Mário Josias Müller

É Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2005), Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2009) e Doutor em Ciências (Genética e Biologia Molecular) pela mesma universidade (2013). No mestrado trabalhou na caracterização do comportamento sexual e som de corte da espécie invasora Zaprionus indianus. No doutorado trabalhou com genética de populações de Drosophila willistoni e infecção pelo endossimbionte Wolbachia nas espécies do subgrupo willistoni. Realizou seu primeiro estágio Pós-Doutoral no Laboratório de Genética de Populações e Evolução da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - SP (2014), onde obteve treinamento em Bioinformática voltada para a análise do genoma e transcriptoma de Anastrepha. Realizou Pós-Doutorado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, junto ao laboratório de Biologia Molecular do Programa de Pós-Graduação em Biologia, trabalhando com os seguintes temas: genética de populações da ave migratória Calidris fuscicollis, filogenia e delimitação molecular de espécies de planárias. Atualmente é professor da rede municipal de Novo Hamburgo, lecionando Ciências para o Ensino Fundamental na Escola José de Anchieta.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular

2009 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Ocorrência, diversidade e efeitos evolutivos do endossimbionte Wolbachia (Rickettsiales) em espécies neotropicais de Drosophila do subgrupo willistoni
Vera Lúcia da Silva Valente Gaiesky. Coorientador: Victor Hugo Valiati. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Wolbachia; parasita-hospedeiro; subgrupo willistoni; Diversidade mitocondrial; DNA barcoding; wsp. Grande área: Ciências Biológicas

Mestrado em Genética e Biologia Molecular

2007 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Caracterização do comportamento sexual, do som de corte e de um fragmento do gene period (per) de populações de Zaprionus indianus (Gupta) (Diptera: Drosophilidae),Ano de Obtenção: 2009
Vera Lúcia da Silva Valente Gaiesky.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Zaprionus indianus; som de corte; period; intervalo interpulso; Comportamento sexual.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Ciências Biológicas

1999 - 2005

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Polimorfismo de DNA Mitocondrial de populações de Zaprionus indianus do Sul do Brasil
Orientador: Victor Hugo Valiati

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015 - 2017

Pós-Doutorado. , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas

2013 - 2014

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Animal / Especialidade: Genética de populações.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Extensão universitária em Curso de Sistemática Molecular. (Carga horária: 30h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Monitoria de Biologia Evolutiva. (Carga horária: 76h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Evolução de Proteínas Através de Embaralhamento de. (Carga horária: 3h). , Sociedade Brasileira de Genética, SBG**, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Evolução e Filogenia Molecular. (Carga horária: 3h). , Sociedade Brasileira de Genética, SBG**, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Monitoria de Ecologia. (Carga horária: 152h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Marcadores Moleculares: Aplicações em Programas de. (Carga horária: 20h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Monitoria de Genética Clássica e Citogenética. (Carga horária: 152h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Manipulação de Embriões Humanos. (Carga horária: 6h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Animal.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Animal/Especialidade: Genética de populações.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Animal/Especialidade: Filogeografia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Animal/Especialidade: Filogenia Molecular.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

MOSTRATEC. Avaliador. 2016. (Feira).

60º CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA. Searching for candidate genes linked to the Y chromosome in the neotropical fruit fly Anastrepha fraterculus (Diptera: Tephritidae). 2014. (Congresso).

Análise genômica 2014. 2014. (Seminário).

Curso. 2014. (Oficina).

58º Congresso Brasileiro de Genética. 2012. (Congresso).

Curso de Análise filogenética envolvendo milhares de táxons. 2012. (Oficina).

Curso intensivo de Filogeografia. 2012. (Oficina).

Fundamentos da PCR Quantitativa. 2012. (Outra).

I Simpósio Brasileiro de Identificação Molecular de Espécies. 2012. (Simpósio).

XIII RABU - Reunião Acadêmica da Biologia da Unisinos.Inferindo árvores a partir de moléculas: noções de filogenia molecular. 2012. (Encontro).

Third Porto Alegre Biological Evolution Workshop. 2011. (Outra).

XXXV Feira de Ciências da IENH.AVALIADOR. 2011. (Outra).

QIAday: Análise de expressão gênica e mutação pontual por PCR em Tempo Real; Pirosequenciamento; Eletroforese de ácidos nucléicos por capilar e PCR Array. 2010. (Outra).

UNITIG2010. 2010. (Simpósio).

Second Biological Evolution Workshop. 2009. (Outra).

VI Simpósio de Ecologia, Genética e Evolução de Drosophila.Infecção por Wolbachia nos estoques de drosofilídeos do laboratório de Drosophila da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. 2009. (Simpósio).

54º Congresso Brasileiro de Genética. Comportamento sexual de Zaprionus indianus: análise do som de corte do macho. 2008. (Congresso).

Curso de Sistemática Molecular. 2008. (Outra).

V Simpósio de Ecologia, Genética e Evolução de Drosophila.Caracterização do som de corte sexual do macho de Zaprionus indianus. 2007. (Seminário).

51º Congresso Brasileiro de Genètica. 2005. (Congresso).

Curso de Evolução de proteínas através de embaralhamento de DNA. 2005. (Oficina).

Curso de Evolução e filogenia molecular. 2005. (Oficina).

XIV Encontro de Geneticistas do Rio Grande do Sul.XIV Encontro de Geneticistas do Rio Grande do Sul. 2004. (Encontro).

Curso de Marcadores Moleculares: Aplicações em Programas de Conservação e Manejo. 2003. (Outra).

IX Reunião Acadêmica da Biologia na Unisinos - RABU. 2003. (Outra).

Simpósio Internacional Água: Bem Público Universal. 2003. (Simpósio).

Curso de Manipulação de Embriões Humanos. 2002. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Biologia Celular. 2002. (Congresso).

Exponha-se 2000 - Semana de Pesquisa e Iniciação Científica. 2000. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Giuly Gouvêa Iturralde

ZANCHET, A. M. L.;MÜLLER, MJ; BAPTISTA, V. A.. Taxonomia de Obama (Platyhelminthes, Continenticola) em áreas de Floresta Ombrófila Mista do Sul do Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Biologia da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Ilana Rossi Hack

MÜLLER, MJ. Diversidade taxonômica de planárias terrestres (Platyhelminthes: Continenticola) em áreas de floresta ombrófila mista do sul do Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Biologia da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Silvana VArgas do Amaral

MÜLLER, MJ. Taxonomia e filogenia de espécies de Geoplaninae (Platyhelminthes) com ênfase nos gêneros Pasipha Ogren & Kawakatsu, 1990 e Imbira Carbayo et al., 2013. 2017. Tese (Doutorado em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Rafael Angrizani

MÜLLER, MJ. Phylogeography of Rhamdia quelen Quoy & Gaimard, 1824 (Siluriformes: Heptapteridae) in Brazilian coastal drainages reveals the presence of two new species. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Animal) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Guilherme P

MÜLLER, MJ. Cauduro. Expressão diferencial de genes envolvidos na resistência a compostos orgânicos persistentes em bactérias do gênero Burkholderia (Burkholderiaceae). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Biologia da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

VILMAR MACHADO

MACHADO, V.VALIATI, Victor Hugo. Polimorfismo de DNA mitocondrial em populações de Zaprionus indianus (Gupta)(Diptera: Drosophilidae) da cidade de Porto Alegre, Sul do Brasil.. 2005 - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Fábio de Melo Sene

SENE, F. M.. Caracterização do comportamento sexual, do som de corte e de um fragmento do gene period de populações de Zaprionus indianus (Gupta) (Diptera, Drosophilidae). 2009. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

ELGION LUCIO DA SILVA LORETO

LORETO, E. L. S.. Caracterização do comportamento sexual, do som de corte e de um fragmento do gene period (per) de populações de Zaprionus indianus (Gupta) (Diptera:Drosophilidae). 2009. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lizandra Jaqueline Robe

