Franciane Silva de Andrade

É graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2012). Especialista em Auditoria Ambiental pela Universidade de Cândido Mendes- UCAM (2015) e Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM (2016). Foi bolsista pela FAPEAM pelo projeto PROPESCA (2015-2017) realizando levantamento do Perfil socio-econômico e conhecimento etnoictiológico de pescadores do Médio Rio Negro, Amazonas: implicações para o uso ordenado e a sustentabilidade. Possui Mestrado (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia de Água Doce e Pesca Interior - PPG BADPI, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Atua em estudos de ecologia trófica de peixes predadores, possui conhecimentos com os métodos de DNA barcode na identificação de espécies de peixes presas no conteúdo estomacal, e com métodos de Isotopo estável relacionados ao fluxo de energia na cadeia trófica de especies de peixes.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior

2017 - 2019

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Título: NICHO TRÓFICO DE TRÊS ESPÉCIES DE PIRANHAS Pygocentrus nattereri, Serrasalmus altispinis e Serrasalmus maculatus EM LAGOS DE VÁRZEA NA REGIÃO DO BAIXO RIO SOLIMÕES,Ano de Obtenção: 2019
Flávia Kelly Siqueira.Coorientador: Carlos Edwar de Carvalho Freitas. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em Educaçao Ambiental

2014 - 2016

Universidade Federal do Amazonas
Título: Uso de materiais alternativos para ensinar Educação ambiental aliado à pratica esportiva no Estado do Amazonas
Orientador: Welton Yudi Oda

Especialização em Auditoria Ambiental

2013 - 2015

Universidade Candido Mendes
Título: SANEAMENTO BÁSICO NO BAIRRO JARDIM PRIMAVERA NO MUNICÍPIO DE NOVO AIRÃO, AMAZONAS

Graduação em Licenciatura em Biologia

2008 - 2012

Universidade do Estado do Amazonas
Título: Relato do estágio supervisionado em Ciências Biológicas: oficina pedagógica sobre o aspecto microbiológico da água em uma escola pública do município de Parintins, AM
Orientador: Adailton Moreira da Silva
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante

2005 - 2006

Centro de Ensino LITERATUS

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Criando e editando gráficos no R. (Carga horária: 4h). , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.

2016 - 2016

Proficiência em Língua Inglesa. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2014 - 2015

Formação de Esporte Educacional. (Carga horária: 160h). , OFICINA ESCOLA DE LUTHERIA DA AMAZONIA, OELA, Brasil.

2014 - 2014

Formação em Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar. (Carga horária: 8h). , Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, SEMAT, Brasil.

2014 - 2014

Formação em Educação Ambiental. (Carga horária: 10h). , Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, SDS, Brasil.

2011 - 2011

Demostração pratica de coleta, exicatas e frutos. (Carga horária: 18h). , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.

2010 - 2010

Bactéria e suas aplicações biotecnológicas. (Carga horária: 4h). , Congresso de Diversidade Microbiana, CDMICRO, Brasil.

2010 - 2010

Experimento de Biologia vegetal para Ensino Médio. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ANDRADE, F. S. ; TAVARES, B. F. ; SILVA, K. S. . Conferência Estadual de Esporte Educacional. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Workshop INCT ADAPTA II.Identificação de peixes presas a partir do método de DNA barcoding na dieta da piranhas Pygocentrus nattereri em lagos de várzea na Amazônia. 2019. (Outra).

XXIII Encontro Brasileiro de Ictiologia.Influência da profundidade e da transparência da água na riqueza e biomassa da assembleia de peixe no lago Catalão, Amazonas. 2019. (Encontro).

VIII Semana de Biologia.Estimativa de abundância de piranhas em lagos de várzea na região do baixo rio Solimões, Amazonas. 2018. (Outra).

II Simpósio de Biologia e Pesca em Água Doce. 2017. (Simpósio).

XXII Congresso Brasileiro de Ictiologia. Caracterização dos instrumentos de pesca empregados pelos pescadores do município de Barcelos, Amazonas.. 2017. (Congresso).

Fórum de Esporte Educacional do Amazonas da Rede de Parceiros Multiplicadores.Esporte Educacional. 2016. (Outra).

II Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas.MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALIADA À PRÁTICA ESPORTIVA. 2016. (Simpósio).

IV Seminário Internacional de Ciências do Meio Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.Análise socioeconômica e caracterização da pesca comestível: subsídios para a sustentabilidade na região do médio Rio Negro, Amazonas. 2016. (Seminário).

Semana de Meio Ambiente 2016 do IFAM Campus Itacoatiara.?Gincana Ambiental?. 2016. (Outra).

Conferência Estadual de Esporte Educacional. 2015. (Outra).

Programa Aberto de Capacitação em Projetos.Definindo Metas e Etapas em Projetos. 2015. (Outra).

Programa Aberto de Capacitação em Projetos.Como elaborar portfólio de projetos. 2015. (Outra).

Seminário Municipal de Esporte Educacional na Universidade Paulista-UNIP.Educação ambiental no Esporte Educacional. 2015. (Seminário).

Seminário Municipal de Esporte Educacional no Centro Universidade do do Norte- UNINORTE/LAUREATE.Construção de materiais alternativos para esporte educacional. 2015. (Seminário).

1º Encontro Anual de Ensino, pesquisa e extensão.Análise fisico-quimica, microbiológica e parasitológico da qualidade da água do lago macurany, Parintins- AM. 2012. (Encontro).

