Daniele Jovem da Silva Azêvedo

Doutora em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Mestre em Ecologia e Conservação (2013) (PPGEC-UEPB). Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual da Paraíba. Possui experiência na área de Ecologia aquática, atuando principalmente nos seguintes temas: biomonitoramento de bacias hidrográficas, modelagem preditiva e elaboração de ferramentas de suporte à reabilitação; ecologia de comunidades (fitoplâncton e macroinvertebrados bentônicos) e atributos funcionais. Atualmente desenvolve projeto de Pós-doutorado Júnior, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Biotecnologia pela Universidade Federal de Campina Grande.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre

2014 - 2018

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Indicadores Ecológicos para Avaliação e Classificação do Estado Ecológico de Reservatórios no Semiárido
José Fernandes Bezerra Neto. Coorientador: Joseline Molozzi (UEPB); Maria João Feio (MARE). Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO

2011 - 2013

Universidade Estadual da Paraíba
Título: Fatores Estruturantes das Comunidades de Invertebrados Planctônicos e Bentônicos como Ferramenta para o Biomonitoramento de Reservatórios no Semiárido,Ano de Obtenção: 2013
José Etham de Lucena Barbosa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Limnologia. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Teórica.

Graduação em Ciências Biológicas

2007 - 2010

Universidade Estadual da Paraíba
Título: Produtividade Primária da Comunidade Fitoplanctônica em Reservatórios no Trópico Semiárido
Orientador: Prof. Dr. José Etham de Lucena Barbosa
Bolsista do(a): Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2019

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Curso Atributos Funcionais e Ecológicos. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2013 - 2013

Identificação de Chironomidae. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2012 - 2012

Restauração de rios: princípios, conceitos e medid. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2012 - 2012

Ecologia de Estuários. (Carga horária: 75h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2011 - 2011

Estágio no Laboratório de Limnologia. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2009 - 2009

Formação e pesquisa em Educação Ambiental. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2009 - 2009

Geoestatística e Ecologia Espacial. (Carga horária: 4h). , Instituto de Biociências da USP, IB/USP, Brasil.

2008 - 2008

Estudos dos Impactos Ambientais. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

2007 - 2007

Políticas de conservação da Biodiversidade. (Carga horária: 4h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Lê Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Trófica em Ambientes Aquáticos.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Limnologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DIAS, T. L. P. ; MOLOZZI, J. ; AZEVÊDO, D. J. S . 1º Workshop sobre Conectividade e Monitoramento de Ecossistemas Estuarinos. 2013. (Outro).

MOLOZZI, J. ; GUSMAO, M. A. B. ; AZEVÊDO, D. J. S . 4º BioIndex - Encontro sobre Organismos Bioindicadores na Avaliação da Qualidade Ambiental. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Semana do Livro e da Biblioteca.Diversos mundos de conhecer: o futuro sob a visão da Cultura, da Religião, da Filosofia, da Ciência e da Tecnologia. 2018. (Outra).

I Encontro Internacional de Ecologia e Conservação.Análise Comparativa do efeito do tamanho das malhas de peneiras na composição e estrutura da comunidade de polychaeta em um estuário tropical. 2017. (Encontro).

II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. QUE ORGANISMO É ESSE? MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2017. (Congresso).

II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA POR POPULAÇÕES DO ENTORNO DE RESERVATÓRIOS NO SEMIÁRIDO. 2017. (Congresso).

1 Workshop sobre Conectividade e Monitoramento de Ecossistemas Estuarinos. 2013. (Outra).

II Encontro de Ecologia da Paraíba.Estrutura da Fauna de Chironomidae (Diptera) como Ferramenta para o Biomonitoramento em Reservatórios do Semiárido. 2013. (Encontro).

XIV Congresso Brasileiro de Limnologia. As curvas de abundância e biomassa podem ser utilizadas como indicadoras do estado ecológico em reservatórios do semiárido?. 2013. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Limnologia. Grupos Funcionais da Comunidade de Macroinvertebrados Bentônicos como Ferramenta para Avaliação do Estado Ecológico de Reservatórios no Semiárido. 2013. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Limnologia. As Curvas de Abundância e Biomassa Podem ser Utilizadas como Indicadoras do Estado Ecológico em Reservatórios no Semiárido?. 2013. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Limnologia. Fatores estruturantes das comunidades de invertebrados planctônicos e bentônicos como ferramenta para o biomonitoramento de reservatórios no semiárido. 2013. (Congresso).

Introdução è estrutura e função dos sistemas fluviais. 2012. (Outra).

Restauração de rios: princípios, conceitos e medidas. 2012. (Outra).

XIV Congresso Brasileiro de Ficologia. Efeitos da Predação de Melanoides tuberculatus (Müller, 1774) sobre a riqueza e diversidade da comunidade perifítica. 2012. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Ficologia. Primeiro registro de 'Chantransia (macrospora)' em reservatórios do semiárido brasileiro. 2012. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Produtividade Primária da Comunidade Fitoplanctônica em Reservatórios do Semiárido Brasileiro. 2011. (Congresso).

Congresso de Pós-graduação e Pesquisa/ XVI Encontro de Iniciação Científica. Fluxo de Isótopos Estáveis (13C/12C e 15N/14N) na Rede Alimentar em um Rio do Semiárido, Rio Seridó, RN. 2009. (Congresso).

IX Congresso de Ecologia do Brasil. Stable isotope evaluation of terrestrial and aquatic sources of carbon in a Brazilian semi-arid stream. 2009. (Congresso).

27 Congresso Brasileiro de Zoologia. Variação de Zooplâncton nos Períodos de Cheia e Seca em um Açude do Seridó.. 2008. (Congresso).

II Semana de Biologia da Universidade Federal de Campina Grande.Lista de Famílias Ocorrenstes na Comunidade Macrobentônica em Rios Intermitentes do Semi-Árido Brasileiro. 2008. (Encontro).

I Encontro de Biologia da UEPB.I Econtro de Biologia da UEPB. 2007. (Encontro).

XVI Encontro de Zoologia do Nordeste. PERFIL DOS LABORATÓRIOS DE BIOLOGIA E DAS COLEÇÕES ZOOLÓGICAS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO-CAMPINA GRANDE-PARAÍBA. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Júlia Silva Oliveira

TERRA, B. F.; PESSANHA, A. L. M.;Jovem-Azevêdo, Daniele. Comunidade Biótica em rios intermitentes: como as assmebléias se estruturam nas fases aquáticas do ciclo hidrológico de intermitência?. 2020. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Dayany Aguiar de Oliveira

JOVEM-AZEVÊDO, D.; SEVERIANO, J. S.;AZEVÊDO, E. L. Atributos funcionais de diatomáceas: uma abordagem ecológica para a avaliação de reservatórios no semiárido. 2019. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Wilma Izabelly Ananias Gomes

MOLOZZI, J.; CEBALLOS, B. S. O.;BARBOSA, J. E. L.AZEVÊDO, DANIELE JOVEM DA SILVA; MILESI, S. V.. Atributos Estruturais e Funcionais de Polychaeta como Ferramentas Ecológicas para o Monitoramento de Estuários Tropicais. 2020. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Carlinda Railly Ferreira Medeiros

JOVEM-AZEVÊDO, D.BARBOSA, J. E. L.; HEPP, L. U.. PADRÕES DE DISTRIBUIÇÃO DE COMUNIDADES DE MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS ESTUARINOS: UMA ANÁLISE DE ABORDAGENS FUNCIONAIS E TAXONÔMICAS. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ranielle Daiana dos Santos Silva

BARBOSA, J. E. L.JOVEM-AZEVÊDO, D.; DANTAS, E. W.. Interações alelopáticas entre cepas de Cylindrospermopsis raciborskii e Microcystis aeruginosa: implicações sobre as mudanças climáticas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Dalescka Barbosa de Melo

MELO, D. B.;MOLOZZI, J.JOVEM-AZEVÊDO, D.; PESSANHA, A. L. M.. Sobreposição espaço-temporal de nicho na perspectiva da abordagem funcional de comunidade de poliquetas bentônicos em estuário tropical. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Francisca Reijannya dos Santos da Silva

SILVA, F. R. S.; CORDEIRO, R. S.;JOVEM-AZEVÊDO, D.; SANTOS, L. L.. Comunidade fitoplanctônica como indicadores da qualidade da água do rio Jaguaribe, Ceará, Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Ceará - Campus Jaguaribe.

Aluno: Francielly Ferreira PEreira

MOLOZZI, J.; CRUZ, P. S.;AZEVÊDO, D.J.S.. FATORES AMBIENTAIS INFLUENCIANDO A OCORRÊNCIA DE MOLUSCOS EXÓTICOS EM RESERVATÓRIOS DO SEMIÁRIDO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Graciele de Barros

DIAS, T. L. P.; OLIVEIRA, T. P. R.;AZEVÊDO, D.J.S.. Estrutura e Composição da Malacofauna Associada à Macroalgas de um Ambiente Recifal no Litoral da Paraíba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Ana Priscila Amancio Muniz

DIAS, T. L. P.; MOTA, E. L. S.;AZEVÊDO, D.J.S.. Aspectos taxonômicos e morfológicos dos moluscos associados às raízes de Avicennia schaueriana (Magnoliophyta: Acathaceae) em um manguezal hipersalino do litoral semiárido (NE Brasil). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Carlinda Railly Ferreira Medeiros

MOLOZZI, J.BARBOSA, J. E. L.AZEVÊDO, D. J. S. As curvas de abundância e biomassa podem ser utilizadas como indicadores do estado ecológico em reservatórios no semiárido?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Gustavo Correia de Moura

SILVA, S. M.;BARBOSA, J. E. L.AZEVÊDO, D.J.S.. Infestação do zooplâncton pelo epibionte Colacium simplex (EUGLENOPHYCEAE) em um reservatório do semiárido do Nordeste brasileiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Venando Venceslau de Souto

Vasconcelos, J F; SILVA, S. M.;AZEVÊDO, D.J.S.. Paleontologia no Ensino Básico: uma análise dos livros didáticos adotados em escolas de Campina Grande-PB. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luciana Pena Mello Brandão

BRANDÃO, LPM; ETHAN, J.; SANCHES, A.; BARBOSA, F.. RESERVATÓRIOS NO SEMIÁRIDO E SUA AVALIAÇÃO ECOLÓGICA: Dos padrões ambientais e biológicos à elaboração de ferramenta de suporte à reabilitação. 2018. Tese (Doutorado em Ecologia, Conservacao e Manejo da Vida Silvestre) - Universidade Federal de Minas Gerais.

José Etham de Lucena Barbosa

BEZERRA NETO, J. F.; MELO, A. S.; BRANDAO, L. P. M.; BARBOSA, F. A. R.;BARBOSA, J.E.L.. Reservatórios no semiárido e sua avaliação ecológica: Dos padrões ambientais e biológicos à elaboração de ferramenta de suporte à reabilitação. 2018. Tese (Doutorado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Joseline Molozzi

MOLOZZI, J.. Complexidade de habitats e a biodiversidade em reservatórios do semiárido. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.

Marcos Callisto de Faria Pereira

Marques, J.C.; Barbosa, J.E.L.;CALLISTO, M.. Fatores direcionadores para estrutura das comunidades de invertebrados em reservatórios do trópico semiárido: abordagem de ferramenta para biomonitoramento. 2013. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.

José Fernandes Bezerra Neto

BEZERRA-NETO, J. F.; MELO, A. S.;BRANDAO, L. P. M.BARBOSA, F. A. R.; BARBOSA, J. E. L.. Reservatórios no semiárido e sua avaliação ecológica: Dos padrões ambientais e biológicos à elaboração de ferramenta de suporte à reabilitação. 2018. Tese (Doutorado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Francisco Antonio Rodrigues Barbosa

BEZERRA NETO, José Fernandes; Melo, A.S; Mello Brandão, L.P;BARBOSA, F. A. R.; L.B, J.. Reservatórios no semiárido e sua avaliação ecológica: Dos padrões ambientais e biológicos à elaboração de ferramenta de suporte à reabilitação. 2018. Tese (Doutorado em Ecologia, Conservacao e Manejo da Vida Silvestre) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Ênio Wocyli Dantas

DANTAS, Ê. W.. Complexidade de habitats e a biodiversidade em reservatórios do semiárido. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.

Ludmila Silva Brighenti

CALLISTO, M.PAGLIA, A. P.BRIGHENTI, L. S.. Adaptation of diptera functional traits to prolonged drought: Implications for climate changes. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Janiele França de Vasconcelos

BARBOSA, J. E. L.França, J.C; LIMA-FILHO, Gilberto Queiroz de. Produtividade Primária da Comunidade Fitoplanctônica em Reservatórios no Trópico Semiárido. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Dayany Aguiar de Oliveira

Atributos funcionais de diatomáceas: uma abordagem ecológica para a avaliação de reservatórios no semiárido; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba; (Coorientador);

Pablo Gouveia Brito

Performance de estimadores da riqueza para inventários de macroinvertebrados em reservatórios; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Daniele Jovem da Silva Azevêdo;

Lorrana Kelly B

Gonçalves; Bioindicadores: Um recurso didático para Educação Ambiental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Daniele Jovem da Silva Azevêdo;

Valeria dos Santos Pereira

Variação das Guildas Tróficas de Chironomidae (INSECTA: Diptera) em Reservatórios no Semiárido; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Daniele Jovem da Silva Azevêdo;

Wilma Izabelly Ananias Gomes

Avaliação dos fatores ambientais e da composição do habitat sobre a fauna bentônica em reservatórios do semiárido (co-orientador); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Daniele Jovem da Silva Azevêdo;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Avaliação da Estrutura Trófica de Macroinvertebrados Bentônicos em Lagos Artificiais no Semiárido; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Daniele Jovem da Silva Azevêdo;

Pablo Gouveia Brito

Filtros Ambientais, Fatores Direcionadores da Fauna Bentônica: abordagem de ferramenta para avaliação do estado ecológico de reservatórios no semiárido; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniele Jovem da Silva Azevêdo;

Valéria Santos Pereira

PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA POR POPULAÇÕES DO ENTORNO DE RESERVATÓRIOS NO SEMIÁRIDO; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Programa de Bolsas de Extensão; Orientador: Daniele Jovem da Silva Azevêdo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Etham de Lucena Barbosa

Fatores direcionadores para estrutura das comunidades de invertebrados em reservatórios do trópico semiárido: abordagem de ferramenta para biomonitoramento; 2013; Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Etham de Lucena Barbosa;

Joseline Molozzi

FATORES DIRECIONADORES PARA A ESTRUTURA DAS COMUNIDADES DE INVERTEBRADOS EM RESERVATÓRIOS DO TRÓPICO SEMIÁRIDO: ABORDAGEM DE FERRAMENTA PARA BIOMONITORAMENTO; 2013; Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Joseline Molozzi;

Joseline Molozzi

INDICADORES ECOLÓGICOS COMO FERRAMENTAS MULTIMÉTRICAS PARA AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RESERVATÓRIOS NO SEMIÁRIDO; 2014; Tese (Doutorado em Ecologia, Conservacao e Manejo da Vida Silvestre) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Joseline Molozzi;

José Fernandes Bezerra Neto

Reservatórios no semiárido e sua avaliação ecológica: Dos padrões ambientais e biológicos à elaboração de ferramenta de suporte à reabilitação; 2018; Tese (Doutorado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre)) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Fernandes Bezerra Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • JOVEM-AZEVÊDO, D. ; BEZERRA-NETO, J.F. ; AZEVÊDO, E.L. ; GOMES, W.I.A. ; MOLOZZI, J. ; FEIO, M.J. . Dipteran assemblages as functional indicators of extreme droughts. JOURNAL OF ARID ENVIRONMENTS , v. 164, p. 12-22, 2019.

  • SILVA, F. R. S. ; CAVALCANTE, F. L. P. ; AGOSTINHO, R. B. ; AZEVÊDO, D.J.S. ; BARBOSA, J. E. L. ; CORDEIRO, R. S. . COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA COMO INDICADORA DA QUALIDADE AMBIENTAL EM UM TRECHO URBANO DO RIO JAGUARIBE, SEMIÁRIDO CEARENSE. Gaia Scientia , v. 13, p. 153-163, 2019.

  • AZEVÊDO, EVALDO DE LIRA ; MEDEIROS, CARLINDA RAÍLLY ; GOMES, WILMA IZABELLY ANANIAS ; AZEVÊDO, DANIELE JOVEM DA SILVA ; ALVES, RÔMULO ROMEU NÓBREGA ; DIAS, THELMA LÚCIA PEREIRA ; MOLOZZI, JOSELINE . The use of Risk Incidence and Diversity Indices to evaluate water quality of semi-arid reservoirs. ECOLOGICAL INDICATORS , v. 90, p. 90-100, 2018.

  • GOMES, WILMA IZABELLY ANANIAS ; JOVEM-AZEVÊDO, DANIELE DA SILVA ; PAIVA, FRANCIELY FERREIRA ; MILESI, SILVIA VENDRUSCOLO ; MOLOZZI, JOSELINE . Functional attributes of Chironomidae for detecting anthropogenic impacts on reservoirs: A biomonitoring approach. ECOLOGICAL INDICATORS , v. 93, p. 404-410, 2018.

  • AZEVÊDO, D.J.S. ; BARBOSA, J.E.L. ; GOMES, W.I.A. ; PORTO, D.E. ; MARQUES, J.C. ; MOLOZZI, J. . Diversity measures in macroinvertebrate and zooplankton communities related to the trophic status of subtropical reservoirs: Contradictory or complementary responses?. Ecological Indicators , v. 50, p. 135-149, 2015.

  • AZEVÊDO, DANIELE JOVEM DA SILVA ; BARBOSA, JOSÉ ETHAM DE LUCENA ; PORTO, DANIANNE ENÉIAS ; GOMES, WILMA IZABELLY ANANIAS ; MOLOZZI, JOSELINE . Biotic or abiotic factors: which has greater influence in determining the structure of rotifers in semi-arid reservoirs?. Acta Limnologica Brasiliensia (Online) , v. 27, p. 60-77, 2015.

  • VASCONCELOS, JANIELE FRANÇA ; BARBOSA, JOSÉ ETHAM LUCENA ; MOURA, GUSTAVO CORREIA ; AZEVEDO, DANIELE JOVEM SILVA ; AZEVEDO, EVALDO LIRA . First record of Chantransia macrospora Wood, 1887 (Batrachospermales, Rhodophyta) in semi-arid northeastern Brazil. Biotemas (UFSC) , v. 27, p. 129-132, 2014.

  • França, J.C ; Vasconcelos, J F ; BARBOSA, J. E. L. ; AZEVEDO, E. L. ; AZEVÊDO, D. J. S ; ANACLETO, M. J. P. . Predation effects of Melanoides tuberculatus (Müller 1774) on periphytic biofilm colonization: an experimental approach. Biota Neotropica (Online. Edição em Inglês) , v. 2, p. 96-101, 2013.

  • MEDEIROS, E. S. F. ; OMETTO, J. P. ; AZEVÊDO, D. J. S . FONTES DE ENERGIA EM RIOS DO SEMIÁRIDO. Ciência Hoje , v. 46, p. 34-39, 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

JOVEM-AZEVÊDO, D. . Assossoria a Revista Limnetica, como avaliador 'ad hoc'. Parecer emitido 16/01/2019. 2019.

JOVEM-AZEVÊDO, D. . Assossoria a Revista Biodiversity and Conservation, como avaliador 'ad hoc'. Parecer emitido 17/11/2018. 2018.

AZEVÊDO, D. J. S . Assessoria a Revista Biotemas, como avaliador 'ad hoc'. Parecer emitido 25/05/2017. 2017.

AZEVÊDO, D. J. S . Estudo e Relatório de Impacto Ambiental de Reservatórios em Áreas de Mineração. 2012.

JOVEM-AZEVÊDO, D. . Emprego de Macroinvertebrados Bentônicos para Bioavaliação de Ecossistemas Aquáticos. 2019. .

AZEVÊDO, D.J.S. . Limnologia Aplicada: Biomonitoramento de Ecossistemas Aquáticos. 2015. .

AZEVÊDO, D.J.S. . Meio Ambiente no Ensino (Painelista). 2013. .

BARBOSA, J. E. L. ; AZEVÊDO, D. J. S ; AZEVEDO, S. B. . Monitoramento da qualidade de água de reservatórios com atividade de piscicultura (Açude São Salvador ? Município Sapé-PB). 2012. (Consultoria).

BARBOSA, J. E. L. ; AZEVÊDO, D. J. S ; AZEVEDO, S. B. . Monitoramento da qualidade de água de reservatórios com atividade de piscicultura (Açude Camalaú ? Município de Camalaú-PB). 2012. (Consultoria).

BARBOSA, J. E. L. ; AZEVÊDO, D. J. S ; AZEVÊDO, E. L ; VASCONCELOS, J. F. . Elaboração de EIA-RIMA. 2012. (Relatório de Impacto Ambiental).

BARBOSA, J. E. L. ; AZEVÊDO, D. J. S ; AZEVEDO, S. B. . Monitoramento da qualidade de água de reservatórios com atividade de piscicultura (Açude Mucutu ? Município de Juazeirinho-PB). 2012. (Consultoria).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Marcadores genéticos de larvas de Chironomidae (Diptera): lições para a avaliação ecológica de corpos hídricos e para biotecnologia, Descrição: Apesar da avaliação do estado ecológico já ser uma prática consolidada em toda a parte do mundo, estudos ecológicos tradicionalmente são caracterizados por investigar a distribuição e estruturação das comunidades, incluindo as interações bióticas, bem como a interação dos componentes bióticos com o meio em que habitam com objetivo de encontrar de padrões que possam ser analisados no campo teórico. Estudos como esses podem ser muitas vezes limitados pela dificuldade de identificação de táxons a níveis específicos. A utilização de técnicas para investigação de conjuntos genômicos das populações (ex. DNA mitocondrial, microssatélites, ligações gênicas entre loci, entre outras) tem sido considerada uma ferramenta útil para sanar as dificuldades no âmbito taxonômico, mas também porque permite estabelecer padrões de distribuição das espécies, de coexistência e co-evolução nos mais diversos ecossistemas. Assim, o desenvolvimento do presente projeto possibilitará selecionar marcadores genéticos que possam ser utilizados para avaliação ecológica em bacias hidrográficas e a resolução de conflitos da resolução taxonômica de grupos com maior complexidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Daniele Jovem da Silva Azevêdo - Coordenador / MOLOZZI, JOSELINE - Integrante / Magnólia de Araújo Campos Pfenning - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Macroinvertebrados bentônicos como ferramenta de suporte para rehabilitação de reservatórios no semiárido em um cenário de mudanças climáticas, Descrição: Este projeto tem como objetivo explorar os padrões de distribuição das comunidades de macroinvertebrados bentônicos em reservatórios, na perspectiva de elaborar ferramentas de suporte para reabilitação desses ecossistemas frente as mudanças climáticas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) . , Integrantes: Daniele Jovem da Silva Azevêdo - Integrante / Joseline Molozzi - Coordenador.

  • 2014 - 2018

    Traits de Macroinvertebrados de Macroinvertebrados Bentônicos: que lições retirar para o biomonitoramento dos ecossistemas aquáticos do semiárido?, Descrição: A intensiva expansão urbana e agrícola tem acarretado em sérios problemas de degradação dos recursos hídricos. Recentemente, alguns estudos têm discutido a influência da paisagem na distribuição dos organismos aquáticos. Mas, ainda existe uma lacuna de conhecimento a ser gerada acerca do tema ?diversidade de macroinvertebrados em reservatórios?. Assim, estudos de padrões, traços funcionais e mecanismos da diversidade de insetos aquáticos são incipientes e a obtenção de informações científicas desta temática contribui para o direcionamento de ferramentas de biomonitoramento e de esforços na conservação da biodiversidade. O objetivo desta proposta é selecionar e testar vários traços da comunidade de macroinvertebrados bentônicos que possam ser usados com eficiência e que permitam a avaliação do estado ecológico de reservatórios localizados nas bacias hidrográficas dos rios da Paraíba e do Rio Grande do Norte, região semiárida. Sendo subsídio para futuros Programas de Monitoramento de corpos de água doce na região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniele Jovem da Silva Azevêdo - Integrante / Elvio Sérgio Figueiredo Medeiros - Integrante / Wilma Izabelly Ananias Gomes - Integrante / Joseline Molozzi - Coordenador / Maria João Feio - Integrante / Diógenes Félix da Silva Costa - Integrante / Luiz Ubiratan Hepp - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

  • 2014 - 2018

    Indicadores Ecológicos para Avaliação e Classificação do Estado Ecológico de Reservatórios no Semiárido, Descrição: O projeto visa desenvolver e testar vários métodos de avaliação biológica que possam ser usados com eficiência e que permitam a avaliação do estado ecológico de reservatórios no semiárido, sendo subsídio para futuros Programas de Monitoramento de corpos de água doce na região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniele Jovem da Silva Azevêdo - Coordenador / José Etham de Lucena Barbosa - Integrante / Silvana Barbosa de Azvêdo - Integrante / Wilma Izabelly Ananias Gomes - Integrante / Joseline Molozzi - Integrante / José Fernandes Bezerra Neto - Integrante / Maria João Feio - Integrante / Diógenes Félix da Silva Costa - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2012

    Dinâmica espaço-temporal das comunidades planctônicas e de variáveis ambientais de lagoas salinas do estuário do rio Piranhas-Açu, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniele Jovem da Silva Azevêdo - Integrante / José Etham de Lucena Barbosa - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Biodiversidade de Produtores Primários em Reservatórios do Trópico Semiárido, Descrição: Este projeto visa o levantamento dos produtores primários em reservatórios do semiárido e correlaciona a estrutura das comunidades com fatores abióticos em cada sistema estudado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniele Jovem da Silva Azevêdo - Integrante / José Etham de Lucena Barbosa - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Isolamento, Cultivos Monoalgais e Teste de Toxicidade de Cianobactérias (Cylindrospermopsis raciborskii e Microcystis aeruginosa), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Daniele Jovem da Silva Azevêdo - Integrante / José Etham de Lucena Barbosa - Coordenador.

  • 2007 - 2010

    Fluxo de Isótopos Estáveis (13C/12C e 15N/14N) na Rede Alimentar em um Rio do Semiárido, Rio Seridó, RN, Descrição: Este projeto analisa as principais fontes de carbono disponíveis para os heterotróficos em rios do semiárido, assim como, o nível trófico de cada elemento da teia analisado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniele Jovem da Silva Azevêdo - Integrante / Elvio Sérgio Figueiredo Medeiros - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional