Priscila Regina Alves de Souza

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente atua como bolsista de Treinamento e Capacitação Técnica (TCT - FAPERJ) do Laboratório de Serviço Social, Políticas Sociais e Novos Projetos Societários na América Latina, da Escola de Serviço Social da UFF desde março de 2009. Atua também como assistente social da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro. Inglês intermediário e Espanhol Básico. (Texto informado pelo autor)

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Serviço Social

2004 - 2008

Universidade Federal Fluminense
Orientador: Luci Faria Pinheiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 0

Extensão universitária em Serviço Social. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2007 - 2007

Disseminadores de educação previdenciária. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional do Seguro Social No Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

"Capitalismo e Crise ambiental". 2008. (Outra).

II Seminário da Central de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de Niterói - "Práticas e desafios na execução do atendimento socioeducativo em em meio aberto". 2008. (Outra).

III Seminário Municipal de Direitos Humanos. 2007. (Seminário).

" Proteção Social, violência e saúde". 2007. (Seminário).

17 º Seminário de iniciação científica e prêmio UFF."Movimentos sociais, crise e estratégias. A experiência brasileira dos cristãos nos encontros nacionais de fé e política (2005-2007)". 2007. (Seminário).

17º Seminário de iniciação científica e prêmio UFF."Movimentos sociais, e ecossocialismo no brasil. Um estudo sobre novas estratégias cotidianas de construção societária". 2007. (Seminário).

VII Encontro fluminense Sobre envelhecimento e cidadania do Idoso. 2007. (Encontro).

Forúm de supervisores - Supervisão: o desfio cotidiano do exercício profissional. 2007. (Outra).

"Forúm de Supervisores". 2007. (Outra).

" Apresentações das atividades das pesquisas e dos projetos de extensão dos professores da escola de serviço social - UFF Niterói. 2007. (Outra).

16º Seminário de iniciação científica e prêmio UFF2006."Crise do socialismo e projeto neoliberal. Fundamentos da relação entre o serviço social e os movimentos sociais". 2006. (Seminário).

"Encontro de inclusão e participação produtiva de surdos nas empresas". 2006. (Encontro).

"XXVIII encontro regional de estudantes de serviço social ". 2006. (Encontro).

" I ciclo de debates " Serviço social e desafios à construção de novos projetos societários". 2006. (Outra).

Mesa Redonda " Desafios da participação popular: a democracia participativa em questão". 2006. (Outra).

" 1º Seminário municipal de Direitos Humanos ". 2005. (Seminário).

"Agenda acadêmico - científica 2004". 2004. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Juan Retana Jiménez

Pinheiro, Luci;JIMÉNEZ, J. R.; LUSTOSA, M. G. O. P.. Renovação do Serviço Social: análise crítica do coletivo profissional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luci Faria Pinheiro

Treinamento e Capacitação técnica científica no ambito do LASSAL Laboratório de Serviço Social, Movimentos sociais e novos projetos societários na America Latina; 2011; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luci Faria Pinheiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, P. R. A. . "Direitos sexuais e reprodutivos: conhecendo o próprio corpo". 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, P. R. A. . "Movimentos sociais e ecossocialismo no Brasil. Um estudo sobre novas estratégias cotidianas de construção societária".. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, P. R. A. . "Movimentos sociais, crise e estratégias. A experiência brasileira dos cristãos nos encontros nacionais de fé e política (2005-2007)". 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, P. R. A. . "Prospectivas do alunado de serviço social ingressados no segundo semestre de 2007". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, P. R. A. . "Movimentos sociais, crise e estratégias. A experiência brasileira dos cristãos nos encontros nacionais de fé e política (2005-2007)". 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, P. R. A. . "Crise do socialismo e projeto neoliberal. Fundamentos da relação entre o serviço social e os moviemntos sociais". 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, P. R. A. . "Crise do socialismo e projeto neoliberal. Fundamentos da relação entre o serviço social e os movimentos sociais". 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Tendências do debate profissional e a contribuição do serviço social ao aprofundamento da democracia em face das Reformas neoliberais, Descrição: O projeto visa aprofundar a relação entre o serviço social e a crise da democracia nos moldes neoliberais, analisando os impactos das reformas sociais na organização dos assistentes sociais, tendo por base a complexidade do exercício profissional nesse contexto, marcado por programas sociais residuais, terceirização dos serviços sociais e precariedade das condições de trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Regina Alves de Souza - Integrante / Luci Faria Pinheiro - Coordenador / Rafaela Vieira - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Movimentos Sociais e Políticas sociais. Elementos comparativos para uma Avaliação dos Impactos da Globalização Econômica no aprofundamento da Democracia no Brasil e países da América Latina, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Regina Alves de Souza - Integrante / Luci Faria Pinheiro - Coordenador / Rafaela Vieira - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Rede Interinstitucional de Pesquisadores em Movimentos Sociais, Políticas Sociais e Democracia na América Latina e Caribe, Descrição: A Rede está sediada na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Seus Projetos são executados pelo LASSAL - Laboratório de Serviço Social e Novos Projetos Societários na América Latina, com o objetivo de estimular e realizar projetos de pesquisa, intercâmbios e formação sobre os processos e complexidades das lutas sociais no contexto econômico atual. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Regina Alves de Souza - Integrante / Luci Faria Pinheiro - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - Atual

secretaria de saúde e defesa civil

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 24

Outras informações:
Assistente Social lotada na Ouvidoria Geral da Secretaria de Saúde e Defesa Civil.

2008 - 2008

Polícia Militar do Rio de Janeiro

Vínculo: Estágio em serviço social, Enquadramento Funcional: Diretoria de Inativos e Pensionistas, Carga horária: 16

Outras informações:
As atividades desenvolvidas eram atendimentos a demanda espontânea do setor de atendimento previdenciário dos inativos e pensionistas da polícia militar, assim como, atendimento à demanda institucional, como recebimentos de casos respectivos de atendimentos do serviço social.

2007 - 2008

Secretaria de Segurança e Direitos Humanos

Vínculo: Estágio em Serviço Social, Enquadramento Funcional: Subsecretaria de Direitos Humanos, Carga horária: 20

Outras informações:
As atividades de estágio nesta subsecretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Niterói se desenvolveram na coordenação de movimentos sociais e a rotina de estágio se baseava na realização de oficinas de direitos humanos que abordavam diversos temas como: Sexualidade, criança e adolescente, idoso, GLBT, questão racial, direitos humanos, violência urbana e outros. As oficinas eram dirigidas a qualquer instituição que as solicitassem. Outras atividades desenvolvidas pela equipe era participação em conselhos de direitos da cidade de Niterói, participação em reuniões de saúde mental e organização de eventos da subsecretaria.

2007 - 2007

Policlinica Regional Dr. Guilherme T. March

Vínculo: Estágio curricular, Enquadramento Funcional: Atendimento nível básico de saúde, Carga horária: 12

Outras informações:
Estágio em serviço social no projeto de intervenção: " Prevenção de DST's / AIDS em escolas". O meu trabalho consistia em ministrar oficinas nas escolas públicas da região sobre sexualidade; direitos sexuais e reprodutivos; o conhecimento do corpo; prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; discussão sobre a gravidez precoce, entre outros assuntos.

2006 - 2008

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Atividade Acadêmica, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto de extensão : REDE DE PESQUISADORES EM POLÍTICAS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA "LABORATÓRIO DE SERVIÇO SOCIAL. POLÍTICAS SOCIAIS E NOVOS PROJETOS SOCIETÁRIOS NA AMÉRICA LATINA" . O presente projeto adota o princípio da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão.

2006 - 2007

Hospital Estadual Alberto Torres

Vínculo: Estágio curricular, Enquadramento Funcional: Área de serviço social - setor emergência, Carga horária: 12

Outras informações:
Experiência em atendimento de rotina ao setor da emergência, orientação à população usuária quanto aos seus direitos e deveres para com a instituição; encaminhamento à rede de serviços sociais; notificação quando necessário aos órgãos competentes caso haja negligencia com crianças e adolescentes e idoso. Atendimento à demanda espontãnea.