Felipe Cardoso de Mello Prando

Professor Adjunto do Departamento de Artes - UFPR. Atua como artista e pesquisador na realização de projetos sobre crítica institucional em contextos institucionais precários nos campos da curadoria, publicações, vídeo-instalações e fotografia. Doutor em Artes na linha de Poéticas Visuais pelo PPGAV-ECA-USP, Mestre em Processos Artísticas Contemporâneos pelo PPGAV-CEART-UDESC e Mestre em Teoria e Filosofia do Direito pelo PPGD-USFC. Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) - CAPES com estágio de pesquisa realizado na Universitat de Barcelona. Membro dos Grupos de Pesquisa: Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais (CNPq-UDESC), Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado (IEA-USP) e Artes Visuais: Teoria, educação e poética (CNPq-UFPR).

Informações coletadas do Lattes em 02/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Visuais

2012 - 2016

Universidade de São Paulo
Título: Campo Neutral: limites e tensões entre práticas artísticas, curatoriais e instituições de arte
Orientador: em Universitat de Barcelona ( Martí Peran)
com Martin Grossmann. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Artes Visuais; Curadoria; processos artísticos contemporâneos.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.

Mestrado em Artes Visuais

2008 - 2010

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: [Banca 2 - Dissertação] uma exposição do Projeto [Paisagem:Fronteira],Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Regina Melim
Palavras-chave: Artes Visuais; site-specific; Nonsite; paisagem contemporânea.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Direito

1999 - 2002

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Desobediência Civil : possibilidade de realização dos direitos humanos,Ano de Obtenção: 2002
Antonio Carlos Wolkmer.Palavras-chave: desobediência civil; direitos humanos; sociologia jurídica; pluralismo jurídico.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito / Especialidade: Teoria do Estado. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito / Especialidade: Sociologia Jurídica. Setores de atividade: Outros Setores.

Graduação em Direito

1994 - 1998

Universidade Federal do Paraná

Formação complementar

2017 - 2017

Wks A montagem no Cinema de Pedro Costa, ministrado por Patricia Saramago. (Carga horária: 8h). , Tambor Multiartes, TAMBOR, Brasil.

2015 - 2015

Cartografía crítica del arte y la visualidad en la era de lo global. , Universitat de Barcelona, UB, Espanha.

2011 - 2011

Extensão universitária em O fim da (história da) arte. (Carga horária: 30h). , Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP, Brasil.

2010 - 2010

No Vazio do Arquivo. (Carga horária: 8h). , Museu Victor Meirelles, MVM, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Simpósio Fotografia e Cultura Visual. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2007 - 2007

Wokshop Documentarismo Contemporâneo-Martin Parr. (Carga horária: 12h). , Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Antropologia Visual. (Carga horária: 30h). , Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP, Brasil.

2005 - 2005

A Fotografia na Representação das Cidades. (Carga horária: 6h). , Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, Brasil.

2003 - 2003

Fotografia Documental. (Carga horária: 36h). , Núcleo de Estudos da Fotografia, NEF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais/Especialidade: Curadoria.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais/Especialidade: Processos Artísticos Contemporâneos.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia/Especialidade: Fotografia Contemporânea.

Organização de eventos

PRANDO, Felipe ; JUNG, Ana Emilia ; FERVENZA, Helio ; BATISTA, Stephanie D. ; SHWAFATY, Roberto ; OLIVEIRA, L.S. ; WASHINGTON, C. ; ARAUJO, L. . Simpósio Arte e Contexto. 2014. (Congresso).

PRANDO, Felipe . Campo Neutral. 2013. (Exposição).

PRANDO, Felipe ; GONZALEZ, Ana ; REIS, P. R. O. ; BRUEL, D. ; GOTO, Newton . Experiências de Museu. 2012. (Exposição).

PRANDO, Felipe ; MELIM, R. ; CESAR, V. ; SULZBACHER, T. ; KUNSCH, G. ; YENCHEN, D. . Conversas. 2011. (Exposição).

MACHADO, Neto ; MARINELLI, Ricardo ; PRANDO, Felipe ; JUNG, Ana Emilia ; GOTO, Newton ; GONZALEZ, Ana . Mostras de Video - Corpo Meio Língua - Conexões Artes Visuais - Dança. 2008. (Exposição).

PRANDO, Felipe . Workshop "Imagem e Fotografia Contempoprânea", Núcleo de Estudos da Fotografia, entre os dias 21 e 27 de julho de 2008. 2008. (Outro).

PRANDO, Felipe ; NAVARRETE, J. A. . Workshop de Fotografia Contemporânea. 2007. (Outro).

TRAVNIK, J. ; PRANDO, Felipe . A imagem fotográfica e a construção do projeto pessoal. 2006. (Outro).

Participação em eventos

A Distância entre nós (exposição Tanya Traboulsi e Eduardo Macarios). No los conozco pero los quiero igual. 2021. (Exposição).

2 Simpósio Internacional de Relações Sistêmicas da Artes.Plas Ayiti (projeto neon): uma política das imagens. 2019. (Simpósio).

1 Simpósio Internacional Relações Sistêmicas da Arte.A crítica institucional em contextos institucionais precários. 2018. (Simpósio).

Histórias Extraordinárias: cinema argentino contemporâneo. 2018. (Encontro).

Simpósio Internacional Relações Sistêmicas da Arte. 2018. (Congresso).

XXVII Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas.MACBA-LAS AGENCIAS (2001): A CRÍTICA INSTITUCIONAL COMO PRÁTICA DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTOS DE CRISES. 2018. (Encontro).

CARTOGRAFÍA CRÍTICA DEL ARTE Y LA VISUALIDAD EN LA ERA DE LO GLOBAL. Geoestética, Politica y Trabajo. 2015. (Congresso).

8 Ciclo de Investigações: Irradiações Contemporâneas. O curador-editor e o múltiplo como forma de dispersão. 2013. (Congresso).

V Simpósio - Licenciatura em Artes Visuais - Faculdade de Artes Do Paraná.Untitled (práticas curatoriais). 2012. (Simpósio).

"Roda de Conversas" - Projeto Educativo da 6 Bienal VentoSul, Curitiba.Espaço Público e Bienal. 2011. (Encontro).

Bloco de Estudos Curatoriais.A ordem dos fatores (não) altera os produtos. 2011. (Seminário).

IV Simpósio - Licenciatura em Artes Visuais - Faculdade de Artes Do Paraná.Plataformas discursivas: práticas artísticas e curatoriais dialógicas. 2011. (Simpósio).

Trânsitos Culturais.Projeto [paisagem:fronteria] - Prática artística em situação de exílio cultural. 2011. (Seminário).

18 Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Paisagens contemporaneas em práticas artísticas discursivas. 2009. (Congresso).

IV CICLO DE INVESTIGAÇÕES: DESLOCAMENTOS REFLEXIVOS. OS OUTROS LUGARES DOS LUGARES ESPECÍFICOS [I E II]. 2009. (Congresso).

"Concurso de Produção de Imagem" - Programa de Leitura da Petrobras/Repar.Particpante da Comissão de Seleção. 2008. (Outra).

III Ciclo de Investigações / PPGAV / CEART / UDESC. A contribuição de algumas práticas artísticas contemporâneas (site-oriented, functional-site e nonsite) para re-pensar a idéia de paisagens contemporâneas. 2008. (Congresso).

I Simpósio Fotografia e Cultura Visual: Entrecruzamentos Históricos e Contemporâneos.Portfolio "Perder de Vista". 2008. (Simpósio).

Palestra "Paisagem Contemporânea: Perder de Vista", realizada na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, dia 12 de agosto de 2008."Paisagem Contemporânea: Perder de Vista". 2008. (Encontro).

Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo - UFPR.Paisagens Contemporâneas. 2008. (Oficina).

VII Colóquio e IX Jornada de Cartéis - "Felicidade, isso é possível" - Escola Brasileira de Psicanálise - Paraná. 2008. (Simpósio).

Direitos Humanos e Multiculturalismo.Direitos Humanos e Multiculturalismo. 2007. (Encontro).

II Semana Acadêmica de Ciências Sociais da UFPR (IISACS-UFPR).Imagem e Conhecimento - A fotografia como instrumento de pesquisa. 2007. (Seminário).

Semana Fotosite de Fotografia.Núcleo de Estudos da Fotografia. 2007. (Encontro).

Crime, Justiça e Desigualdade Social.Fins da Pena e Desigualdade Social. 2004. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Sofia Schramm de Brito

MELIM, R.;STOLF, M. R. S.PRANDO, Felipe. Corpo de Prova. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Claudia Cristina Merz (Tina Merz)

MELIM, R.;STOLF, M. R. S.PRANDO, Felipe. As caixas de Johannes Cladders, 1967-1978. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Kamilla Nunes

MELIM, R.;STOLF, M. R. S.PRANDO, Felipe. Embarcação. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Manita Menezes

ALMEIRA, R.; SPINILLO, C. G.;PRANDO, Felipe. Vestir para resistir: estudos discursivos na moda de contra conduta. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Sofia Schramm de Brito

MELIM, R.;STOLF, M. R. S.PRANDO, Felipe. Corpo de Prova. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Claudia Cristina Merz

MELIM, R.STOLF, M. R. S.PRANDO, Felipe. As caixas de Johannes Cladders, 1967-1978. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Kamilla Nunes

MELIM, R.;PRANDO, Felipe. Embarcação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Gustavo Adriano Ribeiro da Silva

SILVA, Gustavo A. R.PRANDO, Felipe; SOUZA, Fernando A. de. O cotidiano construído na fotografia de Jeff Wall: entre ficção e realidade. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia - Processos de Produção de Imagens) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Ana Lúcia Montufar Taracena

PRANDO, Felipe; ANTONIO, Ricardo Carneiro. Cosmovisão Maya na produção de arte contemporânea. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gyuri Menghini Ballalai

BINI, F. A. F.;PRANDO, Felipe. Professor como mediador: o uso da aula passeio para artes visuais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marina Ramos Silva

CATUCCI, I.;PRANDO, Felipe. A arte que olha para o outro: relações entre etnografia e prática artística. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Matthias Tschumi

PRANDO, FelipeREIS, P. R. O.. Limites contemporâneos da arte: pixação como ferramenta política na obra de Rafael Augustaitiz. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Aline Luize Biernastki

PRANDO, Felipe; BATISTA, Stephanie D.. Estudo sobre as seis primeiras edições da Bienal Internacional Contemporânea de Curitiba (1993-2011). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Théo Uchôa Cavalcanti Pacheco

PRANDO, Felipe; BECCARI, M. N.. Levantamentos anacrônicos para um novo imaginário. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Felipe Roehrig Pacheco

PRANDO, FelipeREIS, P. R. O.. A fotografia como compromisso social: história e suas técnicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Greyce Kelly dos Santos

REIS, P. R. O.PRANDO, Felipe. Arte na esfera pública como forma de atuação política. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Érica Storer de Araújo

BLOOMFIELD, T. B.;PRANDO, Felipe. Espacialidades configuradas por formas artísticas contemporâneas de conexão e compartilhamento: Circuitos Compartilhados, do artista Newton Goto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Alessandra Diana Luz Zilli

BLOOMFIELD, T. B.;PRANDO, Felipe. O espaço produzido nas ações urbanas de Ana Teixeira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Melanie Ann Silva Lamel

PRANDO, Felipe; SANTIAGO, Debora. Xiang Jiá/Zhãnwang. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

PRANDO, Felipe; ALMENDRA FILHO, D. S.; DAVILA, I. V.. Processo seletivo para professor substituto - Cinema e audiovisual: Roteiro. 2016. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Comissão julgadora das bancas

José Luiz Kinceler

MELIM, R.;KINCELER, J. L.; REIS, P. R. O.; FERREIRA, M. G. A.. (Banca 2 - Dissertação) uma exposição do Projeto (PAISAGEM-FRONTEIRA). 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Maria da Glória Araujo Ferreira

FERREIRA, M. G. A.. "Paisagens Contemporâneas: territorialidades artísticas intertextuais". 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação artes visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Dária Gorete Jaremtchuk

GROSSMANN, M.; MACIEL, L.;Jaremtchuk, D.. Campo neutral: ensaio para uma exposição. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - ECA/USP.

Branca Coutinho de Oliveira

GROSSMANN, M.;OLIVEIRA, B. C.; BARRETO, J. M. M.; SPRICIGO, V. P.; GOLDSTEIN, I. S.. Campo neutral: limites e tensões entre práticas artísticas, curatoriais e instituições de arte. 2016 - Universidade de São Paulo.

