Caroline Tavares de Souza

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2013) e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). Especialista em Educação Especial e Gestão de Processos Inclusivos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre e doutoranda em Educação na Linha Formação, Políticas e Práticas em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é Professora Assistente de Ciências Exatas e Chefe do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Tem experiência na área de Educação em Matemática e Física, com ênfase na formação de professores e uso de tecnologias digitais.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2018 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Lucia Maria Martins Giraffa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Educação

2016 - 2017

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS EM TEMPOS DE CIBERCULTURA: REFLETINDO ACERCA DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO,Ano de Obtenção: 2017
Lucia Maria Martins Giraffa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ensino de Matemática; Formação de professores; Licenciatura em Pedagogia; Tecnologias digitais.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Educação Especial e Gestão de Processos Inclusivos

2014 - 2016

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: ESTUDO DE CASO: A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR
Orientador: Katiuscha Lara Genro Bins

Graduação em Matemática

2010 - 2013

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Interdisciplinaridade entre conteúdos de Matemática e Física
Orientador: Marcelio Adriano Diogo

Graduação em Física

2006 - 2009

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: A Mecânica Quântica a olho nu
Orientador: Anderson André Genro Alves Ribeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 -

LIBRAS. (Carga horária: 160h). , Fundação de Articulação e Des de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RGS, FADERS, Brasil.

2013 - 2013

I Curso de Leitura e Escrita em Braille. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, PM/Cachoeirinha, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). o uso das tecnologias digitais na aproximação da matemática com a realidade dos estudantes. 2018. (Congresso).

VIII Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPEX). 2018. (Congresso).

X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (CIDU). TECNOLOGIAS DIGITAIS E LICENCIANDO EM PEDAGOGIA: DISCUTINDO ALTERNATIVAS RELACIONADAS À FORMAÇÃO DOCENTE. 2018. (Congresso).

I Seminário Internacional de Educação Integral: Programa Novo Mais Educação.Como ensinar Matemática hoje? Desafios e possibilidades. 2017. (Seminário).

I Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em disucssão.A aprendizagem matemática de um aluno com Síndrome de Down no 8° ano do ensino fundamental regular: um estudo de caso. 2017. (Seminário).

IV SIPASE: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação.Mapeamento teórico das pesquisas sobre o uso de REA na formação matemática dos professores de anos iniciais. 2017. (Seminário).

VII Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs.Bicicleta Sustentável. 2017. (Outra).

V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR.A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR DE ANOS INICIAIS: REFLETINDO ACERCA DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2017. (Seminário).

8° Congresso Internacional de Educação. 2016. (Congresso).

Seminário de Pesquisa Qualitativa. 2016. (Seminário).

Seminário Internacionalização da Educação Superior e experiências discentes e de titulados/as do PPGEdu/PUCRS. 2016. (Seminário).

Workshop Internacional de Educação Inclusiva. 2016. (Outra).

XI Seminário Internacional Universidade, Inovação e Sustentabilidade Ambiental. 2016. (Seminário).

Sociedade, Religiões, Secularização - Ciclo de Debates com Charles Taylor. 2013. (Outra).

Seminário de Física.Mito ou verdade? Na dúvida, a Física explica!. 2009. (Seminário).

X Simpósio Internacional IHU: Narrar Deus numa Sociedade Pós-Metafísica. Possibilidades e impossibilidades.. 2009. (Simpósio).

Simpósio Internacional - Uma sociedade pós-humana? Possibilidades e limites das nanotecnologiaas. 2008. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jozemara Alves Eckhardt

ZAMBERLAN, Priscilla Mena;SOUZA, Caroline Tavares de; ALTHAUS, Neiva. Ferramentas Avaliativas no Ensino de Matemática: uma Revisão. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Scheila Regina Muller

PORCIUNCULA, C. B.; HOPPE, M. M. W.;SOUZA, C. T.. O Jogo de Xadrez e o Desenvolvimento de Habilidades Utilizadas no Estudo da Disciplina de Matemática. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sabrine Henn

VEBBER, Guilherme Caete;SOUZA, Caroline Tavares de; MORAES, Gláucia Cabral. Similaridades e Diferenças do Ensino/Aprendizagem de Matemática: uma Análise entre Alemanha, Finlândia e Brasil. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniel Moro Venturini

ZAMBERLAN, Priscilla Mena; VEBBER, Guilherme Caete;SOUZA, Caroline Tavares de. Jogos como recurso para aprimorar o ensino-aprendizagem da tabuada no ensino fundamental. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. Uso de máscara neutra como caminho pedagógico para explorar o potencial de escolares. 2017.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. Grupo de teatro da UERGS São Luiz Gonzaga: outros modos de saber e fazer a formação. 2017.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. Grupo de teatro da UERGS São Luiz Gonzaga: experiências vivenciadas pelos bolsistas. 2017.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. Identificando as dimensões simbólicas e subjetivas atribuídas ao território através da etnofotografia. 2017.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. Povo Kaingáng da aldeia Por Fi Gã/São Leopoldo: educação e cultura articulando saberes e práticas. 2017.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. Vídeo como recurso pedagógico de estímulo ao ?saber fazer? de universitárias e universitário da UERGS Alegrete. 2017.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. A história do Shrek e o jogo dramático: em busca de relações de igualdade pela diferença. 2017.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. "A escola que nos habita". 2017.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. Artesanato na terceira idade: reciclando a autoestima. 2017.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. A prática do skate em Osório - RS: uma etnografia multisituada. 2017.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. Tempo de impermanência: Teatro em penitenciárias femininas do Rio Grande do Sul. 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rosana Maria Gessinger

GIRAFFA, L. M. M.;LIMA, V. M. R.GESSINGER, R. M.. Investigando a formação matemática dos professores de anos iniciais nos cursos de licenciatura em pedagogia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

MARLISE GELLER

GIRAFFA, L. M. M.; LIMA, V. M. R.;GELLER, M.. O ensino da matemática nos Anos Iniciais em tempos de cibercultura: refletindo acerca da formação do pedagogo. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Lucia Maria Martins Giraffa

GIRAFFA,L.; GELLER, M.; LIMA, V. M. R.. O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS EM TEMPOS DE CIBERCULTURA: REFLETINDO ACERCA DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação- PGEdu) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Valderez Marina do Rosário Lima

GIRAFFA, L. M. M.;LIMA, Valderez Marina Do Rosário; GELLER, M.. O ensino de matemática nos anos iniciais em tempos de cibercultura: refletindo acerca da formação do pedagogo. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Valderez Marina do Rosário Lima

GIRAFFA, L. M. M.;LIMA, Valderez Marina Do Rosário; GELLER, M.. O ensino de matemática nos anos iniciais em tempos de cibercultura: refletindo acerca da formação do pedagogo. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Valderez Marina do Rosário Lima

GIRAFFA, L. M. M.;LIMA, Valderez Marina Do RosárioGESSINGER, R. M.. Investigando a formação matemática dos professores de anos nos cursos de licenciatura em pedagogia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Katiuscha lara Genro bins

BINS, K. L. G.; SILVA, K. W.; ROZEK, M.. ESTUDO DE CASO: A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Inclusiva) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Rodrigo Orsini Braga

Marcelio Adriano Diogo;BRAGA, R. O.. Interdisciplinaridade entre conteúdos de Matemática e Física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lucia Maria Martins Giraffa

formação de professores na cultura digital (provisorio); Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEdu) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lucia Maria Martins Giraffa

O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS EM TEMPOS DE CIBERCULTURA: REFLETINDO ACERCA DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação- PGEdu) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lucia Maria Martins Giraffa;

Marcelio Adriano Diogo

Interdisciplinaridade entre conteúdos de Matemática e Física; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Marcelio Adriano Diogo;

Katiuscha lara Genro bins

ESTUDO DE CASO: A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Inclusiva) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Katiuscha Lara Genro Bins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, C. T. ; GIRAFFA, Lucia M. M. . Os cursos de licenciatura em pedagogia e a formação matemática do professor de anos iniciais: Refletindo acerca das brechas na formação inicial. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-113 , v. 6, p. 34431-34450, 2020.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUZA, Caroline Tavares de . Inclusão digital dos professores de educação básica do município de São Borja. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SALOMONI, Saionara Eliane ; BACKES, Rosicler Alonso ; SOUZA, C. T. . Elaboração de Projetos Científicos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, Caroline Tavares de . Conversas Inclusivas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, Caroline Tavares de . Resolução de Problemas envolvendo conteúdos de Física Básica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    O uso de Tecnologias Digitais na formação continuada dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Caroline Tavares de Souza - Coordenador / Lisandra da Trindade Alfaro - Integrante.

  • 2018 - 2018

    A formação matemática dos professores de anos iniciais em tempos de cibercultura, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido com o objetivo de identificar a estrutura dos laboratório de informática das escolas do município de Alegrete, bem como quais atividades propostas pelos docentes de anos iniciais quando utilizado esse espaço. Além disso, a presente pesquisa buscou criar uma página no Facebook e um blog disponibilizando sugestões e recursos para a formação continuada e para a atuação em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Caroline Tavares de Souza - Coordenador / Lisandra da Trindade Alfaro - Integrante / Laura Benevides Roland - Integrante.

  • 2017 - 2017

    O uso da plataforma Khan Academy na formação continuada de professores de Matemática dos Anos Iniciais, Descrição: Projeto de pesquisa realizado com professores de Matemática dos Anos Iniciais da rede pública do município de Alegrete, no Rio Grande do Sul.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Caroline Tavares de Souza - Coordenador / Edilma Machado de Lima - Integrante / Carmem Eli do Amaral Gonçalves - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Menção Honrosa pelo trabalho BICICLETA SUSTENTÁVEL, VII Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs - SIEPEX..

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Núcleo de Educação a Distância. , Rua Sete de Setembro, 1156, Centro Histórico, 97670000 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 32889033

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente de Ciências Exatas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atualmente é chefe do Núcleo de Educação a Distância. Atua nos campus de São Borja, no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, e de Alegrete, no curso de Licenciatura em Pedagogia. Já atuou nos cursos de Agropecuária Integrada e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Atividades

  • 03/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Alegrete, .,Linhas de pesquisa

2013 - 2014

Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, PM/Cachoeirinha

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20

2010 - 2013

Prefeitura Municipal de Gravataí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária de Escola, Carga horária: 40

2010 - 2010

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 40

2008 - 2008

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20