Christiane Wagner

É doutora em Estética e Ciências da Arte pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne com distinção - Diplôme National de Docteur en Esthétique et Sciences de l'Art, mention très honorable (magna cum laude). Sua tese foi indicada para publicação (PAF 2014). Possui também o grau de doutora na Alemanha (Doktorgrad), pelo Ministério Alemão da Cultura e Educação por extensão ao seu doutorado na Sorbonne. Pelo Ministério Francês da Educação junto ao programa de ensino, formação e desenvolvimento digital em artes, ciências e técnicas, possui aperfeiçoamento pelo Institut National d'Histoire de l'Art (INHA), França, em História da Arte. Desenvolveu pesquisa em cultura visual voltada ao projeto "Pedagogia Bauhaus" aprovado pela Reitora Leonie Baumann da Academy of Art Berlin. Professora e pesquisadora (PNPD-CAPES) junto ao Programa de Graduação e Pós-graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UNICAMP. Pela Universidade de São Paulo é mestre em Ciências da Comunicação, Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e doutora em Arquitetura e Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) com conceitos de excelência (A) nos históricos de pós-graduação, além da indicação para publicação de sua dissertação e de sua tese (Blücher 2009 - Blick 2013). Desenvolve pesquisas em novas tecnologias e comunicação, mídias digitais, design educacional, percepção visual (Technological Transformations of Visual Media Culture, Moving Image Studies), estética moderna e contemporânea. [...] Christiane nasceu no Brasil e possui nacionalidade alemã. Seus ascendentes são da Alemanha, país onde morou e estudou. Iniciou sua formação em Comunicação e Artes durante o ensino médio na Alemanha. Seguiu orientações do professor e artista gráfico Gunther Kieser e foi selecionada entre os primeiros candidatos para ingressar na Frankfurter Akademie / Academy of Visual Arts, Alemanha. Graduou-se na Belas Artes de São Paulo (classificada em primeiro lugar) e obteve melhor TGI-Trabalho de Graduação Interdisciplinar com nota 10 (dez). Em 2006 foi premiada em Berlim pela obra gráfica Rhythmus no concurso internacional Art Campaign. É membro das sociedades alemã, francesa, europeia e internacional de estética. Em 2018, em Toronto, Canadá, durante o ISA International Congress, Business Meeting, foi eleita membro executivo (ISA-RC14 Secretary) da International Sociological Association, Research Committee on Sociology of Communication, Knowledge and Culture, comitê de pesquisa fundado em 1949 como órgão da Unesco, tendo Edgar Morin como um de seus fundadores e presidente, 1959 - 1974, como também, eleita pelo Research Committee on Visual Sociology para exercer a atividade de editora (ISA-RC57 Editor of Visual Sociology). Faz parte das seguintes comissões científicas: Center for Open Access in Science - COAS, e-Conferences Scientific Committee e Center of Studies of the Contemporary Communication in Europe. Desde 2017, é membro do grupo de pesquisa Teoria Crítica junto ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, UNICAMP.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Esthétique et Sciences de l'Art

2009 - 2013

Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne
Título: Esthétique: l'image contemporaine. L'analyse critique du concept l'innovation.
Orientador: Prof. Dr. Marc Jimenez
com Palavras-chave: Art, Représentations Sociales; Technologie; Raison communicationnelle.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Design e Arquitetura.

Mestrado em Ciências da Comunicação

2004 - 2007

USP-Universidade de São Paulo / ECA-Escola de Comunicações e Artes
Título: In Art: Invenção e Artifício,Ano de Obtenção: 2007
Prof. Dr. Waldenyr Caldas.Palavras-chave: Arte, Tecnologia; Estética. Ética. Sociedade. Cultura. História.; Indústria cultural.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Comunicação, Conhecimento e Cultura. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana e Visual.

Aperfeiçoamento em Histoire des Arts

2011 - 2011

Institut National d'Histoire de l'Art
Título: Arts, sciences et techniques. Ano de finalização: 2011

Graduação em Design

1998 - 2003

Belas Artes de São Paulo
Título: Urbanwork: arte, tecnologia e sociedade
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Pinatti

Curso técnico/profissionalizante em Visual Arts / Communication and Design

1990 - 1994

Academy of Visual Arts (Kunstschule Westend / Frankfurter Akademie)
Bolsista do(a): Bundesausbildungsförderungsgesetz, BAFÖG, Alemanha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Academy of Art Berlin / Kunsthochschule Berlin (Weißensee), KHSW, Alemanha. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Visual Arts. , Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Design and Architecture.

2014 - 2018

Pós-Doutorado. , Instituto de Artes, UNICAMP, UNICAMP - IA, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética moderna e contemporânea. , Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2018

Academic and Business Writing. , Berkeley, University of California, UC BERKELEY, Estados Unidos.

2016 - 2018

Extensão universitária em The Architectural Imagination (GSD HarvardX). Harvard University. , Harvard University Graduate School of Design, GSD HARVARD, Estados Unidos.

2017 - 2017

Lesen, Schreiben, Publizieren. , Amt für Weiterbildung und Kultur Charlottenburg-Wilmersdorf, BERLIN, Alemanha.

2017 - 2017

Zeit für Kunst. Atelier- und Ausstellungsbesuche - nicht nur in Neukölln. , Amt für Weiterbildung und Kultur - Neukölln, BERLIN, Alemanha.

2017 - 2017

Eclats DDR-RDA Splitter / Geschichte / Wandlungen der Dingkultur. , Europa-Universität Viadrina Frankfurt/Oder & INSTITUT FRANÇAIS BERLIN, EUVFO/IFB, Alemanha.

2016 - 2016

IELTS Academic. , International English Language Testing System, IELTS, Austrália.

2016 - 2016

English as a Medium of Instruction with Mark Searle, Oxford University. , British Council / EMI - English as a Medium of Instruction, BC, Grã-Bretanha.

2009 - 2013

Littérature et sciences humaines, Diplôme DALF C2. , Alliance Française/CIEP - Centre International d´Etude Pédagogiques, France, AF/CIEP, França.

2004 - 2009

Langue et literature, Diplôme DALF C1. , Étude de langue et literature - Alliance Française, AL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Comunicação, Conhecimento e Cultura.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Arte.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Visual.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

WAGNER, C. . Forum ISA-RC14 Session: Environmental Aesthetics and Socio-Territorial Conflicts throughout Media. 2019. (Outro).

WAGNER, C. . Forum ISA-RC57 Session: Inequality, as a Fact and a Permanent Image of Investigation. 2019. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

21st International Congress of Aesthetics. Aesthetics of Media and Post-Media Practices. 2019. (Congresso).

21st International Congress of Aesthetics. Aesthetics of Architecture and Cultural Aspects of Bauhaus Towards a New Conception. 2019. (Congresso).

21st International Congress of Aesthetics. Aesthetics of Media and Post-Media Practices: Artworks and The Paradoxes of the Media-Transmitted Reality. 2019. (Congresso).

Biennale D'arte di Venezia. 2019. (Exposição).

Präsentation - Staatliche Akademie der Bildenden Künste Stuttgart.Ästhetik des Designs: Ästhetische Analyse einer Notwendigkeit der Innovation als Grundlage. 2018. (Encontro).

13th Conference of the European Sociological Association. Technology and Science as Fiction Narratives and its social politics issues. 2017. (Congresso).

Biennale di Venezia 2017. 2017. (Exposição).

Burle Marx - Tropische Moderne. 2017. (Exposição).

Documenta 14. Accreditation Professional preview. 2017. (Exposição).

European Society for Aesthetics Conference 2017. Kunst in Neuem Medien als Reaktion des Schönes. 2017. (Congresso).

Symposium zu Schicksal und Verbleib des verschollenen Gemäldes der Turm der blauen Pferde (1913) von Franz Marc..Entartete Kunst. 2017. (Simpósio).

Teoria Crítica e Sociologia. 2017. (Seminário).

Zukunft der Museen / Akademie der Künste, Pariser Platz, Berlin. 2017. (Encontro).

32ª Bienal de São Paulo. 2016. (Exposição).

Google for education, UNICAMP. 2016. (Seminário).

Third ISA Forum of Sociology. Poïésis: entre la raison et la sensibilité. 2016. (Congresso).

UNESCO / Innovation and quality: Two sides of the same coin?. 2016. (Congresso).

UNICAMP, MAV / GENEALOGIAS POSSÍVEIS: ARQUIVO, EXIBIÇÃO E CIRCULAÇÃO. 2016. (Seminário).

UNICAMP, MAV / Luise Weiss, com curadoria de Caru Duprat. 2016. (Exposição).

Emanzipation oder Imagination? - Jürgen Habermas und Cornelius Castoriadis.Dritte Station des Zyklus Philosophie aller-retour mit Dorian Astor. 2015. (Encontro).

Giovanni Battista Moroni, London, Royal Academy of Arts. 2015. (Exposição).

Martina Dobbe: Bild-Dinge als epistemische Objekte. Zur Aktualität von Wissens-Diskursen in der Kunstgeschichte der Moderne/Gegenwart. 2015. (Seminário).

REVISITED, Susan Sontag.. 2015. (Simpósio).

Saatchi Gallery. 2015. (Exposição).

UNICAMP, MAV / Marie Clapot, Metropolitan Museum of Art, New York. 2015. (Seminário).

UNICAMP, MAV / Rita Irwin, University of British Columbia. 2015. (Seminário).

Universität der Künste Berlin - KUNSTMARKT / KUNSTMACHT.KUNSTMARKT / KUNSTMACHT Isabelle Graw & Karlheinz Lüdeking. 2015. (Encontro).

Universität der Künste Berlin - WER BIETET 2,8 MILLIONEN ?. 2015. (Encontro).

WChUTEMAS ? Ein russisches Labor der Moderne. 2015. (Exposição).

UNICAMP/Fórum: as esculturas públicas e a cidade contemporânea. 2014. (Simpósio).

Kinetische Kunst von Kai Wolf. 2012. (Outra).

Paris Design Week. 2012. (Outra).

Schwarze Romantik von Goya bis Max Ernst. 2012. (Outra).

Conférence L'exilé Walter Benjamin. 2011. (Seminário).

Klaus Staeck - vernissage de l'exposition d'affiches politiques.Nichts ist erledigt (rien n'est réglé). 2011. (Seminário).

Programme national de formation 2011- Université de Printemps - Histoire des Arts.Arts et connaissances de l'univers. 2011. (Seminário).

Sciences de l'Art, Esthètique Université Paris 1 Panthéon - Sorbonne.L?art, l?art appliqué et l?architecture pour configurer l?image de la narrative visuelle contemporaine. 2011. (Seminário).

Sciences de l'Art, Esthètique Université Paris 1 Panthéon - Sorbonne.ESTHÉTIQUE : innovation dans la configuration de l?image contemporaine. 2011. (Seminário).

18 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Produção. 2010. (Simpósio).

18 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Produção. 2010. (Simpósio).

18 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Materiais. 2010. (Simpósio).

Enseignement: l'interaction et l'interactivité.. La place des nouvelles technologies. 2010. (Congresso).

Saint-Étienne - Cité du Design. 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cybelle Lima

GALLO, H.; BOCCARA, E. G.; WAGNER, C.. Patrimonialização da indumentária: acervo artístico têxtil do MASP. 2019. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Artes Visuais) - Instituto de Artes ? UNICAMP.

Aluno: Autran Muniz

SILVA, Josué Pereira; QUERIDO, Fabio Mascaro; WAGNER, C.. O conceito de sociologia em Theodor W. Adorno. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - UNICAMP - IFCH.

Aluno: Rogerio Moutarda Anselmo

ALBANO, A. A. M.; REILY, Lucia; WAGNER, C.. Produção artística no contexto da ditadura militar no Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais - Fundamentos Teóricos) - Instituto de Artes, UNICAMP.

Aluno: Andréia Schmidt

WAGNER, C.; AQUINO, Victor; CALDAS, W.. Cristóbal Balenciaga: maestro do tempo, arquiteto da feminilidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Textil e Moda) - Universidade de São Paulo - Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

Aluno: Telma Luiza de Azevedo

WAGNER, C.; HELD, S.; OLIVEIRA, P. T.. Filtros em programa de imagem digital. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências do Programa de Pós Graduação em Têxtil e Moda) - Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Aluno: Nathalia Pizzini

WAGNER, C.; HELD, S.; Melo, A. O universo dos sentidos das mulheres. 2017. Dissertação (Mestrado em PROJETO DE TÊXTIL E MODA) - Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Aluno: Carolina Robin

WAGNER, C.; Reily, L.; Mello, R.. Egon Schiele e o conceito de degeneração na arte moderna. 2016. Dissertação (Mestrado em Fundamentos Teóricos em Artes Visuais) - Instituto de Artes - UNICAMP.

Aluno: Natasha Marzliak

PARENTE, A.; PAIVA, J. E.; FUREGATTI, S. H.; BERGER, C.; WAGNER, C.. Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de transmídia audiovisual no contexto da arte contemporânea. 2019. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - UNICAMP, Instituto de Artes.

Aluno: Natasha Marzliak

WAGNER, C.; FUREGATTI, S. H.; PAIVA, J. E.. Dispositivos de transmídia audiovisual no contexto da arte contemporânea no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Instituto de Artes - UNICAMP.

Aluno: Laura Ancona

WAGNER, C.; MARINSKY, R. M.. Cosmos e imagem. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais - Fundamentos teóricos) - UNICAMP, Instituto de Artes.

Aluno: Cybelle Lima

GALLO, H.; BOCCARA, E. G.; WAGNER, C.. Patrimonialização da indumentária: acervo artístico têxtil do MASP. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais) - IA-UNICAMP.

Aluno: Bruno Dal Molin

WAGNER, C.; SALLES, F. M.; BOCCARA, E. G.. A teoria realista de cinema de Siegfried Kracauer e o avant-garde de cinema contemporâneo Americano. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Multimeios) - Instituto de Artes ? UNICAMP.

Aluno: Carolina Robin

WAGNER, C.; Reily, L.; VALLE, M.. Egon Schiele e o conceito de degeneração na arte moderna. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais - Fundamentos Teóricos) - UNICAMP, Instituto de Artes.

Aluno: Vanessa Deister

WAGNER, C.; DONATI, L. A. P.; COUTO, M. F. M.. Instauração e alquimia: o corpo em transmutação nos trabalhos de Tunga. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais - Fundamentos Teóricos) - Instituto de Artes, UNICAMP.

Aluno: Suelen Jean Bonilha

WAGNER, C.; RINALDI, M.. Relações das ilustrações publicitárias com as novas tecnologias. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu, em Arte e Design) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Aluno: GAGLIARDI, N

WAGNER, C.. (Natalia Gagliardi)..Pop Up. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Aluno: Yoshida, S

WAGNER, C.. (Silvia Yoshida).Fonte Indoor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Aluno: TSHERNEV, Larissa

WAGNER, C.; BAGNO, Luiz. .Naif. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

WAGNER, C.. Assistant Professor in Urban Studies. 2017. Ambedkar University Delhi.

WAGNER, C.. Assistant Professor in Human Ecology. 2017. Ambedkar University Delhi.

WAGNER, C.. Assistant Professor in Public Policy & Governance. 2017. Ambedkar University Delhi.

WAGNER, C.; WAGNER, Christiane; ZORNIJA, M.; FLORIČ MITEVA, B. N.; RABADJIEV, K.. 1st International e-Conference on Studies in Humanities and Social Sciences (IeCSHSS). 2018. Center for Open Access in Science.

WAGNER, C.; Gouveia, A.P; FARINA, M.M.. Comissão Seleção Programa de Pós Graduação em Artes Visuais. 2016. Instituto de Artes - UNICAMP.

WAGNER, C.. 18 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2010. USP - Universidade de São Paulo.

WAGNER, C.; SARTORI, Elcio; CHACCUR, Marina. Prêmio Aretê. 2009. Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sergio Regis Moreira Martins

MINAMI, Issao; JIMENEZ, M. X.;MARTINS, S. R. M.LAGEIRA, J. M. T.MELFI, A. J.. Estética: imagem contemporânea, análise do conceito, inovação. 2012. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Paulo de Tarso Oliveira

OLIVEIRA, P. T.; CALDAS, W.; FELICE, M.. Invenção e Artifício para formas de comunicação. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Paulo de Tarso Oliveira

MINAMI, I.; MELFI, A. J.;OLIVEIRA, P. T.; JIMENEZ, M. X.; LAGEIRA, J. M. T.. Estética: Imagem contemporânea: análise do conceito inovação. 2013. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Issao Minami

MINAMI, I.JIMENEZ, M.; LAGEIRA, J.;MELFI, A. J.; OLIVEIRA, P. T.. Estética: imagem contemporânea, análise do conceito inovação. 2013. Tese (Doutorado em Arquiteura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Issao Minami

MINAMI, I.MARTINS, S. R. M.BASTOS, H. T.. Estética: imagem contemporânea. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em curso de pós graduação design e arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Massimo Di Felice

DI FELICE, M.. Invenção e Artifício para Formas de Comunicação. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes - USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rafael Muller e Sergio Marcon

Além da linguagem: releitura e discussões cinematográficas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em P; Visual) - Belas Artes de São Paulo; Orientador: Christiane Wagner;

SAVASTANO, Victor Tognollo

Cartazes: o design a serviço da ideologia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em P; Visual) - Belas Artes de São Paulo; Orientador: Christiane Wagner;

Oliver Mark Heilmair

Tecnologia e comunicação; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Orientador: Christiane Wagner;

MINDLIN, L

(Lucia Mindlin); Livro objeto reprodutibilidade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Orientador: Christiane Wagner;

Paulo Papaleo

Arte e mercado contemporâneo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em P; Visual) - Belas Artes de São Paulo; Orientador: Christiane Wagner;

ROCHA, Denise

Toy Art; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em P; Visual) - Belas Artes de São Paulo; Orientador: Christiane Wagner;

LUCAS, Fernando

Interfaces gráficas digitais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Orientador: Christiane Wagner;

Anne Freitas

Narrativas gráficas por meio de fanzine; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Orientador: Christiane Wagner;

OIDE, André

; Influência dos ícones midiáticos na cultura brasileira; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Orientador: Christiane Wagner;

Gabriela Malentacchi

; A filosofia existencialista nos quadrinhos de Charles Schutz; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em P; Visual) - Belas Artes de São Paulo; Orientador: Christiane Wagner;

Talyta Lago

A imagem e tipografia na Nouvelle Vague; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em P; Visual) - Belas Artes de São Paulo; Orientador: Christiane Wagner;

Jessica Herling e Lígia Maprelian

A cenografia na ficção científica - desenho e criação; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em P; Visual) - Belas Artes de São Paulo; Orientador: Christiane Wagner;

MORINO, Camila J

e FERNANDEZ Luana M; Sintaxe visual na estética das embalagens; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Orientador: Christiane Wagner;

Tiago Lopes

Interatividade: a animação e seus processos de criação; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em P; Visual) - Belas Artes de São Paulo; Orientador: Christiane Wagner;

Leandro Negro

Hiper-realidade; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em P; Visual) - Belas Artes de São Paulo; Orientador: Christiane Wagner;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

WALDENYR CALDAS

Invenção e artifício para formas de comunicação; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - USP - Universidade de São Paulo,; Orientador: Waldenyr Caldas;

Issao Minami

Estética: imagem contemporanea; 2013; Tese (Doutorado em curso de pos graduaçao dsign e arquitetura) - faculdade de arquitetura e urbanismo da usp,; Orientador: Issao Minami;

Mauricius Martins Farina

2017; Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Mauricius Martins Farina;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2019 WAGNER, C. ; Schandal, Jan ; Lambert, Marjorie . Aesthetic and Social Values of Bauhaus. Art Style | Art & Culture International Magazine , v. 2, p. 71, 2019.

  • 2019 WAGNER, C. . Artworks and the Paradoxes of Media-Transmitted Reality. AM JOURNAL OF ART AND MEDIA STUDIES (ONLINE) , p. 71, 2019.

  • 2019 WAGNER, C. . Visual Arts and Empirical Aesthetics: Designing the Technical Aspects of Art. Art Style | Art & Culture International Magazine , v. 2, p. 93-114, 2019.

  • 2018 WAGNER, C. . Preliminary Reflections on Art and Society. REVISTA CULTURA E EXTENSÃO USP , v. 19, p. 29, 2018.

  • 2018 WAGNER, C. . What Matters in Contemporary Art? A Brief Statement on the Analysis and Evaluation of Works of Art. Art Style | Art & Culture International Magazine , v. 1, p. 68-82, 2018.

  • 2017 WAGNER, C. . Poïésis: entre la raison et la sensibilité. Les nouveaux médiums de l'art. (France, Toulouse). French Journal for Media Research , v. 7/2017, p. 17-40, 2017.

  • 2017 WAGNER, C. . Visual Narratives: Image and Consciousness of Social Reality. Open Journal for Sociological Studies , v. 1, p. 73-92, 2017.

  • 2016 WAGNER, C. . Art and Reality. REVISTA CULTURA E EXTENSÃO USP , v. 14, p. 41-51, 2016.

  • 2016 WAGNER, C. . Crítica da Arte Contemporânea: referências estéticas e linguagens da arte. (Universidade Estadual do Paraná). ART&SENSORIUM , v. 3, p. 40-58, 2016.

  • 2016 WAGNER, C. . Kitsch, reminiscências estéticas e Jeff Koons. UNICAMP-IA. REVISTA VISUAIS , v. 2, p. 64-85, 2016.

  • 2016 WAGNER, C. . Aesthetic Experience: Visual Culture as the Masterpiece of Non-humanity (Universität Gießen, Germany). On_Culture:The Open Journal for the Study of Culture , v. 2, p. 1, 2016.

  • 2014 WAGNER, C. . Zeitgeist, o Espírito do Tempo - Experiências Estéticas. REVISTA CULTURA E EXTENSÃO USP , v. 12, p. 21-29, 2014.

  • 2014 WAGNER, C. . Parâmetro Default. NUTAU-USP , v. 14, p. 1-22, 2014.

  • 2013 WAGNER, C. . Simulacro Made in China: relatos e origem da imagem em transformação. REVISTA CULTURA E EXTENSÃO USP , v. 9, p. 29-35, 2013.

  • 2011 WAGNER, C. . Lógica, Tecnologia e Criatividade. Revista Belas Artes , v. 5, p. 01-25, 2011.

  • WAGNER, C. . Estética Urbana: aspectos filosóficos e sociais da beleza metropolitana e seu reverso. 1. ed. Saarbrücken: NEA, 2017. v. 1. 120p .

  • WAGNER, C. . Kunstwerke der Neuen Welt: Zeitgenössische brasilianische Kunst [Essay]. 1. ed. München, Germany: GRIN Verlag, 2016. v. 1.

  • WAGNER, C. . Esthétique. 002. ed. Saarbrücken: PAF, 2014. v. 1. 340p .

  • WAGNER, C. . Esthétique : l'image contemporaine. L'analyse du concept de l'innovation. 1. ed. Blick, 2013. v. 1. 400p .

  • Wagner, Christiane. . Nik Poet: imagination [literatura infantil: história e ilustração da autora]. 2. ed. Blick, 2010. v. 1. 36p .

  • WAGNER, C. . Rapoti: imaginar para conhecer [literatura infantil: história e ilustração da autora]. 1. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2010.

  • WAGNER, C. . Rapoti: aventura com descoberta [literatura infantil: história e ilustração da autora]. 1. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2010.

  • Wagner, Christiane. . La beauté de l'horreur et ses récits. 2. ed. Blick, 2009.

  • WAGNER, C. . A beleza do horror e suas narrativas. 1. ed. Blick, 2009. v. 1.

  • WAGNER, C. . In Art - Invenção e Artifício. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2009. v. 1. 132p .

  • WAGNER, C. . Rapoti [literatura infantil: história e ilustração da autora]. 1. ed. Musa, 2007. v. 1.

  • WAGNER, C. . Aesthetics of Media and Post-Media Practices: Artworks and The Paradoxes of the Media-Transmitted Reality. In: International Association of Aesthetics. (Org.). Proceedings of the 21st International Congress of Aesthetics. 1ed.Belgrade: University of Belgrade - Faculty of Architecture, 2019, v. 1, p. 976-.

  • WAGNER, C. . Aesthetics of Architecture and Cultural Aspects of Bauhaus Towards a New Conception. In: International Association of Aesthetics. (Org.). Proceedings Book of the 21st International Congress of Aesthetics. 1ed.Belgrade: University of Belgrade - Faculty of Architecture, 2019, v. 1, p. 1715-.

  • WAGNER, C. . Rationality: Beyond Aesthetics and Communication. In: COAS. (Org.). 1st International e-Conference on Studies in Humanities and Social Sciences (Proceedings Book). 1ed.Belgrade: COAS, 2018, v. 1, p. 15-.

  • WAGNER, C. . Art and Perfect Illusion: from Architecture to Cinema. On the Era of Technological Convergence.. In: Lars Christian Grabbe, Patrick Rupert-Kruse, Norbert M. Schmitz. (Org.). Image Evolution: Technological Transformations of Visual Media Culture. 4ed.Marburg, Germany: Büchner-Verlag eG, 2018, v. 4, p. 34-58.

  • WAGNER, C. . Design: novas ideais, sustentabilidade e aspectos estético-sociais. Revista H&C, 20 jan. 2020.

  • WAGNER, C. . Cinema?s Technical Vanguard, Modern and Contemporary Art. Art Style | Art & Culture International Magazine, New York, 15 jan. 2020.

  • WAGNER, C. . Inequality, as a Fact and a Permanent Image of Investigation. Visual Sociology Newsletter ISA-RC57, , v. 18, p. 16, 23 ago. 2019.

  • WAGNER, C. . The Empirical Studies of Moholy-Nagy on Photography. Visual Sociology Newsletter, , v. 18, p. 25, 23 ago. 2019.

  • WAGNER, C. ; BURDEK, B. E. . To What Extent is Bauhaus Even Possible Nowadays?. Art Style | Art & Culture International Magazine, 04 jun. 2019.

  • WAGNER, C. . Review of Rachel Tanur Memorial Prize for Visual Sociology. Visual Sociology Newsletter, 15 dez. 2018.

  • WAGNER, C. ; Bueno, Chris . Wassily Kandinsky. Revista Ciência e Cultura, 10 dez. 2015.

  • WAGNER, C. ; Bueno, Chris . Impressionismo. Revista Ciência e Cultura, 15 ago. 2015.

  • WAGNER, C. . A beleza e o senso estético. Revista H&C, São Paulo, 15 jan. 2014.

  • WAGNER, C. . Paris e São Paulo, viceversa... Na cultura visual, o sentido da arte e suas intervenções. Leaf Magazine, São Paulo, p. 86 - 89, 10 out. 2011.

  • WAGNER, C. . Expectativas do design em Paris. Leaf Magazine, São Paulo, 10 jul. 2011.

  • WAGNER, C. ; Priscila Portugal . Jean Giraud Moebius ARTE. Revista Istoé PLATINUM, São Paulo, 10 jan. 2010.

  • WAGNER, C. . A moda da estética contemporânea. Revista H&C, São Paulo, p. 20 - 20, 10 jan. 2010.

  • WAGNER, C. . Perspectiva da imagem. Revista H&C, São Paulo, p. 55 - 55, 15 dez. 2009.

  • WAGNER, C. . Bauhaus. Art Style Magazine, p. 9 - 10, 08 nov. 2007.

  • WAGNER, C. . Ausdruck von Rhythmus (ArtCampaign). Blach Report: Trends und Tendenzen in der live-Kommunikation, Alemanha, p. 28 - 28, 01 out. 2006.

  • WAGNER, C. . Rhythmus: Auflösung des Zeichens. Event partner, Fachmagazin für Event Marketing, Alemanha, p. 7 - 7, 01 jun. 2006.

  • WAGNER, C. . Rationality: Beyond aesthetics and communication. In: 1st International e-Conference on Studies in Humanities and Social Sciences, 2018, Serbia. 1st International e-Conference on Studies in Humanities and Social Sciences. Serbia: COAS, 2018. v. 1.

  • WAGNER, C. . Technology and Science as Fiction Narratives and its social politics issues. In: 13th Conference of the European Sociological Association. Media Narratives - RN18: Social Realities and Media in Society, Politics and Culture, 2017, Athens. (Un)Making Europe: Capitalism, Solidarities, Subjectivities / 13th Conference of the European Sociological Association, 2017.

  • WAGNER, C. . Poïésis: entre la raison et la sensibilité. Les nouveaux médiums de l'art.. In: Third ISA Forum of Sociology, 2016, Viena. RC14 Sociology of Communication, Knowledge and Culture, 2016.

  • WAGNER, C. . Parâmetro default. In: NUTAU / USP 2014, 2014, São Paulo. NUTAU / USP 2014, 2014.

  • WAGNER, C. . Perspectiva da imagem. In: Household 2009, 2009, São Paulo. Household report / Revista H&C, 2009.

  • WAGNER, C. . Aesthetics of Architecture and Cultural Aspects of Bauhaus Towards a New Conception. In: 21st International Congress of Aesthetics, 2019, Belgrade. 21st International Congress of Aesthetics - Book of Abstracts. Belgrade: University of Belgrade - Faculty of Architecture, 2019. v. 1. p. 655.

  • WAGNER, C. . Aesthetics of Media and Post-Media Practices: Artworks and The Paradoxes of the Media-Transmitted Reality. In: 21st International Congress of Aesthetics, 2019, Belgrade. 21st International Congress of Aesthetics - Book of Abstracts. Belgrade: University of Belgrade - Faculty of Architecture, 2019. v. 1. p. 430.

  • WAGNER, C. . Inequality, as a Fact and a Permanent Image of Investigation. In: Session: RC57 Visual Sociology (host committee) to Fourth ISA Forum of Sociology, 2019. RC57 Visual Sociology (host committee), 2020.

  • WAGNER, C. . Environmental Aesthetics and Socio-Territorial Conflicts throughout Media. In: Session: RC14 Sociology of Communication, Knowledge and Culture (host committee) to Fourth ISA Forum of Sociology, 2019. RC14 Sociology of Communication, Knowledge and Culture (host committee), 2020.

  • WAGNER, C. . Creativity and the Potential for Social Transformation. In: International Conference on Society: Reconstruction, Reflection and Responsibilities, 2019, Maharashtra. Proceedings Book of International Conference on Society: Reconstruction, Reflection and Responsibilities, 2019.

  • WAGNER, C. . Power as control: the use of technologies of communication. In: XIX ISA World Congress of Sociology (2018), RC14 Sociology of Communication, Knowledge and Culture, 2018, Toronto. Globalization, New Media and the Culture of Real Virtuality: Emerging Patterns, 2018.

  • WAGNER, C. . Critique des médias vers une réalité incisive : le pouvoir et la perception de la violence. In: XIX ISA World Congress of Sociology (2018), RC14 Sociology of Communication, Knowledge and Culture, 2018, Toronto. Analyser le pouvoir et la violence dans les médias et les organisations, 2018.

  • WAGNER, C. . Technology Transfer and Aesthetics. In Art: Inventions and Artifices. In: ISA-RC14 Conference: Globalisation, New Communication Technologies and Social Transformation: Strategies for the Future, 2017, New Delhi. Globalisation, New Communication Technologies and Social Transformation. New Delhi, 2017.

  • WAGNER, C. . Estética da diferença no ambiente corporativo. In: CASA COR TRIO (Apoio Institucional: CASA OFFICE e Green Buinding Council Brasil), 2009, São Paulo. CASA COR TRIO 2009, 2009.

  • WAGNER, C. . Image and Digital Media: the Concept of Mediated Reality. Trilogy of Synthetic Realities: Virtual Images , 2020.

  • WAGNER, C. . La coupole : pour une structure esthétique et dominante de la société. PENSER L'ARCHITECTURE EN SOCIOLOGIE , 2020.

  • WAGNER, C. . Aesthetics of Architecture and Cultural Aspects of Bauhaus Towards a New Conception. SERBIAN ARCHITECTURAL JOURNAL , 2019.

  • WAGNER, C. . Creativity and the Potential for Social Transformation. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WAGNER, C. . Visuelle Kultur: Bauhaus für die neue Welt. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WAGNER, C. . ÄSTHETIK DES DESIGNS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • WAGNER, C. . Aesthetic experience: visual culture as the masterpiece of nonhumanity. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • WAGNER, C. . Kunst in Neuem Medien als Reaktion des Schönes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WAGNER, C. . Technology and Science as Fiction Narratives and its social politics issues. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WAGNER, C. . Poïésis entre la raison et la sensibilité. Les nouveaux médiums de l'art.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • WAGNER, C. . Das Ideal der Freiheit im Sinne der Innovation. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Wagner, Christiane. . L'art, l'art appliqué et l'architecture: la narrative visuelle contemporaine.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Wagner, Christiane. . L'innovation dans la configuration de l'image. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WAGNER, C. . BAUHAUS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WAGNER, C. . Estética da diferença no ambiente corporativo.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WAGNER, C. . Criação por meio da tecnologia digital - CONDIGI 1º Congresso Brasileiro de Impressão Digital. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • WAGNER, C. . Literatura - Ensino Fundamental - Alemão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WAGNER, C. . Literatura Infantil e ilustração. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WAGNER, C. . Ausdruck von Rhythmus. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WAGNER, C. . (Editorial / Peer-reviewed Journal) Bauhaus Special - Art Style | Art & Culture International Magazine | ISSN 2596 1810, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • WAGNER, C. . (Editorial / Peer-reviewed Journal) Contemporary Art - Art Style | Art & Culture International Magazine, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • WAGNER, C. . (Editorial / Peer-reviewed Journal) Social, Cultural and Image Realities - Art Style | Art & Culture International Magazine, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • WAGNER, C. . (Editorial / Peer-reviewed Journal) Aesthetics of Cinema - Art Style | Art & Culture International Magazine. New York / São Paulo, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • WAGNER, C. . (Editorial) Visual Sociology Newsletter ISA-RC57 Volume 19, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • WAGNER, C. ; Bratchford, Gary . (Editorial) Images as Agents in Digital Public Spheres - Visual Workshop - Visual Sociology Newsletter ISA-RC57 Volume 18, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • WAGNER, C. . (Editorial / Peer-reviewed Journal) Arte e Sociedade / Editorial [volume 19] Revista Cultura e Extensão USP. São Paulo, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • WAGNER, C. ; Bratchford, Gary . (Editorial) Visual Sociology Newsletter ISA-RC57 Volume 17, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • WAGNER, C. . (Editorial / Peer-reviewed Journal) Sociedade e Politização / Editorial [suplemento volume 16] Revista Cultura e Extensão USP. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • WAGNER, C. . (Editorial / Peer-reviewed Journal) Sociedade e Politização / Editorial [volume 16] Revista Cultura e Extensão USP. São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • WAGNER, C. . Estética: imagem contemporânea. Análise do conceito inovação, 2013. (Tradução/Outra).

  • WAGNER, C. . Capital Canibal. São Paulo: Revista Arte Brasileiros, 2013. (Tradução/Artigo).

  • WAGNER, C. . Indústria sustentável no Brasil: agenda 21: cenários e perspectivas.. Brasilia: Confederação Nacional da Indústria - CNI, 2002 (Livro sobre forum mundial - desenvolvimento sustentável - Joanesburgo - ISBN 8588566281).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

WAGNER, C. ; LAROCHELLE, L. . Communication Visuelle Comité de Recherche CR38 (AISLF-Association Internationale des Sociologues de Langue Française). 2017.

WAGNER, C. . Community Teaching Assistant for The Architectural Imagination (HavardX). 2017.

WAGNER, C. ; LAROCHELLE, L. . Communication Issues (ISA RC14) Research Committee on Sociology of Communication, Knowledge and Culture. 2016.

WAGNER, C. . Comunicação e design / SONY - WEGA. 2007.

WAGNER, C. . Comunicação e design / SONY. 2006.

WAGNER, C. . Direção de Arte / Revista H&C. 2005.

WAGNER, C. . Direção de criação e comunicação / Phyto do Brasil. 2004.

WAGNER, C. ; DESIGN, A. S. C. E. . Comunicação e Design / Grupo Fiat. 2003.

WAGNER, C. . Direção de criação e comunicação / OSI - Marketing Direction. 2002.

WAGNER, C. ; DESIGN, A. S. C. E. . Direção de Arte / Dow Corning. 2001.

WAGNER, C. ; DESIGN, A. S. C. E. . Indústria sustentável no Brasil: agenda 21: cenários e perspectivas. Comunicação para Art Style - SP em parceria com a Confederação Nacional da Indústria - CNI, ECOM Ecologia e Comunicação, UPET/Núcleo de Informação, ASCOM/Assessoria de Comunicação Social e em Joanesburgo, Africa do Sul. 2000.

WAGNER, C. . Comunicação e Design / Grupo Fiat. 1999.

WAGNER, C. . Direção de Arte / Freedom Marketing Direction. 1998.

WAGNER, C. . Direção de Arte / Espuma Magazine. 1997.

WAGNER, C. . Comunicação e Design / Espuma Magazine. 1996.

WAGNER, C. . Revista PROA Antropologia e Arte - UNICAMP. 2019.

WAGNER, C. . Art Style - Art & Culture International Magazine. 2019.

WAGNER, C. . Parecer de assessoria para a FAPESP. 2019.

WAGNER, C. . Parecer de assessoria para a FAPESP. 2019.

WAGNER, C. . Visual Identity / EURCECOM - Center of Studies of the Contemporary Communication in Europe. 2018.

WAGNER, C. . Visual Sociology Newsletter. 2018.

WAGNER, C. . Visual Identity AISLF / CR38 Socio-anthropologie politique. 2017.

WAGNER, C. . Community TA for The Architectural Imagination (Harvard). 2017.

WAGNER, C. . Plano de comunicação e identidade visual ISA-RC14. 2016.

WAGNER, C. . Vienna Business Meeting / newly created logo ISA-RC14. 2016.

WAGNER, C. ; BURDEK, B. E. . An interview by Christiane Wagner for the Art Style Magazine?s Bauhaus Special Edition, with the author Bernhard E. Bürdek of the book Design: History, Theory, and Practice of Product Design.. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

WAGNER, C. ; Souza, Matheus . Entrevista para ECA USP, Jornal laboratório Claro!. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

WAGNER, C. ; Santos, H. . ISA Forum Porto Alegre: South America, Brazil, domestic political circumstances, and research challenges.. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

WAGNER, C. ; ORTIZ, Renato ; CALDAS, W. ; POZZI, D. ; SITNIK, M. ; BORELLI, P. ; AKAMINE, Andre . Arte e Sociedade / REVISTA DE CULTURA E EXTENSÃO USP. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

WAGNER, C. ; SITNIK, M. ; POZZI, D. ; FREDERICO, C. ; CALDAS, W. . Politização e Sociedade / REVISTA DE CULTURA E EXTENSÃO USP. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

WAGNER, C. ; POZZI, D. H. B. ; SITNIK, M. ; BORELLI, P. ; CALDAS, W. ; PENIN, Sonia . Interação, Educação Sociedade / REVISTA DE CULTURA E EXTENSÃO USP. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

WAGNER, C. ; BORELLI, P. ; POZZI, D. H. B. ; VASCONCELOS, G. ; CALDAS, W. . Politização e Sociedade / REVISTA DE CULTURA E EXTENSÃO USP. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

WAGNER, C. ; Bueno, Chris . Impressionismo / Revista Ciência e Cultura. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

WAGNER, C. ; Bueno, Chris . Wassily Kandinsky / Revista Ciência e Cultura. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

WAGNER, C. ; JIMENEZ, Marc ; LAGEIRA, J. ; MINAMI, Issao . FAU-USP e Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne: relações acadêmicas e institucionais com a USP. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

WAGNER, C. . FAU tem primeira defesa de doutorado em cotutela com Sorbonne. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

WAGNER, C. . Art Style | Art & Culture International Magazine | Volume 1. 2019. (Editoração/Periódico).

WAGNER, C. . Art Style | Art & Culture International Magazine | Volume 2. 2019. (Editoração/Periódico).

WAGNER, C. . Art Style | Art & Culture International Magazine | Volume 4. 2019. (Editoração/Periódico).

WAGNER, C. . Visual Sociology Newsletter ISA-RC57 Volume 18. 2019. (Editoração/Periódico).

WAGNER, C. . Art Style | Art & Culture International Magazine | Volume 3. 2019. (Editoração/Periódico).

WAGNER, C. . Visual Sociology Newsletter ISA-RC57 Volume 16. 2018. (Editoração/Periódico).

WAGNER, C. . Visual Sociology Newsletter ISA-RC57 Volume 17. 2018. (Editoração/Periódico).

WAGNER, C. . Pós-Doutorado PNPD/CAPES - UNICAMP, Instituto de Artes. 2017. (Relatório de pesquisa).

WAGNER, C. . Pós-Doutorado PNPD/CAPES - UNICAMP, Instituto de Artes. 2016. (Relatório de pesquisa).

WAGNER, C. . Pós-Doutorado PNPD/CAPES - UNICAMP, Instituto de Artes. 2015. (Relatório de pesquisa).

WAGNER, C. . Pós-Doutorado PNPD/CAPES - UNICAMP, Instituto de Artes. 2014. (Relatório de pesquisa).

Wagner, Christiane. . Bauhaus - Universität Weimar. 2011. (BAUHAUS - Universität Weimar).

WAGNER, C. . Iniciação à música popular brasileira. 2010. (Editoração/Livro).

WAGNER, C. . Utopia do gosto. 2009. (Editoração/Livro).

WAGNER, C. . In Art: Invenção e Artifício. 2009. (Editoração/Livro).

WAGNER, C. . A beleza do horror e suas narrativas. 2009. (Editoração/Livro).

WAGNER, C. . Cultura. 2008. (Editoração/Livro).

WAGNER, C. . A cultura da juventude. 2008. (Editoração/Livro).

WAGNER, C. . Ensino superior: reflexões sobre práticas docentes. 2008. (Editoração/Livro).

WAGNER, C. . A vida. 2008. (Editoração/Livro).

WAGNER, C. . Rapoti. 2007. (Editoração/Livro).

WAGNER, C. . Retorno à terra: como elo afetivo e meio de sobrevivência nos assentamentos rurais. 2006. (Editoração/Livro).

WAGNER, C. . A cultura político-musical brasileira. 2005. (Editoração/Livro).

WAGNER, C. . Sólidos geométricos. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividades com elementos da geometria).

WAGNER, C. . Sistema de comunicação on line para Phenix. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Comunicação com usuário em sistema de informações no ambiente digital).

WAGNER, C. . SISCOM - Sistema de comunicação de dados. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sistema de comunicação).

WAGNER, C. . The first human-made self-representation as nonhuman digital reproduction. 2016. Ilustração.

WAGNER, C. . Boxer (Computer Arts Magazine). 2009. Ilustração.

WAGNER, C. . La beauté de l'horreur et ses récits (livro: desenhos, modelagem e fotografia). 2009. Outra.

WAGNER, C. . Aquarela (poster). 2008. Ilustração.

WAGNER, C. . Reencontro (Computer Arts Magazine). 2008. Desenho.

WAGNER, C. . A vida começa no verão (capa livro). 2008. Ilustração.

WAGNER, C. . Cultura (capa livro). 2008. Desenho.

WAGNER, C. . Sapo (Computer Arts Magazine). 2008. Ilustração.

WAGNER, C. . Sapo 2 (Computer Arts Magazine). 2008. Ilustração.

WAGNER, C. . Rapoti (livro, ilustração infantil). 2007. Ilustração.

Wagner, Christiane. . Rhythmus II (Berlin Art Campaign). 2006. Outra.

WAGNER, C. . Rhythmus (Berlin Art Campaign). 2006. Pintura.

WAGNER, C. . Phyto (identidade visual). 2005. Programação Visual.

WAGNER, C. . A cultura político musical brasileira (capa livro). 2005. Ilustração.

WAGNER, C. . Fiat F&I School (identidade visual). 2003. Programação Visual.

WAGNER, C. . Worklabor (capa magazine). 2003. Programação Visual.

WAGNER, C. . OSI: especialidade presente em toda beleza (poster). 2003. Programação Visual.

WAGNER, C. . Akzo Nobel (poster). 2002. Diversas.

WAGNER, C. . Finplus (identidade visual). 2002. Programação Visual.

WAGNER, C. . Perphil (capa magazine). 2002. Programação Visual.

WAGNER, C. . The Best Cover H&C (capa magazine). 2001. Ilustração.

WAGNER, C. . Phenix (capa magazine). 2001. Programação Visual.

WAGNER, C. . Denver (poster). 2000. Programação Visual.

WAGNER, C. . Cores e ensaios em iMac G3 (capa livro). 1999. Computação Gráfica.

WAGNER, C. . Pintura digital em iMac G3 (capa magazine). 1998. Programação Visual.

WAGNER, C. . Cidade (capa magazine). 1997. Ilustração.

WAGNER, C. . Fluxo (capa magazine). 1996. Desenho.

WAGNER, C. . Nanquim sobre papel (poster). 1995. Desenho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2018

    Fundamentos Teóricos em Artes Visuais: Estética e Evolução Tecnológica, Descrição: a arte se encontra diante da evolução tecnológica e da ciência em um cenário de universalidade que não é só o das transformações sociais, mas sobretudo do ambiente. O que delimita a estética não só em seu percurso de desenvolvimento, mas durante e posteriormente às circunstâncias abrangentes que possibilitam a existência desse espaço. Portanto, os estudos sobre a imaginação, a técnica e a arte propõem a essa pesquisa uma problemática da estética contemporânea em relação à sua interação com a evolução tecnológica, a ciência e a ética, pela necessidade de uma racionalidade específica a ela e pela busca de inovação. O que implica ainda, em um estudo das transferências tecnológicas e experiências estéticas. Nesta pesquisa o homem é analisado em relação ao seu meio social, à medida que tem acesso à arte, à beleza e o seu reverso reproduzidos pela indústria cultural. Nessas circunstâncias, as artes visuais e seus respectivos ideais de inovação ganham novo status na contemporaneidade. Em face disso, o que vemos hoje é a experiência estética das artes visuais na "Era da produtibilidade técnica" (Die Künste im Zeitalter technischer Produzierbarkeit), tema discutido no IX Congresso da Associação de Estética Alemã.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiane Wagner - Coordenador.

  • 2010 - 2014

    Esthétique (Sciences de l'Art), Descrição: l'étude de l'esthétique s'adresse aussi bien à de différentes conceptions qu'à de nouvelles formes, cherchant une compréhension, selon un contexte de création de l'image contemporaine. Dans les arts visuels et appliqués nous observons comment la forme est configurée. De nouvelles formes et contenus apparaissent comme processus de transformations qui impliquent les valeurs de l'ordre et les règles de chaque culture dans la construction de l'imaginaire collectif. Avec l'avènement de la société de classes, de nouvelles normes et de nouvelles conceptions, nous pouvons percevoir la stratification de la consommation, conditionnée à l'évolution technologique et aux principes esthétiques établis dans l'univers de l'art. Suivie par le sens de la création et d'une configuration de l'image qui définiraient le processus de reconnaissance dans les cultures pour qu'il y ait de nouveaux paradigmes des formes, pour lesquelles résulteraient des innovations.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiane Wagner - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Artes, Criatividade e Novas Tecnologias, Descrição: projeto de pesquisa para Iniciação Científica: a relação entre humanidade e técnica está centrada sobre as compatibilidades e incompatibilidades da convergência tecnológica e possivelmente para uma convergência dos nossos sentidos. De modo que a comunicação não possa mais restringir-se às antigas analises simbólicas. O alcance da mensagem, por meio da imagem, por exemplo: a tecnologia da animação, a coisa que pensa, que sente, que simula por meio de uma inteligência e sensibilidade artificial para animar um mundo imaterial idealizado pelo indivíduo. É a transformação criativa do mundo, por meio da ação do homem, de todas as suas coisas e também por meio de sua própria capacidade simbólica em transformação construindo o ser social. Ao considerar as mensagens como uma forma de configuração e organização à semelhança de conjuntos de estados (situações e experiências) do mundo exterior, pode-se dizer que a sociedade, só pode ser compreendida por meio de um estudo das mensagens, do valor de troca simbólica e das facilidades de comunicação que as tecnologias oferecem. E no futuro desenvolvimento dessas mensagens e formas de comunicação entre o homem e as máquinas, entre máquinas e homem, entre a máquina e a máquina, o homem sempre informará o seu papel e sua importância.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Christiane Wagner - Coordenador.

  • 2004 - 2007

    In Art: Invenção e Artifício (Ciências da Comunicação), Descrição: análise do processo de massificação, dos meios de comunicação como artifícios na sociedade contemporânea. Estuda-se os recursos midiáticos, as técnicas, as imagens, a forma como as ideias, os valores e as mensagens são anunciados e transmitidos, o que se deve consumir e, principalmente, o modo como a realidade e ficção são apresentadas. Nesse sentido, o objetivo principal é a análise do papel das artes como invenção e artifício e os meios de comunicação, especialmente a mídia, que são produtores de sentidos sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiane Wagner - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Vorsingen für die Professur Philosophie und Ästhetik (unter besonderer Berücksichtigung des Designs), Staatliche Akademie der Bildenden Künste Stuttgart.

2016

"Visuelle Kultur: Bauhaus für die neue Welt" - Projeto aprovado pela Reitora Leonie Baumann, Kunsthochschule Berlin Weißensee, Deutschland.

2014

Doktorgrad / Promotion (Grau de Doutora, Dr. Christiane Wagner) - ALEMANHA, Sekretariat der Ständigen Konferenz der Kultusminister der Länder in der Bundesrepublik Deutschland.

2014

1ª colocação no Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UNICAMP., PNPD/CAPES.

2013

Mention Très Honorable (magna cum laude) - Diplôme National de Docteur en Esthétique et Sciences de l'art, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne.

2013

Doutora com Dupla titulação, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e Universidade de São Paulo (USP).

2013

Indicação da Banca Examinadora para publicação de sua tese em forma de livro (no idioma francês), Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), Arts plastiques et Sciences de l'Art.

2013

Doutora em Esthétique et Sciences de l'Art, Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne.

2013

Doutora em Design e Arquitetura, Universidade de São Paulo (FAU-USP).

2007

Indicação da Banca Examinadora para publicação da dissertação em forma de livro, ECA Escola de Comunicações e Artes / USP - Universidade de São Paulo (Ciências da Comunicação)..

2006

Art Campaign (prêmio em Berlim, obra gráfica) - Werkpreis für die Wettbewerbsbeitrag - Ausdruck von Rhythmus beibehalten, Neumann&Müller - Deutschland.

2001

1º Premio BRACELPA (Design), São Paulo., .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Academy of Art Berlin / Kunsthochschule Berlin (Weißensee)

    Vínculo: Researcher, Enquadramento Funcional: Researcher

    Outras informações:
    Teve seu projeto aprovado em 2016, pela Reitora Leonie Baumann, Academy of Art Berlin / Kunsthochschule Berlin (Weißensee) para desenvolver pesquisa (2018-2019) pela Alexander von Humboldt Stiftung / Foundation. Título do projeto de pesquisa: "Visuelle Kultur: Bauhaus für die neue Welt, den thematischen Austausch auf dem Gebiet Ästhetik und Gestaltung im Sinne der Innovation." No momento, o desenvolvimento e os resultados da pesquisa compõem participação no 21st International Congress of Aesthetics e a publicação da "Bauhaus Special - Art Style Magazine" focada no centenário da Bauhaus e seu significado na atualidade, com apoio e financiamento da Art Style Communication & Editions.

    Atividades

    • 03/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Academy of Art Berlin / Kunsthochschule Berlin (Weißensee), .,Linhas de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Université Paris I Panthéon-Sorbonne

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membre de l'équipe AEsthetica

    Outras informações:
    A equipe AEsthetica (arte e filosofia) orienta suas pesquisas principalmente sobre o período moderno e contemporâneo, interagindo grande parte das ciências humanas vinculadas à disciplina Estética. (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Institute Acte, CNRS) [...] L'équipe AEsthetica (art et philosophie) mène ses recherches principalement sur la période moderne et contemporaine en faisant interagir la plupart des sciences humaines rattachées à la discipline de l'Esthétique. (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Institute Acte, CNRS)

  • 2009 - 2013

    Université Paris I Panthéon-Sorbonne

    Vínculo: Doctorat, Enquadramento Funcional: Recherche en Esthétique, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Nouvelles technologies en art appliqué. Description : l'étude des nouvelles techniques et compétences spécifiques de création, dans les plans de la composition, de la direction et de l'organisation de la production, en considérant la coexistence des aspects traditionnels et digitaux. La créativité dans l'art est le principal moyen de production et l'organisation des contenus et des codes d'expression dans la formation de l'image dans leurs nouvelles formes de perception. Perspectives de l'image. Description : étude de l'environnement des arts appliqués dans l'expérience de l'être humain et ses processus de matérialisation et relations sociales. À partir de telle réalité, on cherche ce phénomène dans les processus de créativité, qui transforment au moyen de formes conductrices les réalisations culturelles avec l'importance du scénario économique, politique et idéologique. En conséquence, les implications artificielles ou occasionnelles qui influencent la formation d'images symboliques dans l'imaginaire social.

    Atividades

    • 01/2011 - 01/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2011 - 12/2011

      Outras atividades técnico-científicas , Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne.,Atividade realizada, Seminários para o Master. Professor responsável: Marc Jimenez. Laboratoire d'Esthétique Théorique et Appliquée (LETA) Université de Paris I - Panthéon-Sorbonne; UFR d'Arts plastiques et Sciences de l'art; Centre Saint-Charles.

  • 2014 - 2018

    UNICAMP, Instituto de Artes

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisadora PNPD/CAPES (2014-2018), Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Christiane Wagner obteve a 1ª colocação no processo seletivo realizado em dezembro de 2013 para oferecimento de 1 (uma) bolsa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UNICAMP (2014-2018).

    Atividades

    • 01/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , UNICAMP, Instituto de Artes, .,Linhas de pesquisa

    • 06/2017 - 01/2018

      Ensino, Teorias das Artes: estética moderna e contemporânea, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias das Artes: estética moderna e contemporânea

    • 06/2016 - 12/2016

      Ensino, Artes Visuais - Fundamentos teóricos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise crítica e histórica das artes e do objeto artístico. Estética moderna e contemporânea.

    • 06/2015 - 12/2015

      Ensino, Midialogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias do signo (Linguagens da arte)

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte Brasileira II

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Artes Visuais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias das Artes (Estética)

  • 2018 - Atual

    UNICAMP - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

    Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Colaboradora

    Atividades

    • 02/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Sociologia IFCH / UNICAMP, .,Linhas de pesquisa

  • 2004 - 2007

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Pesquisadora Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Pesquisadora mestrado stricto sensu

    Atividades

    • 03/2005 - 11/2009

      Ensino, Ciências da Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e teoria do conhecimento em comunicação, Multi-hipermídia: novas tecnologias e estudos midiáticos, O consumo estratificado da produção cultural

    • 03/2004 - 01/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, .,Linhas de pesquisa

  • 2007 - 2011

    Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

    Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Disciplinas em História e Metodologia Científica; Artes e Meios digitais; Desenho e processos digitais; Design Gráfico e Illustração (Técnicas Tradicionais e Digitais). Orientação em pesquisa para Iniciação Científica Tema: Criatividade e Novas Tecnologias em Design Orientadora em projetos editoriais (Livro Design) Orientação em Trabalhos de Graduação Interdisciplinar (TGI).

    Atividades

    • 09/2009 - 12/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Belas Artes, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2008 - 11/2011

      Outras atividades técnico-científicas , Belas Artes, Belas Artes.,Atividade realizada, Orientação: Iniciação Científica e TCC.

    • 01/2008 - 06/2011

      Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte e Meios Digitais, Design Gráfico e Projeto Editorial , Metodologia Científica, Design e Tecnologias Digitais - Teoria e prática do Design Educacional na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

    • 01/2009 - 06/2009

      Outras atividades técnico-científicas , Belas Artes, Belas Artes.,Atividade realizada, Acompanhamento do plano de atividades desenvolvido pelo aluno;.

  • 1995 - Atual

    Art Style Communication & Editions

    Vínculo: Direction, Enquadramento Funcional: Creative Director and Journalist

    Outras informações:
    The Art Style Company (São Paulo / New York) operates worldwide in the fields of design, architecture, communication, arts, aesthetics, and culture. Christiane Wagner is the founder and head of Art Style Communication & Design in São Paulo, also, editor in chief, creative director, and registered journalist: MTB 0073952/SP of Art Style | Art & Culture International Magazine, which is a product of Art Style Communication & Editions (São Paulo / New York).

  • 1995 - Atual

    Art Style Communication & Editions

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Art Director and Designer

    Outras informações:
    The Art Style Company (São Paulo / New York) operates worldwide in the fields of design, architecture, communication, arts, aesthetics, and culture. Christiane Wagner is the founder and head of Art Style Communication & Design in São Paulo and a designer.

    Atividades

    • 01/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Art Style Communication & Design, .,Cargo ou função, Criação e Redação.

    • 04/1995

      Pesquisa e desenvolvimento , Art Style Communication & Design, .,Linhas de pesquisa

    • 01/1995 - 01/2009

      Direção e administração, Art Style Communication & Design, .,Cargo ou função, Direção de Criação e Jornalista Responsável.

  • 2020 - Atual

    Universidade virtual do Estado de São Paulo

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Conceito de design. Aspectos funcionais, formais e estruturais do design na educação. O design no planejamento e implementação de tecnologias interativas para o ensino e aprendizagem. Planejamento em EaD, metodologias, tecnologias digitais e interface final no ambiente web. Capacidade cognitiva humana em plataformas on-line, na interface ensino/aprendizagem. Inovação e integração da tradição.

    Atividades

    • 01/2020

      Ensino, Design Educacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Design Educacional