Caroline Tavares de Souza

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2013) e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). Atualmente é Professora Assistente de Ciências Exatas e Chefe do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Especialista em Educação Especial e Gestão de Processos Inclusivos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre e doutoranda em Educação na Linha Formação, Políticas e Práticas em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem experiência na área de Educação em Matemática e Física, com ênfase na formação de professores e uso de tecnologias digitais.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2018 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Orientador: Lucia Maria Martins Giraffa
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Educação

2016 - 2017

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS EM TEMPOS DE CIBERCULTURA: REFLETINDO ACERCA DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO,Ano de Obtenção: 2017
Lucia Maria Martins Giraffa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ensino de Matemática; Formação de professores; Licenciatura em Pedagogia; Tecnologias digitais.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Educação Especial e Gestão de Processos Inclusivos

2014 - 2016

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: ESTUDO DE CASO: A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR
Orientador: Katiuscha Lara Genro Bins

Graduação em Matemática

2010 - 2013

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Interdisciplinaridade entre conteúdos de Matemática e Física
Orientador: Marcelio Adriano Diogo

Graduação em Física

2006 - 2009

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: A Mecânica Quântica a olho nu
Orientador: Anderson André Genro Alves Ribeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 -

LIBRAS. (Carga horária: 160h). , Fundação de Articulação e Des de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RGS, FADERS, Brasil.

2013 - 2013

I Curso de Leitura e Escrita em Braille. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, PM/Cachoeirinha, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (CIDU). Tecnologias digitais e licenciando em pedagogia: discutindo alternativas relacionadas à formação docente. 2019. (Congresso).

10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). o uso das tecnologias digitais na aproximação da matemática com a realidade dos estudantes. 2018. (Congresso).

VIII Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPEX). 2018. (Congresso).

I Seminário Internacional de Educação Integral: Programa Novo Mais Educação.Como ensinar Matemática hoje? Desafios e possibilidades. 2017. (Seminário).

I Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em disucssão.A aprendizagem matemática de um aluno com Síndrome de Down no 8° ano do ensino fundamental regular: um estudo de caso. 2017. (Seminário).

IV SIPASE: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação.Mapeamento teórico das pesquisas sobre o uso de REA na formação matemática dos professores de anos iniciais. 2017. (Seminário).

VII Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs.Bicicleta Sustentável. 2017. (Outra).

V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR.A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR DE ANOS INICIAIS: REFLETINDO ACERCA DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2017. (Seminário).

8° Congresso Internacional de Educação. 2016. (Congresso).

Seminário de Pesquisa Qualitativa. 2016. (Seminário).

Seminário Internacionalização da Educação Superior e experiências discentes e de titulados/as do PPGEdu/PUCRS. 2016. (Seminário).

Workshop Internacional de Educação Inclusiva. 2016. (Outra).

XI Seminário Internacional Universidade, Inovação e Sustentabilidade Ambiental. 2016. (Seminário).

Sociedade, Religiões, Secularização - Ciclo de Debates com Charles Taylor. 2013. (Outra).

Seminário de Física.Mito ou verdade? Na dúvida, a Física explica!. 2009. (Seminário).

X Simpósio Internacional IHU: Narrar Deus numa Sociedade Pós-Metafísica. Possibilidades e impossibilidades.. 2009. (Simpósio).

Simpósio Internacional - Uma sociedade pós-humana? Possibilidades e limites das nanotecnologiaas. 2008. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Scheila Regina Müller

PORCIUNCULA, C. B.; HOPPE, M. M. W.;SOUZA, C. T.. O Jogo de Xadrez e o Desenvolvimento de Habilidades Utilizadas no Estudo da Disciplina de Matemática. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sabrine Henn

VEBBER, Guilherme Cañete;SOUZA, Caroline Tavares de; MORAES, Gláucia Cabral. Similaridades e Diferenças do Ensino/Aprendizagem de Matemática: uma Análise entre Alemanha, Finlândia e Brasil. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniel Moro Venturini

ZAMBERLAN, Priscilla Mena; VEBBER, Guilherme Cañete;SOUZA, Caroline Tavares de. Jogos como recurso para aprimorar o ensino-aprendizagem da tabuada no ensino fundamental. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. Uso de máscara neutra como caminho pedagógico para explorar o potencial de escolares. 2017.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. Grupo de teatro da UERGS São Luiz Gonzaga: outros modos de saber e fazer a formação. 2017.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. Grupo de teatro da UERGS São Luiz Gonzaga: experiências vivenciadas pelos bolsistas. 2017.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. Identificando as dimensões simbólicas e subjetivas atribuídas ao território através da etnofotografia. 2017.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. Povo Kaingáng da aldeia Por Fi Gã/São Leopoldo: educação e cultura articulando saberes e práticas. 2017.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. Vídeo como recurso pedagógico de estímulo ao ?saber fazer? de universitárias e universitário da UERGS Alegrete. 2017.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. A história do Shrek e o jogo dramático: em busca de relações de igualdade pela diferença. 2017.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. "A escola que nos habita". 2017.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. Artesanato na terceira idade: reciclando a autoestima. 2017.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. A prática do skate em Osório - RS: uma etnografia multisituada. 2017.

ACCORSI, Ana Maria B.;SOUZA, Caroline Tavares de. Tempo de impermanência: Teatro em penitenciárias femininas do Rio Grande do Sul. 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rosana Maria Gessinger

GIRAFFA, L. M. M.;LIMA, V. M. R.GESSINGER, R. M.. Investigando a formação matemática dos professores de anos iniciais nos cursos de licenciatura em pedagogia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

MARLISE GELLER

GIRAFFA, L. M. M.; LIMA, V. M. R.;GELLER, M.. O ensino da matemática nos Anos Iniciais em tempos de cibercultura: refletindo acerca da formação do pedagogo. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Lucia Maria Martins Giraffa

GIRAFFA,L.; GELLER, M.; LIMA, V. M. R.. O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS EM TEMPOS DE CIBERCULTURA: REFLETINDO ACERCA DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação- PGEdu) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Valderez Marina do Rosário Lima

GIRAFFA, L. M. M.;LIMA, Valderez Marina Do Rosário; GELLER, M.. O ensino de matemática nos anos iniciais em tempos de cibercultura: refletindo acerca da formação do pedagogo. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Valderez Marina do Rosário Lima

GIRAFFA, L. M. M.;LIMA, Valderez Marina Do Rosário; GELLER, M.. O ensino de matemática nos anos iniciais em tempos de cibercultura: refletindo acerca da formação do pedagogo. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Valderez Marina do Rosário Lima

GIRAFFA, L. M. M.;LIMA, Valderez Marina Do RosárioGESSINGER, R. M.. Investigando a formação matemática dos professores de anos nos cursos de licenciatura em pedagogia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Katiuscha lara Genro bins

BINS, K. L. G.; SILVA, K. W.; ROZEK, M.. ESTUDO DE CASO: A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Inclusiva) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Rodrigo Orsini Braga

Marcelio Adriano Diogo;BRAGA, R. O.. Interdisciplinaridade entre conteúdos de Matemática e Física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcelio Adriano Diogo

Interdisciplinaridade entre conteúdos de Matemática e Física; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Marcelio Adriano Diogo;

Lucia Maria Martins Giraffa

O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS EM TEMPOS DE CIBERCULTURA: REFLETINDO ACERCA DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação- PGEdu) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lucia Maria Martins Giraffa;

Katiuscha lara Genro bins

ESTUDO DE CASO: A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Inclusiva) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Katiuscha Lara Genro Bins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, C. T. ; GIRAFFA, Lucia M. M. . Tecnologias digitais e licenciando em pedagogia: discutindo alternativas relacionadas à formação docente. In: Congresso Iberoamericano de Docência Universitária, 2018, Porto Alegre. CIDU - Congresso Iberoamericano de Docência Universitária, 2018.

  • SOUZA, Caroline Tavares de ; BINS, Katiuscha L. G. . A aprendizagem matemática de um aluno com Síndrome de Down no 8° ano do Ensino Fundamental regular: um estudo de caso. In: I Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: O ensino e a aprendizagem em discussão, 2017, Porto Alegre. O ensino e aprendizagem em discussão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017. p. 447-460.

  • SOUZA, C. T. ; LARA, Isabel C. M. ; GIRAFFA, Lucia M. M. . Mapeamento Teórico das pesquisas sobre o uso de REA na formação matemática dos professores de anos iniciais. In: Seminário internacional da Pessoal Adulta, Saúde e Educação, 2017, Porto Alegre. SIPASE - Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação ?A Construção da Profissionalidade Docente: a pessoa em formação?. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2017.

  • SOUZA, C. T. ; GIRAFFA, Lucia M. M. . O uso da plataforma Khan Academy como suporte à formação inicial de professores dos anos iniciais. In: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação, 2017, Porto Alegre. Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação : a construção da profissionalidade docente : a pessoa em formação. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2017.

  • SOUZA, Caroline Tavares de ; GIRAFFA, Lucia M. M. . O uso da plataforma Khan Academy como suporte à formação inicial de professores de anos iniciais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, Caroline Tavares de ; GIRAFFA, Lucia M. M. ; LARA, Isabel C. M. . Mapeamento teórico das pesquisas sobre o uso de REA na formação matemática dos professores de anos iniciais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, Caroline Tavares de ; BINS, Katiuscha L. G. . A aprendizagem matemática de um aluno com Síndrome de Down no 8° ano do ensino fundamental regular: um estudo de caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, Caroline Tavares de ; GIRAFFA, Lucia M. M. . A formação matemática do professor de anos iniciais: refletindo acerca dos cursos de Licenciatura em Pedagogia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, Caroline Tavares de . Como ensinar Matemática hoje? Desafios e possibilidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, Caroline Tavares de . Como ensinar Matemática hoje? Desafios e possibilidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GONÇALVES, Carmem Eli do Amaral ; LIMA, Edilma Machado de ; SOUZA, Caroline Tavares de . O uso da plataforma Khan Academy como suporte à formação continuada de professores dos anos iniciais: possibilidades e desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOREIRA, Rosenara Lafuente ; SOUZA, Caroline Tavares de . Inclusão digital dos professores de educação básica do município de São Borja. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUZA, Caroline Tavares de . Inclusão digital dos professores de educação básica do município de São Borja. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SALOMONI, Saionara Eliane ; BACKES, Rosicler Alonso ; SOUZA, C. T. . Elaboração de Projetos Científicos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, Caroline Tavares de . Conversas Inclusivas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, Caroline Tavares de . Resolução de Problemas envolvendo conteúdos de Física Básica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A formação matemática dos professores de anos iniciais em tempos de cibercultura, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido com o objetivo de identificar a estrutura dos laboratório de informática das escolas do município de Alegrete, bem como quais atividades propostas pelos docentes de anos iniciais quando utilizado esse espaço. Além disso, a presente pesquisa buscou criar uma página no Facebook e um blog disponibilizando sugestões e recursos para a formação continuada e para a atuação em sala de aula.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Caroline Tavares de Souza - Coordenador / Lisandra da Trindade Alfaro - Integrante / Laura Benevides Roland - Integrante.

  • 2017 - 2017

    O uso da plataforma Khan Academy na formação continuada de professores de Matemática dos Anos Iniciais, Descrição: Projeto de pesquisa realizado com professores de Matemática dos Anos Iniciais da rede pública do município de Alegrete, no Rio Grande do Sul.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Caroline Tavares de Souza - Coordenador / Edilma Machado de Lima - Integrante / Carmem Eli do Amaral Gonçalves - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Menção Honrosa pelo trabalho BICICLETA SUSTENTÁVEL, VII Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs - SIEPEX..

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Núcleo de Educação a Distância. , Rua Sete de Setembro, 1156, Centro Histórico, 97670000 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 32889033

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar de Ciências Exatas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atua nos campus de São Borja, no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, e de Alegrete, no curso de Licenciatura em Pedagogia. Já atuou nos cursos de Agropecuária Integrada e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

    Atividades

    • 03/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Alegrete, .,Linhas de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, PM/Cachoeirinha

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20

  • 2010 - 2013

    Prefeitura Municipal de Gravataí

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária de Escola, Carga horária: 40

  • 2010 - 2010

    Governo do Estado do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 40

  • 2008 - 2008

    Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20