Victoria Helen Figueiredo Paixao

Bacharelado em Ecologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) com projeto de pesquisa na área de Ecologia e Conservação de Aves do Semiárido. Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É anilhador sênior.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ecologia

2017 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Biologia e sucesso reprodutivo de Coccyzus melacoryphus (Aves: cuculidae) em uma área de Caatinga,Ano de Obtenção: 2019
Mauro Pichorim.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Reprodução; Biologia reprodutiva; Nidificação; Sucesso reprodutivo; Taxas de sobrevivência diária.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Ecologia

2011 - 2016

Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Título: Período de ocorrência de aves migratórias em uma Floresta Tropical Sazonalmente Seca
Orientador: Leonardo Fernandes França
com

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

GEO GARCIA E BRITO

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Ecologia de Lagartos e Serpentes (Squamata) da Caatinga. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.

2014 - 2014

Intensive English Program. , North Carolina State University, NCSU, Estados Unidos.

2012 - 2012

Identificação de Aves. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Biologia e Pesca de Tubarões e Raias. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Japonês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Semana de Meio Ambiente da UFERSA. 2014. (Seminário).

I Encontro Regional dos Cursos de Ecologia Graduandos e Ecólogos e I Semana de Estudos em Ecologia da UFRN. 2012. (Seminário).

I Semana de Meio Ambiente da UFERSA.Estudos em Ecologia Evolutiva. 2012. (Seminário).

I Semana de Meio Ambiente da UFERSA. 2012. (Seminário).

I Ciclo de Palestras de Ecologia. 2011. (Seminário).

Implementando uma Unidade de Conservação a partir do marco zero: o caso do Parque Nacional da Furna Feia. 2011. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luciana Vieira de Paiva

FRANÇA, L. F.; FERNANDES, A. F. C.;PAIVA, L.V.. Período de ocorrência de aves migratórias em uma Floresta Tropical Seca. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Leonardo Fernandes França

FRANÇA, L. F.PAIVA, L. V.; FERNANDES, A. C.. Período de ocorrência de aves migratórias em uma floresta tropical seca. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

José Espínola Sobrinho

PAIXAO, V. H. F.;ESPINOLA SOBRINHO, J.; SILVA, S. T. A.. Concurso de monitoria para a disciplina Climatologia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Aline Fernanda Campagna Fernandes

França, L. F;CAMPAGNA-FERNANDES, A.F.; PAIVA, L. V. PERÍODO DE OCORRÊNCIA DE AVES MIGRATÓRIAS EM UMA FLORESTA TROPICAL SECA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leonardo Fernandes França

Período de ocorrência de aves migratórias em uma floresta tropical seca; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ecologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Programa de Iniciação Científica Institucional - PICI/UFERSA; Orientador: Leonardo Fernandes França;

Leonardo Fernandes França

Período migratório de Aves Passeriformes em uma área de Caatinga da Depressão Sertaneja Setentrional; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ecologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Programa de Iniciação Científica Institucional - PICI/UFERSA; Orientador: Leonardo Fernandes França;

José Espínola Sobrinho

Monitoria da disciplina de climatologia e meteorologia; 2013; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Jose Espinola Sobrinho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Efeitos da sazonalidade climática na dinâmica e processos populacionais de Aves da Caatinga, Descrição: A Caatinga é um ambiente com processos e padrões ecológicos particularmente distintos de outros ambientes neotropicais por apresentar clima semiárido, quente, com precipitação altamente sazonal e irregular entre anos. Sob estas condições é possível que muito da dinâmica populacional e processos ecológicos e biológicos das populações de Aves da Caatinga sejam de alguma forma influenciados pelos regimes hídricos anuais, gerando padrões marcadamente sazonais. As hipóteses históricas sobre a evolução de aspectos da história de vida de Aves afirmam que enquanto nas regiões tropicais o padrão mais comum deve ser o de densidades e sobrevivência constantes e recrutamento baixo, nas regiões temperadas o padrão deve ser de altas taxas de mortalidade de inverno, oscilações sazonais de densidade populacional e recrutamento em massa. A condição de alto estresse hídrico na Caatinga tem potencial para produzir padrão de abundância semelhante ao de locais temperados e esta hipótese é subsidiada por relatos anedotais de oscilação de abundância nas populações de aves da Caatinga. Além disso, a sazonalidade na Caatinga pode governar questões temporais relacionadas aos processos reprodutivo, migratório e de muda de penas, gerando reflexos na dinâmica das populações locais de aves. As perspectivas aqui levantadas poderão demostrar que as populações de aves de ambientes tropicais sazonais quentes estão adaptadas ao seu ambiente de forma distinta das aves de ambientes tropicais úmidos. Com condições próprias de dinâmica populacional, processos biológicos e efeitos de fatores ambientais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Victoria Helen Figueiredo Paixao - Integrante / Leonardo Fernandes França - Coordenador / Thales Afonso Duarte Silva - Integrante / Clarisse Caroline de Oliveira e Silva - Integrante / Pedro Teófilo Silva de Moura - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Dinâmica populacional, demografia e conservação das Aves da Estação Ecológica do Seridó, RN., Descrição: Todo o semiárido é rico em variações e transições de ambientes como agreste, matas secas, matas de cipó, dunas interioranas, além de encraves de Mata Atlântica. No entanto, as informações sobre a avifauna deste bioma estavam restritas, até há pouco tempo, a dados de distribuição em trabalhos realizados geralmente por naturalistas estrangeiros e publicados em periódicos pouco acessíveis. Estudos de dinâmica populacional, demografia, reprodução e área de vida têm importância para estimar probabilidades de extinções locais influenciadas pelo uso do solo, fragmentação, variações climáticas e outros fatores. Por isto, nosso objetivo é estimar composição, sazonalidade, parâmetros demográficos, reprodutivos e biológicos de aves em área de caatinga hiperxerófita de forma a fornecer subsídios para a conservação e manejo da biodiversidade da Estação Ecológica do Seridó.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Victoria Helen Figueiredo Paixao - Coordenador / Adriano Assunção de Assis - Integrante / Leonardo Fernandes França - Integrante / Thales Afonso Duarte Silva - Integrante / Clarisse Caroline de Oliveira e Silva - Integrante / Pedro Teófilo Silva de Moura - Integrante / Liana Monique Paiva Cavalcanti - Integrante / Maria Erivanir Rodrigues Nunes - Integrante / Virgínia Helen Figueiredo Paixão - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Ecologia e Conservação de Aves do Semiárido, Descrição: Na Caatinga cerca de 41% das áreas nunca recebeu qualquer tipo de investigação científica voltada para conservação de espécies e 80% das áreas permanecem sub-amostradas quanto a riqueza. Sob estas condições, as populações de Aves se tornam foco frequente de ameaça de extinção. Até o momento foram catalogadas para o Bioma 510 espécies do grupo, sendo 15 endêmicas e 25 ameaçadas. Porém, os estudos sobre conservação das Aves quase sempre se limitam a avaliações de distribuição com base em amostragens de presença/ ausência. O objetivo deste projeto será avaliar a capacidade de persistência de populações de Aves com base em parâmetros demográficos, assim como, a propensão à extinção com base em aspectos da biologia e ecologia das espécies. Os objetivos e o local escolhido para implementação do projeto visaram abranger lacunas para a conservação da biodiversidade na Caatinga. Os estudos ocorrerão na Depressão Sertaneja Setentrional, a ecorregião mais ameaçada e carente de avaliações da Caatinga. Esta ecorregião possui áreas como o Baixo Jaquaripe-Apodi e a Chapada do Araripi (menos de 50 km da instituição sede do projeto) que são consideradas prioritárias para a conservação de Aves endêmicas. Além disso, o projeto ajudará no desenvolvimento científico regional, pois consolidará a pesquisa em conservação da biodiversidade dentro do Bacharelado em Ecologia da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). O projeto ?Ecologia e Conservação de Aves do Semiárido? será abrigado pelo Laboratório de Ecologia de Populações Animais e se fundamentará em teorias de ecologia de populações para abranger questões diretamente relacionadas ao manejo e conservação de Aves da Caatinga.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Victoria Helen Figueiredo Paixao - Coordenador / Adriano Assunção de Assis - Integrante / Leonardo Fernandes França - Integrante / Thales Afonso Duarte Silva - Integrante / Clarisse Caroline de Oliveira e Silva - Integrante / Pedro Teófilo Silva de Moura - Integrante / Liana Monique Paiva Cavalcanti - Integrante / Maria Erivanir Rodrigues Nunes - Integrante / Virgínia Helen Figueiredo Paixão - Integrante / Noêmia Cristina da Silva Chaves - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2014

Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica

2013 - 2013

Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora da disciplina Climatologia, Carga horária: 12

2013 - 2013

Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria da disciplina de Climatologia, Carga horária: 12

Atividades

  • 05/2013 - 09/2013

    Estágios , Departamento de Ciências Animais da UFERSA, .,Estágio realizado, Estágio Interno.

  • 11/2012 - 04/2013

    Estágios , Departamento de Ciências Animais da UFERSA, .,Estágio realizado, Estágio Interno.

2014 - 2015

North Carolina State University

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Intercâmbio

Atividades

  • 05/2015 - 08/2015

    Estágios , Biological Sciences, .,Estágio realizado, Academic Training.