Rafael Fabiano Romero
Atualmente Título Profissional: Engenheiro Agrônomo.
Superior completo, com término em julho de 2015.
Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).
Mantenedora: Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec).
Curso de Agronomia.
Informações coletadas do Lattes em 04/09/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS
2017 - 2019
Universidade Federal do Paraná
Título: O USO DE BACTÉRIAS DO GÊNERO BACILLUS DENTRO DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA
Orientador: Glaciela Kaschuk
Graduação em Agronomia
2011 - 2015
Universidade do Oeste Paulista
Título: Nodulação da soja em função da co-inoculação de Bradyrhizobium spp. e Bacillus subtilis.
Orientador: Fabio Fernando de Araujo
Formação complementar
2014 - 2014
ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. (Carga horária: 40h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Projeto de Pesquisa Entomologia. (Carga horária: 222h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2002 - 2003
Técnico em Agricultura. (Carga horária: 1200h). , Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas - Ensino Médio e Profissional, EFM PROF, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
Participação em eventos
14° Encontro Nacional de Plantio Direto na palha.Produtividade da soja em função da co-inoculação de Bradyrhizobium spp. e Bacillus subtilis.. 2014. (Outra).
14° Encontro Nacional de Plantio Direto na palha.Nodulação da soja em função da co-inoculação de Bradyrhizobium spp. e Bacillus subtilis.. 2014. (Outra).
Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos - SBSA.Evolução dos sistemas de produção em solos arenosos. 2014. (Simpósio).
Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos - SBSA.Manejo de corretivos e fertilizantes em solos arenosos. 2014. (Simpósio).
Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos - SBSA.Experiências com sistemas de produção e manejo de solos arenosos. 2014. (Simpósio).
Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomo de Presidente Prudente.As bases para o controle bem sucedido de nematóides. 2013. (Encontro).
Extensão Universitária - Universidade do Oeste Paulista.Inovações Tecnológicas na Agricultura Moderna. 2013. (Outra).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.Resistência de Plantas Daninhas a Herbicidas. 2013. (Simpósio).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.Código Florestal na Prática. 2013. (Simpósio).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.Cooperativismo no Brasil Modelo de Sucesso Cocamar. 2013. (Simpósio).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.Evolução da Pecuária Brasileira. 2013. (Simpósio).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.Espaçamento Alternativo no Cultivo da Cana-de-açúcar. 2013. (Simpósio).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.Sistema Plantio Direto Avanços e Desafios. 2013. (Simpósio).
Semana de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.Pragas em Cana de Açucar. 2012. (Seminário).
Semana de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.Novas Tecnologias para o Manejo da Vinhaça. 2012. (Seminário).
Semana de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.Coogeração de Energia A Partir Do Bagaço De Cana-de-açúcar. 2012. (Simpósio).
Semana de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.Mecanização e Preparo do Solo. 2012. (Simpósio).
Semana de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.Novas Tecnologias Para o Manejo da Vinhaça. 2012. (Simpósio).
Semana de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.Mini Curso Controle Biologico da Broca. 2012. (Simpósio).
Semana de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.Inovações Tecnologicas no setor Sucroalcooleira. 2012. (Simpósio).
Semana de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.Pragas em Cana-de-açúcar. 2012. (Simpósio).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.Mercados Futuros Agropecuários. 2012. (Simpósio).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.Manejo Integrado de Pragas MIP na Cultura da Soja. 2012. (Simpósio).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.Mercado de Extratos Vegetais. 2012. (Simpósio).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.A importância do Sistema ILPF Integração Lavoura Pecuária Floresta para o Futuro do Agronegócio do Brasil. 2012. (Simpósio).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.Benefícios do Consórcio Gramínea Leguminosa Sistemas Integrados de Produção Agropecuária. 2012. (Simpósio).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.Inovações no Manejo da Adubação na Cultura da Soja. 2012. (Simpósio).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.Administração e Gestão da Empresa Rural. 2012. (Simpósio).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.Tecnologia Plene. 2012. (Simpósio).
XXXVI FAIVE 2012 Parque de Exposições.O Programa Nelore Natural. 2012. (Seminário).
XXXVI FAIVE 2012 Parque de Exposições. Critérios para Seleção de Touros Visão das Centrais de Inseminação Artificial. 2012. (Exposição).
XXXVI FAIVE 2012 Parque de Exposições. Programa de Melhoramento IZ de Sertãozinho. 2012. (Exposição).
XXXVI FAIVE 2012 Parque de Exposições. Quanto Vale um Touro Melhorador. 2012. (Exposição).
XXXVI FAIVE 2012 Parque de Exposições. Como Identificar Reprodutores e Matrizes Funcionais. 2012. (Exposição).
XXXVI FAIVE 2012 Parque de Exposições. Programas de Melhoramento Genético da ANCP. 2012. (Exposição).
XXXVI FAIVE 2012 Parque de Exposições. Objetivos e Critérios de Seleção em Bovinos de Corte. 2012. (Exposição).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.O Perfil Profissional. 2011. (Simpósio).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.Maracujá e Hortaliças. 2011. (Simpósio).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.Rotação de Culturas Cultura de Cana-de-açúcar x Produção de Grãos. 2011. (Simpósio).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.Integração Agricultura Pecuária Florestas. 2011. (Simpósio).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.Manejo Integrado da Soja. 2011. (Simpósio).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.Mini Curso Agricultura de Precisão. 2011. (Simpósio).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.Manejo Sustentável de Nematóides. 2011. (Simpósio).
Simpósio das Ciências Agrárias de Presidente Prudente.Dia de Campo Sobre Equideocultura. 2011. (Simpósio).
Comissão julgadora das bancas
DEMETRIO, W; TESTONI, S.A.. O uso de bactérias do gênero Bacillus dentro dos sistemas de produção agrícola. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Fertilidade do solo e nutrição de plantas) - Universidade Federal do Paraná.
BETTIO, D. P.; ARAUJO, F. F.; TIRITAN. C.S.. Nodulação e crescimento da soja em função da co-inoculação de Bradyrhizobium spp. e Bacillus subtilis por pulverização no solo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Oeste Paulista.
DEMETRIO, W. C.;TESTONI, S. A.. O uso de bactérias do gênero Bacillus dentro dos sistemas de produção agrícola. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas) - Universidade Federal do Paraná.
Foi orientado por
Nodulação e crescimento da soja em função da co-inoculação de Bradyrhizobium spp; e Bacillus subtilis por pulverização no solo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Eng; agronomica) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Fabio Fernando de Araujo;
O uso de bactérias do gênero Bacillus dentro dos sistemas de produção agrícola; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Glaciela Kaschuk;
Produções bibliográficas
-
MAZZUCHELLI, E. H. L. ; MAZZUCHELLI, R. C. L. ; ROMERO, E. F. ; ROMERO, R. F. ; ARAUJO, F. F. . Nodulação da soja em função da co-inoculação de Bradyrhizobium spp. e Bacillus subtilis.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MAZZUCHELLI, E. H. L. ; MAZZUCHELLI, R. C. L. ; ROMERO, E. F. ; ROMERO, R. F. ; ARAUJO, F. F. . Produtividade da soja em função da co-inoculação de Bradyrhizobium spp. e Bacillus subtilis.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROMERO, E. F. ; ROMERO, R. F. ; OLIVA, F. A. . Custo de produção da cultura do milho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MAZZUCHELLI, E. H. L. ; LEMES, R. G. ; BALDOTTO, P. V. ; NAGANO, N. ; MAZZUCHELLI, R. C. L. ; ROMERO, E. F. ; ROMERO, R. F. . Aplicação de fertilizante no substrato na cultura do repolho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Prêmios
2015
Premiação da Universidade, por melhor aluno da XXXVII Turma de Agronomia, Universidade do Oeste Paulista.
Histórico profissional
Experiência profissional
2009 - 2011
Secretaria da Agricultura e do AbastecimentoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Agropecuário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Executar, sob a direção coordenadores regionais dos Postos de Fiscalização Sanitária e Fitossanitária, a inspeção de veículos e suas cargas, a verificação documental dos animais e vegetais, seus produtos e subprodutos, a verifição documental e apresentação dos insumos agropecuários, os registros das entradas de produtos de interesse para a vigilância sanitária e fitossanitária. Organizar a rotina de serviços e procedimentos. Efetuar a entrada e transmissão de dados, operar aparelhos de fac-símile e computadores.
2011 - 2011
Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado ? EMBRAPA Entomologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
O programa de estágio de complementação educacional da embrapa existe com o objetivo de orientar os estudantes, permitindo a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos na instituição de ensino. Isso ocorre por meio da vivência de ambientes e processos de trabalho em situações reais da futura profissão. Atuando principalmente no controle biológico com parasitoides de ovos e o manejo integrado das pragas da cultura da soja
2007 - 2007
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente de Pesquisa e Mapeamento Recenseador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
As atribuições da função de Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) são: avaliar documentação interna e/ou externa com a finalidade de subsidiar a atualização do Mapeamento Censitário; converter para meio digital as informações de formulários de dados referentes a cadastros específicos; emitir relatórios; identificar na documentação de mapeamento topográfico e censitário as alterações da divisão político administrativa; identificar os diversos tipos de acidentes geográficos representados nas cartas e mapas; operar aplicativos de banco de dados; operar microcomputador com sistema operacional Windows ou Linux; participar de treinamentos específicos, ministrados por técnicos do IBGE, objetivando a capacitação para o desenvolvimento de atividades específicas de pesquisa e mapeamento; preencher formulários segundo normas técnicas; proceder à leitura de coordenadas que definem o posicionamento de acidentes geográficos em documentos cartográficos; realizar entrevistas, registrando os dados em questionários impressos ou em meios eletrônicos, de acordo com as instruções recebidas e dentro do prazo pré-estabelecido; entregar ao supervisor os questionários preenchidos ou transmitir em meios eletrônicos os dados coletados, de acordo com as instruções recebidas; selecionar documentação cartográfica para atualização; transcrever acidentes geográficos de um documento cartográfico para outro, a partir de suas coordenadas/posicionamento; transcrever os limites definidores dos setores rurais e urbanos para o mapeamento censitário e de um documento cartográfico para outro, a partir de suas coordenadas/posicionamento; visitar domicílios e estabelecimentos (comerciais, industriais, agropecuários, de serviços e órgãos públicos) em locais selecionados de acordo com o tema a ser pesquisado.
Você é Rafael Fabiano Romero?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rafael Fabiano Romero e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?