Osvaldo Agripino de Castro Junior

CASTRO JUNIOR, Osvaldo Agripino deWolkmer, A. C.; Marés, C.F.. A desobediência civil como possibilidade de realização dos Direitos Humanos. 2002. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Paulo Roberto de Oliveira Reis

KINCELER, J. L.; FERREIRA, M. G. A.;REIS, PAULO R. O.; Regina Melim. (Banca 2 - dissertação) uma exposição do Projeto (Paisagem : Fronteira). 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

David M Sperling

GROSSMANN, M.;SPERLING, D. M.; SPRICIGO, V.; GOLDSTEIN, I.; OLIVEIRA, B. de. Campo Neutral: limites e tensões entre práticas artísticas, curatoriais e instituições de arte. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Escola de Comunicação e Artes.

Lucia Maciel Barbosa de Oliveira

JAREMTCHUK, D. G.; martin grossmann;OLIVEIRA, Lúcia Maciel Barbosa de. Campo neutral: ensaio para uma exposição. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

MARTIN GROSSMANN

GROSSMANN, M.; Daria Gorete Jaremtchuk; Lucia Maciel Barbosa de Oliveira. Campo neutral: ensaio para uma exposição. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Introducao à Museologia) - Universidade de São Paulo / ECA.

Vinicius Pontes Spricigo

GROSSMANN, M.; OLIVEIRA, B. C.; BARRETO, J. M.; GOLDSTEIN, I. S.;SPRICIGO, V.. Campo neutral: limites e tensões entre práticas artísticas, curatoriais e instituições de arte. 2016. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

Orientou

Fernanda Sancho Lopes

Design da Desinformação: uma análise crítica sobre o design como veiculador do discurso da anticiência contemporânea; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Design) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Martin Lorenzo da Rocha

Design da desconstrução; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Design) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Rebecca Grein Pereira

História do Ensino do Desenho no Brasil; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Maurício Savrassoff de Oliveira

EM DEVIR: transformação e pertencimento, registro do processo de criação; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia - Processos de Produção de Imagens) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Gustavo Adriano Ribeiro da Silva

O cotidiano construído na fotografia de Jeff Wall: entre ficção e realidade; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia - Processos de Produção de Imagens) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Natalia Russo Cruz

Benefícios da associação das marcas de instituições privadas à projetos culturais; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Produção da Arte e Gestão da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Ana Carolina dos Santos Rocha

Propostas Curatoriais; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes Visuais) - Universidade Positivo; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Eric de Souza Pires

Arte como crítica das arte como mercadoria; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes Visuais) - Universidade Positivo; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Jocimara Aparecida Rodrigues Mocrosky

Teatro de Bairros de Curitiba; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes Visuais) - Universidade Positivo; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Pierre Octávio Louis Lapalu Deffes

Sociedade Cavalieri (1885-1914); 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes Visuais) - Universidade Positivo; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Ylma Mitsue Ohara

O corpo de cinco sentidos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes Visuais) - Universidade Positivo; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Rebecca Maia Leandro Lara

Cinema como documento: análise da imagem construída em; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Flora Aimbiré Weffort Santos

Projeto You are pixel; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Leonardo Viana Achnitz

Mediaction: mídia e imagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Mathias Tschumi

Limites contemporâneos da arte: pixação como ferramenta política na obra de Rafael Augustaitiz; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Ana Lúcia Montufar Taracena

Cosmovisão Maya na produção de arte contemporânea; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Aline Luize Biernastki

Estudo sobre as seis primeiras edições da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba (1993-2011); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Théo Uchôa Cavalcanti Pacheco

Levantamentos anacrônicos para um novo imaginário; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Felipe Roehrig Pacheco

Fotografia como compromisso social: histórias e técnicas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Melanie Ann Silva Lamel

, 2017; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Larissa Alcanta Pereira

O PAPEL DO SISTEMA PRISIONAL NA PRODUÇÃO DE ESTIGMAS; 2004; 99 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Complexo de Ensino Superior do Brasil Faculdades do Brasil; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Rosalina Bitencourt

Política legislativa para usuários de drogas no Brasil; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito) - Centro Universitário Autônomo do Brasil; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Viviane Cristina Vieira

Efeitos de museu sem museu: a crítica institucional em contextos precários (MUSA_Acervo); 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná, UFPR/TN; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Débora Matias Santos

Efeitos de museu sem museu: a crítica institucional em contextos precários (MUSA _História); 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Claudete Luginieski

O PROJETO ESCULTURA PÚBLICA E SEUS ESPAÇOS; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

GIOVANNA CORREIA PAZIN

A ARTE ATIVISTA DA VULVA LIBRE; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Gabriela Araceli Britez Timm

AÇÕES DECOLONIAIS: PRÁTICAS ARTÍSTICAS COMO ESTRATÉGIA DE AÇÃO DO PENSAMENTO DECOLONIAL; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Matheus Lopes Tangerino

ARTICULAÇÃO DO CONCEITO SITESPECIFIC COMO PRÁTICA ARTÍSTICA A PARTIR DE ?M H M M?; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Larissa Pinto Menezio

A OBRA DE ANA MENDIETA - A MULHER COLONIZADA E O RESGATE IDENTITÁRIO ATRAVÉS DA ARTE; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Vitória Miho Azuma

ANÁLISE DO GENOCÍDIO INDÍGENA YANOMAMI A PARTIR DA OBRA MARCADOS DE CLAUDIA ANDUJAR; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Aline Luise Biernastki

ESTUDO SOBRE A BIENAL DE CURITIBA NO CONTEXTO DA ARTE GLOBAL; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Théo Uchôa Cavalcanti Pacheco

O MUSEU DE ARTE PÓS-MODERNA DE FREDERICO MORAIS COMO ALTERNATIVA PARA O CONFINAMENTO CULTURAL; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Felipe Cardoso de Mello Prando;

Foi orientado por

MARTIN GROSSMANN

Campo neutral: limites e tensões entre práticas artísticas, curatoriais e instituições de arte; 2016; Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Martin Grossmann;

Antonio Carlos Wolkmer

A Desobediência Civil como Possibilidade de Realização dos Direitos Humanos; 2002; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Antonio Carlos Wolkmer;

Produções bibliográficas

  • MENEZES, MANITA ; BECCARI, MARCOS NAMBA ; PRANDO, FELIPE . Curitiba, 1978: um relato do ARTSHOW. Sociologias Plurais , v. 7, p. 127-145, 2021.

  • PRANDO, FELIPE . Tucumán Arde e a primeira bienal de arte de vanguarda. VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 14, p. 159-183, 2020.

  • PRANDO, FELIPE CARDOSO DE MELLO . PLAS AYITI (PROJETO NEON): UMA POLÍTICA DAS IMAGENS / Plas Ayiti (neon project): the politics of images. arte e ensaios , v. 26, p. 93-105, 2020.

  • PRANDO, Felipe . Relato sobre una visita a los Museos de Río de Janeiro. Revista de Estudios Globales y Arte Contemporáneo , v. 3, p. 107-123, 2015.

  • PRANDO, Felipe . O curador-editor e o múltiplo como forma de dispersão. REVISTA CICLOS , v. 1, p. 187-197, 2014.

  • PRANDO, Felipe . Construção de Novos Direitos: apontamentos acerca da validade de normas jurídicas não-estatais. Revista de Estudos Criminais / ITEC, Porto Alegre / RS, v. 04, p. 36-41, 2001.

  • PRANDO, Felipe ; BECCARI, M. N. (Org.) ; JUNG, Ana Emilia (Org.) . Bordas : Transversalidades discursivas em arte e design. 01. ed. Rio de Janeiro: Editora Áspide, 2020. v. 01. 178p .

  • PRANDO, Felipe . Efeitos de museu sem museu. 1. ed. Florianópolis: Plataforma Parentesis, 2018. v. 01. 106p .

  • PRANDO, Felipe ; MELIM, R. (Org.) ; Grossmann, M. (Org.) ; CESAR, V. (Org.) ; BARRETO, J. M. (Org.) ; BASBAUM, R. R. (Org.) ; KUNSCH, G. (Org.) ; MOREIRA JUNIOR, R. (Org.) ; NAVARRO, Santiago G. (Org.) ; WINTER, Roberto (Org.) ; PROENÇA, Luiza (Org.) . Campo Neutral. 1. ed. Curitiba: Edição do Autor, 2014. v. 1. 120p .

  • PRANDO, Felipe ; CAPELLARI, E. (Org.) . Ensino Jurídico: Leituras interdisciplinares. São Paulo: Cultural Paulista, 2001.

  • PRANDO, Felipe . Plas Ayiti (projeto neon): uma política das imagens. In: Marcos N. Beccari; Felipe C. M. Prando. (Org.). Bordas : Transversalidades discursivas em arte e design. 01ed.Rio de Janeiro: Editora Áspide, 2020, v. , p. 31-40.

  • PRANDO, Felipe ; JUNG, Ana Emilia ; MELIM, R. ; REIS, P. R. O. ; BARRETO, J. M. ; MORAIS, F. . Confinamento Cultural / Exposição de uma exposição. In: Marcos Frankowicz. (Org.). Sí, Tiene en Portugués!. 1ed.Curitiba: Autor, 2015, v. 1, p. 33-37.

  • STOLF, M. R. S. ; CEZAR, C. Z. C. ; MORAIS, F. ; PRANDO, Felipe . Pororoca. In: Maria Raquel da Silva Stolf; Claudia Zimmer de Cerqueira Cezar (Org.). (Org.). PLUVIAL FLUVIAL. 1ed.Florianópolis/SC: Editora da Casa, 2013, v. , p. 49-51.

  • JUNG, Ana Emilia ; Lemos, Anuschka R ; MELIM, R. ; PRANDO, Felipe . Sobre o Acervo Carlos Ibarra ou modos de existir sem a presença. In: Milla Jung. (Org.). imagempensamento. 1ed.Curitiba: Edição do Autor, 2012, v. , p. 71-74.

  • PRANDO, Felipe ; ARAUJO, L. ; WASHINGTON, C. . Homem Cordial. In: Claudia Washington; Lúcio de Araújo. (Org.). Trânsito à margem do lago: caderno de viagem. 1ed.Curitiba: Edição do Autor, 2010, v. , p. 21-23.

  • PRANDO, Felipe ; PRANDO, C. C. M. . Criminalização da exclusão social: análise a partir da repressão aos trabalhadores rurais sem-terra no Estado do Paraná. In: Vera Regina Pereira de Andrade. (Org.). Verso e reverso do controle penal: (des)aprisionando a sociedade da cultura punitiva. 01ed.Florianópolis: Fundação Boiteux, 2002, v. vol 02, p. 151-167.

  • PRANDO, Felipe . Educação jurídica: uma busca por novos direitos. In: PRANDO, F. C. M.; CAPELLARI, E.. (Org.). Ensino Jurídico: leituras interdisciplinares. São Paulo: Cultural Paulista, 2001, v. , p. -.

  • PRANDO, Felipe . Plas Ayiti (projeto neon): uma política das imagens. In: Simpósio Internacional de Relações Sistêmicas da Arte, 2020, São Paulo. Arte além da arte : Anais do 2 Simpósio Internacional de Relações Sistêmicas da Arte. Porto Alegre: UFRGS, 2019. p. 297-394.

  • PRANDO, Felipe . MACBA-Las Agencias (2001): a crítica institucional como prática de intervenção em contextos de crises. In: XXVII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 2019, São Paulo. ANAIS DO XXVII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS. São Paulo: Unesp - Instituto de Artes, 2018. v. 1. p. 3039-3052.

  • PRANDO, Felipe . A crítica institucional em contextos institucionais precários. In: 1 Simpósio Internacional de Relações Sistêmicas da Arte ? Arte Além da Arte, 2018, Porto Alegre - RS. Arte além da arte : Anais do 1 Simpósio Internacional de Relações Sistêmicas da Arte. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul,, 2018. v. 1. p. 258-266.

  • PRANDO, Felipe . OS OUTROS LUGARES DOS LUGARES ESPECÍFICOS [I E II]. In: IV CICLO DE INVESTIGAÇÕES: DESLOCAMENTOS REFLEXIVOS, 2009, Florianopolis. Anais do 4 Ciclo de Investigações do PPGAV /UDESC Deslocamentos Reflexivos. Florianopolis: Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC, 2009. v. 01. p. 01-12.

  • PRANDO, Felipe . Paisagem contemporânea em práticas artísticas discursivas. In: 18 Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), 2009, Salvador. 18 Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Salvador: ANPAP, 2009. v. 1. p. 000-000.

  • PRANDO, Felipe . A contribuição de algumas práticas artísticas contemporâneas (siteoriented, functional-site e non-site) para re-pensar a idéia de paisagens contemporâneas. In: III Ciclo de Investigações / PPGAV / CEART / UDESC, 2008, Florianópolis. III Ciclo de Investigações / PPGAV / CEART / UDESC. Florianópolis: UDESC-CEART-PPGAV, 2008. v. 1. p. 1-7.

  • PRANDO, Felipe . No los conozco pero los quiero igual. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRANDO, Felipe . Plas Ayiti (projeto neon): uma política das imagens. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PRANDO, Felipe ; MELIM, R. . Efeitos de Museu sem Museu. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRANDO, Felipe . O curador-editor e o múltiplo como forma de dispersão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRANDO, Felipe . Untitled (práticas curatoriais). 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MELIM, R. ; PRANDO, Felipe ; BARRETO, J. M. ; CESAR, V. ; SULZBACHER, T. . Exposição Conversas: a ordem dos fatores (não) altera o produto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PRANDO, Felipe ; PACKER, Amilcar . Projeto [paisagem:fronteria] : prática artística em situação de exílio cultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PRANDO, Felipe . Plataformas discursivas: práticas artísticas e curatoriais dialógicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PRANDO, Felipe . A contemporaneidade da arte. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRANDO, Felipe . Paisagens contemporaneas em práticas artísticas discursivas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRANDO, Felipe . OS OUTROS LUGARES DOS LUGARES ESPECÍFICOS [I E II]. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRANDO, Felipe . A contribuição de algumas práticas artísticas contemporâneas (site-oriented, functional-site e nonsite) para re-pensar a idéia de paisagens contemporâneas.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRANDO, Felipe . "Paisagem Contemporânea: Perder de Vista", apresentada na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRANDO, Felipe . Paisagem Contemporânea, apresentada na Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da UFPR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRANDO, Felipe . "Portfolio - Perder de Vista", no I Simpósio Fotografia e Cultura Visual: Entrecruzamentos Históricos e Contemporâneos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAPALU, Pierre ; PRANDO, Felipe . Sociedade Cavalieri (1585 - 1916). Curitiba, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • GONZALEZ, Ana ; FERREIRA, G. ; PRANDO, Felipe ; RAMOS, L. ; PRADO, M. ; TOMÉ, B. ; DUDA, D. ; SCANDELARI, F. ; PORTO, I. ; GUINSKI, R. ; CAMARGO, T. ; PIANTAVINI, L. ; STROPP, T. ; ROSEMBAUM, F. . Bolsa Produção para Artes Visuais - 02. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 2008 (Catálogo de Produção Artística).

Outras produções

PRANDO, Felipe . Pesquisa para a elaboração do Relatório sobre violações de direitos humanos no Municípío de Porto de Moz, região do Baixo Xingu, Pará. 2005.

PRANDO, Felipe . Realização de Documentação Fotográfica no Municípios de Rio Doce-MG, Nova Soberbo-MG, Ponte Nova-MG. 2004.

JUNG, Ana Emilia ; Lemos, Anuschka R ; PRANDO, Felipe ; MELIM, R. ; SANTOS, Antonio Carlos . imagempensamento. 2012. (Editoração/Livro).

PRANDO, Felipe . Oficina "Leitura de Imagem", Carga Horária 24hs. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PRANDO, Felipe . Workshop "Imagem e Fotografia Contemporânea", Carga Horária 20hs. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PRANDO, Felipe . Comissão de Seleção "Concurso de Produção de Imagem" - Programa de Leitura da Petrobras/Repar. 2008. (Comissão de Seleção "Concurso de Produção de Imagem" - Programa de Leitura da Petrobras/Repar).

PRANDO, Felipe . Oficina "Leitura de Imagem". 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PRANDO, Felipe . Núcleo das Comunidades. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PRANDO, Felipe . Abolicionismo Penal: possibilidades, coerências e fissuras. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PRANDO, Felipe . Conversas Cidadãs. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PRANDO, Felipe . Teorias e Ações: História, Criminalização e Medicina Legal (1889-1930). 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PRANDO, Felipe . Desvio e Controle Social. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PRANDO, Felipe ; BLOOMFIELD, T. B. ; CATUCCI, I. ; ANTONIO, Ricardo Carneiro ; VEIGA, L. ; GISI, J. ; MONTEIRO, E. ; OSINSKI, D. ; LEAO, G. ; JORDAO, F. . No los conozco pero los quiero igual (Exposição 'Arte Pesquisa: Artistas-professores do DeArtes). 2019. Instalação.

PRANDO, Felipe . Exposição 'Nuestro Horizonte'. 2018. Instalação.

PRANDO, Felipe . No los conozco pero los quiero igual (Exposição Livres et revues d?artistes: une perspective brésilienne). 2018. Livro de Artista.

PRANDO, Felipe ; DIAS, A. M. ; WEBER, F. ; BARRETO, J. M. ; DIETRICH, Maira ; MELIM, R. . No los conozco pero los quiero igual (Exposição Desterro Desaterro - arte contemporânea em Santa Catarina, MASC, Fpolis-SC). 2018. Instalação.

PRANDO, Felipe ; CESAR, V. ; BARRETO, J. M. ; NEVES, G. ; KAIZER, F. ; MORAIS, F. ; ROCHA, E. ; MAZZEI, A. ; EWBANK, A. ; TESSLER, E. ; VILELA, J. ; AQUINO, L. ; REDIN, M. ; REDIN, M. ; DARDOT, M. ; GRIMALDI, M. ; MIYADA, P. . Operação Condor (Exposição Sala de Leitura no SESC São Carlos-SP). 2017. Instalação.

PRANDO, Felipe ; YENCHEN, D. ; KENJI, Carlos ; LIMOSE, David ; NORESTIN, Serge . Plas Aiyti. 2014. Vídeo.

Grossmann, M. ; JUNG, Ana Emilia ; KUNSCH, G. ; REIS, P. R. O. ; MELIM, R. ; MELIM, R. ; CESAR, V. ; BARRETO, J. M. ; BASBAUM, R. R. ; MOREIRA JUNIOR, R. ; PRANDO, Felipe . Exposição 'Campo Neutral'. 2013. Instalação.

PRANDO, Felipe ; STOLF, M. R. S. ; CEZAR, C. Z. C. ; MORAIS, F. ; Torrezan, Gustavo ; SANTOS, Maria Ivone . Pororoca (Pluvial Fluvial). 2013. Livro de Artista.

GONZALEZ, Ana ; BRUEL, D. ; PRANDO, Felipe ; REIS, P. R. O. ; GOTO, Newton . Exposição 'Experiências de Museu'. 2012. Instalação.

PRANDO, Felipe ; MELIM, R. ; CEZAR, C. Z. C. ; RAYCK, D. ; DIAS, A. M. ; BELLENZIER, A. ; MORAIS, F. ; WEBER, F. ; REDONDO, L. ; STOLF, M. R. S. ; TUTIDA, Nara Milioli ; REIS, P. R. O. ; VALDECIMPLES, . No los conozco pero los quiero igual (Turnê). 2012. Livro de Artista.

PRANDO, Felipe ; MELIM, R. . No los conozco pero los quiero igual (Projecto Multiplo). 2012. Livro de Artista.

JUNG, Ana Emilia ; PRANDO, Felipe ; Aumada, Adriana ; SALVARO, C. . 4 projetos irrealizados. 2012. Livro de Artista.

PRANDO, Felipe ; MELIM, R. . No los conozco pero los quiero igual (plataforma parentesis). 2011. Livro de Artista.

PRANDO, Felipe ; MELIM, R. ; KUNSCH, G. ; SULZBACHER, T. ; YENCKEN, D. ; CESAR, V. ; ROCHA, E. . Projeto [paisagem:fronteira]). 2011. Performance.

PRANDO, Felipe ; MELIM, R. ; BRUSCKY, P. ; SALVARO, C. ; OLIVEIRA, C. ; AYRES, L. ; BRUEL, D. ; BELLENZIER, A. ; MORAIS, F. ; VALDECIMPLES, ; REDONDO, L. ; REIS, P. R. O. . Un porto roto por la mitad. 2011. Livro de Artista.

PRANDO, Felipe ; MELIM, R. ; CESAR, V. ; KUNSCH, G. ; ROCHA, E. ; SULZBACHER, T. . Exposição 'Conversas'. 2011. Instalação.

PRANDO, Felipe . No los conozco pero los quiero igual (Relações de Fronteira). 2010. Performance.

PRANDO, Felipe . Un porto roto en la mitad. 2010. Livro de Artista.

PRANDO, Felipe . Jardim de 1/2 hectare. 2010. Performance.

PRANDO, Felipe . Notas sobre o Acervo Carlos Ibarra. 2010. Instalação.

PRANDO, Felipe . [Banca 2 - Dissertação]. 2010. Livro de Artista.

JUNG, Ana Emilia ; PRANDO, Felipe . Vermelho [Ação/Intervenção] - 5 Bienal VentoSul. 2009. Intervenção Urbana.

PRANDO, Felipe ; JUNG, Ana Emilia ; Lemos, Anuschka R . Fábrica. 2009. Fotografia.

PRANDO, Felipe ; WASHINGTON, C. ; ARAUJO, L. . Homem Cordial. 2009. Outra.

PRANDO, Felipe . [Relatório Funarte]. 2009. Livro de Artista.

PRANDO, Felipe . Experiência no Chuí(y). 2009. Intervenção Urbana.

PRANDO, Felipe . [Sala (estágio de docência)]. 2009. Performance.

PRANDO, Felipe . Perder de Vista. 2008. Instalação.

PRANDO, Felipe ; JUNG, Ana Emilia ; Lemos, Anuschka R . "Escapatórias" - Exposição do Coletivo Escapatórias - Fundação CELARG - Caracas, VE (08/05 à 22/06/2008). 2008. Fotografia.

PRANDO, Felipe . X Salão Nacional Victor Meirelles - Museu de Arte de Santa Catarina - 04/11/2008 à 04/01/2009. 2008. Fotografia.

PRANDO, Felipe ; JUNG, Ana Emilia ; Lemos, Anuschka R . "El lugar de cada uno" - Exposição do Coletivo Escapatórias ? Fotogaleria do Centro Cultural San Martín, Buenos Aires - Argentina (01/07/2008 até 03/08/2008). 2008. Fotografia.

PRANDO, Felipe . ?Conversas: fotografia, direitos humanos e desenvolvimento de projetos? ? Núcleo de Estudos da Fotografia ? Curitiba ? PR ? BR (04 a 08/08/2008). 2008. Performance.

PRANDO, Felipe ; JUNG, Ana Emilia ; BORCK, M. ; ETGES, M. ; CRISPE, J. ; SOUSA, M. ; BENS, Monique ; ARAUJO, M. . "Entrecruzamentos" - Exposição Coletiva realizada durante o I Simpósio Fotografia e Cultura Visual, UDESC, dia 25/09/2008. 2008. Fotografia.

PRANDO, Felipe ; JUNG, Ana Emilia ; Lemos, Anuschka R . Muestra Colectiva de Fotógrafos Brasileos - Coletivo Escapatórias - Centro de la Imagem, Lima, Peru. 2007. Fotografia.

PRANDO, Felipe ; JUNG, Ana Emilia ; Lemos, Anuschka R . Exposição "O lugar de cada um" - Coletivo Escapatórias, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba. 2007. Fotografia.

PRANDO, Felipe ; JUNG, Ana Emilia ; Lemos, Anuschka R . Projeção "Cidades Visíveis" - Museus de Arte Contemporânea, Santiago, Chile. 2006. Fotografia.

PRANDO, Felipe ; JUNG, Ana Emilia ; Lemos, Anuschka R . Exposição "Cidades Visívieis" - Centro Cultural Recoleta, Buenos Aires, Argentina. 2006. Fotografia.

PRANDO, Felipe . 5ème Biennale Internationale de la Photographie et des Arts Visuels de Liège 2006. 2006. Fotografia.

PRANDO, Felipe ; JUNG, Ana Emilia ; Lemos, Anuschka R . Projeção "Cidades Visívies" - Centro de la Imagem - Cidade do México, México. 2005. Fotografia.

PRANDO, Felipe ; JUNG, Ana Emilia ; Lemos, Anuschka R . Projeção "Cidades Visíveis" - Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro. 2005. Fotografia.

PRANDO, Felipe . Exposição Fotográfica "Súra" - Estreita Galeria de Fotografia, Curitiba. 2005. Fotografia.

PRANDO, Felipe . Exposição Coletiva. 2004. Fotografia.

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Efeitos de museu sem museu: a crítica institucional em contextos precários, Descrição: Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre a relação entre crítica institucional e contextos institucionais precários. A crítica institucional é compreendida como uma prática que estabelece uma relação crítica entre discursos e práticas artísticas, curadorias e instituições de arte. Praticada e debatida, desde os anos 1960, por artistas, curadores, críticos e historiadores europeus e norte-americanos a crítica institucional será contraposta a práticas artísticas e curatoriais latino-americanas realizadas em contextos precários nos quais a existência das instituições é incerta, ou nula.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Felipe Cardoso de Mello Prando - Coordenador / Aline Luize Biernastki - Integrante / Theo Uchôa Cavalcanti Pacheco - Integrante / Mathias Tschumi - Integrante / Ana Lucia Montufar Taracena - Integrante / Gabriela Araceli Timm - Integrante / Vitoria Azuma - Integrante / Larissa Menezio - Integrante / Matheus Lopes Tangerino - Integrante / Giovanna Pazin - Integrante / Viviane Cristina Vieira - Integrante / Debora Santos - Integrante / Claudete Luginieski - Integrante., Número de produções C, T & A: 26

  • 2016 - 2018

    Projeto de Ensino AULA 02: Efeitos de Museu sem Museu, Descrição: O Projeto de Ensino AULA 02: Efeitos de Museu sem Museu consiste na realização de três encontros, no formato de aulas, num total de 12 horas/aula, ministrados pelo artista e pesquisador Felipe Prando, para apresentação e debate sobre práticas curatoriais e artísticas em contextos institucionais precários. Como resultado desses encontros-aula teremos a realização de uma publicação impressa que trará parte do conteúdo apresentado, eleito e editado após a realização dos mesmos. Palavras Chaves: efeitos de museu, prática curatorial, prática artística. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Felipe Cardoso de Mello Prando - Integrante / Regina Melim - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - 2016

    Campo Neutral : crítica Institucional em contextos de precariedade, Descrição: A pesquisa de doutorado, desenvolvida na linha de pesquisa de Poéticas Visuais, é constituída pela exposição Campo Neutral, realizada em 2013 no Museu da Gravura Cidade de Curitiba (MGCC) e a reflexão crítica Campo Neutral: limites e tensões entre práticas artísticas, curatoriais e instituições de arte, aqui apresentada como um desdobramento da exposição. Para construção de um relato crítico que analisa a exposição, os trabalhos nela expostos e os respectivos contextos de produção e recepção, a tese concebe um campo teórico delineado pela relação entre crítica institucional e contextos institucionais precários. Compreendida como uma prática que estabelece uma relação crítica entre discursos e práticas artísticas, curatoriais e instituições de arte, a crítica institucional que, desde os anos 1960, é praticada e debatida por artistas, curadores, críticos e historiadores europeus e norte-americanos, é contraposta a práticas artísticas e curatoriais latino-americanas realizadas em contextos nos quais a existência das instituições é incerta, ou nula, tal qual a do MGCC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Felipe Cardoso de Mello Prando - Integrante / Martin Grossmann - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 14

  • 2011 - 2011

    Seminário Blocos de Estudos Curatoriais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Regina Melim Cunha em 15/06/2016., Descrição: Projeto de ensino selecionado pelo Prapeg - Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (CEART/UDESC), no ano de 2011, na disciplina "Curadoria", por mim ministrada na graduação em artes visuais (licenciatura e bacharelado) . Como resultado dos estudos realizados no decorrer do semestre nesta disciplina, bem como na disciplina: "Seminário Temático - Relações Espaço-Obra, Circuitos e Sistemas", por mim ministrada no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais - Mestrado (CEART/UDES), apresentou-se as seguintes atividades: "Seminário Bloco de Estudos Curatorias" realizado nos dias 03 e 04 de maio de 2011, com a presença de 4 convidados: Jorge Menna Barreto (SP), Vitor Cesar (SP), Tatiana Sulzbacher (SP) e Felipe Prando (PR) foi dividido em 2 temas: ?Curadoria como trabalho de arte/Artista como curador? e ? Outros formatos e outros espaços?. Participaram alunos da graduação da disciplina ?Curadoria? e alunos da pós graduação do Seminário Temático ?Relações espaço-obra, circuitos e sistemas?, além de bolsistas de iniciação científica. Os temas abordados integravam o conteúdo das disciplina Curadoria (graduação em artes visuais - licenciatura e bacharelado) e haviam sido trabalhados em aulas anteriores, de modo que o Seminário teve a função de aprofundar e debater sobre questões pertinentes à disciplina. Além disso, o Seminário foi o propulsor de práticas que foram desenvolvidas no decorrer do semestre, como a realização de uma exposição no formato de publicação (Jornal), intitulado ?Conjurados?, e que contou com a participação de todos os alunos. Durante o Seminário uma série de textos foram citados e debatidos e, ao final, foi construído uma pasta com todas as referências bibliográficas, que no decorrer do semestre serviu como material de consulta para as práticas desenvolvidas em sala de aula. No segundo semestre, em 16 de novembro de 2011, continuamos o projeto com a realização da "MESA DE PUBLICAÇÃO & CONVERSAS" contando com a presença de Tainá Azeredo (SP).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (10) . , Integrantes: Felipe Cardoso de Mello Prando - Integrante / Regina Melim - Coordenador / Tatiana Sulzbacher - Integrante / Maira Dietrich - Integrante / Ana Clara Joly - Integrante / Rosana Rocha e Silva - Integrante.

Prêmios

2012

Bolsa Produção para Artes Visuais (2012) - Fundação Cultural de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba.

2012

Ocupação de espaços para exposições da Fundação Cultural de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba.

2008

X Salão Nacional Victor Meirelles - Museu de Arte de Santa Catarina - Florianópolis ? SC - BR, Museu de Arte de Santa Catarina - Florianópolis ? SC - BR.

2008

Bolsa de Estímulo à Criação Artística - Fotografia Contemporânea, Ministério da Cultura/FUNARTE.

2007

Bolsa Produção para Artes Visuais (2007) - Fundação Cultural de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Magisterio Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2016

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Magistério Superior, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2021

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Design, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Design, Arte e Filosofia

  • 01/2020

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, OA364 - Arte e imagens técnicas, OA374 - Imagem e esfera pública, OA608 - Estudos em Arte e imagens técnicas

  • 08/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Iniciação Científica.,Linhas de pesquisa

  • 04/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Conselho Deliberativo do Museu de Arte da UFPR.

  • 08/2016

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Histórida da Arte do Brasil I, Crítica da Arte, Metodologia da Pesquisa em Artes II, Crítica Institucional em contextos precários (Optativa)

  • 08/2016

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Histórida da Arte do Brasil I, Crítica da Arte, Metodologia da Pesquisa em Artes II, Crítica Institucional em contextos precários (Optativa)

  • 08/2020 - 09/2020

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Design, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, DESI-7033: ?Produção de Texto Científico I?. Ministrada em conjunto com o Prof. Dr. Marcos Beccari. Professor convidado.

  • 02/2018 - 12/2019

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Imagem e Reprodução I - Fotografia (Bacharelado), Imagem e Reprodução I - Fotografia (Licenciatura), Linguagem Multimídia II, Metodologia da Pesquisa em Artes I

  • 02/2017 - 10/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Artes / SACOD / UFPR.,Cargo ou função, Comissão Elaboradora do Projeto Pedagógico do Curso de Artes Visuais.

  • 05/2019 - 09/2019

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Design, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, DESI - 7039 - ?Tópicos Avançados em Design de Sistemas de Informação II? - (Política das imagens: produção e circulação de imagens na esfera pública). Ministrada em conjunto com o Prof. Dr, Marcos Beccari. Professor convidado.

  • 08/2017 - 07/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Iniciação Científica.,Linhas de pesquisa

  • 02/2017 - 12/2017

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Imagem e Reprodução I - Fotografia, Linguagem Multimídia II, Metodologia da Pesquisa em Artes I, Tópicos Específicos de História e Crítica de Arte - Crítica Institucional em contextos precários

2016 - 2017

Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 12/2016

    Direção e administração, Institutlo Latino-americano de de Artes, Cultura e História ILAACH.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Cinema e Audiovisual..

2012 - 2014

Fórum Permanente

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Curador-Associado, Carga horária: 4

Outras informações:
Curador-Associado no Fórum Permanente: Museus de Arte; entre o público e o privado e membro do Grupo de Pesquisa vinculado ao IEA-USP.

2012 - 2016

Universidade de São Paulo

Vínculo: Pesquisador - Nível Doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisador - Nível Doutorado, Carga horária: 20

Outras informações:
A tese de doutorado, desenvolvida na linha de pesquisa de Poéticas Visuais, é constituída pela exposição Campo Neutral, realizada em 2013 no Museu da Gravura Cidade de Curitiba (MGCC) e a reflexão crítica Campo Neutral: limites e tensões entre práticas artísticas, curatoriais e instituições de arte, aqui apresentada como um desdobramento da exposição. Para construção de um relato crítico que analisa a exposição, os trabalhos nela expostos e os respectivos contextos de produção e recepção, a tese concebe um campo teórico delineado pela relação entre crítica institucional e contextos institucionais precários. Compreendida como uma prática que estabelece uma relação crítica entre discursos e práticas artísticas, curatoriais e instituições de arte, a crítica institucional que, desde os anos 1960, é praticada e debatida por artistas, curadores, críticos e historiadores europeus e norte-americanos, é contraposta a práticas artísticas e curatoriais latino-americanas realizadas em contextos nos quais a existência das instituições é incerta, ou nula, tal qual a do MGCC.

Atividades

  • 05/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Estudos Avançados USP, Grupo de Pesquisa Fórum Permanente.,Linhas de pesquisa

  • 03/2012 - 06/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.,Linhas de pesquisa

2010 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador - Grupo de Pesquisa, Carga horária: 12

Outras informações:
Pesquisador do Grupo de Pesquisa "Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais" (Realização de pesquisas que estejam vinculadas à proposições artísticas contemporâneas aderidas às noções de experimentação. Sua repercussão estará voltada tanto à comunidade acadêmica, como tudo que dela decorre e desdobra em suas diferentes formas de agenciamento), coordenado pela Prof. Dra. Regina Melim e Prof. Dra. Maria Raquel da Silva Stolf.

Atividades

  • 08/2008 - 09/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Artes, CEART - PPGAV.,Linhas de pesquisa

2012 - 2015

Universidade Tuiuti do Paraná

Vínculo: RPA, Enquadramento Funcional: Professor de Curso de Especialização, Carga horária: 2

Outras informações:
Professor do Curso de Especialização em "Fotografia - Processos de Produção de Imagens"

Atividades

  • 05/2012 - 05/2012

    Ensino, Fotografia - Processos de Produção de Imagens, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Imagem e Fotografia Contemporânea

2010 - 2014

Universidade Positivo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

  • 02/2012 - 12/2014

    Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fotografia, Fotografia Aplicada, Estética

  • 10/2010 - 12/2014

    Ensino, Design - Projeto Visual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fotografia, Fotografia Aplicada

  • 10/2010 - 12/2014

    Ensino, Moda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fotografia

  • 08/2012 - 06/2014

    Ensino, Especialização em Artes Visuais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História das Exposições

  • 02/2012 - 12/2013

    Direção e administração, Curso de Design - Projeto Visual.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Especialização em Arte Visuais.

  • 02/2011 - 07/2012

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fotografia Aplicada, Fotografia Geral

2005 - 2011

Núcleo de Estudos da Fotografia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 2

Atividades

  • 02/2005 - 04/2011

    Ensino, Fotografia Documental, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Grupo de Trabalho - CONFLITOS, Documentarismo Contemporâneo, Fotografia Documental, Fotografia e Imagem Contemporânea

2014 - 2014

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Curso de Especialização, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor das disciplina de Midialogia e de Curadoria de Exposições no Curso de Especialização em Gestão Cultural.

2010 - 2010

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Curso de Especialização, Carga horária: 2

Outras informações:
Professor da disciplina "Metodologia Científica" no Curso de Especialização Lato Sensu em Psicologia Clínica: abordagem psicanalítica

Atividades

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, Produção da Arte e Gestão da Cultura, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Midialogia, Curadoria de Exposições

2005 - 2012

Centro Universitário Internacional

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2010

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fotografia Publicitária, Técnicas de Fotografia

  • 08/2005 - 02/2011

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Geral e Profissional, Metodologia da Pesquisa, Teoria Geral do Estado

2005 - 2005

Justiça Global

Vínculo: Profissional, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2005 - 07/2005

    Serviços técnicos especializados , Justiça Global.,Serviço realizado, Mecanismos Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos.