Cintia Maria da Silva

Possui graduação em Curso de Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009). Possui Especialização em História do Nordeste pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (2011).Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Nordeste e, atualmente, é graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em História do Nordeste

2010 - 2011

Fundação de Ensino Superior de Olinda
Título: A Medicina em Recife no período Imperial
Orientador: Tiago de Melo Gomes

Graduação em andamento em Serviço Social

2016 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Curso de Licenciatura Plena em História

2005 - 2009

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: A Medicina no Brasil: nas ?trilhas? da arte de curar Colonial à institucionalização Imperial
Orientador: Tiago de Melo Gomes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Ciclos de estudos e formação política sobre os Cadernos de Cárcere de Antôn. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

A segurança alimentar e nutricional e sua inserção no Sistema Único da Assistência Social - Modalidade Ensino a Distância ? Centro Universitário Tabosa de Almeida. 2018. (Outra).

Brincar, estudar e viver, trabalhar só quando crescer. O que o Estatuto da Criança e do Adolescente tem a nos dizer? Projeto de Extensão UFPE no Meu Quintal ? Operação Iguaracy..Brincar, estudar e viver, trabalhar só quando crescer. O que o Estatuto da criança e do adolescente tem a nos dizer?. 2018. (Oficina).

Conselheiros tutelares: importantes atores no combate ao trabalho infantil - edição III, MPT - curso modalidade a distância. 2018. (Outra).

Conselheiros tutelares: importantes atores no combate ao trabalho infantil - edição III, MPT - curso modalidade a distância. 2018. (Outra).

III Capacitação: Atenção às pessoas em Situação de Violência ? Secretaria Estadual de Saúde ? Gerência de Atenção à Saúde da Mulher. 2018. (Outra).

III Fórum da Infância e Juventude ? Avanços e Retrocessos na legislação infanto-juvenil ? Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ/TJPE). 2018. (Outra).

I Seminário Regional Nordeste da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde - "Organizar a Classe Trabalhadora em tempos de ofensiva no setor privado sobre o SUS. 2018. (Seminário).

Mesa Redonda: 28 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, Realidade e Perspectivas ? Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (CENDEHEC) e GECRIA-UFPE. 2018. (Outra).

Preconceito, discriminação e diversidade de direitos - Modalidade Ensino a Distância ? Centro Universitário Tabosa de Almeida. 2018. (Outra).

Seminário ?MEXA-SE? - A Infância precisa da REDE DE PROTEÇÃO! Realizado pela REDE de Enfrentamento á Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em Pernambuco. 2018. (Seminário).

1ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (SEPEC) ? UFPE ? Monitor(a). 2017. (Outra).

Comunicação no Foco Organizacional - Serviço Social da Indústria (SESI). 2017. (Outra).

Curso de Estatística ? Modalidade a Distância ? Escola Nacional de Administração Pública - Enap. 2017. (Outra).

Estratégias de abordagem na Assistência Social para o trabalho com Indígenas, Quilombolas e Ciganos - Modalidade Ensino a Distância ? Centro Universitário Tabosa de Almeida. 2017. (Outra).

Estratégias de Enfrentamento ao Trabalho Infantil em Tempo de Crise - Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco ? Fepetipe. 2017. (Seminário).

Os Desafios da Intersetorialidade no Enfrentamento ao Trabalho Infantil - Modalidade Ensino a Distância ? Centro Universitário Tabosa de Almeida. 2017. (Outra).

O SUAS na garantia dos Direitos Humanos - Ensino a Distância - Centro Universitário Tabosa de Almeida. 2017. (Outra).

Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsórios (PEUC) e IPTU progressivo no Tempo - Curso a distância de autoinstrução. 2017. (Outra).

Perspectivas críticas sobre a Justiça Social e as políticas Públicas nas sociedades atuais - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPE. 2017. (Outra).

Práticas de Assistência Social e a Participação do Usuário em Defesa do SUAS - Modalidade Ensino a Distância ? Centro Universitário Tabosa de Almeida. 2017. (Outra).

CARTOGRAFIA, AEROFOTOGRAMETRIA e ESIG conceitos básicos ? Escola de Governo da Prefeitura do Recife. 2016. (Outra).

Curso I - O Ministério das Cidades: estruturas e políticas sob sua responsabilidade - Modalidade Ensino a Distância - curso de autoinstrução. 2016. (Outra).

Curso IX - Projetos em Mobilidade Urbana - Modalidade Ensino a Distância - curso de autoinstrução. 2016. (Outra).

Enegrecer o SUAS: Diálogos Sobre Racismo Institucional - Modalidade Ensino a Distância ? Centro Universitário Tabosa de Almeida. 2016. (Outra).

Ética Profissional das Redes Sociais - Serviço Social da Indústria (SESI). 2016. (Outra).

Diretrizes para o Cadastro Territorial Multifinalitário - Curso a distância de autoinstrução. 2015. (Outra).

Universalizando o atendimento da SEFIN ? Escola de Governo da Prefeitura do Recife. 2014. (Outra).

Workshop Desafios para o Intercâmbio de Informações entre Cadastro e Registro de Imóveis - Laboratório de Cadastro e Gestão Territorial do Departamento de Engenharia Cartográfica da UFPE. 2013. (Encontro).

I ENCONTRO DE INTERAÇÃO UNIVERSIDADE X EMPRESA. 2007. (Encontro).

I ENCONTRO REGIONAL EM HISTÓRIA SOCIAL E CULTURAL. 2007. (Encontro).

I ENCONTRO REGIONAL EM HISTÓRIA SOCIAL E CULTURAL.APRESENTAÇÃO CULTURAL DA PEÇA TEATRAL. 2007. (Encontro).

V SEMANA CADÊMICA DE HISTÓRIA DA UFRPE - HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE: DA TEORIA À PRÁTICA. 2007. (Outra).

2º ENCONTRO PERNAMBUCANO DOS ESTUDANTES DE HISTÓRIA - FORMAÇÃO POLITICA E PROFISSIONAL DO HISTORIADOR. 2006. (Encontro).

CURSO DOCUMENTOS HISTÓRICOS E ARTÍSTICOS COMO PATRIMÔNIO CULTURAL. 2006. (Outra).

I CICLO DE PALESTRAS - HISTÓRIAS DO RECIFE PROMOVIDO PELO INSTITURO RICARDO BRENNAND. 2006. (Outra).

I CICLO DE PALESTRAS - O PAPEL E OS DESAFIOS DA MULHER NA SOCIEDADE CXONTEMPORÂNEA: GÊNERO, SEXUALIDADE, DIEREITO E CONQUISTAS. 2006. (Outra).

I SIMPÓSIO SOBRE A PESQUISA EM HISTÓRIA DA UFRPE. 2006. (Simpósio).

VI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIA, SOCIEADADE E CULTURA. 2006. (Encontro).

II SEMINÁRIO NACIONAL REDESCOBRINDO O BRASIL. 2005. (Seminário).

IV SEMANA DE HISTÓRIA DA UFRPE - HISTÓRIA LOCAL E REGIONAL: SOCIEDADE, POLÍTICA E PATRIMÔNIO DO NORDESTE. 2005. (Outra).

SEMINARIO JOAQUIM NABUCO, EMBAIXADOR DO BRASIL: 1905 - 2005. 2005. (Seminário).

SIMPÓSIO NACIONAL - O BARÃO DO RIO BRANCO, JOAQUIM NABUCO E A POLÍTICA EXTERIOR DO BRASIL. 2005. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

MARCELLA DE ARRUDA MOREIRA

MOREIRA, MA. Aleitamento materno: Prevalência e benefícios para saúde materno-infantil no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Maurício de Nassau.

Rejane Galvão Coutinho

COUTINHO, Rejane Galvão; SIQUEIRA, G. T.; CERQUEIRA, A. P. C.. Mediador Cultural: profissionalização e precarização das condições de trabalho. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Rejane Galvão Coutinho

COUTINHO, Rejane Galvão; ALENCAR, Valéria Peixoto de; SIQUEIRA, G. T.. Mediador Cultural: profissionalização e precarização do trabalho. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Amanda Patrycia Coutinho de Cerqueira

CERQUEIRA, Amanda P. Coutinho de.. Mediador cultural: profissionalização e precarização das condições de trabalho. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Bruno Maia de Guimarães

Azevedo, Leonardo Soares de;GUIMARÃES, BRUNO MAIA DE. A atuação da fisioterapia do trabalho na intervenção de lesões do complexo do ombro devido a flexão ou abdução acima da cintura escapular em balconistas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisioterapia do Trabalho) - Faculdade Redentor.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rejane Galvão Coutinho

Mediador Cultural: profissionalização e precarização das condições de trabalho; 2017; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Rejane Galvão Coutinho;

Flávia de Araújo Berenguer

EFEITO DO DESLIZAMENTO MIOFASCIAL NAS CERVICALGIAS TENSIONAIS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício do Nassau Recife; Orientador: Flávia de Araújo Berenguer;

REJANE LUCENA

OS BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL NO AMBIENTE EMPRESARIAL; 2013; Orientação de outra natureza; (CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA EMPRESARIAL) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Rejane Lucena;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVEIRA JUNIOR, A. A. ; SILVA, C. M. ; CHESMAN, D. A. P. ; ARAUJO, E. N. L. D. ; MOURA, V. M. D. N. . Grupo de Estudos e Formação Política sobre os Cadernos de Cárcere de Antônio Gramsci. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOURA, V. M. D. N. ; SILVA, C. M. ; SILVA, S. M. ; GARCIA, J. E. ; SANTOS, A. B. . Relato de Experiência: Brincar, estudar e viver, trabalhar só quando crescer. O que o Estatuto da criança e do adolescente tem a nos dizer?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, C. M. . Caminhadas de universitários de origem popular: UFRPE. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009 (Programa Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e comunidades populares).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: MONITORA, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Monitora selecionada através de processo seletivo da disciplina Política Social 2, sob a supervisão da Professora Dra. Helena Lúcia Augusto Chaves. Nas atividades realizadas de monitoria se encontram o planejamento das atividades de aula em conjunto com o professor, realização de leituras e sistematizações dos conteúdos ministrados em aula e abordados nas indicações bibliográficas do plano de ensino,apoio no acompanhamento e coordenação das atividades desenvolvidas durante as aulas, apoio no registro da frequência e no atendimento às demandas dos(as) alunos(as), contribuição no planejamento e execução das estratégias de avaliação discente e na avaliação da disciplina.

  • 2018 - 2018

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: PROGRAMA DE MONITORIA, Enquadramento Funcional: MONITORA, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitora selecionada através de processo seletivo da disciplina Serviço Social 2, sob a supervisão do Professor Dr. Adilson Aquino Silveira Júnior. Nas atividades realizadas de monitoria se encontram o planejamento das atividades de aula em conjunto com o professor, realização de leituras e sistematizações dos conteúdos ministrados em aula e abordados nas indicações bibliográficas do plano de ensino,apoio no acompanhamento e coordenação das atividades desenvolvidas durante as aulas, apoio no registro da frequência e no atendimento às demandas dos(as) alunos(as), contribuição no planejamento e execução das estratégias de avaliação discente e na avaliação da disciplina.

  • 2018 - 2018

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Extensão e Cultura PIBEX 2018, Carga horária: 12

    Outras informações:
    As atividades desenvolvidas pelo bolsista, consistem naquelas programadas no cronograma. Na maior parte delas, o mesmo realizará o apoio, participando diretamente apenas naquelas onde não se exigem a intervenção direta do coordenador do projeto. Entre o conjunto de atividades, estão: 1) Atividades de planejamento, reserva e preparação de materiais e estrutura física, gestão pedagógica e acompanhamento dos participantes dos encontros de estudos; 3) Estudo dos textos para preparação das exposições e das discussões dos encontros; 4) Execução de atividades abertas de debate, exposição de filmes/documentário e palestras sobre tema do Ciclo Gramsci como meio de divulgação; 5) Execução e coordenação dos encontros de estudos dos Cadernos do Cárcere; 6) Encerramento do ciclo de estudos, avaliação de atividades e elaboração de relatório final.

    Atividades

    • 03/2018

      Estágios , Hospital das Clínicas da UFPE, .,Estágio realizado, Estágio em Serviço Social na área de Nefrologia.

    • 08/2018 - 12/2018

      Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .,Atividade de extensão realizada, Ciclos de estudos e formação política sobre os Cadernos de Cárcere de Antônio Gramsci.

    • 01/2018 - 02/2018

      Extensão universitária , Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis, .,Atividade de extensão realizada, Oficina: Brincar, estudar e viver, trabalhar só quando crescer. O que o Estatuto da Criança e do Adolescente tem a nos dizer? Projeto de Extensão UFPE no Meu Quintal ? Operação Iguaracy..