Marcos Aurélio Pensabem Ribeiro Filho

Atualmente é doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2012). Atua como professor no ensino médio e superior. Tem experiência na área de Filosofia, Filosofia da Educação, Ética, Ontologia e Filosofia Política.

Informações coletadas do Lattes em 14/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Filosofia

2020 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Um Animal que se Auto-interpreta: Uma Articulação Entre Ontologia, História e Política na Filosofia de Charles Taylor
Prof. Dr. Marcelo Martins Barreira. Coorientador: Porfª. Drª. Taís Silva Pereira. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, FAPES/ES, Brasil.

Mestrado em Programa de Pós-graduação em Filosofia

2009 - 2012

Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Título: Fichte e o Problema da intersubjetividade no período de Jena (1794-1797), Ano de Obtenção: 2012
Ricardo José Corrêa Barbosa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Programa Especial de Formação pedagógica de Docentes

2012 - 2013

Instituto Universitario Candido Mendes
Título: Produção Educacional em Filosofia

Graduação em andamento em Pedagogia

2022 - Atual

Centro Universitário Internacional

Graduação interrompida em 2018 em História

2016 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2018

Graduação em Filosofia

2005 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Fichte e o Problema da intersubjetividade, Sua posição em Algumas Preleções Sobre a Destinação do Erudito.
Orientador: Ricardo José Corrêa Barbosa
Bolsista do(a): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, UERJ, Brasil.

Formação complementar

2012 - 2013

Docência para o Ensino Fundamental e Médio. (Carga horária: 340h). , S B I, UCAM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Idealismo Alemão.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Teoria do conhecimento.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Organização de eventos

Ribeiro Filho, M. A. P. . IV SEMIED - Seminário Integrador de Educação do Campus Itapina. 2018. (Congresso).

Ribeiro Filho, M. A. P. . II Café Filosófico IFES - Campus Itapina. 2018. (Exposição).

Ribeiro Filho, M. A. P. . III SEMANA AGRICOLANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, 2017. 2017. .

Ribeiro Filho, M. A. P. . IX Seminário dos Alunos de Pós-gradução em Filosofia da UERJ. 2009. (Outro).

Ribeiro Filho, M. A. P. . III SEMANA AGRICOLANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, 2017. 2017. .

Participação em eventos

XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. 2022. (Encontro).

V Encontro de PPG em Filosofia da UFMG. 2021. (Encontro).

VIII Semana de Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ. 2021. (Encontro).

I colóquio Gadamer: 60 anos de Verdade e Método. 2020. (Congresso).

II Seminário de Pesquisa de Filosofia UFES. 2020. (Seminário).

Minicurso O modelo de interação entre ciência e valores: das questões epistemológicas às questões éticas. 2010. (Outra).

XI Semana dos Alunos da Pós-Graduação de Filosofia da PUC-RIO.A pergunta kantiana sobre o sentido do ser. 2010. (Outra).

XIV Congresso Nacional de Filosofia da ANPOF. A questão sobre o ser na Fundação da Doutrina-da-ciência de Fichte. 2010. (Congresso).

IX Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ.A tarefa e o método na filosofia fichteana. 2009. (Seminário).

II Colóquio Leibniz. 2005. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Luiz Bernardo Leite Araujo

ARAUJO, Luiz Bernardo Leite; BARBOSA, Ricardo José Corrêa; CECCHINATO, Georgia. O problema da fundamentação da intersubjetividade em Fichte no período de Jena (1794-97). 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo José Corrêa Barbosa

BARBOSA, R. J. C.; CECCHINATO, Giorgia; ARAÚJO, Luiz Bernardo. O problema da fundamentação da intersubjetividade em Fichte no período de Jena (1794-97). 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo José Corrêa Barbosa

BARBOSA, R. J. C.; GLEIZER, Marcos; ARAÚJO, Luiz Bernardo Leite. Fichte e o problema da intersubjetividade. Sua posição em Algumas preleções sobre a destinação do erudito. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Taís Silva Pereira

BARREIRA, Marcelo Martins;PEREIRA, Taís Silva; VINCENZI, Brunela Vieira; ARAUJO, L. B. L.. Um animal que se auto-interpreta: a articulação entre ontologia, história e política na filosofia de Charles Taylor. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Foi orientado por

Marcelo Martins Barreira

UM ANIMAL QUE SE AUTO-INTERPRETA: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE ONTOLOGIA, HISTÓRIA E POLÍTICA NA FILOSOFIA DE CHARLES TAYLOR; Início: 2020; Tese (Doutorado em Doutorado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Ufes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; (Orientador);

Ricardo José Corrêa Barbosa

O problema da fundamentação da intersubjetividade em Fichte no período de Jena (1794-97); 2012; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo José Corrêa Barbosa;

Ricardo José Corrêa Barbosa

Fichte e o problema da intersubjetividade; Sua posição em Algumas preleções sobre a destinação do erudito (1794); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo José Corrêa Barbosa;

Ricardo José Corrêa Barbosa

A doutrina da ciência de Fichte como "filosofia primeira"; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo José Corrêa Barbosa;

Taís Silva Pereira

Um Animal que se Auto-interpreta: Uma Articulação Entre Ontologia, História e Política na Filosofia de Charles Taylor; Início: 2021; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; (Coorientador);

Produções bibliográficas

  • PENSABEM RIBEIRO FILHO, MARCOS AURÉLIO . Nem republicanismo, nem liberalismo procedimental; No republicanism, no procedural liberalism. REVISTA SOFIA - VERSÃO ELETRÔNICA , v. 11, p. e11236717, 2022.

  • Ribeiro Filho, M. A. P. ; CUNHA, M. D. R. ; SOARES, A. P. K. . Para além da democracia racial: as possíveis contribuições do pensamento de Gilberto Freyre para a aplicação da lei 10.639/03. CAMINE: CAMINHOS DA EDUCAÇÃO , v. 11, p. 162-181, 2019.

  • Ribeiro Filho, M. A. P. . A validade dos argumentos transcendentais: uma discussão a partir da antropologia filosófica de Charles Taylor. In: ANPOF, 2022, Goiana. Livro de Atas, 2022.

  • Ribeiro Filho, M. A. P. . A constituição dos significados no mundo: uma discussão a partir das críticas de Charles Taylor a Gottlob Frege. In: XIV Seminário das Alunas e dos Alunos do Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica - UFRJ, 2020. Caderno de Resumos do XIV Seminário das Alunas e dos Alunos do Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica, 2020.

  • Ribeiro Filho, M. A. P. . O humano como um animal que se auto-interpreta: uma abordagem a partir de Charles Taylor. In: II Seminário de Pesquisa de Filosofia - UFES, 2020. Caderno de Resumos do II Seminário de Pesquisa de Filosofia, 2020.

  • Ribeiro Filho, M. A. P. . A questão sobre o ser na Fundação da Doutrina-da-ciência de Fichte. In: XIV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2010, Águas de Lindóia. Atas do XIV do Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. Rio de Janeiro: Imos Grafica e Editora, 2010. p. 378-378.

  • Ribeiro Filho, M. A. P. . Tarefa e Método em Fichte. In: IX Seminário dos Alunos de Pós-gradução em Filosofia da UERJ, 2009, Rio de Janeiro. IX Seminário dos Alunos de Pós-gradução em Filosofia da UERJ, 2009.

  • Ribeiro Filho, M. A. P. . A validade dos argumentos transcendentais: uma discussão a partir da antropologia filosófica de Charles Taylor. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Ribeiro Filho, M. A. P. . A teoria comunicativa-expressiva do significado de Charles Taylor. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Ribeiro Filho, M. A. P. . A tese da condição hermenêutica do ser humano em Charles Taylor. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Ribeiro Filho, M. A. P. . O humano como um animal que se auto-interpreta: uma abordagem a partir de Charles Taylor. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Ribeiro Filho, M. A. P. . A constituição dos significados no mundo: uma discussão a partir das críticas de Charles Taylor. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Ribeiro Filho, M. A. P. . Da liquidez das nossas instuições. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Ribeiro Filho, M. A. P. . A questão sobre o ser na Fundação da Doutrina-da-ciência de Fichte. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Ribeiro Filho, M. A. P. . A pergunta kantiana sobre o sentido do ser. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Ribeiro Filho, M. A. P. . A tarefa e o método na filosofia fichteana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Ribeiro Filho, M. A. P. . Fichte e o Problema da intersubjetividade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

Ribeiro Filho, M. A. P. . III SEMANA AGRICOLANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. 2017.

Ribeiro Filho, M. A. P. . Fichte e o Problema da intersubjetividade. 2008. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Um Animal que se Auto-interpreta: Uma Articulação Entre Ontologia, História e Política na Filosofia de Charles Taylor, Descrição: O objetivo do presente projeto é determinar como ontologia, história e política estão articuladas na filosofia de Charles Taylor a partir da tese do humano como um animal que se auto-interpreta. Esse trabalho de compreensão da condição auto-interpretativa humana na obra de Charles Taylor, visa enfocar a apropriação tayloriana da tradição hermenêutica; analisar a noção de auto-interpretação humana na filosofia de Taylor; compreender a relação estreita entre ontologia e hermenêutica para o autor; investigar os desdobramentos da noção de auto-interpretação no plano histórico e político; enfocar a relação entre ontologia, história e política estabelecida a partir da condição hermenêutica do humano; investigar a concepção hermenêutica de história que se destaca nas análises taylorianas sobre a modernidade; identificar os elementos cruciais da interpretação onto-histórica de Taylor acerca da modernidade; enfocar os desdobramentos da interpretação onto-histórica de Taylor da modernidade na sua filosofia política; ratificar a relevância da sua posição hermenêutica do humano no campo da filosofia política contemporânea.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Aurélio Pensabem Ribeiro Filho - Coordenador.

  • 2017 - 2019

    Filosofia, história e educação. Resistência cultural e subjetividades não-hegemônicas, Descrição: Grupo de pesquisa, ensino e extensão, vinculado ao Instituto Federal de Educação do Espírito Santo - IFES. Participam professores e alunos de iniciação científica. Produz eventos, cursos de formação, pesquisas de campo, produção de texto e outras atividades nas interfaces entre filosofia, história e educação. O foco principal são as subjetividades não-hegemônicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Aurélio Pensabem Ribeiro Filho - Coordenador / Rodrigo Duarte - Integrante.

  • 2009 - 2012

    Fichte e o problema da intersubjetividade, Descrição: O projeto consiste em analisar e discutir o problema da intersubjetividade tal como ele foi desenvolvido por Johann Gottlieb Fichte (1762-1814) em Algumas preleções sobre a destinação do erudito (Einige Vorlesungen über die Bestimmung des Gelehrten), de 1794, e em uma obra posterior, a Fundação do direito natural segundo os princípios da doutrina da ciência (Grundlage des Naturrechts nach Prinzipien der Wissenschaftslehre), de 1796-97. A partir desse projeto buscaremos determinar o lugar sistemático da intersubjetividade na doutrina de Fichte, bem como o seu papel fundamental nas ações humanas, tanto práticas como teóricas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Aurélio Pensabem Ribeiro Filho - Integrante / Ricardo Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2019

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2018

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Sócio-Filosóficas da Educação, Pensamento Social Brasileiro e Educação

  • 06/2017

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia, Sociologia

2017 - 2017

Escola Estadual do Estado do Espírito Santo José Pinto Coelho

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor em designação temporária, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2017 - 07/2017

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia

2013 - 2016

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Filosofia, Carga horária: 16

Atividades

  • 11/2013 - 12/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia

2013 - 2016

Colégio Estadual Dr. João Maia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Filosofia, Carga horária: 16

Atividades

  • 11/2013 - 12/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia

2015 - 2016

CIEP Escola Estadual Ezequiel Freire

Vínculo: , Enquadramento Funcional: GLP

Atividades

  • 02/2015 - 12/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia

2015 - 2016

Colégio Estadual Antonina Ramos Freire

Vínculo: , Enquadramento Funcional: GLP

Atividades

  • 02/2015 - 12/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia

2014 - 2014

Colégio Estadual Oliveira Botelho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: GLP

Atividades

  • 03/2014 - 12/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia

2014 - 2014

CIEP Dr. Jorge Miguel Jaime

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: GLP

Atividades

  • 03/2014 - 12/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia

2009 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

2013 - 2014

Prefeitura Municipal de Seropédica

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Filosofia, Carga horária: 16

Atividades

  • 01/2014 - 12/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia

  • 01/2014 - 12/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia

2020 - Atual

Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2015

ESPAÇO DO SABER ASSESSORIA EDUCACIONAL DE RESENDE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 13