Maisa Cristina Lázaro

Possui graduação em Bacharelado em Química Tecnológica (2015) e mestrado em Química (2017) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Instituto de Química de Araraquara. Atualmente é aluna de doutorado em Química pela mesma instituição. Tem experiência na área de Química analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise por injeção em fluxo (FIA), Espectroscopia de reflectância difusa, Preparo de amostra, Espectrometria de absorção atômica em chama com fonte contínua e alta resolução (HR-CS F AAS), Espectrometria de emissão óptica com plasma induzido por laser (LIBS).

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Quimica

2017 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Avaliação da fusão de dados LIBS e Raman para estudos sobre correlações entre qualidade de amostras de café e tempo de prateleira,
Edilene Cristina Ferreira. Coorientador: José Anchieta Gomes Neto. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: LIBS; Raman; Fusão de dados; Café.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado em Quimica

2015 - 2017

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Avaliação de estratégias para melhoria da sensibilidade em análises por espectrometria de emissão óptica com plasma induzido por laser,Ano de Obtenção: 2017
Edilene Cristina Ferreira.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: LIBS; Preparo de amostra; Sensibilidade; Detectabilidade; Tratamento térmico.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Química Tecnológica

2011 - 2015

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Desenvolvimento de metodologia para determinação de sulfonamidas em amostras de água
Orientador: Leonardo Pezza
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Escola Recriart

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Workshop Bioenergia e Quimiometria. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2018 - 2018

1º Workshop de Empreendedorismo. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2018 - 2018

V Mulheres na Ciência. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2017 - 2017

Escola de quimiometria aplicada a espectroscopias que obedecem a lei de Bee. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Espectroanalítica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

18º Encontro Nacional de Química Analítica. Pré-aquecimento como estratégia para aumentar a sensibilidade em análises por LIBS. 2016. (Congresso).

1a fase XXVI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Desenvolvimento de uma metodologia analítica limpa acoplada à sistema multibombas para a determinação de sulfonamidas em águas. 2014. (Congresso).

2a fase XXVI Congresso de Iniciação Científica. Desenvolvimento de uma metodologia analítica limpa acoplada à sistema multibombas para a determinação de sulfonamidas em águas. 2014. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mirian Cristina dos Santos

FERREIRA, E. C.; RIBEIRO, C. A.;SANTOS, M. C.. Avaliação de estratégias para melhoria da sensibilidade em análises por espectrometria de emissão óptica com plasma induzido por laser. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Quimica Analitica (Arar.)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Ossamu Hojo

HOJO, O.; COSTA, M. A. M.. ESTÁGIO SUPERVISIONADO - LIFE IND SUCO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM QUÍMICA TECNOLÓGICA) - INSTITUTO DE QUÍMICA - UNESP - ARARAQUARA.

Raquel Fernandes Pupo Nogueira

FERREIRA, E. C.;FERNANDES PUPO NOGUEIRA, RAQUEL; KAMOGAWA, M. Y.. Avaliação de estratégias para melhoria da sensibilidade em análises por espectrometria de emissão com plasma induzido por laser. 2017. Dissertação (Mestrado em Quimica Analitica (Arar.)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Clóvis Augusto Ribeiro

FERREIRA, Edilene Cristina;RIBEIRO, CLOVIS AUGUSTO; Mirian Cristina dos Santos. Avaliação de estratégias para melhoria da sensibilidade em análises por espectrometria de emissão óptica com plasma induzido por laser. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em QUÍMICA (QUÍMICA ANALÍTICA)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Edilene Cristina Ferreira

FERREIRA, E. C.; Nogueira, R. F.; KAMOGAWA, M. Y.. Avaliação de estratégias para melhoria da sensibilidade em análises por espectrometria de emissão óptica com plasma induzido por laser. 2017. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em química) - Instituto de Química - UNESP.

Edilene Cristina Ferreira

FERREIRA, E. C.; Ribeiro, C. A.; Santos, M. C.. Avaliação de estratégias para melhoria da sensibilidade em análises por espectrometria de emissão óptica com plasma induzido por laser. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em pós-graduação em química) - UNESP - Instituto de Química de Araraquara.

Elma Neide Vasconcelos Martins Carrilho

Carrilho, E. N. V. M.; FERRERIA, E. C.; GONZALEZ, M. H.. Avaliação da influência do tempo de prateleira na qualidade de café empregando técnicas de análise direta. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Quimica Analitica (Arar.)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edilene Cristina Ferreira

Avaliação da fusão de dados LIBS e Raman para estudos sobre correlações entre qualidade de amostras de café e tempo de prateleira; Início: 2017; Tese (Doutorado em pós-graduação em química) - Instituto de Química - UNESP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Edilene Cristina Ferreira

Avaliação de estratégias para melhoria da sensibilidade em análises por espectrometria de emissão óptica com plasma induzido por laser; 2017; Dissertação (Mestrado em pós-graduação em química) - Instituto de Química - UNESP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edilene Cristina Ferreira;

Edilene Cristina Ferreira

Estágio Docência; 2017; Orientação de outra natureza - UNESP - Instituto de Química de Araraquara; Orientador: Edilene Cristina Ferreira;

José Anchieta Gomes Neto

Desenvolvimento de métodos para análise em LIBS de micronutrientes de amostras de solo por meio de extração em fase sólida; Início: 2017; Tese (Doutorado em Química) - Instituto de Química - UNESP; (Coorientador);

Leonardo Pezza

Desenvolvimento de metodologias analíticas ambientalmente mais amigáveis incorporando conceitos de screening e de química verde para a determinação de antimicrobianos de uso veterinário em matrizes diversas (bolsa CNPq-PIBIC); 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Química - Araraquara) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo Pezza;

Leonardo Pezza

Desenvolvimento de metodologia analítica aplicada a determinação de substâncias; ; ; ; e em combustíveis automotivos; Bolsista CNPq-PIBIC; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Química Araraquara) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo Pezza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    Avaliação de estratégias para melhoria da sensibilidade em análises por espectrometria de emissão óptica com plasma induzido por laser, Descrição: Muitos estudos têm sido realizados com a finalidade de melhorar a sensibilidade da técnica LIBS, porém os aprimoramentos elaborados demandam equipamentos mais sofisticados aumentando o custo e comprometendo a portabilidade da técnica. Dessa forma, o projeto tem como propósito avaliar estratégias simples para melhorar a sensibilidade de LIBS, utilizando um equipamento LIBS de pulso simples. As estratégias abordadas consistem em etapas simples de ?pré-tratramento?, onde as amostras passarão por tratamentos térmicos que têm como objetivo induzir a ruptura de ligações químicas e facilitar a excitação das espécies atômicas e também avaliação de incorporação de substâncias, como por exemplo fundentes, em amostras de características físico-químicas distintas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maisa Cristina Lázaro - Integrante / Edilene Cristina Ferreira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Química de Araraquara. , Unesp - Campus de Araraquara, Jardim Quitandinha, 14800900 - Araraquara, SP - Brasil, Telefone: (016) 33019738, Ramal: 9738, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2017

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2014

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de iniciação científica