Laisa Marra de Paula Cunha Bastos

Doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG. Revisora (português e inglês) dos periódicos científicos da Universidade Federal de Goiás. Bolsista do Programa de Apoio às Publicações Periódicas Científicas (PROAPUPEC/UFG). Mestra em Letras e Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás. Mestrado financiado por bolsa CAPES. Autora do livro "Fetiche Neo-orientalista" (2016), publicado pela Editora UFG. Graduada em 2010, em Letras, também pela UFG. Em 2009, foi professora bolsista (PROBEC) no Colégio Estadual Major Oscar Alvelos (GO), aplicando o projeto de extensão "Leitura Literária Ampliada". É membro do Grupo de Pesquisa do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (NEIA/UFMG). Atualmente interessada em: Literatura Comparada, Literaturas em Língua Portuguesa, Teoria da Literatura, Estudos da Cultura.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Estudos Literários

2016 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Eduardo de Assis Duarte.

Mestrado em Letras e Linguística

2013 - 2015

Universidade Federal de Goiás
Título: As estratégias dos best-sellers e os processos de produção de autobiografias de mulheres muçulmanas,Ano de Obtenção: 2015
António Corbacho Quintela.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Representação; Autobiografia; Subalternidade; Neo-orientalismo.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras

2006 - 2010

Universidade Federal de Goiás
Título: O romance no mundo caleidoscópico: uma leitura contextual de Mrs. Dalloway, If I Forget thee, Jerusalem e Crônica da Casa Assassinada
Orientador: Goiandira Camargo Ortiz

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Marra, Laísa . VII SPLIT - Seminário de Pesquisa Discente do Pós-Lit/UFMG. 2017. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Seminário Nacional Afirmação das Diversidades: relações étnico-raciais, juventudes e inclusão de PNE's na sociedade brasileira.Co-coordenadora do GT Crítica Feminista Negra. 2018. (Seminário).

Palestra oferecida pelo Grupo de Pesquisa Linguagens e Descolonialidades.Gênero e Orientalismo. 2018. (Outra).

II Linguagens e Descolonialidades.Biografias e (des)colonialidades. 2017. (Simpósio).

Lançamento da 6. ed. do romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis (Ed. PUC Minas).A prosa de Maria Firmina dos Reis no século XXI. 2017. (Outra).

XIII Mundos de Mulheres e XI Fazendo gênero: transformações, conexões e deslocamentos. Fetiche neo-orientalista. 2017. (Congresso).

III Simpósio Internacional de Literatura Negra Ibero-americana.História e Memória: a Luta pelo poder interpretativo na escrita de Maria Carolina de Jesus. 2016. (Simpósio).

I Seminário Trânsitos Críticos e Literários Contemporâneos.Literatura de testemunho em Carolina Maria de Jesus. 2016. (Seminário).

I Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.Diadorim trans? Performance, gênero e sexualidade em. 2016. (Simpósio).

Seminário Mulher e Literatura.Narrativas de vida e neo-orientalismo: (auto)representação e subalternidade em autobiografias de mulheres muçulmanas. 2015. (Seminário).

XXIII Curso de Editoração Científica (ABEC). 2015. (Outra).

I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste. As traduções à língua portuguesa de biografias de mulheres muçulmanas. 2014. (Congresso).

II Colóquio Nacional de Letras, XV Colóquio de Pesquisa e Extensão UFG. Tradição e Transgressão em Persépolis, de Marjane Satrapi. 2014. (Congresso).

II Colóquio Nacional de Letras, XV Colóquio de Pesquisa e Extensão UFG. Exposição fotográfica: ?Cenas árabes em Goiânia?. 2014. (Exposição).

Mostra de Cinema Árabe em Goiânia (Cine UFG).?As representações da modernidade nos campos sociais árabes contemporâneos? (debate). 2014. (Outra).

I Colóquio Nacional e XIV Colóquio de Pesquisa e Extensão. As representações da mulher árabe no romance "Amrik", de Ana Miranda. 2013. (Congresso).

Diálogos Pertinentes com a escritora Lígia Jorge. 2010. (Outra).

I Move - Mostra de Vídeo Etnográfico na UFG.Monitoria. 2010. (Outra).

Seminário trabalho, precarização social e resistências. 2009. (Seminário).

VI Congresso de pesquisa, ensino e extensão. Leitura Literária Ampliada. 2009. (Congresso).

VIII Semana de História.As origens do romance. 2009. (Outra).

X Colóquio de Pesquisa e Extensão. 2009. (Outra).

X Encontro regional de estudantes de biblioteconomia, gestão e ciência da informação. 2009. (Encontro).

XI Colóquio de Pesquisa e Extensão.As imagens do urbano nos contos de Caio Fernando Abreu. 2009. (Outra).

IV Congresso de pesquisa, ensino e extensão. 2007. (Congresso).

IX Encontro Regional dos Estudantes de Letras. 2006. (Encontro).

VIII Colóquio de pesquisa e extensão. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio Corbacho Quintela

QUINTELA, Antón Corbacho; VAZQUEZ, R. B.; PINTO, J. P.. As estratégias dos best-sellers e os processos de produção de autobiografias de mulheres muçulmanas. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

Antonio Corbacho Quintela

QUINTELA, Antón Corbacho; PINTO, J. P.; VAZQUEZ, R. B.. As estratégias dos best-sellers e os processos de produção de autobiografia de mulheres muçulmanas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Faculdade de Letras da UFG.

Raquel Bello Vázquez

Bello Vázquez, R; QUINTELA, A. C.; PINTO, J. P.. AS ESTRATÉGIAS DOS BEST-SELLERS E OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE AUTOBIOGRAFIAS DE MULHERES MUÇULMANAS. 2014 - Universidade Federal de Goiás.

Joana Plaza Pinto

QUINTELA, Antón C.; VAZQUEZ, Raquel B.;PINTO, Joana Plaza.. As estratégias dos best-seller e os processos de produção de autobiografias de mulheres muçulmanas. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

Joana Plaza Pinto

QUINTELA, Antón C.;PINTO, Joana Plaza.; VAZQUEZ, Raquel B.. As estratégias dos best-sellers e os processos de produção de autobiografias de mulheres muculmanas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Corbacho Quintela

As representações da mulher árabe e os romances Amrik, As filhas da princesa, O edifício Yacubian e Relato de um certo Oriente; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Antonio Corbacho Quintela

As estratégias dos best-sellers e os processos de produção de autobiografias de mulheres muçulmanas; 2015; Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Corbacho Quintela;

Eduardo de Assis Duarte

Maria Firmina dos Reis e o cânone literário brasileiro; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Gradução em Letras: Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Marra, Laísa . História e memória na luta pelo poder interpretativo na escrita de Carolina Maria de Jesus. Revista Caderno Espaço Feminino do Núcleo de Estudos de Gênero e Pesquisa sobre a Mulher , v. 30, p. 268-279, 2017.

  • Marra, Laísa . Macunaíma, ficção de arquivo da narrativa brasileira. BRASIL/BRAZIL REVISTA DE LITERATURA BRASILEIRA / A JOURNAL OF BRAZILIAN LITERATURE , v. 30, p. 29-42, 2017.

  • Marra, Laísa . Tradição e Transgressão em Persépolis, de Marjane Satrapi. NAU LITERÁRIA , v. 10, p. 20-35, 2014.

  • Marra, Laísa . As Representações do Egito em O Edifício Yacubian. REVISTA UFG (IMPRESSO) , v. I, p. 163-167, 2011.

  • Marra, Laísa . FETICHE NEO-ORIENTALISTA: o problema da autorrepresentação do subalterno e as autobiografias de mulheres muçulmanas. 1. ed. Goiânia: Editora UFG, 2016. 188p .

  • Marra, Laísa . A construção do sujeito negro em A escrava, de Maria Firmina dos Reis. In: Constância Lima Duarte; Luana Tolentino; Maria Lúcia Barbosa; Maria do Socorro Coelho. (Org.). Maria Firmina dos Reis: faces de uma precursora. 1ed.Rio de Janeiro: Malê, 2018, v. , p. 225-242.

  • Marra, Laísa . Gênero e neo-orientalismo na representação da mulher muçulmana. In: Fernando Zolin-Vesz. (Org.). Linguagens e descolonialidades. 1ed.Campinas: Pontes, 2017, v. 2, p. 115-132.

  • Marra, Laísa . Fetiche neo-orientalista. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women's World Congress, 2017, Florianópolis. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women's World Congress, 2017.

  • Marra, Laísa . Diadorim trans? Performance, gênero e sexualidade em 'Grande Sertão: Veredas'. In: XIV Semana de Letras da UFOP; I Simpósio Nacional de Pós Graduação em Estudos da Linguagem, 2016, Mariana (MG). Anais da XIV Semana de Letras da UFOP; I Simpósio Nacional de Pós Graduação em Estudos da Linguagem. Mariana: ICHS, 2016. v. 1. p. 330-342.

  • Marra, Laísa . Narrativas de vida e neo-orientalismo: (auto)representação e subalternidade em autobiografias de mulheres muçulmanas. In: VII Seminário Internacional e XVI Seminário Nacional Mulher e Literatura, 2016, Caxias do Sul. Anais do VII Seminário Internacional e XVI Seminário Nacional Mulher e Literatura. Caxias do Sul: Educs, 2015. v. 1. p. 197-202.

  • Marra, Laísa . As traduções à língua portuguesa de biografias de mulheres muçulmanas. In: I EncontroI Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do GELCO, 2015, Cidade de Goiás. [Anais do] I Encontro Internacional e VI Encontro Nacional do GELCO, 27, 28 e 29 de Agosto de 2014, 2014. v. 1. p. 321-329.

  • Marra, Laísa . Gênero e Orientalismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Marra, Laísa . Fetiche Neo-orientalista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Marra, Laísa . Biografias e (des)colonialidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Marra, Laísa . Literatura de testemunho em Carolina Maria de Jesus. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Marra, Laísa . História e Memória: a Luta pelo poder interpretativo na escrita de Maria Carolina de Jesus. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Marra, Laísa . Diadorim trans? Performance, gênero e sexualidade em 'Grande Sertão: Veredas'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Marra, Laísa . Narrativas de vida e neo-orientalismo: (auto)representação e subalternidade em autobiografias de mulheres muçulmanas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Marra, Laísa . Tradição e transgressão em 'Persépolis', de Marjane Satrapi. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Marra, Laísa . As representações da mulher árabe no romance 'Amrik', de Ana Miranda. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Marra, Laísa . As origens do romance. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Marra, Laísa . As imagens do urbano nos contos de Caio Fernando Abreu. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Marra, Laísa ; Santos, S. Rogério . Leitura Literária Ampliada. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Marra, Laísa . A prosa de Maria Firmina dos Reis no século XXI 2017 (Resenha).

  • Marra, Laísa . Maria Firmina dos Reis e o projeto literário nacionalista do século XIX 2016 (artigo publicado no website Literafro).

  • Marra, Laísa . Contemporaneidade e relações raciais em Casa de Portugal, de Sergio Ballouk 2016 (Resenha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Marra, Laísa . Parecer de artigo para a Revista Em Tese (UFMG). 2018.

Marra, Laísa . Parecer de livro para a Editora UFG. 2017.

Marra, Laísa ; MARINGOLO, C. B. . Literatura afro-brasileira. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Marra, Laísa . Gênero e neo-orientalismo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Dissertação de mestrado: selecionada e indicada pelo PPGLL/UFG ao concurso de Dissertações e Teses da ANPOLL, 2016, .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Revisora de Periódicos Científicos

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Bolsista PROBEC, Enquadramento Funcional: Prof. bolsista de literatura na rede pública, Carga horária: 20

  • 2011 - 2012

    objetivo

    Vínculo: Professora da rede privada, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura e Redação Ens. Médio, Carga horária: 40

  • 2011 - 2012

    Watford

    Vínculo: Professora da rede privada, Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 20

  • 2008 - 2009

    Editora Opirus

    Vínculo: Revisora, Enquadramento Funcional: Revisora de livros didáticos, Carga horária: 40

  • 2008 - 2009

    Colégio Olimpo

    Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Monitora de português/redação (Ens. Médio), Carga horária: 20