Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires

Max Maranhão Piorsky Aires é Professor Adjunto de Antropologia na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do curso de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UECE). Realizou pós-doutorado em Antropologia com pesquisa supervisionada pelo Dr. Miguel Bartolomé, no Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), em Oaxaca, México (2010-2011), onde atuou como pesquisador convidado. Publicou nos seguintes periódicos: Tellus; Noticias de Antropologia y Arqueologia; Journal of Latin American and Caribbean Anthropology; Antípoda - Revista de Antropología y Arqueología, dentre outros. Possui como interesses de pesquisa o estudo das relações intereétnicas em temas relacionado. É sócio efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA); coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade (GEPE-UECE); atua como pesquisador da RED INTERINDI. Una red de investigadores acerca del indigenismo interamericano e RAMA - Rede de Antropologia e mEIO .

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2001 - 2005

Universidade Federal do Ceará
Título: As Escolas Diferenciadas dos Índios Tapebas
Maria de Lourdes Peixoto Brandão. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.

Graduação em Ciências Sociais

1990 - 1995

Universidade Federal do Ceará
Título: O Reaparecimento dos Tapebas
Orientador: Isabelle Braz Peixoto da Silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2010 - 2011

Pós-Doutorado. , Instituto Nacional de Antropologia e Historia, INAH, México. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica/Especialidade: Antropologia da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Coordenação do Seminário Antropologia da Educação: ensino, pesquisa e políticas públicas. 2014. (Outro).

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Seminário - Antropologia da Educação: Ensino, Pesquisa e Políticas Públicas. 2014. (Outro).

AIRES, Max Maranhão Piorsky . GT 10: Povos e comunidades tradicionais: mobilizações e políticas públicas. 2014. (Outro).

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Coordenação do Curso Reconfiguração Estatal e Mobilizações Indígenas na América Latina, ministrado pelos Dr. Miguel Bartolomé e Dra. Alicia Barabas, do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), México.. 2011. (Outro).

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Coordenação do III Seminário do Laboratório de Movimentos Étnicos (LEME) e III Mostra Leme de Fotografias e Filmes Etnográficos - Mobilizações Étnicas, Políticas Públicas e o Reconhecimento de Direitos Culturalmente Diferenciados num Mundo Globalizado. Promoção: Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade. Universidade Estadual do Ceará. Financiamento: CAPES-PROAP.. 2010. (Congresso).

AIRES, Max Maranhão Piorsky . GT ANTROPOLOGIA E POLITICAS PUBLICAS:PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO E IMPACTOS SOBRE AS POPULAÇOES LOCAIS. 2009. (Congresso).

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Coordenação do Curso O Trabalho do Antropólogo em Situação de Perícia, ministrado por José Augusto Laranjeiras Sampaio. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade. Universidade Estadual do Ceará.. 2008. (Outro).

AIRES, Max Maranhão Piorsky . II Semana Acadêmica de Ciências Sociais - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 2005. (Congresso).

AIRES, Max Maranhão Piorsky . III Ciclo de Estudos e Debates do Grupo de Pesquisa Cultura, Relações de Gênero e Memória - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 2005. (Congresso).

AIRES, Max Maranhão Piorsky . II Ciclo de Estudos e Debates do Grupo de Pesquisa Cultura, Relações de Gênero e Memória - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

29ª Reunião Brasileira de Antropologia - RBA.Mesa-redonda: Antropologia, Etnografia e Educação: debates em torno de categorias e experiências. 2014. (Outra).

II Ciclo de Debates nas Ciências Sociais.Participação na Mesa Redonda: Sociólogos na Saúde e Perícia Antropológica. 2014. (Seminário).

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO E GRUPO DE ESTUDOS EM RELAÇÕES INTERÉTNICAS (LAGERI.?Escrita e política dos textos etnográficos: etnografia aplicada no México e o destino dos povos indígenas?. 2014. (Seminário).

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO E GRUPO DE ESTUDOS EM RELAÇÕES INTERÉTNICAS (LAGERI).Mesa-redonda da 2ª Sessão: Estilos de Etnologia ? Colômbia, Argentina, Bolívia e Brasil. 2014. (Seminário).

V Encontro de Ciências Sociais do Ceará - ENCISO.Estado e mobilizações de povos e comunidades tradicionais no Ceará. 2014. (Encontro).

V ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO ESTADO DO CEARÁ.Coordenador do GT 10 - POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: MOBILIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS. 2014. (Encontro).

25 Anos de Ciências Sociais da UECE. Política, Cultura e Sociedade.Mesa Redonda: Articulando o MAPPS e a Graduação em Ciências Sociais. 2013. (Seminário).

IV Reunião Equatorial de Antropologia. Fórum Estilos de Antropologia com Povos Indígenas. Coordenação: Max Maranhão Piorsky Aires; Stephen Graint Baines. 2013. (Congresso).

IV Reunião Equatorial de Antropologia/ XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste.Expositor da Mesa Redonda: Antropologia e/da Educação: Olhares Cruzados. 2013. (Outra).

IV Reunião Equatorial de Antropologia/ XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste.Conferência: "La etnografia de los pueblos originarios de la cultura de México. 2013. (Outra).

IV Seminário Estado, Sociedade e Políticas Públicas: Reflexões socioantropológicas sobre mobilizações e e ações governamentis.Mesa Redonda: De que modo a Antropologia pode contribuir para a a análise de Políticas Pública. 2013. (Seminário).

Seminários de Antropologia na Graduação.Seminários de Antropologia na Graduação - Funcionalismo Britânico. 2012. (Seminário).

Terceiro Congresso Latino-Americano de Antropologia. Terceiro Congresso Latino-Americano de Antropologia. 2012. (Congresso).

XVII Semana Universitária da UECE.Relações e Conflitos em torno da produção da juventude indígena numa Escol em Caucaia-CE, Brasil. 2012. (Outra).

III Seminário Leme & III Mostra Leme.Fórum de Regularização Fundiária no Ceará. 2010. (Seminário).

Conferência Regional de Educação Escolar Indígena Nordeste II.Conferência Regional de Educação Escolar Indígena Nordeste II. 2009. (Outra).

Delegado representando à Universidade Estadual do Ceará na I Conferência Regional de Educação Escolar Indígena - Nordeste II (CE, PB e PE).. 2009. (Outra).

II Reunião Equatorial de Antropologia (REA) e a XI Reunião de Antropólogos Norte e Nordeste. membro da Comissão Científica. 2009. (Congresso).

II SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS DE MOVIMENTOS ETNICOS E II MOSTRA DE FOTOGRAFIA E FILME ETNICO LEME.POLITICAS PÚBLICAS PARA OS POVOS INDÍGENAS:DILEMAS E PERSPECTIVAS. 2009. (Seminário).

II SEMINARIO DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS DE MOVOMIMENTOS ETNICOS E II MOSTRA DE FOTOGRAFIA E FILME ETNOGRÁFICO.NOTAS RELATIVAS A UMA EXPERIÊNCIA DE "ASSESSORIA ANTROPOLÓGICA" AOS POVOS INDÍGENAS:O CASO DA LICENCIATURA INDÍGENA DA UECE. 2009. (Seminário).

VIII REUNION DE ANTROPOLOGIA DEL MERCOSUL.EDUCAÇÃO E MEMÓRIA INDÍGENA. 2009. (Encontro).

VIII SEMANA PAULO FREIRE NO MUSEU DO CEARA.EDUCAÇÃO E MEMORIA INDÍGENA EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS. 2009. (Seminário).

Encontro Preparatório Regional para a I conferência Regional de Educação Escolar Indígena.Encontro Preparatório Regional para a I conferência Regional de Educação Escolar Indígena. 2008. (Outra).

Reunião do projeto: De uma ação educativa e de sensibilização sobre os direitos dos índios do estado do Ceará ao desenvolvimento do respeito dos direitos humanos no Brasil.Reunião do projeto: De uma ação educativa e de sensibilização sobre os direitos dos índios do estado do Ceará ao desenvolvimento do respeito dos direitos humanos no Brasil. 2008. (Outra).

Diversidade étnico-racial: proposta pedagógica e estratégia de atuação.Professor colaborador no Projeto de Extensão: Diversidade étnico-racial: proposta pedagógica e estratégia de atuação, coordenado pela professora Francy Rodrigues da Guia Nyamien.. 2005. (Outra).

III Ciclo de Estudos e Debates - Cultura, Relações de Gênero e Memória.Comissão Científica. 2005. (Seminário).

. Membro da Comissão de Extensão do Centro de Ciências Humanas e Sociais. 2004. (Congresso).

.Infância indígena no Brasil e processos educativos: o que dizem as pesquisas sobre as crianças indígenas?. 2004. (Seminário).

.Membro da Comissão de Trabalho em Educação Indígena da Unioeste. 2004. (Outra).

CIências Sociais e Educação: práticas de ensino em debate.Diversidade étnico racial nas escolas: antropologia para professores de Sociologia no Ensino Médio. 2004. (Encontro).

II Ciclo de Estudos e Debates do Grupo de Pesquisa Cultura, Relações de Gênero e Memória.Cultura e Diferença: a problemática da educação escolar indígena. 2004. (Seminário).

II Ciclo de Estudos e Debates do Grupo de Pesquisa Cultura, Relações de Gênero e Memória.Formação de Professores Indígenas no Paraná: um mapeamento das experiências recentes. 2004. (Seminário).

II Semana Acadêmica.Coordenador da Mesa redonda: Cultura Nacional. 2004. (Encontro).

Racismo no Brasil.Negro índio tapeba: um estudo das narrativas de crianças sobre o negro e o índio. 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rosileuda Pontes de Aguiar

João Tadeu de AndradePIORSKY AIRES, Max Maranhão. JOVENS DA UNIAO DO VEGETAL, Práticas ritualísticas e a vida comunitária no convívio com as drogas.. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Daysiane Gomes David

Lopes, Emmanuel;Gustava Bezerril CavalcantiPIORSKY AIRES, Max Maranhão. Uma educação antirracista e a sociologia com isso? Documentos oficiais de implementação da lei 10.639/03 e de orientação ao ensino de Sociologia no Ceará. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciencias Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: George Arruda de Albuquerque

PIORSKY AIRES, Max MaranhãoABRANTES, C. S. A.; Oliveira, David Narbosa de. Formação de uma burocracia indigenista: Representações e processos na Escolarização da Educação Indígena no Ceará(1995-2002). 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: André Barbosa de Oliveira

Isabelle BrazPIORSKY AIRES, Max MaranhãoCarlos Kleber Saraiva Sousa. A Afirmação da identidade Pitaguary através da Escola Diferenciada. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Danilo Barroso Celedonio

Bernadete de Lourdes Ramos BeserraSylvio CostaAIRES, Max Maranhão Piorsky; LAVERGNE, Rémi Fernand. A cultura da produção científica na periferia: efeitos da avaliação CAPES em Programa de Pós-Graduação em Educação do Nordeste. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Juliana Lustosa Jucá

AIRES, Max Maranhão PiorskyStephen Graint BainesBernadete de Lourdes Ramos Beserra. "Nós Temos que assumir que somos índios e quebrar esse preconceito": estudantes Tapeba e o reconhecimento da identidade indígena. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Antônio José Morais de Lima

AIRES, Max Maranhão Piorsky; Sandra Maria de Mesquisa Soares; GOSSELIN, Anne-Sophie.. Estado, Políticas Educacionais e Povos Indígenas: O MULTICULTURALISMO NEOLIBERAL E A ESCOLA PARA OS ÍNDIOS NO CEARÁ (1995-2002). 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Jessika Danielle dos Santos Perreira

OLIVEIRA, Amurabi Pereira;AIRES, Max Maranhão PiorskyEvaldo Mendes da Silva. A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA ENTRE OS WASSU-COCAL. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Diego de Jesus Vieira Ferreira

Bernadete de Lourdes Ramos BeserraAlexandre Fleming Camara ValeAIRES, Max Maranhão Piorsky. Artesão da Pele: aprendendo a ser tatuador. 2012. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Cícero Valdiêr Pereira

Francisco Ari Pereira;AIRES, Max Maranhão Piorsky. Política de Acesso e Permanência para Estudantes Indígenas na Universidade: avaliação da política de cotas da Universidade Federal de Tocantins (UFT). 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Silvia Barbosa Correia

Alcides Fernando GussiIsabelle BrazAIRES, Max Maranhão Piorsky. Avaliação da Implementação da Política de Educação Escolar Indígena no Território Tapeba. 2011. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Silvia Barbosa Correia

AIRES, Max Maranhão PiorskyAlcides Fernando GussiRODRIGUES, Lea Carvalho. Educação Escolar Indígena: avaliação dos efeitos da política na afirmação da identidade indígena Tapeba em Caucaia-CE. 2010. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Luzete Góes Ferreira

AIRES, Max Maranhão Piorsky; Maria Celeste Magalhães Cordeiro;BARBALHO. Avaliação do Programa Luz para Melhor Viver: uma experiência de proteção social no município de Macapá. 2010. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Silvério dos Santos Soares

RODRIGUES, Lea Carvalho; Maria Neyara de Oliveira Araújo;AIRES, Max Maranhão Piorsky. Timor Leste: identidades étnicas no processo de formação da nação.. 2008. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Sebastião Lopes Araújo

Francisco Horácio da Silva Frota; Maria Helena da Silva Frota;AIRES, Max Maranhão Piorsky. A Metodologia da capacitação mássica como instrumento de inclusão social: Um Estudo de caso. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Flávia Alves de Sousa

AIRES, Max Maranhão PiorskySylvio Costa; Homero Lima. As crianças e suas relações com a "escola diferenciada" dos Pitaguary. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Eloi dos Santos Magalhaes

Isabelle BrazIsmael PordeusAIRES, Max Maranhão Piorsky. Akleia! Aldeia! A Formação histórica do grupo indígena Pitaguary e o ritual do toré. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ronald de Figueiredo e Albuquerque

Sonia Pereira Barreto;Bernadete de Lourdes Ramos BeserraGeovani Jacó de FreitasCesar BarreiraAIRES, Max Maranhão Piorsky. A Igreja Católica no Processo de Formação da Classe Trabalhadora. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Marcos Vinicius Pereira Oliveira

RODRIGUES, Lea CarvalhoIsabelle BrazAntônio Jeovah de Andrade MeirelesAIRES, Max Maranhão Piorsky; SILVA, V. R. R.. NOVA ALGODÕES: ENTRE O VIVIDO E O PROJETADO: ARTICULAÇÃO POLÍTICA DOS ATINGIDOS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM ALGODÕES I, EM COCAL, NO PIAUÍ. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Éden dos Santos Barbosa

João Tadeu de AndradeAIRES, Max Maranhão Piorsky; VASCONCELOS, José Gerardo. DO TERREIRO AO MAR - FESTA DE IEMANJÁ EM FORTALEZA EM PERFORMANCE, HIBRIDISMOS E LEGITIMAÇÃO CULTURAL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Filipe Pinheiro Rodrigues

AIRES, Max Maranhão Piorsky; GOSSELIN, Anne-Sophie.;RODRIGUES, Lea CarvalhoABRANTES, C. S. A.. ENTRE INCLUSÃO E DIFERENCIAÇÃO: A produção da política pública para a Educação Escolar Quilombola no Ceará. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Luciane Ângelo de Souza

AIRES, Max Maranhão Piorsky; RODRIGUES, Kadma; GOSSELIN, Anne-Sophie.. O caso dos Mestres da Cultura Tremembé. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Rosileuda Pontes de Aguiar

João Tadeu de AndradeAIRES, Max Maranhão Piorsky; QUINDERÉ, Paulo Henrique Dias. JOVENS DA UNIÃO DO VEGETAL NO CEARÁ: O papel das práticas ritualísticas e vida comunitária no convívio com as drogas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Rafael Bruno Pereira Domingos

Alcides Fernando GussiBernadete de Lourdes Ramos BeserraAIRES, Max Maranhão Piorsky. FORMAÇÕES DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ETNOGRAFIA E PRÁTICAS NA ESCOLA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Danilo Barroso Celedonio

Bernadete de Lourdes Ramos BeserraSylvio CostaAIRES, Max Maranhão Piorsky. Universidade, Política e Prestígio: a dinâmica da produção intelectual do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ellen Garcia da Silveira

AIRES, Max Maranhão PiorskyABRANTES, C. S. A.; GOSSELIN, Anne-Sophie.. A LUTA PELO RECONHECIMENTO: A Rede de Articulação e a Conquista de Direitos da Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Juliana Lustosa Jucá

AIRES, Max Maranhão PiorskyBernadete de Lourdes Ramos BeserraStephen Graint Baines. Identidades Indígenas e a Linguagem dos Direitos: estudantes Tapeba numa escola não-indígena. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Antônio José Morais de Lima

AIRES, Max Maranhão PiorskyStephen Graint Baines. Estado, Políticas Educacionais e Povos Indígenas: uma análise comparativa entre o "governo das mudanças" (1986-1995) e o período depois do neoliberalismo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Gabriel Aguiar de Andrade

Isabelle BrazSilas José de PaulaAIRES, Max Maranhão Piorsky. O Suporte Videográfico no Povo Tapeba: memória coletiva, produção e afirmação de identidade étnica. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Márcio Moreira Monteiro

AIRES, Max Maranhão Piorsky; Maria Celeste Magalhães Cordeiro;Hermano Machado Ferreira Lima. Políticas Públicas, Currículo e Valorização da Cultura Afro-brasileira: uma questão de cidadania. 2010.

Aluno: Silvia Barbosa Correia

AIRES, Max Maranhão PiorskyRODRIGUES, Lea CarvalhoAlcides Fernando Gussi. Educação Escolar Indígena: avaliação dos efeitos da política na afirmação da identidade indígena Tapeba em Caucaia, Ceará. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ana Lúcia Farah de Tófoli

Isabelle BrazAntônio Jeovah de Andrade MeirelesAIRES, Max Maranhão Piorsky. Retomadas de terras Tapeba: dinâmicas territoriais e sociabilidade na ocupação dos espaços. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Sebastião Sales de Araújo

Maria Helena da Silva Frota;Francisco Horácio da Silva FrotaAIRES, Max Maranhão Piorsky. A Capacitação Massiva como Instrumento de Inclusão Social. 2008.

Aluno: Ticiana de Oliveira Antunes

BARBALHO; Gerson Augusto de Oliveira Júnior;AIRES, Max Maranhão Piorsky. O Movimento Político da Comunidade Indígena Jenipapo-Kanindé. 2008.

Aluno: Antonio Elmiro de Sousa Ribeiro

AIRES, Max Maranhão Piorsky. O Planejamento Turístico e suas Necessidades Básicas na Costa do Sol Poente. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Pública Desenvolvimento T) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Brenda Rodrigues da Silva

Gustava Bezerril CavalcantiAIRES, Max Maranhão Piorsky; AZEVEDO, M. R. C.. A educação de jovens e adultos na periferia de Fortaleza: Desafios e perspectivas vivenciados na EEFM Antônio Correia Lima. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Nicole Sousa Bessa

RODRIGUES, Kadma;AIRES, Max Maranhão Piorsky. GRAFITI E APROPRIAÇÃO URBANA- O CASO DO FESTIVAL CONCRETO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Pedro Victor Moura Lima

RODRIGUES, Kadma;Geovani Jacó de FreitasAIRES, Max Maranhão Piorsky. Tatuagens no concreto: Uma análise dos espaços urbanos, como vetores de comunicação eleitoral na cidade de Caucaia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Nívia Maria Gomes Soares

AIRES, Max Maranhão Piorsky; ALCANTARA, Jaína Linhares; FREIRE, Saulo de Azevedo. Festa da Carnaúba: identidade e mobilizações indígenas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Luciane Ângelo de Souza

AIRES, Max Maranhão Piorsky; RODRIGUES, Kadma; GOSSELIN, Anne-Sophie.. Políticas Culturais e a definição de "popular": O caso dos mestres da Cultura Tremembé. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Diogo Freitas

Mônica Dias Martins;Dilmar Santos de MirandaAIRES, Max Maranhão Piorsky. O Samba e o Brasileiro no Cinema de Leon Hirszman. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Antônio José Morais de Lima

AIRES, Max Maranhão PiorskyIsabelle Braz; Gerson Augusto de Oliveira Júnior. De Educação Especial à Educação Indígena: uma análise das políticas governamentais e seus impactos nas mobilizações indígenas no Ceará. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Gabriela Colares Teixeira

João Tadeu de AndradeCarlos Kleber Saraiva SousaAIRES, Max Maranhão Piorsky. Mito e Música no Toré dos Índios Pitaguary. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Ítalo Oliveira Soares

AIRES, Max Maranhão PiorskyRosemary de Oliveira Almeida; Gerson Augusto de Oliveira Júnior. Escola e Educação "Diferenciada" no Ceará: uma análise das pesquisas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Bruno Sampaio da Silva

AIRES, Max Maranhão PiorskyGeovani Jacó de Freitas. Representações Fotográficas na Comunidade das Quadras: lazer e invenções no espaço urbano que revelam identidades. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Emanuel Bastos de Magalhães Lopes

AIRES, Max Maranhão PiorskyGeovani Jacó de Freitas; SILVA, Igor Monteiro. Ebó virtual: um estudo sobre o candomblé e o uso da internet em Fortaleza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Emanuel Bastos de Magalhães Lopes

AIRES, Max Maranhão PiorskyGeovani Jacó de Freitas; SILVA, Igor Monteiro. Ebó virtual: um estudo sobre o candomblé e o uso da internet em Fortaleza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Pryscilla Rodrigues Martins

Raimundo Oswald Cavalcante Barroso; Maria de Loudes Macena Filha;AIRES, Max Maranhão Piorsky. Patrimônio imaterial: uma análise dos efeitos da legislação cearense voltada à preservação cultural dos bens imateriais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Patricia Peixoto Sampaio

Geovani Jacó de FreitasRosemary de Oliveira AlmeidaAIRES, Max Maranhão Piorsky. A Arte de Viver: práticas cotidianas nas ruas do bairro Pirambu na cidade de Fortaleza-CE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Patrícia Oliveira Gomes

AIRES, Max Maranhão Piorsky. Fundamentos Jurídicos da Educação Indígena Diferenciada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Daniela Grangeiro Raggi

AIRES, Max Maranhão Piorsky; Ubiracy de Souza Braga; Arnoldo Parente Leite Barbosa. Romarias à São Francisco das Chagas de Canindé-CE: um mercado movido pela fé?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Jennifer Karolinny de Araújo Dantas

AIRES, Max Maranhão PiorskyJoão Tadeu de Andrade; Regianne Leila Rolim Medeiros. Quebra-cabeça: a reconstrução da identidade e os processo de recepção corporal do amputado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Nik Coelho Alexandre

AIRES, Max Maranhão PiorskyCarlos Kleber Saraiva Sousa; Lídia Valesca Pimentel. À Tarde no parque: uma etnografia na cidade da criança, centro de Fortaleza.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Rada Rogériomés de Mesquita

AIRES, Max Maranhão Piorsky; Sandra Maria de Mesquisa Soares. O Sistema Integrado de Transportes como produção de "não-lugares". Terminal do Papicu, estudo de caso em Fortaleza-CE.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Keila Rodrigues de Souza

AIRES, Max Maranhão Piorsky. Um estudo exploratório sobre o suicídio em Toledo - PR (1954 - 2002). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Socias) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Fábio Rodrigo Paludo

AIRES, Max Maranhão Piorsky. Representações sociais da saúde e da doença nos diabéticos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Socias) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Edna Maria Martiniano

AIRES, Max Maranhão Piorsky. Visibilidade Étnica e Cultural: um olhar da imprensa sobre os Pitaguary. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

PIORSKY AIRES, Max Maranhão; Mendonça, Caroline farias leal;Gustava Bezerril Cavalcanti. O conhecimento indígena nas escolas indígenas no Ceará: uma proposta de pesquisa com os professores indígenas Anacé.. 2017. Universidade Estadual do Ceará.

Alcides Fernando Gussi; Sales, Celecina de Maria;PIORSKY AIRES, Max Maranhão. A Implementação da política de cotas na UFC: trajetória de alunos ingressantes em 2015. 2016. Universidade Federal do Ceará.

AIRES, Max Maranhão Piorsky. Parecer ao projeto de curso de Doutorado em Administração. 2014. Universidade Estadual do Ceará.

ANDRADE, Roberta Manuela Barros de.;João Bosco Feitosa dos SantosAIRES, Max Maranhão Piorsky. Processo de Avaliação de Ascensão Funcional da docente Rosemary de Oliveira Almeida. 2014. Universidade Estadual do Ceará.

AIRES, Max Maranhão PiorskyJoão Tadeu de Andrade; RODRIGUES, Kadma. Presidente da Comissão de Seleção de Candidatos à Estágio Pós-Doutoral no Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade com bolsa custeada pela CAPES, Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD). 2013. Universidade Estadual do Ceará.

AIRES, Max Maranhão Piorsky; RODRIGUES, Kadma;João Tadeu de Andrade. Comissão de bolsas do curso de Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade. 2013. Universidade Estadual do Ceará.

AIRES, Max Maranhão PiorskyRosemary de Oliveira AlmeidaJoão Bosco Feitosa dos SantosJoão Tadeu de Andrade. Comissão do Programa de Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade (CMAPPS). 2013. Universidade Estadual do Ceará.

João Tadeu de Andrade; Gerson Augusto de Oliveira Júnior;AIRES, Max Maranhão Piorsky. Presidente da Comissão Examinadora para Seleção de Professor Substituto para Antropologia no Curso de CIências Sociais. 2012. Universidade Estadual do Ceará.

AIRES, Max Maranhão PiorskyGeovani Jacó de FreitasJoão Bosco Feitosa dos Santos. Presidente da Comissão de Seleção do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade. 2012. Universidade Estadual do Ceará.

AIRES, Max Maranhão Piorsky; GADELHA, J. J. B.. Presidente da Comissão Examinadora de Monitoria para área de Antropologia (Antropologia III). 2011. Universidade Estadual do Ceará.

AIRES, Max Maranhão Piorsky; Maria do Socorro Ferreira Osterne; Mônica Dias Martins. Comissão Examinadora de Candidatos ao Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade (MAPPS). Universidade Estadual do Ceará (UECE). 2011. Universidade Estadual do Ceará.

Maria do Socorro Ferreira Osterne; Mônica Dias Martins;AIRES, Max Maranhão Piorsky. Comissão de Seleção do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade. 2011. Universidade Estadual do Ceará.

AIRES, Max Maranhão PiorskyJoão Tadeu de Andrade. Comissão Examinadora de Monitoria para área de Antropologia (Antropologia II). 2010. Universidade Estadual do Ceará.

AIRES, Max Maranhão PiorskyJoão Tadeu de Andrade; Gerson Augusto de Oliveira Júnior. Comissão Examinadora para Seleção de Professor Substituto para área de Antropologia no Curso de CIências Sociais. 2010. Universidade Estadual do Ceará.

AIRES, Max Maranhão PiorskyJoão Tadeu de Andrade; Gerson Augusto de Oliveira Júnior. Comissão Examinadora de Monitores para área de Antropologia (Antropologia III). 2009. Universidade Estadual do Ceará.

AIRES, Max Maranhão Piorsky; Gerson Augusto de Oliveira Júnior;João Tadeu de Andrade. Comissão Examinadora para Seleção de Professor Substituto para área de Antropologia no Curso de CIências Sociais. 2008. Universidade Estadual do Ceará.

AIRES, Max Maranhão Piorsky; Gerson Augusto de Oliveira Júnior; Heloíse M. R. Correia. Comissão Examinadora de Monitoria para área de Antropologia (Introdução à Antropologia). 2008. Universidade Estadual do Ceará.

AIRES, Max Maranhão PiorskyJoão Tadeu de Andrade; Heloíse M. R. Correia. Comissão Examinadora de Monitoria para área de Antropologia (Antropologia III). 2008. Universidade Estadual do Ceará.

AIRES, Max Maranhão PiorskyJoão Tadeu de Andrade; Gerson Augusto de Oliveira Júnior. Comissão Examinadora da Seleção Pública para Professor Substituto do Setor de Estudos em Antropologia. 2008. Universidade Estadual do Ceará.

AIRES, Max Maranhão Piorsky; Gerson Augusto de Oliveira Júnior;João Tadeu de Andrade. Comissão Examinadora de Monitores para área de Antropologia (Antropologia III). 2007. Universidade Estadual do Ceará.

AIRES, Max Maranhão Piorsky. Comissão de Elaboração do Plano Político Peadagógico do Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais. 2006. Universidade Estadual do Ceará.

AIRES, Max Maranhão Piorsky. Comissão Examinadora de Monitoria para àrea de Antropologia (Antropologia I). 2006. Universidade Estadual do Ceará.

AIRES, Max Maranhão Piorsky. Comissão Examinadora para Seleção de Professor Substituto no Curso de CIências Sociais. 2005. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

AIRES, Max Maranhão Piorsky. Comissão Examinadora para Seleção de Professor Substituto para Antropologia no Curso de CIências Sociais. 2004. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

AIRES, Max Maranhão Piorsky. Comissão de Avaliação de Desempenho Docente no Curso de Ciências Sociais.. 2004. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

MARIA DE LOURDES PEIXOTO BRANDÃO

BRANDÃO, M. L. P.; Luis Botelho Albuquerque; Francis Musa Boakari. A Escola Entre os Índios Tapeba: o currículo no contexto da etnogênese. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Isabelle Braz Peixoto da Silva

SILVA, Isabelle Braz Peixoto da. As "Escolas Diferencidas" dos índios tapebas. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Luiz Botelho Albuquerque

BRANDÃO, Maria de Lourdes Peixoto;ALBUQUERQUE, L. B.; BOAKARI, Francis Musa. A escola entre os índios Tapeba: o currículo no contetxto da etnogênese. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Luiz Botelho Albuquerque

BRANDÃO, Maria de Lourdes Peixoto;ALBUQUERQUE, L. B.; LIMA, Maria Socorro Lucena; SILVA, I. B. P.; BARROS, J. D. V.. As escolas diferenciadas dos índios Tapebas. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Maria Socorro Lucena Lima

LIMA, M. S. L.; AIRES, J. M. M. P.. As " escolas diferenciadas" dos índios Tapebas. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Roberta de Castro Cunha

Agricultores Lapistas atingidos pela Barragem Fiqueiredo: produção de identidades, lutas pelo território e reconhecimento de direitos; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

Camila Mota Farias

Entre a tradição e o espetáculo: a recriação dos Côcos cearenses em flluxos dançantes; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Filipe Pinheiro Rodrigues

A MOBILIZAÇÃO QUILOMBOLA NO CEARÁ E OS EFEITOS DO PROCESSO DE TERRITORIZALIZAÇÃO: DO RECONHECIMENTO À IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS; 2016; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará,; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

George Arruda de Albuquerque

FORMAÇÃO DE UMA BUROCRACIA INDIGENISTA: REPRESENTAÇÕES E PROCESSOS NA ESCOLARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA NO CEARÁ (1995-2002); 2016; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Luciane Ângelo de Souza

Patrimônio material e reconhecimento étnico: O caso dos tesouros vivos da cultura Tremembé; 2016; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Luciane Ângelo de Souza

Políticas de Cultura e a definição de ?Popular?: O caso dos Mestres da cultura no Ceará; 2014; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

George Arruda de Albuquerque

O; 2014; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará,; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Filipe Pinheiro Rodrigues

Política pública para escolas quilombolas no Estado do Ceará: o caso dos quilombolas de Alto Alegre - Ce; 2014; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Ellen Garcia da Silveira

Catadores na Cidade de Fortaleza; 2013; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Antônio José Morais de Lima

Definindo uma política de educação indígena no Ceará; 2011; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Juliana Lustosa Jucá

Juliana Lustosa Jucá; 2011; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Márcio Moreira Monteiro

POLÍTICAS PÚBLICAS E AÇÕES GOVERNAMENTAIS VOLTADAS AO ATENDIMENTO DA POPULAÇÃO NEGRA NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ - AP: Uma análise do discurso do programa Amapá Afro; 2010; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará,; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Ronald Conner

Sounding Ethnogenesis: The Toré Musical Regime of the Tapeba (Caucaia, Ceará, Brazil); Orientador: Anthonny Seeger; Co-orientação: Max Maranhão Piorsky Aires; ; 2010; Tese (Doutorado em Ethnomusicology) - University of California System,; Coorientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Luciane Ângelo de Sousa

Políticas da Cultura e a definição de "popular": o caso dos Mestres da Cultura Tremembé; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Lais Santos Domingos

Ensino de Sociologia e Cultura Popular: O maracatu cearense como recurso didático nas aulas de sociologia do ensino médio; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Bruno Sampaio Sales

Representações Fotográficas na Comunidade das Quadras: lazer e invenções no espaço que revelam identidades; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Emmanuel Bastos de Magalhães Lopes

Ebó Virtual: um estudo sobre o Candomblé e o uso da Internet em Fortaleza; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Bruno Ronald Andrade da Silva

Escavando Dados e Memórias: pesquisas, escola e reelaboração cultural entre os Tabajara e Kalabaça de Poranga-CE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Ítalo Oliveira Soares

Escola e Educação "Diferenciada" no Ceará: uma análise das pesquisas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Jéssica Soares Silva

Briga de onça com cachorro: as práticas das bandas cabaçais e os circuitos culturais do Cariri cearense; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Iana Soares Castelo Meireles

Resorts, Campos de Golfe e Índios: turismo e etnicidade entre os Tremembé de São José e Buriti; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

George Arruda de Albuquerque

Os Congos de Milagres: a linguagem dos sons; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Margarete Zanelato

Exclusão Social: um estudo sobre os moradores de rua e andarilhos na cidade de Cascavel - Paraná; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Socias) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Ana Paula Locatelli

Educação Infantil no Brasil: de uma infância assistida para uma infância educada; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Socias) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Carmeli Kirst

Representações Médicas sobre Saúde/Doença; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Socias) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Zulmara Teresinha Nhoato Machado Peres Aguiar

A experiência da AIDS: um estudo de caso no Lar da Esperança, Cascavel - PR; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Socias) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Ivone Siebeneichler

Promoções para a integração social do deficiente físico; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Socias) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Maria Loren Matos de Sousa

O Indigenismo na UNESCO: a trajetória de Jaime Torres Bodet; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Brenda Rodrigues da Silva

Estado, Antropologia e Indigenismo no México; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Lais Santos Domingos

Estado, Antropologia e Indigenismo no México; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Filipe Pinheiro Rodrigues

Povos e Comunidades Tradicionais; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Pedro Victor Moura Lima

Projeto Movimento dos Professores indígenas e políticas multiculturais; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Antônio José Morais de Lima

Analisando as Política de Educação Indígena no Ceará: uma abordagem antropológica; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Pedro Victor Moura Lima

Mobilizações de Professores Indígenas e Polítcas Interculturais; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Maíra Pereira Leão

Mobilizações de Professores Indígenas e Políticas Interculturais; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Asher Brum Pereira

Educação Escolar Indígena no Brasil: uma abordagem antropológica dos documentos e legislação federal; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Socias) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Laysmara Carneiro Edoardo

Infância indígena no Brasil e processos educativos: o que dizem as pesquisas antropológicas sobre as crianças indígenas?; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Socias) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Luana Carolina da Silva Monteiro

Narrativas Pitaguary, um relato sobre escravidão indígena?; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Sr

Ronald Conner; Sounding into Being: The Musical Ethnogenesis of the Brazilian Tapeba People; 2014; Orientação de outra natureza; (Etnomusicologia) - Universidade da Califórnia; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Juliana Magalhães de Castro

Monitoria em Antropologia 2; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Ross Van Horn

Renewable Energy and Social Inclusion: a case study of the Movimento Sem Terra (MST) and Mamona (Castor bean) production in Northeastern Brazil; 2010; Orientação de outra natureza - Commission Fullbright, Comissão Fulbright; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Danielle Michelle Moura de Araújo

Auto-imagem Tapuia-Kariri: discussividade pertença e política de reconhecimento; Projeto de pesquisa, na categoria recém doutora, financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), no período de 08/2010 a 03/2011; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Emanuel Freitas da Silva

Monitoria na disciplina Antropologia III - Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC); 2009; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Iana Soares Castelo Meireles

Monitoria em Antropologia 3; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

MARIA DE LOURDES PEIXOTO BRANDÃO

A Escola entre os Índios Tapeba: o currículo no contexto da etnogênese; ; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria de Lourdes Peixoto Brandão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PIORSKY AIRES, Max Maranhão . Etnologia aplicada e indigenismo no México: a trajetória de Salomon Nahmad vista do Brasil. ESTUDOS IBERO-AMERICANOS (PUCRS. IMPRESSO) , v. 43, p. 112, 2017.

  • 2014 AIRES, Max Maranhão Piorsky . Resenha de La ambivalente historia del indigenismo: campo interamericano y trayectorias nacionales, 1940-1970. Lima: Instituto de Estudios Peruanos, 2011. GIRAUDO, Laura e MARTÌN-SÁNCHEZ, Juan (editores).. Revista de Antropologia (USP. Impresso) , v. 57, p. 583-588, 2014.

  • 2014 AIRES, Max Maranhão Piorsky . Antropologia no México e a invenção do intelectual indígena. Antipoda Revista de Antropologia y Arqueologia , v. 20, p. 73-93, 2014.

  • 2013 AIRES, Max Maranhão Piorsky . 'La crítica es lo más fácil del mundo, el problema es como pasar a la acción': Salomon Nahmad y la antropología en las políticas públicas en Mexico. Sociedade e Cultura (Online) , v. 16, p. 209-215, 2013.

  • 2012 SANTOS, P. A. ; AIRES, Max Maranhão Piorsky . Apresentação: Populações Tradicionais no Ceará. Cadernos do LEME , v. 4, p. 1-6, 2012.

  • 2012 AIRES, Max Maranhão Piorsky . Legalizing Indigenous Identities: The Tapeba Struggle for Land and Schools in Caucaia, Brazil. Journal of Latin American and Caribbean Anthropology , v. 17, p. 320-340, 2012.

  • 2010 AIRES, Max Maranhão Piorsky ; Leão, Maíra ; Antônio José Morais de Lima ; Lima, Pedro V. M. . Definindo uma política governamental: mapeando agentes, discursos e ações. Cadernos do LEME , v. 2, p. 98-123, 2010.

  • 2010 AIRES, Max Maranhão Piorsky . Assessorias Antropológicas em Projetos Educacionais: entre o protagonismo indígena e o ideal das políticas públicas. O Público e o Privado (UECE) , v. 1, p. 161-168, 2010.

  • 2008 AIRES, Max Maranhão Piorsky . Entre o Lazer e o Educar: notas para uma etnografia colaborativa num projeto educacional. Cadernos Camilliani , v. 09, p. 47-52, 2008.

  • 2008 AIRES, Max Maranhão Piorsky . De Aculturados a Índios com Cultura: estratégias de representação do movimento de professores Tapebas em zonas de contato. Tellus (UCDB) , v. 1, p. 83-112, 2008.

  • 2003 AIRES, Max Maranhão Piorsky . Visibilidade, estratégias políticas e colonialismo: as demandas por uma escola para os índios Tapeba. Noticias de Antropología y Arqueología , Argentina, v. II, p. 16-34, 2003.

  • 1999 AIRES, Max Maranhão Piorsky . A Educação e a Identidade Nacional: um estudo dos Tempos de Capanema. Cadernos da pós-graduação em educação , Foraleza, v. 13, n.1/2, p. 81-86, 1999.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Povos e Comunidades Tradicionais no Ceará (Cadernos do Leme). 1. ed. Campina Grande: Cadernos do Leme, 2012. v. 1. 235p .

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Dossiê Estado, Políticas Públicas e o Reconhecimento de Direitos Culturalmente Diferenciados. Fortaleza: EDUECE, 2010.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky ; Isabelle Braz (Org.) . Direitos Humanos e a Questão Indígena no Ceará ? Relatório do Observatório Indígena Biênio 2007-2008. Fortaleza: EDUFC, 2009.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Escolas Indígenas e PolítIcas Interculturais no Nordeste Brasilieiro. Fortaleza: EDUECE, 2009. v. 1. 215p .

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Povos e Comunidades Tradicionais no Ceará. In: Estêvão Martins Palitot. (Org.). Na Mata do Sabiá: contribuições sobre a presença indígena no Ceará.. Fortaleza: Museu do Ceará/Secult (Coleção Outras Histórias,vol.63), 2009, v. , p. -.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Observando as Violações aos Direitos Indígenas. In: Max Maranhão Piorsky Aires;Isabelle Braz Peixoto da Silva. (Org.). Direitos Indígenas e suas Violações. Fortaleza: EDUFC, 2009, v. , p. -.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . De aculturados a índios com cultura: estratégias de representação do movimento de professores tapebas em zonas de contato. In: Max Maranhão P. Aires. (Org.). Politicas intercultuarais e escolas indígenas no Nordeste brasilieiro. Fortaleza: EDUECE, 2008, v. , p. -.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Identificações indígenas e negras no universo infantil Tapeba. In: Iolanda de Olivira; Petronilha Beatriz G. e Silva. (Org.). Identidade negra: pesquisas sobre negro e educação no Brasil. Rio de Janeiro: , 2003, v. , p. -.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Imaginando a Geografia e a Cultura para os Tapeba: um esboço acerca de nossos equívocos. In: PINHEIRO, Joceny. (Org.). Ceará, terra da luz, terra dos índios: história, presença e perspectivas. Fortaleza: , 2001, v. , p. -.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Luta fundiária, políticas educacionais e reconhecimento étnico no Nordeste brasileiro. In: 28ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. Anais 28ª RBA, 2012.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Estado, Antropologia e Indigenismo no México: quem define o que é indígena?. In: Tercer Congreso Latinoamericano de Antropología, ALA 2012. Simposio: Estado y antropología en Centroamérica y México., 2012, Santiago, Chile. Actas del Tercer Congreso Latinoamericano de Antropología ALA 2012, 2012.

  • JUCA, J. L. ; AIRES, Max Maranhão Piorsky . Produção e Politização da Juventude Indígena numa escola em Caucaia, Brasil.. In: III Congreso Latinoamericano de Antropología, 2012, Santiago. Anales del III Congreso Latinoamericano de Antropología, 2012.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Lideranças indígenas e assessorias antropológicas em projetos educacionais: ainda estamos mesmo entre a mobilização indígena, a pesquisa e a definição de políticas públicas. In: II Reunião Equatorial de Antropologia (REA) e XI Reunião de Antropólogos Norte e Nordeste - Direitos, Justiça e Diferença na América Latina., 2009, Natal, 19 a 22 de Agosto. Anais da II Reunião Equatorial de Antropologia (REA) e XI Reunião de Antropólogos Norte e Nordeste - Direitos, Justiça e Diferença na América Latina., 2009.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Aprendendo a ser índio tapeba. In: III Ciclo de Estudos e Debates - Cultura, Relações de Gênero e Memória, 2005, Toledo - PR. Anais do III Ciclo de Estudos e Debates - Cultura, Relações de Gênero e Memória, 2005. v. 2. p. 1-15.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Formação de Professores Indígenas no Paraná: um mapeamento das experiências recentes. In: II Ciclo de Estudos e Debates, 2004, Toledo-PR. Anais do II Ciclo de Estudos e Debates, 2004. v. 1. p. 1-20.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Nêgo Tapeba: um estudo sobre as narrativas de crianças indígenas. In: I Seminário de Formação - II Concurso Negro e Educação, 2003, Rio de Janeiro, 2003.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . A Arquidiocese de Fortaleza e a escola dos índios Tapeba. In: XV Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2001, São Luís. XV Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2001.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . A Escola dos Índios Tapeba e a Invenção do Currículo. In: 24ª Reunião da ANPEd - Intelectuais, conhecimento e espaço público, 2001, Caxambu. 24ª Reunião da ANPEd - Intelectuais, conhecimento e espaço público, 2001.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . O Currículo da Escola Indígena Tapeba e a Diferença Cultura. In: XV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2001, Sâo Luís - MA. Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento e Cidadania, 2001.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky ; JUCA, J. L. . Identidades indígenas e a linguagem dos direitos: estudantes Tapeba numa escola não-indígena. In: IV Reunião Equatorial de Antropologia & XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste. Saberes Locais e Experiências Transnacionais: interfaces do fazer antropológico, 2013, Fortaleza. Saberes Locais e Experiências Transnacionais: interfaces do fazer antropológico. Fortaleza, 2013.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Novos regimes de cidadania e reconhecimento de direitos culturais: será a política de educação intercultural uma ameaça aos povos indígenas?. In: X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2009, Braga, Portugal. Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto. Braga, 2009.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Notas sobre uma experiência de "assessoria antropológica" aos povos indígenas. O Caso da Licenciatura da UECE. In: II Seminário do Laboratório de Estudos de Movimentos Étnicos / LEME e II Mostra LEME de Fotografia e Filme Etnográficos -Movimentos Étnicos e Sociais: sua Relevância para Contextos Contemporâneos-, 2009, Maceió - AL. II Seminário do Laboratório de Estudos de Movimentos Étnicos / LEME e II Mostra LEME de Fotografia e Filme Etnográficos -Movimentos Étnicos e Sociais: sua Relevância para Contextos Contemporâneos-, 2009.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Negro Índio Tapeba: um estudo das narrativas de crianças. In: 24ª Reunião da ANPEd - Intelectuais, conhecimento e espaço público, 2001, Caxambu. 24ª Reunião da ANPEd - Intelectuais, conhecimento e espaço público.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . A Escola entre os índios Tapeba. In: IV Encontro de Ciências Sociais Norte-Nordeste, 1999, Natal. IV Encontro de Ciências Sociais Norte-Nordeste, 1999. v. 1. p. 45-45.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Escrita e política dos textos etnográficos: etnografia aplicada no México e o destino dos povos indígenas. A Prática da Etnologia Indígena no Contexto de Estados Nacionais Diversos. Universidade de Brasília, Departamento de Antropologia/Laboratório e Grupo de Estudos em Relações Interétnicas (LAGERI).. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Debatedor na Mesa Redonda 'Estilos de Etnologia Indígena ? Colômbia, Argentina, Bolívia e Brasil'. A Prática da Etnologia Indígena no Contexto de Estados Nacionais Diversos. Universidade de Brasília, Departamento de Antropologia/Laboratório e Grupo de Estudos em Relações Interétnicas (LAGERI). 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Debatedor na Mesa Redonda ?Antropologia, Etnografia e Educação: debates em torno de categorias e experiências?. 29ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Uma Rede latino-americana de Antropologia: primeiras impressões. GT: Histórias da Antropologia: pessoas, instituições e obras no Brasil e na América Latina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Estado e Mobilizações de Povos e Comunidades Tradicionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Etnografia aplicada, políticas públicas e formação de intelectuais indígenas na antropologia mexicana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky ; JUCA, J. L. . Produção e Politização da Juventude Indígena numa escola em Caucaia, Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Políticas de Conhecimento nas Escolas Indígenas. Mesa Redonda: Antropologia e/da Educação: olhares cruzados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Políticas de conhecimento nas escolas indígenas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Estado, Antropologia e Indigenismo no México: quem define o que é indígena? In: Tercer Congreso Latinoamericano de Antropología, ALA 2012. Simposio: Estado y antropología en Centroamérica y México., 2012, Santiago, Chile. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JUCA, J. L. ; AIRES, Max Maranhão Piorsky . Relações e conflitos em torno da produção da juventude indígena numa escola em Caucaia-CE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Comunidades Tradicionais no Ceará. Encontro de Pesquisadores do Nordeste ? Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil. Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAS) e Departamento de Antropologia (DAN). Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, 02 a 04 de março. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Notas sobre uma experiência de assessoria antropológica aos povos indígenas. O caso da Licenciatura Indígena da UECE. II Seminário do LEME (Laboratório de Estudos em Mobilizações Étnicas). II Mostra LEME de Fotografia e Filme Etnográfico. Movimentos Sociais e Étnicos: sua relevância em contextos contemporâneos. Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Museu da Imagem e do Som. Maceió, 7 a 9 de maio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Políticas de Alteridade e Escolas 'Diferenciadas'. GT Antropología y Educación. Diversidad y desigualdad en los nuevos contextos. Coord. María Rosa Neufeld (UBA); Ana Maria R. Gomes (UFMG); Gabriela Czarny (UPN). VIII Reunión de Antropología del Mercosur. Diversidad y Poder en América Latina.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Mobilizações de Professores Indígenas e Políitcas Multiculturais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky ; João Paulo Vieira Neto ; Alexandre Gomes . Mobilizações de Professores e Escolas Indígenas. Mesa Redonda: Educação e Memória Indígena em Espaços Formais e Não-formais. VIII Semana Paulo Freire no Museu do Ceará. Fortaleza. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Mesa Redonda: A Visibilidade de Comunidades Tradicionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . De aculturados a índios com cultura: estratégias de representação do movimento de professores tapebas em zonas de contato. I SEMINÁRIO DO LEME: INDÍGENAS E QUILOMBOLAS: PERSPECTIVAS CRUZADAS. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos (LEME). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Cientistas Sociais atuando em sala de aula. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Aprendendo a ser índio tapeba. Trabalho apresentado na Mesa Redonda: A linguagem e o cotidiano em duas experiências etnográficas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Cultura e diferença na Educação Escolar Indígena. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • EDOARDO, Laysmara Carneiro ; AIRES, Max Maranhão Piorsky . Infância indígena no Brasil e processos educativos: o que dizem as pesquisas sobre crianças indígenas?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Formação de Professores Indígenas no Paraná: um mapeamento das experiências recentes. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Cultura nacional: o que o conceito de cultura quer dizer?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Internet e populações indígenas no Ceará. V Congresso de Informática Pública. Conselho Nacional de Informática Pública. Centro de Confereências Amcham. Sâo Paulo - SP.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Os Anacés e a Refinaria Premium II: mobilizações étnicas e grandes projetos de desenvolvimento 2010 (Trabalho não publicado).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky ; Carmen Lúcia da Silva Lima . Prefácio. Fortaleza, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Escolas Indígenas e PolítIcas Interculturais no Nordeste brasilieiro, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • Isabelle Braz ; AIRES, Max Maranhão Piorsky . Apresentação. Fortaleza, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Os Projetos de formação de professores indígenas no Brasil: análise de alguns pressupostos que orientam a formulação das propostas. Trabalho não publicado, 2004 (Trabalho não publicado).

  • AIRES, Max Maranhão Piorsky . Antropologia da Educação e Antropologia da Infância no Brasil: um levantamento bibliográfico preliminar. Trabalho não publicado, 2003 (Levantamento bibliográfico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Consultoria à Secretaria da Educação do Governo do Estado do Ceará na elaboração das Política de Educação Escolar Indígena. Bolsista de Extensão Tecnológica, SEDUC/FUNCAP. 2012.

AIRES, Max Maranhão Piorsky ; Nascimento ; GOMES, R. . Assessoria à Comissão dos Professores Indígenas do Ceará (OPRINCE) na Elaboração do Projeto de Curso de Licenciatura IIndígena (Aprovado pelo PROLIND/MEC). Caucaia, CE.. 2008.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Assessoria aos Professores Indígenas Anacés na elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola Direito de Aprender. Caucaia, CE.. 2008.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Assessoria ao Movimento JECA - Jovens do Campo em Ação - na Elaboração do Projeto Universidade para jovens da Zona Rural. Itapajé, CE.. 2008.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Consultoria ao Ministério da Educação (MEC) na elaboração de Dossiê Formação de Professores Indígenas no Brasil. 2004.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Assessoria aos Associação dos Professores Indígenas Tapeba (APROINT). Caucaia, CE.. 2002.

AIRES, Max Maranhão Piorsky ; Gustava Bezerril Cavalcanti . Coordenação do GT Povos e Comunidades Tradicionais: mobilizações e políticas públicas. 2014.

AIRES, Max Maranhão Piorsky ; João Tadeu de Andrade ; Rosemary de Oliveira Almeida ; João Bosco Feitosa dos Santos ; RODRIGUES, Kadma . Grupo de Trabalho - GT para a elaboração do Projeto do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade. 2014.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Parecer Ad Hoc para EdUECE sobre proposta de publicação de livro na área de Antropologia. 2013.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Parecer Ad Hoc a artigo apresentando à Revista Econômica do Nordeste (REN). 2013.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Parecer Ad Hoc a artigo apresentado ao Cadernos do Leme.. 2013.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Parecer Ad Hoc a artigo cientifico à revista Tensões Mundiais. 2013.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Parecer Ad Hoc a artigo apresentado à revista Tensões Mundiais. 2013.

AIRES, Max Maranhão Piorsky ; BARBALHO ; ABRANTES, C. S. A. . Parecer Ad Hoc ao pedido de credenciamento como Professora Colaboradora do Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade (MAPPS/UECE) - Drª Joceny Pinheiro - Projeto de pesquisa: Políticas da Cultura no Ceará: identificação, territorialidade e tradição em imagem, som e texto. 2013.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Parecer Ad Hoc a artigo apresentado à revista Sociedade e Cultura. Programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Antropologia Social, Universidade Federal de Goiás (UFG).. 2013.

AIRES, Max Maranhão Piorsky ; João Bosco Feitosa dos Santos ; Francisco Horácio da Silva Frota . Expositor na Mesa Redonda Articulando o MAPPS e a Graduação em Ciências Sociais. 25 Anos de Ciências Sociais da UECE. Política, Cultura e Sociedade: diálogos sobre a realidade social. 2013.

AIRES, Max Maranhão Piorsky ; João Bosco Feitosa dos Santos ; Mônica Dias Martins . Parecer Ad Hoc ao Pedido de Afastamento para Pós-Doutorado de Maria Glaucíria Mota Brasil. Portaria Nº20/2013 - PROPGPq. 2013.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Relatório de recomendação circunstanciada do pós-graduando Hermes de Sousa Veras (Antropologia, UFPA) para categoria de sócio pós-graduando da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). 2013.

RODRIGUES, Lea Carvalho ; AIRES, Max Maranhão Piorsky . Coordenador da Mesa Redonda 'De que modo a Antropologia pode contribuir para a análise das Políticas Públicas? Reflexões socioantropológicas sobre mobilizações e ações governamentais'. IV Seminário Estado, Sociedade e Polícas Públicas. 2013.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Coordenador da Conferência do Dr. Andrés Medina Hernandéz. 'La Etnografía de los Pueblos Originários de la Ciudad de México'. IV Reunião Equatorial de Antropologia (REA) e XIII Encontro dos Antropólogos do Norte e Nordeste (ABANNE). 2013.

AIRES, Max Maranhão Piorsky ; Adelita Neto Carleial . Expositor no Minicurso 'Introdução à Sociologia e Antropologia com Povos Indígenas no México'. XVIII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 2013.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Relatório de recomendação circunstanciada do Prof. Dr. Alexandre Fleming Câmara do Vale para categoria de sócio efetivo da Associação Brasileira de Antropologia. 2013.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Recomendação de recomendação circunstanciada da pós-graduanda Ana Lúcia Tófoli (Sociologia, UFC) para categoria de sócia pós-graduanda da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). 2012.

AIRES, Max Maranhão Piorsky ; Geovani Jacó de Freitas ; Linda Maria Gondim . Debatedor da Mesa redonda Relacionando Metodologias Quantitativas e Qualitativas. III Seminário Estado, Sociedade e Políticas Públicas. Pesquisa e Metodologia nas Ciências Sociais.. 2012.

AIRES, Max Maranhão Piorsky ; Adelita Neto Carleial ; João Bosco Feitosa dos Santos . Parecer Ad Hoc ao pedido de Incentivo de Pós-Doutorado da Profª Mônica Dias Martins. Portaria Nº 24/2012 - UECE/PROPGPq. 2012.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Membro da Comissão Científica da III Reunião Equatorial de Antropologia (REA) e XII Encontro dos Antropólogos do Norte e Nordeste (ABANNE). 2011.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Membro da Comissão Cientifica da Reunião Equatorial de Antropologia (REA) & XII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste (ABANNE). Diálogos Interculturais na Pan-Amazônia. 2011.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Parecer Ad Hoc a proposta de GT apresentado a II Reunião Equatorial de Antropologia (REA) e XI Reunião de Antropólogos Norte e Nordeste, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 2009.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Coordenador da Mesa Redonda 'Políticas Públicas para os Povos Indígenas: dilemas e perspectivas'. II Seminário do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos (LEME) e II Mostra de Fotografia e Filme Etnográficos. Maceió, Alagoas. 2009.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Parecer Ad Hoc à artigo científico apresentado à Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, número especial organizados pelos antropólgos Josè Augusto Sampaio, Marcos Luciano Messeder e Cecília McCallum. Universidade Estadual da Bahia (UNEB). 2009.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Parecer Ad Hoc Cadernos do LEME. Campina Grande - PB.. 2009.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Membro da Comissão Cientifica da II Reunião Equatorial de Antropologia (REA) & XI Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste (ABANNE). Direitos, Justiça e Diferença na América Latina. 2009.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Participação no Vídeo da 2ª Conferência Respeitar as diversidades e combater as desigualdades - Todo Dia é Dia de Índio. HUMANAS/UFC/MEC.. 2008.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Produção do Banco de Informações: Violações aos Direitos Indígenas no Ceará. Observatório dos Direitos Indígenas. UFC/ADER/UECE. Fortaleza.. 2007.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Coordenador do Observatório dos Direitos Indígenas (coordenação conjunta com a Profª Drª Isabelle Braz Peixoto da Silva). Association pour Développement Économique Régional (ADER), Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), Universidade Federal do Ceará (UFC). 2007.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Mesa 2: Educação Indígena e a Etnologia Ameríndia (Comparações Latinoamericanas). 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Mesa redonda: Sociólogos na saúde e perícia antropológica. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ABRANTES, C. S. A. ; PIORSKY AIRES, Max Maranhão . Povos indígenas e rurais e a circulação de conhecimento entre Brasil, México, Portugal e Angola. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RODRIGUES, Lea Carvalho ; AIRES, Max Maranhão Piorsky . Coordenou a Mesa redonda: Reflexões socioantropológicas sobre mobilizações e ações governamentais. IV Seminário Estado, Sociedade e Políticas Públicas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Sessão debate abordando o tema: O cinema como campo etnográfico. 2007. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

PIORSKY AIRES, Max Maranhão . Parecer ao projeto de Curso de Doutorado em Administração (CDA).. 2014. (Parecer ao projeto de Curso de Doutorado em Administração (CDA) da Universidade Estadual do Ceará -).

AIRES, Max Maranhão Piorsky ; BARBALHO . Análise do pedido de credenciamento da Dra. Joceny Pinheiro como professora colaboradora ao Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade. 2013. (Membro da Comissão de Avaliação).

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Troca de experiências sobre investigação qualitativa em Ciências Sociais. Semana de Integração do Mestrado de Políticas Públicas e Sociedade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AIRES, Max Maranhão Piorsky ; Evaldo Mendes da Silva ; RODRIGUES, Lea Carvalho . Coordenação do GT Antropologia e Políticas Públicas: projetos de desenvolvimento e impactos sobre populações locais na II Reunião Equatorial de Antropologia (REA) e a XI Reunião de Antropólogos Norte e Nordeste. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AIRES, Max Maranhão Piorsky . O Trabalho do Antropólogo em Situação de Perícia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Antropologias Brasileiras. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Blog).

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Sociologia da Educação. Curso de Pedagogia da Terra. UNIOESTE/INCRA/MST.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Dossiê Formação de Professores Indígenas no Brasil I (MT, MS, BA, AL, SE, PB, PE e CE). MEC/UNESCO. 2005. (Relatório de pesquisa).

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Dossiê Formação de Professores Indígenas no Brasil II (MA, TO, PA, AP, AM, RR, AC e RO). MEC/UNESCO. 2005. (Relatório de pesquisa).

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Dossiê Formação de Professores Indígenas no Brasil III (RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG e GO). MEC/UNESCO. 2004. (Relatório de pesquisa).

AIRES, Max Maranhão Piorsky . "Nêgo Tapeba": um estudo sobre as narrativas de crianças indígenas. 2003. (Relatório de pesquisa).

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Diversidade Cultural e Educação Escolar Indígena. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Magistério Indígena Tapeba, Pitaguary e Jenipapo-Kanindé. Associação dos Professores Indígenas TapebaPROINT. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PIORSKY AIRES, Max Maranhão ; Filipe Pinheiro Rodrigues ; Claudia Oliveira Quilombola . Caravana Cultural Quilombola de Caucaia. 2016. Vídeo.

PIORSKY AIRES, Max Maranhão ; Filipe Pinheiro Rodrigues ; Claudia Oliveira Quilombola . Caravana Cultural Quilombola de Caucaia - SESC Povos do Mar 2015. 2016. Vídeo.

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Curso de Pedagogia para Educadores do Campo. 2005 (Docência em Curso de Ensino Superior Específo) .

AIRES, Max Maranhão Piorsky . Curso de Formação para o Magistério Indígena Tapena, Pitaguary e Jenipapo-Kanindé. 2001 (Docência em Curso Específo para Formação de Professores Indígenas) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Antropólogos e Antropologias Indígenas no Brasil e México em Perspectiva Comparada, Descrição: Esse projeto pretende examinar de modo comparado os estilos de antropologias indígenas praticados em dois países latino-americanos, México e Brasil. Por antropologias indígenas assinalo para os saberes antropológicos produzidos pelos próprios indígenas. Os eixos temáticos de aproximação em que se espera ganhar em profundidade com o tema são estes: reconstruir historicamente as trajetórias pessoais, profissionais e de militância de determinados antropólogos indígenas no México e Brasil; mapear os temas, escritos e as formulações teóricas dos antropólogos; mapear as formulações teóricas relativas à educação; identificar os diálogos dos antropólogos indígenas com os estilos de Etnologia indígena em seus respectivos países; analisar os contextos-político ideológicos das trajetórias e formação dos antropólogos indígenas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires - Coordenador / Larissa Costa da Silva - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Os acervos documentais dos indígenas Anacés: memória da mobilização indígena, Descrição: O projeto pretende localizar, identificar, organizar e descrever os acervos documentais em poder de lideranças indígenas Anacés. O projeto é desenvolvido em colaboração com lideranças e professores indígenas representados pelo Conselho Indígena do Povo Anacé de São Gonçalo do Amarante e Caucaia (CIPASAC). Desde 1997, lideranças e seus aliados produziram e reuniram uma série de documentos escritos, cartas, gravações em áudio, notícias em jornais, vídeos, fotografias etc. no contexto do processo de disputa em torno do território reivindicado pelos indígenas e declarado de utilidade pública para fins de desapropriação para viabilizar a instalação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Os objetivos, formulados em colaboração com os índios, pretendem pretende descrever estes acervos e encontrar pontes para possíveis usos na escola indígena.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires - Coordenador / Thiago Halley Santos de Lima - Integrante / Luciana Nogueira Nóbrega - Integrante / Emmanuel Bastos de Magalhães Lopes - Integrante / Larissa Costa da Silva - Integrante / Debora Evellyn Silva de Lima - Integrante / Roberta de Castro Cunha - Integrante.

  • 2014 - 2014

    O conhecimento entre nações: políticas públicas e circulação de ideias sobre povos indígenas e rurais no Brasil, México e Portugal/África, 1950/1960, Descrição: Este projeto pretende analisar a circulação de ideias e pesquisadores entre México, Brasil e Portugal e os territórios coloniais (Angola e Guiné-Bissau, África) num momento particular da história das ciências sociais: os anos 1950 e 1960. Em especial, focaliza a produção intelectual escrita sobre populações indígenas e rurais localizadas nas fronteiras dessas nações e os espaços institucionais que deram as condições para esse trânsito de ideias e de profissionais. Além disso, pretende-se mostrar como teorias foram apropriadas - como instrumentos de saber (e de poder) - em outras realidades, para além das fronteiras nacionais em que foram gestadas e inspiraram a formulação de políticas públicas.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires - Coordenador / Carla Susana Alem Abrantes - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2013 - 2014

    Povos e Comunidades Tradicionais: Mobilização e Políticas Públicas, Descrição: pesquisa que pretende realizar mapeamento das mobilizações étnicas que emergiram no Ceará no final da década de 1990 em diante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires - Coordenador / João Tadeu de Andrade - Integrante / Gustava Bezerril Cavalcanti - Integrante / PINHEIRO, Joceny Deus - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Povos e Comunidades Tradicionais: redes de mobilizações e políticas públicas, Descrição: Este projeto pretende coletar, organizar e sistematizar informações sobre Povos e Comunidades Tradicionais no Ceará. Numa fase preliminar, a pesquisa organizou informações de fontes bibliográficas e documentais sobre 13 categorias de sujeitos coletivos que compreendem parte significativa destas populações no estado: pescadores; coletores de caranguejo; produtores ou catadores de algas; marisqueiras; indígenas; quilombolas; vazanteiros; pequizeiros; ciganos; povos de santo ou de terreiros; cipozeiros; atingidos por barragem e louceiras. Especicamente os objetivos são: (1) Mapear o conjunto de órgãos estataias que, no nível local, destinam políticas para estas populações com atenção especial às políticas de regularização fundiária, saúde e educação; (2) Identificar pesquisadores e produção acadêmica sobre o tema, bem como reuní-los em seminários; (3) Produzir banco de informações e compartilhar informações para pesquisadores e professores de Sociologia (ou de áreas afins) da rede pública de ensino.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires - Coordenador / João Tadeu de Andrade - Integrante / Antônio José Morais de Lima - Integrante / Juliana Lustosa Jucá - Integrante / Gustava Bezerril Cavalcanti - Integrante / Rebeca Meireles Brito - Integrante / George Arruda de Albuquerque - Integrante / Filipe Pinheiro Rodrigues - Integrante / Cinthia Moreira de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Políticas multiculturais: produção de saberes como redes de prática social e política, Descrição: Num contexto de uma etnografia sobre mobilizações dos índios Tapebas, bem como apoiando-me em outros casos etnográficos, esta investigação analisou a criação de espaços de participação indígena no contexto local e a produção daquilo que ficou conhecido como "conhecimento indígena" (ou termos correlatos: etnoconhecimento, cultura etc.). A pesquisa foca na produção, transmissão, reprodução de conhecimentos e saberes por meio da constituição de redes de prática social e política que estão intimamente conectadas aos agenciamentos estatais e outros atores do campo indigenista. Parte deste projeto foi realizado no Instituto Nacional de Antropologia e História, México.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires - Coordenador / Antônio José Morais de Lima - Integrante / Maíra Pereira Leão - Integrante / Pedro Victor Moura Lima - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Mobilizações de Professores Indígenas e Políticas Multiculturais, Descrição: O objetivo desta pesquisa é explorar a relação entre a adoção das políticas multiculturais de educação escolar indígena no Ceará e a mobilização de professores indígenas. O reconhecimento jurídico da diferença cultural na América Latina, em meados da década de 1990, inaugurou mecanismos de gestão e uma gramática política apropriada para as políticas direcionadas às populações etnicamente diferenciadas. Face a estas políticas constitui-se importante mobilização de professores indígenas, reivindicando direitos educacionais e adequando seus discursos ao novo idioma político. Nesta pesquisa analiso o modo como os docentes produzem-se e são produzidos em meio a discursos, práticas políticas, imagens e agendas definidas por distintos agentes, sobretudo o Estado, que disputam em torno da definição das identidades indígenas e quase sempre reclamam por tradicionalidade, autenticidade, valorização e ?resgate? da cultura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Estadual do Ceará - Bolsa.

  • 2003 - 2005

    Identidades indígenas e negras no universo infantil Tapeba, Descrição: Esta pesquisa analisa as narrativas de crianças tapebas da escola 'diferenciada', dando atenção as representações de índio e negro que circulam no espaço escolar, bem como os usos da categoria local 'nego tapeba', empregada por certas crianças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2012 - 2012

    Antropologia e Políticas Públicas: pesquisa, colaboração e formulação de políticas para educação indígena, Descrição: O setor de educação indígena está administrativamente localizado na Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (CODEA), Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC). Neste setor há um conjunto relevante de temas que estão em discussão, tais como: tipificação das escolas indígenas; planejamento da rede escolar; estabelecimento de critérios para lotação de professores e matrículas nas escolas indígenas; apoio na elaboração dos PPPs; discussão sobre perfil do professor indígena e inúmeros outros. Todos estes assuntos estão relacionados com dois pontos estratégicos para elaboração de políticas públicas: (1) as Diretrizes Políticas para a Educação Escolar Indígena e (2) as Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Indígena. Este projeto, em colaboração com técnicos da SEDUC, pretende contribuir para o aprofundamento de alguns destes tópicos de discussão. O objetivo, portanto, é colaborar com o desenvolvimento institucional, especialmente no âmbito da temática da diversidade e inclusão educacional na SEDUC, e sobretudo, colaborar na discussão, organização e sistematização de ideias e ações que contribuam para a definição de diretrizes, bem como para o aperfeiçoamento e inovação de políticas e projetos de educação escolar indígena. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires - Coordenador / Antônio José Morais de Lima - Integrante / Bernardete Feitosa - Integrante / Adriana Madja dos S Feitosa - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - 2012

    Antropologia e Políticas Públicas: pesquisa, colaboração e formulação de políticas para educação indígena, Descrição: O setor de educação indígena está administrativamente localizado na Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (CODEA), Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC). Neste setor há um conjunto relevante de temas que estão em discussão, tais como: tipificação das escolas indígenas; planejamento da rede escolar; estabelecimento de critérios para lotação de professores e matrículas nas escolas indígenas; apoio na elaboração dos PPPs; discussão sobre perfil do professor indígena e inúmeros outros. Todos estes assuntos estão relacionados com dois pontos estratégicos para elaboração de políticas públicas: (1) as Diretrizes Políticas para a Educação Escolar Indígena e (2) as Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Indígena. Este projeto, em colaboração com técnicos da SEDUC, pretende contribuir para o aprofundamento de alguns destes tópicos de discussão. O objetivo, portanto, é colaborar com o desenvolvimento institucional, especialmente no âmbito da temática da diversidade e inclusão educacional na SEDUC, e sobretudo, colaborar na discussão, organização e sistematização de ideias e ações que contribuam para a definição de diretrizes, bem como para o aperfeiçoamento e inovação de políticas e projetos de educação escolar indígena. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires - Coordenador / Antônio José Morais de Lima - Integrante / Bernardete Feitosa - Integrante / Adriana Madja dos S Feitosa - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - 2012

    Antropologia e Políticas Públicas: pesquisa, colaboração e formulação de políticas para educação indígena, Descrição: O setor de educação indígena está administrativamente localizado na Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (CODEA), Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC). Neste setor há um conjunto relevante de temas que estão em discussão, tais como: tipificação das escolas indígenas; planejamento da rede escolar; estabelecimento de critérios para lotação de professores e matrículas nas escolas indígenas; apoio na elaboração dos PPPs; discussão sobre perfil do professor indígena e inúmeros outros. Todos estes assuntos estão relacionados com dois pontos estratégicos para elaboração de políticas públicas: (1) as Diretrizes Políticas para a Educação Escolar Indígena e (2) as Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Indígena. Este projeto, em colaboração com técnicos da SEDUC, pretende contribuir para o aprofundamento de alguns destes tópicos de discussão. O objetivo, portanto, é colaborar com o desenvolvimento institucional, especialmente no âmbito da temática da diversidade e inclusão educacional na SEDUC, e sobretudo, colaborar na discussão, organização e sistematização de ideias e ações que contribuam para a definição de diretrizes, bem como para o aperfeiçoamento e inovação de políticas e projetos de educação escolar indígena. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires - Coordenador / Antônio José Morais de Lima - Integrante / Bernardete Feitosa - Integrante / Adriana Madja dos S Feitosa - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - 2012

    Antropologia e Políticas Públicas: pesquisa, colaboração e formulação de políticas para educação indígena, Descrição: O setor de educação indígena está administrativamente localizado na Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (CODEA), Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC). Neste setor há um conjunto relevante de temas que estão em discussão, tais como: tipificação das escolas indígenas; planejamento da rede escolar; estabelecimento de critérios para lotação de professores e matrículas nas escolas indígenas; apoio na elaboração dos PPPs; discussão sobre perfil do professor indígena e inúmeros outros. Todos estes assuntos estão relacionados com dois pontos estratégicos para elaboração de políticas públicas: (1) as Diretrizes Políticas para a Educação Escolar Indígena e (2) as Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Indígena. Este projeto, em colaboração com técnicos da SEDUC, pretende contribuir para o aprofundamento de alguns destes tópicos de discussão. O objetivo, portanto, é colaborar com o desenvolvimento institucional, especialmente no âmbito da temática da diversidade e inclusão educacional na SEDUC, e sobretudo, colaborar na discussão, organização e sistematização de ideias e ações que contribuam para a definição de diretrizes, bem como para o aperfeiçoamento e inovação de políticas e projetos de educação escolar indígena.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires - Coordenador / Antônio José Morais de Lima - Integrante / Bernardete Feitosa - Integrante / Adriana Madja dos S Feitosa - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - 2012

    Antropologia e Políticas Públicas: pesquisa, colaboração e formulação de políticas para educação indígena, Descrição: O setor de educação indígena está administrativamente localizado na Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (CODEA), Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC). Neste setor há um conjunto relevante de temas que estão em discussão, tais como: tipificação das escolas indígenas; planejamento da rede escolar; estabelecimento de critérios para lotação de professores e matrículas nas escolas indígenas; apoio na elaboração dos PPPs; discussão sobre perfil do professor indígena e inúmeros outros. Todos estes assuntos estão relacionados com dois pontos estratégicos para elaboração de políticas públicas: (1) as Diretrizes Políticas para a Educação Escolar Indígena e (2) as Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Indígena. Este projeto, em colaboração com técnicos da SEDUC, pretende contribuir para o aprofundamento de alguns destes tópicos de discussão. O objetivo, portanto, é colaborar com o desenvolvimento institucional, especialmente no âmbito da temática da diversidade e inclusão educacional na SEDUC, e sobretudo, colaborar na discussão, organização e sistematização de ideias e ações que contribuam para a definição de diretrizes, bem como para o aperfeiçoamento e inovação de políticas e projetos de educação escolar indígena.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires - Coordenador / Antônio José Morais de Lima - Integrante / Bernardete Feitosa - Integrante / Adriana Madja dos S Feitosa - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - 2012

    Antropologia e Políticas Públicas: pesquisa, colaboração e formulação de políticas para educação indígena, Descrição: O setor de educação indígena está administrativamente localizado na Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (CODEA), Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC). Neste setor há um conjunto relevante de temas que estão em discussão, tais como: tipificação das escolas indígenas; planejamento da rede escolar; estabelecimento de critérios para lotação de professores e matrículas nas escolas indígenas; apoio na elaboração dos PPPs; discussão sobre perfil do professor indígena e inúmeros outros. Todos estes assuntos estão relacionados com dois pontos estratégicos para elaboração de políticas públicas: (1) as Diretrizes Políticas para a Educação Escolar Indígena e (2) as Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Indígena. Este projeto, em colaboração com técnicos da SEDUC, pretende contribuir para o aprofundamento de alguns destes tópicos de discussão. O objetivo, portanto, é colaborar com o desenvolvimento institucional, especialmente no âmbito da temática da diversidade e inclusão educacional na SEDUC, e sobretudo, colaborar na discussão, organização e sistematização de ideias e ações que contribuam para a definição de diretrizes, bem como para o aperfeiçoamento e inovação de políticas e projetos de educação escolar indígena.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires - Coordenador / Antônio José Morais de Lima - Integrante / Bernardete Feitosa - Integrante / Adriana Madja dos S Feitosa - Integrante.Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - 2012

    Antropologia e Políticas Públicas: pesquisa, colaboração e formulação de políticas para educação indígena, Descrição: O setor de educação indígena está administrativamente localizado na Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (CODEA), Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC). Neste setor há um conjunto relevante de temas que estão em discussão, tais como: tipificação das escolas indígenas; planejamento da rede escolar; estabelecimento de critérios para lotação de professores e matrículas nas escolas indígenas; apoio na elaboração dos PPPs; discussão sobre perfil do professor indígena e inúmeros outros. Todos estes assuntos estão relacionados com dois pontos estratégicos para elaboração de políticas públicas: (1) as Diretrizes Políticas para a Educação Escolar Indígena e (2) as Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Indígena. Este projeto, em colaboração com técnicos da SEDUC, pretende contribuir para o aprofundamento de alguns destes tópicos de discussão. O objetivo, portanto, é colaborar com o desenvolvimento institucional, especialmente no âmbito da temática da diversidade e inclusão educacional na SEDUC, e sobretudo, colaborar na discussão, organização e sistematização de ideias e ações que contribuam para a definição de diretrizes, bem como para o aperfeiçoamento e inovação de políticas e projetos de educação escolar indígena.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires - Coordenador / Antônio José Morais de Lima - Integrante / Bernardete Feitosa - Integrante / Adriana Madja dos S Feitosa - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Reconhecimento ao apoio à bolsista da Comissão Fulbright e à contribuição para o entendimento mútuo entre os povos do Brasil e Estados Unidos, Fulbright Brasil.

2008

Prêmio Apoiador do Movimento Indígena Tapeba - Homegagem Especial, Associação das Comunidades Indígenas Tapeba (ACITA) e Associação dos Professores Indígenas Tapeba.

2001

II Concurso Negro e Educação, Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação, Ação Educativa e Fundação FORD.

1994

Prêmio Cultura, Sociedade e Meio Ambiente, Associação Brasileira de Antropologia e Fundação FORD.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Ciencias Sociais. , Av. Silas Munguba, 1700, Itapery, 60000000 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 31012031, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - Atual

    Associação Brasileira de Antropologia

    Vínculo: Sócio efetivo, Enquadramento Funcional: Sócio efetivo

  • 2003 - 2005

    Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Consultor contratado para elaboração de pesquisa sobre cursos de formação de professores indígenas no Brasil.

  • 2005 - Atual

    Universidade Estadual do Ceará

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2000 - 2002

    Universidade Estadual do Ceará

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 08/2013

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia 1

    • 06/2013

      Direção e administração, Centro de Humanidades, Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade.,Cargo ou função, Coordenador.

    • 06/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Humanidades, Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Curso do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade.

    • 06/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Humanidades, Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Bolsas do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade.

    • 07/2008

      Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação

    • 01/2007

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Humanidades, Centro de Humanidades.,Atividade realizada, Coordenação do Grupo de Pesquisa e Estudos em Etnicidade (GEPE).

    • 11/2013 - 11/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Humanidades, Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Seleção de Candidatos à Estágio Pós-Doutoral no Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade com bolsa custeada Pela CAPES, Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD).

    • 02/2013 - 06/2013

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I, Antropologia II

    • 11/2012 - 12/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Humanidades, Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade.,Cargo ou função, Presidente da da Comissão de Seleção do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade.

    • 02/2006 - 06/2006

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia II, Antropologia III, Etnografia do Brasil

    • 03/2000 - 03/2003

      Ensino, História, Serviço Social e Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural - Metodologia do Trabalho Científico

  • 2010 - 2011

    INSTITUTO NACIONAL DE ANTROPOLOGIA E HISTORIA

    Vínculo: Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador convidado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2003 - 2005

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2004 - 12/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissâo de Extensão - CCHS - Campus de Toledo, .,Cargo ou função, Vice-presidente.

    • 12/2003 - 12/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.,Cargo ou função, Comissão de Trabalho em Educação Escolar Indígena.

    • 08/2003 - 12/2005

      Ensino, Ciências Socias, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I, II e III - Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais

  • 2012 - 2012

    Secretaria da Educação Básica do Ceará

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

  • 1997 - 1998

    Universidade Federal do Maranhão

    Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/1997 - 02/1998

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural, Sociologia, Cultura Brasileira

  • 1995 - 1996

    Fundação da Criança da Cidade

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sociólogo, Carga horária: 40

    Atividades

    • 07/1995 - 03/1996

      Serviços técnicos especializados , Setor de Planejamento, .,Serviço realizado, Planejamento, organização e sistematização de informações estratégicas e elaboração de projetos sociais.