64ª Reunião Anual da SBPC.VARIÁVEIS DA BIOQUÍMICA PLASMÁTICA DO TELEÓSTEO PACU MYLOSSOMA DURIVENTRE CAPTURADOS NO BAIXO RIO JURUÁ, AMAZONAS,. 2012. (Outra).

I Encontro Nacional de Aquicultura Amazonia.Análise Físico-química e da microbiota da água do macurany, Parintins,Amazonas. 2012. (Encontro).

V Encontro Nacional de Biologia Urbana.Propriedades física, química e Biológica de um lago na região urbana na cidade de Parintins, Amazonas. 2012. (Encontro).

26o Congresso Brasileiro de Microbiologia. ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS PROVENIENTES DO CHORUME DA LIXEIRA PUBLICA DE PARINTINS-AM E AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE COLIFORMES. 2011. (Congresso).

Dia do Meio Ambiente. Oficinas para o Ensino Fundamental. 2011. (Exposição).

III Congresso Interno de Iniciação Cientifica. Caracterização da Microbiota bacteriana do chorume da lixeira pública de Parintins- AM. 2011. (Congresso).

II Semana de Pesca de Parintins. 2011. (Outra).

I Seminário de Biotecnologia do Baixo Amazonas. 2011. (Seminário).

V Semana de Biologia.Novas tecnologias para fortalecer o desenvolvimento da Amazônia. 2011. (Outra).

V Semana de Biologia.As tecnologias educacionais e o ensino de ciências naturais. 2011. (Outra).

V Semana de Biologia.Bioinformática aplicada ao estudo da biodiversidade. 2011. (Outra).

V Semana de Biologia.Técnicas moleculares para o estudo de Microrganismos. 2011. (Outra).

3º Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia e XII Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental. POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DE BACTÉRIAS ISOLADAS DO CHORUME, DA LIXEIRA PÚBLICA DE PARINTINS-AM, NA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES. 2010. (Congresso).

3º Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia e XII Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental. Importância da Análise da Água do Principal Reservatótrio do Município de Parintins-Am: Enfoque para Nitrato, pH e Parasitas. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Chiara Lubich Cardoso Furtado

SOUZA, L. A.; YAMAMOTO, K. C.;ANDRADE, F. S.. ECOLOGIA TRÓFICA DE Acestrorhynchus falcirostris (Cuvier, 1819) EM LAGOS DE VÁRZEA NA BACIA AMAZÔNICA DO MÉDIO RIO SOLIMÕES. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cláudia Pereira de Deus

DEUS, CLÁUDIA PEREIRA DE; LIMA, Á. C.; FARAGO, T. L. B.. ?NICHO TRÓFICO DE TRÊS ESPÉCIES DE PIRANHAS Pygocentrus nattereri, Serrasalmus altispinis e Serrasalmus maculatus EM LAGOS DE VÁRZEA NA REGIÃO DO BAIXO RIO SOLIMÕES. 2019. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Ademir Castro e Silva

CASTRO E SILVA, A.; SILVA, A. M.; GALUCIO, V.. Análise fisico-quiimica, microbiologica e parasitologica da uqaliadde da água do lago MAcurany-Parintins/AM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Biologia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Ademir Castro e Silva

CASTRO E SILVA, A.. Caracterização da microbiota bacteriana do chorume da lixeira pública de Parintins (AM).. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Biologia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Cristhiana Paula Röpke

AMADIO, SIDINÉIA; Duarte, C.;RÖPKE, C. P.. NICHO TRÓFICO DE TRÊS ESPÉCIES DE PIRANHAS Pygocentrus nattereri, Serrasalmus altispinis e Serrasalmus maculatus EM LAGOS DE VÁRZEA NA REGIÃO DO BAIXO RIO SOLIMÕES. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Álvaro Carvalho de Lima

LIMA, A. C.; FARAGO, T. L. B.; DEUS, C. P.. Nicho trófico de três espécies de piranhas Pygocentrus nattereri, Serrasalmus altispinis e Serrasalmus maculatus. 2019. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ana Soares de Oliveira

Reutilização das garrafas pet (politereftalato de etileno) na revitalização do Jardim da Escola Municipal Francisco Canindé Cavalcante, Maués-AM; 2013; Orientação de outra natureza; (Tecnico em Meio ambiente) - Centro de Educação Tecnológica do Amazonas; Orientador: Franciane Silva de Andrade;

Simone Leão dos Santos

Decoração ecológica: Reutilizando os pneus usados no Município de Maués- AM; 2013; Orientação de outra natureza; (Tecnico em Meio ambiente) - Centro de Educação Tecnológica do Amazonas; Orientador: Franciane Silva de Andrade;

Dayvid Cardoso Gama

Turismo e degradação na orla do município de Maués: Gestão de resíduos sólidos; 2013; Orientação de outra natureza; (Tecnico em Meio ambiente) - Centro de Educação Tecnológica do Amazonas; Orientador: Franciane Silva de Andrade;

Erberth Araújo Batista

Horta escolar reutilizando a garrafa pet no Instituto Educacional Boas novas, Maués-AM; 2013; Orientação de outra natureza; (Tecnico em Meio ambiente) - Centro de Educação Tecnológica do Amazonas; Orientador: Franciane Silva de Andrade;

Idinete Almeida da Silva

Um educar mais verde: Educação ambiental como forma de sensibilização e proteção ao meio ambiente; 2013; Orientação de outra natureza; (Tecnico em Meio ambiente) - Centro de Educação Tecnológica do Amazonas; Orientador: Franciane Silva de Andrade;

Darlei Teixeira Mendes

Levantamento de Resíduos sólidos na ilha da foice, MAUÉS-AM; 2013; Orientação de outra natureza; (Tecnico em Meio ambiente) - Centro de Educação Tecnológica do Amazonas; Orientador: Franciane Silva de Andrade;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vanessa Costa Alves Galúcio

Análise da Água do Lago Macurany em Parintins - AM; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA NO AMAZONAS; Orientador: Vanessa Costa Alves Galúcio;

Vanessa Costa Alves Galúcio

Caracterização da Microbiota Bacteriana da Chorume da Lixeira Pública de Parintins-AM; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA NO AMAZONAS; Orientador: Vanessa Costa Alves Galúcio;

Adriano Teixeira de Oliveira

Conhecimento tradicional de pescadores da pesca esportiva do médio RIo Negro, Amazonas; 2015; Orientação de outra natureza; (Bolsista DCTA-2) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Adriano Teixeira de Oliveira;

Adailton Moreira da Silva

Relatório de estágio supervisionado em ciências biológicas: oficina pedagógica sobre o aspecto microbiológico da água em uma escola pública do municipio de Parintins, AM; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Adailton Moreira da Silva;

Adailton Moreira da Silva

CARACTERIZAÇÃO DA MICROBIOTA BACTERIANA DO CHORUME DA LIXEIRA PÚBLICA DE PARINTINS, AM; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Biologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Adailton Moreira da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, F. S. ; Silva,Adailton moreira ; ARIDE, P. H. R. ; Oliveira, A.T. . Análise Físico-Química e da Microbiota da Água do Lago Macurany, Parintins, Amazonas. Biota Amazônia , v. 6, p. 132-134, 2016.

  • MEDEIROS, M. R. S. ; ARAUJO, L. S. ; BESSA, N. A. ; ANDRADE, F. S. ; Oliveira, A.T. . Relação peso-comprimento e fator de condição de Osteoglossum bicirrhosum aruanã comercializado como peixe fresco no município de Juruá, Amazonas. In: I Encontro Nacional de Aquicultura Amazonia, 2012, Manaus - Amazonas. I Encontro Nacional de Aquicultura Amazônia, 2012.

  • SILVA, F. F. ; DAMACENO, D. A. ; FERREIRA, M. C. ; ANDRADE, F. S. ; Oliveira, A.T. . Bioquímica plasmática de Plagioscion squamosissimus pescada oriundas do baixo rio Juruá, Amazonas. In: I Encontro Nacional de Aquicultura Amazonia, 2012, Manaus - Amazonas. I Encontro Nacional de Aquicultura Amazônia, 2012.

  • ANDRADE, F. S. ; Galúcio, V.C.A. ; MARINHO, V. L. S. ; Oliveira, A.T. ; Silva,Adailton moreira . Análise físico-química e da microbiota da água do lago Macurany, Parintins, Amazonas. In: I Encontro Nacional de Aquicultura na Amazônia, 2012, Manaus, Amazonas. I Encontro Nacional de Aquicultura na Amazônia, 2012.

  • ANDRADE, F. S. ; Galúcio, V.C.A. ; SANTOS, C. ; Oliveira, A.T. ; Silva,Adailton moreira . Propriedades física, química e Biológica de um lago na região urbana na cidade de Parintins, Amazonas. In: V Encontro Nacional de Biologia Urbana, 2012, Manaus-AM. V Encontro Nacional de Biologia Urbana, 2012.

  • ANDRADE, F. S. ; Galúcio, V.C.A. ; SANTOS, C. ; Oliveira, A.T. ; Silva,Adailton moreira . Identificação da Fauna de Vespas Agaonidae (Hymenoptera: Chalcidoidea) associadas a Ficus obtusifolia (Moraceae) na área urbana de Manaus/AM. In: V Encontro Nacional de Biologia Urbana, 2012, MANAUS/ AM. V Encontro Nacional de Biologia Urbana, 2012.

  • ANDRADE, F. S. ; RIBEIRO, M. W. S. ; LADISLAU, D. ; Oliveira, A.T. . Reprodução das principais espécies da pesca comercial de acordo com o conhecimento dos pescadores de Barcelos, Amazonas. In: XXIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2019, Belém. XXIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2019.

  • ANDRADE, F. S. ; MARIONI, B. ; VITORIA, M. R. ; SOARES, H. K. C. ; BARROSO, T. L. . Influência da profundidade e da transparência da água na riqueza e biomassa da assembleia de peixe no lago Catalão, Amazonas. In: XXIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2019, Belém. XXIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2019.

  • ANDRADE, F. S. ; FREITAS, C. E. C. ; BATISTA, J. S. ; HOEINGHAUS, D. J. . Identificação de peixes presas a partir do método de DNA barcoding na dieta da piranhas Pygocentrus nattereri em lagos de várzea na Amazônia. In: I Workshop INCT ADAPTA II, 2019, Manaus. I Workshop INCT ADAPTA II, 2019.

  • ANDRADE, B. S. ; ANDRADE, F. S. ; FREITAS, C. E. C. ; SIQUEIRA-SOUZA, F. K. . Diversidade da assembleia de peixes em lagos manejados na região do baixo rio Solimões. In: VIII Semana de Biologia, 2018, Manaus. VIII Semana de Biologia, 2018.

  • ANDRADE, F. S. ; ANDRADE, B. S. ; SIQUEIRA-SOUZA, F. K. . Estimativa de abundância de piranhas em lagos de várzea na região do baixo rio Solimões, Amazonas. In: VIII Semana de Biologia, 2018, Manaus. VIII Semana de Biologia, 2018.

  • CASTRO, P. D. S. ; LADISLAU, D. ; RIBEIRO, M. W. S. ; ANDRADE, F. S. ; CATAO, N. R. ; FRANCA, M. F. L. ; SILVA, K. R. P. ; AMARAL, L. V. ; ARIDE, P. H. R. ; Oliveira, A.T. . LEUCOGRAMA E TROMBOGRAMA DE TRÊS ESPÉCIES DE TUCUNARÉ (Cichla spp.) DO LAGO DE BALBINA, PRESIDENTE FIGUEIREDO, AMAZONAS. In: XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017, Porto Seguro- BA. LEUCOGRAMA E TROMBOGRAMA DE TRÊS ESPÉCIES DE TUCUNARÉ (Cichla spp.) DO LAGO DE BALBINA, PRESIDENTE FIGUEIREDO, AMAZONAS, 2017.

  • CASTRO, P. D. S. ; LADISLAU, D. ; RIBEIRO, M. W. S. ; ANDRADE, F. S. ; FRANCA, M. F. L. ; AMARAL, L. V. ; LITAIFF, N. R. ; CATAO, N. R. ; ARIDE, P. H. R. ; Oliveira, A.T. . ERITROGRAMA DE TRÊS ESPÉCIES DE TUCUNARÉ (Cichla spp.) DO LAGO DE BALBINA, PRESIDENTE FIGUEIREDO, AMAZONAS. In: XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017, Porto Seguro-BA. ERITROGRAMA DE TRÊS ESPÉCIES DE TUCUNARÉ (Cichla spp.) DO LAGO DE BALBINA, PRESIDENTE FIGUEIREDO, AMAZONAS, 2017.

  • Oliveira, A.T. ; ANDRADE, F. S. ; SILVA, K. R. P. ; AMARAL, L. V. ; LADISLAU, D. ; CASTRO, P. D. S. ; FRANCA, M. F. L. ; CATAO, N. R. ; RIBEIRO, M. W. S. . REMEDIAÇÕES DE FERROADAS DE ARRAIAS DE ÁGUA DOCE A PARTIR DO CONHECIMENTO TRADICIONAL DE PESCADORES DA REGIÃO AMAZÔNICA. In: XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017, Porto Seguro- BA. XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017.

  • LADISLAU, D. ; RIBEIRO, M. W. S. ; ANDRADE, F. S. ; LITAIFF, N. R. ; AMARAL, L. V. ; CASTRO, P. D. S. ; ARIDE, P. H. R. ; Oliveira, A.T. . CONHECIMENTO ETNOICTIOLÓGICO DE PESCADORES DE PEIXES ORNAMENTAIS DE BARCELOS, AMAZONAS. In: XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017, Porto Seguro-BA. CONHECIMENTO ETNOICTIOLÓGICO DE PESCADORES DE PEIXES ORNAMENTAIS DE BARCELOS, AMAZONAS, 2017.

  • RIBEIRO, M. W. S. ; LADISLAU, D. ; ANDRADE, F. S. ; LITAIFF, N. R. ; AMARAL, L. V. ; Oliveira, A.T. . CARACTERIZAÇÃO DA PESCA ORNAMENTAL DA BACIA DO MÉDIO RIO NEGRO PELA PERSPECTIVA DOS PESCADORES ARTESANAIS DE BARCELOS, AMAZONAS, BRASIL. In: XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017, Porto Seguro- BA. CARACTERIZAÇÃO DA PESCA ORNAMENTAL DA BACIA DO MÉDIO RIO NEGRO PELA PERSPECTIVA DOS PESCADORES ARTESANAIS DE BARCELOS, AMAZONAS, BRASIL, 2017.

  • RIBEIRO, M. W. S. ; LADISLAU, D. ; ANDRADE, F. S. ; LITAIFF, N. R. ; AMARAL, L. V. ; Oliveira, A.T. . CONHECIMENTO SOBRE A LEGISLAÇÃO PESQUEIRA DE TRABALHADORES DA PESCA ESPORTIVA, NO MUNICÍPIO DE BARCELOS, AMAZONAS. In: XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017, Porto Seguro-BA. CONHECIMENTO SOBRE A LEGISLAÇÃO PESQUEIRA DE TRABALHADORES DA PESCA ESPORTIVA, NO MUNICÍPIO DE BARCELOS, AMAZONAS, 2017.

  • Oliveira, A.T. ; ANDRADE, F. S. ; SILVA, K. R. P. ; AMARAL, L. V. ; LADISLAU, D. ; CASTRO, P. D. S. ; FRANCA, M. F. L. ; LITAIFF, N. R. ; CATAO, N. R. ; RIBEIRO, M. W. S. . OCORRÊNCIA DA ARRAIA DE ÁGUA DOCE Potamotrygon orbignyi NO RESERVATÓRIO DE BALBINA, PRESIDENTE FIGUEIREDO, AMAZONAS. In: XXII ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA., 2017, Porto Alegre- BA. OCORRÊNCIA DA ARRAIA DE ÁGUA DOCE Potamotrygon orbignyi NO RESERVATÓRIO DE BALBINA, PRESIDENTE FIGUEIREDO, AMAZONAS, 2017.

  • LADISLAU, D. ; RIBEIRO, M. W. S. ; ANDRADE, F. S. ; LITAIFF, N. R. ; AMARAL, L. V. ; CASTRO, P. D. S. ; ARIDE, P. H. R. ; Oliveira, A.T. . Ocorrência de acidentes na pesca de peixes ornamentais no município de Barcelos, Amazonas, Brasil. In: XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017, Porto Seguro- BA. XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017.

  • ANDRADE, F. S. ; SILVA, K. R. P. ; AMARAL, L. V. ; LADISLAU, D. ; CASTRO, P. D. S. ; FRANCA, M. F. L. ; LITAIFF, N. R. ; CATAO, N. R. ; RIBEIRO, M. W. S. ; Oliveira, A.T. . Caracterização dos instrumentos de pesca empregados pelos pescadores do município de Barcelos, Amazonas.. In: XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017, Porto Seguro- BA. XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017.

  • FRANCA, M. F. L. ; AMARAL, L. V. ; SILVA, K. R. P. ; CATAO, N. R. ; ANDRADE, F. S. ; RIBEIRO, M. W. S. ; LADISLAU, D. ; CASTRO, P. D. S. ; ARIDE, P. H. R. ; Oliveira, A.T. ; LITAIFF, N. R. . Parasito sanguíneos em tartaruga da Amazônia Podocnemis expansa (podocnemididae) de sistema de criação na Amazônia. In: XX Congresso Brasileiro de engenharia de pesca, 2017, Florianópolis/SC. XX Congresso Brasileiro de engenharia de pesca, 2017.

  • Oliveira, A.T. ; LEMOS, J. R. G. ; SANTOS, M. Q. C. ; LITAIFF, N. R. ; RIBEIRO, M. W. S. ; AMARAL, L. V. ; ANDRADE, F. S. ; CASTRO, P. D. S. ; LADISLAU, D. ; ARIDE, P. H. R. . First record of microfilaria in the blood of black caiman Melanosuchus niger (Crocodylia: Alligatoridae) specimens from the Amazon river basin. In: XIV Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2016, Florianópolis, Santa Catarina. XIV Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2016.

  • Oliveira, A.T. ; BENACON, M. F. S. ; LITAIFF, N. R. ; RIBEIRO, M. W. S. ; AMARAL, L. V. ; ANDRADE, F. S. ; CASTRO, P. D. S. ; LADISLAU, D. . Índices de condição corporal de Brycon amazonicus matrinxã do Rio Juruá, Amazonas.. In: XIV Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2016, Florianópolis, Santa Catarina. XIV Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2016.

  • Oliveira, A.T. ; LITAIFF, N. R. ; RIBEIRO, M. W. S. ; AMARAL, L. V. ; ANDRADE, F. S. ; CASTRO, P. D. S. ; LADISLAU, D. ; ARIDE, P. H. R. . Fisiologia de arraias de água doce: subsídios para aplicabilidade na aquicultura. In: XIV Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2016, Florianópolis, Santa Catarina. XIV Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2016.

  • LITAIFF, N. R. ; RIBEIRO, M. W. S. ; AMARAL, L. V. ; ANDRADE, F. S. ; CASTRO, P. D. S. ; LADISLAU, D. ; MAIA, C. R. M. S. ; SILVA, J. S. ; MACHADO, M. R. F. ; LUCENA, J. M. V. M. ; ARIDE, P. H. R. ; Oliveira, A.T. . Bioquimica plasmática do peixe ornamental Symphysodon discus acará-disco. In: XIV Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2016, Florianópolis, Santa Catarina. XIV Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2016.

  • LITAIFF, N. R. ; RIBEIRO, M. W. S. ; AMARAL, L. V. ; ANDRADE, F. S. ; CASTRO, P. D. S. ; LADISLAU, D. ; MAIA, C. R. M. S. ; SILVA, J. S. ; MACHADO, M. R. F. ; LUCENA, J. M. V. M. ; ARIDE, P. H. R. ; Oliveira, A.T. . Eritrograma de Symphysodon discus acará disco do Arquipélago de Mariuá, médio Rio Negro, Amazonas. In: : XIV Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2016, Florianópolis, Santa Catarina. : XIV Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2016.

  • LITAIFF, N. R. ; RIBEIRO, M. W. S. ; AMARAL, L. V. ; ANDRADE, F. S. ; CASTRO, P. D. S. ; LADISLAU, D. ; LUCENA, J. M. V. M. ; ARIDE, P. H. R. ; Oliveira, A.T. . Relação peso-comprimento e fator de condição (Kn) de Symphysodon discus acará-disco do médio Rio Negro, Amazonas, Brasil. In: XIV Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2016, Florianópolis, Santa Catarina. XIV Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2016.

  • AMARAL, L. V. ; RIBEIRO, M. W. S. ; LITAIFF, N. R. ; ANDRADE, F. S. ; CASTRO, P. D. S. ; LADISLAU, D. ; ARIDE, P. H. R. ; SANTANA, H. P. ; ARAUJO, R. L. ; Oliveira, A.T. . Eritrograma do tambaqui Colossoma macropomum oriundos de sistemas de pisciculturas da Região Metropolitana de Manaus, Amazonas. In: XIV Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2016, Florianópolis, Santa Catarina. XIV Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2016.

  • AMARAL, L. V. ; RIBEIRO, M. W. S. ; LITAIFF, N. R. ; ANDRADE, F. S. ; CASTRO, P. D. S. ; LADISLAU, D. ; ARIDE, P. H. R. ; SANTANA, H. P. ; ARAUJO, R. L. ; Oliveira, A.T. . Relação peso-comprimento e fator de condição (KN) de Colossoma macropomum tambaqui da Região Metropolitana de Manaus (RMM), Amazonas. In: XIV Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2016, Florianópolis, Santa Catarina. XIV Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2016.