ARAUJO, A. M.; ALMERAO, M. P.;ROBE, L. J.; VALIATI, V. H.;VALENTE, V. L. S.. Ocorrência, diversidade e efeitos evolutivos do endossimbionte Wolbachia (Ricketsiae) em espécies neotropicais de Drosophila do subgrupo willistoni. 2013. Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maurício Pereira Almerão

ALMERÃO, M. P; ROBE, L. J.;ARAUJO, AM. Ocorrência, diversidade e efeitos evolutivos do endossimbionte Wolbachia (Rickettsiae) em espécies neotropicais de Drosophila do subgrupo willistoni. 2013. Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Carine Von Mühlen

Ocorrência de Wolbachia pipientes em espécies neotropicais do subgrupo cardini (Diptera: Drosophilidae); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Mário Josias Müller;

Munique Pereira Mendonça

Zaprionus indianus (GUPTA) (DIPTERA: DROSOPHILIDAE): Traços genéticos de um drosofilídeo exótico no novo mundo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Mário Josias Müller;

Luiz Felipe de Almeida Benites

Transferência Horizontal de gene entre e dentro dos Domínios Bacteria e Eukarya; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Mário Josias Müller;

Natália Carolina Drebes Dörr

Diversidade de Wolbachia (rickettsia) e efeitos biológicos da associação deste endoparasita com espécies neotropicais de Drosophila; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Mário Josias Müller;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eliane Kaltchuk dos Santos

Avaliação da viabilidade polínica em Triticum aestivum e duas espécies afins: T; tauschii e T; durum; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Eliane Kaltchuk dos Santos;

Vera Lúcia da Silva Valente Gaiesky

Caracterização do comportamento sexual, do som da corte e de um fragmento do gene period (per) de populações de Zaprionus indianus Gupta (Diptera, drosophilidae); 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em genética e Biologia M) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vera Lúcia da Silva Valente Gaiesky;

Vera Lúcia da Silva Valente Gaiesky

Ocorrência, diversidade e efeitos evolutivos do endossimbionte Wolbachia (Ricketsia) em espécies neotropicais de Drosophila do subgrupo willistoni; 2013; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vera Lúcia da Silva Valente Gaiesky;

Victor Hugo Valiati

Caracterização do comportamento sexual, do som de corte e de um fragmento do gene period (per) de populações de Zaprionus indianus (Gupta) (Diptera: Drosophilidae); 2009; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Victor Hugo Valiati;

Victor Hugo Valiati

Ocorrência, diversidade e efeitos evolutivos do endossimbionte Wolbachia (Rickettsiales) em espécies neotropicais de Drosophila do subgrupo willistoni; ; 2013; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Victor Hugo Valiati;

Victor Hugo Valiati

2017; Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Victor Hugo Valiati;

Victor Hugo Valiati

Polimorfismo de DNA mitocondrial em populações de Zaprionus indianus (Gupta) (Diptera: Drosophilidae) da cidade de Porto Alegre, Sul do Brasil; ; 2005; 53 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Victor Hugo Valiati;

Reinaldo Otávio Alvarenga Alves de Brito

2013; Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Reinaldo Otávio Alvarenga Alves de Brito;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ZANINI, REBECA ; MÜLLER, MÁRIO JOSIAS ; VIEIRA, GILBERTO CAVALHEIRO ; Valiati, Victor Hugo ; DEPRÁ, MARÍNDIA ; Valente, Vera Lúcia da Silva . Combining morphology and molecular data to improve Drosophila paulistorum (Diptera, Drosophilidae) taxonomic status. FLY , v. x, p. 1-14, 2018.

  • AMARAL, SILVANA V. ; RIBEIRO, GIOVANA G. ; MÜLLER, MÁRIO J. ; VALIATI, VICTOR H. ; LEAL-ZANCHET, ANA . Tracking the diversity of the flatworm genus Imbira (Platyhelminthes) in the Atlantic Forest. ORGANISMS DIVERSITY & EVOLUTION , v. 1, p. 1-13, 2018.

  • MÜLLER, MÁRIO JOSIAS ; DÖRR, NATÁLIA CAROLINA DREBES ; DEPRÁ, MARÍNDIA ; SCHMITZ, HERMES JOSÉ ; Valiati, Victor Hugo ; Valente, Vera Lúcia da Silva . Reevaluating the infection status by the Wolbachia endosymbiont in Drosophila Neotropical species from the willistoni subgroup. Infection, Genetics and Evolution (Print) , v. 19, p. 232-239, 2013.

  • MÜLLER, MJ ; Mendonça, MP ; Oliveira, IR ; Oliveira, LPL ; Valente, VLS ; Valiati, VH . Courtship Behavior of Zaprionus indianus (Gupta) (Diptera: Drosophilidae) from Populations Colonizing South America. Neotropical Entomology (Impresso) , v. 41, p. 112-120, 2012.

  • MÜLLER, MJ ; von Mühlen, Carine ; Valiati, Victor Hugo ; Valente, Vera Lúcia da Silva . Wolbachia pipientis is associated with different mitochondrial haplotypes in natural populations of Drosophila willistoni. Journal of Invertebrate Pathology (Print) , v. 109, p. 152-155, 2012.

  • CAESAR, L. ; Dörr, NCD ; MÜLLER, MJ ; Valente, VLS ; Valiati, VH . Symbiotic strategies of Wolbachia upon Drosophila willistoni: ontogenetic dynamics of infection and host fitness markers. In: IX SIMPÓSIO DE ECOLOGIA,GENÉTICA E EVOLUÇÃO DE DROSOPHILA, 2015, Brasília. IX SIMPÓSIO DE ECOLOGIA,GENÉTICA E EVOLUÇÃO DE DROSOPHILA. Brasília, 2015.

  • MÜLLER, MJ ; CONGRAINS, C ; DE BRITO, RA . Searching for candidate genes linked to the Y chromosome in the neotropical fruit fly Anastrepha fraterculus (Diptera: Tephritidae). In: 60º CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, 2014, Guarujá - SP. 60º CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA. Ribeirão Preto: SBG, 2014.

  • DÖRR, N. C. D. ; MÜLLER, MJ ; CAESAR, L. ; CORTE, A. L. L. ; DEPRÁ, M. ; VALENTE, V. L. S. ; VALIATI, V. H. . Evolutionary dynamics of Wolbachia strains within Drosophila willistoni. In: VIII Simpósio de Ecologia, Genética e Evolução de Drosophila, 2013, Porto de Galinhas. Anais do VIII SEGED, 2013.

  • MÜLLER, MJ ; Dörr, NCD ; Deprá, M ; Schmitz, HJ ; Valiati, VH ; Valente, VLS . Wolbachia double screening among Neotropical species from the Drosophila willistoni subgroup. In: 58º Congresso Brasileiro de Genética, 2012, Foz do Iguaçu - PR. Resumos do 58º Congresso Brasileiro de Genética, 2012.

  • von Mühlen, Carine ; MÜLLER, MJ ; Valiati, VH ; Valente, VLS . Wolbachia pipientis e espécies do subgrupo cardini: existe uma relação? Diagnóstico de ocorrência do endossimbionte através de técnicas moleculares. In: Mostra de Iniciação Científica, 2011, São Leopoldo. Anais da Mostra de Iniciação Científica da UNISINOS, 2011.

  • Mendonça, MP ; MÜLLER, MJ ; Valente, VLS ; Valiati, VH . Zaprionus indianus (GUPTA) (Drosophilidae): GENETIC TRAITS OF AN EXOTIC DROSOPHILID FOUND IN NEW WORLD. In: 2nd World Conference on Biological Invasions and Ecosystem Functioning, 2011, Mar del Plata. 2nd World Conference on Biological Invasions and Ecosystem Functioning annals, 2011.

  • MÜLLER, MJ ; von Mühlen, Carine ; Schmitz, HJ ; Valiati, VH ; Valente, VLS . Haplótipos mitocondriais em populações naturais de Drosophila Willistoni de Mata Atlântica do Sul do Brasil. In: VII Encontro de Geneticistas do Rio Grande do Sul, 2010, São João do Polêsine. Anais do XVII Encontro de Geneticistas do Rio Grande do Sul, 2010.

  • Mendonça, MP ; MÜLLER, MJ ; Valiati, VH . Da colonização à expansão: traços genéticos de um drosofilídeo exótico no Novo Mundo. In: Mostra de Iniciação Científica, 2010, São Leopoldo. Anais da Mostra de Iniciação Científica da UNISINOS, 2010.

  • Mendonça, MP ; MÜLLER, MJ ; Valente, VLS ; Valiati, VH . Um drosofilídeo exótico em nossa fauna: o caso da mosca que colonizou as Américas. In: XVII Encontro de Geneticistas do Rio Grande do Sul, 2010, São João do Polêsine. Anais do XVII Encontro de Geneticistas do Rio Grande do Sul, 2010.

  • Schmitz, HJ ; MÜLLER, MJ ; Valente, VLS . Aspectos reprodutivos de três espécies do grupo bromeliae de Drosophila. In: 55º Congresso Brasileiro de Genética, 2009, Águas de Lindóia. Resumos do 55º Congresso Brasileiro de Genética. Ribeirão Preto: SBG, 2009. p. 264.

  • MÜLLER, MJ ; von Mühlen, Carine ; Valiati, VH ; Valente, VLS . Infecção por Wolbachia nos estoques de drosofilídeos do laboratório de Drosophila da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. In: VI Simpósio de Ecologia, Genética e Evolução de Drosophila, 2009, Florianópolis. Anais do VI Simpósio de Ecologia, Genética e Evolução de Drosophila, 2009.

  • GIAGOMINI, R. ; MÜLLER, MJ ; Valente, VLS ; Valiati, VH . Avaliação de seqüências dos genes Period e Timeless como marcadores filogenéticos na reconstrução das relações de Zaprionus dentro da Família Drosophilidae. In: VI Simpósio de Ecologia, Genética e Evolução de Drosophila, 2009, Florianópolis. Anais do VI Simpósio de Ecologia, Genética e Evolução de Drosophila, 2009.

  • Mendonça, MP ; MÜLLER, MJ ; Valente, VLS ; Valiati, VH . Gene period (per) em populações sul-americanas de Zaprionus indianus (Gupta) (Díptera: Drosophilidae): evidências de estruturação populacional. In: VI Simpósio de Ecologia, Genética e Evolução de Drosophila, 2009, Florianópolis. Anais do VI Simpósio de Ecologia, Genética e Evolução de Drosophila, 2009.

  • Mendonça, MP ; MÜLLER, MJ ; Valente, VLS ; Valiati, VH . Um fragmento do gene period revela dois haplótipos compartilhados entre populações Sul-Americanas de Zaprionus indianus (Gupta) (Diptera: Drosophilidae). In: 55º Congresso Brasileiro de Genética, 2009, Águas de Lindóia - SP. Anais do 55º Congresso Brasileiro de Genética, 2009.

  • Mendonça, MP ; MÜLLER, MJ ; Valente, VLS ; Valiati, VH . Som de corte e gene period (per) em populações Sul-Americanas de Zaprionus indianus (Gupta) (Diptera: Drosophilidae): evidências de estruturação populacional e resposta seletiva. In: Mostra de Iniciação Científica - UNISINOS, 2009, São Leopoldo-RS. Anais da Mostra de Iniciação Científica - UNISINOS, 2009.

  • Valiati, VH ; Mendonça, MP ; MÜLLER, MJ ; GIAGOMINI, R. ; DIAS, A. ; Almeira, ACG ; VELHO, A. ; Oliveira, IR ; SILVA, N. M. ; Audino, GF ; Garcia, ACL ; GOTTSCHALK, M. S ; ROHDE, C ; Valente, VLS . Ten years of study in Rio Grande do Sul of colonialization by Zaprionus indianus (Gupta) (Diptera: Drosophilidae). In: VI Simpósio de Ecologia, Genética e Evolução de Drosophila, 2009, Florianópilis - SC. Anais do VI Simpósio de Ecologia, Genética e Evolução de Drosophila, 2009.

  • MÜLLER, MJ ; Mendonça, MP ; Oliveira, IR ; de Oliveira, LPL ; Valiati, VH ; Valente, VLS . O SOM DE CORTE DE Zaprionus indianus E SEU BACKGROUND GENÉTICO: ANÁLISE DO PADRÃO SONORO E CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DO GENE PERIOD. In: XVI Encontro de Geneticistas do Rio Grande do Sul, 2008, Porto Alegre. Anais do XVI Encontro de Geneticistas do Rio Grande do Sul, 2008.

  • MÜLLER, MJ ; Mendonça, MP ; Oliveira, IR ; de Oliveira, LPL ; Valiati, VH ; Valente, VLS . Comportamento sexual de Zaprionus indianus: análise do som de corte do macho. In: 54º Congresso Brasileiro de Genética, 2008, Salvador. Anais do 54º Congresso Brasileiro de Genética. Ribeirão Preto: SBG, 2008.

  • MÜLLER, MJ ; Mendonça, MP ; Oliveira, IR ; Valente, VLS ; Valiati, VH . Caracterização do som de corte sexual do macho de Zaprionus indianus. In: V Simpósio de Ecologia, Genética e Evolução de Drosophila, 2007, Ribeirão Preto. Anais do V Simpósio de Ecologia, Genética e Evolução de Drosophila. Ribeirão Preto: SBG, 2007.

  • MÜLLER, MJ . Genes Homeóticos e o surgimento das grandes novidades evolutivas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MÜLLER, MJ . II Curso de Genética, taxonomia e Evolução de Drosofilídeos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MÜLLER, MJ . Genética, Taxonomia e Evolução de Drosofilídeos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MÜLLER, MJ . Monitoria de Biologia Evolutiva I. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MÜLLER, MJ . Monitoria de Ecologia de Processos, Populações e Comunidades. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MÜLLER, MJ . Monitoria de Genética e Citogenética - UNISINOS. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Aspectos evolutivos genéticos e filogeográficos de segmentos da biodiversidade no continente sul-americano. Fase III., Descrição: A genética da conservação fundamenta-se nos conhecimentos desenvolvidos em diferentes áreas, como, ecologia, biologia molecular, genética de populações que, aliadas aos modelamentos matemáticos, fornece importantes informações sobre relações filogenéticas, fundamentais para o conhecimento da biodiversidade. Também, auxilia no entendimento dos processos evolutivos envolvidos e como mantê-los amenizando os efeitos sobre as espécies ameaçadas. O projeto, nesta terceira fase está subdividido nos seguintes subprojetos: i) Taxonomia e sistemática molecular de planárias terrestres ocorrentes em diferentes formações florestais no Brasil; ii) Filogenia e Filogenômica de roedores cricétidos da subfamília Sigmodontinae: contribuição para a resolução de incertezas taxonômicas e geração de hipóteses biogeográficas; iii) Pfaffia glomerata (Spreng.) Pedersen e Pfaffia iresinoides (H.B.K.) Spreng, (Amaranthaceae) identidade taxonômicas independentes no Brasil? iv) Filogenias moleculares como ferramenta para definições de unidades taxonômicas operacionais moleculares; v) Filogeografia do anuro Physalaemus lisei Braun and Braun, 1977: influência da paisagem na estrutura genética de uma espécie florestal. Nestes, utilizar-se-ão elementos do genoma mitocondrial e nuclear com intuito de buscar informações sobre níveis de variabilidade, estrutura genética das populações, ?status? taxonômico, filogeografia e demografia histórica de segmentos da biodiversidade no continente sul-americano. Tais informações genéticas associadas a caracteres da morfologia, morfometria, estrutura cromossômica, biologia geral e ecologia, buscam descrever a história evolutiva dos táxons alvo em cada um dos subprojetos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mário Josias Müller - Integrante / Victor Hugo Valiati - Coordenador.

  • 2012 - 2016

    Prevalência, diversidade genética e efeitos biológicos do simbionte Wolbachia em populações naturais das espécies cosmopolitas Drosophila melanogaster e D. simulans (Diptera: Drosophilidae), Descrição: A bactéria intracelular Wolbachia é um simbionte de invertebrados amplamente distribuido entre espécies de insetos. Ela é transmitida verticalmente como uma herança uniparental materna e horizontalmente por intermédio de um vetor. Apresenta a capacidade de manipular a reprodução dos seus hospedeiros no intuito de maximizar sua dissiminação na população. No gênero Drosophila, Wolbachia pode induzir os fenótipos de incompatibilidade citoplasmática e de morte do macho. O segundo destes fenótipos de parasitismo reprodutivo altera a proporção sexual nas populações. Também, foi observado que certas estirpes de Wolbachia estariam associadas a diversos haplótipos mitocondriais e, em alguns casos, a um específico com redução na diversidade haplotípica. Recentemente, nosso grupo descreveu a prevalência de Wolbachia em populações naturais da espécie neotropical D.willistoni e demonstrou que a infecção não diminuiu a diversidade do mtDNA e que a infecção não estaria associada a haplótipos mitocondriais específicos, indicando possíveis eventos de transmissão horizontal. No subgrupo Cardini de Drosophila encontramos uma heterogeneidade na prevalência com baixa taxa de infecção, similar ao grupo de semiespécies de Drosophila paulistorum. Como referido anteriormente, a herança típica desta bactéria é materna, porém, posições incongruentes dela e seus hospedeiros em árvores filogenéticas têm comprovado a ocorrência de transferência horizontal deste organismo entre espécies de diferentes táxons, provavelmente por facilitação em sistemas de convivência ecológica compartilhada, como relações de parasita-hospedeiro. Ademais, outros estudos mostram que a transmissão vertical deste endossimbionte em espécies de Drosophila na natureza nem sempre é perfeita, provavelmente devido à maior variedade de interações ambientais e relações com outros simbiontes, quando comparado a situações laboratoriais. Recentemente foi reportado o caso onde o genoma inteiro da bactéria Wolbachia pipientis se encontrava no cromossomo de seu hospedeiro, a Drosophila ananassea. Nosso grupo vem demostrando in silico à ocorrência de transferências de genes e/ou segmentos genômicos de Wolbachia e o nematóide Brugia malayi, os quais possuem uma profunda relação mutualística. Nos últimos anos surgiram estudos que apontam para o potencial uso de determinadas linhagens de Wolbachia no controle biológico de doenças transmitidas por insetos vetores, como a dengue e a malária. Esses estudos fizeram uso de linhagens de Wolbachia encontradas em Drosophila. Neste sentido, pesquisas que venham a prospectar novas linhagens de Wolbachia, caracterizando-as do ponto de vista genético e de seus efeitos sobre o hospedeiro e sua população, tornam-se fundamentais para fomentar as pesquisas aplicadas. Dentro deste cenário, o objetivo geral deste projeto é a caracterização molecular de novas linhagems de Wolbachia e seus efeitos biológicos e evolutivos em populações naturais das espécies cosmopolitas Drosophila melanogaster e Drosophila simulans no Brasil. Esse estudo contará com diferentes abordagens moleculares (PCR; sequenciamentos, qPCR, Dot Blot, hibridização in situ -Fish) e de bioinformática para a detecção, carcaterização molecular e estabelecimento de relações evolutivas entre as linhagens de Wolbachia. Os efeitos sobre a reprodução do hospedeiro serão observados a partir de cruzamentos entre diferentes linhagens das espécies hospedeiras. Como resultados são esperados o encontro de novas estirpes de Wolbachia, bem como o estabelecimento das relações parasita/hospedeiro destas espécies.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Mário Josias Müller - Integrante / Carine von Mühlen - Integrante / Victor Hugo Valiati - Coordenador.

  • 2009 - 2013

    Ocorrência e diversidade de Wolbachia (Rickettsiales) e efeitos biológicos da associação deste endoparasita com espécies neotropicais de Drosophila (Diptera: Drosophilidae), Descrição: O projeto tem por objetivo estimar a prevalência do endossimbionte Wolbachia em populações naturais de Drosophila do subgrupo willistoni, bem como a caracterização molecular das linhagens de Wolbachia e seus efeitos sobre a reprodução do hospedeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mário Josias Müller - Integrante / Vera Lucia da Silva Valente Gaiesky - Coordenador / Carine von Mühlen - Integrante / Natália Carolina Drebes Dörr - Integrante / Mariana Mello - Integrante / Victor Hugo Valiati - Integrante / Maríndia Deprá - Integrante / Hermes José Schmitz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Cooperação.

  • 2007 - 2009

    Caracterização molecular do gene Period (per) e do padrão sonoro de machos durante a corte sexual de populações de Zaprionus indianus (Gupta) (Diptera: Drosophilidae)., Descrição: O trabalho tem por objetivos caracterizar o som de corte do macho da espécie Zaprionus indianus e avaliar a possível correlação de polimorfismo no gene period com alterações no padrão sonoro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Mário Josias Müller - Coordenador / VictorHugo Valiati - Integrante / Vera Lucia da Silva Valente Gaiesky - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2005 - 2013

    Polimorfismo de DNA mitocondrial e filogeografia de populações colonizadoras da mosca do figo (Zaprionus indianus; Diptera; Drosophilidae) na América do Sul., Descrição: O estudo de populações de espécies invasoras é uma excelente oportunidade para entender processos básicos em biologia de populações. As conseqüências de invasões biológicas permitem avaliar a maneira como invasores respondem às novas condições bióticas e abióticas, e como as espécies nativas respondem à invasão. Estudos de diversidade genética dos invasores podem auxiliar no entendimento do potencial de colonização e estabelecimento dos padrões geográficos de invasão, de seus limites de expansão e das possíveis conseqüências econômicas, sociais e biológicas advindas desta invasão. Nas últimas décadas a comunidade de drosofilídeos, na região Sul do Brasil, tem sido estudada em seus aspectos ecológicos, genéticos e comportamentais, visando compreender como as mesmas estão estruturadas. Desde seu registro em 1999, Z. indianus, uma invasora na América do Sul, tem se tornado um dos drosofilídeos mais abundantes em muitos locais em determinados períodos. Sua eficiência colonizadora tem levantado grandes preocupações ecológicas, pois, parece representar uma ameaça ao equilíbrio das assembléias de drosofilídeos neotropicais, que incluem muitas espécies endêmicas. O fato de ser polífaga e de infestar frutos ainda em fase de maturação, como é o caso do figo, provavelmente contribuiu para a sua rápida expansão por diversos estados brasileiros e países vizinhos, como o Uruguai. Dada a importância econômica de Z. indianus, como sendo um possível inseto praga, aliado a ameaça potencial como espécie invasora, pretende-se avaliar os níveis de variação genética intra e interpopulacionais e o padrão de distribuição geográfica da variação genética em diferentes regiões do Brasil e do Uruguai. Para tanto, serão utilizados dados das seqüências da região controladora do DNAmt e de haplótipos, obtidos por RFLP. Finalmente, será caracterizada a estrutura e a evolução desta região, comprando-se com outros drosofilídeos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mário Josias Müller - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Anchieta, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. , Estrada André Haubert, Lomba Grande, 93490470 - Novo Hamburgo, RS - Brasil, Telefone: (51) 30979400

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional