Nana Silva Foster

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília -UniCEUB (2010). Aprimoramento Multiprofissional em Saúde Mental em um Centro de Atenção Psicossocial ? CAPS (2012). Mestrado na Pós-Graduação em Saúde Coletiva -PPGSC da Universidade Federal de São Paulo (2017). Atuação na clínica do Acompanhamento Terapêutico. Tutora do projeto de Educação Permanente Caminhos do Cuidado: capacitação em saúde mental, álcool e outras drogas para Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares de Enfermagem da Atenção Básica (2015). Atuação na pesquisa de campo Os Profissionais Técnicos de Nível Médio nas Redes de Atenção à Saúde, realizada em municípios da região de saúde de Bauru, SP (2016). Atualmente, trabalha como psicóloga no Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP dentro da área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Membro do Laboratório de Saúde Coletiva ? LASCOL. Faz parte da equipe do Projeto de Pesquisa Imigração, Saúde Mental e Interculturalidade: Questões emergentes e preparo intercultural em São Paulo. Tem como áreas de interesse em pesquisa e extensão: o campo da saúde coletiva com ênfase nas ciências humanas e sociais e saúde, saúde mental e interculturalidade e interseccionalidade em saúde.

Informações coletadas do Lattes em 15/10/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Psicologia

2006 - 2010

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB
Título: Subjetividade, Cultura e Psicologia clínica
Orientador: José Bizerril Neto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Migrações e Refúgios: deslocamentos contemporâneos. (Carga horária: 9h). , Centro de Pesquisa e Formação SESC São Paulo, CPF, Brasil.

2015 - 2015

São Paulo de Todos Imigrantes. (Carga horária: 15h). , Escola do Parlamento - Câmara Municipal de São Paulo, EP, Brasil.

2015 - 2015

Winnicott: experiência e pensamento. (Carga horária: 80h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.

2013 - 2013

Acompanhamento Terapêutico. (Carga horária: 144h). , Habitat, HB, Brasil.

2012 - 2012

Genealogia do Poder e Ontologia do Presente: uma abordagem de Foucault. (Carga horária: 16h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.

2011 - 2011

Reforma Psiquiátrica e as Novas Práticas em Saúde Mental. (Carga horária: 22h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.

2011 - 2011

Ecoclínica, Intercessões Sociais e Experimentações Minoritárias: diálogo en. (Carga horária: 16h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Migração internacional e saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Mental.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Direitos Humanos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Reunião de Antropologia da Saúde: Antropologias e Políticas em contextos de crise.O cuidado aos imigrantes bolivianos e bolivianas na atenção primária à saúde: uma aproximação etnográfica. 2017. (Encontro).

7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. O cuidado aos imigrantes bolivianos e bolivianas em um serviço de atenção primária à saúde: uma aproximação etnográfica. 2016. (Congresso).

Migrações Internacionais, Refúgio e Políticas. 2016. (Seminário).

VIII Jornadas de Investigación en Antropologia Social Santiago Wallace.O cuidado aos imigrantes bolivianos e bolivianas na atenção primária à saúde: uma aproximação etnográfica. 2016. (Outra).

I Simpósio de Acompanhamento Terapêutico da Faculdade de Medicdicina do ABC. 2014. (Simpósio).

III Simpósio Internacional de Acompanhamento Terapêutico: Acompanhamento Terapêutico e Políticas Públicas. 2013. (Simpósio).

VII Congresso Latino-Americano sobre ciência e religião - diálogo global. 2013. (Congresso).

VIII Seminário de Psicologia & Senso Religioso - Psicologia da Religião no MUndo Ocidental Contemporâneo: desafios da interdisciplinaridade. 2012. (Seminário).

7ºCongresso de inciação científica do DF. Corpo e teatro: um olhar etnográfico. 2010. (Congresso).

Seminário Nacional de Psicologia e Diversidade Sexual: Desafios para uma sociedade de direitos. 2010. (Seminário).

Saúde Mental: dos Conceitos à Ação. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Bizerril Neto

BIZERRIL, J.; MORI, V.; CIARALLO, C.. Subjetividade, cultura e psicologia clínica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.

CYNTHIA REJANNE CORREA ARAUJO CIARALLO

BIZERRIL, J.;CIARALLO, Cynthia R. C. A.; MORI, Valéria. O problema da diferença cultural na clínica. 2010 - Centro Universitário de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Nana Silva Foster

O cuidado aos imigrantes bolivianos e às bolivianas no contexto da atenção primária à saúde: uma aproximação etnográfica; 2017; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nana Silva Foster;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Nana Silva Foster

O cuidado aos imigrantes bolivianos e às bolivianas no contexto da atenção primária à saúde: uma aproximação etnográfica; 2017; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nana Silva Foster;

José Bizerril Neto

Subjetividade, cultura e psicologia clínica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: José Bizerril Neto;

José Bizerril Neto

Corpo e teatro: Um olhar etnográfico; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília, Centro Universitário de Brasília; Orientador: José Bizerril Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FOSTER, N. S. ; Brage, Eugenia . Reflexões sobre a etnografia no âmbito da saúde: a experiência do cuidado dos Agentes Comunitários de Saúde aos imigrantes bolivianos e bolivianas em um Centro de Saúde-Escola da região central de São Paulo.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FOSTER, N. S. . O cuidado aos imigrantes bolivianas e às bolivianas no contexto da atenção primária à saúde: uma aproximação entográfica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FOSTER, N. S. . Um olhar etnográfico sobre as práticas de cuidado junto aos imigrantes bolivianos e bolivianas em um serviço de atenção primária à saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FOSTER, N. S. . O cuidado aos imigrantes bolivianos e bolivianas na atenção primária à saúde: uma aproximação etnográfica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FOSTER, N. S. . imigrantes e Refugiados - cidadãos do mundo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FOSTER, N. S. . Formação em saúde mental (crack, álcool e outras drogas) para agentes comunitários de saúde e auxiliares/técnicos de enfermagem da atenção básica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Corpo e teatro: um olhar etnográfico, Descrição: Esta pesquisa enfoca o corpo do ator em uma oficina, em um processo de montagem e apresentação de uma peça de teatro. Existem três dimensões desse corpo, que serão discutidas: o corpo do ator no contexto cotidiano, o corpo em treinamento (nos exercícios e laboratórios de experimentação) e o corpo em cena ou corpo técnico. Pretende-se perceber como o ator vivencia a experiência com o próprio corpo em treinamento, como instrumentaliza as emoções da personagem e de que forma esse processo o provoca, em termos subjetivos. Concluiu-se que, embora essa oficina, especificamente, não tenha o objetivo de ser terapêutica, ela provoca transformações nos alunos/atores em termos subjetivos, na sua relação com o outro, com ele mesmo e com o mundo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nana Silva Foster - Integrante / Jose Bizerril Neto - Coordenador., Financiador(es): Centro Universitário de Brasília - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: psicóloga, Carga horária: 20

2014 - Atual

Ministério da Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora de capacitação em saúde mental, Carga horária: 16

2012 - 2013

Centro de Atenção Psicossocial Professor Luis da Rocha Cerqueira

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 36

2015 - 2016

O Clube Centro de convivência para jovens adultos

Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: psicóloga, Carga horária: 10

Outras informações:
Espaço de convivência e oficinas de arte para jovens adultos com questões psíquicas graves e dificuldades nos vínculos sociais

2013 - 2013

Serviço de Acolhimento Institucional São Judas Tadeu

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: orientadora sócio-educativa, Carga horária: 40

2009 - 2010

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluna, Carga horária: 20