Márcia de Brune

Possui ensino-fundamental-primeiro-graupela Ciep 126 Brizolão Almedorina Azeredo(2010). Atualmente é da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação.

Informações coletadas do Lattes em 04/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Ensino Médio (2º grau) em andamento

2011 - Atual

Ciep 126 Brizolão Almedorina Azeredo

Ensino Fundamental (1º grau)

2009 - 2010

Ciep 126 Brizolão Almedorina Azeredo

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Foi orientado por

Rodrigo Torquato da Silva

Relatório do projeto Imagem, Som e Alfabetização (jovens talentos); 2013; Orientação de outra natureza - Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Rodrigo Torquato da Silva;

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Imagem, Som e Alfabetização, Descrição: O presente projeto visa a criar alternativas metodológicas para a alfabetização dos estudantes matriculados em escolas públicas, no ensino fundamental regular, utilzando a linguagem artística, mais especificamente a linguagem do cinema, como fonte motivadora para a aquisição e uso social da lingua escrita. À reboque da pesquisa em si, serão problematizadas duas questões fundamentais para melhor compreensão dos dilemas da educação pública brasileira: o fracasso escolar das classes populares e a violência no cotidiano das escolas públicas que atendem esse público. O projeto será realizado na Escola Municipal Diógenes Ribeiro de Mendonça. Essa escola, localizada em um bairro denominado "Maria Paula", é ligada à Rede Municipal de Ensino de Niterói e atende a estudantes que se encontram nos ciclos iniciais do Ensino Fundamental, tanto na modalidade "Regular" como na de "Jovens e Adultos" (EJA), contando ainda com a participação da Escola Estadual CIEP Brizolão 126 Almedorina Azeredo, da qual extrairemos quatro estudantes do Ensino Médio para monitoria das atividades do projeto. A escolha deste locus da pesquisa deve-se sobretudo ao fato da de que a Escola Municipal Diógenes R. de Mendonça encontra-se no que poderíamos denominar de região fronteiriça dos municípios de Niterói e São Gonçalo, incorporando sujeitos com uma proximidade territorial, porém com enorme distanciamento no que diz respeito a territorialidades. Isso instiga a mergulhar nos processos de conformação de subjetividades e investigar os motivos pelos quais métodos, estratégias e progamas não correspondem às expectativas supostamente almejadas pelas máquinas da educação e se esvaziam em discursos criando o já referido fracasso escolar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Márcia de Brune - Coordenador / Rodrigo Torquato da Silva - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: , Enquadramento Funcional: