Susane Cristini Gomes Ferreira

Graduada em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2013), onde atuou nas áreas de Recursos Pesqueiro, Oceanografia biológica e, tendo ministrado cursos de extensão em comunidades tradicionais no interior do Estado do Pará. Possui segunda graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Cesumar (2021). Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela UFPI (2022) e em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (2023) pelo IFES. Mestre em Ciências Ambientais no convênio Universidade Federal do Pará-UFPA/ Museu Paraense Emílio Goeldi/ EMBRAPA (2017), tendo trabalhado com gestão e sustentabilidade de recursos hídricos na linha de pesquisa: "Ecossistemas amazônicos e dinâmicas socioambientais" e, atuado no grupo de pesquisa: "Estudos e Modelagem Hidroambientais da Amazônia". Doutora em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do NAEA/UFPA; atuando na linha de pesquisa: "Gestão de recursos naturais" e no grupo de pesquisa: "Economia, Conservação e Governança Ambiental da Amazônia". Doutorado sanduíche (novembro de 2019 a maio de 2020) na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa desenvolvendo o projeto de pesquisa intitulado "Dinâmicas socioeconômicas relacionadas às plantações de dendê no estado do Pará, Brasil, leste da Amazônia". Possui pós-doutorado desenvolvido em um convênio entre a Universidade Federal do Pará e a Queen's University no projeto intitulado "Dendê em territórios aquáticos: os impactos da expansão da plantação nos recursos hídricos e nos meios de subsistências locais na Amazônia brasileira".

Informações coletadas do Lattes em 25/03/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido

2017 - 2021

Universidade Federal do Pará
Título: O dendê na Amazônia: reflexos sociais, crescimento de cidades e dinâmica espacial do desmatamento no polo de produção do Pará
Orientador: Claudia Azevedo-Ramos
com Coorientador: André Cutrim Carvalho. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional / Especialidade: Teoria do Desenvolvimento Regional.

Mestrado em Ciências Ambientais

2015 - 2017

Universidade Federal do Pará
Título: Sustentabilidade e valoração dos recursos hídricos da bacia do rio Moju
, Ano de Obtenção: 2017.Aline Maria Meiguins de Lima.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Geocartografia.

Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica

2022 - 2023

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Título: Geotecnologias utilizadas na organização espacial da propriedade rural para obtenção do Cadastro Ambiental Rural (CAR) vinculadas ao mundo do trabalho do técnico em agroecologia

Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho

2022 - 2022

Universidade Federal do Piauí
Título: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho

Graduação em Geografia

2018 - 2021

Universidade Cesumar

Graduação em Engenharia de Pesca

2009 - 2013

Universidade Federal Rural da Amazônia
Título: DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO ICTIOPLÂNCTON EM ÁGUAS NERÍTICAS E OCEÂNICAS DA COSTA NORTE DO BRASIL
Orientador: Glauber David Almeida Palheta

Pós-doutorado

2021 - 2022

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. , Bolsista do(a): Queen's University, QUEEN'S, Canadá.

Formação complementar

2022 - 2022

Objetos Digitais de Aprendizagem. (Carga horária: 9h). , SAPIUM Cursos Online, SAPIUM, Brasil.

2022 - 2022

Formação ao Mundo do Trabalho. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, SEB, Brasil.

2022 - 2022

Formação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, SEB, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Tecnologia Assistiva no Contexto Educacional. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2021 - 2021

Educação Profissional e o Novo Ensino Médio. (Carga horária: 25h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2021 - 2021

Cursos Regulares Presenciais com Carga Horária a Distância. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2021 - 2021

Projetos Educacionais e Interdisciplinares. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2021 - 2021

Personalização do Ensino a partir de Metodologias Ativas. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2021 - 2021

O Uso de Aplicativos Web na Construção de Materiais Educacionais. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2021 - 2021

Educação Brasileira. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2021 - 2021

Criação de Videoaulas. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2021 - 2021

XXIV CURSO DO USO ESCOLAR DE SENSORIAMENTO REMOTO NO ESTUDO DO MEIO AMBIEN. (Carga horária: 18h). , Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.

2021 - 2021

Moodle Básico para Professores. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2018 - 2018

Educação Ambiental e Água. (Carga horária: 60h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.

2016 - 2016

Agência de Água: o que é, o que faz e como funciona. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2015 - 2015

Curso a distância Lei das Águas. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2015 - 2015

CURSO INTRODUTÓRIO AO ArcGis 10.0. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2015 - 2015

Conversação em Língua Inglesa-Básico. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2013 - 2013

ESTATÍSTICA APLICADA A CIÊNCIA ANIMAL. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

2013 - 2013

INTRODUÇÃO AO ARCGIS. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

2012 - 2012

Curso em Aquicultura Continental. (Carga horária: 40h). , Centro de Pesquisa em Aquicultura Rodolpho Von Ihering, CPARVI, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ciências Ambientais.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Interdisciplinar.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Agrária.

Organização de eventos

Susane Ferreira ; SUCHODOLSKI, G. L. ; ACEVEDO, J. F. . Water, Environmental Conflicts and Social Justice. 2022. (Outro).

Susane Cristini Gomes FERREIRA . Seminário FloresTalks Desenvolvimento + Floresta. 2019. (Outro).

FERREIRA, S. C. G. . XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA. 2011. (Congresso).

FERREIRA, S. C. G. . IV SEMANA DE ENGENHARIA DE PESCA E II SEMANA DE TÉCNICO EM PESCA. 2010. (Congresso).

Participação em eventos

LASA 2022: Polariozación socioambiental y rivalidad entre grandes potencias.Extractivism, Agribusiness and the Complex Dimensions of Social (In)Justice. 2022. (Outra).

1 Ciclo de Palestra do Observatório do dendê. 2020. (Outra).

XXV IUFRO world Congress. Sustentabilidade e Vulnerabilidade da Bacia do Rio Moju (PA) - Amazônia Oriental. 2019. (Congresso).

XXV IUFRO world Congress. Certificação na cadeia produtiva de óleo de palma no Brasil: Um caso de responsabilidade socioambiental?. 2019. (Congresso).

II Seminário de Pesquisa: Dinâmicas Territoriais do Espaço Rural da Amazônia. 2018. (Seminário).

II Simpósio Internacional Interdisciplinaridade, Sustentabilidade e Desenvolvimento: Crítica e Atualização do Debate na Produção do Conhecimento na Amazônia.DESEMPENHO SOCIOAMBIENTAL DE UM RELEVANTE PLAYER NA CADEIA PRODUTIVA DO ÓLEO DE PALMA NO BRASIL. 2018. (Seminário).

IX COLÓQUIO ORGANIZAÇÕES, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE - CODS E II CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO. OS DESAFIOS DO SETOR PESQUEIRO ARTESANAL NA RESEX MÃE GRANDE DE CURUÇÁ, PARÁ. 2018. (Congresso).

PERSPECTIVAS CRÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO, GESTÃO PÚBLICA, AMBIENTE E SOCIEDADE: Gestão Pública Municipal.Os desafios do setor pesqueiro artesanal na Resex Mãe Grande de Curuçá. Pará. 2018. (Seminário).

Políticas de Desenvolvimento Regional e seus impactos ambientais.A cultura do dendê e sua influência no desenvolvimento de municípios médios da Amazônia. 2018. (Seminário).

4 Seminário Estadual de Águas e Florestas. 2016. (Seminário).

I CICLO DE SEMINÁRIOS DO PPGCA/2016. 2016. (Seminário).

4 Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia. 2015. (Simpósio).

A agenda científica em Ciências Ambientais na Amazônia e do Pré-lançamento do livro ?Amazônia em Tempo?. 2015. (Outra).

ÁGUA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2015. (Outra).

I CONGRESSO AMAZÔNICO DE MEIO AMBIENTE E ENERGIA RENOVÁVEIS. 2015. (Congresso).

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA AMAZÔNIA. 2015. (Seminário).

V WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS.A sustentabilidade hídrica da bacia hidrográfica do rio Moju a partir de indicadores de disponibilidade e demanda. 2015. (Outra).

XI SEMINÁRIO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRA.XI SEMINÁRIO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRA. 2013. (Seminário).

CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA. CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA. 2012. (Congresso).

RODADA DE PALESTRAS E MESA REDONDA SOBRE PISCICULTURA. 2012. (Seminário).

XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA. XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA. 2011. (Congresso).

IV SEMANA DE ENGENHARIA DE PESCA E II SEMANA DE TÉCNICO EM PESCA.IV SEMANA DE ENGENHARIA DE PESCA E II SEMANA DE TÉCNICO EM PESCA. 2010. (Encontro).

I SEMANA DE TREINAMENTO DE TÉCNICOS CIENTÍFICOS DE BORDO. 2009. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: ERICK FRANCISCO GAIOSO MACHADO

SOARES, D. A. S.; LOBATO, M.M;FERREIRA, S. C. G.; VALE, F.E. A CARTOGRAFIA PARTICIPATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APLICAÇÃO NA EMEIF SÃO PEDRO (COMUNIDADE MONTE SANTO, ALTAMIRA-PA).. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA E ESTUDOS AMAZÔNICOS) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Taiane de Cássia Costa

SOARES, D. A. S.; LOBATO, M.M;FERREIRA, S. C. G.; VALE, F.E. O ENSINO DE GEOGRAFIA E O CIBERESPAÇO: O USO DE TIC'S NA REDE ESCOLAR DE ALTAMIRA/PA.. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA E ESTUDOS AMAZÔNICOS) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elton Luís Silva da Silva

SOARES, D. A. S.;FERREIRA, S.C.G.; SILVA, M. C.. Diagnóstico participativo das áreas com risco ambiental na cidade de Ferreira Gomes (AP). 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em Tecnologias Aplicadas à Regularização Fundiária e Prevenç) - Universidade Federal do Pará.

Comissão julgadora das bancas

Paulo Roberto Brasil Santos

PALHETA, G. D. A.;MELO, N. F. A. C.SANTOS, P. R. B.. Distribuição do ictioplâcton em águas neriticas e ocêanicas da costa norte do Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Edson José Paulino da Rocha

LIMA, A. M. M.ROCHA, Edson José Paulino da; SILVA JR, J. A.; TOLEDO, P. M.. SUSTENTABILIDADE E VALORAÇÃO DOS RECURSOS HIDRÍCOS DA BACIA DO RIO MOJU. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará.

Edson José Paulino da Rocha

LIMA, A. M. M.; CORREA, J. A. M.;Rocha, Edson José Paulino da; PIMENTEL, M. A.. Sustentabilidade e Valoração dos recursos hídricos da bacia do Rio Moju. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará.

José Augusto Martins Corrêa

CORRÊA, J. A. M.; ROCHA, E. J. P.; PIMENTEL, M. A. S.. Sustentabilidade e valoração dos recursos hídricos da bacia do rio Moju;. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará.

Claudia de Barros e Azevedo Ramos

Azevedo-Ramos, C.; Szlafsztein, C. F.; Corbin, H. P.; Nahum, J. S.; Vasconcelos, V. V.. O dendê na Amazônia: os reflexos sociais, no crescimento das cidades e na dinâmica espacial do desmatamento no polo de produção no Pará. 2021. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Universidade Federal do Pará.

Claudia de Barros e Azevedo Ramos

Azevedo-Ramos, C.; Corbin, H.; Carvalho, A. C.. O DENDÊ NA AMAZÔNIA: OS REFLEXOS SOCIOECONÔMICOS E NO DESMATAMENTO. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Universidade Federal do Pará.

Hisakhana Pahoona Corbin

RAMOS, C. B. E. A.; SZLAFSZTEIN, C. F.;CORBIN, H. P.; NAHUM, J. S.; VASCONCELOS, V. V.. dendê na Amazônia: os reflexos sociais, no crescimento das cidades e na dinâmica espacial do desmatamento no polo de produção no Pará. 2021. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.

Hisakhana Pahoona Corbin

CORBIN, H. P.. O DENDÊ NA AMAZÔNIA: OS REFLEXOS SOCIOECONÔMICOS E NO DESMATAMENTO. 2019. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.

João Santos Nahum

NAHUM, João Santos; RAMOS, C. B. E. A.; SZLAFSZTEIN, C. F.; CORBIN, H. P.. O dendê na Amazônia: os reflexos sociais, no crescimento das cidades e na dinâmica espacial do desmatamento no polo de produção no Pará. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Universidade Federal do Pará.

Claudio Fabian Szlafsztein

RAMOS, C. B. E. A.;SZLAFSZTEIN, CLAUDIO FABIAN; CORBIN, H. P.; NAHUM, J. S.; VASCONCELOS, V. V.. O dendê na Amazônia: os reflexos sociais no crescimento das cidades e na dinámica espacial do desmatamento no polo de producao do Pará. 2021. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Universidade Federal do Pará.

Glauber David Almeida Palheta

PALHETA, G. D. A.MELO, N. F. A. C.; SANTOS, P. R. B.. DISTRIBUIÇÃO DO ICTIOPLÂNCTON EM ÁGUAS NERÍTICAS E OCEÂNICAS DA COSTA NORTE DO BRASIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Marcia Aparecida da Silva Pimentel

LIMA, A. M. M; CORREA, J. A. M.; ROCHA, E.J.P.;PIMENTEL, M.A.S. Sustentabilidade e Valoração dos recursos hídricos da bacia do rio Moju. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará.

João de Athaydes Silva Junior

ROCHA, EDSON JOSÉ PAULINO; TOLEDO, P. M.;SILVA JUNIOR, JOÃO DE ATHAYDES; LIMA, A. M. M.. SUSTENTABILIDADE E VALORAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO MOJU. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará.

Foi orientado por

Alexandre Cardoso da Silva

Distribuição do Ictioplâncton em Águas Neríticas e Oceânicas da Costa Norte do Brasil; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Alexandre Cardoso da Silva;

Nuno Filipe Alves Correia de Melo

CARACTERIZAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DO MESO E MACROZOOPLANCTON NA PLATAFORMA CONTINENTAL AMAZONICA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nuno Filipe Alves Correia de Melo;

Nuno Filipe Alves Correia de Melo

CARACTERIZAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DO MESO E MACROZOOPLANCTON NA PLATAFORMA CONTINENTAL AMAZONICA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Nuno Filipe Alves Correia de Melo;

André Cutrim Carvalho

O dendê na Amazônia: reflexos sociais, crescimento de cidades e dinâmica espacial do desmatamento no polo de produção do Pará; 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Universidade Federal do Pará,; Coorientador: André Cutrim Carvalho;

Glauber David Almeida Palheta

Distribuição Espacial do Ictioplâncton em Águas Neríticas e Oceânicas da Costa Norte do Brasil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Glauber David Almeida Palheta;

Produções bibliográficas

  • VALE, F.E ; NASCIMENTO, A.C.N. do ; LIMA, E.S. ; SARMENTO, B. L. F. P. ; FERREIRA, S. C. G. . USO E SIGNIFICADOS DA ÁGUA NA BACIA DO RIO ITÁ: ESTUDO DE CASO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA BOA VISTA DO ITÁ, SANTA IZABEL DO PARÁ-PA. UNIVERSIDADE E MEIO AMBIENTE , v. 7, p. 80-99-99, 2023.

  • LIMA, ALINE MARIA MEIGUINS DE ; MARTINS CORRÊA, JOSÉ AUGUSTO ; MAGALHÃES DA SILVA, LETÍCIA ; GOMES FERREIRA, SUSANE CRISTINI . Análise da relação entre a paisagem e a hidrogeoquímica da bacia hidrográfica do rio Moju, Amazônia Oriental-Brasil. AGUA Y TERRITORIO , v. ., p. 131-150, 2021.

  • FERREIRA, S. C. G. ; LIMA, ALINE MARIA MEIGUINS DE ; CORRÊA, JOSÉ AUGUSTO MARTINS . Indicators of hydrological sustainability, governance and water resource regulation in the Moju river basin (PA) ? Eastern Amazonia. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL MANAGEMENT , v. 263, p. 01-10, 2020.

  • Susane Cristini Gomes FERREIRA ; Claudia Azevedo-Ramos . A sustentabilidade na cadeia produtiva de óleo de palma no Brasil: o caso da Agropalma. PAPERS DO NAEA (UFPA) , v. 29, p. 42-55, 2020.

  • FERREIRA, SUSANE CRISTINI GOMES ; LIMA, ALINE MARIA MEIGUINS DE ; CORRÊA, JOSÉ AUGUSTO MARTINS . Zoneamento da bacia hidrográfica do rio Moju (Pará): usos da água e sua relação com as formas de uso e cobertura do solo. Revista Ambiente e Agua , v. 12, p. 680-693, 2017.

  • FERREIRA, S.C.G. ; SILVA, A.C. ; MANGAS, A.P. ; PALHETA, G.D.A. ; MELO, N.F.A.C. . Distribuição Espacial do Ictioplâncton em Águas Neríticas e Oceânicas da Costa Norte do Brasil. Boletim Técnico-Científico do CEPNOR , v. 14, p. 39-45, 2014.

  • MANGAS, A. P. ; SILVA, A. C. ; FERREIRA, S. C. G. ; PALHETA, G. D. A. ; MELO, N. F. A. C. . Ictioplâncton da Baía do Guajará e do Estuário do Rio Pará, Ilha do Marajó, Pará, Brasil. Boletim Técnico-Científico do CEPNOR , v. 13, p. 43-54, 2013.

  • Susane Cristini Gomes FERREIRA ; Claudia Azevedo-Ramos . THE EXPANSION OF THE OIL PALM CHAIN AND ITS EFFECTS ON THE PRODUCTION OF FAMILY FARMERS IN THE MICRO REGION OF TOMÉ-AÇU, PARÁ, BRAZIL. In: Marcela Vecchione Gonçalves. (Org.). Natureza, Sociedade e Economia Política na Amazônia Contemporânea. 1ed.Belém: Naea, 2017, v. 1, p. 1-.

  • Susane Cristini Gomes FERREIRA ; Letícia Magalhães da SILVA ; ALINE MARIA MEIGUINS DE LIMA ; JOSÉ AUGUSTO MARTINS CORRÊA . A SUSTENTABILIDADE HÍDRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MOJU A PARTIR DE INDICADORES DE DISPONIBILIDADE E DEMANDA. In: Chistian Nunes da Silva, Carlos Alexandre Leão Bordalo, Edson Vicente da Silva. (Org.). PLANEJAMENTO, CONFLITOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS: EXPERIÊNCIAS E AÇÕES. 1ed.Belém: GAPTA/UFPA, 2016, v. 1, p. 601-629.

  • FERREIRA, S.C.G. . Does the volume of water in the Amazon hide processes of social injustice?. In: LASA 2022: Polarización socioambiental y rivalidad entre grandes potencias, 2022, San Francisco. LASA 2022: Polarización socioambiental y rivalidad entre grandes potencias, 2022.

  • ALINE MARIA MEIGUINS DE LIMA ; Nívia Cristina Vieira Rocha ; Filipe Gomes Dias ; SUSANE CRISTINI GOMES FERREIRA . Sustentabilidade e território hídrico da bacia do rio Guamá e afluentes Capim, Acará e Moju. In: XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2019, Foz do Iguaçu. XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2019. p. 1-10.

  • Susane Cristini Gomes FERREIRA ; Iranilda Silva Moraes ; Ligia T. Lopes Simonian . OS DESAFIOS DO SETOR PESQUEIRO ARTESANAL NA RESEX MÃE GRANDE DE CURUÇÁ, PARÁ. In: IX COLÓQUIO ORGANIZAÇÕES, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE - CODS E II CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO, 2018, Belém. Anais do IX Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade (CODS) & II Congresso Brasileiro de Gestão (CBG). Belém: Universidade da Amazônia (UNAMA), 2018. v. 9. p. 300-312.

  • Rogério de Souza Aguiar ; SUSANE CRISTINI GOMES FERREIRA ; Thaís Gleice Martins Braga ; Victor Saulo Pampolha Ferreira ; Paula Fernanda Viegas Pinheiro ; Aurora Santos da Mota . Estudo climatológico do município de Tucuruí-PA, e suas variações edafoclimáticas a partir do balanço hídrico na escala mensal.. In: XVI CBE CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA, 2015, Rio de Janeiro. ANAIS DO XVI CBE CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA, 2015.

  • SUSANE CRISTINI GOMES FERREIRA ; LETÍCIA MAGALHÃES DA SILVA. ; ALINE MARIA MEIGUINS DE LIMA ; JOSÉ AUGUSTO MARTINS CORRÊA . A sustentabilidade hídrica da bacia hidrográfica do rio Moju a partir de indicadores de disponibilidade e demanda. In: V WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS, 2015, Belém. V WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS, 2015.

  • MANGAS, A. P. ; SILVA, A. C. ; FERREIRA, S. C. G. ; SILVA, S. C. ; PALHETA, G. D. A. ; MELO, N. F. A. C. . CARACTERIZAÇÃO DO ICTIOPLÂNCTON DO ESTUÁRIO DO RIO BORGES, NO MUNICÍPIO DE QUATIPURU, PARÁ, BRASIL. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 2012, RIO DE JANEIRO. CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 2012.

  • SILVA, A. C. ; MANGAS, A. P. ; FERREIRA, S. C. G. ; SILVA, S. C. ; PALHETA, G. D. A. ; MELO, N. F. A. C. . CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE ÍCTIA DO RIO CAMARA E CAJUTUBA NO MUNICÍPIO DE MARAPAMIM, PARÁ, BRASIL. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 2012, RIO DE JANEIRO. CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 2012.

  • FERREIRA, S. C. G. ; SILVA, A. C. ; MANGAS, A. P. ; SILVA, S. C. ; PALHETA, G. D. A. ; MELO, N. F. A. C. . CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE ICTIOPLÂNCTONICA DO RIO BOMBOM NO MUNICÍPIO DE VISEU, PARÁ, BRASIL. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 2012. CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 2012.

  • FERREIRA, S. C. G. ; SILVA, A. C. ; MANGAS, A. P. ; SILVA, S. C. ; PALHETA, G. D. A. ; MELO, N. F. A. C. . CARACTERIZAÇÃO D ICTIOPLÂNCTON NO ESTUÁRIO DO RIO URINDEUA NO MUNICÍPIO DE SALINÓPOLIS, PARÁ, BRASIL. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 2012. CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 2012.

  • SILVA, L.R.B ; SILVA, A. C. ; MANGAS, A. P. ; FERREIRA, S. C. G. ; ROCHA, L.F. ; MOURÃO, F. ; PALHETA, G. D. A. ; MELO, N. F. A. C. . Caracterização da comunidade íctia da foz do rio Amazonas. In: 6° Congresso Brasileiro de Oceanografia-CBO'2014, 2014, Itajaíi. CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE ÍCTIA DA FOZ DO RIO AMAZONAS, 2014.

  • SILVA, L.R.B ; SILVA, A. C. ; MANGAS, A. P. ; FERREIRA, S. C. G. ; ROCHA, L.F. ; MOURÃO, F. ; PALHETA, G. D. A. ; MELO, N. F. A. C. ; CARVALHO, T.C.C. ; REIS, A.R. . CARACTERIZAÇÃO DO ICTIOPLÂNCTON DA FOZ DO RIO AMAZONAS. In: 6° Congresso Brasileiro de Oceanografia-CBO'2014, 2014, Itajaí. CARACTERIZAÇÃO DO ICTIOPLÂNCTON DA FOZ DO RIO AMAZONAS, 2014.

  • SILVA, L.R.B ; SILVA, A. C. ; MANGAS, A. P. ; FERREIRA, S. C. G. ; ROCHA, L.F. ; MOURÃO, F. ; PALHETA, G. D. A. ; MELO, N. F. A. C. ; CARVALHO, T.C.C. ; REIS, A.R. . CARACTERIZAÇÃO DE OVOS E LARVAS DA FOZ DO RIO AMAZONAS. In: 6° Congresso Brasileiro de Oceanografia-CBO'2014, 2014, Itajaí. CARACTERIZAÇÃO DE OVOS E LARVAS DA FOZ DO RIO AMAZONAS, 2014.

  • SILVA, L.R.B ; SILVA, A. C. ; FERREIRA, S. C. G. ; GONCALVES, J. A. ; MANGAS, A. P. ; MOURÃO, F. ; PALHETA, G. D. A. ; MELO, N. F. A. C. . CARACTERIZAÇÃO DE LARVAS DE ICTIOPLÂNCTON E ANÁLISE DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS NA PLATAFORMA CONTINENTAL NORTE. In: 6° Congresso Brasileiro de Oceanografia-CBO'2014, 2014, Itajaí. CARACTERIZAÇÃO DE LARVAS DE ICTIOPLÂNCTON E ANÁLISE DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS NA PLATAFORMA CONTINENTAL NORTE, 2014.

  • FERREIRA, S. C. G. ; GONCALVES, J. A. ; MELO, N. F. A. C. ; PALHETA, G. D. A. ; MONTELO, D. J. ; MANGAS, A. P. . A INFLUÊNCIA DA PESCARIA COM PUÇÁ DE ARRASTO DO CAMARÃ0-DA-AMAZÔNIA, Macrobrachium amazonicum, HELLER 1862 (DECAPODA:PALAEMONIDAE), NAS ASSEMBLÉIAS DA ICTIOFAUNA E CARCINOFAUNA DO RIO GUAJARÁ MIRIM, NO NORDESTE DA AMAZÔNIA, PARÁ, BRASIL.. In: V SEMANA DE ENGENHARIA DE PESCA E III SEMANA DO TÉCNICO EM PESCA, 2012, BRAGANÇA. V SEMANA DE ENGENHARIA DE PESCA E III SEMANA DO TÉCNICO EM PESCA, 2012.

  • MAGALHÃES, A. M. O ; FERREIRA, S. C. G. ; FONSECA, A. F. ; SOUZA, R. F. C . COMPOSIÇÃO E RELAÇÃO PESO/COMPRIMENTO DA ICTIOFAUNA DO ESTUÁRIO DE CARATATEUA, PARÁ-BRASIL. In: XIV CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DO MAR, 2011, BALNEÁRIO CAMBORIÚ. XIV CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DO MAR, 2011.

  • LETÍCIA MAGALHÃES DA SILVA. ; SUSANE CRISTINI GOMES FERREIRA ; ALINE MARIA MEIGUINS DE LIMA ; JOSÉ AUGUSTO MARTINS CORRÊA . AVALIAÇÃO DA DINÂMICA DA PAISAGEM DA BACIA DO RIO MOJU/PA. In: I Congresso Amazônico de Meio Ambiente e Energias Renováveis, 2015, Belém. I Congresso Amazônico de Meio Ambiente e Energias Renováveis, 2015.

  • SILVA, R. G. ; FERREIRA, S. C. G. ; FONSECA, A. F. ; SOUZA, R. F. C . A ICTIOFAUNA DO BAIXO RIO BRANCO, RORAIMA.. In: XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA, 2011, MANAUS. XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA, 2011.

  • SANTOS, Rosinette M. ; SILVA, R. G. ; FERREIRA, S. C. G. ; BARROS, I. B. A. ; Machado, Fabiolas S. ; GIARRAZZO, Tommaso . PROPORÇÃO SEXUAL DE Bathygobius soparator (GOBIIDAE, VALENCIENNES, 1837), NO LITORAL NORDESTE DO PARÁ. In: XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA, 2011, MANAUS. XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA, 2011.

  • FERREIRA, S. C. G. ; SILVA, A. C. ; MELO, N. F. A. C. . DISTRIBUIÇÃO DO ICTIOPLÂNCTON NO ESTUÁRIO DO RIO GUAJARÁ-MIRI, NO MUNICÍPIO DE VIGIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

Susane Cristini Gomes FERREIRA . Presente no chocolate, óleo de palma está vinculado a desmatamento de florestas tropicais. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Ricardo Theophilo Folhes ; Susane Cristini Gomes FERREIRA . Geografia Econômica do Agronegócio no Pará. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERREIRA, S. C. G. . CADEIA PRODUTIVA DA PESCA MÓDULO TEÓRICO ( MANEJO E GESTÃO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, S. C. G. . CADEIA PRODUTIVA DA PESCA MÓDULO TEÓRICO ( MANEJO E GESTÃO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, S. C. G. . CADEIA PRODUTIVA DA PESCA MÓDULO PRÁTICO ( TANQUE REDE E PRÁTICA). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, S. C. G. . CADEIA PRODUTIVA DA PESCA MÓDULO TEÓRICO ( MANEJO E GESTÃO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, S. C. G. . CADEIA PRODUTIVA DO CACAU MÓDULO GESTÃO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, S. C. G. . CADEIA PRODUTIVA DO CACAU MÓDULO BÁSICO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, S. C. G. . CADEIA PRODUTIVA DA PESCA MÓDULO PRÁTICO ( TANQUE REDE E PRÁTICA). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, S. C. G. . CADEIA PRODUTIVA DA PESCA MÓDULO PRÁTICO ( TANQUE REDE E PRÁTICA). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, S. C. G. . CADEIA PRODUTIVA DA PESCA MÓDULO TEÓRICO ( MANEJO E GESTÃO. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, S. C. G. . CADEIA PRODUTIVA DA PESCA MÓDULO PRÁTICO ( TANQUE REDE E PRÁTICA). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2013

Universidade Federal Rural da Amazônia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq, tendo desenvolvido atividades no plano de trabalho intitulado "Caracterização Espacial e Temporal do meso e macrozooplancton na plataforma continental Amazônica" no período agosto de 2013 a outubro de 2013, tendo como orientador o Prof. Nuno Filipe Alves Correa de Melo, e perfazendo uma carga horária de 240 horas.

2012 - 2013

Universidade Federal Rural da Amazônia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC/UFRA, tendo desenvolvido no plano de trabalho intitulado ""Qualidade Ambiental e Distribuição do Ictioplâncton no Estuário do Rio Guajará -mirim no Município de Vigia", no período de agosto de 2012 a julho de 2013, tendo como orientador o Prof. Nuno Filipe Alves Correa de Melo e, perfazendo uma carga horária total de 960 horas.

Atividades

  • 07/2012 - 10/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Laboratório de Ecologia Aquática e Aquicultura Tropical.,Linhas de pesquisa

  • 07/2012 - 10/2013

    Estágios , Laboratório de Ecologia Aquática e Aquicultura Tropical.,Estágio realizado, Trabalhos com a comunidade ictioplânctonica.

2010 - 2011

Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Norte

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participação como estagiária voluntário no Laboratório de Dinâmica de Populações do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Norte (CEPNOR), durante o período de setembro de 2010 a novembro de 2011, desempenhando suas atividades com carga horária semanal de 12 horas, totalizando em 576 horas de estágio

2017 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Pequisador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Pesquisador no grupo de pesquisa "Economia, Conservação e Governança Ambiental na Amazônia", na linha de pesquisa "Economia Ecológica e Conservação".

2015 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Pesquisador no grupo de pesquisa Estudos e Modelagem Hidroambientais- LEMHA na Linha de pesquisa:Desenvolvimento de modelos de auxílio à gestão de bacias hidrográficas.

Atividades

  • 09/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, ESTUDOS E MODELAGEM HIDROAMBIENTAIS- LEMHA.,Linhas de pesquisa