Marília Cristina da Silva Araújo

Atualmente é aluna da graduação do curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco. Ex-aluna bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, participou do grupo de pesquisa Observatório da Realidade Organizacional - PROPAD/UFPE. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, patrimonialismo, museus, organizações, gestão pública.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Administração

2003 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIII Congresso de Iniciação Científica (CONIC) Recife, PE.. A influência do patrimonialismo na seleção dos dirigentes dos museus públicos da cidade do Recife. 2005. (Congresso).

Museus, Educação e Ação Social: construindo Identidades. 2005. (Seminário).

VI Simpósio Observanordeste - Movimentos e Conflitos Sociais no Nordeste. 2005. (Simpósio).

XII Congresso de Iniciação Científica (CONIC) Recife, PE.. 2004. (Congresso).

Vídeo-Debate: Os Fundadores do Pensamento Social Conteporâneo.. 2004. (Seminário).

SBPC N/NE (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Norte/Nordeste). 2004. (Encontro).

XXXI Encontro Nacional de Economia - ANPEC. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cristina Amélia Pereira de Carvalho

A influência do patrimonialismo na escolha dos dirigentes dos museus públicos da cidade de Recife; 2005; 60 f; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristina Amélia Pereira de Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ARAÚJO, Marília Cristina da Silva ; DOURADO, D. C. P. . Herança Colonial nos Museus Públicos da Cidade do Recife: A Presença do Patrimonialismo na Escolha de seus Dirigentes. GESTÃO.Org. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional , v. 4, p. 53-68, 2006.

  • DOURADO, D. C. P. ; ARAÚJO, Marília Cristina da Silva . Herança Colonial nos Museus Pútblicos da Cidade do Recife: a Presença do Patrimonialismo na Escolha de Seus Dirigentes. In: IV Encontro de Estudos Organizacionais, 2006, Porto Alegre. ENEO 2006, 2006.

  • ARAÚJO, Marília Cristina da Silva ; DOURADO, D. C. P. . Aplicabilidades do Método de História de Vida para o Estudo de Fenômenos Organizacionais: Um Caso Ilustrativo sobre o Processo Seletivo dos Museus do Recife. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2004 - Atual

    "Configuração do campo da cultura no contexto da incorporação da lógica mercantil e os novos atores organizacionais", Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal compreender e analisar as transformações que ocorrem no campo da cultura a partir dos atores organizacionais que o compõem, com o advento da introdução da lógica de mercado nas suas ações. A pesquisa visa investigar o seguinte problema: Qual a configuração dos campos social, político e de poder das organizações culturais no contexto da incorporação da lógica de mercado no mundo da cultura? Este problema será investigado em diferentes níveis de análise que deverão corresponder ao estudo de diferentes níveis de ação no campo da cultura (local, nacional e internacional). As organizações culturais objeto de estudo estarão preferencialmente situadas no Estado de Pernambuco; as organizações públicas e privadas que exercem determinações importantes que afetam a cultura da região (nas políticas de financiamento e no marco legal) estarão prioritariamente situadas em espaços geográficos nacionais e internacionais. Deste modo a pesquisa é multinível e abrange espaços geográficos diversos ampliando seu poder de generalização. A partir do momento em que a lógica dos negócios passou a ser o discurso dominante na sociedade capitalista contemporânea, começa-se a perceber mudanças nas configurações das posições de poder das organizações nos diferentes campos sociais. Nesta pesquisa o campo social sob investigação é o campo da cultura, entendido como aquele em que atores individuais e coletivos exercem ações no domínio das artes e da cultura. Os resultados esperados deste projeto são, por um lado a criação de competências intelectuais para o confronto entre teorias que estão fundamentando muitos estudos na área de administração no Brasil, como a teoria institucional; e o aprofundamento da teoria do poder neste campo (Bourdieu) e, por outro, fornecer tecnologias de gestão aos gestores das organizações da área cultural, bem como os formuladores das políticas culturais. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marília Cristina da Silva Araújo - Coordenador / Cristina Amélia Carvalho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

Apresentação de trabalho de pesquisa intitulado "A influência do patrimonialismo na seleção dos dirigentes dos museus públicos da cidade do Recife". XIII CONIC Recife, PE., PIBIC/CNPq/UFPE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas. , Av. Prof. Moraes Rêgo, 1235 - Cidade Universitária, Cidade Universitária, 50670-901 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 21267172, Fax: (81) 21267172, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional