Carlo Giuseppe Filippin

Possui graduação em Engenharia Mecanica pelo Departamento de Mecânica da UFPR (1989) e mestrado em Engenharia Mecânica pelo Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC (1992). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Paraná e engenheiro mecânico do Instituto de Tecnologia Para o Desenvolvimento - LACTEC. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Análise de Tensões, atuando principalmente nos seguintes temas: elementos de máquinas, métodos numéricos, turbina hidráulica, extensometria e sistemas de medição.

Informações coletadas do Lattes em 03/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Mecânica

1990 - 1992

Departamento de Engenharia Mecânica
Título: Desenvolvimento e Aplicacao do Metodo da Funcao de Green Local a Equacao de Helmholtz,Ano de Obtenção: 1992
Clovis Sperb de Barcellos.Grande área: Engenharias

Graduação em Engenharia Mecanica

1984 - 1990

Departamento de Mecânica

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

MS Project 2013 Conforme Práticas PMI. (Carga horária: 16h). , Pert - Gestão , Tecnologia e Inovação, PERT, Brasil.

2010 - 2010

System Software Flextest 40 and Landmark System Op. (Carga horária: 8h). , MTS, MTS, Brasil.

2010 - 2010

Segurança no trabalho em altura. (Carga horária: 8h). , Habilitare, HABILITARE, Brasil.

2010 - 2010

NR - 33. (Carga horária: 16h). , Habilitare, HABILITARE, Brasil.

2009 - 2009

ANSYS Clássico Parte I e Parte II. (Carga horária: 40h). , Engeneering Simulation And Scientific Software, ESSS, Brasil.

2009 - 2009

ANSYS CFX Introdutório. (Carga horária: 24h). , Engeneering Simulation And Scientific Software, ESSS, Brasil.

2008 - 2008

Mini-curso de API ASME 579 2007. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Ensaios Não-destrutivos e Inspeção, ABENDI, Brasil.

2007 - 2007

Trabalho em Altura. (Carga horária: 16h). , MBHR Assessoria, Consultoria, Treinamento e Serviços SC Ltda, MBHR, Brasil.

2007 - 2007

Emissão Acústica Nível I. (Carga horária: 40h). , Instituto de Tecnologia Para o Desenvolvimento, LACTEC, Brasil.

2006 - 2006

Trabalho Seguro em Ambiente Vertical. (Carga horária: 24h). , Marumby Assessoria e Treinamentos, MARUMBY, Brasil.

2000 - 2000

A Metrologia e os Sistemas da Qualidade. (Carga horária: 24h). , Instituto de Tecnologia Para o Desenvolvimento, LACTEC, Brasil.

1985 - 1986

Curso de Formação de Oficiais da Reserva - Arma de Infantaria. (Carga horária: 1600h). , Ministério do Exército, MEX, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Análise de Tensões.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Elementos de Máquinas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Máquinas, Motores e Equipamentos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Controle de Sistemas Mecânicos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FILIPPIN, C. G. . XV CILANCE. 1995. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2º Congresso Técnico sobre Manutenção nas Empresas de Energia Elétrica. O programa de P&D como gerador de ferramentas tecnológicas aplicáveis à gestão de ativos. 2017. (Congresso).

Workshop - Programa UEGA de P&D ANEEL. 2016. (Outra).

Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos. 2009. (Seminário).

VI Encontro do Grupo Latino Americano de Emissão Acústica. 2009. (Encontro).

CONAEND & IEV 2008. Análise do Método da Extensometria empregando a Técnica do Furo Cego para a Medição de Tensões Mecânicas em Dutos. 2008. (Congresso).

III Workshop Cooperação Universidade Empresa. 2007. (Outra).

XIX SNPTEE.SISTEMA DE MONITORAMENTO ROBUSTO COM INTEGRAÇÃO OPERAÇÃO x MANUTENÇÃO. 2007. (Seminário).

Semana do Conhecimento 2005 - COPEL.Solução do Problema de Ruídos em Transformadores de Subestações. 2005. (Outra).

XVIII SNPTEE. 2005. (Seminário).

II CITINEL. Novas Tecnologias para Medição de Rendimento em Gerador Hidráulico de Energia Elétrica. 2003. (Congresso).

XVII SNPTEE.MEDIÇÃO DE RENDIMENTO EM GRUPOS HIDROGERADORES. 2003. (Seminário).

Curso Auditor Interno da Qualidade. 1998. (Outra).

Treinamento de Avaliadores Internos de Laboratórios de Calibração e de Ensaios. 1998. (Outra).

Mini-curso Intensivo sobre Avanços na Automação do Projeto à Fadiga. 1996. (Oficina).

V SEMEL - Seminário de Materiais no Setor Elétrico. 1996. (Seminário).

XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica (COBEM). O formalismo matemático do método dos elementos de Green. 1995. (Congresso).

XVI CILAMCE. 1995. (Congresso).

XVIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. O Formalismo Matemático do Método dos Elementos de Green. 1995. (Congresso).

VII Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens. 1994. (Simpósio).

XII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica. Aplicação do Método da Função de Green local Modificado em Problemas de Vibração Livre de Membranas e Cavidades Acústicas. 1993. (Congresso).

XIII CILAMCE. O Método da Função de Green Local Modificado (MLGFM) Aplicado a Problemas da Mecânica do Contínuo: Parte III - Problemas Regidos pela Equação de Helmholtz. 1992. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cristian Carlo

PENTEADO NETO, R. A.;FILIPPIN, C. G.LACERDA, L. A.. REPROVAÇÕES POR TORQUE ELEVADO NO APERTO DO VOLANTE DE UM MOTOR LEVE DO CICLO OTTO ? ESTUDO DE CASO. 2015 - Institutos Lactec.

Aluno: Lucas dos Santos Coelho

ALMEIDA, J. C.;FILIPPIN, C. G.; SILVA NETO, J. M.. Desenvolvimento de Rotina para Variáveis de Mancais de Deslizamento Utilizando Ajustes por Mínimos Quadrados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Bárbara Belisa Soffiatti

FILIPPIN, C. G.; PEREIRA, J. T.; Mattos, C.S.. Análises dos Projetos Mecânicos de Próteses de Membro Inferior. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Nicole Salles Lara

FILIPPIN, C. G.; SILVA NETO, J. M.; BORBA, J.. Metodologia de Implementação da Manutenção Baseada em Tempo em uma Indústria Alimentícia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: BRUNO BREPOHL

LAJARIN, S. F.; Costa, D.D.;FILIPPIN, C. G.. Projeto e Fabricação de Máquina de Fresamento para Produção de Cepas de Madeira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Natalia Vialli Luzzi

FILIPPIN, C. G.; KAPP, W. A.; MORO, P. C.. ESTUDO SOBRE O EFEITO DA PLASTICIDADE NA MEDIÇÃO DE TENSÃO RESIDUAL: MÉTODO DO FURO-CEGO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Shenon Silva de Souza

FILIPPIN, C. G.; BAVASTRI, C. A.; MANNALA, M. J.. PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE VIBRÓGRAFO PARA APLICAÇÃO EM LINHA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Clewerton Andrey Bagnhuk

SILVA NETO, J. M.; SCREMIN, A.;FILIPPIN, C. G.; OLIVEIRA, M. F.. Análise Estática de um Coxim Elastomérico pelo Método dos Elementos Finitos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ricardo da Veiga

SILVA NETO, J. M.; SCREMIN, A.;FILIPPIN, C. G.; BEE, R. T.. Projeto de Isoladores em Linha de Transmissão Elétrica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Vagner Silvério

FILIPPIN, C. G.; Calixto, A.; PIRES, L. M.. Caracterização de Aço para Caldeira de Alta Pressão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Thais Barcella Marchese

FILIPPIN, C. G.; ARAKI, L. K.; YAMAO, E.. Simulação de Combustão em Câmara de Combustão de uma Turbina a Gás. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gustavo Sevalho Corção

Silva Jr., W. L.;FILIPPIN, C. G.; BIALY, M. R.. Uso de Simulador para Auxílio a Ensaios em Voo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Mateus Zanlorenzi

FILIPPIN, C. G.; Mattos, C.S.. Substituição de uma Caixa de Avanço a Engrenagens por Servo Acionamento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Valmir Gabriel Molletta

FILIPPIN, C. G.; ERTHAL, J. L.; SOUZA, M. E. L.. Modelagem da Inércia e Perdas por Rolamento na Dinâmica de Marcha Automotiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Lucas Bozz Barbosa

BAVASTRI, C. A.; Lopes, E.M.O.;FILIPPIN, C. G.. Técnicas para a Atualização de uma Viga Engastada Livre Usando Funções de Resposta em Frequência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cleverson Sarnecki

ERTHAL, J. L.; ALONCO, R. R.;FILIPPIN, C. G.. SISTEMA DE REDUÇÃO POR ENGRENAGENS HEPICICLOIDAIS PARA VEÍCULOS BAJA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Diogo Rafael Labegalini

FILIPPIN, C. G.; Scheid, A.; MORO, P. C.. Correlação entre sinais de Emissão Acústica e Crescimento de Trincas por Fadiga. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Rodrigo Canestraro Quadros

FILIPPIN, C. G.; PALUDO, R.; ARAKI, L. K.. ESTUDO DO COMPORTAMENTO HIDRODINÂMICO DE CORPOS AXISSIMÉTRICOS ROTATIVOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Lucas Gomes Fonçatti

FILIPPIN, C. G.; Lopes, E.M.O.; PALUDO, R.. IMPLEMENTAÇÃO DE CÓDIGO COMPUTACIONAL PARA A LOCALIZAÇÃO PLANAR DE UMA FONTE DE EMISSÃO ACÚSTICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Heitor Medeiros de Albuquerque Korndorfer

FILIPPIN, C. G.; MORO, P. C.. Estudo de fadiga de um Trem de Pouso Feito de Aço 5160. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ewandro Dallagnol

FILIPPIN, C. G.; Scheid, A.; HORBATIUK, B. W. D.. MECÂNICA DA INTEGRIDADE ESTRUTURAL E ANÁLISE DE FALHAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Robson de Paula Waltrick

FILIPPIN, C. G.; Costa, D.D.; Okimoto, M.L.P.; PIRES, L. M.. UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS DE PROJETO DE PRODUTO E SIMULAÇÃO VIRTUAL PARA CRIAÇÃO DE FERRAMENTA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gabriel Lara Mariano

FILIPPIN, C. G.; Chemin Filho, R.A.; Preslhak, A.. Desenvolvimento de Aplicativo para a simulação de desempenho de veículos automotores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Vinícius de Oliveira Dias

FILIPPIN, C. G.; Lopes, E.M.O.; Preslhak, A.. ANÁLISE DE FALHAS EM COMPONENTES AUTOMOTIVOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fábio Peng Yee

FILIPPIN, C. G.; Calixto, A.; Parizotto, R. R.. Dano por fadiga via mecânica de fraturas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Murilo Heeren

Silva Jr., W. L.;FILIPPIN, C. G.; Parizotto, R. R.. Projeto Aeronáutico para Uso Topográfico - UAV para Aerofotogrametria. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Diego Grimm Silvestrin

FILIPPIN, C. G.; Calixto, A.; Parizotto, R. R.. Projeto de um Mecanismo de Freio para Skates da Modalidade Downhill. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Everton da Silva Denis

FILIPPIN, C. G.; Calixto, A.; Preslhak, A.. Análise de falhas nos rolamentos da comporta de serviço da Uhe. Gov. Ney Braga (Segredo). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fernando Augusto Stori

FILIPPIN, C. G.MACHADO, R. D.; Silva Jr., W. L.. A PRANCHA DE SURFE SOB A ÓPTICA DA ENGENHARIA MECÂNICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Daniel Francisco Segato

Siqueira, C.J.M.;FILIPPIN, C. G.; Preslhak, A.. Estudo do Rolamento Autocompensador de Esferas 1205KC3: Vida do Rolamento x Quantidade de Partículas em Óleo e uma Análise sobre Atrito de Rolamento x Gasto de Energia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Rafael José Nowacki Gomes

FILIPPIN, C. G.; FEDALTO, L.; Preslhak, A.. ANÁLISE DE RUÍDOS NOS SISTEMAS INTERIORES POLIMÉRICOS AUTOMOTIVOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Guilherme Branco Loureiro

FILIPPIN, C. G.; FEDALTO, L.; Preslhak, A.. DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE PILOTAGEM PARA UM AUTÕMATO DE SEIS EIXOS DO TIPO PÓRTICO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Atílio Fadel de Mello

FILIPPIN, C. G.; CHIQUITO, P. R.; Preslhak, A.. MEDIÇÃO E CÁLCULO DE POTÊNCIA E CONSUMO ESPECÍFICO EM LOCOMOTIVAS DIESEL- ELÉTRICAS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Flávio Delattre Levis

FILIPPIN, C. G.; FEDALTO, L.; Preslhak, A.. MODELAMENTO E ANÁLISE DE UMA RODA MULTIPEÇAS AUTOMOTIVA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Daniel Ricardo Pryjma Sobrinho

FILIPPIN, C. G.; Carrara, A.R.S.; Preslhak, A.. OTIMIZAÇÃO DO USO DOS SISTEMAS DE RECUPERAÇÃO DE ENERGIA CINÉTICA NA FÓRMULA UM. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Alexsander Preslhak

FILIPPIN, C. G.; Cambraia, H.N.; Souza, G. B.. Bloqueio de diferencial para eixo DANA 44. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Thiago Pereira Kunitz

FILIPPIN, C. G.; Cambraia, H.N.; Souza, G. B.. DESENVOLVIMENTO DA CONFIABILIDADE EM MOTORES ESTACIONÁRIOS ? ANÁLISE DE FALHAS E AUMENTO DE VIDA ÚTIL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Rafael Wesley Lopes

Malveira, N.V.; Carrara, A.R.S.;FILIPPIN, C. G.; Guiotoku, E.. Coluna de Direção: Análise do processo de desenvolvimento de produto para veículos leves de passageiros. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Eliane C

Campos, M.C.;FILIPPIN, C. G.; Carrara, A.R.S.. Albano, Irene A. de A. Barbosa, Ricardo D. Aguiar.Análise Comparativa de Desempenho Energético de Veículos Convencionais e Híbridos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Jefferson Luiz Osternack e Patrick Macip

FILIPPIN, C. G.; Pozzi, F.. Bebedouro com Movimentador de Garrafão de 20 litros Retornável para Água Mineral. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Leopoldo Sprandel

FILIPPIN, C. G.. Adaptação de motores ciclo Otto (álcool/gasolina) para utilizar biogás como combustível. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marcos Francisco Gonçalves de Oliveira

FILIPPIN, C. G.; FEDALTO, L.; Rodrigues, R.M.P.. Gestão Ambiental de Resíduos da Suinocultura e Produção de Energia Elétrica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marcos Eduardo C

FILIPPIN, C. G.; Swinka, V.. de Oliveira e Thiago de Marino Fernandes.Um Novo Modelo de Acionamento para Macacos Hidráulicos: Kit Acionador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Daniel Caron e Leandro Tambelini

FILIPPIN, C. G.; Borsa, C. E.; Volpato Jr., A.; Aguiar, D. F.. Dispositivo de Elevaçao de Cargas Portátil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Juliano Mendonça e Moises Carlos de Mattos

Borsa, C. E.;FILIPPIN, C. G.. Desenvolvimento de um Sistema Diferenciado para Armazenamento de Livros. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Anderson Carlos Ferencz

Brunatto, S.F.;FILIPPIN, C. G.; HORBATIUK, B. W. D.. Seleção de Materiais do Projeto Mini Baja 2004. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marcelo Demetrius Trevisan e Nelson Henrique da Silva

FILIPPIN, C. G.; Pozzi, F.. Guincho Elétrico com Possibilidade de Acionamento Manual. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: José Fernandes Dias e Heitor Dolis de Souza

FILIPPIN, C. G.; Brunatto, S.F.; KULEVICZ, D. A. L.. Trabalho de Graduação II - TM 202 J. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Thiago Machado

FILIPPIN, C. G.; Brunatto, S.F.; HORBATIUK, B. W. D.. Trabalho de Graduação II - TM 202 J. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fabiano de Paula Tufanini

FILIPPIN, C. G.; Brunatto, S.F.. Simulador de Performance de Veículo Automotor. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Joao Carlos Soares Duarte

Siqueira, C.J.M.;FILIPPIN, C. G.. Estágio em Intercâmbio Internacional. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Eduardo Correa Ferreira

Siqueira, C.J.M.;FILIPPIN, C. G.. Estágio em Intercâmbio Internacional. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luiz Felipe Pareira

Siqueira, C.J.M.;FILIPPIN, C. G.. Estágio em Intercâmbio Internacional. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná.

FILIPPIN, C. G.; Cambraia, H.N.. Concurso Público para Professor Assistente. 2009. Universidade Federal do Paraná.

FILIPPIN, C. G.. Concurso Público para Professor Assistente. 1998. Universidade Federal do Paraná.

FILIPPIN, C. G.. Concurso Público para Professor Assistente. 1996. Universidade Federal do Paraná.

FILIPPIN, C. G.. Concurso Público para Professor Assistente. 1995. Universidade Federal do Paraná.

FILIPPIN, C. G.; Tortelli, O.L.; Fernandes, J.M.. Avaliação de desempenho em estágio probatório - primeira etapa - Prof. Alessandro Lameiras Koerich. 2010. Universidade Federal do Paraná.

Pastro, A.L.; Lopes, E.M.O.;FILIPPIN, C. G.. Avaliação de desempenho em estágio probatório - primeira etapa - Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá. 2010. Universidade Federal do Paraná.

FILIPPIN, C. G.. XII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia. 1996. Universidade Federal do Paraná.

FILIPPIN, C. G.. II Encontro de Iniciação Científica da UFPR. 1994. Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Cristian Carlo Gonçalves da Costa

REPROVAÇÕES POR TORQUE ELEVADO NO APERTO DO VOLANTE DE UM MOTOR LEVE DO CICLO OTTO ? ESTUDO DE CASO; 2016; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Tecnologia) - Institutos Lactec,; Coorientador: Carlo Giuseppe Filippin;

João Guilherme Ganz

Melhoria de projeto de uniões soldadas em suspensão de implemento rodoviário; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Engenharia da Soldagem) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Marcelo Demetrius Trevisan

A Evolução dos Sistemas de Injeção Eletrônica em Motores de Combustão Interna no Brasil; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Motores e Combustíveis) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

José Luiz Conrado Júnior

Gerenciamento Eletrônico de Motores Cilco Otto Quatro Tempos; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Indústria Automotiva) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Bárbara Belisa Soffiatti

Análises dos Projetos Mecânicos de Próteses de Membro Inferior; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Nicole Salles Lara

Metodologia de Implementação da Manutenção Baseada em Tempo em uma Indústria Alimentícia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Shenon Silva de Souza

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE VIBRÓGRAFO PARA APLICAÇÃO EM LINHA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Natalia Vialli Luzzi

ESTUDO SOBRE O EFEITO DA PLASTICIDADE NA MEDIÇÃO DE TENSÃO RESIDUAL: MÉTODO DO FURO-CEGO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Vagner Silvério

Caracterização de Aço para Caldeira de Alta Pressão; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Thais Barcella Marchese

Simulação de Combustão em Câmara de Combustão de uma Turbina a Gás; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Valmir Gabriel Molletta

Modelagem da Inércia e Perdas por Rolamento na Dinâmica de Marcha Automotiva; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Mateus Zanlorenzi

Substituição de uma Caixa de Avanço a Engrenagens por Servo Acionamento; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Marlus Rafel Bially Kerninski

Aplicação do Efeito Magnus em Aeronaves não Tripuladas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Diogo Rafael Labegalini

Correlação entre sinais de Emissão Acústica e Crescimento de Trincas por Fadiga; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Rodrigo Canestraro Quadros

ESTUDO DO COMPORTAMENTO HIDRODINÂMICO DE CORPOS AXISSIMÉTRICOS ROTATIVOS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Lucas Gomes Fonçatti

IMPLEMENTAÇÃO DE CÓDIGO COMPUTACIONAL PARA A LOCALIZAÇÃO PLANAR DE UMA FONTE DE EMISSÃO ACÚSTICA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Heitor Medeiros de Albuquerque Korndorfer

Estudo de fadiga de um Trem de Pouso Feito de Aço 5160; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Ewandro Dallagnol

MECÂNICA DA INTEGRIDADE ESTRUTURAL E ANÁLISE DE FALHAS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Vagner Edgar Tortelli

OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA DE SUSPENÇÃO EM CARROS DE COMPETIÇÃO TIPO FORMULA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Paulo Cristiano Moro

Cálculo da fratura e avaliação de trinca por emissão acústica em arame da armação de Riser; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Robson de Paula Waltrick

UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS DE PROJETO DE PRODUTO E SIMULAÇÃO VIRTUAL PARA CRIAÇÃO DE FERRAMENTA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Roberson Roberto Parizotto

GRADE DE TOMADA D´ÁGUA: ANÁLISE, AVALIAÇÃO E RECUPERAÇÃO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Gabriel Lara Mariano

Desenvolvimento de Aplicativo para a simulação de desempenho de veículos automotores; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Diego Grimm Silvestrin

Projeto de um Mecanismo de Freio para Skates da Modalidade Downhill; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Vinícius de Oliveira Dias

ANÁLISE DE FALHAS EM COMPONENTES AUTOMOTIVOS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Fábio Peng Yee

Dano por fadiga via mecânica de fraturas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Atílio Fadel de Mello

MEDIÇÃO E CÁLCULO DE POTÊNCIA E CONSUMO ESPECÍFICO EM LOCOMOTIVAS DIESEL- ELÉTRICAS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Daniel Ricardo Pryjma Sobrinho

OTIMIZAÇÃO DO USO DOS SISTEMAS DE RECUPERAÇÃO DE ENERGIA CINÉTICA NA FÓRMULA UM; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Fernando Augusto Stori

A PRANCHA DE SURFE SOB A ÓPTICA DA ENGENHARIA MECÂNICA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Flávio Delattre Levis

MODELAMENTO E ANÁLISE DE UMA RODA MULTIPEÇAS AUTOMOTIVA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Guilherme Branco Loureiro

DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE PILOTAGEM PARA UM AUTÕMATO DE SEIS EIXOS DO TIPO PÓRTICO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Rafael José Nowacki Gomes

ANÁLISE DE RUÍDOS NOS SISTEMAS INTERIORES POLIMÉRICOS AUTOMOTIVOS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Everton da Silva Denis

Análise de falhas nos rolamentos da comporta de serviço da Uhe; Gov; Ney Braga (Segredo); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Alexsander Preslhak

Bloqueio de diferencial para eixo DANA 44; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Thiago Pereira Kunitz

DESENVOLVIMENTO DA CONFIABILIDADE EM MOTORES ESTACIONÁRIOS ? ANÁLISE DE FALHAS E AUMENTO DE VIDA ÚTIL; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Paulo Felype Dresch

Guindastes; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Marcos Francisco Gonçalves de Oliveira

Aproveitamento Energético no Tratamento de Dejetos Suínos por Meio de Biodigestores; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Gustavo Luiz Thomaz

RETROFITING SUSPENSÃO JEEP WILLYS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Maria Amália Barros Tortato

Avaliação da medição de vazão em turbina pelton através de perda de carga no injetor; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

VOLNEI GARGIONI

DESENVOLVIMENTO DO DISPOSITIVO DE SEGURANÇA INNING® PARA VEÍCULOS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Marcos Aurelio Chimentão

Injeção de água em motores do ciclo Otto visando melhor eficiência em regime urbano; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Luis Antônio Zanette

OTIMIZAÇÃO DO DESEMPENHO DE MOTOR CICLO OTTO QUATRO TEMPOS CONSUMINDO BIOGÁS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Jefferson Luiz Osternack e Patrick Macip

Bebedouro com Movimentador de Garrafão de 20 litros Retornável para Água Mineral; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Leopoldo Sprandel

Adaptação de motores ciclo Otto (álcool/gasolina) para utilizar biogás como combustível; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Marcos Francisco Gonçalves de Oliveira

Gestão Ambiental de Resíduos da Suinocultura e Produção de Energia Elétrica; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Daniel Caron e Leandro Tambelini

Dispositivo de Elevaçao de Cargas Portável; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Marcos Eduardo C

de Oliveira e Thiago de Marino Fernandes; Um Novo Modelo de Acionamento para Macacos Hidráulicos: Kit Acionador; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Wellington Santana

Condução Off-road; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Marcelo Demetrius Trevisan e Nelson Henrique da Silva

Guincho Elétrico com Possibilidade de Acionamento Manual; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Fabiano de Paula Tufanini

Simulador de Performance de Veículo Automotor; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Ali Antonio Manfrin Abdallah

Desenvolvimento de um Software para Seleção de Turbocompressores para Motores de Ciclo Otto; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Jose Nelson Dissenha Neto

Desenvolvimento de um Software para Seleção de Turbocompressores para Motores de Ciclo Otto; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk

Dispositivo Bidimensional para automação de corte de chapas; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Eduardo Tows

Otimização do Consumo de Combustível em Frotas de Veículos Pesados; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Dalton Trybus

Engrenagens Cilíndricas; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Cassiano Ricardo Gonsalves Rusycki

Lubrificantes; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Julien Augusto Grunow

Estágio Supervisionado; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Instituto Euvaldo Lodi - PR; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Victor de Cerjat Beltrão

Relatório de Estágio Supervisionado; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Vinícius Corcini Batista da Silva

Relatório de Estágio Supervisionado; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Felipe Lopes Xavier

Relatório de Estágio Supervisionado; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Dayane Rosa Buss

Relatório de Estágio Supervisionado; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Alessandro Jacomasso

Relatório de Estágio Supervisionado; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Lucas Bozz Barbosa

Relatório de Estágio Supervisionado; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Vagner Silvério

Relatório de Estágio Supervisionado; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Olenka da Silva Monteiro

Relatório de Estágio Supervisionado; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Pedro Henrique de Araújo Sabino

Relatório de Estágio Supervisionado; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Nicole Salles Lara

Relatório de Estágio Supervisionado; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Shenon Silva de Souza

Relatório de Estágio Supervisionado; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Vagner Silvério

Relatório de Estágio Supervisionado; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Daniel Trento Otto

Relatório de Estágio Supervisionado; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Jhonattan Dias

Relatório de Estágio Supervisionado; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Maurizio Radloff Barghouthi

Relatório de Estágio Supervisionado; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Marlus Rafael Bially

Relatório de Estágio Supervisionado; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Lucas Gomes Fonçatti

Relatório de Estágio Supervisionado; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Djosef Rafael Rocha

Relatório de Estágio Supervisionado; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Rodrigo Canestraro Quadros

Relatório de Estágio Supervisionado; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Diogo Rafael Labegalini

Relatório de Estágio Supervisionado; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Marlus Rafael Bially

Relatório de Estágio Supervisionado; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Matheus Kulcheski Carneiro

Relatório de Estágio Supervisionado; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Artur Teixeira Magalhães

Relatório de Estágio Supervisionado; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Alex Akira Makuda

Relatório de Estágio Supervisionado; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Heitor Medeiros de Albuquerque Korndorfer

Relatório de Estágio Supervisionado; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Eduardo Andre Alberti

Relatório de Estágio Supervisionado; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná, Instituo de Tecnologia para o Desenvolvimento; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Ewandro Dallagnol

Relatório de Estágio Supervisionado; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Paulo Cristinao Moro

Relatório de Estágio Supervisionado; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Rafael Lopes

Relatório de Estágio Supervisionado; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná, Instituto Euvaldo Lodi - PR; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Rodolpho Fernando Vaz

Relatório de Estágio Supervisionado; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná, Institutos Lactec; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Raphael Hauari Maciel

Relatório de Estágio Supervisionado; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná, Institutos Lactec; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Murilo Heeren

Relatório de Estágio Supervisionado; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Marcus Vinícius Manfrin de Oliveira Filho

Relatório de Estágio Supervisionado; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Patricia Mayumi Yoshida

Relatório de Estágio Supervisionado; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Thiago Fabricius Konopka

Relatório de Estágio Supervisionado; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná, Institutos Lactec; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Fábio Yukio Nara

Relatório de Estágio Supervisionado; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná, Institutos Lactec; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Lucas Martin

Relatório de Estágio Supervisionado; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná, Institutos Lactec; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Roberson Roberto Parizotto

Relatório de Estágio Supervisionado; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná, Institutos Lactec; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Fernando Augusto Stori

Relatório de Estágio Supervisionado; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná, Institutos Lactec; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Lucinao Bumiller Menegatti

Relatório de Estágio Supervisionado; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná, Instituto Euvaldo Lodi - PR; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Agenilton Inocêncio da Cruz

Relatório de Estágio Supervisionado; 2007; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio Propedêutico) - Colégio Estadual Ivanete Martins, Fundação Araucária; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Ricardo Wasicky

Relatório de Estágio Supervisionado; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná, Institutos Lactec; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Thiago Augusto de Faria

Relatório de Estágio Supervisionado; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Marcos Aurelio Chimentão

Relatório de Estágio Supervisionado; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Marcus Vinicius Buba Lucina

Relatório de Estágio Supervisionado; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná, Institutos Lactec; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Paulo Roberto Chiquito

Relatório de Estágio Supervisionado; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná, Institutos Lactec; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Josef Falcon Magalhães

Relatório de Estágio Supervisionado; 2004; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

João Eduardo de Lima

Relatório de Estágio Supervisionado; 2004; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Gustavo Borges Tiboni

Relatório de Estágio Supervisionado; 2004; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Carlo Giuseppe Filippin;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PALUDO, RODRIGO ; QUADROS, RODRIGO C. ; CARNEIRO, GELSON L. ; MORO, PAULO C. ; FRANCESCONI, TIAGO ; PEREIRA, PAULO C. ; LUZ, RICARDO L. DA ; STUTZ, EDUARD N. ; FILIPPIN, CARLO G. . Design and Development of a Magnus Hydrokinetic Rotor. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE , v. 5, p. 135-145, 2018.

  • FILIPPIN, C. G. ; BORBA, J. ; REIS NETO, J. A. ; PIRES, L. M. ; SIRINO, L. ; RIBAS, L. G. T. ; LUZIO, M. A. ; Moura, N.C. ; MORO, P. C. ; SILVERIO, V. . Emissão Acústica. 1. ed. Araucária - PR: UEGA, 2017. v. 1. 125p .

  • TIBONI, G. B. ; PIRES, L. M. ; PALUDO, R. ; FILIPPIN, C. G. ; FEDALTO, L. . Localização de Fonte de Descargas Parciais por Emissão acústica em Dispositivo Projetado em Laboratório. Revista Abende, p. 58 - 63, 01 abr. 2011.

  • BORBA, J. ; Chiesa, F. ; YAMAO, E. ; PEIRES, A. F. ; MIYAWAKI, B. ; Capra, A.R. ; FILIPPIN, C. G. . Gestão de ativos e o programa de pesquisa e desenvolvimento em uma usina termlétrica a gás natural. In: 31º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de ativos, 2016, Curitiba. 31º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de ativos, 2016.

  • Preslhak, A. ; FILIPPIN, C. G. ; Azevedo Neto, J.R.C. . Estudo e desenvolvimento de metodologia de avaliação de integridade para condutos metálicos de grande diâmetro de adução (de alta e baixa pressão) de usinas hidrelétricas.. In: VI CITINEL, 2011, Fortaleza. VI CITINEL, 2011.

  • TIBONI, G. B. ; Custódio, J. ; Moura, N.C. ; FILIPPIN, C. G. ; FEDALTO, L. ; FRANCESCONI, T. . Avaliação da Nucleação e Propagação de Trincas em Aço AISI 1060 por Emissão Acústica. In: 11ª COTEQ, 2011, Porto de Galinhas2011. 11ªCOTEQ, 2011.

  • Custódio, J. ; TIBONI, G. B. ; FILIPPIN, C. G. ; MELLO, G. D. ; Moura, N.C. . ALTERNATIVA À SAPATA DE NIELSEN PARA A OBTENÇÃO DE FONTE DE SINAL NA DETERMINAÇÃO DA REPRODUTIBILIDADE DA RESPOSTA DE TRANSDUTOR DE EMISSÃO ACÚSTICA.. In: XXVIII CONAEND & IEV, 2010, Santos - SP. XXVIII CONAEND & IEV, 2010.

  • CHIQUITO, P. R. ; PIAZZA, F. ; Henke, S.L. ; RUFATO JUNIOR, E. ; FILIPPIN, C. G. . ANÁLISE ESTRUTURAL EM COMPONENTE DE RELIGADOR DE ALTA TENSÃO. In: 10ª COTEQ, 2009, Salvador. 10ª COTEQ, 2009.

  • FILIPPIN, C. G. ; Chiesa, F. ; MELLO, G. D. ; TIBONI, G. B. ; Moura, N.C. . MONITORAMENTO DE TRANSFORMADORES ELEVADORES POR EMISSÃO ACÚSTICA E ANÁLISE DE GASES DISSOLVIDOS NO ÓLEO ISOLANTE. In: 10ª COTEQ, 2009, Salvador. 10ª COTEQ, 2009.

  • FRANCESCONI, T. ; FILIPPIN, C. G. ; CARNEIRO, G. L. ; FEDALTO, L. ; KIMURA, N. . PROTÓTIPO PARA ESTUDO DO REGULADOR DE SOBREVELOCIDADE DE USINAS HIDRELÉTRICAS COM TURBINAS DO TIPO FRANCIS VERTICAL. In: 10ª COTEQ, 2009, Salvador. 10ª COTEQ, 2009.

  • TIBONI, G. B. ; PIRES, L. M. ; PALUDO, R. ; FILIPPIN, C. G. ; FEDALTO, L. . LOCALIZAÇÃO DE FONTE DE DESCARGAS PARCIAIS POR EMISSÃO ACÚSTICA EM DISPOSITIVO PROJETADO EM LABORATÓRIO. In: 10ª COTEQ, 2009, Salvador. 10ª COTEQ, 2009.

  • FILIPPIN, C. G. ; KULEVICZ, D. A. L. ; PAULA, A. C. . ANÁLISE E SOLUÇÃO DE INSTABILIDADE EM MANCAL HIDRODINÂMICO. In: XX SNPTEE, 2009, Recife. XX SNPTEE. Recife, 2009.

  • Mendes, M.A. ; FEDALTO, L. ; FILIPPIN, C. G. ; Oliveira, R.G. . Gestão Ambiental de Resíduos da Suinocultura e Geração de Enegia no Município de Xavantina - SC. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2009, Campo Grande. XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2009.

  • FILIPPIN, C. G. ; FEDALTO, L. ; HORBATIUK, B. W. D. . ANÁLISE DO MÉTODO DA EXTENSOMETRIA EMPREGANDO A TÉCNICA DO FURO CEGO PARA A MEDIÇÃO DE TENSÕES MECÂNICAS EM DUTOS. In: CONAEND & IEV, 2008, São Paulo. CONAEND & IEV, 2008.

  • FILIPPIN, C. G. . Análise do Método da Extensometria empregando a Técnica do Furo Cego para a Medição de Tensões Mecânicas em Dutos. In: CONAEND & IEV 2008, 2008, São Paulo. CONAEND & IEV 2008. São Paulo: Abendi, 2008.

  • FILIPPIN, C. G. ; PAULA, A. C. ; HORBATIUK, B. W. D. ; KAPP, W. A. . SISTEMA DE MONITORAMENTO ROBUSTO COM INTEGRAÇÃO OPERAÇÃO x MANUTENÇÃO. In: XIX SNPTEE, 2007, Rio de Janeiro. XIX SNPTEE, 2007.

  • Moura, N.C. ; FILIPPIN, C. G. . Aplicação Experimental da Técnica de Emissão Acústica em Materiais Cerâmicos de Carbeto de Silício (CSi). In: III Workshop Cooperação Universidade Empresa - UNITAU, 2007, Taubaté. III Workshop Cooperação Universidade Empresa, 2007.

  • LACERDA, L. A. ; OLIVEIRA, P.A. ; FILIPPIN, C. G. ; KULEVICZ, D. A. L. ; FEDALTO, L. ; MARCOLINO, F.G.L. ; PETERSEN, V.C. ; SILVA, P.R.R.L. . Modelo reduzido de uma torre LT - ensaios mecânicos e modelagens computacionais. In: IV CITINEL, 2007, Araxá - MG. IV CITINEL, 2007.

  • FREITAS, J. C. ; FILIPPIN, C. G. ; KAPP, W. A. ; HORBATIUK, B. W. D. . CASO HISTÓRICO: ANÁLISE E MEDIÇÃO DE TENSÃO MECÂNICA CONFORME ASTM 837 NO GASODUTO GASBOL NO RIO CURRIOLA. In: Rio Pipeline Conference & Exposition 2005, 2005, Rio de Janeiro. Rio Pipeline Conference & Exposition 2005, 2005.

  • FILIPPIN, C. G. ; BAVASTRI, C. A. ; DINIZ, F. B. ; ZANIN, P. H. T. ; CALOMENO, R. A. ; OLIVEIRA, V. P. . A SOLUÇÃO DO PROBLEMA DE RUÍDO EM TRANSFORMADORES DE SUBESTAÇÕES. In: XVII SNPTEE, 2003, Uberlândia - MG. XVII Seminário Nacional de Produção e Transmisão de Energia Elétrica, 2003.

  • FILIPPIN, C. G. ; PAULA, A. C. ; HORBATIUK, B. W. D. ; MACHADO, C. G. . MEDIÇÃO DE RENDIMENTO EM GRUPOS HIDROGERADORES. In: XVII SNPTEE, 2003, Uberlândia - MG. XVII Seminário Nacioanl de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2003.

  • FILIPPIN, C. G. ; HORBATIUK, B. W. D. ; MACHADO, C. G. ; PAULA, A. C. ; KIMURA, N. . Novas Tecnologias para Medição de Rendimento em Gerador Hidráulico de Energia Elétrica. In: II CITENEL, 2003, Salvador - BA. II Congresso Tecnológico da ANEEL, 2003.

  • FILIPPIN, C. G. ; BORRELLI, A. Q. ; BAVASTRI, C. A. ; KULEVICZ, D. A. L. ; SANTOS, H. L. V. ; CALOMENO, R. A. . Medição e Controle de Vibração e Ruído em Transformadores de Subestações. In: II CITENEL, 2003, Salvador - BA. II Congresso Tecnológico da ANEEL, 2003.

  • FILIPPIN, C. G. ; MANCINI FILHO, E. ; TUFANINI, F. P. ; STENZEL, J. N. ; GAMBOA, L. R. A. ; SCARASSATI, P. C. ; PENTEADO NETO, R. A. . Sistemas de Segurança Contra Rompimento de Cabos Condutores em Linhas de Distribuição. In: II CITENEL, 2003, Salvador - BA. II Congresso Tecnológico da ANEEL, 2003.

  • FILIPPIN, C. G. ; LIRA, A. T. . Analise estrutural de rotores de turbinas hidráulicas para estudo da incidência de trincas e desempenho a vidade de fadiga. In: I CITENEL, 2001, Brasília. Manual Dos Programas de P&D : Trabalhos do I CITENEL, 2001.

  • FILIPPIN, C. G. ; SOUZA, N. C. ; PROCOPIAK, L. A. J. . Recuperação de Turbinas Hidráulicas: Aspetos técnicos e econômicos. In: II Encontro Técnico de Manutenção de Usinas, COPEL, 1998, Cascavel - PR. II Encontro Técnico de Manutenção de Usinas, COPEL, 1998.

  • FILIPPIN, C. G. ; MORAIS, E. L. . Análise Experimental de Convergência para o Método da Função de Green Local Modificado. In: IV Congresso de Engenharia Mecânica Norte-Nordeste (CEM-NNE/96), 1996, Recife - PE. IV Congresso de Engenharia Mecânica Norte-Nordeste (CEM-NNE/96), 1996.

  • FILIPPIN, C. G. ; BARCELLOS, C. S. ; BARBIERI, R. ; MACHADO, R. D. . Formulação Abstrata e Variacional do Método dos Elementos de Green. In: XVIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC), 1995, Curitiba - PR. XVIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC), 1995.

  • FILIPPIN, C. G. ; BARCELLOS, C. S. ; BARBIERI, R. ; MACHADO, R. D. . O Formalismo Matemático do Método dos Elementos de Green. In: XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica (COBEM), 1995, Belo Horizonte - MG. XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica (COBEM), 1995.

  • FILIPPIN, C. G. ; MACHADO, R. D. . Simulação de Abalo Sísmico em um Conjunto de Painéis Elétricos. In: XII Seminário sobre o Método dos Elementos Finitos, 1994, São Paulo - SP. XII Seminário sobre o Método dos Elementos Finitos, 1994.

  • FILIPPIN, C. G. ; BARBIERI, R. ; BARCELLOS, C. S. ; MACHADO, R. D. . MLGFM - Uma Formulação para Sub-regiões. In: XV Congresso Ibero Latino Americano Sobre Métodos Computacionais em Engenharia (CILAMCE), 1994, Belo Horizonte - MG. XV Congresso Ibero Latino Americano Sobre Métodos Computacionais em Engenharia (CILAMCE), 1994.

  • BARBIERI, R. ; MACHADO, R. D. ; FILIPPIN, C. G. ; BARCELLOS, C. S. . O Método da Função de Green Local Modificado (MLGFM) Aplicado à Placa de Mindlin. In: XII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica (COBEM), 1993, Brasília - DF. XII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica (COBEM), 1993.

  • FILIPPIN, C. G. ; BARBIERI, R. ; BARCELLOS, C. S. ; MACHADO, R. D. . O Método da Função de Green Local Modificado Aplicado ao Problema de Vibração Livre de Placa de Mindlin. In: XII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica (COBEM), 1993. XII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica (COBEM), 1993.

  • FILIPPIN, C. G. ; BARCELLOS, C. S. ; MACHADO, R. D. ; BARBIERI, R. . Análise Comparativa entre o MEF e o MMFGL para a Solução de Placas Laminadas de Materiais Compostos. In: XII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica (COBEM), 1993, Brasília - DF. XII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica (COBEM), 1993.

  • FILIPPIN, C. G. ; BARBIERI, R. ; MACHADO, R. D. ; BARCELLOS, C. S. . Aplicação do Método da Função de Green local Modificado em Problemas de Vibração Livre de Membranas e Cavidades Acústicas. In: XII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica (COBEM), 1993, Brasília - DF. XII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica (COBEM), 1993.

  • FILIPPIN, C. G. ; BARCELLOS, C. S. . Numerical Results for h- and p- Convergences for the Modified local Green's Function Method. In: 7th Conference on Boundary Element Technology (BETECH), 1992, Albuquerque. 7th Conference on Boundary Element Technology (BETECH). Southampton and Boston: Computational Mechanics Publications and Elsevier Applied Science, 1992. v. 1. p. 887-904.

  • BARBIERI, R. ; MACHADO, R. D. ; FILIPPIN, C. G. ; BARCELLOS, C. S. . Método Modificado da Função de Green Local (MLGFM): Uma Nova Alternati-va para a solução de problemas da Mecânica. Parte I - Descrição do Método. In: 7o Simpósio Brasileiro Sobre Tubulações e Vasos de Pressão, 1992, Florianópolis - SC. 7o Simpósio Brasileiro Sobre Tubulações e Vasos de Pressão, 1992. v. 1. p. 161-170.

  • BARBIERI, R. ; MACHADO, R. D. ; FILIPPIN, C. G. ; BARCELLOS, C. S. . Método Modificado da Função de Green Local (MLGFM): Uma Nova Alterna-tiva para a solução de problemas da Mecânica. Parte II - Aplicações. In: 7o Simpósio Brasileiro Sobre Tubulações e Vasos de Pressão, 1992, Florianópolis - SC. 7o Simpósio Brasileiro Sobre Tubulações e Vasos de Pressão. Florianópolis - SC, 1992. v. 1. p. 171-180.

  • FILIPPIN, C. G. ; BARCELLOS, C. S. ; BARBIERI, R. ; MACHADO, R. D. . O Método da Função de Green Local Modificado (MLGFM) Aplicado a Problemas da Mecânica do Contínuo: Parte I - Elastoestática. In: XIII Congresso Ibero Latino Americano Sobre Métodos Computacionais em Engenharia (CILAMCE), 1992, Porto Alegre - RS. XIII Congresso Ibero Latino Americano Sobre Métodos Computacionais em Engenharia (CILAMCE), 1992.

  • FILIPPIN, C. G. ; BARCELLOS, C. S. ; BARBIERI, R. ; MACHADO, R. D. . O Método da Função de Green Local Modificado (MLGFM) Aplicado a Problemas da Mecânica do Contínuo: Parte II - Placas Ortotrópicas Laminadas. In: XIII Congresso Ibero Latino Americano Sobre Métodos Computacionais em Engenharia (CILAMCE), 1992, Porto Alegre - RS. XIII Congresso Ibero Latino Americano Sobre Métodos Computacionais em Engenharia (CILAMCE), 1992.

  • FILIPPIN, C. G. ; BARBIERI, R. ; MACHADO, R. D. ; BARCELLOS, C. S. . O Método da Função de Green Local Modificado (MLGFM) Aplicado a Problemas da Mecânica do Contínuo: Parte III - Problemas Regidos pela Equação de Helmholtz. In: XIII Congresso Ibero Latino Americano Sobre Métodos Computacionais em Engenharia (CILAMCE), 1992, Porto Alegre - RS. XIII Congresso Ibero Latino Americano Sobre Métodos Computacionais em Engenharia (CILAMCE), 1992.

  • FILIPPIN, C. G. ; MORAIS, E. L. . Técnicas de Modelamento do Crescimento de Trincas de Fadiga em Estruturas sob Carregamento Uniaxial de Amplitude Aleatória. In: V Seminário de Materiais no Setor Elétrico (SEMEL), 1996, Curitiba - PR. V Seminário de Materiais no Setor Elétrico (SEMEL), 1996.

  • FILIPPIN, C. G. . O programa de P&D como gerador de ferramentas tecnológicas aplicáveis à gestão de ativos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FILIPPIN, C. G. . História do Veículo Elétrico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FILIPPIN, C. G. ; Chiesa, F. ; MELLO, G. D. ; TIBONI, G. B. ; Moura, N.C. . MONITORAMENTO DE TRANSFORMADORES ELEVADORES POR EMISSÃO ACÚSTICA E ANÁLISE DE GASES DISSOLVIDOS NO ÓLEO ISOLANTE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FILIPPIN, C. G. ; FEDALTO, L. ; HORBATIUK, B. W. D. . ANÁLISE DO MÉTODO DA EXTENSOMETRIA EMPREGANDO A TÉCNICA DO FURO CEGO PARA A MEDIÇÃO DE TENSÕES MECÂNICAS EM DUTOS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FILIPPIN, C. G. . Desenvolvimento e Aplicação do Método da Função de Green Local Modificado à Equação de Helmholtz. Florianópolis: Edição própria, 1992 (Dissertação de Mestrado).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FILIPPIN, C. G. ; HORBATIUK, B. W. D. ; STENZEL, J. N. ; PENTEADO NETO, R. A. . Sistema de detecção e comunicação de rompimento de condutor elétrico em redes de distribuição de energia elétrica. 2005.

FILIPPIN, C. G. ; HORBATIUK, B. W. D. ; PENTEADO NETO, R. A. ; STENZEL, J. N. . Rede Experimental de Distribuição de Energia Elétrica. 2005.

FILIPPIN, C. G. ; Mattos, C.S. ; CHICOSKI, A. ; ARAUJO, I. B. ; MORO, P. C. ; PIRES, L. M. ; SIRINO, L. ; HOFFMANN, W. J. . Análise de falha de junta em tubulação de recalque - Relatório DVSM 8071 2017 Rev 07. 2017.

FILIPPIN, C. G. ; SIRINO, L. . Ensaio em dispositivo de içamento de truck ferroviário - Relatório DVSM 406 2017 Rev0. 2017.

FILIPPIN, C. G. ; ARAUJO, I. B. ; CHICOSKI, A. ; SANTOS JUNIOR, M. A. C. . Realização de análise de falha em um conjunto de 4 parafusos de fixação - Relatório DVSM 7664 2017 Rev02. 2017.

FILIPPIN, C. G. ; CHICOSKI, A. ; ARAUJO, I. B. ; SANTOS JUNIOR, M. A. C. . Análise de falha em um conjunto de chapas de travamento e parafusos de fixação de chapas de travamento - Relatório DVSM 7616 2017 Rev02. 2017.

FILIPPIN, C. G. . Análise de mancal de anel de regulação de turbina bulbo - Relatório DVSM 6990 2017 Rev00. 2017.

FILIPPIN, C. G. ; ARAUJO, I. B. . Identificação de defeito em superfície de amostra - Relatório LACTEC DVSM 7723 2017 R1. 2017.

FILIPPIN, C. G. ; ARAUJO, I. B. ; SIRINO, L. . Medição de tensão residual pelo método do furo cego em lâminas de mola de suspensão - Relatório LACTEC DVSM 7704 2017 R1. 2017.

FILIPPIN, C. G. ; ARAUJO, I. B. ; SIRINO, L. ; SANTOS JUNIOR, M. A. C. ; VAZ, R. F. . Análise de falha em lâminas de molas parabólicas - Relatório DVSM 7259 2017. 2017.

FILIPPIN, C. G. ; ARAUJO, I. B. ; SIRINO, L. . Análise de Corpos de Prova em Aço - Relatório DVSM 6533 2016 Rev01. 2016.

FILIPPIN, C. G. ; ARAUJO, I. B. ; VAZ, R. F. ; SIRINO, L. . Análise de Falha em Tubo de Cobre - Relatório DVSM 6510 2016 Rev01. 2016.

FILIPPIN, C. G. ; SIRINO, L. . Ensaios de tração e de composição química em esticador para estai - REL DVSM 5738_2016 Rev00. 2016.

FILIPPIN, C. G. ; SIRINO, L. . Ensaios de tração em esticador para estai - REL DVSM 5219_2016 Rev0. 2016.

FILIPPIN, C. G. ; ARAUJO, I. B. . Análise da falha em mancal de anel de regulação de turbina bulbo - Relatório DVSM 6254 2016 Rev03. 2016.

FILIPPIN, C. G. . Análise da falha em mancal de anel de regulação de turbina bulbo - Relatório DVSM 6735 2016 Rev02. 2016.

FILIPPIN, C. G. ; ARAUJO, I. B. ; VAZ, R. F. ; SANTOS JUNIOR, M. A. C. . Análise de lâminas de molas por microscopia ótica e medição de dureza - Relatório DVSM 6957 2016. 2016.

FILIPPIN, C. G. ; SIRINO, L. . Teste de estanqueidade em reservatório de entintamento - REL DVSM 4751/2015. 2015.

FILIPPIN, C. G. ; SIRINO, L. . Teste de estanqueidade em reservatório de entintamento - REL DVSM 4752/2015. 2015.

FILIPPIN, C. G. ; SIRINO, L. . Teste de estanqueidade em reservatório de entintamento - REL DVSM 4753/2015. 2015.

FILIPPIN, C. G. ; SIRINO, L. . Teste de estanqueidade em reservatório de entintamento - REL DVSM 4754/2015. 2015.

FILIPPIN, C. G. ; SIRINO, L. . Teste de estanqueidade em reservatório de entintamento - REL DVSM 4755/2015. 2015.

FILIPPIN, C. G. ; SIRINO, L. . Ensaios de tração e de composição química em esticador para estai - REL DVSM 4920_2015 Rev01. 2015.

FILIPPIN, C. G. ; CHICOSKI, A. ; ARAUJO, I. B. . ANÁLISE DE PARAFUSO M56 X 220 mm. 2014.

FILIPPIN, C. G. ; COSTA, D. S. . ANÁLISE DE FALHA EM EIXO DE BOMBA. 2014.

FILIPPIN, C. G. ; QUADROS, R. C. . ANÁLISE DE MOLA DE COMPRESSÃO HELICOIDAL. 2014.

FILIPPIN, C. G. ; SAKUMA, A. C. ; BIALY, M. R. . PROJETO DE BIOFILTRO PARA EMISSÕES ATMOSFÉRICAS - DVSM-003/2014. 2014.

Preslhak, A. ; PRESTES, A. ; FILIPPIN, C. G. ; FEDALTO, L. ; BIALY, M. R. ; CHIQUITO, P. R. ; MORO, P. C. . ANÁLISE DE FALHA NA APLICAÇAO DO CONDUTO DE PRFV NA PCH SÃO DOMINGOS II. 2014.

FILIPPIN, C. G. ; MORO, P. C. ; FONCATTI, L. G. . ANÁLISE ESTRUTURAL DE UM COMPONENTE TUBULAR DE MOTOR DIESEL CATERPILLAR D3616 DITA DE UNIDADE DE GERAÇÃO ELÉTRICA. 2014.

VAZ, R. F. ; Capra, A.R. ; FILIPPIN, C. G. ; Mattos, C.S. . RELATÓRIO TÉCNICO REFERENTE À ANÁLISE DE FRATURA DE PLACA DE APERTO DE SAPATA POLAR DE COMPENSADOR SÍNCRONO. 2012.

FILIPPIN, C. G. . RELATÓRIO TÉCNICO REFERENTE À AVALIAÇÃO DE RECALL NA SEÇÃO DE COMPRESSÃO DA TURBINA DE COMBUSTÃO A GÁS CT-1. 2011.

FILIPPIN, C. G. ; Preslhak, A. ; FEDALTO, L. ; CHIQUITO, P. R. . MEDIÇÃO DE TENSÕES RESIDUAIS NO GASODUTO NAS MARGENS DA RODOVIA PR 423 KM 24,5 EM CAMPO LARGO. 2011.

FILIPPIN, C. G. ; Preslhak, A. ; Capra, A.R. ; KULEVICZ, D. A. L. ; FEDALTO, L. ; CHIQUITO, P. R. . ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE INTEGRIDADE PARA CONDUTOS METÁLICOS DE GRANDE DIÂMETRO DE ADUÇÃO (DE ALTA E BAIXA PRESSÃO) DE USINAS HIDRELÉTRICAS. 2010.

FILIPPIN, C. G. ; Ribas, J. R. S. T. . RELATÓRIO TÉCNICO REFERENTE À AVALIAÇÃO DA NECESSIDADE DE RECUPERAÇÃO DE COMPONENTES DO SISTEMA DE COMBUSTÃO DA TURBINA DE COMBUSTÃO A GÁS CT-2. 2010.

FILIPPIN, C. G. ; PROCOPIAK, L. A. J. . RELATÓRIO TÉCNICO REFERENTE À AVALIAÇÃO DE RECALL NA SEÇÃO DE COMPRESSÃO DA TURBINA DE COMBUSTÃO A GÁS CT-2. 2010.

FILIPPIN, C. G. ; Capra, A.R. ; CARNEIRO, G. L. . LAUDO TÉCNICO REFERENTE À AVALIAÇÃO DE QUESITOS PARA OBTENÇÃO DE ISENÇÀO DE IMPOSTOS PARA EQUIPAMENTOS TIPO PRENSA HIDRÁULICA. 2009.

FILIPPIN, C. G. . Relatório Técnico convenio 01 05 0112 00 MONITORA. 2008.

FILIPPIN, C. G. . Projeto do estudo e desenvolvimento de metodologia de avaliação de integridade estrutural para condutos metálicos de grande diâmetro de adução (alta e baixa pressão) de usinas hidrelétricas - LACTEC 3481/2008. 2008.

FILIPPIN, C. G. ; Chiesa, F. . Estudo e Desenvolvimento do Processo de Emissão Acústica para Equipamentos de Potência (Inspeção de Vasos de Pressão Segundo a NR-13). 2007.

FILIPPIN, C. G. ; Zanette, L.A. . Projeto de sistema de aquecimento para biodigestor - LACTEC 1606/2006. 2006.

FILIPPIN, C. G. ; Zanette, L.A. . Prototipação de sistema para aplicação de biogás em motor à combustão interna - LACTEC 1607/2006. 2006.

FILIPPIN, C. G. ; Zanette, L.A. . Projeto e construção de difusor para otimização da alimentação de biogás em motor à combustão interna - LACTEC 1608/2006. 2006.

FILIPPIN, C. G. ; Zanette, L.A. . Estudo e análise de motor à combustão interna para otimização de parâmetros operacionais - LACTEC 1609/2006. 2006.

FILIPPIN, C. G. ; STENZEL, J. N. ; HORBATIUK, B. W. D. . Medição de Rendimento em Geradores Hidráulicos de Energia Elétrica Empregando Novas Tecnologias - LACTEC 1668/2006. 2006.

FILIPPIN, C. G. ; HORBATIUK, B. W. D. ; FEDALTO, L. . MEDIÇÃO DE TENSÕES RESIDUAIS EM OLEODUTO - LACTEC 769/2005. 2005.

FILIPPIN, C. G. ; FEDALTO, L. . MEDIÇÃO DE TENSÕES RESIDUAIS EM ESTRUTURA METÀLICA - LACTEC 1172/2005Rev0. 2005.

FILIPPIN, C. G. . VERIFICAÇÃO DE RELAÇÃO CARGA / TORQUE EM PARAFUSO - LACTEC 1116/2005. 2005.

FILIPPIN, C. G. . MEDIÇÃO DE TENSÕES RESIDUAIS EM GASODUTO - LACTEC 100/2004. 2004.

FILIPPIN, C. G. ; HORBATIUK, B. W. D. ; FREITAS, J. C. ; PROCOPIAK, L. A. J. ; PENTEADO NETO, R. A. ; KAPP, W. A. . MEDIÇÃO DE TENSÕES RESIDUAIS EM GASODUTO - LACTEC 390/2004. 2004.

FILIPPIN, C. G. ; HORBATIUK, B. W. D. ; FREITAS, J. C. ; PROCOPIAK, L. A. J. ; KAPP, W. A. ; FEDALTO, L. . MEDIÇÃO DE TENSÕES MECÂNICAS EM OLEODUTOS E GASODUTO - LACTEC 676/2004. 2004.

FILIPPIN, C. G. . INSPEÇÃO POR ULTRA-SOM EM ESTRUTURA DE BALANCELE - LACTEC 369/2004. 2004.

FILIPPIN, C. G. . MEDIÇÃO DE TENSÕES RESIDUAIS EM OLEODUTO - LACTEC 64/2003. 2003.

FILIPPIN, C. G. ; KAPP, W. A. . Medição da força de tração em composição ferroviária. - LACTEC 9277/2003. 2003.

FILIPPIN, C. G. ; KAPP, W. A. . Medição de consumo em composição ferroviária. - LACTEC 23/2003. 2003.

FILIPPIN, C. G. . ENSAIO DIMENSIONAL EM BARRAMENTOS DE SUBESTAÇÃO - LACTEC 8493/2002. 2002.

FILIPPIN, C. G. . ENSAIO DE CARGA EM MOLAS - LACTEC 3651/2002. 2002.

FILIPPIN, C. G. . ENSAIOS EM RELÊ DE PARTIDA - LACTEC 4765/2002. 2002.

FILIPPIN, C. G. . ENSAIO EM MEDIDOR DE ENERGIA ATIVA - LACTEC 5066/2002. 2002.

FILIPPIN, C. G. ; KULEVICZ, D. A. L. . Ensaios em Relê de Partida ? LACTEC 97/2002. 2002.

FILIPPIN, C. G. ; BORRELLI, A. Q. ; KULEVICZ, D. A. L. . Solução do Problema de Ruído em Transformadores de Subestações. 2002.

KULEVICZ, D. A. L. ; FILIPPIN, C. G. . Ensaio de Exposição ao Calor e ao Fogo ? LACTEC 1574/2001. 2001.

FILIPPIN, C. G. ; HORBATIUK, B. W. D. . Avaliação de Projeto de Trocador de Calor ? LACTEC 1697/2001. 2001.

HORBATIUK, B. W. D. ; FILIPPIN, C. G. . Ensaio de Flexão Aplicada em Chave de Roda e de Macaco Mecânico ? LACTEC 1867/2001. 2001.

FILIPPIN, C. G. ; KULEVICZ, D. A. L. . Ensaio de Vibração em Bobina ? LACTEC 322/2001. 2001.

FILIPPIN, C. G. ; HORBATIUK, B. W. D. . Ensaio de Torque Aplicado em Fuso de Macaco Mecânico ? LACTEC 1560/2001. 2001.

FILIPPIN, C. G. ; HORBATIUK, B. W. D. . Ensaio de Extensometria em Árvore de Natal Molhada Horizontal ? ANMH e na Respectiva Ferramenta ? LACTEC /2001. 2001.

Manzolli, A. ; FILIPPIN, C. G. . Desenvolvimento de Modelo para Aprimoramento, Modernização Operacional De PCH?s Através de Novos Processos de Gerenciamento, Supervisão, Monitoramento e Controle ? LACTEC 2824/2001. 2001.

KAPP, W. A. ; FILIPPIN, C. G. . Relatório Das Medições em Material Rodante e Permanente da América Latina Logística. 2001.

FILIPPIN, C. G. ; PROCOPIAK, L. A. J. . Análise estrutural de rotores de turbinas hidráulicas paraa estudo da incidência de trincas e desempenho á fadiga. 2001.

FILIPPIN, C. G. ; KULEVICZ, D. A. L. . Medição das Vibrações Durante o Funcionamento do Motor Renault Montado com Peças Importadas e Nacionais ? LACTEC 2859/2000. 2000.

FILIPPIN, C. G. ; KULEVICZ, D. A. L. . Medição das Freqüências Próprias no Motor Renault Montado com Peças Importadas e Nacionais ? LACTEC 2434/2000. 2000.

FILIPPIN, C. G. . Calibração de Martelo de Impacto ? LACTEC 4600/2000. 2000.

FILIPPIN, C. G. . Ensaio em Medidor de Energia Ativa ? LACTEC 572/2000. 2000.

FILIPPIN, C. G. . Ensaios para Verificação de Requisitos Mecânicos de Medidores de Energia Ativa ? LACTEC 1538/2000. 2000.

FILIPPIN, C. G. . Ensaios em filtro de PVC geomecânico para poço profundo ? LACTEC 1728/2000. 2000.

FILIPPIN, C. G. . Esclarecimentos ao relatório referente a ensaios em filtro de PVC geomecânico para poço profundo ? LACTEC 2559/2000. 2000.

FILIPPIN, C. G. ; Henke, S.L. ; HORBATIUK, B. W. D. . Análise de capabilidade para execução de ensaios em coxim hidráulico para aplicação automotiva ? LACTEC 2274/2000. 2000.

FILIPPIN, C. G. ; KULEVICZ, D. A. L. . Ensaio de Vibração em Bobina ? LACTEC 1687/2000. 2000.

FILIPPIN, C. G. ; KULEVICZ, D. A. L. . Ensaios em Fusível e Porta-Fusível ? LACTEC 1436/2000. 2000.

FILIPPIN, C. G. ; KULEVICZ, D. A. L. . Ensaio de ?On?, ?Off? E ?Lock? em Relê de Partida ? LACTEC 795/2000. 2000.

FILIPPIN, C. G. ; BORRELLI, A. Q. ; KULEVICZ, D. A. L. . Medições de Ruído nos Transformadores da Subestação Boqueirão ? LACTEC 572/2000. 2000.

FILIPPIN, C. G. ; BORRELLI, A. Q. ; KULEVICZ, D. A. L. . Medições de Ruído nos Transformadores 500KV da Subestação Bateias ? LACTEC 2537/2000. 2000.

FILIPPIN, C. G. ; Santos, R.C. . Avaliação Ergonômica das Condições de Embarcabilidade de Microcomputador em Veículo de Atendimento da COPEL Distribuição ? LACTEC 1773/2000. 2000.

KULEVICZ, D. A. L. ; FILIPPIN, C. G. . Medições de Vibrações no Telhado da Casa de Força da Usina Caxias ? LACTEC 1015/2000. 2000.

FILIPPIN, C. G. . Avaliação de incidência de trincas em amostra de corpo de prova de estrutura de assento veicular - LACTEC 0053/1999. 1999.

FILIPPIN, C. G. . Ensaio em medidor de energia ativa - LACTEC 0844/1999. 1999.

FILIPPIN, C. G. . Ensaio de Vibração e de Névoa Salina ("Salt-Spray") em Relê de Partida ? LACTEC 3765/1999. 1999.

FILIPPIN, C. G. . Ensaio de Ressonância e de Verificação ?On?, ?Off? e ?Lock? em Relê de Partida ? LACTEC 4054/1999. 1999.

FILIPPIN, C. G. . Ensaio de ?On?, ?Off? e ?Lock? em Relê de Partida ? LACTEC 2806/1999. 1999.

FILIPPIN, C. G. . Ensaio de Vibração e Ressonância em Relê de Partida ? LACTEC 2666/1999. 1999.

FILIPPIN, C. G. . Ensaio em Fusível e Porta-Fusível ? LACTEC 2457/1999. 1999.

FILIPPIN, C. G. . Contrato de Prestação de Serviços Tecnológicos LACTEC ? COPEL. Anexo II, item 12 - FASE 1 - RELATÓRIO PARCIAL ? LACTEC 4282/1999. 1999.

FILIPPIN, C. G. . Recomendações para o isolamento de ruído na Subestação de União da Vitória ? LACTEC 3958/1999. 1999.

FILIPPIN, C. G. ; BORRELLI, A. Q. . Medições de Ruído e Vibrações nos Transformadores das Subestações Batel e Barigüi ? LACTEC 3880/1999. 1999.

FILIPPIN, C. G. ; Santos, R.C. . Avaliação Preliminar das Condições de Embarcabilidade de Microcomputador em Veículo de Atendimento da COPEL Distribuição ? LACTEC 2244/1999. 1999.

FILIPPIN, C. G. . Histórico das Medições de Tensões Residuais nas Pás das Turbinas da Usina Bento Munhoz da Rocha ? LACTEC 1882/1999. 1999.

FILIPPIN, C. G. . Medição de tensões residuais nas pás das turbinas da Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Neto (USGBM) ? LACTEC 910/1999. 1999.

FILIPPIN, C. G. . Ensaios para Verificação de Requisitos Mecânicos de Medidores de Energia Ativa ? LACTEC 3437/1999. 1999.

FILIPPIN, C. G. . Ensaio de Líquido Penetrante Conforme NBR 8407 ? LACTEC 1805/1999. 1999.

FILIPPIN, C. G. ; KULEVICZ, D. A. L. . Ensaio de Vibração em Interruptor de Ignição ? LACTEC 3351/1999. 1999.

FILIPPIN, C. G. . Ensaio de Exposição ao Calor e ao Fogo e de Rigidez Mecânica ? LACTEC 2335/1999. 1999.

FILIPPIN, C. G. ; SOUZA, N. C. ; Henke, S.L. . Avaliação de paradas de ônibus da Rua Anita Garibaldi - LACTEC 3151/1998. 1998.

FILIPPIN, C. G. . Avaliação do Relatório de Recuperação do Trolley da US Chaminé ? LAC 1832/1998. 1998.

FILIPPIN, C. G. . Avaliação de Níveis de Bolha ? LAC 3344/1998. 1998.

FILIPPIN, C. G. . Calibração e ajuste de um instrumento gerador de impactos mecânicos ? LAC 3484/1998. 1998.

FILIPPIN, C. G. . Ensaio de aquecimento - LACTEC 1672/96. 1996.

FILIPPIN, C. G. . Manutenção do grupo motor-gerador M1G1 - LACTEC 500/96. 1996.

FILIPPIN, C. G. . Ensaio de ruptura por tração de espaçadores e separadores de linha compacta - LACTEC 0827/96. 1996.

FILIPPIN, C. G. . Ensaio de tração de longa duração em espaçadores e separadores para linha compacta - LACTEC 1068/96. 1996.

FILIPPIN, C. G. . Ensaio de tração - curta duração - em componentes para linha compacta - LACTEC 0854/96. 1996.

FILIPPIN, C. G. . Sistemas Mecânicos Automotivos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

FILIPPIN, C. G. ; HORBATIUK, B. W. D. ; KULEVICZ, D. A. L. ; Souza, G. B. . ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO ACÚSTICA PARA EQUIPAMENTOS DE POTÊNCIA (INSPEÇÃO DE VASOS DE PRESSÃO SEGUNDO A NR-13). 2006. (Relatório de pesquisa).

FILIPPIN, C. G. ; HORBATIUK, B. W. D. ; STENZEL, J. N. . MEDIÇÃO DE RENDIMENTO EM GERADORES HIDRÁULICOS DE ENERGIA ELÉTRICA EMPREGANDO NOVAS TECNOLOGIAS. 2006. (Relatório de pesquisa).

FILIPPIN, C. G. ; STENZEL, J. N. . Medição contínua de rendimento em gerador hidráulico de energia elétrica. 2004. (Relatório de pesquisa).

FILIPPIN, C. G. ; HORBATIUK, B. W. D. ; STENZEL, J. N. . NOVAS TECNOLOGIAS PARA MEDIÇÃO DE RENDIMENTO EM GERADOR HIDRÁULICO DE ENERGIA ELÉTRICA. 2003. (Relatório de pesquisa).

FILIPPIN, C. G. ; CALOMENO, R. A. ; BORRELLI, A. Q. ; BAVASTRI, C. A. ; KULEVICZ, D. A. L. ; OLIVEIRA, V. P. ; DINIZ, F. B. . SOLUÇÃO DO PROBLEMA DE RUÍDO EM TRANSFORMADORES DE SUBESTAÇÕES. 2002. (Relatório de pesquisa).

FILIPPIN, C. G. . -. 2003 (Fotografia Publicada).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Segurança Mecânica e Geotécnica de Dutos - Avaliação da segurança mecânica de linhas de transporte com base no monitoramento dos carregamentos em dutos e movimentação de solos, Descrição: Desenvolver e implementar instrumentação (hardware) e programa (software) para compor um sistema que permita o monitoramento de dutos e análises de correlação de dados de movimentação do duto e do terreno no entorno, visando a elaboração de prognósticos condições críticas de operação. O desenvolvimento da tecnologia de monitoramento permitirá: 1)A adoção de critérios mais objetivos para a determinação dos riscos envolvidos em locais críticos ao longo de uma rede de dutos; 2)A transferência de dados de instrumentação para ponto de controle na empresa operadora, com a possibilidade de planejamento de intervenção; 3)A adaptação dessa metodologia para outras áreas críticas relacionadas com dutos, ou mesmo para outros tipos de obras civis.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Luiz Alkimin de Lacerda - Integrante / Tiago Francesconi - Integrante / Gelson Luiz Carneiro - Integrante / Rodrigo Paludo - Integrante / Paulo Cristiano Moro - Integrante / Leonardo Sirino - Integrante / Rodrigo Morais da Silveira - Integrante / Willian José Hoffmann - Integrante / Amanda Jarek - Integrante / Jeferson Luiz Bronholo - Integrante.Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2012

    Desenvolvimento de Dispositivo para Teste de Carga e Frenagem em Sistemas de Içamento, aplicando-se técnicas de análise de integridade estrutural dos Sistemas., Descrição: Desenvolvimento de um dispositivo mecânico transportável, o qual será utilizado para testes de carga não destrutivos em sistemas de içamento, como pórticos e pontes rolantes. O dispositivo será projetado para uma teste de carga não destrutivo de até 350 toneladas, auxiliado por um sistema operacional (célula de carga e software). Para a análise estrutural, será utilizada a técnica de emissão acústica a qual permite a localização de uma descontinuidade, quando estimulada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Luiz Alberto Jorge Procopiak - Integrante / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / João Nestor Stenzel - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Leonardo Meneghini Pires - Integrante / Claiton da Silva Mattos - Integrante., Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Aproveitamento da energia residual do canal de fuga de PCH, Descrição: Um aproveitamento hidrelétrico, ao canalizar água de um reservatório através de uma máquina hidráulica, direciona um volume de água através do canal de fuga novamente para o curso do rio, entregando essa água com alguma energia cinética residual, que poderia ser aproveitada. O desenvolvimento de um sistema de recuperação dessa energia consiste em sistemas mecânicos de conversão da energia cinética da água em energia mecânica. A diferença com os sistemas hidrocinéticos empregados em comunidades isoladas é que o canal de fuga de uma PCH apresenta condições de geometria, rugosidade e constância de vazão que permitem desenvolver um Nov sistema otimizado para essa conversão de energia. As alternativas, para gerar energia elétrica integrada à estrutura de uma PCH, aproveitando as instalações físicas e equipamentos controle, transformação e transmissão de energia seriam as fontes solar e eólica, que são dependentes de condições climáticas, geográficas e sazonais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Tiago Francesconi - Integrante / André Tonso Fabiani - Integrante / Claiton da Silva Matos - Integrante / Roberson Roberto Parizotto - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Estudo e desenvolvimento de avaliação de integridade de estrutura metálica envolvente e monitoramento de componente de hidrogeradores., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de componentes metálicos, envolventes, das máquinas geradoras do tipo kaplan. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições. - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelo envolvente utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em estruturas; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável. - Definir um procedimento adequado para a recuperação das regiões que apresentarem trincas, usado a tecnologia de soldagem do tipo Mig pulsado térmico e/ou sistema robotizado de deposição por plasma.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Alexander Preslhak - Integrante / André Ricardo Capra - Integrante., Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    ENSAIOS NOS ARAMES DOS RISERS DE PLATAFORMAS, Descrição: Hoje, um dos problemas para escoar a produção petrolífera está no tubo de subida, um umbilical flexível Riser , pois, além de suportar as grandes pressões submarinas, também absorvem as oscilações das correntes marítimas. O umbilical flexível é constituído de várias camadas de aço intercaladas com polietileno. As camadas de aço proporcionam flexibilidade ao umbilical, enquanto que as camadas de polietileno proporcionam estanqueidade, proteção contra corrosão e evitam a abrasão das camadas metálicas. Em função do sistema de construção e das cargas cíclicas a que estão sujeitos, os arames constituintes da estrutura do umbilical podem romper e provocar o colapso do condutor, comprometendo o escoamento da produção. A operação e manutenção de ativos no segmento de exploração de petróleo desenvolvem-se apoiada na manutenção preventiva pela análise periódica dos equipamentos e da manutenção corretiva, já que as técnicas preventivas são periódicas e não contínuas. Ainda, as técnicas preventivas, eficientes na sua essência, não localizam uma falha, por exemplo, uma perda de material por erosão ou fratura por fadiga. Logo, a atividade de manutenção não pode ser otimizada, consumindo mais tempo e recursos em inspeções invasivas, aumentando os períodos de indisponibilização de equipamentos. Há, desse modo, um risco à confiabilidade do próprio sistema de bombeamento e transferência dos produtos do poço petrolífero. A PETROBRAS possui em seu parque de exploração petrolífera equipamentos com vários anos de operação. Destes equipamentos, os umbilicais são componentes críticos para garantir a continuidade da produção. Uma técnica de monitoramento preditivo não destrutivo e não intrusivo pode ser empregada, também, para atender requisitos da PETROBRAS junto a ANP quanto à indisponibilização de seus equipamentos. Esta proposta de estudo e desenvolvimento do mecanismo de falha dos arames dos umbilicais com a técnica de Emissão Acústica, atrelada ao histórico de manutenção destes e. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Sérgio Luiz Henke - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante., Financiador(es): ANP/PETROBRAS - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Estudo e desenvolvimento de metodologia de avaliação de integridade para condutos metálicos de grande diâmetro de adução (de alta e baixa pressão) de usinas hidrelétricas., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de condutos de alta e baixa pressão das usinas hidrelétricas. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelos condutos utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em condutos; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Giuliano Breda de Souza - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante., Financiador(es): ANEEL/Light - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO ACÚSTICA PARA EQUIPAMENTOS DE POTÊNCIA (INSPEÇÃO DE VASOS DE PRESSÃO SEGUNDO A NR-13), Descrição: Projeto P&D ANEEL/COPEL. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Flávio Chiesa - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Rodrigo Paludo - Integrante / Vitoldo Swinka - Integrante., Financiador(es): Companhia Paranaense de Energia - Auxílio financeiro / Agência Nacional de Energia Elétrica - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2008

    Aumento da Produtividade da Geração de Energia Elétrica Através do Monitoramento Teleassistido de Hidrogeradores, Descrição: Projeto FINEP/COPEL MONITORA. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Ary Cabral de Paula - Integrante., Financiador(es): Companhia Paranaense de Energia - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2010 - 2012

    Desenvolvimento de Dispositivo para Teste de Carga e Frenagem em Sistemas de Içamento, aplicando-se técnicas de análise de integridade estrutural dos Sistemas., Descrição: Desenvolvimento de um dispositivo mecânico transportável, o qual será utilizado para testes de carga não destrutivos em sistemas de içamento, como pórticos e pontes rolantes. O dispositivo será projetado para uma teste de carga não destrutivo de até 350 toneladas, auxiliado por um sistema operacional (célula de carga e software). Para a análise estrutural, será utilizada a técnica de emissão acústica a qual permite a localização de uma descontinuidade, quando estimulada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Luiz Alberto Jorge Procopiak - Integrante / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / João Nestor Stenzel - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Leonardo Meneghini Pires - Integrante / Claiton da Silva Mattos - Integrante., Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Aproveitamento da energia residual do canal de fuga de PCH, Descrição: Um aproveitamento hidrelétrico, ao canalizar água de um reservatório através de uma máquina hidráulica, direciona um volume de água através do canal de fuga novamente para o curso do rio, entregando essa água com alguma energia cinética residual, que poderia ser aproveitada. O desenvolvimento de um sistema de recuperação dessa energia consiste em sistemas mecânicos de conversão da energia cinética da água em energia mecânica. A diferença com os sistemas hidrocinéticos empregados em comunidades isoladas é que o canal de fuga de uma PCH apresenta condições de geometria, rugosidade e constância de vazão que permitem desenvolver um Nov sistema otimizado para essa conversão de energia. As alternativas, para gerar energia elétrica integrada à estrutura de uma PCH, aproveitando as instalações físicas e equipamentos controle, transformação e transmissão de energia seriam as fontes solar e eólica, que são dependentes de condições climáticas, geográficas e sazonais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Tiago Francesconi - Integrante / André Tonso Fabiani - Integrante / Claiton da Silva Matos - Integrante / Roberson Roberto Parizotto - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Estudo e desenvolvimento de avaliação de integridade de estrutura metálica envolvente e monitoramento de componente de hidrogeradores., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de componentes metálicos, envolventes, das máquinas geradoras do tipo kaplan. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições. - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelo envolvente utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em estruturas; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável. - Definir um procedimento adequado para a recuperação das regiões que apresentarem trincas, usado a tecnologia de soldagem do tipo Mig pulsado térmico e/ou sistema robotizado de deposição por plasma.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Alexander Preslhak - Integrante / André Ricardo Capra - Integrante., Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    ENSAIOS NOS ARAMES DOS RISERS DE PLATAFORMAS, Descrição: Hoje, um dos problemas para escoar a produção petrolífera está no tubo de subida, um umbilical flexível Riser , pois, além de suportar as grandes pressões submarinas, também absorvem as oscilações das correntes marítimas. O umbilical flexível é constituído de várias camadas de aço intercaladas com polietileno. As camadas de aço proporcionam flexibilidade ao umbilical, enquanto que as camadas de polietileno proporcionam estanqueidade, proteção contra corrosão e evitam a abrasão das camadas metálicas. Em função do sistema de construção e das cargas cíclicas a que estão sujeitos, os arames constituintes da estrutura do umbilical podem romper e provocar o colapso do condutor, comprometendo o escoamento da produção. A operação e manutenção de ativos no segmento de exploração de petróleo desenvolvem-se apoiada na manutenção preventiva pela análise periódica dos equipamentos e da manutenção corretiva, já que as técnicas preventivas são periódicas e não contínuas. Ainda, as técnicas preventivas, eficientes na sua essência, não localizam uma falha, por exemplo, uma perda de material por erosão ou fratura por fadiga. Logo, a atividade de manutenção não pode ser otimizada, consumindo mais tempo e recursos em inspeções invasivas, aumentando os períodos de indisponibilização de equipamentos. Há, desse modo, um risco à confiabilidade do próprio sistema de bombeamento e transferência dos produtos do poço petrolífero. A PETROBRAS possui em seu parque de exploração petrolífera equipamentos com vários anos de operação. Destes equipamentos, os umbilicais são componentes críticos para garantir a continuidade da produção. Uma técnica de monitoramento preditivo não destrutivo e não intrusivo pode ser empregada, também, para atender requisitos da PETROBRAS junto a ANP quanto à indisponibilização de seus equipamentos. Esta proposta de estudo e desenvolvimento do mecanismo de falha dos arames dos umbilicais com a técnica de Emissão Acústica, atrelada ao histórico de manutenção destes e. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Sérgio Luiz Henke - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante., Financiador(es): ANP/PETROBRAS - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Estudo e desenvolvimento de metodologia de avaliação de integridade para condutos metálicos de grande diâmetro de adução (de alta e baixa pressão) de usinas hidrelétricas., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de condutos de alta e baixa pressão das usinas hidrelétricas. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelos condutos utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em condutos; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Giuliano Breda de Souza - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante., Financiador(es): ANEEL/Light - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO ACÚSTICA PARA EQUIPAMENTOS DE POTÊNCIA (INSPEÇÃO DE VASOS DE PRESSÃO SEGUNDO A NR-13), Descrição: Projeto P&D ANEEL/COPEL. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Flávio Chiesa - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Rodrigo Paludo - Integrante / Vitoldo Swinka - Integrante., Financiador(es): Companhia Paranaense de Energia - Auxílio financeiro / Agência Nacional de Energia Elétrica - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2008

    Aumento da Produtividade da Geração de Energia Elétrica Através do Monitoramento Teleassistido de Hidrogeradores, Descrição: Projeto FINEP/COPEL MONITORA. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Ary Cabral de Paula - Integrante., Financiador(es): Companhia Paranaense de Energia - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2014 - Atual

    NOVAS TÉCNICAS PARA EFICIENTIZAÇÃO E DIMINUIÇÃO DA EMISSÃO DE POLUENTES PARA USINAS TERMELÉTRICAS A GÁS EM CICLO-COMBINADO: ANÁLISE ESTRUTURAL UTILIZANDO A TÉCNICA DE EMISSÃO ACÚSTICA, Descrição: O monitoramento de sistema de produção e transporte de vapor quanto à integridade estrutural, em relação a carregamentos devido à operação e manutenção, será realizado através do acompanhamento de grandezas representativas do comportamento dos elementos estruturais e funcionais. O acompanhamento do fluxo de será realizado com o emprego de sensores de pressão, temperatura e vazão. A condição de carga da tubulação será monitorada através da instalação na tubulação de extensômetros de resistência elétrica, sensores de temperatura e sensores de emissão acústica. A integração do sistema será estabelecida através de um protocolo de comunicação adequado que permitirá o transporte dos sinais dos sensores até uma unidade de transmissão de sinais. Essa unidade enviará os sinais para uma estação repetidora e dessa para uma estação de operação do sistema de produção e transporte de vapor, através de um receptor se sinais. Os sinais dos sensores serão condicionados através de hardware e/ou software adequados para compatibilizá-los com o protocolo de comunicação empregado. Os sinais dos extensômetros e dos sensores de emissão acústica serão coletados e tratados através de módulos amplificadores de sinal. Assim amplificado o sinal será recebido por um módulo analógico/digital, que converterá o sinal analógico em um sinal digital compatível. Como primeiro protótipo será desenvolvido uma estação móvel de monitoramento. Essa estação fará o monitoramento de uma região de interesse para o projeto. Nessa região serão instalados extensômetros para a medição dos níveis de tensão mecânica atuais, e que, também, permitirão o acompanhamento da evolução destes níveis de tensão ao longo do tempo. Essa estação apresentará um coletor/processador de dados portátil desenvolvido com base em módulos de amplificação de sinal. Conversores adequados permitirão que um hardware portátil gerencie a aquisição e processamento de sinais. Todo o sistema será alimentado por baterias à prova de explosão. Um segundo protótipo a ser desenvolvido será uma estação local de monitoramento que manterá comunicação com uma central de recepção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Flávio Chiesa - Integrante / André Manzolli - Integrante / Gelson Luiz Carneiro - Integrante / Leonardo Meneghini Pires - Integrante / Paulo Cristiano Moro - Integrante / João Borba - Integrante / Leonardo Sirino - Integrante / Luis Gustavo Tomal Ribas - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Aproveitamento da energia residual do canal de fuga de PCH, Descrição: Um aproveitamento hidrelétrico, ao canalizar água de um reservatório através de uma máquina hidráulica, direciona um volume de água através do canal de fuga novamente para o curso do rio, entregando essa água com alguma energia cinética residual, que poderia ser aproveitada. O desenvolvimento de um sistema de recuperação dessa energia consiste em sistemas mecânicos de conversão da energia cinética da água em energia mecânica. A diferença com os sistemas hidrocinéticos empregados em comunidades isoladas é que o canal de fuga de uma PCH apresenta condições de geometria, rugosidade e constância de vazão que permitem desenvolver um Nov sistema otimizado para essa conversão de energia. As alternativas, para gerar energia elétrica integrada à estrutura de uma PCH, aproveitando as instalações físicas e equipamentos ? controle, transformação e transmissão de energia ? seriam as fontes solar e eólica, que são dependentes de condições climáticas, geográficas e sazonais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Tiago Francesconi - Integrante / André Tonso Fabiani - Integrante / Claiton da Silva Matos - Integrante / Roberson Roberto Parizotto - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Desenvolvimento de Dispositivo para Teste de Carga e Frenagem em Sistemas de Içamento, aplicando-se técnicas de análise de integridade estrutural dos Sistemas., Descrição: Desenvolvimento de um dispositivo mecânico transportável, o qual será utilizado para testes de carga não destrutivos em sistemas de içamento, como pórticos e pontes rolantes. O dispositivo será projetado para uma teste de carga não destrutivo de até 350 toneladas, auxiliado por um sistema operacional (célula de carga e software). Para a análise estrutural, será utilizada a técnica de emissão acústica a qual permite a localização de uma descontinuidade, quando estimulada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Luiz Alberto Jorge Procopiak - Integrante / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / João Nestor Stenzel - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Leonardo Meneghini Pires - Integrante / Claiton da Silva Mattos - Integrante., Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Estudo e desenvolvimento de avaliação de integridade de estrutura metálica envolvente e monitoramento de componente de hidrogeradores., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de componentes metálicos, envolventes, das máquinas geradoras do tipo kaplan. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições. - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelo envolvente utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em estruturas; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável. - Definir um procedimento adequado para a recuperação das regiões que apresentarem trincas, usado a tecnologia de soldagem do tipo Mig pulsado térmico e/ou sistema robotizado de deposição por plasma.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Alexander Preslhak - Integrante / André Ricardo Capra - Integrante., Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    ENSAIOS NOS ARAMES DOS RISERS DE PLATAFORMAS, Descrição: Hoje, um dos problemas para escoar a produção petrolífera está no tubo de subida, um umbilical flexível ?Riser?, pois, além de suportar as grandes pressões submarinas, também absorvem as oscilações das correntes marítimas. O umbilical flexível é constituído de várias camadas de aço intercaladas com polietileno. As camadas de aço proporcionam flexibilidade ao umbilical, enquanto que as camadas de polietileno proporcionam estanqueidade, proteção contra corrosão e evitam a abrasão das camadas metálicas. Em função do sistema de construção e das cargas cíclicas a que estão sujeitos, os arames constituintes da estrutura do umbilical podem romper e provocar o colapso do condutor, comprometendo o escoamento da produção. A operação e manutenção de ativos no segmento de exploração de petróleo desenvolvem-se apoiada na manutenção preventiva pela análise periódica dos equipamentos e da manutenção corretiva, já que as técnicas preventivas são periódicas e não contínuas. Ainda, as técnicas preventivas, eficientes na sua essência, não localizam uma falha, por exemplo, uma perda de material por erosão ou fratura por fadiga. Logo, a atividade de manutenção não pode ser otimizada, consumindo mais tempo e recursos em inspeções invasivas, aumentando os períodos de indisponibilização de equipamentos. Há, desse modo, um risco à confiabilidade do próprio sistema de bombeamento e transferência dos produtos do poço petrolífero. A PETROBRAS possui em seu parque de exploração petrolífera equipamentos com vários anos de operação. Destes equipamentos, os umbilicais são componentes críticos para garantir a continuidade da produção. Uma técnica de monitoramento preditivo não destrutivo e não intrusivo pode ser empregada, também, para atender requisitos da PETROBRAS junto a ANP quanto à indisponibilização de seus equipamentos. Esta proposta de estudo e desenvolvimento do mecanismo de falha dos arames dos umbilicais com a técnica de Emissão Acústica, atrelada ao histórico de manutenção destes e. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Sérgio Luiz Henke - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante., Financiador(es): ANP/PETROBRAS - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Estudo e desenvolvimento de metodologia de avaliação de integridade para condutos metálicos de grande diâmetro de adução (de alta e baixa pressão) de usinas hidrelétricas., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de condutos de alta e baixa pressão das usinas hidrelétricas. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelos condutos utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em condutos; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Giuliano Breda de Souza - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante., Financiador(es): ANEEL/Light - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO ACÚSTICA PARA EQUIPAMENTOS DE POTÊNCIA (INSPEÇÃO DE VASOS DE PRESSÃO SEGUNDO A NR-13), Descrição: Projeto P&D ANEEL/COPEL. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Flávio Chiesa - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Rodrigo Paludo - Integrante / Vitoldo Swinka - Integrante., Financiador(es): Companhia Paranaense de Energia - Auxílio financeiro / Agência Nacional de Energia Elétrica - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2008

    Aumento da Produtividade da Geração de Energia Elétrica Através do Monitoramento Teleassistido de Hidrogeradores, Descrição: Projeto FINEP/COPEL MONITORA. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Ary Cabral de Paula - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Companhia Paranaense de Energia - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2015 - Atual

    Avaliação da segurança mecânica de linhas de transporte com base no monitoramento dos carregamentos em dutos e movimentação de solos, Descrição: Desenvolver e implementar instrumentação (hardware) e programa (software) para compor um sistema que permita o monitoramento de dutos e análises de correlação de dados de movimentação do duto e do terreno no entorno, visando a elaboração de prognósticos condições críticas de operação. O desenvolvimento da tecnologia de monitoramento permitirá: 1) A adoção de critérios mais objetivos para a determinação dos riscos envolvidos em locais críticos ao longo de uma rede de dutos; 2) A transferência de dados de instrumentação para ponto de controle na empresa operadora, com a possibilidade de planejamento de intervenção; 3) A adaptação dessa metodologia para outras áreas críticas relacionadas com dutos, ou mesmo para outros tipos de obras civis. Específicos: * OE1 - Medição de deformações e cálculo de tensões em dutos; * OE2 - Desenvolvimento e implantação de sistema de monitoramento de operação; * OE3 - Correlação dos dados do monitoramento do terreno com a movimentação do duto; * OE4 - Desenvolvimento de uma metodologia robusta de transmissão de dados para uma central de monitoramento; * OE5 - Transferência de tecnologia replicável a outras áreas de interesse; * OE6 - Identificação de cenários de dano crítico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / João Carlos de Freitas - Integrante / Luiz Alkimin de Lacerda - Integrante / Leonardo Sirino - Integrante / Amanda Jarek - Integrante / Rodrigo Canestraro Quadros - Integrante.

  • 2014 - Atual

    NOVAS TÉCNICAS PARA EFICIENTIZAÇÃO E DIMINUIÇÃO DA EMISSÃO DE POLUENTES PARA USINAS TERMELÉTRICAS A GÁS EM CICLO-COMBINADO: ANÁLISE ESTRUTURAL UTILIZANDO A TÉCNICA DE EMISSÃO ACÚSTICA, Descrição: O monitoramento de sistema de produção e transporte de vapor quanto à integridade estrutural, em relação a carregamentos devido à operação e manutenção, será realizado através do acompanhamento de grandezas representativas do comportamento dos elementos estruturais e funcionais. O acompanhamento do fluxo de será realizado com o emprego de sensores de pressão, temperatura e vazão. A condição de carga da tubulação será monitorada através da instalação na tubulação de extensômetros de resistência elétrica, sensores de temperatura e sensores de emissão acústica. A integração do sistema será estabelecida através de um protocolo de comunicação adequado que permitirá o transporte dos sinais dos sensores até uma unidade de transmissão de sinais. Essa unidade enviará os sinais para uma estação repetidora e dessa para uma estação de operação do sistema de produção e transporte de vapor, através de um receptor se sinais. Os sinais dos sensores serão condicionados através de hardware e/ou software adequados para compatibilizá-los com o protocolo de comunicação empregado. Os sinais dos extensômetros e dos sensores de emissão acústica serão coletados e tratados através de módulos amplificadores de sinal. Assim amplificado o sinal será recebido por um módulo analógico/digital, que converterá o sinal analógico em um sinal digital compatível. Como primeiro protótipo será desenvolvido uma estação móvel de monitoramento. Essa estação fará o monitoramento de uma região de interesse para o projeto. Nessa região serão instalados extensômetros para a medição dos níveis de tensão mecânica atuais, e que, também, permitirão o acompanhamento da evolução destes níveis de tensão ao longo do tempo. Essa estação apresentará um coletor/processador de dados portátil desenvolvido com base em módulos de amplificação de sinal. Conversores adequados permitirão que um hardware portátil gerencie a aquisição e processamento de sinais. Todo o sistema será alimentado por baterias à prova de explosão. Um segundo protótipo a ser desenvolvido será uma estação local de monitoramento que manterá comunicação com uma central de recepção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Flávio Chiesa - Integrante / André Manzolli - Integrante / Gelson Luiz Carneiro - Integrante / Leonardo Meneghini Pires - Integrante / Paulo Cristiano Moro - Integrante / João Borba - Integrante / Leonardo Sirino - Integrante / Luis Gustavo Tomal Ribas - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Desenvolvimento de Dispositivo para Teste de Carga e Frenagem em Sistemas de Içamento, aplicando-se técnicas de análise de integridade estrutural dos Sistemas., Descrição: Desenvolvimento de um dispositivo mecânico transportável, o qual será utilizado para testes de carga não destrutivos em sistemas de içamento, como pórticos e pontes rolantes. O dispositivo será projetado para uma teste de carga não destrutivo de até 350 toneladas, auxiliado por um sistema operacional (célula de carga e software). Para a análise estrutural, será utilizada a técnica de emissão acústica a qual permite a localização de uma descontinuidade, quando estimulada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Luiz Alberto Jorge Procopiak - Integrante / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / João Nestor Stenzel - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Leonardo Meneghini Pires - Integrante / Claiton da Silva Mattos - Integrante., Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Aproveitamento da energia residual do canal de fuga de PCH, Descrição: Um aproveitamento hidrelétrico, ao canalizar água de um reservatório através de uma máquina hidráulica, direciona um volume de água através do canal de fuga novamente para o curso do rio, entregando essa água com alguma energia cinética residual, que poderia ser aproveitada. O desenvolvimento de um sistema de recuperação dessa energia consiste em sistemas mecânicos de conversão da energia cinética da água em energia mecânica. A diferença com os sistemas hidrocinéticos empregados em comunidades isoladas é que o canal de fuga de uma PCH apresenta condições de geometria, rugosidade e constância de vazão que permitem desenvolver um Nov sistema otimizado para essa conversão de energia. As alternativas, para gerar energia elétrica integrada à estrutura de uma PCH, aproveitando as instalações físicas e equipamentos ? controle, transformação e transmissão de energia ? seriam as fontes solar e eólica, que são dependentes de condições climáticas, geográficas e sazonais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Tiago Francesconi - Integrante / André Tonso Fabiani - Integrante / Claiton da Silva Matos - Integrante / Roberson Roberto Parizotto - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Estudo e desenvolvimento de avaliação de integridade de estrutura metálica envolvente e monitoramento de componente de hidrogeradores., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de componentes metálicos, envolventes, das máquinas geradoras do tipo kaplan. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições. - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelo envolvente utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em estruturas; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável. - Definir um procedimento adequado para a recuperação das regiões que apresentarem trincas, usado a tecnologia de soldagem do tipo Mig pulsado térmico e/ou sistema robotizado de deposição por plasma.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Alexander Preslhak - Integrante / André Ricardo Capra - Integrante., Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    ENSAIOS NOS ARAMES DOS RISERS DE PLATAFORMAS, Descrição: Hoje, um dos problemas para escoar a produção petrolífera está no tubo de subida, um umbilical flexível ?Riser?, pois, além de suportar as grandes pressões submarinas, também absorvem as oscilações das correntes marítimas. O umbilical flexível é constituído de várias camadas de aço intercaladas com polietileno. As camadas de aço proporcionam flexibilidade ao umbilical, enquanto que as camadas de polietileno proporcionam estanqueidade, proteção contra corrosão e evitam a abrasão das camadas metálicas. Em função do sistema de construção e das cargas cíclicas a que estão sujeitos, os arames constituintes da estrutura do umbilical podem romper e provocar o colapso do condutor, comprometendo o escoamento da produção. A operação e manutenção de ativos no segmento de exploração de petróleo desenvolvem-se apoiada na manutenção preventiva pela análise periódica dos equipamentos e da manutenção corretiva, já que as técnicas preventivas são periódicas e não contínuas. Ainda, as técnicas preventivas, eficientes na sua essência, não localizam uma falha, por exemplo, uma perda de material por erosão ou fratura por fadiga. Logo, a atividade de manutenção não pode ser otimizada, consumindo mais tempo e recursos em inspeções invasivas, aumentando os períodos de indisponibilização de equipamentos. Há, desse modo, um risco à confiabilidade do próprio sistema de bombeamento e transferência dos produtos do poço petrolífero. A PETROBRAS possui em seu parque de exploração petrolífera equipamentos com vários anos de operação. Destes equipamentos, os umbilicais são componentes críticos para garantir a continuidade da produção. Uma técnica de monitoramento preditivo não destrutivo e não intrusivo pode ser empregada, também, para atender requisitos da PETROBRAS junto a ANP quanto à indisponibilização de seus equipamentos. Esta proposta de estudo e desenvolvimento do mecanismo de falha dos arames dos umbilicais com a técnica de Emissão Acústica, atrelada ao histórico de manutenção destes e. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Sérgio Luiz Henke - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante., Financiador(es): ANP/PETROBRAS - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Estudo e desenvolvimento de metodologia de avaliação de integridade para condutos metálicos de grande diâmetro de adução (de alta e baixa pressão) de usinas hidrelétricas., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de condutos de alta e baixa pressão das usinas hidrelétricas. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelos condutos utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em condutos; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Giuliano Breda de Souza - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante., Financiador(es): ANEEL/Light - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO ACÚSTICA PARA EQUIPAMENTOS DE POTÊNCIA (INSPEÇÃO DE VASOS DE PRESSÃO SEGUNDO A NR-13), Descrição: Projeto P&D ANEEL/COPEL. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Flávio Chiesa - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Rodrigo Paludo - Integrante / Vitoldo Swinka - Integrante., Financiador(es): Companhia Paranaense de Energia - Auxílio financeiro / Agência Nacional de Energia Elétrica - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2008

    Aumento da Produtividade da Geração de Energia Elétrica Através do Monitoramento Teleassistido de Hidrogeradores, Descrição: Projeto FINEP/COPEL MONITORA. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Ary Cabral de Paula - Integrante., Financiador(es): Companhia Paranaense de Energia - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2015 - Atual

    Avaliação da segurança mecânica de linhas de transporte com base no monitoramento dos carregamentos em dutos e movimentação de solos, Descrição: Desenvolver e implementar instrumentação (hardware) e programa (software) para compor um sistema que permita o monitoramento de dutos e análises de correlação de dados de movimentação do duto e do terreno no entorno, visando a elaboração de prognósticos condições críticas de operação. O desenvolvimento da tecnologia de monitoramento permitirá: 1) A adoção de critérios mais objetivos para a determinação dos riscos envolvidos em locais críticos ao longo de uma rede de dutos; 2) A transferência de dados de instrumentação para ponto de controle na empresa operadora, com a possibilidade de planejamento de intervenção; 3) A adaptação dessa metodologia para outras áreas críticas relacionadas com dutos, ou mesmo para outros tipos de obras civis. Específicos: * OE1 - Medição de deformações e cálculo de tensões em dutos; * OE2 - Desenvolvimento e implantação de sistema de monitoramento de operação; * OE3 - Correlação dos dados do monitoramento do terreno com a movimentação do duto; * OE4 - Desenvolvimento de uma metodologia robusta de transmissão de dados para uma central de monitoramento; * OE5 - Transferência de tecnologia replicável a outras áreas de interesse; * OE6 - Identificação de cenários de dano crítico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / João Carlos de Freitas - Integrante / Luiz Alkimin de Lacerda - Integrante / Leonardo Sirino - Integrante / Amanda Jarek - Integrante / Rodrigo Canestraro Quadros - Integrante.

  • 2014 - Atual

    NOVAS TÉCNICAS PARA EFICIENTIZAÇÃO E DIMINUIÇÃO DA EMISSÃO DE POLUENTES PARA USINAS TERMELÉTRICAS A GÁS EM CICLO-COMBINADO: ANÁLISE ESTRUTURAL UTILIZANDO A TÉCNICA DE EMISSÃO ACÚSTICA, Descrição: O monitoramento de sistema de produção e transporte de vapor quanto à integridade estrutural, em relação a carregamentos devido à operação e manutenção, será realizado através do acompanhamento de grandezas representativas do comportamento dos elementos estruturais e funcionais. O acompanhamento do fluxo de será realizado com o emprego de sensores de pressão, temperatura e vazão. A condição de carga da tubulação será monitorada através da instalação na tubulação de extensômetros de resistência elétrica, sensores de temperatura e sensores de emissão acústica. A integração do sistema será estabelecida através de um protocolo de comunicação adequado que permitirá o transporte dos sinais dos sensores até uma unidade de transmissão de sinais. Essa unidade enviará os sinais para uma estação repetidora e dessa para uma estação de operação do sistema de produção e transporte de vapor, através de um receptor se sinais. Os sinais dos sensores serão condicionados através de hardware e/ou software adequados para compatibilizá-los com o protocolo de comunicação empregado. Os sinais dos extensômetros e dos sensores de emissão acústica serão coletados e tratados através de módulos amplificadores de sinal. Assim amplificado o sinal será recebido por um módulo analógico/digital, que converterá o sinal analógico em um sinal digital compatível. Como primeiro protótipo será desenvolvido uma estação móvel de monitoramento. Essa estação fará o monitoramento de uma região de interesse para o projeto. Nessa região serão instalados extensômetros para a medição dos níveis de tensão mecânica atuais, e que, também, permitirão o acompanhamento da evolução destes níveis de tensão ao longo do tempo. Essa estação apresentará um coletor/processador de dados portátil desenvolvido com base em módulos de amplificação de sinal. Conversores adequados permitirão que um hardware portátil gerencie a aquisição e processamento de sinais. Todo o sistema será alimentado por baterias à prova de explosão. Um segundo protótipo a ser desenvolvido será uma estação local de monitoramento que manterá comunicação com uma central de recepção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Flávio Chiesa - Integrante / André Manzolli - Integrante / Gelson Luiz Carneiro - Integrante / Leonardo Meneghini Pires - Integrante / Paulo Cristiano Moro - Integrante / João Borba - Integrante / Leonardo Sirino - Integrante / Luis Gustavo Tomal Ribas - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Desenvolvimento de Dispositivo para Teste de Carga e Frenagem em Sistemas de Içamento, aplicando-se técnicas de análise de integridade estrutural dos Sistemas., Descrição: Desenvolvimento de um dispositivo mecânico transportável, o qual será utilizado para testes de carga não destrutivos em sistemas de içamento, como pórticos e pontes rolantes. O dispositivo será projetado para uma teste de carga não destrutivo de até 350 toneladas, auxiliado por um sistema operacional (célula de carga e software). Para a análise estrutural, será utilizada a técnica de emissão acústica a qual permite a localização de uma descontinuidade, quando estimulada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Luiz Alberto Jorge Procopiak - Integrante / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / João Nestor Stenzel - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Leonardo Meneghini Pires - Integrante / Claiton da Silva Mattos - Integrante., Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Aproveitamento da energia residual do canal de fuga de PCH, Descrição: Um aproveitamento hidrelétrico, ao canalizar água de um reservatório através de uma máquina hidráulica, direciona um volume de água através do canal de fuga novamente para o curso do rio, entregando essa água com alguma energia cinética residual, que poderia ser aproveitada. O desenvolvimento de um sistema de recuperação dessa energia consiste em sistemas mecânicos de conversão da energia cinética da água em energia mecânica. A diferença com os sistemas hidrocinéticos empregados em comunidades isoladas é que o canal de fuga de uma PCH apresenta condições de geometria, rugosidade e constância de vazão que permitem desenvolver um Nov sistema otimizado para essa conversão de energia. As alternativas, para gerar energia elétrica integrada à estrutura de uma PCH, aproveitando as instalações físicas e equipamentos ? controle, transformação e transmissão de energia ? seriam as fontes solar e eólica, que são dependentes de condições climáticas, geográficas e sazonais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Tiago Francesconi - Integrante / André Tonso Fabiani - Integrante / Claiton da Silva Matos - Integrante / Roberson Roberto Parizotto - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Estudo e desenvolvimento de avaliação de integridade de estrutura metálica envolvente e monitoramento de componente de hidrogeradores., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de componentes metálicos, envolventes, das máquinas geradoras do tipo kaplan. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições. - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelo envolvente utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em estruturas; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável. - Definir um procedimento adequado para a recuperação das regiões que apresentarem trincas, usado a tecnologia de soldagem do tipo Mig pulsado térmico e/ou sistema robotizado de deposição por plasma.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Alexander Preslhak - Integrante / André Ricardo Capra - Integrante., Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    ENSAIOS NOS ARAMES DOS RISERS DE PLATAFORMAS, Descrição: Hoje, um dos problemas para escoar a produção petrolífera está no tubo de subida, um umbilical flexível ?Riser?, pois, além de suportar as grandes pressões submarinas, também absorvem as oscilações das correntes marítimas. O umbilical flexível é constituído de várias camadas de aço intercaladas com polietileno. As camadas de aço proporcionam flexibilidade ao umbilical, enquanto que as camadas de polietileno proporcionam estanqueidade, proteção contra corrosão e evitam a abrasão das camadas metálicas. Em função do sistema de construção e das cargas cíclicas a que estão sujeitos, os arames constituintes da estrutura do umbilical podem romper e provocar o colapso do condutor, comprometendo o escoamento da produção. A operação e manutenção de ativos no segmento de exploração de petróleo desenvolvem-se apoiada na manutenção preventiva pela análise periódica dos equipamentos e da manutenção corretiva, já que as técnicas preventivas são periódicas e não contínuas. Ainda, as técnicas preventivas, eficientes na sua essência, não localizam uma falha, por exemplo, uma perda de material por erosão ou fratura por fadiga. Logo, a atividade de manutenção não pode ser otimizada, consumindo mais tempo e recursos em inspeções invasivas, aumentando os períodos de indisponibilização de equipamentos. Há, desse modo, um risco à confiabilidade do próprio sistema de bombeamento e transferência dos produtos do poço petrolífero. A PETROBRAS possui em seu parque de exploração petrolífera equipamentos com vários anos de operação. Destes equipamentos, os umbilicais são componentes críticos para garantir a continuidade da produção. Uma técnica de monitoramento preditivo não destrutivo e não intrusivo pode ser empregada, também, para atender requisitos da PETROBRAS junto a ANP quanto à indisponibilização de seus equipamentos. Esta proposta de estudo e desenvolvimento do mecanismo de falha dos arames dos umbilicais com a técnica de Emissão Acústica, atrelada ao histórico de manutenção destes e. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Sérgio Luiz Henke - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante., Financiador(es): ANP/PETROBRAS - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Estudo e desenvolvimento de metodologia de avaliação de integridade para condutos metálicos de grande diâmetro de adução (de alta e baixa pressão) de usinas hidrelétricas., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de condutos de alta e baixa pressão das usinas hidrelétricas. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelos condutos utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em condutos; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Giuliano Breda de Souza - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante., Financiador(es): ANEEL/Light - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO ACÚSTICA PARA EQUIPAMENTOS DE POTÊNCIA (INSPEÇÃO DE VASOS DE PRESSÃO SEGUNDO A NR-13), Descrição: Projeto P&D ANEEL/COPEL. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Flávio Chiesa - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Rodrigo Paludo - Integrante / Vitoldo Swinka - Integrante., Financiador(es): Companhia Paranaense de Energia - Auxílio financeiro / Agência Nacional de Energia Elétrica - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2008

    Aumento da Produtividade da Geração de Energia Elétrica Através do Monitoramento Teleassistido de Hidrogeradores, Descrição: Projeto FINEP/COPEL MONITORA. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Ary Cabral de Paula - Integrante., Financiador(es): Companhia Paranaense de Energia - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2015 - Atual

    Avaliação da segurança mecânica de linhas de transporte com base no monitoramento dos carregamentos em dutos e movimentação de solos, Descrição: Desenvolver e implementar instrumentação (hardware) e programa (software) para compor um sistema que permita o monitoramento de dutos e análises de correlação de dados de movimentação do duto e do terreno no entorno, visando a elaboração de prognósticos condições críticas de operação. O desenvolvimento da tecnologia de monitoramento permitirá: 1) A adoção de critérios mais objetivos para a determinação dos riscos envolvidos em locais críticos ao longo de uma rede de dutos; 2) A transferência de dados de instrumentação para ponto de controle na empresa operadora, com a possibilidade de planejamento de intervenção; 3) A adaptação dessa metodologia para outras áreas críticas relacionadas com dutos, ou mesmo para outros tipos de obras civis. Específicos: * OE1 - Medição de deformações e cálculo de tensões em dutos; * OE2 - Desenvolvimento e implantação de sistema de monitoramento de operação; * OE3 - Correlação dos dados do monitoramento do terreno com a movimentação do duto; * OE4 - Desenvolvimento de uma metodologia robusta de transmissão de dados para uma central de monitoramento; * OE5 - Transferência de tecnologia replicável a outras áreas de interesse; * OE6 - Identificação de cenários de dano crítico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / João Carlos de Freitas - Integrante / Luiz Alkimin de Lacerda - Integrante / Leonardo Sirino - Integrante / Amanda Jarek - Integrante / Rodrigo Canestraro Quadros - Integrante.

  • 2014 - Atual

    NOVAS TÉCNICAS PARA EFICIENTIZAÇÃO E DIMINUIÇÃO DA EMISSÃO DE POLUENTES PARA USINAS TERMELÉTRICAS A GÁS EM CICLO-COMBINADO: ANÁLISE ESTRUTURAL UTILIZANDO A TÉCNICA DE EMISSÃO ACÚSTICA, Descrição: O monitoramento de sistema de produção e transporte de vapor quanto à integridade estrutural, em relação a carregamentos devido à operação e manutenção, será realizado através do acompanhamento de grandezas representativas do comportamento dos elementos estruturais e funcionais. O acompanhamento do fluxo de será realizado com o emprego de sensores de pressão, temperatura e vazão. A condição de carga da tubulação será monitorada através da instalação na tubulação de extensômetros de resistência elétrica, sensores de temperatura e sensores de emissão acústica. A integração do sistema será estabelecida através de um protocolo de comunicação adequado que permitirá o transporte dos sinais dos sensores até uma unidade de transmissão de sinais. Essa unidade enviará os sinais para uma estação repetidora e dessa para uma estação de operação do sistema de produção e transporte de vapor, através de um receptor se sinais. Os sinais dos sensores serão condicionados através de hardware e/ou software adequados para compatibilizá-los com o protocolo de comunicação empregado. Os sinais dos extensômetros e dos sensores de emissão acústica serão coletados e tratados através de módulos amplificadores de sinal. Assim amplificado o sinal será recebido por um módulo analógico/digital, que converterá o sinal analógico em um sinal digital compatível. Como primeiro protótipo será desenvolvido uma estação móvel de monitoramento. Essa estação fará o monitoramento de uma região de interesse para o projeto. Nessa região serão instalados extensômetros para a medição dos níveis de tensão mecânica atuais, e que, também, permitirão o acompanhamento da evolução destes níveis de tensão ao longo do tempo. Essa estação apresentará um coletor/processador de dados portátil desenvolvido com base em módulos de amplificação de sinal. Conversores adequados permitirão que um hardware portátil gerencie a aquisição e processamento de sinais. Todo o sistema será alimentado por baterias à prova de explosão. Um segundo protótipo a ser desenvolvido será uma estação local de monitoramento que manterá comunicação com uma central de recepção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Flávio Chiesa - Integrante / André Manzolli - Integrante / Gelson Luiz Carneiro - Integrante / Leonardo Meneghini Pires - Integrante / Paulo Cristiano Moro - Integrante / João Borba - Integrante / Leonardo Sirino - Integrante / Luis Gustavo Tomal Ribas - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Desenvolvimento de Dispositivo para Teste de Carga e Frenagem em Sistemas de Içamento, aplicando-se técnicas de análise de integridade estrutural dos Sistemas., Descrição: Desenvolvimento de um dispositivo mecânico transportável, o qual será utilizado para testes de carga não destrutivos em sistemas de içamento, como pórticos e pontes rolantes. O dispositivo será projetado para uma teste de carga não destrutivo de até 350 toneladas, auxiliado por um sistema operacional (célula de carga e software). Para a análise estrutural, será utilizada a técnica de emissão acústica a qual permite a localização de uma descontinuidade, quando estimulada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Luiz Alberto Jorge Procopiak - Integrante / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / João Nestor Stenzel - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Leonardo Meneghini Pires - Integrante / Claiton da Silva Mattos - Integrante., Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Aproveitamento da energia residual do canal de fuga de PCH, Descrição: Um aproveitamento hidrelétrico, ao canalizar água de um reservatório através de uma máquina hidráulica, direciona um volume de água através do canal de fuga novamente para o curso do rio, entregando essa água com alguma energia cinética residual, que poderia ser aproveitada. O desenvolvimento de um sistema de recuperação dessa energia consiste em sistemas mecânicos de conversão da energia cinética da água em energia mecânica. A diferença com os sistemas hidrocinéticos empregados em comunidades isoladas é que o canal de fuga de uma PCH apresenta condições de geometria, rugosidade e constância de vazão que permitem desenvolver um Nov sistema otimizado para essa conversão de energia. As alternativas, para gerar energia elétrica integrada à estrutura de uma PCH, aproveitando as instalações físicas e equipamentos ? controle, transformação e transmissão de energia ? seriam as fontes solar e eólica, que são dependentes de condições climáticas, geográficas e sazonais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Tiago Francesconi - Integrante / André Tonso Fabiani - Integrante / Claiton da Silva Matos - Integrante / Roberson Roberto Parizotto - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Estudo e desenvolvimento de avaliação de integridade de estrutura metálica envolvente e monitoramento de componente de hidrogeradores., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de componentes metálicos, envolventes, das máquinas geradoras do tipo kaplan. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições. - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelo envolvente utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em estruturas; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável. - Definir um procedimento adequado para a recuperação das regiões que apresentarem trincas, usado a tecnologia de soldagem do tipo Mig pulsado térmico e/ou sistema robotizado de deposição por plasma.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Alexander Preslhak - Integrante / André Ricardo Capra - Integrante., Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    ENSAIOS NOS ARAMES DOS RISERS DE PLATAFORMAS, Descrição: Hoje, um dos problemas para escoar a produção petrolífera está no tubo de subida, um umbilical flexível ?Riser?, pois, além de suportar as grandes pressões submarinas, também absorvem as oscilações das correntes marítimas. O umbilical flexível é constituído de várias camadas de aço intercaladas com polietileno. As camadas de aço proporcionam flexibilidade ao umbilical, enquanto que as camadas de polietileno proporcionam estanqueidade, proteção contra corrosão e evitam a abrasão das camadas metálicas. Em função do sistema de construção e das cargas cíclicas a que estão sujeitos, os arames constituintes da estrutura do umbilical podem romper e provocar o colapso do condutor, comprometendo o escoamento da produção. A operação e manutenção de ativos no segmento de exploração de petróleo desenvolvem-se apoiada na manutenção preventiva pela análise periódica dos equipamentos e da manutenção corretiva, já que as técnicas preventivas são periódicas e não contínuas. Ainda, as técnicas preventivas, eficientes na sua essência, não localizam uma falha, por exemplo, uma perda de material por erosão ou fratura por fadiga. Logo, a atividade de manutenção não pode ser otimizada, consumindo mais tempo e recursos em inspeções invasivas, aumentando os períodos de indisponibilização de equipamentos. Há, desse modo, um risco à confiabilidade do próprio sistema de bombeamento e transferência dos produtos do poço petrolífero. A PETROBRAS possui em seu parque de exploração petrolífera equipamentos com vários anos de operação. Destes equipamentos, os umbilicais são componentes críticos para garantir a continuidade da produção. Uma técnica de monitoramento preditivo não destrutivo e não intrusivo pode ser empregada, também, para atender requisitos da PETROBRAS junto a ANP quanto à indisponibilização de seus equipamentos. Esta proposta de estudo e desenvolvimento do mecanismo de falha dos arames dos umbilicais com a técnica de Emissão Acústica, atrelada ao histórico de manutenção destes e. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Sérgio Luiz Henke - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante., Financiador(es): ANP/PETROBRAS - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Estudo e desenvolvimento de metodologia de avaliação de integridade para condutos metálicos de grande diâmetro de adução (de alta e baixa pressão) de usinas hidrelétricas., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de condutos de alta e baixa pressão das usinas hidrelétricas. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelos condutos utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em condutos; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Giuliano Breda de Souza - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante., Financiador(es): ANEEL/Light - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO ACÚSTICA PARA EQUIPAMENTOS DE POTÊNCIA (INSPEÇÃO DE VASOS DE PRESSÃO SEGUNDO A NR-13), Descrição: Projeto P&D ANEEL/COPEL. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Flávio Chiesa - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Rodrigo Paludo - Integrante / Vitoldo Swinka - Integrante., Financiador(es): Companhia Paranaense de Energia - Auxílio financeiro / Agência Nacional de Energia Elétrica - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2008

    Aumento da Produtividade da Geração de Energia Elétrica Através do Monitoramento Teleassistido de Hidrogeradores, Descrição: Projeto FINEP/COPEL MONITORA. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Ary Cabral de Paula - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Companhia Paranaense de Energia - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2015 - Atual

    Avaliação da segurança mecânica de linhas de transporte com base no monitoramento dos carregamentos em dutos e movimentação de solos, Descrição: Desenvolver e implementar instrumentação (hardware) e programa (software) para compor um sistema que permita o monitoramento de dutos e análises de correlação de dados de movimentação do duto e do terreno no entorno, visando a elaboração de prognósticos condições críticas de operação. O desenvolvimento da tecnologia de monitoramento permitirá: 1) A adoção de critérios mais objetivos para a determinação dos riscos envolvidos em locais críticos ao longo de uma rede de dutos; 2) A transferência de dados de instrumentação para ponto de controle na empresa operadora, com a possibilidade de planejamento de intervenção; 3) A adaptação dessa metodologia para outras áreas críticas relacionadas com dutos, ou mesmo para outros tipos de obras civis. Específicos: * OE1 - Medição de deformações e cálculo de tensões em dutos; * OE2 - Desenvolvimento e implantação de sistema de monitoramento de operação; * OE3 - Correlação dos dados do monitoramento do terreno com a movimentação do duto; * OE4 - Desenvolvimento de uma metodologia robusta de transmissão de dados para uma central de monitoramento; * OE5 - Transferência de tecnologia replicável a outras áreas de interesse; * OE6 - Identificação de cenários de dano crítico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / João Carlos de Freitas - Integrante / Luiz Alkimin de Lacerda - Integrante / Leonardo Sirino - Integrante / Amanda Jarek - Integrante / Rodrigo Canestraro Quadros - Integrante.

  • 2014 - Atual

    NOVAS TÉCNICAS PARA EFICIENTIZAÇÃO E DIMINUIÇÃO DA EMISSÃO DE POLUENTES PARA USINAS TERMELÉTRICAS A GÁS EM CICLO-COMBINADO: ANÁLISE ESTRUTURAL UTILIZANDO A TÉCNICA DE EMISSÃO ACÚSTICA, Descrição: O monitoramento de sistema de produção e transporte de vapor quanto à integridade estrutural, em relação a carregamentos devido à operação e manutenção, será realizado através do acompanhamento de grandezas representativas do comportamento dos elementos estruturais e funcionais. O acompanhamento do fluxo de será realizado com o emprego de sensores de pressão, temperatura e vazão. A condição de carga da tubulação será monitorada através da instalação na tubulação de extensômetros de resistência elétrica, sensores de temperatura e sensores de emissão acústica. A integração do sistema será estabelecida através de um protocolo de comunicação adequado que permitirá o transporte dos sinais dos sensores até uma unidade de transmissão de sinais. Essa unidade enviará os sinais para uma estação repetidora e dessa para uma estação de operação do sistema de produção e transporte de vapor, através de um receptor se sinais. Os sinais dos sensores serão condicionados através de hardware e/ou software adequados para compatibilizá-los com o protocolo de comunicação empregado. Os sinais dos extensômetros e dos sensores de emissão acústica serão coletados e tratados através de módulos amplificadores de sinal. Assim amplificado o sinal será recebido por um módulo analógico/digital, que converterá o sinal analógico em um sinal digital compatível. Como primeiro protótipo será desenvolvido uma estação móvel de monitoramento. Essa estação fará o monitoramento de uma região de interesse para o projeto. Nessa região serão instalados extensômetros para a medição dos níveis de tensão mecânica atuais, e que, também, permitirão o acompanhamento da evolução destes níveis de tensão ao longo do tempo. Essa estação apresentará um coletor/processador de dados portátil desenvolvido com base em módulos de amplificação de sinal. Conversores adequados permitirão que um hardware portátil gerencie a aquisição e processamento de sinais. Todo o sistema será alimentado por baterias à prova de explosão. Um segundo protótipo a ser desenvolvido será uma estação local de monitoramento que manterá comunicação com uma central de recepção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Flávio Chiesa - Integrante / André Manzolli - Integrante / Gelson Luiz Carneiro - Integrante / Leonardo Meneghini Pires - Integrante / Paulo Cristiano Moro - Integrante / João Borba - Integrante / Leonardo Sirino - Integrante / Luis Gustavo Tomal Ribas - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Desenvolvimento de Dispositivo para Teste de Carga e Frenagem em Sistemas de Içamento, aplicando-se técnicas de análise de integridade estrutural dos Sistemas., Descrição: Desenvolvimento de um dispositivo mecânico transportável, o qual será utilizado para testes de carga não destrutivos em sistemas de içamento, como pórticos e pontes rolantes. O dispositivo será projetado para uma teste de carga não destrutivo de até 350 toneladas, auxiliado por um sistema operacional (célula de carga e software). Para a análise estrutural, será utilizada a técnica de emissão acústica a qual permite a localização de uma descontinuidade, quando estimulada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Luiz Alberto Jorge Procopiak - Integrante / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / João Nestor Stenzel - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Leonardo Meneghini Pires - Integrante / Claiton da Silva Mattos - Integrante., Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Aproveitamento da energia residual do canal de fuga de PCH, Descrição: Um aproveitamento hidrelétrico, ao canalizar água de um reservatório através de uma máquina hidráulica, direciona um volume de água através do canal de fuga novamente para o curso do rio, entregando essa água com alguma energia cinética residual, que poderia ser aproveitada. O desenvolvimento de um sistema de recuperação dessa energia consiste em sistemas mecânicos de conversão da energia cinética da água em energia mecânica. A diferença com os sistemas hidrocinéticos empregados em comunidades isoladas é que o canal de fuga de uma PCH apresenta condições de geometria, rugosidade e constância de vazão que permitem desenvolver um Nov sistema otimizado para essa conversão de energia. As alternativas, para gerar energia elétrica integrada à estrutura de uma PCH, aproveitando as instalações físicas e equipamentos ? controle, transformação e transmissão de energia ? seriam as fontes solar e eólica, que são dependentes de condições climáticas, geográficas e sazonais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Tiago Francesconi - Integrante / André Tonso Fabiani - Integrante / Claiton da Silva Matos - Integrante / Roberson Roberto Parizotto - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Estudo e desenvolvimento de avaliação de integridade de estrutura metálica envolvente e monitoramento de componente de hidrogeradores., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de componentes metálicos, envolventes, das máquinas geradoras do tipo kaplan. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições. - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelo envolvente utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em estruturas; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável. - Definir um procedimento adequado para a recuperação das regiões que apresentarem trincas, usado a tecnologia de soldagem do tipo Mig pulsado térmico e/ou sistema robotizado de deposição por plasma.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Alexander Preslhak - Integrante / André Ricardo Capra - Integrante., Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    ENSAIOS NOS ARAMES DOS RISERS DE PLATAFORMAS, Descrição: Hoje, um dos problemas para escoar a produção petrolífera está no tubo de subida, um umbilical flexível ?Riser?, pois, além de suportar as grandes pressões submarinas, também absorvem as oscilações das correntes marítimas. O umbilical flexível é constituído de várias camadas de aço intercaladas com polietileno. As camadas de aço proporcionam flexibilidade ao umbilical, enquanto que as camadas de polietileno proporcionam estanqueidade, proteção contra corrosão e evitam a abrasão das camadas metálicas. Em função do sistema de construção e das cargas cíclicas a que estão sujeitos, os arames constituintes da estrutura do umbilical podem romper e provocar o colapso do condutor, comprometendo o escoamento da produção. A operação e manutenção de ativos no segmento de exploração de petróleo desenvolvem-se apoiada na manutenção preventiva pela análise periódica dos equipamentos e da manutenção corretiva, já que as técnicas preventivas são periódicas e não contínuas. Ainda, as técnicas preventivas, eficientes na sua essência, não localizam uma falha, por exemplo, uma perda de material por erosão ou fratura por fadiga. Logo, a atividade de manutenção não pode ser otimizada, consumindo mais tempo e recursos em inspeções invasivas, aumentando os períodos de indisponibilização de equipamentos. Há, desse modo, um risco à confiabilidade do próprio sistema de bombeamento e transferência dos produtos do poço petrolífero. A PETROBRAS possui em seu parque de exploração petrolífera equipamentos com vários anos de operação. Destes equipamentos, os umbilicais são componentes críticos para garantir a continuidade da produção. Uma técnica de monitoramento preditivo não destrutivo e não intrusivo pode ser empregada, também, para atender requisitos da PETROBRAS junto a ANP quanto à indisponibilização de seus equipamentos. Esta proposta de estudo e desenvolvimento do mecanismo de falha dos arames dos umbilicais com a técnica de Emissão Acústica, atrelada ao histórico de manutenção destes e. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Sérgio Luiz Henke - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante., Financiador(es): ANP/PETROBRAS - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Estudo e desenvolvimento de metodologia de avaliação de integridade para condutos metálicos de grande diâmetro de adução (de alta e baixa pressão) de usinas hidrelétricas., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de condutos de alta e baixa pressão das usinas hidrelétricas. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelos condutos utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em condutos; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Giuliano Breda de Souza - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante., Financiador(es): ANEEL/Light - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO ACÚSTICA PARA EQUIPAMENTOS DE POTÊNCIA (INSPEÇÃO DE VASOS DE PRESSÃO SEGUNDO A NR-13), Descrição: Projeto P&D ANEEL/COPEL. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Flávio Chiesa - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Rodrigo Paludo - Integrante / Vitoldo Swinka - Integrante., Financiador(es): Companhia Paranaense de Energia - Auxílio financeiro / Agência Nacional de Energia Elétrica - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2008

    Aumento da Produtividade da Geração de Energia Elétrica Através do Monitoramento Teleassistido de Hidrogeradores, Descrição: Projeto FINEP/COPEL MONITORA. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Ary Cabral de Paula - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Companhia Paranaense de Energia - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2015 - Atual

    Avaliação da segurança mecânica de linhas de transporte com base no monitoramento dos carregamentos em dutos e movimentação de solos, Descrição: Desenvolver e implementar instrumentação (hardware) e programa (software) para compor um sistema que permita o monitoramento de dutos e análises de correlação de dados de movimentação do duto e do terreno no entorno, visando a elaboração de prognósticos condições críticas de operação. O desenvolvimento da tecnologia de monitoramento permitirá: 1) A adoção de critérios mais objetivos para a determinação dos riscos envolvidos em locais críticos ao longo de uma rede de dutos; 2) A transferência de dados de instrumentação para ponto de controle na empresa operadora, com a possibilidade de planejamento de intervenção; 3) A adaptação dessa metodologia para outras áreas críticas relacionadas com dutos, ou mesmo para outros tipos de obras civis. Específicos: * OE1 - Medição de deformações e cálculo de tensões em dutos; * OE2 - Desenvolvimento e implantação de sistema de monitoramento de operação; * OE3 - Correlação dos dados do monitoramento do terreno com a movimentação do duto; * OE4 - Desenvolvimento de uma metodologia robusta de transmissão de dados para uma central de monitoramento; * OE5 - Transferência de tecnologia replicável a outras áreas de interesse; * OE6 - Identificação de cenários de dano crítico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / João Carlos de Freitas - Integrante / Luiz Alkimin de Lacerda - Integrante / Leonardo Sirino - Integrante / Amanda Jarek - Integrante / Rodrigo Canestraro Quadros - Integrante.

  • 2014 - Atual

    NOVAS TÉCNICAS PARA EFICIENTIZAÇÃO E DIMINUIÇÃO DA EMISSÃO DE POLUENTES PARA USINAS TERMELÉTRICAS A GÁS EM CICLO-COMBINADO: ANÁLISE ESTRUTURAL UTILIZANDO A TÉCNICA DE EMISSÃO ACÚSTICA, Descrição: O monitoramento de sistema de produção e transporte de vapor quanto à integridade estrutural, em relação a carregamentos devido à operação e manutenção, será realizado através do acompanhamento de grandezas representativas do comportamento dos elementos estruturais e funcionais. O acompanhamento do fluxo de será realizado com o emprego de sensores de pressão, temperatura e vazão. A condição de carga da tubulação será monitorada através da instalação na tubulação de extensômetros de resistência elétrica, sensores de temperatura e sensores de emissão acústica. A integração do sistema será estabelecida através de um protocolo de comunicação adequado que permitirá o transporte dos sinais dos sensores até uma unidade de transmissão de sinais. Essa unidade enviará os sinais para uma estação repetidora e dessa para uma estação de operação do sistema de produção e transporte de vapor, através de um receptor se sinais. Os sinais dos sensores serão condicionados através de hardware e/ou software adequados para compatibilizá-los com o protocolo de comunicação empregado. Os sinais dos extensômetros e dos sensores de emissão acústica serão coletados e tratados através de módulos amplificadores de sinal. Assim amplificado o sinal será recebido por um módulo analógico/digital, que converterá o sinal analógico em um sinal digital compatível. Como primeiro protótipo será desenvolvido uma estação móvel de monitoramento. Essa estação fará o monitoramento de uma região de interesse para o projeto. Nessa região serão instalados extensômetros para a medição dos níveis de tensão mecânica atuais, e que, também, permitirão o acompanhamento da evolução destes níveis de tensão ao longo do tempo. Essa estação apresentará um coletor/processador de dados portátil desenvolvido com base em módulos de amplificação de sinal. Conversores adequados permitirão que um hardware portátil gerencie a aquisição e processamento de sinais. Todo o sistema será alimentado por baterias à prova de explosão. Um segundo protótipo a ser desenvolvido será uma estação local de monitoramento que manterá comunicação com uma central de recepção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Flávio Chiesa - Integrante / André Manzolli - Integrante / Gelson Luiz Carneiro - Integrante / Leonardo Meneghini Pires - Integrante / Paulo Cristiano Moro - Integrante / João Borba - Integrante / Leonardo Sirino - Integrante / Luis Gustavo Tomal Ribas - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Desenvolvimento de Dispositivo para Teste de Carga e Frenagem em Sistemas de Içamento, aplicando-se técnicas de análise de integridade estrutural dos Sistemas., Descrição: Desenvolvimento de um dispositivo mecânico transportável, o qual será utilizado para testes de carga não destrutivos em sistemas de içamento, como pórticos e pontes rolantes. O dispositivo será projetado para uma teste de carga não destrutivo de até 350 toneladas, auxiliado por um sistema operacional (célula de carga e software). Para a análise estrutural, será utilizada a técnica de emissão acústica a qual permite a localização de uma descontinuidade, quando estimulada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Luiz Alberto Jorge Procopiak - Integrante / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / João Nestor Stenzel - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Leonardo Meneghini Pires - Integrante / Claiton da Silva Mattos - Integrante., Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Aproveitamento da energia residual do canal de fuga de PCH, Descrição: Um aproveitamento hidrelétrico, ao canalizar água de um reservatório através de uma máquina hidráulica, direciona um volume de água através do canal de fuga novamente para o curso do rio, entregando essa água com alguma energia cinética residual, que poderia ser aproveitada. O desenvolvimento de um sistema de recuperação dessa energia consiste em sistemas mecânicos de conversão da energia cinética da água em energia mecânica. A diferença com os sistemas hidrocinéticos empregados em comunidades isoladas é que o canal de fuga de uma PCH apresenta condições de geometria, rugosidade e constância de vazão que permitem desenvolver um Nov sistema otimizado para essa conversão de energia. As alternativas, para gerar energia elétrica integrada à estrutura de uma PCH, aproveitando as instalações físicas e equipamentos ? controle, transformação e transmissão de energia ? seriam as fontes solar e eólica, que são dependentes de condições climáticas, geográficas e sazonais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Tiago Francesconi - Integrante / André Tonso Fabiani - Integrante / Claiton da Silva Matos - Integrante / Roberson Roberto Parizotto - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Estudo e desenvolvimento de avaliação de integridade de estrutura metálica envolvente e monitoramento de componente de hidrogeradores., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de componentes metálicos, envolventes, das máquinas geradoras do tipo kaplan. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições. - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelo envolvente utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em estruturas; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável. - Definir um procedimento adequado para a recuperação das regiões que apresentarem trincas, usado a tecnologia de soldagem do tipo Mig pulsado térmico e/ou sistema robotizado de deposição por plasma.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Alexander Preslhak - Integrante / André Ricardo Capra - Integrante., Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    ENSAIOS NOS ARAMES DOS RISERS DE PLATAFORMAS, Descrição: Hoje, um dos problemas para escoar a produção petrolífera está no tubo de subida, um umbilical flexível ?Riser?, pois, além de suportar as grandes pressões submarinas, também absorvem as oscilações das correntes marítimas. O umbilical flexível é constituído de várias camadas de aço intercaladas com polietileno. As camadas de aço proporcionam flexibilidade ao umbilical, enquanto que as camadas de polietileno proporcionam estanqueidade, proteção contra corrosão e evitam a abrasão das camadas metálicas. Em função do sistema de construção e das cargas cíclicas a que estão sujeitos, os arames constituintes da estrutura do umbilical podem romper e provocar o colapso do condutor, comprometendo o escoamento da produção. A operação e manutenção de ativos no segmento de exploração de petróleo desenvolvem-se apoiada na manutenção preventiva pela análise periódica dos equipamentos e da manutenção corretiva, já que as técnicas preventivas são periódicas e não contínuas. Ainda, as técnicas preventivas, eficientes na sua essência, não localizam uma falha, por exemplo, uma perda de material por erosão ou fratura por fadiga. Logo, a atividade de manutenção não pode ser otimizada, consumindo mais tempo e recursos em inspeções invasivas, aumentando os períodos de indisponibilização de equipamentos. Há, desse modo, um risco à confiabilidade do próprio sistema de bombeamento e transferência dos produtos do poço petrolífero. A PETROBRAS possui em seu parque de exploração petrolífera equipamentos com vários anos de operação. Destes equipamentos, os umbilicais são componentes críticos para garantir a continuidade da produção. Uma técnica de monitoramento preditivo não destrutivo e não intrusivo pode ser empregada, também, para atender requisitos da PETROBRAS junto a ANP quanto à indisponibilização de seus equipamentos. Esta proposta de estudo e desenvolvimento do mecanismo de falha dos arames dos umbilicais com a técnica de Emissão Acústica, atrelada ao histórico de manutenção destes e. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Sérgio Luiz Henke - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante., Financiador(es): ANP/PETROBRAS - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Estudo e desenvolvimento de metodologia de avaliação de integridade para condutos metálicos de grande diâmetro de adução (de alta e baixa pressão) de usinas hidrelétricas., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de condutos de alta e baixa pressão das usinas hidrelétricas. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelos condutos utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em condutos; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Giuliano Breda de Souza - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante., Financiador(es): ANEEL/Light - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO ACÚSTICA PARA EQUIPAMENTOS DE POTÊNCIA (INSPEÇÃO DE VASOS DE PRESSÃO SEGUNDO A NR-13), Descrição: Projeto P&D ANEEL/COPEL. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Flávio Chiesa - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Rodrigo Paludo - Integrante / Vitoldo Swinka - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Cooperação / Companhia Paranaense de Energia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2008

    Aumento da Produtividade da Geração de Energia Elétrica Através do Monitoramento Teleassistido de Hidrogeradores, Descrição: Projeto FINEP/COPEL MONITORA. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Ary Cabral de Paula - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Companhia Paranaense de Energia - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2015 - Atual

    Avaliação da segurança mecânica de linhas de transporte com base no monitoramento dos carregamentos em dutos e movimentação de solos, Descrição: Desenvolver e implementar instrumentação (hardware) e programa (software) para compor um sistema que permita o monitoramento de dutos e análises de correlação de dados de movimentação do duto e do terreno no entorno, visando a elaboração de prognósticos condições críticas de operação. O desenvolvimento da tecnologia de monitoramento permitirá: 1) A adoção de critérios mais objetivos para a determinação dos riscos envolvidos em locais críticos ao longo de uma rede de dutos; 2) A transferência de dados de instrumentação para ponto de controle na empresa operadora, com a possibilidade de planejamento de intervenção; 3) A adaptação dessa metodologia para outras áreas críticas relacionadas com dutos, ou mesmo para outros tipos de obras civis. Específicos: * OE1 - Medição de deformações e cálculo de tensões em dutos; * OE2 - Desenvolvimento e implantação de sistema de monitoramento de operação; * OE3 - Correlação dos dados do monitoramento do terreno com a movimentação do duto; * OE4 - Desenvolvimento de uma metodologia robusta de transmissão de dados para uma central de monitoramento; * OE5 - Transferência de tecnologia replicável a outras áreas de interesse; * OE6 - Identificação de cenários de dano crítico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / João Carlos de Freitas - Integrante / Luiz Alkimin de Lacerda - Integrante / Leonardo Sirino - Integrante / Amanda Jarek - Integrante / Rodrigo Canestraro Quadros - Integrante.

  • 2014 - Atual

    NOVAS TÉCNICAS PARA EFICIENTIZAÇÃO E DIMINUIÇÃO DA EMISSÃO DE POLUENTES PARA USINAS TERMELÉTRICAS A GÁS EM CICLO-COMBINADO: ANÁLISE ESTRUTURAL UTILIZANDO A TÉCNICA DE EMISSÃO ACÚSTICA, Descrição: O monitoramento de sistema de produção e transporte de vapor quanto à integridade estrutural, em relação a carregamentos devido à operação e manutenção, será realizado através do acompanhamento de grandezas representativas do comportamento dos elementos estruturais e funcionais. O acompanhamento do fluxo de será realizado com o emprego de sensores de pressão, temperatura e vazão. A condição de carga da tubulação será monitorada através da instalação na tubulação de extensômetros de resistência elétrica, sensores de temperatura e sensores de emissão acústica. A integração do sistema será estabelecida através de um protocolo de comunicação adequado que permitirá o transporte dos sinais dos sensores até uma unidade de transmissão de sinais. Essa unidade enviará os sinais para uma estação repetidora e dessa para uma estação de operação do sistema de produção e transporte de vapor, através de um receptor se sinais. Os sinais dos sensores serão condicionados através de hardware e/ou software adequados para compatibilizá-los com o protocolo de comunicação empregado. Os sinais dos extensômetros e dos sensores de emissão acústica serão coletados e tratados através de módulos amplificadores de sinal. Assim amplificado o sinal será recebido por um módulo analógico/digital, que converterá o sinal analógico em um sinal digital compatível. Como primeiro protótipo será desenvolvido uma estação móvel de monitoramento. Essa estação fará o monitoramento de uma região de interesse para o projeto. Nessa região serão instalados extensômetros para a medição dos níveis de tensão mecânica atuais, e que, também, permitirão o acompanhamento da evolução destes níveis de tensão ao longo do tempo. Essa estação apresentará um coletor/processador de dados portátil desenvolvido com base em módulos de amplificação de sinal. Conversores adequados permitirão que um hardware portátil gerencie a aquisição e processamento de sinais. Todo o sistema será alimentado por baterias à prova de explosão. Um segundo protótipo a ser desenvolvido será uma estação local de monitoramento que manterá comunicação com uma central de recepção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Flávio Chiesa - Integrante / André Manzolli - Integrante / Gelson Luiz Carneiro - Integrante / Leonardo Meneghini Pires - Integrante / Paulo Cristiano Moro - Integrante / João Borba - Integrante / Leonardo Sirino - Integrante / Luis Gustavo Tomal Ribas - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Desenvolvimento de Dispositivo para Teste de Carga e Frenagem em Sistemas de Içamento, aplicando-se técnicas de análise de integridade estrutural dos Sistemas., Descrição: Desenvolvimento de um dispositivo mecânico transportável, o qual será utilizado para testes de carga não destrutivos em sistemas de içamento, como pórticos e pontes rolantes. O dispositivo será projetado para uma teste de carga não destrutivo de até 350 toneladas, auxiliado por um sistema operacional (célula de carga e software). Para a análise estrutural, será utilizada a técnica de emissão acústica a qual permite a localização de uma descontinuidade, quando estimulada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Luiz Alberto Jorge Procopiak - Integrante / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / João Nestor Stenzel - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Leonardo Meneghini Pires - Integrante / Claiton da Silva Mattos - Integrante., Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Aproveitamento da energia residual do canal de fuga de PCH, Descrição: Um aproveitamento hidrelétrico, ao canalizar água de um reservatório através de uma máquina hidráulica, direciona um volume de água através do canal de fuga novamente para o curso do rio, entregando essa água com alguma energia cinética residual, que poderia ser aproveitada. O desenvolvimento de um sistema de recuperação dessa energia consiste em sistemas mecânicos de conversão da energia cinética da água em energia mecânica. A diferença com os sistemas hidrocinéticos empregados em comunidades isoladas é que o canal de fuga de uma PCH apresenta condições de geometria, rugosidade e constância de vazão que permitem desenvolver um Nov sistema otimizado para essa conversão de energia. As alternativas, para gerar energia elétrica integrada à estrutura de uma PCH, aproveitando as instalações físicas e equipamentos ? controle, transformação e transmissão de energia ? seriam as fontes solar e eólica, que são dependentes de condições climáticas, geográficas e sazonais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Tiago Francesconi - Integrante / André Tonso Fabiani - Integrante / Claiton da Silva Matos - Integrante / Roberson Roberto Parizotto - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Estudo e desenvolvimento de avaliação de integridade de estrutura metálica envolvente e monitoramento de componente de hidrogeradores., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de componentes metálicos, envolventes, das máquinas geradoras do tipo kaplan. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições. - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelo envolvente utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em estruturas; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável. - Definir um procedimento adequado para a recuperação das regiões que apresentarem trincas, usado a tecnologia de soldagem do tipo Mig pulsado térmico e/ou sistema robotizado de deposição por plasma.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Alexander Preslhak - Integrante / André Ricardo Capra - Integrante., Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    ENSAIOS NOS ARAMES DOS RISERS DE PLATAFORMAS, Descrição: Hoje, um dos problemas para escoar a produção petrolífera está no tubo de subida, um umbilical flexível ?Riser?, pois, além de suportar as grandes pressões submarinas, também absorvem as oscilações das correntes marítimas. O umbilical flexível é constituído de várias camadas de aço intercaladas com polietileno. As camadas de aço proporcionam flexibilidade ao umbilical, enquanto que as camadas de polietileno proporcionam estanqueidade, proteção contra corrosão e evitam a abrasão das camadas metálicas. Em função do sistema de construção e das cargas cíclicas a que estão sujeitos, os arames constituintes da estrutura do umbilical podem romper e provocar o colapso do condutor, comprometendo o escoamento da produção. A operação e manutenção de ativos no segmento de exploração de petróleo desenvolvem-se apoiada na manutenção preventiva pela análise periódica dos equipamentos e da manutenção corretiva, já que as técnicas preventivas são periódicas e não contínuas. Ainda, as técnicas preventivas, eficientes na sua essência, não localizam uma falha, por exemplo, uma perda de material por erosão ou fratura por fadiga. Logo, a atividade de manutenção não pode ser otimizada, consumindo mais tempo e recursos em inspeções invasivas, aumentando os períodos de indisponibilização de equipamentos. Há, desse modo, um risco à confiabilidade do próprio sistema de bombeamento e transferência dos produtos do poço petrolífero. A PETROBRAS possui em seu parque de exploração petrolífera equipamentos com vários anos de operação. Destes equipamentos, os umbilicais são componentes críticos para garantir a continuidade da produção. Uma técnica de monitoramento preditivo não destrutivo e não intrusivo pode ser empregada, também, para atender requisitos da PETROBRAS junto a ANP quanto à indisponibilização de seus equipamentos. Esta proposta de estudo e desenvolvimento do mecanismo de falha dos arames dos umbilicais com a técnica de Emissão Acústica, atrelada ao histórico de manutenção destes e. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Sérgio Luiz Henke - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante., Financiador(es): ANP/PETROBRAS - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Estudo e desenvolvimento de metodologia de avaliação de integridade para condutos metálicos de grande diâmetro de adução (de alta e baixa pressão) de usinas hidrelétricas., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de condutos de alta e baixa pressão das usinas hidrelétricas. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelos condutos utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em condutos; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Giuliano Breda de Souza - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante., Financiador(es): ANEEL/Light - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO ACÚSTICA PARA EQUIPAMENTOS DE POTÊNCIA (INSPEÇÃO DE VASOS DE PRESSÃO SEGUNDO A NR-13), Descrição: Projeto P&D ANEEL/COPEL. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Flávio Chiesa - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Rodrigo Paludo - Integrante / Vitoldo Swinka - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Cooperação / Companhia Paranaense de Energia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2008

    Aumento da Produtividade da Geração de Energia Elétrica Através do Monitoramento Teleassistido de Hidrogeradores, Descrição: Projeto FINEP/COPEL MONITORA. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Ary Cabral de Paula - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Companhia Paranaense de Energia - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2015 - Atual

    Avaliação da segurança mecânica de linhas de transporte com base no monitoramento dos carregamentos em dutos e movimentação de solos, Descrição: Desenvolver e implementar instrumentação (hardware) e programa (software) para compor um sistema que permita o monitoramento de dutos e análises de correlação de dados de movimentação do duto e do terreno no entorno, visando a elaboração de prognósticos condições críticas de operação. O desenvolvimento da tecnologia de monitoramento permitirá: 1) A adoção de critérios mais objetivos para a determinação dos riscos envolvidos em locais críticos ao longo de uma rede de dutos; 2) A transferência de dados de instrumentação para ponto de controle na empresa operadora, com a possibilidade de planejamento de intervenção; 3) A adaptação dessa metodologia para outras áreas críticas relacionadas com dutos, ou mesmo para outros tipos de obras civis. Específicos: * OE1 - Medição de deformações e cálculo de tensões em dutos; * OE2 - Desenvolvimento e implantação de sistema de monitoramento de operação; * OE3 - Correlação dos dados do monitoramento do terreno com a movimentação do duto; * OE4 - Desenvolvimento de uma metodologia robusta de transmissão de dados para uma central de monitoramento; * OE5 - Transferência de tecnologia replicável a outras áreas de interesse; * OE6 - Identificação de cenários de dano crítico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / João Carlos de Freitas - Integrante / Luiz Alkimin de Lacerda - Integrante / Leonardo Sirino - Integrante / Amanda Jarek - Integrante / Rodrigo Canestraro Quadros - Integrante.

  • 2014 - Atual

    NOVAS TÉCNICAS PARA EFICIENTIZAÇÃO E DIMINUIÇÃO DA EMISSÃO DE POLUENTES PARA USINAS TERMELÉTRICAS A GÁS EM CICLO-COMBINADO: ANÁLISE ESTRUTURAL UTILIZANDO A TÉCNICA DE EMISSÃO ACÚSTICA, Descrição: O monitoramento de sistema de produção e transporte de vapor quanto à integridade estrutural, em relação a carregamentos devido à operação e manutenção, será realizado através do acompanhamento de grandezas representativas do comportamento dos elementos estruturais e funcionais. O acompanhamento do fluxo de será realizado com o emprego de sensores de pressão, temperatura e vazão. A condição de carga da tubulação será monitorada através da instalação na tubulação de extensômetros de resistência elétrica, sensores de temperatura e sensores de emissão acústica. A integração do sistema será estabelecida através de um protocolo de comunicação adequado que permitirá o transporte dos sinais dos sensores até uma unidade de transmissão de sinais. Essa unidade enviará os sinais para uma estação repetidora e dessa para uma estação de operação do sistema de produção e transporte de vapor, através de um receptor se sinais. Os sinais dos sensores serão condicionados através de hardware e/ou software adequados para compatibilizá-los com o protocolo de comunicação empregado. Os sinais dos extensômetros e dos sensores de emissão acústica serão coletados e tratados através de módulos amplificadores de sinal. Assim amplificado o sinal será recebido por um módulo analógico/digital, que converterá o sinal analógico em um sinal digital compatível. Como primeiro protótipo será desenvolvido uma estação móvel de monitoramento. Essa estação fará o monitoramento de uma região de interesse para o projeto. Nessa região serão instalados extensômetros para a medição dos níveis de tensão mecânica atuais, e que, também, permitirão o acompanhamento da evolução destes níveis de tensão ao longo do tempo. Essa estação apresentará um coletor/processador de dados portátil desenvolvido com base em módulos de amplificação de sinal. Conversores adequados permitirão que um hardware portátil gerencie a aquisição e processamento de sinais. Todo o sistema será alimentado por baterias à prova de explosão. Um segundo protótipo a ser desenvolvido será uma estação local de monitoramento que manterá comunicação com uma central de recepção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Flávio Chiesa - Integrante / André Manzolli - Integrante / Gelson Luiz Carneiro - Integrante / Leonardo Meneghini Pires - Integrante / Paulo Cristiano Moro - Integrante / João Borba - Integrante / Leonardo Sirino - Integrante / Luis Gustavo Tomal Ribas - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Aproveitamento da energia residual do canal de fuga de PCH, Descrição: Um aproveitamento hidrelétrico, ao canalizar água de um reservatório através de uma máquina hidráulica, direciona um volume de água através do canal de fuga novamente para o curso do rio, entregando essa água com alguma energia cinética residual, que poderia ser aproveitada. O desenvolvimento de um sistema de recuperação dessa energia consiste em sistemas mecânicos de conversão da energia cinética da água em energia mecânica. A diferença com os sistemas hidrocinéticos empregados em comunidades isoladas é que o canal de fuga de uma PCH apresenta condições de geometria, rugosidade e constância de vazão que permitem desenvolver um Nov sistema otimizado para essa conversão de energia. As alternativas, para gerar energia elétrica integrada à estrutura de uma PCH, aproveitando as instalações físicas e equipamentos ? controle, transformação e transmissão de energia ? seriam as fontes solar e eólica, que são dependentes de condições climáticas, geográficas e sazonais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Tiago Francesconi - Integrante / André Tonso Fabiani - Integrante / Claiton da Silva Matos - Integrante / Roberson Roberto Parizotto - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Desenvolvimento de Dispositivo para Teste de Carga e Frenagem em Sistemas de Içamento, aplicando-se técnicas de análise de integridade estrutural dos Sistemas., Descrição: Desenvolvimento de um dispositivo mecânico transportável, o qual será utilizado para testes de carga não destrutivos em sistemas de içamento, como pórticos e pontes rolantes. O dispositivo será projetado para uma teste de carga não destrutivo de até 350 toneladas, auxiliado por um sistema operacional (célula de carga e software). Para a análise estrutural, será utilizada a técnica de emissão acústica a qual permite a localização de uma descontinuidade, quando estimulada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Luiz Alberto Jorge Procopiak - Integrante / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / João Nestor Stenzel - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Leonardo Meneghini Pires - Integrante / Claiton da Silva Mattos - Integrante., Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Estudo e desenvolvimento de avaliação de integridade de estrutura metálica envolvente e monitoramento de componente de hidrogeradores., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de componentes metálicos, envolventes, das máquinas geradoras do tipo kaplan. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições. - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelo envolvente utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em estruturas; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável. - Definir um procedimento adequado para a recuperação das regiões que apresentarem trincas, usado a tecnologia de soldagem do tipo Mig pulsado térmico e/ou sistema robotizado de deposição por plasma.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Alexander Preslhak - Integrante / André Ricardo Capra - Integrante., Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    ENSAIOS NOS ARAMES DOS RISERS DE PLATAFORMAS, Descrição: Hoje, um dos problemas para escoar a produção petrolífera está no tubo de subida, um umbilical flexível ?Riser?, pois, além de suportar as grandes pressões submarinas, também absorvem as oscilações das correntes marítimas. O umbilical flexível é constituído de várias camadas de aço intercaladas com polietileno. As camadas de aço proporcionam flexibilidade ao umbilical, enquanto que as camadas de polietileno proporcionam estanqueidade, proteção contra corrosão e evitam a abrasão das camadas metálicas. Em função do sistema de construção e das cargas cíclicas a que estão sujeitos, os arames constituintes da estrutura do umbilical podem romper e provocar o colapso do condutor, comprometendo o escoamento da produção. A operação e manutenção de ativos no segmento de exploração de petróleo desenvolvem-se apoiada na manutenção preventiva pela análise periódica dos equipamentos e da manutenção corretiva, já que as técnicas preventivas são periódicas e não contínuas. Ainda, as técnicas preventivas, eficientes na sua essência, não localizam uma falha, por exemplo, uma perda de material por erosão ou fratura por fadiga. Logo, a atividade de manutenção não pode ser otimizada, consumindo mais tempo e recursos em inspeções invasivas, aumentando os períodos de indisponibilização de equipamentos. Há, desse modo, um risco à confiabilidade do próprio sistema de bombeamento e transferência dos produtos do poço petrolífero. A PETROBRAS possui em seu parque de exploração petrolífera equipamentos com vários anos de operação. Destes equipamentos, os umbilicais são componentes críticos para garantir a continuidade da produção. Uma técnica de monitoramento preditivo não destrutivo e não intrusivo pode ser empregada, também, para atender requisitos da PETROBRAS junto a ANP quanto à indisponibilização de seus equipamentos. Esta proposta de estudo e desenvolvimento do mecanismo de falha dos arames dos umbilicais com a técnica de Emissão Acústica, atrelada ao histórico de manutenção destes e. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Sérgio Luiz Henke - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante., Financiador(es): ANP/PETROBRAS - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Estudo e desenvolvimento de metodologia de avaliação de integridade para condutos metálicos de grande diâmetro de adução (de alta e baixa pressão) de usinas hidrelétricas., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de condutos de alta e baixa pressão das usinas hidrelétricas. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelos condutos utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em condutos; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Giuliano Breda de Souza - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante., Financiador(es): ANEEL/Light - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO ACÚSTICA PARA EQUIPAMENTOS DE POTÊNCIA (INSPEÇÃO DE VASOS DE PRESSÃO SEGUNDO A NR-13), Descrição: Projeto P&D ANEEL/COPEL. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Flávio Chiesa - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Rodrigo Paludo - Integrante / Vitoldo Swinka - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Cooperação / Companhia Paranaense de Energia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2008

    Aumento da Produtividade da Geração de Energia Elétrica Através do Monitoramento Teleassistido de Hidrogeradores, Descrição: Projeto FINEP/COPEL MONITORA. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Ary Cabral de Paula - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Companhia Paranaense de Energia - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2015 - 2016

    Avaliação da segurança mecânica de linhas de transporte com base no monitoramento dos carregamentos em dutos e movimentação de solos, Descrição: Desenvolver e implementar instrumentação (hardware) e programa (software) para compor um sistema que permita o monitoramento de dutos e análises de correlação de dados de movimentação do duto e do terreno no entorno, visando a elaboração de prognósticos condições críticas de operação. O desenvolvimento da tecnologia de monitoramento permitirá: 1) A adoção de critérios mais objetivos para a determinação dos riscos envolvidos em locais críticos ao longo de uma rede de dutos; 2) A transferência de dados de instrumentação para ponto de controle na empresa operadora, com a possibilidade de planejamento de intervenção; 3) A adaptação dessa metodologia para outras áreas críticas relacionadas com dutos, ou mesmo para outros tipos de obras civis. Específicos: * OE1 - Medição de deformações e cálculo de tensões em dutos; * OE2 - Desenvolvimento e implantação de sistema de monitoramento de operação; * OE3 - Correlação dos dados do monitoramento do terreno com a movimentação do duto; * OE4 - Desenvolvimento de uma metodologia robusta de transmissão de dados para uma central de monitoramento; * OE5 - Transferência de tecnologia replicável a outras áreas de interesse; * OE6 - Identificação de cenários de dano crítico.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / João Carlos de Freitas - Integrante / Luiz Alkimin de Lacerda - Integrante / Leonardo Sirino - Integrante / Amanda Jarek - Integrante / Rodrigo Canestraro Quadros - Integrante.

  • 2014 - Atual

    NOVAS TÉCNICAS PARA EFICIENTIZAÇÃO E DIMINUIÇÃO DA EMISSÃO DE POLUENTES PARA USINAS TERMELÉTRICAS A GÁS EM CICLO-COMBINADO: ANÁLISE ESTRUTURAL UTILIZANDO A TÉCNICA DE EMISSÃO ACÚSTICA, Descrição: O monitoramento de sistema de produção e transporte de vapor quanto à integridade estrutural, em relação a carregamentos devido à operação e manutenção, será realizado através do acompanhamento de grandezas representativas do comportamento dos elementos estruturais e funcionais. O acompanhamento do fluxo de será realizado com o emprego de sensores de pressão, temperatura e vazão. A condição de carga da tubulação será monitorada através da instalação na tubulação de extensômetros de resistência elétrica, sensores de temperatura e sensores de emissão acústica. A integração do sistema será estabelecida através de um protocolo de comunicação adequado que permitirá o transporte dos sinais dos sensores até uma unidade de transmissão de sinais. Essa unidade enviará os sinais para uma estação repetidora e dessa para uma estação de operação do sistema de produção e transporte de vapor, através de um receptor se sinais. Os sinais dos sensores serão condicionados através de hardware e/ou software adequados para compatibilizá-los com o protocolo de comunicação empregado. Os sinais dos extensômetros e dos sensores de emissão acústica serão coletados e tratados através de módulos amplificadores de sinal. Assim amplificado o sinal será recebido por um módulo analógico/digital, que converterá o sinal analógico em um sinal digital compatível. Como primeiro protótipo será desenvolvido uma estação móvel de monitoramento. Essa estação fará o monitoramento de uma região de interesse para o projeto. Nessa região serão instalados extensômetros para a medição dos níveis de tensão mecânica atuais, e que, também, permitirão o acompanhamento da evolução destes níveis de tensão ao longo do tempo. Essa estação apresentará um coletor/processador de dados portátil desenvolvido com base em módulos de amplificação de sinal. Conversores adequados permitirão que um hardware portátil gerencie a aquisição e processamento de sinais. Todo o sistema será alimentado por baterias à prova de explosão. Um segundo protótipo a ser desenvolvido será uma estação local de monitoramento que manterá comunicação com uma central de recepção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2010 - 2012

    Estudo e desenvolvimento de avaliação de integridade de estrutura metálica envolvente e monitoramento de componente de hidrogeradores., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de componentes metálicos, envolventes, das máquinas geradoras do tipo kaplan. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições. - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelo envolvente utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em estruturas; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável. - Definir um procedimento adequado para a recuperação das regiões que apresentarem trincas, usado a tecnologia de soldagem do tipo Mig pulsado térmico e/ou sistema robotizado de deposição por plasma.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Alexander Preslhak - Integrante / André Ricardo Capra - Integrante.Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Desenvolvimento de Dispositivo para Teste de Carga e Frenagem em Sistemas de Içamento, aplicando-se técnicas de análise de integridade estrutural dos Sistemas., Descrição: Desenvolvimento de um dispositivo mecânico transportável, o qual será utilizado para testes de carga não destrutivos em sistemas de içamento, como pórticos e pontes rolantes. O dispositivo será projetado para uma teste de carga não destrutivo de até 350 toneladas, auxiliado por um sistema operacional (célula de carga e software). Para a análise estrutural, será utilizada a técnica de emissão acústica a qual permite a localização de uma descontinuidade, quando estimulada.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Luiz Alberto Jorge Procopiak - Integrante / Denis Alexandre Lehner Kulevicz - Integrante / João Nestor Stenzel - Integrante / Luciano Fedalto - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Leonardo Meneghini Pires - Integrante / Claiton da Silva Mattos - Integrante.Financiador(es): AES Tietê/ANEEL - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Aproveitamento da energia residual do canal de fuga de PCH, Descrição: Um aproveitamento hidrelétrico, ao canalizar água de um reservatório através de uma máquina hidráulica, direciona um volume de água através do canal de fuga novamente para o curso do rio, entregando essa água com alguma energia cinética residual, que poderia ser aproveitada. O desenvolvimento de um sistema de recuperação dessa energia consiste em sistemas mecânicos de conversão da energia cinética da água em energia mecânica. A diferença com os sistemas hidrocinéticos empregados em comunidades isoladas é que o canal de fuga de uma PCH apresenta condições de geometria, rugosidade e constância de vazão que permitem desenvolver um Nov sistema otimizado para essa conversão de energia. As alternativas, para gerar energia elétrica integrada à estrutura de uma PCH, aproveitando as instalações físicas e equipamentos ? controle, transformação e transmissão de energia ? seriam as fontes solar e eólica, que são dependentes de condições climáticas, geográficas e sazonais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Tiago Francesconi - Integrante / André Tonso Fabiani - Integrante / Claiton da Silva Matos - Integrante / Roberson Roberto Parizotto - Integrante.Financiador(es): Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    ENSAIOS NOS ARAMES DOS RISERS DE PLATAFORMAS, Descrição: Hoje, um dos problemas para escoar a produção petrolífera está no tubo de subida, um umbilical flexível ?Riser?, pois, além de suportar as grandes pressões submarinas, também absorvem as oscilações das correntes marítimas. O umbilical flexível é constituído de várias camadas de aço intercaladas com polietileno. As camadas de aço proporcionam flexibilidade ao umbilical, enquanto que as camadas de polietileno proporcionam estanqueidade, proteção contra corrosão e evitam a abrasão das camadas metálicas. Em função do sistema de construção e das cargas cíclicas a que estão sujeitos, os arames constituintes da estrutura do umbilical podem romper e provocar o colapso do condutor, comprometendo o escoamento da produção. A operação e manutenção de ativos no segmento de exploração de petróleo desenvolvem-se apoiada na manutenção preventiva pela análise periódica dos equipamentos e da manutenção corretiva, já que as técnicas preventivas são periódicas e não contínuas. Ainda, as técnicas preventivas, eficientes na sua essência, não localizam uma falha, por exemplo, uma perda de material por erosão ou fratura por fadiga. Logo, a atividade de manutenção não pode ser otimizada, consumindo mais tempo e recursos em inspeções invasivas, aumentando os períodos de indisponibilização de equipamentos. Há, desse modo, um risco à confiabilidade do próprio sistema de bombeamento e transferência dos produtos do poço petrolífero. A PETROBRAS possui em seu parque de exploração petrolífera equipamentos com vários anos de operação. Destes equipamentos, os umbilicais são componentes críticos para garantir a continuidade da produção. Uma técnica de monitoramento preditivo não destrutivo e não intrusivo pode ser empregada, também, para atender requisitos da PETROBRAS junto a ANP quanto à indisponibilização de seus equipamentos. Esta proposta de estudo e desenvolvimento do mecanismo de falha dos arames dos umbilicais com a técnica de Emissão Acústica, atrelada ao histórico de manutenção destes e. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Sérgio Luiz Henke - Integrante / Paulo Roberto Chiquito - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante.Financiador(es): ANP/PETROBRAS - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Estudo e desenvolvimento de metodologia de avaliação de integridade para condutos metálicos de grande diâmetro de adução (de alta e baixa pressão) de usinas hidrelétricas., Descrição: Desenvolver metodologia e sistema de medição para realizar avaliação do estado de preservação de condutos de alta e baixa pressão das usinas hidrelétricas. O desenvolvimento da metodologia de medição será possível através do cumprimento das seguintes metas: - Aplicar as tecnologias e instrumentos disponíveis para desenvolver um sistema de medições - Efetuar medições com instrumentação manual através da técnica por ultra-som. - Avaliar os resultados do sistema de medição manual. - Efetuar a análise da segurança das estruturas formada pelos condutos utilizando as normas API RP 579. - Desenvolver, aplicar e adequar a técnica de emissão acústica dos níveis de ocorrência de erosão, corrosão, vazamento e falhas mecânicas em condutos; - Através da análise de erros do processo identificar a precisão esperada; - Definir um procedimento de ensaio para se empregar a técnica de emissão acústica adequado para instrumentação, que torne o trabalho de campo mais simples e confiável.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2007 - 2009

    ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO ACÚSTICA PARA EQUIPAMENTOS DE POTÊNCIA (INSPEÇÃO DE VASOS DE PRESSÃO SEGUNDO A NR-13), Descrição: Projeto P&D ANEEL/COPEL. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlo Giuseppe Filippin - Coordenador / Borys Wicktor Dagostim Horbatiuk - Integrante / Nestor Carlos de Moura - Integrante / Flávio Chiesa - Integrante / Glauco Domingues de Mello - Integrante / Gustavo Borges Tiboni - Integrante / Rodrigo Paludo - Integrante / Vitoldo Swinka - Integrante.Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Cooperação / Companhia Paranaense de Energia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2008

    Aumento da Produtividade da Geração de Energia Elétrica Através do Monitoramento Teleassistido de Hidrogeradores, Descrição: Projeto FINEP/COPEL MONITORA. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Nome de Turma, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 2º Semestre de 2017.

2018

Patrono de Turma, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 1º Semestre de 2018.

2017

Professor Homenageado, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 1º Semestre 2017.

2015

Nome de Turma, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 1º Semestre 2014.

2015

Patrono de Turma, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 2º Semestre 2015.

2013

Paraninfo da Turma, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 2º Semestre.

2012

Paraninfo de Turma, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 2º Semestre.

2010

Professor Homenageado, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 1º Semestre.

2009

Patrono de Turma, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 1º Semestre.

2008

Professor Homenageado, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR.

2007

Professor Homenageado, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 1º Semestre.

2007

Paraninfo de Turma, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 2º Semestre.

2005

Paraninfo de Turma, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 2º Semestre.

2005

Membro Senior, ABCM.

2004

Nome de Turma, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 2º Semestre.

2004

Professor Homenageado, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 1º Semestre.

2003

Professor Homenageado, Turma de Engenharia Mecânica da UTP.

2001

Nome de Turma, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 1º Semestre.

2001

Nome de Turma, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 2º Semestre.

2000

Patrono de Turma, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 2º Semestre.

2000

Paraninfo de Turma, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 1º Semestre.

1999

Nome de Turma, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 2º Semestre.

1999

Professor Homenageado, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 1º Semestre.

1998

Professor Homenageado, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 1º Semestre.

1998

Professor Homenageado, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 2º Semestre.

1997

Professor Homenageado, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 1º Semestre.

1997

Patrono de Turma, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR 2º Semestre.

1996

Patrono de Turma, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR.

1995

Patrono de Turma, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR.

1994

Professor Homenageado, Turma de Engenharia Mecânica da UFPR.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto de Tecnologia Para o Desenvolvimento, Departamento de Mecânica e Emissões - DPME. , Rua Prefeito Lothário Meissner, 01, Jardim Botânico, 80210-170 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33616289, Fax: (41) 33667373, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Institutos Lactec

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 1990 - 1990

    Kvaerner Pulping Ltda

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico Júnior, Carga horária: 40

  • 1989 - 1989

    Kvaerner Pulping Ltda

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Mecânica, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/1989 - 12/1989

      Estágios , Kvaerner Pulping Ltda, .,Estágio realizado, Estágio em projeto de tubulações.

  • 1999 - Atual

    Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 40

    Atividades

    • 05/2011

      Direção e administração, Divisão de Sistemas Mecânicos, .,Cargo ou função, Gerente de Divisão.

    • 04/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Mecânica e Emissões - DPME, Unidade de Tecnologia em Mecânica - UTMC.,Linhas de pesquisa

    • 04/1999

      Treinamentos ministrados , Amec, Utmc.,Treinamentos ministrados, Mancais, Lubrificação, Soldagem

    • 03/1999

      Serviços técnicos especializados , Amec, Utmc.,Serviço realizado, Recuperação de erosão por cavitação em turbina hidráulica.

  • 1993 - Atual

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 20

    Atividades

    • 06/1993

      Ensino, Engenharia Mecanica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Graduação, Elementos de Máquinas I, Elementos de Máquinas II, Integração I, Sistemas de Medição, Transmissões Automotivas

  • 1994 - 1999

    Companhia Paranaense de Energia

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

    Atividades

    • 09/1994 - 03/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Lac, Cnme.,Linhas de pesquisa

  • 2000 - 2005

    Universidade Tuiuti do Paraná

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 4

    Atividades

    • 08/2000 - 02/2005

      Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elementos de Máquinas A, Elementos de Máquinas B, Projeto de Graduação, Sistemas Mecânicos Automotivos, Tópicos em Engenharia Automotiva

  • 1988 - 1989

    Iguaçú Celulose E Papel S A

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Mecânica, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/1988 - 07/1989

      Estágios , Iguaçu Celulose e Papel S A, .,Estágio realizado, Estágio em Projeto de sistemas produtivos na indústria papeleira.

  • 1987 - 1988

    Berthoud

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Mecânica, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/1987 - 01/1988

      Estágios , Berthoud, .,Estágio realizado, Estágio em Projeto Mecânico.