Maria de Lourdes Monção

Mestre em Administração (Tecnologias de Gestão e Competitividade) (2013) e Graduação em Administração (2010) pela Faculdade Novos Horizontes. Pesquisadora do NUPEC - Núcleo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado Acadêmico em Administração

2011 - 2013

Faculdade Novos Horizontes
Orientador: Alfredo Alves de Oliveira Melo
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Programa - Coleta seletiva.; Organizações de catadores.; Indicadores Sustentabilidade.; Tendência Sustentabilidade.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração. Setores de atividade: Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais; Atividades de organizações associativas.

Graduação em Administração de empresas

2006 - 2010

Faculdade Novos Horizontes
Orientador: Marco Aurélio Ramos
Bolsista do(a): Programa universidade para todos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário Internacional FNH - Tema II. 2013. (Seminário).

Palestra de Abertura do Semestre - A cultura da Inovação: perspectivas para as empresas do Brasil. 2013. (Outra).

Novas Tecnologias, Organização do Trabalho e Sofrimento Psíquico. 2011. (Outra).

Satisfação no Trabalho e Comprometimento Organizacional: estudo comparativo nos setores público e privado. 2011. (Outra).

Semana do Projeto Interdisciplinar.Avaliação das Bancas do Projeto Interdisciplinar. 2011. (Outra).

Mesa Redonda.A importância do bolsista de iniciação científica e dos financiamentos da FAPEMIG. 2011. (Outra).

Empresa Familiar e Empreendedores. 2010. (Outra).

A Implantação de Nova Tecnologia: implicação na eficiência do trabalho na unidade de pronto atendimento de um hospital público de urgência e emergência. 2010. (Outra).

Debates Contemporâneos:Gestão Ambiental: da Teoria a Prática. 2010. (Outra).

Teoria Critica e Estudos Organizacionais. 2010. (Outra).

Dia do Ensino Responsável - Responsabilidadade Social. 2010. (Outra).

Gestão de Empresas Familiares. 2010. (Outra).

Modelos de Maturidade em Cadeias de Suprimento. 2010. (Outra).

Sarau de Administraçao - Nos Bastidores da Disney. 2010. (Outra).

Palestra de Abertura do semestre - O Sistema Mineiro de Inovação e sua Gestão por Resultados. 2010. (Outra).

II Semana de Iniciação Científica.Projetos de Pesquisa NURTEG/NUPEC. 2010. (Outra).

Oficina de Vìdeo. 2009. (Oficina).

A Importância da Pós-Graduação na Ciência, Tecnologia e Inovação. 2009. (Outra).

Etnografia em Organizãções: implicações da prática. 2009. (Outra).

Informação e Decisão. 2009. (Outra).

Integração nos Mercados de Café. 2009. (Outra).

Aplicação de Modelos Econométricos na Precificação de Ativos e na Volatividade: modelagem CAPM, GARCH e Value At Risk (VAR). 2009. (Outra).

Parcerias Tri-setoriais: utopias e distopias no caso brasileiro. 2009. (Outra).

Vínculos e Ruptura Organizacional: estudo de caso dos aposentados de uma concecionária de energia elétrica de Minas Gerais. 2009. (Outra).

Valores Organizacionais e Civismo no Sistema Judiciário Mineiro. 2009. (Outra).

Abertura do 1º Semestre de 2009. 2009. (Outra).

Apresentação dos Banners dos Projetos de Pesquisa do NURTEG E NUPEC.Apresentação dos Banners dos Projetos de Pesquisa do NURTEG E NUPEC. 2009. (Outra).

Apresentação dos Banners dos Projetos de Pesquisa do NURTEG E NUPEC.Apresentação dos Banners dos Projetos de Pesquisa do NURTEG E NUPEC. 2009. (Outra).

Apresentação dos Banners dos Projetos de Pesquisa do NURTEG E NUPEC.Apresentação dos Banners dos Projetos de Pesquisa do NURTEG E NUPEC. 2009. (Outra).

Oficina de Hábitos de Estudo. 2008. (Oficina).

Oficina de Hábitos de Estudo. 2008. (Oficina).

Sobrevivência e Mortalidade de Micro e Pequenas Empresas: um estudo na cidade de Belo Horizonte. 2008. (Outra).

Perspectivas Teóricas e Trilha de Investigação. 2008. (Outra).

Gestão de Projetos: um case na Unimed. 2008. (Outra).

A importância e Preenchimento do Currículo Lattes. 2008. (Outra).

Valores Individuais e Valores Relativos ao Trabalho: um estudo dos norteadores da atuação de profissionais de recursos humanos. 2008. (Outra).

Implementação das Práticas de Gestão Estratégica de Pessoas - Mito ou Realidade? um estudo de caso na itaipu máquinas e veículos ltda.. 2008. (Outra).

Cultura Local X Cultura Organizacional: um estudo comparativo no setor de serviços de Lavras Novas - MG. 2008. (Outra).

A Racionalidade nas Práticas Administrativas das Cooperativas de Trabalho: um estudo de caso em uma cooperativa de trabalho em Belo Horizonte. 2008. (Outra).

Visita Técnica ao Ceasa Minas. 2008. (Outra).

Semana de Palestras do Projeto Interdisciplinar. 2007. (Outra).

Visita Técnica na Coca Cola. 2007. (Outra).

Dia do Ensino Responsável - Responsabilidadade Social. 2007. (Outra).

Estrutura e Normalização de um Trabalho Acadêmico: alguns aspectos; principais problemas.. 2006. (Outra).

Uso Eficaz de Novas Tecnologias para a Coleta de Dados Qualitativos e Quantitativos. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alfredo Alves de Oliveira Melo

MELO, A. A. O.; ALEX, W.; DIAS, A. T.. ANÁLISE DE SUSTENTABILIDADE DO PROGRAMA DE COLETA DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS NO MUNICÍIPIO DE BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Centro Universitário Unihorizontes.

Kely César Martins de Paiva

PAIVA, K. C. M.; RAMOS, M. A.. Gestão Ambiental Pública: um estudo sobre a implementação do sistema de coleta seletiva em um município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração) - Centro Universitário Unihorizontes.

Alexandre Teixeira Dias

MELO, A. A. O.; SILVA, W. A. C.;DIAS, A. T.. Análise de sustentabilidade do programa de coleta de resíduos recicláveis no Município de Belo Horizonte - Minas Gerais. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Faculdade Novos Horizontes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    Determinantes Organizacionais, Motivacionais e Estratégicos da Internacionalização de Empresas Mineiras de Manufaturados, Descrição: O objetivo central da pesquisa pode ser desdobrado em dois momentos, pretende-se conhecer os fatores organizacionais, motivacionais e estratégicos presentes nas atividades internacionais de empresas brasileiras do setor de manufatura pertencentes ao Estado de Minas Gerais. No segundo, procura-se analisar a influência desses fatores sobre o grau em que se encontra as operações internacionais das empresas participantes da pesquisa, tendo em vista um indicador de desempenho financeiro relativo ao volume de vendas internacionais. Como objetivos específicos, a pesquisa pretende: a) descrever características atuais da internacionalização das empresas participantes da pesquisas; b) indentificar os fatores organizacionais, motivacionais e estratégicos que configuram as atividades internacionais de empresas mineiras do setor de manufatura; c) examinar quais os fatores organizacionais, motivacionais e estratégicos exercem maior influência sobre o grau de internacionalização das firmas pesquisadas em termos do volume de vendas internacionais. A pesquisa utilizará como método de pesquisa um levantamento do tipo survey, a ser realizado ex post facto, com caráter exploratório, descritivo e explicativo. Para tal, o estudo apoiar-se-á em procedimentos estatísticos univariados (distribuição de frequência), bivariados (testes de associação de variáveis) e multivariados (análise fatorial e análise de regressão múltipla).... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maria de Lourdes Monção - Integrante / Luiz Carlos Honório - Coordenador / Reinaldo Ribeiro Portela - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Valores Organizacionais e Civismo: Um Estudo Multi-Casos em Organizações Mineiras, Descrição: Os valores organizacionais são aqueles percebidos pelos empregados como sendo efetivamente características da organização, ou seja,, são princípios ou crenças compartilhados pelos empregados, que orientam o funcionamento e a vida da organização. O civismo nas organizações é representado por atos espontâneos dos trabalhadores que beneficiam o sistema organizacional, além do que permite formas particulares de manifestação que não prevêem retribuição formal pelo sistema organizacional. O projeto tem como objetivo principal investigar se os valores organizacionais são predecessores do Civismo nas organizações a serem pesquisadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Maria de Lourdes Monção - Integrante / Fernando Coutinho Garcia - Coordenador / Reginaldo Braga de Sousa - Integrante / Vincent François Cristian René Dubois - Integrante., Financiador(es): Faculdade Novos Horizontes - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

Melhor Projeto Interdisciplinar no 2º Semestre de 2008, Faculdade Novos Horizontes.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - 2009

    Faculdade Novos Horizontes

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária em Atividade de Pesquisa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Sob Orientação dos Professores pesquisadores Fernando Coutinho Garcia e Luiz Carlos Honório