  • Oliveira, A.T. ; LADISLAU, D. ; RIBEIRO, M. W. S. ; ANDRADE, F. S. ; ARIDE, P. H. R. . Relações tradicionais entre arraias de água doce e pescadores do município de Barcelos, Amazonas.. In: IV Seminário Internacional de Ciências e Sustentabilidade na Amazônia, 2016, MANAUS- AM. IV Seminário Internacional de Ciências e Sustentabilidade na Amazônia, 2016.

  • ANDRADE, F. S. ; LADISLAU, D. ; RIBEIRO, M. W. S. ; Oliveira, A.T. . Análise socioeconômica e caracterização da pesca comestível: subsídios para a sustentabilidade na região do médio Rio Negro, Amazonas. In: IV Seminário Internacional de Ciências e Sustentabilidade na Amazônia, 2016, MANAUS-AM. IV Seminário Internacional de Ciências e Sustentabilidade na Amazônia, 2016.

  • ANDRADE, F. S. ; TAVARES, B. F. ; SILVA, A. H. S. ; Oliveira, A.T. . MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALIADA À PRÁTICA ESPORTIVA. In: II Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas, 2016, MANAUS-AM. II Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas, 2016.

  • LADISLAU, D. ; RIBEIRO, M. W. S. ; ANDRADE, F. S. ; ARIDE, P. H. R. ; Oliveira, A.T. . Relações de uso dos recursos pesqueiros sobre as concepções de pescadores de peixes ornamentais na bacia do médio Rio Negro, Amazonas. In: IV Seminário Internacional de Ciências e Sustentabilidade na Amazônia, 2016, Manaus-AM. IV Seminário Internacional de Ciências e Sustentabilidade na Amazônia, 2016.

  • ANDRADE, F. S. ; Souza, L.C.C. ; Galúcio, V.C.A. ; Oliveira, A.T. ; Silva,Adailton moreira ; Muniz, V.A. ; Pinto, A.Q. . Efeito de fatores abióticos sobre a quantidade de bactérias no lago do Macurany Parintins-AM. In: 4o. Congresso Sobre Diversidade Microbiana da Amazônia, 2012, Manaus-AM. 4o. Congresso Sobre Diversidade Microbiana da Amazônia, 2012.

  • Silva, F.F. ; Damasceno, D.A. ; Ferreira, M.C. ; ANDRADE, F. S. ; Oliveira, A.T. . Características do eritrograma de populações naturais da pescada Plagioscion squamosissimus oriundas do baixo rio Juruá, Amazonas. In: Reunião Regional da SBPC, 2012, Oriximiná, Pará. Reunião Regional da SBPC, 2012.

  • ANDRADE, F. S. ; Damasceno, D.A. ; Silva, F.F. ; Oliveira, A.T. . Variáveis da bioquímica plasmática do teleósteo pacu Mylossoma duriventre capturados no baixo rio Juruá, Amazonas. In: 64a Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luis, Maranhão. 64a Reunião Anual da SBPC, 2012.

  • Oliveira, A.T. ; ANDRADE, F. S. ; PAIXAO, F. S. ; Silva,Adailton moreira . Relatos do estágio supervisionado em Ciências Biológicas. In: I Seminário de Pesquisa em Educação da SEMED, 2012, Manaus, Amazonas. I Seminário de Pesquisa em Educação da SEMED, 2012.

  • ANDRADE, F. S. ; Galúcio, V.C.A. ; Santos, I.C.C. ; Bittencourt, V.S. ; Muniz, V.A. ; Nunes, A.S. ; Soares, E.P. ; Silva,Adailton moreira ; Procópio, A.R.L. . ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS PROVENIENTES DO CHORUME DA LIXEIRA PUBLICA DE PARINTINS-AM E AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE COLIFORMES. In: 26o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011, Foz do Iguaçu - Paraná. 26o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011.

  • Muniz, V.A. ; Galúcio, V.C.A. ; ANDRADE, F. S. ; Souza, L.C.C. ; Bittencourt, V.S. ; Nunes, A.S. ; Moura, S.S. ; Silva, A.C. ; Procópio, A.R.L. . ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS A PARTIR DA DEGRADAÇÃO DE POLÍMERO EM LIXÃO A CÉU ABERTO DO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM. In: 26o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011, Foz do Iguaçu - Paraná. 26o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011.

  • Soares, E.P. ; ANDRADE, F. S. ; Nunes, A.S. ; Silva, A.V. ; Santos, I.C.C. ; Valente, P.M.R. ; Galúcio, V.C.A. ; Silva, A.C. . SECREÇÃO DE LIGNINA PEROXIDASE (LIP) E MANGANÊS PEROXIDASE (MNP) POR FUNGOS AMAZONICOS COM POTENCIAL PARA DEGRADAR POLIETILENO TEREFTALATO. In: 26o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011, Foz do Iguaçu - Paraná. 26o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011.

  • Bittencourt, V.S. ; Galúcio, V.C.A. ; Santos, I.C.C. ; ANDRADE, F. S. ; Moura, S.S. ; Martins, M.K. . IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DA ÁGUA DO PRINCIPAL RESERVATÓTRIO DO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM: ENFOQUE PARA NITRATO, PH E PARASITAS. In: 3° Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia, 2011, Manaus - Amazonas. 3° Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia, 2010.

  • Santos, I.C.C. ; Galúcio, V.C.A. ; ANDRADE, F. S. ; Bittencourt, V.S. ; Santos, J.C. ; Silva, A.C. ; Procópio, A.R.L. . POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DE BACTÉRIAS ISOLADAS DO CHORUME, DA LIXEIRA PÚBLICA DE PARINTINS-AM, NA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES. In: 3° Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia, 2010, Manaus - Amazonas. 3° Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia, 2011.

  • ANDRADE, F. S. . A interdisciplinaridade do Esporte Educacional com a Educação Ambiental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANDRADE, F. S. . Construção de materiais alternativos para esporte educacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANDRADE, F. S. . Educação ambiental no Esporte Educacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Nicho trófico de espécies de piranhas em área de várzea na região do baixo rio Solimões - Amazonas, Descrição: As diferentes estratégias de forragemanto utilizadas pelos peixes, permite uma ampla exploração de recurso alimentar. Logo, a dieta dos peixes possui forte relação com o tipo de alimento de sua preferência e a disponibilidade deste no ambiente. A união da técnica tradicional de análise do conteúdo estomacal e a análise de isótopos estáveis revela a importância que determinado item possui para a dieta da espécie e a modificação ontogenética vivenciada ao longo da vida. Em áreas de várzea Amazônia, o grupo de piranhas, é reconhecido por ser comum e abundantes em região de lagos, podendo ser encontrados nos diferentes habitats e fases do ciclo hidrológico. Reconhecidas pelo hábito alimentar carnívoro com tendência a piscivoria, ainda não é claro a forma de convivência que o grupo possui em áreas alagadas, frente a sazonalidade marcante da região. Neste sentido, a proposta desta pesquisa é avaliar o nicho trófico de três espécies de piranha em áreas alagadas, tentando entender o papel das relações intra e inter-específicas estabelecida neste diversificado e complexo ambiente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Franciane Silva de Andrade - Coordenador / Flávia Kelly Siqueira de Souza - Integrante / Carlos Edwar de Carvalho Freitas - Integrante / Diogo Campos Cardoso - Integrante / David J Hoeinghaus - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Monitoramento do bem estar de peixes de pisciculturas da Região Metropolitana de Manaus, Amazonas, Descrição: O presente trabalho tem por objetivo determinar as características hematológicas, a relação peso comprimento e o fator de condição (Kn) do tambaqui Colossoma macropomum e matrinxã Brycon amazonicus, oriundos de pisciculturas dos municípios de Manaus, Iranduba, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo, Amazonas. Após a execução do projeto será possível estabelecer os intervalos hematológicos de referência das espécies investigadas, o qual poderá ser utilizado como indicador de condições de saúde e que podem ser empregadas em estratégias que visem melhorar a cadeia produtiva de peixes no estado do Amazonas... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Franciane Silva de Andrade - Integrante / Adriano Teixeira de Oliveira - Coordenador / Paulo Henrique Rocha Aride - Integrante / Maiko Willas Soares Ribeiro - Integrante / Rayza Lima Araújo - Integrante / Lucivânia do Vale Amaral - Integrante / Daniel Ladislau - Integrante / Nathalia Reis Litaiff - Integrante / Philip Dalbert da Silva Castro - Integrante / NATHALIE RAMOS CATÃO - Integrante / MÔNICA FERREIRA DE LIMA FRANÇA - Integrante / KELLY REGINA PEREIRA DA SILVA - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Perfil socio-econômico e conhecimento etnoictiológico de pescadores do Médio Rio Negro, Amazonas: implicações para o uso ordenado e a sustentabilidade, Descrição: Entre as atividades extrativistas realizadas na região Amazônica, a pesca é a que envolve o maior contingente populacional da região. Pessoas de diferentes camadas sociais e originadas de diferentes municípios estão relacionadas com a exploração de peixes, atuando tanto com fins de alimentação direta como com finalidade comercial com grande aproveitamento da riqueza íctica. Por outro lado, grande parte dos projetos de desenvolvimento sustentável na região amazônica tem enfatizado a necessidade de buscar alternativas econômicas que estejam mais ligadas aos hábitos culturais de seus povos e a notável diversidade biológica existente. Assim como os ambientes de terra firme, muito explorados por diversos setores econômicos, as áreas alagáveis da região amazônica e seus rios também são fontes importantes de recursos naturais com amplo potencial econômico. Nesse contexto, a pesca ornamental é considerada um exemplo representativos de atividade extrativa sustentável que vem sendo praticada há décadas por comunidades ribeirinhas distribuídas em diferentes tributários dos rios da região, em especial do Rio Negro. Na Amazônia Central a atividade comercial pesqueira é predominantemente direcionada para Manaus, porém o perfil das atividades pesqueiras efetuadas nos demais centros também é fundamental para o planejamento do setor. Tradicionalmente em regiões onde as fontes de emprego não são muito numerosas, a pesca se constitui em uma saída favorável, que permite a obtenção de renda contínua sem grandes investimentos. Considerado o seu caráter artesanal, os conhecimentos tecnológicos necessários para a realização da atividade são repassados por gerações, sem que seja necessária uma educação formal ou outras providências no sentido de capacitar os jovens para a atividade. Apesar da pesca ser uma atividade extrativista de extrema importância para os povos amazônicos, tanto sob o ponto de vista econômico quanto social, existe a necessidade de se produzir informações básicas sobre dinâmica de populações dos estoques pesqueiros, assim como dos fatores bióticos e abióticos que afetam a produtividade desses estoques para viabilizar medidas que otimizem a utilização dos recursos pesqueiros, bem como medidas de manejo e conservação. Além do mais são os pescadores que possuem maior conhecimento sobre a etnoictiologia das principais espécies de sua localidade, averiguar esse conhecimento é fundamental para auxiliar no ordenamento pesqueiro da região, afim de promover o uso sustentando com o intuito de manter os estoques naturais e promover também melhoria de qualidade de vida dos ribeirinhos locais. Nesse sentido, a presente proposta ter por objetivo caracterizar o perfil social, econômico e descrever o conhecimento tradicional sobre a pesca na concepção dos pescadores do médio Rio Negro, Amazonas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Franciane Silva de Andrade - Integrante / Adriano Teixeira de Oliveira - Coordenador / Jackson Pantoja Lima - Integrante / Paulo Henrique Rocha Aride - Integrante / Suelen Miranda dos Santos - Integrante / Maiko Willas Soares Ribeiro - Integrante / Rayza Lima Araújo - Integrante / Vandreza Regina Sodre de Souza - Integrante / Francisco da Cunha Araújo - Integrante / Daniel Ladislau - Integrante / Philip Dalbert da Silva Castro - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Parâmetros hematológicos, aspectos citogenéticos e biométricos do Arapaima gigas e Colossoma macropomum da área de proteção ambiental do Macuricanã, Descrição: estadual gerenciada pelo Instituto de Proteção Ambiental da Amazônia IPAAM. Apresenta grande participação na produção pesqueira da região do médio e baixo Amazonas, assim como, de todo o estado do Amazonas. Devido decréscimo da produção pesqueira nativa e os constantes conflitos relacionados ao uso dos lagos foram elaborados os Acordos de Pesca na região. Apesar da importância econômica e ecológica do pirarucu e do tambaqui são escassos os estudos sobre a caracterização fisiológica de espécies de vida livre, especialmente em áreas de proteção ambiental (APA). As informações científicas utilizando a fisiologia como ferramenta biológica proposta no presente projeto, são inéditas em espécies da ictiofauna na APA do Macuricanã, baixo Amazonas. O presente projeto tem como objetivo caracterizar a hematologia, a relação peso-comprimento e o fator de condição do Arapaima gigas e Colossoma macropomum oriundos do complexo de lagos do Macuricanã, baixo rio Amazonas. O projeto será executado nas áreas de pesca da APA Macuricanã, onde serão realizadas duas coletas com duração de 15 dias cada no período de vazante e seca do rio. Para as análises fisiológicas e bioquímicas parte das amostras biológicas serão processadas nas áreas de pesca e outras no Laboratório de Biologia da UEA e as demais no Laboratório de Fisiologia da UFAM. As informações geradas pelo presente projeto fornecerão subsídios técnicos e científicos que possam contribuir para estratégias de manejo e conservação do pirarucu e tambaqui na APA Macuricanã, visando a utilização desses recursos naturais de forma sustentável. Além do mais, será possível orientar e nortear as agências reguladoras na tomada de decisões em relação ao manejo e exploração sustentada dessas espécies (pirarucu e tambaqui) de importância comercial para o estado do Amazonas... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Franciane Silva de Andrade - Integrante / Adailton Moreira da Silva - Coordenador / Adriano Teixeira de Oliveira - Integrante / Jackson Pantoja Lima - Integrante / Carmel do Nascimento Pereira - Integrante / Lizandra Vieira Martins - Integrante / Ricardo de Melo Katak - Integrante / Paulo Henrique Rocha Aride - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Caracterização citogenética, fisiológica e biométrica do Arapaima gigas e Colossoma macropomum da Área de Proteção Ambiental do Macuricanã, Amazonas: subsídios para o manejo e a conservação das espécies, Descrição: Descrição: A região de Macuricanã faz parte da Área de Proteção Ambiental APA de Nhamundá, unidade de conservação estadual gerenciada pelo Instituto de Proteção Ambiental da Amazônia IPAAM. Apresenta grande participação na produção pesqueira da região do médio e baixo Amazonas, assim como, de todo o estado do Amazonas. Apesar da importância econômica e ecológica do pirarucu e do tambaqui são escassos os estudos sobre a caracterização citogenética e fisiológica de espécies de vida livre, especialmente em áreas de proteção ambiental (APA). Por tanto, o presente projeto tem como objetivo caracterizar a citogenética, a hematologia, as reações citoquímicas, a relação peso-comprimento e o fator de condição do Arapaima gigas e Colossoma macropomum oriundos do complexo de lagos do Macuricanã, baixo rio Amazonas. O projeto será executado nas áreas de pesca da APA Macuricanã, onde serão realizadas duas coletas com duração de 15 dias cada no período de vazante e seca do rio. Após as coletas, as amostras serão caracterizadas citogeneticamente no Laboratório de Biologia do Centro de Ensino Superior de Parintins (CESP) da UEA. Para as análises fisiológicas e bioquímicas parte das amostras biológicas serão processadas nas áreas de pesca e outras no Laboratório de Biologia da UEA e as demais no Laboratório de Fisiologia da UFAM. As informações geradas pelo presente projeto fornecerão subsídios técnicos e científicos que possam contribuir para estratégias de manejo e conservação do pirarucu e tambaqui na APA Macuricanã, visando a utilização desses recursos naturais de forma sustentável... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Franciane Silva de Andrade - Integrante / Adailton Moreira da Silva - Coordenador / Adriano Teixeira de Oliveira - Integrante / Jaydione Luiz Marcon - Integrante / Ricardo de Melo Katak - Integrante / Elerson Matos Rocha - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional