion de Proceso de Tostado de Castaña de Marañon por Calor Seco. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES JR., S. . Sucos naturais e os sucos de caixinha, latas e garrafas: Conheça as diferenças. Campinas: Idmed, 2009 (Artigo curto).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RODRIGUES JR., S. ; MASSAGUER, P. R. . EQUIPAMENTO PARA DETERMINAÇÃO DE RESISTÊNCIA TÉRMICA DE MICRORGANISMOS E COMPOSTOS SOB AÇÃO DE STRESS TÉRMICO E CISALHANTE, MÉTODO DE OPERAÇÃO DO EQUIPAMENTO E SEU USO. 2010.

MASSAGUER, Pilar Rodriguez ; RODRIGUES Junior, Salatir . Validação de processo térmico de granulados de castanha de cajú. 2007.

MASSAGUER, Pilar Rodriguez ; RODRIGUES Junior, Salatir . Validação de processo térmico de granulados de castanha de cajú. 2007.

MASSAGUER, Pilar Rodriguez ; RODRIGUES Junior, Salatir . Validação de Processo de Pasteurização de Molho de Tomate Refogado Tradicional. 2007.

MASSAGUER, Pilar Rodriguez ; RODRIGUES Junior, Salatir . Validação de processo térmico de granulados de castanha de cajú. 2006.

MASSAGUER, Pilar Rodriguez ; RODRIGUES Junior, Salatir . Detecção e Contagem de Sporolactobacillus sp. em amostras de Concentrado Congelado de Suco de Laranja. 2005.

MASSAGUER, Pilar Rodriguez ; RODRIGUES Junior, Salatir . Validação de Fitas Spordex® carregadoras de Bacillus stearothermophilus ATCC7953. 2005.

RODRIGUES Junior, Salatir ; MASSAGUER, Pilar Rodriguez ; PACHECO, C. P. . Desenho do laboratório de análise de produtos da FUCHS Agro Brasil Ltda, visando à capacidade de atendimento a marcha analítica de detecção e identificação de Salmonella, incluindo layout.. 2004.

MASSAGUER, Pilar Rodriguez ; RODRIGUES Junior, Salatir ; MARQUES, Alessandra Regina da Silva ; WALTER, Eduardo Henrique Miranda . Curso de Atualização em Processamento Térmico de Alimentos em Embalagens Flexíveis - Ministrado nas instalações da IFC - International Food Company. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MASSAGUER, Pilar Rodriguez ; SPINELLI, A. C. ; SANT'ANA, A. S. ; PACHECO-SANCHEZ, C. P. ; RODRIGUES Junior, Salatir . Influência das Diferentes Temperaturas de Estocagem na Sobrevivência de Alicyclobacillus acidoterrestris CRA 7152 em sucos de laranja pasteurizados (Relatório Parcial - 4 - Final). 2007. (Relatório de pesquisa).

MASSAGUER, Pilar Rodriguez ; SPINELLI, A. C. ; RODRIGUES Junior, Salatir ; SANT'ANA, A. S. ; PACHECO-SANCHEZ, C. P. . Influência das Diferentes Temperaturas de Estocagem na Sobrevivência de Alicyclobacillus acidoterrestris CRA 7152 em sucos de laranja pasteurizados (Relatório Parcial - 3). 2006. (Relatório de pesquisa).

MASSAGUER, Pilar Rodriguez ; SPINELLI, A. C. ; RODRIGUES Junior, Salatir ; SANT'ANA, A. S. ; PACHECO-SANCHEZ, C. P. . Influência das Diferentes Temperaturas de Estocagem na Sobrevivência de Alicyclobacillus acidoterrestris CRA 7152 em sucos de laranja pasteurizados (Relatório Parcial - 1). 2005. (Relatório de pesquisa).

MASSAGUER, Pilar Rodriguez ; SPINELLI, A. C. ; RODRIGUES Junior, Salatir ; PACHECO-SANCHEZ, C. P. ; SANT'ANA, A. S. . Influência das Diferentes Temperaturas de Estocagem na Sobrevivência de Alicyclobacillus acidoterrestris CRA 7152 em sucos de laranja pasteurizados (Relatório Parcial - 2). 2005. (Relatório de pesquisa).

MASSAGUER, Pilar Rodriguez ; RODRIGUES Junior, Salatir . Aplicações de Microbiologia Preditiva - Ministrado na FEA/UNICAMP. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Desenvolvimento de jambo desidratado utilizando solução osmótica, Descrição: O Jambeiro Vermelho (Syzygium malaccense) é uma árvore de grande porte, muito utilizada para ornamentação e que faz parte dos produtores de frutos exóticos. O fruto proveniente do jambeiro apresenta em sua composição diversas vitaminas (como A, B1, B2 e C), diversos minerais (como cálcio, ferro e fósforo), além de quantidade apreciável de proteínas, carboidratos e fibras. Os jambos são frutos muito apreciados, porém apresentam baixo valor comercial devido à pequena vida útil do fruto in natura e ao grande desperdício dos mesmos na época da safra. O presente trabalho pretende desenvolver um produto, utilizando como matéria-prima o jambo, que teria a finalidade minimizar as perdas pós-colheita do jambo. O produto desenvolvido será submetido a análises físico-química e sensorial, para verificação de seus constituintes e aceitabilidade, respectivamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Salatir Rodrigues Junior - Coordenador / Cátia Regina Ferreira - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2011 - 2012

    Embalagens comestíveis suplementadas com citrato de cálcio., Descrição: As embalagens não têm apenas o objetivo de preservar as características físicas, sensoriais, nutricionais e sanitárias dos alimentos, mas também de facilitar o consumo, chamar a atenção do consumidor, sugerir e transmitir informações sobre o produto, além de outras funções incluindo aquelas com o uso da nanotecnologia, com a função de inibir o crescimento microbiano. Atualmente o desenvolvimento de embalagens renováveis e alternativas, como as embalagens comestíveis e biodegradáveis, tem atraído grande interesse comunidade científica. O amido de milho, de mandioca e a gelatina são os materiais mais usados como embalagens comestíveis, por apresentarem a melhor relação custo/benefício. Além disso, estas embalagens podem receber a incorporação de vitaminas e minerais, entre outros compostos. Este projeto de pesquisa sugere o enriquecimento de uma embalagem comestível, com cálcio, a fim de suprir parte das necessidades diárias deste mineral por parte do consumidor. O Cálcio é encontrado em vários alimentos, mas a fonte que apresenta a melhor relação custo/benefício é a casca do ovo. A sua extração, na forma de citrato de cálcio, apresenta baixíssimo custo. Assim estas embalagens comestíveis suplementadas com citrato de cálcio,e usadas em melão e maçãs, daria suporte às necessidades básicas recomendadas deste mineral para a população.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Salatir Rodrigues Junior - Coordenador / Marcela Andrade de Oliveira - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2011 - 2011

    Avaliação e Desenho de Processo Térmico de Polpa de Fruta, Descrição: s frutas exercem papeis relevantes na alimentação humana, contribuindo com diversos nutrientes na dieta, como fibras, vitaminas e sais minerais. Para fornecer esses alimentos em locais distantes daquele onde são produzidos, ou durante a entressafra, faz-se o congelamento da sua polpa, aumentando sua vida útil. Porém, este tipo de conservação exige grande quantidade de energia ao longo da cadeia de distribuição. Uma maneira de economizar boa parte dessa energia pode ser aplicar um processamento térmico à polpa da fruta, aumentando a sua estabilidade microbiológica e enzimática. A região Sul do Espírito Santo é produtora de diversas frutas, dentre as quais destaca-se o abacaxi, com uma produção já tradicional em Marataízes, Presidente Kennedy e Itapemirim. Em 2009, a produção no Estado superou 48 mil toneladas. O presente projeto, se aprovado, fará o levantamento do microrganismo mais termorresistente presente na polpa de abacaxi, a determinação dos seus parâmetros D e z, a avaliação do processo térmico aplicado, e sua otimização. Também será desenvolvido um trocador de calor de bancada, para testar o processo térmico otimizado obtido. Ao final do projeto, os dados obtidos estarão disponíveis às empresas produtoras, para que possam implementar os processos térmicos desenhados, aumentando a sua competitividade no Mercado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Salatir Rodrigues Junior - Coordenador / Luciano Bertollo Rusciolelli - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de Produtos de Panificação Suplementados com Cálcio, Descrição: Devido à quase universalidade do consumo de produtos de panificação no Brasil, verifica-se que estes apresentam-se como um interessante veículo de suplementos vitamínicos e nutricionais à população do nosso país, como o Cálcio. Cozzolino (2007) reporta que, no Brasil, a ingestão de cálcio está muito abaixo dos valores considerados ideais: a média varia de 300 mg a 500 mg nas dietas analisadas, sendo que o ideal seria 1000mg por dia. A ingestão de produtos lácteos pode não ser suficiente para atingir as recomendações diárias de ingestão de cálcio, uma vez que o consumo de leite e seus derivados constituem um fator limitante para pessoas de baixa poder aquisitivo. O cálcio pode ser oriundo de diversos alimentos, mas a casca do ovo é uma forma viável e de baixo custo, e que normalmente é descartada. O cálcio presente na casca de ovo encontra-se na forma de carbonato de cálcio que, após extração adequada, estará na forma de citrato de cálcio. A produção de pães e de biscoitos utilizando farinha suplementada com citrato de cálcio daria suporte às necessidades básicas recomendadas deste mineral, podendo, inclusive ser produzidos pelos próprios consumidores em suas residências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Salatir Rodrigues Junior - Coordenador / Cátia Regina Ferreira - Integrante / Marcela Andrade de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Espírito Santo - Bolsa.Número de orientações: 2

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de Barra de Cereais Salgada, Descrição: Barras de cereais são consideradas ?Snacks?, alimentos de tamanho pequeno, fáceis de serem consumidos e que exigem pouco ou nenhum preparo. Com a mudança no estilo de vida das pessoas, alimentos saudáveis e com certa conveniência no consumo estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, sendo a barra de cereal um produto que se encaixa nessas restrições. Devido ao crescimento de consumo das barras, empresas alimentícias investem cada vez mais na produção ? em 2007, no Brasil, o mercado desse produto teve um crescimento de 20% e movimentou cerca de US$ 40 milhões. As barras de cereais atingem diversos públicos, desde atletas até pessoas que desejam reduzir seu peso corporal. O presente trabalho teve por objetivo desenvolver uma barra de cereal salgada com alto teor de fibras, a fim de ampliar as opções dos consumidores, já que no mercado as barras geralmente são encontradas na forma adocicadas. As fibras estão relacionadas com os benefícios a saúde, por isso o interesse de desenvolver a barra com altos teores. O produto desenvolvido teve excelente aceitação em teste de aceitação, e vem de encontro com os desejos dos consumidores por novas apresentações de produtos já conhecidos, atendendo a um mercado ainda não explorado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Salatir Rodrigues Junior - Coordenador / Izabella Mattos Patrocinio - Integrante., Financiador(es): SKL Healthy Functional Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda. - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2005 - 2006

    Efeito do processo de pasteurização seguido de manutenção a baixas temperaturas e abuso na sobrevivência de Alicyclobacillus acidoterrestris, Descrição: O projeto visa estudar a associação do nível de contaminação inicial de Alicyclobacillus acidoterrestris, a partir do processo térmico de pasteurização, com o efeito da manutenção das embalagens em duas temperaturas pós-processo submetidas a condições de abuso, na germinação e crescimento de Alicyclobacillus acidoterrestris, durante a vida de prateleira do produto. O projeto é totalmente financiado pela Abecitrus e os resultados deste projeto tem aplicação direta na melhoria da qualidade do suco de laranja para exportação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Salatir Rodrigues Junior - Integrante / Pilar Rodriguez de Massaguer - Coordenador / Cristiana de Paula Pacheco-Sanchez - Integrante / Ana Cláudia Spinelli - Integrante / Anderson de Souza Sant'Ana - Integrante., Financiador(es): Associação Brasileira de Exportadores de Citricos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2004 - 2008

    Desenvolvimento, Construção e Validação de Dispositivo com Agitação Rotativa para Determinação da Resistência Térmica em Sistemas Contínuos, Descrição: Será construído um dispositivo relativamente simples, que simularé os efeitos das forças físicas de cisalhamento da tubulação de qualquer sistema de processamento térmico de fluxo contínuo sobre qualquer produto fluido, levando a um maior entendimento da cinética de destruição de microrganismos e de componentes de qualidade, e explicar suas diferenças em relação aos resultados obtidos pelos métodos atualmente em uso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Salatir Rodrigues Junior - Coordenador / Pilar Rodriguez de Massaguer - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - 2007

    Melhoria da Qualidade de Sucos de Frutas Tropicais Mediante o Controle de Contaminantes e Uso de Processo de Alta Pressão, Descrição: Este projeto visa a melhoria de qualidade de sucos de frutas tropicais formulados, processados e prontos para beber de abacaxi, manga, mamão e maracujá. Trata-se de projeto multi-institucional, com participação e execução da UNICAMP/FEA, UFSC/DQA e EMBRAPA/CTAA e com colaboração do DEQ/UFRN e da EMBRAPA/CNPAT. O financiamento do projeto envolve 60% dos recursos provenientes do PRODETAB e 40% da TETRA PAK e das indústrias processadoras de sucos de frutas. Dois grandes aspectos são focalizados: 1) é proposto o uso de um processo alternativo não térmico que consiga manter os sucos estáveis com mínima alteração de suas características sensoriais e de qualidade, envolvendo especificamente a aplicação de altas pressões de 400-800MPa, em unidade isostática para pasteurização, em conjunção eventual com calor. 2) modelagem preditiva do crescimento e inativação de bolores termorresistentes e alicyclobacillus, microrganismos deteriorantes que reconhecidamente contaminam estes sucos e eventualmente sobrevivem a pasteurização. Mediante modelagem serão estabelecidos parâmetros como tempo de geração e velocidade máxima de crescimento em função de variáveis independentes: temperatura, concentração de oxigênio - simulando uma situação de um suco contaminado dentro de sua embalagem - e "ratio". Estes dados servem para estabelecer a vida de prateleira dos sucos, e caracterizar sua qualidade. Os modelos serão validados estatisticamente. Também serão analisados fatores que afetam a termoresistência e a baroresistência destes esporulados, em função dos parâmetros mencionados acima. Uma vez definido o processo adequado mediante alta pressão, será estabelecido o perfil sensorial do produto em comparação com o existente no mercado e realizado estudo de consumidor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Salatir Rodrigues Junior - Integrante / Pilar Rodriguez de Massaguer - Coordenador / Viviane Araújo Guerra - Integrante / Wilson Tamega Júnior - Integrante / Cristiana de Paula Pacheco - Integrante / Amauri Rosenthal - Integrante / Wilmer Edgard Luera Peña - Integrante / Gláucia Maria Falcão de Aragão - Integrante / Beatriz de Cássia Martins Salomão - Integrante / Alessandra Regina da Silva - Integrante / Karina Nakazone - Integrante / Adriana Paula Slongo - Integrante / João Borges Laurindo - Integrante / Suzane Miorelli - Integrante / Rosires Deliza - Integrante., Financiador(es): Tetra Pak Brasil Ltda. - Auxílio financeiro / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação.

  • 2003 - 2004

    Desinfecção superficial de laranja destinada à produção de suco, Descrição: O projeto visou estabelecer um procedimento adequado de lavagem para a descontaminação da superfície da laranja, que seja eficiente para causar pelo menos 4 reduções decimais na população de Alicyclobacillus acidoterrestris presente. Teoricamente este número de reduções é adequado para controlar o problema deste contaminante, reduzindo a probabilidade de ocorrência a 0,01 esporos/ml de suco. Seis agentes desinfetantes de utilização em indústrias de alimentos foram testados. Também foi feito um levantamento microbiológico da linha de produção de concentrados e da água de lavagem da fruta. A performance dos desinfetantes foi estabelecida mediante teste de difusão, ensaio de "time kill", ensaio de MIC e finalmente em lavadora piloto e em planta industrial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Salatir Rodrigues Junior - Integrante / Pilar Rodriguez de Massaguer - Coordenador / Rosa Maria Tavares Andrasso Tosello - Integrante / Leandro Francisco do Carmo - Integrante / André Pereira de Araújo Junior - Integrante / Wilson Jardim - Integrante / Alessandra Frias Reyes - Integrante / Viviane Araújo Guerra - Integrante / Wilson Tamega Júnior - Integrante / Cristiana de Paula Pacheco - Integrante., Financiador(es): Citrovita Agroindustrial Ltda. - Cooperação., Número de produções C, T & A: 2

  • 1999 - 2004

    Segurança Microbiológica de Sucos & Drinks Envasados Assepticamente, Descrição: O processamento asséptico de alimentos, diferentemente do processamento tradicional, requer cuidados especiais da qualidade microbiologica do produto e da embalagem desde o inicío até o final da produção. Com o desenvolvimento de metodologias para análises microbiológicas é possivel detectar e quantificar organismos patogênicos emergentes e deteriorantes que afetam a qualidade final de sucos de frutas. Nesse projeto os objetivos fundamentais envolvem estabelecer HACCP e quantificar a flora patogênica (E. coli O157H7) e deteriorante (bolores, bactérias lácticas, aliciclobacilos) em seis sucos de frutas processados assepticamente, característicos de ambiente tropical e de clima temperado. Paralelamente será feito a cinética de inativação enzimática das enzimas mais termorresistentes. O estudo está dividido em dois subprojetos sendo que o subprojeto I envolvendo as frutas laranja, maçã e uva, será desenvolvido pela UNICAMP-FEA e o subprojeto II, envolvendo abacaxi, maracujá e manga, pela EMBRAPA-CTAA. A parceria dessas duas Instituições de Pesquisa está sendo apoiada pela firma Tetra Pak e a Associação de Produtores de Sucos Tropicais do Nordeste (ASTN) que darão contrapartida financeira. O orçamento está calculado considerando um financiamento total de R$ 297.777,60 pelo PRODETAB. Cada Instituição estudará o conjunto de frutas em separado e além das análises microbiológicas será realizada a avaliação do perfil sensorial antes e após o processo térmico, e da possível presença de micotoxinas e da permeabilidade de oxigênio da embalagem. Uma vez determinada a flora contaminante e as características enzimáticas dos produtos, o processo térmico será reavaliado e submetido a validação em planta piloto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Salatir Rodrigues Junior - Integrante / Pilar Rodriguez de Massaguer - Coordenador / Rosa Maria Tavares Andrasso Tosello - Integrante / Leandro Francisco do Carmo - Integrante / Viviane Araújo Guerra - Integrante / Denise Aparecida Delgado - Integrante / Guilherme Corrêa da Silva - Integrante / Izael Gressoni Júnior - Integrante / Lucia Maria Valente Soares - Integrante / Vanessa Aparecida Marcolino - Integrante / Marcelo Cristianini - Integrante / Aldrey Cíntia Sgorlon Lacerda - Integrante / José de Assis Faria - Integrante., Financiador(es): Tetra Pak do Brasil Ltda. - Auxílio financeiro / Associação das Indústrias Processadoras de Frutos Tropicais - Auxílio financeiro / MV Engenharia - Cooperação / PRODETAB-EMBRAPA - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Professor Homenageado, 2ª Turma de Engenharia de Alimentos - UFES-CCA.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Jundiaí. , Avenida Doutor Cavalcanti, 396, Centro, 13201003 - Jundiaí, SP - Brasil, Telefone: (11) 24488500, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - Atual

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico, Técn. e Tecnológ., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2012

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenação de Estágio, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento Experimental e Otimização de Processos, Química e Processamento de Alimentos, Termobacteriologia Aplicada a Alimentos

  • 08/2009 - 12/2011

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química de Alimentos II, Tecnologia de Grãos e Cereais

  • 08/2010 - 07/2011

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Engenharia de Alimentos III

  • 11/2010 - 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Administração do Biotério do CCA-UFES.

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química de Alimentos I

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Álgebra Linear para Ciências Agrárias

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Álgebra Linear para Ciências Agrárias

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química II

2003 - 2008

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2002

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Estudo da Atividade Enzimática de Polifenoloxidase em Sucos de Maçã e Uva coletados na fábricas participantes do Projeto "Segurança Microbiológica de Sucos & Drinks Envasados Assepticamente" Determinação da Cinética de Inativação Térmica de Enzimas em Suco de Maçã e Uva.

Atividades

  • 03/2004 - 12/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Ciências de Alimentos.,Linhas de pesquisa

  • 02/2008 - 07/2008

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programa de Estágio Docente na Disciplina TA912 - Termobacteriologia e Avaliação de Processos de Esterilização

  • 02/2006 - 07/2006

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programa de Estágio Docente na Disciplina TA903 - Termobacteriologia e Avaliação de Processos de Esterilização

  • 02/2005 - 07/2005

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programa de Estágio Docente na Disciplina TA903 - Termobacteriologia e Avaliação de Processos de Esterilização

  • 02/2004 - 07/2004

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programa de Estágio Docente na Disciplina TA903 - Termobacteriologia e Avaliação de Processos de Esterilização

  • 01/2002 - 12/2002

    Estágios , Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Ciências de Alimentos.,Estágio realizado, Iniciação Científica - Cinetica de enzimas termoresistentes en sucos de frutas.

2002 - 2007

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor-Assistente, Carga horária: 8

Outras informações:
Ministração de aulas e/ou apoio técnico à Profa. Pilar Rodriguez de Massaguer, Ph.D.

Atividades

  • 11/2007 - 11/2007

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EAL3022 - Microbiologia Preditiva Aplicada aos Alimentos (6 horas-aula, de um total de 45 horas-aula)

  • 01/2002 - 02/2002

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EAL003 - Tópicos Especiais em Engenharia de Alimentos - Noções de Microbiologia Preditiva (12 horas-aula de exercícios computacionais, de um total de 30 horas-aula)

1999 - 2000

Instituto de Tecnologia de Alimentos

Vínculo: Bolsista CNPq/PIBIC, Enquadramento Funcional: Pesquisador Júnior, Carga horária: 15

Outras informações:
Estágio de Iniciação Científica no Projeto "Determinação das características físicas, químicas e microbiológicas de carne de frango", sob a orientação de Carmen Josefina Contreras Castillo

Atividades

  • 05/1998 - 07/2000

    Pesquisa e desenvolvimento , Divisao de Processamento de Alimentos, Centro de Tecnologia da Carne.,Linhas de pesquisa

2003 - 2003

Tetra Pak do Brasil Ltda.

Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2003 - 04/2003

    Estágios , Depto de Tecnologia de Alimentos, .,Estágio realizado, Elaboração da Rotina do dia-a-dia do Laboratório de Tecnologia de Almentos, Serviço de atendimento a ocorrências em clientes, Estudo de embalagens defeituosas.

2008 - 2009

Universidade do Vale do Sapucaí

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor (Tecnologia de Alimentos), Carga horária: 5

2008 - 2009

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor (Tecnologia de Alimentos), Carga horária: 4

2000 - 2001

Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico, Carga horária: 20

Outras informações:
Apoio em Tecnologia da Informação, ao Grupo de Pesquisa da UNICAMP participante do Projeto de Pesquisa "Segurança Microbiológica de Sucos & Drinks Envasados Assepticamente"

Atividades

  • 08/2000 - 12/2001

    Serviços técnicos especializados , Laboratório de Termobacteriologia - DCA/FEA/UNICAMP, .,Serviço realizado, Apoio Técnico em Tecnologia da Informação.

Propriedade Intelectual

Patentes (1)