Mússio Pirajá Mattos

Doutorando (2019) em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGSC-UFES), área de concentração: Política e Gestão em Saúde. Mestre (2015) em Ciências Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação em Farmácia da Universidade Federal da Bahia (PPGFAR-UFBA) e Farmacêutico graduado pela UFBA, Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Avançado Anisio Teixeira, Vitória da Conquista (UFBA/IMS/CAT). Atualmente, atua como docente em regime de dedicação exclusiva, na Universidade Federal do Oeste da Bahia, lotado no Centro das Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS-UFOB), onde leciona disciplinas na área da Gestão Farmacêutica, Deontologia e Saúde Coletiva. Foi presidente da Comissão da Semana de Integração Universitária (CCBS-UFOB) e participa como membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Farmácia (NDE-Farmácia), Comissão de Gestão de Estágios e Comissão de Implantação da Farmácia Escola da UFOB. Coordenou a Liga Interdisciplinar de Saúde da Criança (LISC-UFOB), que possibilitou o desenvolvimento de artigos relacionados a formação profissional e educação em saúde, além do capítulo intitulado "Formação interprofissional em saúde: Vivências inovadoras da Liga Interdisciplinar de Saúde da Criança no Oeste da Bahia", que irá compor o livro "A formação interprofissional no cotidiano: o que nos dizem as experiências locais?" que será publicado pela editora da Rede Unida. Ademais, também colaborou na construção do capítulo de livro intitulado "Territorialização da atenção primária a saúde no oeste da Bahia: Contribuições e limites da educação permanente em saúde", com a descrição das ações que integraram o tripé ensino-serviço-comunidade no município de Barreiras, Bahia (Rede Unida). No campo da produção do conhecimento, atua nos seguintes temas: Educação Permanente em Saúde, Recursos Humanos em Saúde, Atenção Psicossocial, Saúde Materna e Infantil, Interprofissionalidade, Interdisciplinaridade, Cuidado, Álcool, Tabaco e outras Drogas, Estudantes Universitários, Gestão, Educação em/na Saúde, Formação Profissional em Saúde e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Saúde Coletiva

2019 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo
Carolina Dutra Degli Esposti. Coorientador: Raquel Baroni de Carvalho.

Mestrado em Farmácia

2013 - 2015

Universidade Federal da Bahia
Título: CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E FARMACOLÓGICA DO EXTRATO METANÓLICO DE Metrodorea mollis,Ano de Obtenção: 2015
Eudes da Silva Velozo.Coorientador: Darizy Flávia Silva Amorim de Vasconcelos. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: Medrodorea mollis; Rutaceae; Plantas medicinais; Farmacologia.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Quimica de Produtos Naturais. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia.

Graduação em Farmácia

2008 - 2012

Universidade Federal da Bahia, Campus Avançado Anísio Teixeira
Título: ATIVIDADE ANTIMICROBIANA CONTRA CÉLULAS PLANCTÔNICAS E BIOFILME DE Staphylococcus aureus meticilina-resistente (MRSA) PELOS FRUTOS DA Caesalpinia ferrea Mart (LEGUMINOSAE)
Orientador: Mariluze Peixoto Cruz e Regiane Yatsuda
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Educação Interprofissional em Saúde. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

EXPERIMENTAÇÕES NECESSÁRIAS: EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, OS MODOS DE FAZE. (Carga horária: 6h). , Rede Unida, REDE UNIDA, Brasil.

2016 - 2016

Vivências em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Oeste da Bahia, UFOB, Brasil.

2015 - 2015

A Educação da Emancipação Humana. (Carga horária: 8h). , FASB, FSB_PPROV, Brasil.

2015 - 2015

Produtos Naturais: Como chegamos aos medicamentos. (Carga horária: 3h). , X Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, FESBE, Brasil.

2014 - 2015

Extensão universitária em Curso de Extensão em Cosmetologia. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Farmácia, UFBA, Brasil.

2013 - 2013

Preparo de amostras e processamento de espectros d. (Carga horária: 12h). , Instituto de Química da UFBA, IQ-UFBA, Brasil.

2013 - 2013

Alcalóides aporfinoides: Aspectos gerais, extração. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2012 - 2012

Atividades Biológicas de Produtos Naturais. (Carga horária: 8h). , UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2012 - 2012

Ressonância Magnética Nuclear. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2011 - 2011

Administração de Farmácias e Drogarias. (Carga horária: 20h). , Instituto Multidisciplinar em Saúde- Universidade Federal da Bahia, IMS CAT, UFBA, Brasil.

2010 - 2010

Psicofarmacologia. (Carga horária: 20h). , Instituto Multidisciplinar em Saúde- Universidade Federal da Bahia, IMS CAT, UFBA, Brasil.

2008 - 2008

Modelagem e construção de modelos 3D de proteínas. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Estudo da Utilização de Medicamentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. ; SOUSA, M. L. T. ; ALELUIA, I. R. S. . I Congresso de Saúde Coletiva do Oeste da Bahia - IntegraSUS. 2019. (Congresso).

MATTOS, M. P. . V Semana de Integração Universitária da Universidade Federal do Oeste da Bahia. 2018. (Outro).

MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. ; ALELUIA, I. R. S. . I Simpósio de Saúde Coletiva do Oeste da Bahia. 2018. (Outro).

MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . I Simpósio de Aleitamento Materno do Oeste da Bahia. 2016. (Outro).

MATTOS, M. P. . Desafio anatômico: Metodologias ativas da disciplina Morfofuncional capazes de auxiliar no aprendizado em Anatomia humana. 2016. .

MATTOS, M. P. . I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia. 2015. (Outro).

MATTOS, M. P. . Tarja Preta: I Oficina de Psicofarmacologia Clínica. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

13° Congresso Internacional da Rede Unida.VIVÊNCIAS INTERPROFISSIONAIS INOVADORAS DA LIGA INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE DA CRIANÇA NO OESTE DA BAHIA. 2018. (Oficina).

3° Congresso Brasileiro de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde. DESIGUALDADES EM SAÚDE E A ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL NO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE. 2017. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2017. (Congresso).

Planejamento Educacional da Faculdade São Francisco de Barreiras. 2015. (Outra).

X Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE.COMPOSIÇÃO QUÍMICA E AVALIAÇÃO DOS EFEITOS CARDIOVASCULARES DE Metrodorea mollis. 2015. (Outra).

IV Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco. 2013. (Simpósio).

I workshop de Empreendedorismo e Inovação Farmacêutica e Cosmética do IMS.Desenvolvimento de Batom Cosmético a base de Lippia alba (Mill) N.E. Brown (Verbenaceae). 2013. (Outra).

VI Semana de Farmácia da UFBA - IMS/CAT.Atividade Antimicrobiana contra as células planctônicas e Biofilme de Staphylococcus aureus Meticilina Resistente (MRSA) pelo fruto da Caesalpinia ferrea Mart (Leguminosae). 2013. (Outra).

2º Semana de Biotecnologia do IMS/CAT - UFBA.Atividade antimicrobiana do extrato etanólico de Pau de colher sobre as bactérias entéricas e Staphylococcus aureus. 2012. (Outra).

Farmacêutico: Vários Papéis, uma paixão "Cuidar da sua Saúde". 2012. (Outra).

IV Simpósio de Atualização em Farmacologia da Universidade Federal da Bahia e do II Simpósio Latino-Americano de Neuroquímica re. 2012. (Simpósio).

I Workshop de Biologia e Biotecnologia de Microrganismos: Pesquisas e Perspectivas.Avaliação da atividade antimicrobiana in vitro do extrato etanólico da semente de Caesalpinia ferrea C. Mart. (Leguminosae). 2012. (Outra).

I Workshop de Propriedade Intelectual e Inovação Farmacêutica. 2012. (Outra).

V Seminário de Segurança em laboratórios com o Tema: Gerenciamento de Resíduos Químicos, promovido pela coordenação Geral de Laboratórios.. 2012. (Seminário).

XXXI Semana de Farmácia UFBA. 2012. (Outra).

III Seminário de Segurança em Laboratórios do IMS - Normas e Armazenamentos de Substâncias e Segurança. 2011. (Seminário).

Palestras promovidas pelo Programa de Educação Tutorial Biotecnologia, no Instituto Multidisciplinar em Saúde - UFBA. 2011. (Outra).

V SeFarma - I Simpósio de Hemoterapia e Imunohematologia da UFBA. 2011. (Simpósio).

II Seminário de integração do PET Saúde da Familia, Vigilância a Saúde e Pró-Saúde. 2010. (Seminário).

I Jornada pelo Uso Racional de Medicamentos. 2010. (Outra).

IV Semana de Farmácia - ''Educação Farmacêutica: Formação de um novo Profissional Farmacêutico: desafios e perspectivas. 2010. (Outra).

1º Encontro Municipal de Aleitamento Materno de Vitória da Conquista. 2009. (Encontro).

Campanha de Higiene e cuidado do corpo: Estratégias para vencer a gripe A (H1N1). 2009. (Outra).

Jornada de Divulgação Científica das ciências da Vida em Vitória da Conquista - Vivendo o IMS. 2009. (Outra).

I Feira de estágio em Vitória da Conquista. 2008. (Outra).

I seminário de Sensibilização e Planejamento do Pró-Saúde. 2008. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Francisco da Silva Teixeirense Neto

MATTOS, M. P.; GOMES, D. R.. Reavaliação da incidência acumulada de infecções do trato genital feminino, por meio de comparações dos exames laboratoriais ao longo de um intervalo de tempo: Um estudo na unidade básica de saúde de Santa Rita de Cássia, Bahia. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva: Atenção Básica - Saúde da Família) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Iris Mara de Souza Santos

MATTOS, M. P.; GOMES, D. R.. Proposta de intervenção para a redução de sífilis entre a população adulta da área adstrita do PSF SEDE I - Oliveira dos Brejinhos/BA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva: Atenção Básica - Saúde da Família) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Itamar da Silva Rios

MATTOS, M. P.; GOMES, D. R.. Promoção da saúde e prevenção de doenças cardiovasculares da população idosa na Estratégia de Saúde da Família, na Unidade de Saúde Ida Klein de Luís Eduardo Magalhães-BA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva: Atenção Básica - Saúde da Família) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jackeline Vieira Nonato Cardoso

MATTOS, M. P.; GOMES, D. R.. Atenção em casos de urgência e emergência no nível primário: plano de intervenção em um município de pequeno porte. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva: Atenção Básica - Saúde da Família) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Joycimeire da Silva Rocha

MATTOS, M. P.; GOMES, D. R.. Atuação da equipe multiprofissional com um grupo de hipertensos(as) cadastrados no posto de saúde Martina Clara, Barreiras-Ba. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva: Atenção Básica - Saúde da Família) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marcela Matter Muza

MATTOS, M. P.; GOMES, D. R.. A percepção das pacientes atendidas na unidade básica de saúde UBS XXIV sobre o câncer de mama:promovendo a saúde pública e as campanhas de conscientização em Barreiras-Ba. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva: Atenção Básica - Saúde da Família) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Miria Cristina de Oliveira Lima

MATTOS, M. P.; GOMES, D. R.. Implantação do grupo Hiperdia e atendimento itinerante para melhorias no manejo e controle dos hipertensos e diabéticos nas comunidades de Mossorongo e Tanque Novo - Bom Jesus da Lapa - BA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva: Atenção Básica - Saúde da Família) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lucas Toriyama Ribeiro

ALELUIA, I. R. S.;MATTOS, M. P.. Territorialização em Saúde na Atenção Primária: Determinantes locais e relações de poder em município no Oeste da Bahia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Oeste da Bahia.

Aluno: Camila Kellen Ferreira Paixão

GOMES, D. R.;MATTOS, M. P.. Prevalência e fatores associados a anemia ferropriva em lactentes em uma cidade no Oeste da Bahia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Oeste da Bahia.

Aluno: Gabriela Borgmann Barceloa

GOMES, D. R.;MATTOS, M. P.. Evidências do nascimento por cesárea no desenvolvimento de doenças alérgicas em crianças e adolescentes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Oeste da Bahia.

Aluno: Natália Albernaz

MATTOS, M. P.; SILVA, A. C. H.; ALVEZ, B. R.. Sentimento Materno Frente ao Diagnóstico da Síndrome de Down. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FASB.

Aluno: Jacinta Moura de Almeida e Camila Guimarães Maciel

MATTOS, M. P.; ADI, A. S.; MORALES, C. R. S.; ALVEZ, B. R.. Perfil de Pacientes com Comportamento Suicida em uma Clínica-Escola do Oeste da Bahia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FASB.

Aluno: Jonas Sales dos Santos Neto

CORDEIRO, C. E. O.;MATTOS, M. P.; MESQUITA, P. R. R.. Levantamento Farmacoterapêutico de idosos que realizam tratamento polifarmacêutico no Programa Saúde da Família (PSF) da Bela Vista no Município de Santo Antônio de Jesus - Bahia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Maria Milza.

MATTOS, M. P.; GOMES, D. R.; TELES, B. K. A.. Processo Seletivo para Contratação de Docentes por tempo determinado para a área de Campos da Saúde: Saberes e Práticas e Políticas e Serviços de Saúde. 2019. Universidade Federal do Oeste da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Kelle Oliveira Silva

SILVA, K. O.; CRUZ, M. P.. Antimicrobial activity against planktonic and biofilm of methicilin-resistant Staphylococcus aureus (MRSA) by the Caesalpina ferres Mart fruit (Leguminosae). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia.

Bruno Oliveira Moreira

CRUZ, M. P.;MOREIRA, Bruno Oliveira; Silva, k. O.. Antimicrobial activity against planktonic and biofilm of methicilin-resistant Staphylococcus aureus (MRSA) by the Caesalpinea ferrea Mart fruit (Leguminosaea). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia.

Denis de Melo Soares

Soares, Denis M; Boffo, EF; Velozo ES. Caracterização química e farmacológica do extrato metanólico de Metrodea Mollis.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia.

Denis de Melo Soares

SOARES, D. M.; Vasconcelos, DSA; Almeida, MZ. Caracterização química e farmacológica do extrato metanólico de Metrodea Mollis. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia.

Elisangela Fabiana Boffo

VELOZO, E. S.;BOFFO, E. F.; SOARES, D. M.. Caracterização química e farmacológica do extrato metanólico de Metrodorea mollis. 2015. Dissertação (Mestrado em FARMÁCIA) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Mauricio Jose Graia Nepomuceno

Evidências do Consumo de Álcool por Universitários Brasileiros: Prevalência e Fatores Associados; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Oeste da Bahia; (Orientador);

Dierlen Lourrainy Souza Wanderley

Benefícios da Terapia Cognitivo-comportamental no tratamento farmacológico da Esquizofrenia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Kamila Menara de Oliveira Nogueira

Benefícios da Terapia Cognitivo-comportamental no tratamento farmacológico da Esquizofrenia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Kamila Menara de Oliveira Nogueira

Benefícios dos Tratamentos Farmacológicos e Não-farmacológicos na Esquizofrenia; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Adison Santana Cruz

Riscos na utilização de antidepressivos durante a gestação e/ou lactação; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Alcione da Câmara de Jesus

Riscos na utilização de antidepressivos durante a gestação e/ou lactação; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Bruna Christi Alves da Silva

Riscos da utilização de antipsicóticos durante a gestação e/ou lactação; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Sáskia Phlisia Lima

Riscos da utilização de antipsicóticos durante a gestação e/ou lactação; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Valéria de Oliveira Rodrigues

Riscos da utilização de antipsicóticos durante a gestação e/ou lactação; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Darlane Dos Anjos Alves

Evidências da Influência de corticóides na habilidade motora de crianças e adolescentes com distrofia muscular de duchenne; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Flávia de Carvalho Santos

Evidências da Influência de corticóides na habilidade motora de crianças e adolescentes com distrofia muscular de duchenne; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Lucinara Araújo Almeida

Evidências da Influência de corticóides na habilidade motora de crianças e adolescentes com distrofia muscular de duchenne; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

IZABELA CAROLINA DE LIMA MARQUES

Evidências da influência do Transtorno do Espectro Autista nas relações familiares; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

LARISSA KATHLEM RODRIGUES FONSECA

Evidências da influência do Transtorno do Espectro Autista nas relações familiares; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

CHRISTINAN TAÍS MACEDO DOS SANTOS

Aborto e Misoprostol: Como as relações familiares podem ser afetadas?; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Dierlen Lourrainy Souza Wanderley

Benefícios dos Tratamentos Farmacológicos e Não-farmacológicos na Esquizofrenia; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Glaucia Daiane Burtuli Dalmonte

(In)segurança na utilização de anti-hipertensivos durante a gestação e lactação; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Adison Santana da Cruz

(In)segurança na utilização de antidepressivos durante a gestação e lactação; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Alcione da Câmara de Jesus

(In)segurança na utilização de antidepressivos durante a gestação e lactação; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Darlane Dos Anjos Alves

Benefícios do Tratamento Fisioterapêutico Associado ao Tratamento Farmacológico em Crianças com paralisia Cerebral; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Flávia de Carvalho Santos

Benefícios do Tratamento Fisioterapêutico Associado ao Tratamento Farmacológico em Crianças com paralisia Cerebral; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Lucinara Araújo Almeida

Benefícios do Tratamento Fisioterapêutico Associado ao Tratamento Farmacológico em Crianças com paralisia Cerebral; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Emanuele Batista Rafael

Benefícios das Psicoterapias no Tratamento Farmacológico em Gestantes com HIV; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Sáskia Phlisia Lima

(In)segurança na utilização de antipsicóticos durante a gestação e lactação; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Bruna Christi Alves da Silva

(In)segurança na utilização de antipsicóticos durante a gestação e lactação; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Valéria de Oliveira Rodrigues

(In)segurança na utilização de antipsicóticos durante a gestação e lactação; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

CHRISTINAN TAÍS MACEDO DOS SANTOS

Benefícios das Psicoterapias no Tratamento Farmacológico da Depressão Pós-Parto; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Thalisson Amorim de Souza

Cumarinas em Metrodoria mollis; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Adison Santana Cruz

Monitoria da disciplina Fisiologia Humana II; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Dandara Simões

Monitoria da disciplina Fisiologia Humana II; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Valéria de Oliveira Rodrigues

Monitoria da disciplina Fisiologia Humana II; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Darlane Dos Anjos Alves

Monitoria da disciplina Fisiologia Humana II; 2016; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Lucinara Araújo Almeida

Monitoria da disciplina Fisiologia Humana II; 2016; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Andriele Karoline dos Santos

Monitoria da disciplina Fisiologia Humana; 2016; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Renata da Cruz Mota

Monitoria da disciplina Fisiologia Humana; 2016; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Jessyca Carine Guedes de Souza

Monitoria da disciplina Fisiologia Humana; 2015; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Ítalo Brocardo

Monitoria da disciplina Fisiologia Humana; 2015; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Alex Pereira de Oliveira

Monitoria da disciplina Fisiologia Humana; 2015; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Marlon Deyvison Silva

Monitoria da disciplina Fisiologia Humana II; 2015; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Paulo Vinicius dos Santos Vaz

Monitoria da disciplina Fisiologia Humana II; 2015; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

João Marcos Araujo dos Santos

Monitoria do I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia; 2015; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Vitória Giovanna Costa do Vale

Monitoria do I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia; 2015; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Andrielle Karoline Alves dos Santos

Monitoria do I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia; 2015; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Patricia de Souza da Silva

Monitoria do I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia; 2015; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Amanda Maria Araujo da Silva

Monitoria do I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia; 2015; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Ana Paula Albernaz Soares

Monitoria do I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia; 2015; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Leonardo Felipe Rodrigues de Oliveira

Monitoria do I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia; 2015; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Sandy di Paula Mariano

Monitoria do I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia; 2015; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Carolainne Conceição Souza

Monitoria do I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia; 2015; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Leonardo Dias Corado

Monitoria do I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia; 2015; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Paulo Rodrigo de Souza Winck

Monitoria do I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Hortência Aparecida dos Reis Santana

Monitoria do I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia; 2015; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Gilsimara Alcântara

Monitoria do I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia; 2015; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Marianna Santos Costa

Monitoria do I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia; 2015; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Laura Maria da Costa

Monitoria do I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia; 2015; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Milena Chagas

Monitoria do I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia; 2015; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Breno Haslley

Monitoria do I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia; 2015; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Alba Pereira Santos

Monitoria do Tarja Preta - I Oficina de Psicofarmacologia Clínica; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Camila Guimarães Maciel

Monitoria do Tarja Preta - I Oficina de Psicofarmacologia Clínica; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Daniele Nascimento da Paixão Chagas

Monitoria do Tarja Preta - I Oficina de Psicofarmacologia Clínica; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Edjane da Silva Bonfim

Monitoria do Tarja Preta - I Oficina de Psicofarmacologia Clínica; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Fernanda Rúbia Freitas

Monitoria do Tarja Preta - I Oficina de Psicofarmacologia Clínica; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Jacinta Moura de Almeida Linda

Monitoria do Tarja Preta - I Oficina de Psicofarmacologia Clínica; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Kemelly Wânia dos Reis Ribeiro

Monitoria do Tarja Preta - I Oficina de Psicofarmacologia Clínica; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Lanna Moura Sá Teles

Monitoria do Tarja Preta - I Oficina de Psicofarmacologia Clínica; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Natalia Paloma Araujo Albernaz

Monitoria do Tarja Preta - I Oficina de Psicofarmacologia Clínica; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Nilson Magalhães Rêgo

Monitoria do Tarja Preta - I Oficina de Psicofarmacologia Clínica; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Silmária de Oliveira do Nascimento

Monitoria do Tarja Preta - I Oficina de Psicofarmacologia Clínica; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Mikaeu Felippy Rodrigues de Azevedo

Monitoria do I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - FASB; Orientador: Mussio Pirajá Mattos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mariluze Peixoto Cruz

Atividade antimicrobiana in vitro dos frutos de Caesalpinia ferrea C; Mart contra Staphylococcus aureus resistente a antibioticos (MRSA); ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mariluze Peixoto Cruz;

Bruno Oliveira Moreira

Estudo fitoquímico e avaliação da atividade antimicrobiana do extrato bruto e frações da semente de Pau de ferro do Semi-árido da Bahia; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Bruno Oliveira Moreira;

Carolina Dutra Degli Esposti

EDUCAÇÃO PERMANENTE E AÇÕES QUE (SUS)TENTAM A INTEGRALIDADE DO CUIDADO NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL; Início: 2019; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Eudes da Silva Velozo

Estudo Fitoquímico e antimicrobiano de Metrodorea mollis; 2015; Dissertação (Mestrado em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Eudes da Silva Velozo;

Marluce Miguel de Siqueira

Uso de álcool e outras drogas entre estudantes de uma universidade pública no Nordeste do Brasil; Início: 2019; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FONSECA, L. K. R. ; MARQUES, I. C. L. ; SANTOS, C. T. M. ; MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . MATERNAGEM: VIVENCIANDO AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE QUE AUXILIAM NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO. REVISTA SAÚDE EM REDES , v. 4, p. 183, 2018.

  • MATTOS, M. P. . Viagem educacional e oficinas temáticas como ferramentas de formação construtivista em psicofarmacologia clínica. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde , v. 12, p. 478-488, 2018.

  • RODRIGUES, V. O. ; SILVA, B. C. A. ; JESUS, A. C. ; CRUZ, A. S. ; LIMA, S. P. P. ; MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . O FAZER PROFISSIONAL NO COTIDIANO: VIVÊNCIAS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PREVENÇÃO DE INTERCORRÊNCIAS MAMÁRIAS QUE INCENTIVAM A PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO. REVISTA SAÚDE EM REDES , v. 4, p. 4-147-157, 2018.

  • MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. ; ALELUIA, I. R. S. ; SOUSA, M. L. T. . PROMOÇÃO A SAÚDE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO E ACOLHIMENTO. REVISTA SAÚDE EM REDES , v. 4, p. 4-159-173, 2018.

  • MATTOS, M. P. . Metodologias ativas auxiliando no aprendizado das ciências morfofuncionais numa perspectiva clínica: um relato de experiência. Revista de Ciências Médicas e Biológicas , v. 16, p. 146, 2017.

  • ALVES, D. S. ; SANTOS, F. C. ; ALMEIDA, L. A. ; MATTOS, M. P. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PROCESSO DE POSICIONAMENTO DA MÃE COM O BEBÊ DURANTE A AMAMENTAÇÃO. Em Extensão (UFU) , v. 16, p. 242-252, 2017.

  • SILVA, E. B. O. ; CAPINAN, R. C. ; GOMES, D. R. ; MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. ; MENDE, A. C. C. S. . BENEFÍCIOS DO ALEITAMENTO MATERNO NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista das Ciências da Saúde do Oeste Baiano- Hígia , v. 1, p. 148-163, 2016.

  • GOMES, D. R. ; GOMES, D. R. ; MATTOS, M. P. . DESIGUALDADES EM SAÚDE E A ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL NO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE. Revista das Ciências da Saúde do Oeste Baiano - Higia , v. 1, p. 19-33, 2016.

  • NEVES, B. R. ; SILVA, T. S. ; GOMES, D. R. ; MATTOS, M. P. ; MENDE, A. C. C. S. ; GOMES, D. R. . INTERCORRÊNCIAS MAMÁRIAS RELACIONADAS COM À AMAMENTAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista das Ciências da Saúde do Oeste Baiano - Higia , v. 1, p. 58-73, 2016.

  • GOMES, D. R. ; ABREU, A. ; MACHADO, M. ; GOMES, D. R. ; MATTOS, M. P. . GESTÃO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: DESÁFIOS PARA O(A) ENFERMEIRO (A).. Revista das Ciências da Saúde do Oeste Baiano - Higia , v. 1, p. 1-18, 2016.

  • GOMES, D. R. ; GOMES, D. R. ; MATTOS, M. P. . O papel da enfermeira no processo de atualização profissional dos funcionários da central de material e esterilização. Textura (Cruz das Almas) , v. 6, p. 95-102-102, 2013.

  • MATTOS, M. P. ; SIMOES, L. O. ; RIBEIRO, T. S. ; SOUZA, T. A. ; VASCONCELOS, D. F. S. A. ; VELOZO, E. S. . COMPOSIÇÃO QUÍMICA E AVALIAÇÃO DOS EFEITOS CARDIOVASCULARES DE Metrodorea mollis. In: X Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2015, Salvador - Ba. Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2015.

  • GOMES, M. S. ; MATTOS, M. P. ; OLIVEIRA, M. P. A. ; PEREIRA, G. R. S. ; AMARAL, J. G. ; GOMES, A. F. ; LEITE, M. F. . DEVELOPMENT OF LIPSTICK CONTAINING Lippia alba (MILL) N.E. BROWN (VERBENACEAE) DELIVERED BY MICROEMULSION SYSTEM. In: Cosmetic innovation and perfomance for beauty and well-being, 2014, Paris. Cosmetic innovation and perfomance for beauty and well-being, IFSCC, 2014.

  • SANTOS, G. S. ; SANTANA, M. A. M. ; MESSIAS, G. C. ; MATTOS, M. P. ; Castro, T. O ; Marques, L. M. ; CRUZ, M. P. ; Yatsuda. R . Antimicrobial activity of Staphylococcus aureus sensitive and resistant to antimicrobials by the leaves of Cenostigma cf. macrophyllum (Leguminosae). In: Brazilian Conference on Natural Products, 2013, Natal - RN/Brazil. Brazilian Conference on Natural Products, 2013.

  • SOUZA, T. A. ; MATTOS, M. P. ; BARROS, T. F. ; VELOZO, E. S. . Antimicrobial activity and chemical compositions from Metrodorea mollis. In: Brazilian Conference on Natural Products, 2013, Natal - RN/Brazil. Brazilian Conference on Natural Products, 2013.

  • MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . VIVÊNCIAS INTERPROFISSIONAIS INOVADORAS DA LIGA INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE DA CRIANÇA NO OESTE DA BAHIA. In: 13° Congresso Internacional da Rede Unida, 2018, Manaus, AM. VIVÊNCIAS INTERPROFISSIONAIS INOVADORAS DA LIGA INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE DA CRIANÇA NO OESTE DA BAHIA. Manaus, AM: Editora Rede Unida, 2018. v. 4.

  • MATTOS, M. P. . METODOLOGIAS ATIVAS AUXILIANDO NO APRENDIZADO DAS CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS NUMA PERSPECTIVA CLÍNICA: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA. In: 13° Congresso Internacional da Rede Unida, 2018, Manaus, AM. METODOLOGIAS ATIVAS AUXILIANDO NO APRENDIZADO DAS CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS NUMA PERSPECTIVA CLÍNICA: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA. Manaus, AM: Editora Rede Unida, 2018. v. 4.

  • ALVES, D. S. ; SANTOS, F. C. ; ALMEIDA, L. A. ; MATTOS, M. P. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PROCESSO DE POSICIONAMENTO DA MÃE COM O BEBÊ DURANTE A AMAMENTAÇÃO NO OESTE DA BAHIA. In: Congresso de Iniciação Científica, 2017, Barreiras. Congresso de Iniciação Científica. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras, 2017.

  • SANTOS, C. T. M. ; MATTOS, M. P. . ABORTO E MISOPROSTOL: COMO AS RELAÇÕES FAMILIARES PODEM SER AFETADAS?. In: Congresso de Iniciação Científica, 2017, Barreiras. Congresso de Iniciação Científica. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras, 2017.

  • ALVES, D. S. ; SANTOS, F. C. ; ALMEIDA, L. A. ; MATTOS, M. P. . EVIDÊNCIAS DOS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DE CORTICOIDES NA FORÇA MUSCULAR DE CRIANÇAS PORTADORAS DA DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE. In: Congresso de Iniciação Científica, 2017, Barreiras. Congresso de Iniciação Científica. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras, 2017.

  • SANTOS, C. T. M. ; GOMES, D. R. ; RAFAEL, E. B. ; MARQUES, I. C. L. ; FONSECA, L. K. R. ; MATTOS, M. P. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PROCESSO DE MATERNAGEM NO OESTE DA BAHIA. In: Congresso de Iniciação Científica, 2017, Barreiras. Congresso de Iniciação Científica. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras, 2017.

  • SILVA, B. C. A. ; RODRIGUES, V. O. ; LIMA, S. P. P. ; MATTOS, M. P. . RISCOS DA UTILIZAÇÃO DE ANTIPSICÓTICOS NA GESTAÇÃO. In: Congresso de Iniciação Científica, 2017, Barreiras. Congresso de Iniciação Científica. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras, 2017.

  • CRUZ, A. S. ; JESUS, A. C. ; SILVA, B. C. A. ; LIMA, S. P. P. ; RODRIGUES, V. O. ; MATTOS, M. P. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE INTERCORRÊNCIAS MAMÁRIAS RELACIONADAS À LACTAÇÃO NO OESTE DA BAHIA. In: Congresso de Iniciação Científica, 2017, Barreiras. Congresso de Iniciação Científica. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras, 2017.

  • CRUZ, A. S. ; JESUS, A. C. ; MATTOS, M. P. . RISCOS DA UTILIZAÇÃO DE ANTIDEPRESSIVOS DURANTE A GESTAÇÃO E LACTAÇÃO. In: Congresso de Iniciação Científica, 2017, Barreiras. Congresso de Iniciação Científica. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras, 2017.

  • MARQUES, I. C. L. ; FONSECA, L. K. R. ; MATTOS, M. P. . INFLUÊNCIA DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS RELAÇÕES FAMILIARES. In: Congresso de Iniciação Científica, 2017, Barreiras. Congresso de Iniciação Científica. Barreiras: Faculdade São Francisco de Barreiras, 2017.

  • MATTOS, M. P. . VIAGEM EDUCACIONAL E OFICINAS TEMÁTICAS COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM PSICOFARMACOLOGIA NUMA PERSPECTIVA CLÍNICA. In: 13° Congresso Internacional da Rede Unida, 2018, Manaus, AM. VIAGEM EDUCACIONAL E OFICINAS TEMÁTICAS COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM PSICOFARMACOLOGIA NUMA PERSPECTIVA CLÍNICA. Manaus, AM: Editora Rede Unida, 2018. v. 4.

  • GOMES, D. R. ; ALELUIA, I. R. S. ; MATTOS, M. P. ; SOUZA, M. V. ; MARTINS, E. A. O. . TERRITORIALIZAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS): EDUCAÇÃO PERMAMENTE EM SAÚDE REALIZADA COM AGENTES COMUNITÁRIOS DA SAÚDE E GERENTES DAS UNIDADES DE SAÚDE NO OESTE DA BAHIA. In: 13° Congresso Internacional da Rede Unida, 2018, Manaus, AM. TERRITORIALIZAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS): EDUCAÇÃO PERMAMENTE EM SAÚDE REALIZADA COM AGENTES COMUNITÁRIOS DA SAÚDE E GERENTES DAS UNIDADES DE SAÚDE NO OESTE DA BAHIA. Manaus, AM: Editora Rede Unida, 2018. v. 4.

  • GOMES, D. R. ; GOMES, D. R. ; MATTOS, M. P. . DESIGUALDADES EM SAÚDE E A ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL NO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE. In: 3° Congresso Brasileiro de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017, Natal - RN. DESIGUALDADES EM SAÚDE E A ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL NO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE, 2017.

  • SOUZA, T. A. ; MATTOS, M. P. ; GUEDES, M. L. ; VELOZO, E. S. . Composição química do óleo essencial de Metrodorea mollis Taub. In: Sociedade Brasileira de Química, 2014, Natal - RN. 37 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, SBQ, 2014.

  • MELO, A. V. ; MATTOS, M. P. ; SANTOS, G. S. ; MESSIAS, G. C. ; SANTANA, M. A. M. ; Yatsuda. R . Avaliação antimicrobiana do extrato etanólico do galho de Russelia alata sobre bactérias entéricas e Sthaphylococcus aureus. In: CONEPI - Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2013, Salvador - Ba. Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2012.

  • MATTOS, M. P. ; Silva, K. O ; SOUZA, E. P ; DUARTE, J. C. ; SANTOS, G. S. ; MESSIAS, G. C. ; FARIA, R. N. ; CASTRO, T. O. ; FERREIRA, Q. H. R ; SOUSA, A. R. O. ; MELO, A. V. ; SANTOS, M. M ; CRUZ, M. P. ; Marques, L. M. ; Moreira, B.O. ; Yatsuda. R . Avaliação da atividade antimicrobiana in vitro do extrato etanólico da semente de Caesalpinia ferrea C. Mart. (Leguminosae). In: I Workshop de Biologia e Biotecnologia de Microrganismos: Pesquisas e Perspectivas, 2012, Ilhéus. I Workshop de Biologia e Biotecnologia de Microrganismos: Pesquisas e Perspectivas, 2012.

  • ANDRADE, C.M.F ; SOUZA, E. P ; Silva, K. O ; MATTOS, M. P. ; CONCEICAO, A. A. ; CRUZ, M. P. ; Yatsuda. R . Atividade antimicrobiana e anti-inflamatória do extrato etanólico da casca da Escada de macaco. In: 2º Semana de Biotecnologia do IMS/CAT - UFBA, 2012, Vitória da Conquista. 2º Semana de Biotecnologia do IMS/CAT - UFBA, 2012.

  • FONSECA, M.D ; Jesus, K.S ; DUARTE, J. C. ; MOTA, R. A ; MATTOS, M. P. ; Yatsuda. R . Atividade antimicrobiana do extrato bruto do galho de Braúna (Schinopsis brasiliensis Engl.) para Streptococcus mutans UA159.. In: 2º Semana de Biotecnologia do IMS/CAT - UFBA, 2012, Vitória da Conquista. 2º Semana de Biotecnologia do IMS/CAT - UFBA, 2012.

  • MATTOS, M. P. ; Marques, L. M. ; Yatsuda. R . Avaliação da atividade antimicrobiana dos extratos etanólicos de Pau Ferro semente coletadas na FLONA. In: ACTA - Semana de Arte Cultura Ciência e Tecnologia, 2012, Vitória da Conquista. Semana do PIBIC, 2012.

  • MATTOS, M. P. ; DUARTE, J. C. ; SANTOS JUNIOR, M. N ; Moreira, B.O. ; CRUZ, M. P. . Atividade antimicrobiana do extrato etanólico de Pau de colher sobre as bactérias entéricas e Staphylococcus aureus. In: 2º Semana de Biotecnologia do IMS/CAT - UFBA, 2012, Vitória da Conquista. 2º Semana de Biotecnologia do IMS/CAT - UFBA, 2012.

  • MAIA, E. G. ; SOUZA, E. P ; MATTOS, M. P. ; SANTOS JUNIOR, M. N ; CRUZ, M. P. ; Yatsuda. R . Antinociceptive and antiínflammatory activity of Mimosa tenuiflora (willd) poir from the National forest contendas do sincorá (flona), a semi-arid region of bahia. In: I Simpósio interdisciplinar em saúde: dor, 2012, Vitória da Conquista. I Simpósio interdisciplinar em saúde: dor, 2012.

  • FARIA, R. N. ; Silva, K. O ; SOUZA, E. P ; Sampaio, D.D. ; Dórea, R. S. D. M. ; ANDRADE, M. F ; SANTOS, G. S. ; SANTANA, M. A. M. ; MESSIAS, G. C. ; MATTOS, M. P. ; CRUZ, M. P. ; Marques, L. M. ; Yatsuda. R . Atividade Antimicrobiana do extrato etanólico da casca de pau de colher sobre Staphylococcus aureus resistentes a antibióticos. In: 26º CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 2011, Foz do Iguaçu. 26º CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 2011., 2011. v. 0.

  • FARIA, R. N. ; Silva, K. O ; SOUZA, E. P ; DUARTE, J. C. ; SANTOS, G. S. ; Sampaio, D.D. ; MESSIAS, G. C. ; MATTOS, M. P. ; CASTRO, T. O. ; FERREIRA, Q. H. R ; SOUSA, A. R. O. ; MELO, A. V. ; SANTOS, M. M ; CRUZ, M. P. ; Marques, L. M. ; Yatsuda. R . Atividade antimicrobiana do extrato etanólico da folha de Escada de Macaco sobre Staphylococcus aureus resistente a antibióticos.. In: II Encontro Científico do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, 2011, Alfenas. II Encontro Científico do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, 2011.

  • ANDRADE, M. F ; MEIRELES, V.S. ; Dórea, R. S. D. M. ; FONSECA, M.D ; MATTOS, M. P. ; FARIA, R. N. ; MESSIAS, G. C. ; DUARTE, J. C. ; SOUZA, E. P ; Silva, K. O ; FILHO, A.O.S ; CRUZ, M. P. ; Marques, L. M. ; Yatsuda. R . Efeito antimicrobiano de extratos etanólicos de plantas do semi-árido da Bahia sobre P. aeruginosa, E. coli e E. faecalis. In: IV Semana da Farmácia -, 2010, Vitória da Conquista. IV Semana da Farmácia -, 2010.

  • GOMES, D. R. ; VIEIRA, T. O. ; MATTOS, M. P. ; VIEIRA, G. O. . Caesarean section delivery and overweight at six years of age: Result of cohort study. Revista Brasileira de Saúde Materna e Infantil , 2019.

  • CAMPOS, H. M. N. ; QUEIROZ, B. F. ; SANTOS, E. J. ; CUNHA, R. S. B. ; MATTOS, M. P. . Deontocinéfilos: Discutindo a ética através da prática profissional farmacêutica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUEIROZ, B. F. ; CAMPOS, H. M. N. ; SANTOS, E. J. ; CUNHA, R. S. B. ; MATTOS, M. P. . Plenária Ética Simulada: um dispositivo que permite a construção da ética profissional farmacêutica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . Cine integração: Tecendo saberes, fazeres e pratoprá reflexivas a partir das representações de estudantes universitários. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, D. R. ; MATTOS, M. P. . O olhar pelo seu olhar: reflexões sobre a interação entre profissionais de saúde e paciente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, D. R. ; ALELUIA, I. R. S. ; MATTOS, M. P. ; SOUZA, M. V. ; MARTINS, E. A. O. . TERRITORIALIZAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS): EDUCAÇÃO PERMAMENTE EM SAÚDE REALIZADA COM AGENTES COMUNITÁRIOS DA SAÚDE E GERENTES DAS UNIDADES DE SAÚDE NO OESTE DA BAHIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MATTOS, M. P. . Viagem educacional e oficinas temáticas como estratégia de formação interdisciplinar em Psicofarmacologia numa perspectiva clínica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MATTOS, M. P. . Metodologias ativas auxiliando no aprendizado das ciências morfofuncionais numa perspectiva clínica: A experiência do curso de Medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . Vivências Interprofissionais Inovadoras da Liga Interdisciplinar de Saúde da Criança no Oeste da Bahia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, D. R. ; GOMES, D. R. ; MATTOS, M. P. . DESIGUALDADES EM SAÚDE E A ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL NO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MATTOS, M. P. . CientificaMENTE integrando Psicofarmacologia e Psicoterapia: Reflexões, orientações, experiências e benefícios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MATTOS, M. P. . Plantas Medicinais do semiárido: descobrindo a cura através das plantas medicinais da caatinga. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MATTOS, M. P. . Uso e orientação de medicamentos antidepressivos durante a gestação e a lactação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES, A. H. S. ; RIBEIRO, B. C. S. ; SOARES JUNIOR, E. P. ; LACERDA, R. O. ; DANTAS, W. R. ; MATTOS, M. P. . Aspectos clínicos e morfofuncionais das Fraturas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, A. C. C. ; BENTO, D. R. ; SOBREIRA, C. R. ; MALHEIRO, M. ; LEVANDOSKI, R. ; MATTOS, M. P. . Aspectos clínicos e morfofuncionais do Raquitismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, M. M. S. ; RIOS, O. J. ; ALMEIDA, R. A. S. ; FIRMINO, R. K. P. ; SOUSA, P. W. ; MATTOS, M. P. . Aspectos clínicos e morfofuncionais do Osteossarcoma. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GONTIJO, B. C. ; FRANCO, L. S. ; AZEVEDO, L. G. ; ALMEIDA, L. R. M. B. ; SILVA, T. R. ; MATTOS, M. P. . Aspectos clínicos e morfofuncionais na Entorse. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GONTIJO, B. C. ; FRANCO, L. S. ; AZEVEDO, L. G. ; ALMEIDA, L. R. M. B. ; SILVA, T. R. ; MATTOS, M. P. . Aspectos clínicos e morfofuncionais da Úlcera Péptica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TAVARES, C. L. ; OLIVEIRA, D. S. ; CAMARA, D. S. ; ALMEIDA, J. M. G. S. R. ; MATOS, M. D. C. ; BRITO, T. S. ; MATTOS, M. P. . Aspectos clínicos e morfofuncionais da Condromalácia Patelar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TAVARES, C. L. ; OLIVEIRA, D. S. ; CAMARA, D. S. ; ALMEIDA, J. M. G. S. R. ; MATOS, M. D. C. ; BRITO, T. S. ; MATTOS, M. P. . Aspectos clínicos e morfofuncionais da Síndrome do Ovário Policístico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LACERDA, A. F. A. ; GONCALVES, I. K. A. ; ATAIDES, F. G. ; MAFRA, F. J. S. ; MATTOS, M. P. . Aspectos clínicos e morfofuncionais da Artrite. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LACERDA, A. F. A. ; GONCALVES, I. K. A. ; ATAIDES, F. G. ; MAFRA, F. J. S. ; MATTOS, M. P. . Aspectos clínicos e morfofuncionais da Gastrite. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, J. C. O. E. ; ALMEIDA, J. L. ; SILVESTRE, M. M. ; SANTANA, K. H. S. ; MATTOS, M. P. . Aspectos clínicos e morfofuncionais da Distrofia de Duchenne. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, J. C. O. E. ; ALMEIDA, J. L. ; SILVESTRE, M. M. ; SANTANA, K. H. S. ; MATTOS, M. P. . Aspectos clínicos e morfofuncionais da Doença de Chron. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, F. G. ; SOUZA, M. C. A. ; BARRETO, S. B. ; MATTOS, M. P. . Aspectos clínicos e morfofuncionais da Osteoporose. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, F. G. ; SOUZA, M. C. A. ; BARRETO, S. B. ; MATTOS, M. P. . Aspectos clínicos e morfofuncionais da Endometriose. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, A. M. ; SOUZA, A. V. ; FERREIRA, C. ; SILVA, L. N. P. ; SILVA, L. B. C. ; MATTOS, M. P. . Aspectos clínicos e morfofuncionais da Síndrome de Poland. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCOTTA, F. F. ; PEREIRA, L. L. B. ; MOURA, M. L. F. ; PEREIRA FILHO, S. A. ; MATTOS, M. P. . Aspectos clínicos e morfofuncionais da Miastenia Gravis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GONTIJO, F. D. C. ; COSTA, L. R. S. ; NUNES, J. A. ; TAVARES, L. V. ; TAVARES FILHO, J. A. ; MATTOS, M. P. . Aspectos clínicos e morfofuncionais da Gota. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDES, A. H. S. ; RIBEIRO, B. C. S. ; SOARES JUNIOR, E. P. ; LACERDA, R. O. ; DANTAS, W. R. ; MATTOS, M. P. . Aspectos clínicos e morfofuncionais na Histerectomia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MATTOS, M. P. ; SIMOES, L. O. ; RIBEIRO, T. S. ; SOUZA, T. A. ; VASCONCELOS, D. F. S. A. ; VELOZO, E. S. . COMPOSIÇÃO QUÍMICA E AVALIAÇÃO DOS EFEITOS CARDIOVASCULARES DE Metrodorea mollis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MATTOS, M. P. . Atividade antimicrobiana, quorum sensing, inibição dos fatores de virulência e biofilme de Staphylococcus aureus por produtos naturais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MATTOS, M. P. . Aspectos Clínicos e Farmacológicos nas afecções ortopédicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MATTOS, M. P. . Aspectos Clínicos e Farmacológicos da Doença de Parkinson. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MATTOS, M. P. . Cine Pipoca e Análise Clínica e Farmacológica do Filme: 'Tempo de Despertar'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MATTOS, M. P. . Plantas Medicinais: Como os estudos etnofarmacológicos e quimiossistemáticos podem enfluenciar a pesquisa pré-clínica?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MATTOS, M. P. . Bioprospecção de Plantas com ação no Sistema Cardiovascular. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • REGO, N. M. ; ANDRADE, D. P. ; LEMOS, R. ; ROCHA, L. S. ; MATTOS, M. P. . Aspectos Clínicos e Farmacológicos na Depressão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NASCIMENTO, S. O. ; NOGUEIRA, K. M. O. ; WANDERLEY, D. L. S. ; SANTOS, P. G. ; AZEVEDO, A. A. ; MATTOS, M. P. . Aspectos Clínicos e Farmacológicos no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBERNAZ, N. P. A. ; LAURINDO, Y. A. B. ; NASCIMENTO, I. G. ; ARAUJO, F. R. F. ; FERREIRA, B. A. S. ; SILVA, L. M. P. ; MATTOS, M. P. . Aspectos Clínicos e Farmacológicos na Esquizofrenia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, L. R. ; ALMEIDA, J. M. ; BOMFIM, E. S. ; SILVA, S. O. C. ; SANTOS, L. B. ; TELES, L. M. S. ; MATTOS, M. P. . Aspectos Clínicos e Farmacológicos na Doença de Alzheimer. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CHAGAS, D. N. P. ; SANTOS, A. P. ; MACIEL, C. G. ; RIBEIRO, K. W. R. ; BARRETO, I. R. S. ; OLIVEIRA, D. J. ; MATTOS, M. P. . Aspectos Clínicos e Farmacológicos na Doença de Parkinson. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, V. G. O. ; RIBEIRO, R. O. ; SOUZA, M. F. S. ; PEREIRA, E. R. ; ROCHA, I. C. L. ; SOUZA, A. P. G. ; MACEDO, L. V. S. P. ; MATTOS, M. P. . Aspectos Clínicos e Farmacológicos nas Drogas de Abuso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MATTOS, M. P. ; CRUZ, M. P. ; Yatsuda. R . Atividade Antimicrobiana contra as células planctônicas e Biofilme de Staphylococcus aureus Meticilina Resistente (MRSA) pelo fruto da Caesalpinia ferrea Mart (Leguminosae). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MATTOS, M. P. ; GOMES, M. S. ; GOMES, A. F. ; AMARAL, J. G. ; LEITE, M. F. . Desenvolvimento de Batom Cosmético a base de Lippia alba (Mill) N.E. Brown (Verbenaceae). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, A. V. ; MATTOS, M. P. ; SANTOS, G. S. ; MESSIAS, G. C. ; SANTANA, M. A. M. ; Yatsuda. R . Avaliação antimicrobiana do extrato etanólico do galho de Russelia Alata sobre bactérias entéricas e Staphylococcus aureus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALES, S.R ; SANTOS, D. A. L ; CASTRO, T. O. ; CONCEICAO, A. A. ; CUNEGUNDES, P. S ; CUNEGUNDES, P. A. S ; DUARTE, J. C. ; FARIA, R. N. ; FERREIRA, Q. H. R ; MATTOS, M. P. ; MELO, A. V ; MESSIAS, G. C. ; MOTA, R. A ; RODRIGUES, J. Z. S ; SANTANA, M. A. M ; SANTOS JUNIOR, M. N ; SANTOS, G. S. ; SANTOS, M. M ; Silva, K. O ; SOUSA, A. R. O. ; SOUZA, E. P ; CRUZ, M. P. ; Marques, L. M. ; Yatsuda. R . Atividade antimicrobiana dos extratos etanólicos da casca e folha da Umburana fêmea e parte aérea do Bredo sobre estreptococos do grupo mutans.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MATTOS, M. P. ; Silva, K. O ; SOUZA, E. P ; DUARTE, J. C. ; SANTOS, G. S. ; MESSIAS, G. C. ; FARIA, R. N. ; CASTRO, T. O. ; FERREIRA, Q. H. R ; SOUSA, A. R. O. ; MELO, A. V. ; SANTOS, M. M ; CRUZ, M. P. ; Marques, L. M. ; Moreira, B.O. ; Yatsuda. R . Avaliação da atividade antimicrobiana in vitro do extrato etanólico da semente de Caesalpinia ferrea C. Mart. (Leguminosae).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANDRADE, C.M.F ; SOUZA, E. P ; Silva, K. O ; MATTOS, M. P. ; CONCEICAO, A. A. ; CRUZ, M. P. ; Yatsuda. R . Atividade antimicrobiana e anti-inflamatória do extrato etanólico da casca da Escada de macaco. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MATTOS, M. P. ; DUARTE, J. C. ; SANTOS JUNIOR, M. N ; Moreira, B.O. ; CRUZ, M. P. . Atividade antimicrobiana do extrato etanólico de Pau de colher sobre as bactérias entéricas e Staphylococcus aureus. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FONSECA, M.D ; Jesus, K.S ; DUARTE, J. C. ; MOTA, R. A ; MATTOS, M. P. ; Yatsuda. R . Atividade antimicrobiana do extrato bruto do galho de Braúna (Schinopsis brasiliensis Engl.) para Steptococcus mutans UA159. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MATTOS, M. P. ; Moreira, B.O. . Estudo fitoquímico e avaliação da atividade antimicrobiana do extrato bruto e frações da semente de Pau de ferro do semi-árido da Bahia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MATTOS, M. P. ; CRUZ, M. P. . Avaliação da atividade antimicrobiana dos extratos etanólicos de Pau Ferro semente coletadas na FLONA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MATTOS, M. P. . Folder: Plantas Medicinais: O que precisamos saber?. 2015.

MATTOS, M. P. . Folheto - Tarja Preta: I Oficina de Psicofarmacologia Clínica. 2015.

MATTOS, M. P. . Home-page Tarja Preta: I Oficina de Psicofarmacologia Clínica. 2015.

MATTOS, M. P. . Folheto - I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia. 2015.

MATTOS, M. P. . Home-page do I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia. 2015.

MATTOS, M. P. ; GOMES, M. S. ; GOMES, A. F. ; AMARAL, J. G. ; LEITE, M. F. . DEVELOPMENT OF LIPSTICK CONTAINING Lippia alba (MILL) N.E. BROWN (VERBENACEAE) DELIVERED BY MICROEMULSION SYSTEM. 2014.

MATTOS, M. P. ; GOMES, M. S. ; GOMES, A. F. ; AMARAL, J. G. ; LEITE, M. F. . PRODUTOS COSMÉTICOS E/OU FARMACÊUTICO PARA OS LÁBIOS, CONTENDO EXTRATO E/OU ÓLEOS ESSENCIAIS DE Lippia sp E SEUS USOS. 2012.

MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . Liga Interdisciplinar da Saúde da Criança (Lisc) leva orientação sobre cuidados na gestação e aleitamento materno durante ação social em Barreiras. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . Estudantes de Farmácia participam de ação de saúde promovida pelo Rotary Club em Barreiras. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MATTOS, M. P. . Tratamento Farmacológico ou Psicoterapia?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MATTOS, M. P. . Anatomia humana é tema de atividade de extensão no Campus Reitor Edgard Santos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . FASB integra abertura da Semana do Bebê em Barreiras. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MATTOS, M. P. . Profissionais e acadêmicos ligados às áreas da Saúde terão recorde de atividades durante Congresso de Iniciação Científica. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MATTOS, M. P. . OFICINA DA FASB APROFUNDA ASPECTOS CLÍNICOS E FARMACOLÓGICOS DE DOENÇAS QUE IMPACTAM SISTEMA NERVOSO CENTRAL. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MATTOS, M. P. . Primeira exposição de Anatomia Clínica (Medicina-UFOB).. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . Simpósio debate importância do aleitamento materno. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MATTOS, M. P. . BATV - TV Oeste - 29/07/16 - Bloco 1 - I Simpósio de Aleitamento Materno do Oeste da Bahia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . Simpósio debate aleitamento materno no Oeste da Bahia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . Simpósio debate aleitamento materno no Oeste da Bahia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . Simpósio debate aleitamento materno no Oeste da Bahia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . Simpósio debate aleitamento materno no Oeste da Bahia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MATTOS, M. P. . Oficina na FASB aprofunda sobre o tema Psicofarmacologia Clínica. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MATTOS, M. P. . Curso da FASB desmistifica o tema ?drogas? por meio do cinema. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MATTOS, M. P. . I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MATTOS, M. P. . I Simpósio de Bioprospecção de Plantas Medicinais e Fitoterapia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MATTOS, M. P. . Chá Científico: Desenvolvimento de Medicamentos - Oportunidades e Desafios. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MATTOS, M. P. . Tarja Preta: I Oficina de Psicofarmacologia Clínica. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MATTOS, M. P. . Plantas Medicinais e Fitoterapia São Temas de Simpósio na FASB. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . Pagina em rede Social da Liga Interdisciplinar de Saúde da Criança: https://www.facebook.com/ligaacademicadecienciasmorfofuncional/?ref=ts&fref=ts. 2016; Tema: LIGA INTERDISCIPLINAR EM SAÙDE DA CRIANÇA. (Rede social).

MATTOS, M. P. . Home Page da I Oficina de Psicofarmacologia Clínica: http://oficinadepsicofarm.wix.com/oficinatarjapreta. 2015; Tema: I Oficina de Psicofarmacologia Clínica. (Site).

MATTOS, M. P. . Página em Rede Social da Tarja Preta: I Oficina de Psicofarmacologia Clínica: https://www.facebook.com/oficinatarjapreta/?fref=ts. 2015; Tema: Tarja Preta: I Oficina de Psicofarmacologia Clínica. (Rede social).

MATTOS, M. P. . Diálogos e Experimentações Necessárias: Resiliência, Enfrentamento e Autocuido de Universitários ao Longo da Graduação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . Cine Integração: Tecendo saberes, fazeres e práticas reflexivas a partir das representações de estudantes universitários. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GOMES, D. R. ; MATTOS, M. P. . O olhar pelo seu olhar: Reflexões sobre a interação entre profissionais de saúde e paciente. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MATTOS, M. P. . Papo cabeça: Viagem educacional auxiliando na aprendizagem da Psicofarmacologia numa perspectiva Clínica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MATTOS, M. P. . Projeto Terapêutico Singular: Ampliando o cuidado ao usuário numa perspectiva multiprofissional. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MATTOS, M. P. . Atualização em ciências morfofuncionais: Conhecendo o fascinante mundo do sistema locomotor. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MATTOS, M. P. . Métodos, análise e obtenção de biomoléculas: conhecendo o fascinante mundo da química medicinal. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . Uso de Medicamentos durante a Gestação e Lactação: O que precisamos saber?. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . Medicamento utilizados durante a lactação: o que precisamos saber?. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . Amamentar é muito mais do que alimentar. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . Cuidando da amamentação e da alimentação do seu bebê. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . Amamentação: Nutrição, Proteção e Amor para o seu bebê. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . Orientações do Posicionamento da Mãe com bebê. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

MATTOS, M. P. ; GOMES, D. R. . Home-page da Liga Interdisciplinar em Saúde da Criança. 2016. (Home-Page).

MATTOS, M. P. . Oficina: Alzheimer. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

MATTOS, M. P. . Oficina: Parkinson. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

MATTOS, M. P. . Oficina: Depressão. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

MATTOS, M. P. . Oficina: TDAH. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder2015).

MATTOS, M. P. . Oficina: Drogas de Abuso. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

MATTOS, M. P. . Plantas medicinais: O que precisamos saber?. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material educativo - Folder).

MATTOS, M. P. . Oficina: Esquizofrenia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

MATTOS, M. P. . Home-page do I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia. 2015. (Home-Page).

MATTOS, M. P. . Tarja Preta: I Oficina de Psicofarmacologia Clínica. 2015. (Material Educativo (Folheto)).

MATTOS, M. P. . Home-page Tarja Preta: I Oficina de Psicofarmacologia Clínica. 2015. (Home-Page da I Oficina de Psicofarmacologia Clínica).

MATTOS, M. P. . I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia. 2015. (Material Educativo (Folheto)).

MATTOS, M. P. . Perfumaria: Princípios e Perspectivas Tecnológicas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MATTOS, M. P. . Farmacologia Aplicada a Produtos Naturais e Atividade Biológica de Plantas Medicinais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MATTOS, M. P. ; MORAES JUNIOR, R. C. . Perfumaria: Conceitos Básicos e Desenvolvimento de Fragrâncias. 2013. .

MATTOS, M. P. ; Yatsuda. R ; Moreira, B.O. . Estudo fitoquímico e avaliação da atividade antimicrobiana do extrato bruto e frações da semente de Pau de ferro do Semi-árido da Bahia.. 2012. (Relatório de pesquisa).

MATTOS, M. P. . Análise Físico-Química do milho e seus derivados em uma Industria de Vitória da Conquista. 2012. (Relatório de Estágio Curricular).

MATTOS, M. P. . Avaliação do Serviço de Análises Clínicas do Laboratório Central de Vitória da Conquista. 2011. (Relatório de Estágio Curricular).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Estudo de Saúde de Universitários (ESU): Repercussões de fatores contextuais em parâmetros biopsicossociais e nutricionais ao longo da graduação, Descrição: A pesquisa ?Avaliação da condição de saúde de universitários: repercussões de fatores contextuais em parâmetros biopsicossociais e nutricionais ao longo da graduação? é um estudo Coorte que objetiva avaliar a repercussões de fatores contextuais em parâmetros biopsicossociais e nutricionais sobre a situação de saúde de universitários. Para tanto, empregar-se-á estratégias de avaliação da qualidade de vida, sintomatologia de ansiedade e depressão, prática de atividade física, sintomas de desordens osteomusculares, bem como indicadores de nutrição dos universitários da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Será ainda desenvolvido e validado um questionário de frequência alimentar para os universitários. Entrevista com os estudantes será realizada para coleta de informações sociodemográficas e de estilo de vida, que incluem avaliação do consumo de alimentar, segurança alimentar e nutricional e prática de atividade física, consumo de álcool e outras drogas. Questionários sobre sintomatologia depressiva e de habilidades sócias será autoaplicável. Serão aferidos peso, estatura e pressão arterial e composição corporal dos universitários. Para cada um dos desfechos propostos, serão empregados modelos estatísticos, que se relacionaram a cada um dos objetivos específicos deste estudo. Parai sto será usada modelos de regressão logística e alternativamente, empregar-se-á a Modelagem de Equação Estrutural (SEM). Esta técnica estatística combina a estratégia da análise fatorial com a técnica multivariada e permite usar simultaneamente uma serie de relações de dependência inter-relacionadas. Entende-se assim, que os resultados desta investigação contribuirão para a avaliação da situação de saúde e subsidiarão ações de intervenção e prevenção de eventos mórbidos na população estudada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mussio Pirajá Mattos - Coordenador / Daiene Rosa Gomes - Integrante / Italo Ricardo Santos Aleluia - Integrante / Marcos Pereira Santos - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Uso de substâncias psicoativas por estudantes de uma universidade pública Brasileira, Descrição: O uso de Substâncias Psicoativas (SPAs) vem sendo considerado como um dos maiores problemas de saúde pública enfrentados por muitos países nos últimos anos. O consumo de substâncias pela população universitária pode estar relacionado ao fácil acesso às drogas por meio de traficantes que as vendem nos arredores das universidades e pela cultura que promove esse uso através de festas e ritos de iniciação. Conhecer estes fatores é de extrema importância para abordagens de prevenção, redução ou eliminação de riscos. . Objetivo: Identificar os padrões de uso de álcool e outras drogas e os fatores associados a esse consumo entre universitários de uma universidade pública no nordeste do Brasil. Métodos: Estudo de corte transversal aninhado a uma coorte, realizado com estudantes de uma universidade pública no nordeste do Brasil, de diferentes áreas do conhecimento e períodos da graduação. Será utilizado o questionário do I levantamento nacional sobre uso de drogas entre universitários das capitais brasileiras. O Teste para Triagem do Uso de Álcool, Tabaco e Outras Substâncias (ASSIST) será utilizado para classificar o consumo com risco e sem risco para dependência de drogas. Será considerado o nível de significância de 5% com intervalo de confiança de 95%. Portanto, os impactos esperados devem ser considerados para a criação de políticas preventivas e de promoção levando em consideração a formação desses estudantes, os cursos e áreas aos quais pertencem, para que as intervenções sejam específicas e eficazes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mussio Pirajá Mattos - Coordenador / Hudson Manoel Nogueira Campos - Integrante / João Victor Braga Borges - Integrante / Raisa da Silva Barreto Cunha - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Coorte materno-infantil: Perfil Epidemiológico de Gestantes, Lactantes e Crianças atendidas pela Estratégia de Saúde da Família do Município de Barreiras, Bahia, Descrição: Trata-se do primeiro estudo de coorte materno-infantil a partir de mulheres gestantes usuárias do pré-natal das Unidades Básicas de Saúde do Sistema Único de Saúde do Município de Barreiras, no Estado da Bahia, desenvolvido pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). A hipótese central de investigação é que exposições em esferas socioeconômicas, intergeracionais, nutricionais e de morbidades materno-infantis se relacionam ao perfil de saúde observado durante a infância. Especula-se que tais associações englobem um panorama de carga dupla de doença que pode afetar o desenvolvimento desde estágios iniciais da vida. O presente estudo tem o objetivo de avaliar o perfil epidemiológico de Gestantes, Lactantes e Crianças atendidas pela Estratégia de Saúde da Família do Município de Barreiras, Bahia. As linhas de investigação principais são: a) Uso de medicamentos antes, durante e depois da gestação; b) Estado nutricional; c) Estilo de vida materno (consumo alimentar,Trata-se do primeiro estudo de coorte materno-infantil a partir de mulheres gestantes usuárias do pré-natal das Unidades Básicas de Saúde do Sistema Único de Saúde do Município de Barreiras, no Estado da Bahia, desenvolvido pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). A hipótese central de investigação é que exposições em esferas socioeconômicas, intergeracionais, nutricionais e de morbidades materno-infantis se relacionam ao perfil de saúde observado durante a infância. Especula-se que tais associações englobem um panorama de carga dupla de doença que pode afetar o desenvolvimento desde estágios iniciais da vida. O presente estudo tem o objetivo de avaliar o perfil epidemiológico de Gestantes, Lactantes e Crianças atendidas pela Estratégia de Saúde da Família do Município de Barreiras, Bahia. As linhas de investigação principais são: a) Uso de medicamentos antes, durante e depois da gestação; b) Estado nutricional; c) Estilo de vida materno (consumo alimentar, atividade física, tabagismo, consumo de álcool e drogas ilícitas); d) Ganho de peso, fatores genéticos e distúrbios metabólicos materno-infantis. A população de estudo será constituída por mulheres residentes e domiciliada na zona urbana, com qualquer idade gestacional, cadastradas no Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (SISPRENATAL) e que realizavam periodicamente o acompanhamento pré-natal nas unidades de saúde. Serão excluídas as mulheres com gestação múltipla e as HIV positivas. Os dados serão coletados durante entrevistas realizadas por ocasião das consultas de pré-natal, por entrevistadores treinados. Serão coletados dados obstétricos, da assistência ao pré-natal e de morbidades, características socioeconômicas, consumo alimentar e indicadores bioquímicos maternos e de seus bebês durante todo seguimento. Os resultados desta pesquisa contribuirão para o avanço do conhecimento sobre mecanismos e impacto de fatores biológicos e psicossociais dos determinantes de saúde materno-infantil, colaborando também para o planejamento de ações de intervenção visando à redução do risco associado a morbidades e distúrbios nutricionais e suas consequências na saúde materno-infantil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mussio Pirajá Mattos - Coordenador / Daiene Rosa Gomes - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Estudo fitoquímico e avaliação da atividade biológica de espécies de Rutaceae, Descrição: O mercado farmacêutico brasileiro movimenta atualmente U$ 12 bilhões por ano. Esse faturamento nos situa entre os dez maiores mercados consumidores de medicamentos. Embora o Brasil possua uma das maiores biodiversidades do planeta, nenhum fármaco ou fitofármaco foi completamente desenvolvido no país. A dependência externa neste setor é quase completa. Um dos fatores de desequilíbrio da balança comercial brasileira é o setor farmacêutico, que importa cerca de 78 mil itens. Substituir insumos e matérias primas neste ramo da atividade econômica é fator de equilíbrio nas contas do país e de aumento da qualidade de vida da população. As plantas superiores são a principal fonte de compostos líderes utilizados no desenvolvimento de novas drogas. A medicina tradicional ainda fornece informações valiosas na busca por plantas com atividade biológica. A herança cultural nordestina coloca a produção de fármacos e medicamentos, seja a partir de produtos de origem vegetal, por biotecnologia ou síntese parcial como uma vocação econômica natural do estado. Dentre os grupos vegetais de ocorrência regional, com potencial para a busca de protótipos ou candidatos a fármacos, destaca-se a Família Rutaceae por produzir diversos metabólitos como alcalóides, fenilpropanóides, mono e sesquiterpenos e flavonóides. Constituindo-se numa rica fonte para a busca de novas drogas, especialmente novos agentes com atividade antimicrobiana e antiparasitária. Dentre as espécies pertencentes a esta família, de ocorrência regional, temos: Zanthoxylum tingoassuiba, Pilocarpus spicatus, Metrodorea mollis e Dictyoloma vandellianum. Estas espécies possuem escassos estudos sobre suas composições químicas e também sobre as propriedades biológicas dos seus constituintes.. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mussio Pirajá Mattos - Integrante / Edijane Matos Sales - Integrante / Eudes da Silva Velozo - Coordenador / Tânia Fraga Barros - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Estudo fitoquímico de plantas medicinais do semiárido da Bahia com atividade antimicrobiana frente a Staphylococcus aureus resistente a antibióticos, Descrição: o projeto tem como objetivo geral avaliar a atividade de plantas medicinais do semiárido da Bahia quanto à atividade antimicrobiana e influência sobre os fatores de virulência de S. aureus resistentes a antibióticos, visando o uso sustentável desta biodiversidade, o isolamento e identificação de compostos bioativos, o desenvolvimento de novos agentes anti-S. aureus resistentes, possibilitando a geração de patentes, implantação de novas metodologias nos laboratórios, formação de recursos humanos e fortalecimento da pós-graduação na temática de ciências da saúde (fármacos e medicamentos). .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mussio Pirajá Mattos - Integrante / Regiane Yatsuda - Integrante / Mariluze Peixoto Cruz - Integrante / Bruno Oliveira Moreira - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Outra.

  • 2010 - 2011

    Avaliação da atividade biológica de compostos isolados de plantas medicinais do Semiárido da Bahia, Descrição: A descoberta de novos produtos de origem natural ou compostos químicos isolados com atividade biológica é de grande interesse científico, tecnológico e econômico para o país, ressaltando-se ainda a possibilidade e necessidade de registro de novas patentes visando à proteção da propriedade intelectual. Além disso, no estudo de novos compostos ocorre otimização das metodologias que garante melhor rendimento e qualidade dos extratos, redução dos custos envolvidos na produção dos mesmos, diminuição do uso da matéria prima, contribuindo desta forma, para a sustentabilidade ambiental desta atividade . Desta forma, justifica-se o desenvolvimento do presente projeto, principalmente pela necessidade do estudo de plantas medicinais do semiárido brasileiro, além do isolamento e identificação dos compostos bioativos, possibilitando a geração de patentes, inovação tecnológica, implantação de novas metodologias nos laboratórios e o uso sustentável da biodiversidade. Assim, a realização deste projeto de pesquisa permitirá atender a quarta diretriz da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS e contribuir para o desenvolvimento das demais..... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mussio Pirajá Mattos - Integrante / Regiane Yatsuda - Coordenador / Mariluze Peixoto Cruz - Integrante / Lucas Miranda Marques - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Paraninfo turma 2012 do curso de graduação em Psicologia, Faculdade São Francisco de Barreiras.

2017

Mensão honrosa pela apresentação do trabalho intitulado ''RISCOS DA UTILIZAÇÃO DE ANTIDEPRESSIVOS DURANTE A GESTAÇÃO E LACTAÇÃO'', Congresso de Iniciação Científica.

2017

Aprovação em 1° lugar no Concurso Público para docente efetivo do curso de Farmácia da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Edital 02/2016, Universidade Federal do Oeste da Bahia.

2015

Mensão Honrosa pela brilhante apresentação com o trabalho intitulado COMPOSIÇÃO QUÍMICA E AVALIAÇÃO DOS EFEITOS CARDIOVASCULARES DE Metrodorea mollis, X Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE.

2015

Aprovação no Processo Seletivo para docente da disciplina Fisiologia Humana I, FASB - Faculdade São Francisco de Barreiras.

2015

Aprovação em 1° lugar no Processo Seletivo para docente por tempo determinado da UFOB, Edital Interno n°06/2015., Uniiversidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB.

2013

Melhor trabalho na modalidade apresentação oral durante o I workshop de empreendedorismo e inovação farmacêutica e cosmética do IMS/UFBA com o trabalho intitulado DESENVOLVIMENTO DE BATOM COSMÉTICO A,, UFBA - IMS/CAT.

2013

Melhor trabalho na modalidade pôster durante o I workshop de empreendedorismo e inovação farmacêutica e cosmética do IMS/UFBA com o trabalho intitulado DESENVOLVIMENTO DE BATOM COSMÉTICO A,, UFBA - IMS/CAT.

2012

Trabalho de conclusão de curso (nota: 10,0), Universidade Federal da Bahia.

2012

Estágio Curricular Final na Pesquisa Científica (nota: 10,0), Universidade Federal da Bahia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Oeste da Bahia, Centro das Ciências Biológicas e da Saúde. , Rua Professor José Seabra de Lemos, 316, Recanto dos Pássaros, 47808021 - Barreiras, BA - Brasil, Telefone: (71) 91578962

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal do Oeste da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2018 - 2019

    Universidade Federal do Oeste da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

  • 2015 - 2016

    Universidade Federal do Oeste da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor por tempo determinado, Carga horária: 40

    Atividades

    • 07/2019

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão e Empreendedorismo Farmacêutico

    • 07/2019

      Estágios , Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, .,Estágio realizado, Estágio Supervisionado VII.

    • 01/2019

      Extensão universitária , Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, .,Atividade de extensão realizada, Oficinas de Tecnologias de Gestão e Assistência no NASF e CAPS: Formação, Vivências e Práticas nas equipes apoiadas.

    • 01/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, .,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante de Farmácia.

    • 03/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, .,Cargo ou função, Comissão de Implantação da Farmácia Escola.

    • 03/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, .,Cargo ou função, Semana de Integração Universitária.

    • 03/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, .,Cargo ou função, Comissão de Gestão de Estágios.

    • 05/2019 - 07/2019

      Extensão universitária , Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, .,Atividade de extensão realizada, Farmácia em Ação: Educação em Saúde para Promoção do Uso Consciente de Medicamentos.

    • 03/2019 - 07/2019

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Deontologia e Introdução a Farmácia, Práticas em Saúde Coletiva II: Gestão (SUS)

    • 04/2019 - 06/2019

      Extensão universitária , Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, .,Atividade de extensão realizada, Atuação de Docentes e Discentes na Ação do Dia Intenacional do Uso Racional de Medicamentos.

    • 10/2018 - 02/2019

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado IV (Farmácia Comunitária e Hospitalar), Estágio Supervisionado V (Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, familia e a comunidade), Gestão e Empreendedorismo Farmacêutico

    • 03/2018 - 09/2018

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Deontologia e Introdução a Farmácia, Práticas em Saúde Coletiva II: Gestão

    • 04/2018 - 04/2018

      Extensão universitária , Centro Multidisciplinar da Barra, .,Atividade de extensão realizada, Metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

    • 06/2016 - 12/2016

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana

    • 08/2016 - 10/2016

      Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Cinema, Saúde e Drogas: Metodologias ativas auxiliando no reconhecimento de avanços científicos, tecnológicos, sociais e culturais de classes terapêuticas e tecnologias em saúde.

    • 01/2016 - 07/2016

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana

    • 01/2016 - 07/2016

      Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Desafio anatômico: Metodologias ativas da disciplina Morfofuncional capazes de auxiliar no aprendizado em Anatomia humana.

    • 01/2016 - 05/2016

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Morfofuncional II , Morfofuncional IV

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 12

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Ministrou a palestra "Plantas medicinais: conhecendo a cura a partir das plantas medicinais da caatinga" e o minicurso "Métodos, análise e obtenção de biomoléculas: conhecendo o fascinante mundo da química medicinal" na VIII Semana de Farmácia da UFBA.

  • 2013 - 2015

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Estudante de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Mestre, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Farmácia (PPGFAR-UFBA) da Faculdade de Farmácia, Departamento do Medicamento, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desenvolvendo atividades no Laboratório de Pesquisa em Matéria Médica (LAPEMM) utilizando técnicas cromatográficas (CG e CLAE) e espectroscópicas (IV, UV e RMN) de análise em espécies da família Rutaceae e no Laboratório de Fisiologia e Farmacologia Endócrina e Cardiovascular (LAFFEC) - ICS/UFBA.

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Pós-graduando, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Realização do Estágio em Docência Orientado do Programa de Pós-Graduação em Farmácia na Disciplina "FAR 141 - Química Farmacêutica" para o curso de graduação em Farmácia da UFBA. As atividades consistiram em planejamento e aulas teórico/práticas para os alunos.

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Ministrou aulas na Disciplina "FARB12 - Saúde, Drogas e Ficção" do curso de graduação em Farmácia da UFBA para os alunos de Farmácia, Bacharelado interdisciplinar em saúde, humanidades e artes. Esse componente curricular visou estimular a curiosidade, objetividade, precisão, dúvida metódica, análise crítica através do cinema.

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Ministrou o minicurso Farmacologia Aplicada a Produtos Naturais e Atividade Biológica de Plantas Medicinais na VI Semana de Farmácia da UFBA - IMS/CAT com o tema: O medicamento: da Farmacovigilância á Farmacologia Clínica, no período de 06 a 09 de março de 2013.

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ministrou o minicurso "Perfumaria: Conceitos Básicos e Desenvolvimento de Fragrâncias" na XXXII Semana de Farmácia da UFBA com o tema "Políticas de Educação em Saúde: Tecnologias Educacionais na formação do profissional farmacêutico", no período de 04 a 08 de novembro de 2013.

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina Farmacologia IMS 049, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Aprofundou conhecimentos teóricos e práticos na grande área de farmacologia, abordando princípios de farmacocinética e farmacodinâmica, e as principais classes de medicamentos utilizados nos sistemas nervoso autônomo e central, cardíaco, na inflamação, infecções, neoplasias e parasitoses. O componente em questão é considerado integralizador, pois reuni em si mesmo conceitos da anatomia, biologia e bioquímica, fisiologia e patologia, sendo, portanto altamente pertinente ao desenvolvimento do discente da área de saúde.

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina Farmacodinâmica IMS 019, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Aprofundou conhecimentos teóricos e práticos na grande área de farmacologia, abordando princípios de farmacocinética e farmacodinâmica, e as principais classes de medicamentos utilizados nos sistemas nervoso autônomo e central, cardíaco, na inflamação, infecções, neoplasias e parasitoses. O componente em questão é considerado integralizador, pois reuni em si mesmo conceitos da anatomia, biologia e bioquímica, fisiologia e patologia, sendo, portanto altamente pertinente ao desenvolvimento do discente da área de saúde.

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Estagio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Realização de Estágio em Farmácia Industrial com o projeto de extensão com foco em desenvolvimento de produto cosmético com potencial inovador. Esse Projeto contou com o financiamento da FAPESB sendo intitulado de: Desenvolvimento de Competências Empreendedoras para o Mercado de Medicamentos e Cosméticos. O objetivo deste projeto é despertar nos alunos do curso de farmácia do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS) da Universidade Federal da Bahia, o interesse pela pesquisa e desenvolvimento de medicamentos e cosméticos, de modo a desenvolver competências empreendedoras para os mercados cosmético e farmacêutico, proporcionando aos alunos a capacitação para atuarem em P&D (Pesquisa e desenvolvimento) nas indústrias farrnacêutica e/ou cosmética ou empreenderem seus próprios negócios.

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista Voluntário PIBIC-CNPq, Enquadramento Funcional: Integrante, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participou do projeto de pesquisa desde 2011, interessado em se capacitar para que possa vir a desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas, permitindo atuar tanto no setor industrial quanto no setor educacional. Participou em eventos de caráter científico como congressos, seminários, cursos de curta duração, dentre outros. Tem experiência na área de plantas medicinais e farmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade biológica, fitoquímica, microbiologia, aderência e biofilme.

  • 2010 - 2011

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Integrante, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participou do projeto de pesquisa desde 2010, participando em eventos de caráter científico tais como congressos, seminários, cursos de curta duração, dentre outros. Tem experiência na área de Farmacologia de plantas medicinais.

  • 2010 - 2011

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Laboratório de Fisiologia e Farmacologia, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Foi estagiário do Laboratório de Fisiologia e Farmacologia da UFBA - IMS/CAT. Teve experiência na área de plantas medicinais e farmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade farmacológica de plantas medicinas, atividade anti-inflamatória, antioxidante, analgésica e antimicrobiana. Realizando ensaios in vivo e in vitro.

  • 2014 - 2015

    Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Realizou o curso de extensão em Cosmetologia intitulado: "Produção de medicamentos alopáticos: fitoterápicos e fitocosméticos em escala magistral" que buscou orientar o profissional a identificar e entender as fases do desenvolvimento de formulações cosméticas biotecnológicas, utilizando o espaço de aulas práticas, elaborando alguns produtos básicos fitoterápicos e fitocosméticos sobre a orientação de profissionais altamente qualificados. O objetivo foi incentivar os profissionais da área a desenvolver e produzir cosméticos de alta tecnologia e engajado nas tendências futuras. Aprimorando o seu conhecimento teórico-prático na manipulação e preparo destes produtos.

  • 2013 - 2015

    Farmácia Kissara

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Desenvolveu Práticas como Responsável Técnico e habilitações do Farmacêutico na Farmácia Comunitária Privada, desde 2013 a 2015. Teve experiência em todos os setores da Empresa (Dispensação de Medicamentos, Assistência e atendimento Farmacêutico, Acompanhamento de Escrituração de Medicamentos sujeitos a controle especial de forma manual - livro, conferência de Medicamentos sujeitos a controle especial e implementação do SNGPC, permitindo assistência individual e de grupo com orientações de medicamentos psicotrópicos).

  • 2008 - 2010

    Farmácia Pague Menos

    Vínculo: Estagiário Bolsista, Enquadramento Funcional: Integrante, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Desenvolveu Práticas de Estágio extracurricular com atribuições de habilitação do Farmacêutico na Farmácia Comunitária Privada, desde o primeiro semestre de 2008, perfazendo uma carga horária total de 1000 h. Teve experiência em todos os setores da Empresa (Dispensação de Medicamentos, Assistência e atendimento Farmacêutico, Acompanhamento de Escrituração de Medicamentos sujeitos a controle especial de forma manual - livro - e conferência de Medicamentos sujeitos a controle especial).

  • 2012 - 2012

    Núcleo de Apoio a Saúde da Família

    Vínculo: Estagio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Realizou estágio curricular no Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF) no Município de Vitória da Conquista. O Núcleo de Apoio à Saúde (NASF) é um dispositivo elaborado pelo MS e norteado pela Portaria nº 154 de 24 de janeiro de 2008. O objetivo é ampliar o acesso da população brasileira aos serviços de saúde por meio do fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família e consequentemente da Atenção Básica. O profissional farmacêutico, na perspectiva do NASF, atua realizando intervenções diversas (individuais ou coletivas) para orientação quanto ao uso correto dos medicamentos, à prevenção e ao tratamento da dependência química, à utilização de plantas medicinais, à viabilização da dispensação de medicamentos de alto custo e outras ações específicas da sua formação de base, bem como intervenções que dizem respeito a qualquer profissional de saúde, independentemente do seu núcleo de saber, de acordo com os princípios da clínica ampliada e da saúde coletiva.

  • 2015 - 2015

    Faculdades Unidas Feira de santana

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente

    Outras informações:
    Docente dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia com as disciplinas Microbiologia e Bioquímica.

    Atividades

    • 02/2015 - 06/2015

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica

    • 02/2015 - 06/2015

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia

  • 2012 - 2012

    Laboratório Central de Vitória da Conquista

    Vínculo: Estagio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Desenvolveu Práticas de Estágio curricular com ações de habilitação do Farmacêutico analista clínico. Teve experiência em todos os setores da prática hemoterápica (recepção, triagens clínica e hematológica, coleta, fracionamento de hemocomponentes, imunohematologia e sorologia).

  • 2010 - 2011

    Clínica e Laboratório Aragão

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Integrante, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Desenvolveu Práticas de Estágio extracurricular com ações de habilitação do Farmacêutico. Teve experiência em todos os setores da prática hemoterápica (recepção, triagens clínica e hematológica, coleta, fracionamento de hemocomponentes, imunohematologia, sorologia e transfusão) dentro, e fora da Unidade (coletas externas).

  • 2012 - 2012

    Industria de Alimentos Moinho Conquista

    Vínculo: Estagio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Realização de Estágio Supervisionado na Indústria de Alimentos Moinho Conquista realizando análises no setor de Controle de Qualidade de Farináceos.

  • 2016 - 2016

    INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Ministrou o minicurso "Atualização em ciências morfofuncionais: conhecendo o fascinante mundo do sistema locomotor" no CIC - Congresso de iniciação científica na Faculdade São Francisco de Barreiras em 2016.

  • 2015 - 2016

    INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Professor da Disciplina teórico-práticas: Fisiologia Humana, Farmacologia para o curso de Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia e Psicofarmacologia Clínica para o curso de Psicologia.

  • 2015 - 2016

    INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    A proposta tem por objetivo a formação de um grupo para discutir artigos científicos nas diversas áreas da biomedicina, fazendo circular a diversidade na formação teórica. O grupo é formado por professores e alunos do curso de Biomedicina da Faculdade São Francisco de Barreiras.

    Atividades

    • 02/2017 - 06/2017

      Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Patologia e Laboratório

    • 02/2017 - 06/2017

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Humana I

    • 02/2017 - 06/2017

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Humana I

    • 10/2015 - 06/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB, .,Linhas de pesquisa

    • 07/2016 - 12/2016

      Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Humana

    • 07/2016 - 12/2016

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Humana II

    • 07/2016 - 12/2016

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Humana II

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Humana I

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Humana II

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Farmacologia

    • 02/2016 - 03/2016

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DRE Fisiologia Humana II

    • 02/2016 - 03/2016

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DRE Fisiologia Humana II

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Humana II

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Humana II

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Humana

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicofarmacologia Clínica

    • 10/2015 - 11/2015

      Extensão universitária , Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB, .,Atividade de extensão realizada, I Simpósio de Bioprospecção em Plantas Medicinais e Fitoterapia.

    • 10/2015 - 11/2015

      Extensão universitária , Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB, .,Atividade de extensão realizada, Tarja Preta: I Oficina de Psicofarmacologia Clínica.

    • 08/2015 - 08/2015

      Extensão universitária , Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB, .,Atividade de extensão realizada, Fato e Ficção sobre Drogas.

    • 07/2015 - 08/2015

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Humana